You are on page 1of 8

O DIREITO E A SOCIEDADE DA INFORMAO

Vive-se em plena Era da Sociedade da Informao, o avano tecnolgico intenso, as mudanas so cada vez mais rpidas e o Direito no pode se calar diante de transformaes to relevantes.
Texto enviado ao JurisWay em 3/12/2008.

Indique aos amigos

O DIREITO E A SOCIEDADE DA INFORMAO O Brasil, no ano de 2007, era o sexto maior usurio da internet no mundo com 39 milhes de pessoas conectadas rede mundial de computadores, segundo dados divulgados pela Organizao das Naes Unidas (ONU) conforme Rosa (2008), atualmente esse nmero de 59 milhes, pelos dados da pesquisa Datafolha realizada em maro de 2008 (PCORA, 2008). O crescimento a cada ano exponencial, a quantidade de servios on-line disposio dos usurios bastante variada, a informao circula em velocidades jamais vistas, vivemos em plena era da Sociedade da Informao. A informao, quando organizada e difundida, transforma-se em conhecimento, que na atualidade se tornou fator de superao de desigualdades, de insero dos excludos e de distribuio de riquezas, portanto informao hoje poder. E o conhecimento, juntamente com a educao e o desenvolvimento tecnolgico, fundamental para manuteno da soberania e autonomia dos pases, e se reflete nitidamente nos campos poltico e econmico. tarefa do Estado e da Sociedade somar esforos para que os benefcios advindos da Era da Informao alcancem a todos indiscriminadamente. Com a Sociedade da Informao surgem novas formas de organizao e produo em amplitude mundial, mudam tambm os valores que definem a forma de insero dos pases na sociedade internacional e no sistema econmico mundial. No mbito interno surgem novas demandas que apontam para o Poder Pblico no que se refere prestao de servios ao cidado de forma clere, segura e eficaz. O Governo deve ser o promotor da democratizao do amplo acesso aos meios eletrnicos de informao com o fim de alcanar uma administrao eficiente e transparente. Na esfera do Judicirio, em relao ao uso das novas tecnologias em prol de uma prestao judiciria clere e efetiva, temos o Processo Judicial Eletrnico como uma soluo promissora.

O Processo Eletrnico, assunto instigante, inovador e de extrema importncia para os rumos da prestao judiciria no Brasil. A sua discusso inadivel, o tempo urge, o novo avana, as tecnologias se renovam constantemente, no h tempo a perder. Kim Vicente no seu livro Homens e Mquinas faz um alerta: Ns, que habitamos os tempos modernos do sculo XXI, temos que nos adaptar tecnologia digital que se move velocidade da Luz. Mais e mais tecnologia est sendo impingida sobre ns a passos cada vez mais rpidos (VICENTE, 2005, p. 23-24). De outra forma Dagomir Marquezi endossa o pensamento de Kim Vicente: Hbitos velhos resistem. Mas a tecnologia online existe para humanizar o homem. Para ajudar as pessoas a ter mais tempo livre para se dedicar de verdade as suas famlias e amigos. Para que as empresas possam ser mias enxutas e consigam cortar despesas (e assim pagar melhor seus funcionrios). Para que diminua drasticamente o nmero de pessoas e veculos nas ruas e estradas. Tudo isso parece uma utopia de dez anos atrs e . Ns que estamos atrasados (MARQUEZI, 2008, p. 34). E temos que nos render ao inexorvel, conforme Negroponte: ... assim como uma fora da natureza, a era digital no pode ser negada ou detida (NEGROPONTE, 1995, p. 196). Desde os primrdios da humanidade que a idia de uma sociedade da informao est arraigada no homem, a partir do momento em que comeam a se formar as sociedades com a conseqente necessidade de comunicao entre seus prprios membros e entre os membros de outros cls e tribos. No comeo a propagao da informao era gestual, depois oral e finalmente escrita. A inveno da prensa, por Gutenberg (sculo XV), trouxe um novo formato e agilidade na maneira como a informao e a comunicao eram disseminadas, mais adiante com a Revoluo Francesa (sculo XVIII), cai a monarquia e ascende ao poder a sociedade burguesa consolidando novas formas de interao social, e prestigiando a liberdade e a comunicao face a Declarao de Princpios da Revoluo Francesa. No final do sculo XX inicia-se um grande movimento que se propaga em pleno sculo XXI, apresenta-se uma nova sociedade, que foi se formando ao longo do sculo passado, fruto de uma intensa corrida tecnolgica, que tomou impulso com a Revoluo Industrial e se acelerou nos anos da Guerra Fria com a corrida espacial e armamentista entre as duas superpotncias, os Estados Unidos e a extinta Unio Sovitica. O resultado foi a formao de uma sociedade interconectada, a Sociedade da Informao, como nos mostra Takahashi et al. (2000, p.29):

Assistir televiso, falar ao telefone, movimentar a conta no terminal bancrio e, pela Internet, verificar multas de trnsito, comprar discos, trocar mensagens com o outro lado do planeta, pesquisar e estudar so hoje atividades cotidianas, no mundo inteiro e no Brasil. Rapidamente nos adaptamos a essas novidades e passamos em geral, sem uma percepo clara nem maiores questionamentos a viver na Sociedade da Informao, uma nova era em que a informao flui a velocidades e em quantidades h apenas poucos anos inimaginveis, assumindo valores sociais e econmicos fundamentais. O termo Sociedade da Informao envolve uma srie de debates controversos. Os autores se revezam em datas e idias diversas para a questo. A definio mais comum de Sociedade da Informao enfatiza as inovaes tecnolgicas. A idia-chave que os avanos no processamento, recuperao e transmisso da informao permitiram aplicao das tecnologias de informao em todos os cantos da sociedade, devido a reduo dos custos dos computadores, seu aumento prodigioso de capacidade de memria, e sua aplicao em todo e qualquer lugar, a partir da convergncia e imbricao da computao e das telecomunicaes (GIANNASI, 1999, p.21). Dantas (1998) esclarece que: A Sociedade da Informao caracteriza uma etapa alcanada pelo desenvolvimento capitalista contemporneo, no qual as atividades humanas determinantes para a vida econmica e social organizam-se em torno da produo, processamento e disseminao da informao atravs das tecnologias eletrnicas. No h um consenso em torno do assunto entre numerosos conceitos elaborados preferimos o seguinte: Sociedade da Informao um estgio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de seus membros (cidados, empresas e administrao pblica) de obter e compartilhar qualquer informao, instantaneamente, de qualquer lugar e da maneira mais adequada (GRUPO TELEFNICA NO BRASIL, 2002). A peculiaridade da Sociedade da Informao o fato de que as pessoas e as organizaes dispem de meios prprios para armazenar conhecimento e tambm possuem uma capacidade quase sem limites para acessar a informao gerada pelos outros membros do sistema e ainda potencial de ser um disseminador de informao para os demais. Essa capacidade j existia, porm com acesso limitado, seletivo e precrio, j na Sociedade da Informao o que a diferencia a possibilidade de obter informao e conhecimento de forma ampla e ilimitada. justamente essa mudana que possibilita facilidades no acesso informao que o principal fator que provoca uma srie de transformaes sociais de grande alcance. O avano tecnolgico ao

disponibilizar novas ferramentas de acesso e armazenamento de informao provoca alteraes nas formas de atuar nos processos. E quando vrias formas de atuar sofrem modificaes, resultam em mudanas inclusive na maneira de ser. As novidades tecnolgicas transformam os valores, as atitudes e o comportamento e, por conseqncia, a cultura e a prpria sociedade. O avano da eletrnica foi de fundamental importncia para o desenvolvimento das novas tecnologias, possibilitando a inveno do computador que trouxe consigo a informtica1[1] que se fundiu com as telecomunicaes dando origem a Telemtica2[2]. O aparecimento da telemtica foi de fundamental importncia para um fenmeno que mudou de maneira incisiva a forma como a informao e o conhecimento circulam pelo mundo: a internet. Sobre esse fantstico fenmeno o autor Rocha (2004, f. 9) assim se posiciona: Estamos diante, portanto de uma nova aventura para a humanidade, diante de um transpor de um novo portal. Hoje em dia, a revoluo causada pela internet to profunda que se torna difcil apreender seus alcance e sentido. Estamos presenciando a criao de um admirvel mundo novo que tem por base no mais os tomos, ma sim os bits3[3]. E Peixoto assim a define: A hoje popular Internet pode ser definida como um conjunto de redes interligadas, abrangendo todo o mundo, onde se tem acesso computadores remotos, transferncias de dados e qualquer outro servio de informao disponvel. A Internet nasce em 1969, conforme Manzano apud Clementino (2008, p. 69), auge da guerra fria, na University of Califrnia, Los Angeles UCLA com a Advanced Research Projects Agency Net Arpanet, uma rede que ligava laboratrios de pesquisa, pertencendo ao Departamento de Defesa Norte-Americano. A idia era desenvolver uma rede que diante de um ataque do inimigo a uma de suas partes, pudesse continuar operando atravs das outras partes que seriam autnomas, verdadeiros crebros sem vnculo com os outros centros de armazenamento e processamento de dados. A princpio a nica forma de destruir completamente a rede seria a destruio de todos os 1[1] Cincia que se dedica ao estudo do tratamento da informao mediante o uso de
dispositivos de processamento de dados (AULETE; VALENTE, [2006]). 2[2] Telemtica a comunicao distncia de dados informticos, realizada atravs de rede de telecomunicaes. Tecnicamente, telemtica o conjunto de tecnologias da informao e da comunicao resultante da juno entre os recursos das telecomunicaes (telefonia, satlite, cabo, fibras pticas etc.) e da informtica (computadores, perifricos, softwares e sistemas de redes) (BOTELHO, 2008). 3[3] A menor unidade de informao na memria de um computador; insere-se num sistema binrio de numerao, ou seja, comporta apenas dois valores possveis, no caso 1 ou 0 , [F.: Do ing. bit, acrnimo de binary digit. Cf. byte.] (AULETE; VALENTE, [2006]).

Computadores que a compem, o que seria extremamente difcil. Mas o nome Internet s aparece mais tarde quando essa mesma idia foi adotada pelas universidades e laboratrios dos Estados Unidos da Amrica. A Lei conceitua Internet na alnea a do item 3 da Norma 004/95, aprovada pela Portaria n. 148, de 31 de maio de 1995, do Ministrio do Estado das Comunicaes (BRASIL, 2008): Nome genrico que designa o conjunto de redes, os meios de transmisso e comutao, roteadores, equipamentos e protocolos necessrios a comunicao entre computadores, bem como o software* e os dados contidos nestes computadores. A Internet oferece uma infinidade de servios como as buscas de informao, o comrcio eletrnico, os grupos de discusso, correio eletrnico (e-mail)4[4], movimentao de dados (FTP)5[5], pginas eletrnicas (homepages)6[6], comunicao em tempo real e tambm diversos servios governamentais (e-gov) 7[7] entre outros. O Direito, instrumento regulador por excelncia, das condutas sociais no poderia se calar diante de tantas transformaes. O intenso ritmo da evoluo tecnolgica est causando forte impacto no panorama social, poltico, econmico e jurdico. As mudanas so cada vez mais rpidas e mais intensas, de forma que as conseqncias geradas ainda no esto muito ntidas, o que novo hoje amanh poder estar obsoleto numa velocidade cada vez maior. A internet, por exemplo, deixou de ser algo novo, j so mais de dez anos aps a sua chegada ao Brasil, hoje, e o seu reconhecimento como um servio de utilidade pblica incontestvel. 4[4] Sistema que possibilita o envio e recebimento de mensagens pelo computador; CORREIO
ELETRNICO. Mensagem enviada ou recebida atravs desse sistema: Recebi um e-mail dela ontem. Notao que identifica um usurio de rede de computadores e que serve de endereo para envio e recebimento de mensagens: Anote o meu e-mail. Do ing. e-mail, abr. de e (lectronic) + mail (AULETE; VALENTE, [2006]). 5[5] Significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Arquivos), e uma forma bastante rpida e verstil de transferir arquivos (tambm conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet (WIKIPDIA, 2008). 6[6] Pgina de apresentao de um site em uma rede de computadores (internet, intranet), com remisses a outras pginas; pgina inicial (AULETE; VALENTE, [2006]).

7[7]O e-gov pode ser entendido como uma das principais formas de modernizao do estado e est fortemente apoiado no uso das novas tecnologias para a prestao de servios pblicos, mudando a maneira com que o governo interage com os cidados, empresas e outros governos. O conceito no se restringe a simples automao dos processos e disponibilizao de servios pblicos atravs de servios on-line na Internet [Abramson, 2001], mas sim na transformao da maneira com que o governo, atravs da Tecnologia da Informao e Comunicao, atinge os seus objetivos para o cumprimento do papel do estado.

Esse intenso avano tecnolgico que estamos vivenciando, em que a novidade algo constante, nos permite e em alguns casos impe fazer as coisas de modo diferente, ao mesmo tempo em que traz oportunidades e novos riscos. A interconectividade trouxe a possibilidade do tempo-real, da simultaneidade, em que no h distncias, onde as barreiras geogrficas e temporais carecem de nova conceituao, a chamada Globalizao8[8], que relativiza o conceito de igualdade de competio entre indivduos, pases e governos por vezes desiguais. Conforme Kaminski (2006), a globalizao tambm est afetando o Direito: [...] hoje o instrumento eletrnico e a Internet o meio. As regras continuaro sendo ditadas pelas normas positivadas, nacionais e internacionais, e pela jurisprudncia que vai buscar auxlio no direito comparado. O direito caminha para a globalizao. No artigo intitulado Quando a sociedade muda, o Direito tambm deve mudar, Peck (2002) faz alguns questionamentos oportunos: Qual o papel do Direito dentro de uma Sociedade Digital, informatizada, globalizada? Como ele pode ser aprimorado, lapidado e adequado a nova realidade, de modo a que possamos ter eficcia jurdica? A segurana das relaes depende da proteo do Direito e ser que nosso sistema de norma-sano, baseado no conjunto Legislativo-Judicirio ainda adequado? As respostas a estas perguntas so essenciais para que possamos entender o processo de mutao pelo qual no s o Direito, mas todo o Ordenamento Jurdico, inclusive seus profissionais, de advogados a juzes est passando, para que o Direito continue a atender as necessidades da sociedade para o qual ele mesmo foi criado, sob pena de se tornar obsoleto. Sem dvida, o Direito no pode se furtar tarefa de acompanhar, seja na seara material seja na seara processual, todas as mudanas advindas do avano tecnolgico, devendo ento se aproveitar dessas mudanas como uma oportunidade para corrigir algumas deficincias do sistema judicial como a morosidade processual e a questo do acesso justia entre outras. No Direito Material, questes como privacidade, segurana, consumidores virtuais, e-commerce9[9], E-mail, excluso digital, governo eletrnico, crimes de internet, empresa virtual, importao de bens no materiais via Internet, publicidade online e o Cdigo do Consumidor, uso de Banco de Dados, entre 8[8] Processo que conduz a uma integrao cada vez mais estreita das economias e das
sociedades, especialmente no que diz respeito produo e troca de mercadorias e de informao (AULETE; VALENTE, [2006]). 9[9] Comrcio eletrnico ou e-commerce, ou ainda comrcio virtual, um tipo de transao comercial feita especialmente atravs de um equipamento eletrnico, como, por exemplo, um computador. O ato de vender ou comprar pela internet em si um bom exemplo de comrcio eletrnico. O mercado mundial est absorvendo o comrcio eletrnico em grande escala. Muitos ramos da economia agora esto ligados ao comrcio eletrnico (WIKIPDIA, 2008).

tantas outras, so de fundamental importncia para o efetivo controle estatal sobre a sociedade. No Direito Processual, ento, nos defrontamos com um judicirio burocrtico, conservador e resistente s mudanas como se expressa na opinio de Oliveira (2008) sobre a implantao do Processo Eletrnico: Nos autos fsicos possvel a percepo do conjunto, do todo; no preciso ler pea por pea para se chegar aonde se quer. E aonde se quer chegar, com o manuseio de peas obtm-se informao clere, como placas a sinalizarem os caminhos. A gama de subinformaes disponveis, pelas mais distintas caractersticas das folhas de papel, em razo da cor, da gramatura, da formatao, do tamanho, do seu estado de conservao, da sua posio nos autos etc., facilita o processo de assimilao mental do todo e a seletividade do contedo da informao desejada. Vai-se de pea a pea, de monte em monte, de frente para trs, de trs para frente com uma agilidade e desenvoltura quase que involuntria, automtica, at mesmo intuitiva, e com uma rapidez de fazer inveja aos mais avanados recursos informticos, frise-se, apenas vendo, como um esquema neurolgico previamente formatado para uma interao cognitiva com aquele ambiente. E continua: J nos autos eletrnicos no. As peas processuais virtualizadas, desmaterializadas e padronizadas que so, em meio eletrnico, sem as distines fsicas do papel, onde as pginas, em imagens, aparecem isoladas do todo, impossibilitam selecionar a informao desejada apenas vendo-se. Tudo , aparentemente igual. A falta de subinformaes como as oferecidas pelo papel cores, tamanhos, gramaturas, estado de conservao afunila as opes do crebro em distinguir o que o qu, exigindo como atalho o recurso da leitura. Para se identificar uma informao interessada, de regra, necessrio ler; apenas o ver j no leva a lugar algum. E a leitura constante, permanente, como nica fonte de informao, do acesso e do contedo, fundindo sinalizao e caminho em uma coisa s, tarefa exaustiva a comprometer, no dia-a-dia de labuta, a disposio mental do corpo para produzir. A resistncia ao novo uma reao normal do ser humano e das corporaes, uma forma inclusive de proteo natural contra o desconhecido, contudo, essas barreiras com o tempo tendem a ser quebradas, e como afirma Kaminski (2006): Forosa e paulatinamente teremos que nos acostumar com a tecnologia em nossas vidas profissionais e pessoais. um caminho sem volta. REFERNCIAS PCORA, Lusa. Pesquisa mostra democratizao da internet no Brasil. Disponvel em: . Acesso em: 23 ago. 2008.

ROSA, Paulo (Ed.). Brasil j o sexto maior usurio da internet no mundo. Disponvel em: . Acesso em: 23 ago. 2008. VICENTE, Kim. Homens e Mquinas: Como a tecnologia pode revolucionar a vida cotidiana. Rio De Janeiro: Ediouro, 2005. 383 p. MARQUEZI, Dagomir. A era do home office: Uma conquista para o sculo 21 trabalhar a distncia em horrios livres. Info Exame: Para quem vive de tecnologia, So Paulo, n. 270, p.34, ago. 2008. Mensal. NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. So Paulo: Companhia Das Letras, 1995. 210 p. TAKAHASHI, Tadao et al. (Org.). Sociedade da Informao no Brasil: Livro Verde. Braslia: Ministrio da Cincia e Tecnologia, 2000. 195 p. GIANNASI, Maria Jlia. O profissional da Informao diante dos desafios da sociedade atual. 1999. 1 v. Tese (Doutorado) - Universidade de Braslia, Braslia, 1999. DANTAS, Marcos. A lgica do capital informao: monoplio e monopolizao dos fragmentos num mundo de comunicaes globais. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. GRUPO TELEFNICA NO BRASIL (Brasil) (Ed.). A Sociedade da Informao no Brasil: Presente e Perspectivas. [s.l.]: Takano Editora Grfica Ltda., 2002. 244 p. AULETE, Francisco J. Caldas; VALENTE, Antonio Lopes Dos Santos. AULETE DIGITAL: Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa Caldas Aulete. [s.l.]: Lexikon Editora Digital, [2006]. BOTELHO, Fernando Neto. O processo eletrnico escrutinado - Parte IV. Coordenada por Alice Ramos. Disponvel em: . Acesso em: 22 jun. 2008. ROCHA, Joo Marcos Neves. Validade Jurdica dos Contratos Eletrnicos: Peculiaridades das Relaes Contratuais em Meio Eletrnico. 2004. 92 f. Monografia (Bacharel) - Curso de Direito, Departamento de Cincias Sociais Aplicadas, Uefs Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2004. CLEMENTINO, Edilberto Barbosa. PROCESSO JUDICIAL ELETRNICO. Curitiba: Juru Editora, 2008. 209 p. BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia. Portaria MCT n 148, de 31.05.95: Norma n 004/95 - USO DOS MEIOS DA REDE PBLICA DE TELECOMUNICAES PARA ACESSO INTERNET. Publicada no D.O.U. de 01.06.95, Seo; I, pg. 7.875. Disponvel em: . Acesso em: 23 jun. 2008. WIKIPEDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta contedo enciclopdico. Disponvel em: . Acesso em: 28 Jun. 2008. KAMINSKI, Omar et al. (Org.). Internet Legal: O Direito na Tecnologia da Informao. Curitiba: Juru Editora, 2003. 292 p. PECK, Patrcia. Direito digital: Quando a sociedade muda, o Direito tambm deve mudar. Consultor Jurdico, [s.l.], n., p.1-1, 28 nov. 2002. Disponvel em: . Acesso em: 23 jun. 2008. OLIVEIRA, Alexandre Vidigal de. Processo virtual: Mal do Poder Judicirio est no atraso em julgar. Consultor Jurdico, [s.l.], n. , p.1-1, 12 mar. 2008. Disponvel em: . Acesso em: 23 jun. 2008.
Importante: 1 - Todos os artigos podem ser citados na ntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Valfredo Jos Dos Santos). 2 - O JurisWay no interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razo pela qual refletem exclusivamente as opinies, idias e conceitos de seus autores.

You might also like