You are on page 1of 4

ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO OMC A OMC Organizao Mundial do Comrcio, anteriormente chamada GATT General AgreementonTariffsand Trade, a organizao

zao multilateral que fixa normas estabelecidas para reger o comrcio internacional. Desde 1948, a OMC tem operado tambm como o principal organismo internacional encarregado de negociar a reduo dos obstculos restritivos do comrcio internacional e outras medidas que perturbem a concorrncia e de velar pelas relaes comerciais internacionais. As principais funes da OMC so as seguintes: administrar seus acordos; solucionar controvrsias comerciais; supervisar polticas comerciais nacionais; servir de foro para negociaes comerciais; cooperar com outras organizaes internacionais.

Caractersticas dos Tratado Constitutivo da OMC: uma organizao permanente, com personalidade jurdica prpria.

- Modalidade :Especfica,ou seja, so aquelas constitudas para cooperar em determinada matria delimitada: liberalizao do comrcio de bens e, de

servios, principalmente atravs do desmantelamento das barreiras impostas nas fronteiras ao comrcio entre os pases.

- Classificao da Organizao quanto: A finalidade: Universal, sendo aquela que admite o ingresso de qualquer
Estado, independentemente de sua localizao geogrfica, critrios polticos ou culturais.

Ao mbito de atuao; global ou regional A autonomia: A participao:Ilimitada, pois permite a participao de qualquer Estado.

- Competncia;A Conferncia Ministerial e o Conselho Geral tero autoridade exclusiva para adotar interpretaes do presente Acordo e dos Acordos Multilaterais de Comrcio. No caso de uma interpretao de um Acordo multilateral de Comrcio do Anexo 1 a Conferncia Ministerial e o Conselho Geral exercero sua autoridade com base em uma recomendao do Conselho responsvel pelo funcionamento do Acordo em questo. A deciso de adotar uma interpretao ser tomada por maioria de trs - quartos dos Membros. O presente pargrafo no ser utilizado de maneira a prejudicar as disposies de alterao do Artigo X. 3. Em circunstncias excepcionais a Conf A OMC ter personalidade legal e receber de cada um de seus Membros acapacidade local necessria para exercer suas funes

- Composio; A OMC est integrada por 153 Membros, que representam mais de 90% do comrcio mundial. Mais de 30 pases, entre eles 10 pases menos desenvolvidos, esto negociando sua adeso a Organizao. - rgos:

Conferncia Ministerial, rgo diretor da OMC, tem poderes para adotar decisesfinais sobre todas as questes da OMC, se rene pelo menos uma vez a cada dois anos porquatro dias e composta pelos ministros responsveis pelo comrcio de todos os Membros.

Conselho Geral,rgo decisrio de nvel mais alto da OMC quando a ConfernciaMinisterial no est reunida e o nico que pode tomar decises vinculantes margem daConferncia Ministerial. Pode se reunir sempre que os Membros desejarem. Na prtica, asreunies so geralmente realizadas a cada dois meses e delas participam os diplomatasmais graduados na rea do comrcio acreditados em Genebra, em sua maioria embaixadores

Secretariado tem por chefe um Diretor Geral que nomeado pela Conferncia Ministerial, possui vrios diretores tcnicos e vrias responsabilidades institucionais, como a administrao da Organizao.

Fazem parte, ainda, da OMC, diversos rgos, como o de Soluo de Controvrsias e Reviso de Polticas Comerciais, por exemplo; alm de diversos Comits, que esto subordinados aos Conselhos, como exemplo, existe o Comit de Comrcio e Ambiente, Comit de Oramento, Finanas e Administrao, dentre outros.

- Admisso : Entre os 149 Membros atuais da OMC, a maioria (128) era signatria do GATT e setornou Membro da OMC automaticamente em 1 de janeiro de 1995. Qualquer Estado outerritrio aduaneiro que desfrute de plena autonomia na conduo de suas polticascomerciais pode se unir (aderir) OMC (artigo 12 do Acordo sobre a OMC), mas precisanegociar sua adeso com os Membros. 1)Acionamento do processo de adeso: O processo de adeso comea quando um pas solicita sua adeso OMC. O ConselhoGeral examina a solicitao e estabelece um grupo de trabalho.Uma

objeo por parte de um nico Membro pode bloquear esse processo, como ocorreucom o Ir, cuja adeso tem sido bloqueada pelos Estados Unidos desde 1996. 2)Grupo de trabalho e processo de pesquisa: O pas solicitante apresenta um memorando no qual descreve detalhadamente seu regime de comrcio exterior. Os membros do grupo de trabalho o examinam. O grupo de trabalho composto por dois delegados da OMC e no permite a participao de especialistas imparciais. Esse processo permite que os Membros defendam seus interesses comerciais atuando como juzes e partes em suas decises sobre o regime comercial de pases em processo de adeso. 3)Negociaes bilateraisOs Membros e o pas solicitante desenvolvem negociaes bilaterais sobre o acesso a mercados para mercadorias, servios e direitos de propriedade intelectual. Para poder aderir OMC, o pas solicitante deve chegar a um acordo com Membros que tenham solicitado negociaes bilaterais. Esse processo bilateral uma batalha defensiva para o solicitante, porque, de sua parte, no pode apresentar nenhuma demanda especfica aos Membros da OMC. 4)Relatrio, Protocolo de Adeso e entrada em vigor: Os resultados das negociaes so apresentados num pacote de documentos compostopelo projeto de protocolo de adeso e pelas listas de compromissos do pas solicitante. Opacote apresentado ao Conselho Geral da OMC ou Conferncia Ministerial para suaaprovao, aps a qual o protocolo de adeso entra em vigor. O pas solicitante ratifica oprotocolo e, trinta dias depois, passa a ser Membro da OMC.

Retirada 1. Qualquer Membro poder retirar-se deste Acordo. Tal retirada aplicar-se- tanto a este Acordo como aos Acordos Comerciais Multilaterais e ter efeito ao fim de seis meses, contados da data em que for recebida pelo Diretor-Geral da OMC comunicao escrita da retirada.

You might also like