You are on page 1of 3

MASTER 1

Aditivo hidrofugante para concretos e argamassas

Descrio do Produto
MASTER 1 um aditivo lquido, base de componentes minerais que conferem impermeabilidade para concretos e argamassas, por hidrofugao do sistema capilar.

Propriedades e Benefcios
MASTER 1 apresenta as seguintes propriedades e benefcios:
Estado Fresco Estado Endurecido

- Fcil mistura ao concreto ou argamassa; - No altera o tempo de endurecimento;

- Impede a penetrao de gua ao concreto ou argamassa; - Melhora a trabalhabilidade, aumentando a plasticidade; - Reduz a permeabilidade; - Aumenta a durabilidade.

Campos de Aplicao
MASTER 1 recomendado para uso em:

Argamassas para reboco interno/ externo; Argamassas de assentamento de blocos e tijolos a fim de se evitar a umidade ascendente; Argamassas para revestimentos impermeveis em piscinas, reservatrios, canalizaes, pisos, etc; Concretos em contato com a gua; Concretos em contato com a umidade do solo (alicerces e murros de arrimo); Concretos subterrneos sob presso ou em contato com gua de infiltrao.

Modo de Utilizao / Aplicao


- Preparo do Substrato: O substrato dever estar limpo, isento de sujeira, desmoldantes e isento de falhas. Arrendondar os cantos vivos. Aplicar chapisco prvio com argamassa de cimento e areia grossa com trao 1:2. Aps 24 horas, aplicar com colher de pedreiro ou desempenadeira uma camada de argamassa de cimento e areia mdia trao 1:3 com 1,0 a 1, 5 cm de espessura. Repetir a aplicao aps a primeira camada tiver puxado, atingindo uma espessura de 2,0 a 3,0 cm. Aplicar novo chapisco se a camada anterior tiver sido aplicada h mais de 6 horas. - Aplicao e Preparo do Produto: MASTER 1 deve ser adicionado na gua que ser utilizada na mistura dos componentes do concreto ou argamassa, (cimento portland, agregados, etc). Nunca deve ser adicionado aos componentes secos do concreto ou argamassa. As dosagens indicadas de MASTER 1 devem avaliadas de acordo com o tipo de argamassa/concreto e sua utilizao. CONCRETO Para fabricao de concretos impermeavis a dosagem recomendada de MASTER 1 de 0,8 a 1,2% s.p.c** dependendo do tipo de cimento, fator A/C* e tipo de agregados (areia e brita). Para 50 kg de cimento Portland deve-se utilizar de 400 a 600 mL de MASTER 1. ARGAMASSAS Para fabricao de argamassas resistentes a intempries (umidade, temperatura) a dosagem recomendada de 4,0% s.p.c** dependendo do tipo de cimento, fator A/C* e tipo de agregados (areia). Para 50 kg de cimento Portland deve-se utilizar de 1,5 a 2,0 L de MASTER 1.

MASTER 1 compatvel com maioria dos aditivos utilizados na fabricao de concretos e argamassas. Para dosagens fora da faixa recomendada e para maiores informaes entrar em contato com nosso Departamento Tcnico. - Limpeza: A limpeza dos equipamentos e ferramentas devem ser feitas com gua em abundncia.

Dados Tcnicos
Funo Base Qumica Aspecto Cor

Hidrofugante Silicatos Lquido Branco

Teste

Mtodo BASF

Especificao

Unidade

Aparncia pH (23C) Densidade (23C) Slidos Viscosidade (23C)

TM 761B TM 112B TM 546B TM 613B TM 117B

Lquido Branco 9 - 11 1,010 - 1,050 8 - 10 7-9

Visual g/cm3 % cps

Embalagem e Armazenagem
Embalagem Validade Armazenage m

MASTER 1 fornecido em embalagens de 18kg e 200kg. 24 meses a partir da data de fabricao, quando respeitadas as condies de armazenagem. Em condies ambientais adequadas e devidamente embalado. Local coberto, fresco, seco, longe de temperaturas extremas ou fontes de calor, nas embalagens originais e lacradas. Armazenar longe do alcance de crianas.

Transporte e Segurana
Transporte Manuseio

Fogo Toxidade Segurana

MASTER 1 no classificado como um produto de transporte perigoso. Utilizar EPIs adequados: luvas e botas impermeveis, culos de segurana qumica. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. No beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mos antes de uma pausa ou depois do trabalho. Produto no inflamvel e no explosivo. Produto no considerado txico, porm imprprio para o consumo humano. Para mais detalhes, consultar a Ficha de Segurana do produto

Informaes Complementares
fator A/C* - relao entre gua e cimento. s.p.c** - sobre o peso de cimento. No recomendamos o uso do MASTER 1 em concreto armado ou protendido.
BASF S/A R. Costa Barros, n 3089 - Bairro Vila Prudente - So Paulo/SP - CEP: 03210-001 Tel.: (0xx11) 2718-5555 FAX.: (0xx11) 2718-5500

Os dados mencionados nesta so baseados em provas de laboratrio cuidadosamente controlados. Possveis variaes podem ocorrer dentro de limites que consideramos razoveis, mas recomendamos que o cliente realize testes previamente nas suas condies especfica por possveis ajustes se necessrio. Em caso de dvidas, recomendamos consultar nosso Departamento Tcnico.

You might also like