You are on page 1of 4

O Antigo Oriente As bases da Civilizao

Como j mencionei a Bblia nos mostra que a histria de Israel comeou com a migrao dos patriarcas hebreus da Mesopotmia para a Palestina e que o Egito j era mais antigo em torno de 1700 anos. Vamos mais para trs no tempo. Por volta do fim da Idade da Pedra encontra-se aldeamentos, em 8000, 7000 a. C. Antes, os homens viviam em cavernas1. Idade da Pedra ( Paleoltica): Nas plancies do Nilo at as montanhas do norte do Iraque, pedras do tipo mostram a presena do homem neste local, h 200000 anos. E encontramos o homem em um longo perodo de habitao em cavernas. A caa a pesca e pilhagem eram a sua vida. Quando o clima ficou menos frio (fim da ltima idade do gelo), aproximadamente h no 9000 anos a. C, comea uma economia de produo de alimentos com o cultivo que aprendeu e a domesticao dos animais para alimento. Idade Mesoltica: Esse perodo tambm representado tanto nas cavernas palestinas (mas, comea aparecer aldeamentos bem rsticos) quanto na cultura Natufiana. Esses povos florescem cerca de oito mil anos atrs, at cerca de seis mil anos a.C. O povo natufiano vivia em sua maior parte da caa e da coleta de alimentos. observa-se instrumentos que sugerem um avano no sentido da produo de alimentos, tais como: foices, pedras de moer, etc. (Braidwood, 1988). O homem da Palestina, nesse tempo, era de pequena estatura, 1.52 a 1.65m. Nos seus rituais de sepultamento mostram que criam na vida aps a morte. Comea nesta poca a domesticao de animais e em toda a parte, principalmente nas montanhas do norte do Iraque.

O aldeamento mais antigo o de Jeric que faz parte desse perodo de 8000 a. C, aproximadamente, ou at mais. Por curiosidade, na instalao na Palestina, ou seja, a chegada dos hebreus em Cana, com Josu, aconteceu cerca de 1230 a. C, e a primeira barreira que ele enfrentou foi uma Jeric com 6770 anos j presente naquela terra, aproximadamente. interessante falar um pouco de Jeric, porque na tradio judeo-cristo, a cidade conhecida como o lugar onde os israelitas retornaram da escravatura no Egito, dirigidos pelo sucessor de Moiss, Josu. Nesta Jeric Neoltica havia apenas cabanas, acampamentos ocasionais e passaram a ser, muito tempo depois, uma cidade permanente. A arqueologia mostra atravs de escavaes que existiu, talvez, duas populaes sucessivas at a inveno da loua de barro. As casas construdas de tijolos de barro de dois tipos diferentes atestam esta duas fases. Uma caracterstica interessante fortificao de pedra que protegia a cidade de Jeric. Vai encontrar nesta Jeric coisas bem interessantes: i. estatuazinhas de argila com figuras de mulher e animais domsticos dando a entender que havia o culto da fertilidade; esttuas do mesmo material com moluras para adorao de deuses montanheses. [permita-me um adendo] as montanhas sempre despertaram o fascnio, a religiosidade e o temor desde estes tempos to antigos, e na medida em que alta, prxima do cu, a montanha participa do simbolismo da transcendncia. A montanha representa tambm as noes de estabilidade, imutabilidade e pureza; como o homem caiu da graa, como a idolatria antiga, por isso Moiss recebe as Tbuas da Lei no cimo do Monte Sinai O Senhor se utiliza desse sentimento religioso de razes pre histricas baseado no temor ou na ignorncia para introduo a verdadeira adorao. Na verdade, quem de ns hoje ao olhar uma montanha muito alta no fica com aquele sentimento do sublime, por isso na religio judaica, a montanha simboliza frequentemente a presena de Deus. Observe a didtica de Deus no ensinar: revelao de Deus que tem no monte Horeb, podemos somar o sacrifcio
1

O pecado de Ado e Eva levou o homem de um jardim, feito por Deus, para as cavernas.

de Isaac, que foi no cimo de uma montanha, o milagre Elias depois de ter orado no cimo do Carmelo. Em Novo Testamento temos o Sermo da Montanha, que podemos dizer, a Lei dada a Moiss no Antigo Testamento na Nova Aliana2; a narrativa da transfigurao de Cristo num monte elevado, e a narrativa da ascenso no Monte das Oliveiras. Sem contar que muitos dos cultos pagos eram celebrados em locais altos como planaltos, colinas, montes e cordilheiras. ii. existia a prtica do sepultamento: geralmente em baixo do piso das casas; as feies eram modeladas com o mesmo material das estatuetas, e nos olhos colocavam conchas. A ideia entrar na morte com os olhos abertos. (Como a morte introduz a desorganizao no processo da vida [Romanos 5.12: Portanto, assim como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram]. No enterro sistemtico dos corpos humanos, com estas prticas, mostram o que profano abre-se para o sagrado. O culto prestado aos mortos na perspectiva de uma continuidade em uma outra vida, por exemplo, a posio fetal do corpo, dominante nas culturas pr-histricas, simbolizaria um renascimento, na me terra e seu frtil tero, existem outras formas de enterrar, estudadas pela semiologia3 e tanatologia4 , como por exemplo, o culto aos mortos como uma maneira de adorao dos antepassados).

iii. animais domesticados, o cultivo e que, iv. possivelmente existia um sistema de irrigao na Jeric pre histrica (conclui-se por deduo: o tamanho da cidade e pouca terra lavrante). v. existia um intercmbio comercial, a arqueologia encontrou instrumentos que veio da Anatlia5 , conchas turquesas e cauris6 vi. conheciam a cermica, a partir do quinto milnio. Esta Jeric do perodo neoltica estava na dianteira para a civilizao, isto h mais de 5000 anos antes de Abrao e dos Patriarcas, o que inclui Jos. No havia s a Jeric. A arqueologia mostra que tinha vilas e aldeias fixas em todo o mundo bblico a 7000 anos. O mundo Bblico corresponde em termos atuais7 as regies conhecidas como Oriente Mdio e mediterrnicas. Tendo como reas limites a Pennsula Ibrica, ocidente, e o atual Iraque, oriente. Os pases que so encontrados hoje nestas regies so a Portugal, Espanha, Frana, Itlia, Grcia, os diversos pases balcnicos, Turquia, Egito, Israel, Jordnia, Lbano, Sria, Iraque, Ir, Arbia Saudita e vrios emirados rabes.
2 3 4 5

Destaca-se a sia ocidental no domnio independente das tcnicas de cultivo e

Comentrio de Jean Chevalier; Alain Gheerbrant Dicionrio dos Smbolos Lisboa, Ed. Teorema, 1994 Semiologia - Cincia geral dos signos. Tanatologia - Tratado sobre a morte. Anatlia (ou pennsula anatoliana) uma regio do extremo oeste da sia que corresponde hoje poro asitica da Turquia, em oposio poro europeia, a Trcia. (Por toda a histria, Rumlia foi o nome da poro europeia do Imprio Otomano). tambm frequentemente chamada pelo nome latino de sia Menor, que deriva do grego Mikra Asia. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anat%C3%B3lia> Os cauris (Cypraea annulus ou Cypraea moneta) so conchas brancas ou amarelo-claras, do tamanho de uma amndoa. A valva dorsal convexa, enquanto a ventral apresenta uma fenda. So encontradas apenas em mares quentes, principalmente no Pacfico Sul e no oceano ndico. Inclusive o cauri e outras conchas coloridas circulariam como moeda na frica durante muitos sculos em um futuro distante desta poca. <http://marina.ribeiro.sites.uol.com.br/moeda/moeda3.htm> Prof. Dra. Andria Cristina Lopes Frazo da Silva. <http://www.ifcs.ufrj.br/~frazao/geografia.htm>

domesticao, essenciais para uma habitao fixa. Na Anatlia a arqueologia diz que a pennsula chegou a abrigar uma populao considervel neste perodo neoltico, maior que Jeric e at mais adiantado. A nica gruta que mostra uma ocupao humana constante no paleoltico em Karain, perto de Antalya, no litoral sul da sia Menor, ali tem no seu interior, de ferramentas feitas com pedra e osso e alguns artefatos portveis. Observa-se que a sia Menor ingressa no neoltico por volta do oitavo milnio a. C., graas contribuio cultural que lhe trazida por emigrantes vindos do norte da Sria e que se instalaram na parte oriental da cordilheira do Taurus. Temos a agricultura, aldeias, com casas feitas de tijolos crus e apoiadas sobre bases de pedra. As inovaes tcnicas do neoltico chegam ao centro da pennsula entre 6.500 e 6.000 a. C.- so os stios arqueolgicos de Hacilar e atal Hyk, vilas em que as casas se uniam de tal forma que as vias de entrada e sada ficavam na parte superior das moradias. A cermica aparece no trmino do stimo milnio a. C. em atal Hyk, perto da atual cidade de Konya. A atal Hyk foi o lugar de uma cultura florescente entre 6.000 e 5.500 a. C. Decoradas com pinturas, relevos e, as casas tinham estatuetas feitas de pedra e de terracota8. Em algumas terras da Mesopotmia comea a transio para a vida agrria. Nelas havia utenslios e vasos de pedra, apesar de ter casas construdas de barro amassado. Aqui floresceu a cultura cultura Hassuna-Samarra9 num perodo arqueolgico entre entre 5600 a.C. e 5000 a.C. aproximadamente. As descobertas sobre esta cultura foi no stio arqueolgico de tell Hassuna, origem do seu nome. Este stio est situado perto do rio Tigre, na Sria. Impressiona o estado avanado da sua cermica. Na Palestina o uso da cermica como j vimos em Jeric (pre cermicos), s que no stimo milnio. Egito - a vida sedentria tem incio ento. Era Paleoltica: A presena do homem comea. Neste perodo o delta do Nilo ficava abaixo do nvel do mar e os seu vales eram cobertos por pntanos e matagais, cheio de animais selvagens. Em tempos mais antigos o Egito era uma savana10 Era Neoltica: No incio, por volta de 6000 a.C., o territrio j tinha adquirido aspectos ridos que o caracterizam atualmente. Neste tempos remotos os homens moravam perto dos vales para a caa e a pesca, depois acabaram se estabeleceram nestas mesmas regies como: aldeias provisrias passaram a ficar estveis. No quinto milnio a agricultura estava se desenvolvendo, apesar do rio que no tinha nenhum controle, o vale era um grande pntano, com poucas aldeias afastadas uma das outras. Aproximadamente a uns 2500 anos antes de Abrao e 2700 anos antes de Jos, v-se que a civilizao no Egito comeava a nascer. Aldeias mais antigas: (depois da inveno da cermica neoltica)

9 10

A terracota um material constitudo por argila cozida no forno, sem ser vidrada, e utilizada em cermica e construo. A sua cor natural, laranja acastanhado. A terracota caracteriza-se pela queima em torno dos 900C, baixa resistncia mecnica, alta porosidade, precisa de um acabamento com camada vtrea para torn-la impermevel. rica em xido de ferro, normalmente utilizada na confeco de tijolos, telhas, vasos, entre outros objetos. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Terracota> <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_Hassuna-Samarra#cite_note-2> Uma savana uma regio plana cuja vegetao predominante so as gramneas, com rvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. Normalmente, as savanas so zonas de transio entre bosques e prados(campo relvoso, pasto). A savana tpico das regies de clima tropical com estao seca. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana>

Em Fayum A11 na ultima metade do quinto milnio; Em Merimbe12 no Delta Ocidental

<Bright, Johm, Histria de Israel. So Paulo, Ed. Paulinas, 1978, 4a ed. Pg 22, Mesopotmia>

11

12

Primeiros perodos, pocas e culturas do Antigo Egito - Neoltico egpcio c. 5200 4000 a. C => Fayum A <http://pt.wikilingue.com/es/Per%C3%ADodo_predin%C3%A1stico_do_Egipto> No Egito tem trs stios arqueolgicos que abrange a pr-histria, so:Tasa, Faium e Merinde <http://egiptologiabiblica13.blogspot.com/2009/11/pre-historia.html>

You might also like