You are on page 1of 16

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

As ceramistas indgenas
do So Francisco
LUIZ SVIO DE ALMEIDA
Introduo

vivem acentuado problema em sua produo, qual seja, o do esvaziamento de formas tradicionais de gerao de renda. O povo Kariri-Xoc uma sociedade cuja sustentao fundava-se na pesca, agricultura, artesanato na rea de cermica e venda de fora de trabalho. A primeira encontra-se prejudicada pelas transformaes no rio de So Francisco, e a segunda, pela falta de recursos destinados produo agrcola. A cermica, por sua vez, vem sofrendo interferncias da concorrncia industrial, restando apenas a venda da fora de trabalho na colheita de arroz para os proprietrios de terras da regio, mas que, agora, inclusive, est ameaada pela mecanizao, que aos poucos vem sendo introduzida. Pela avaliao de informantes, a disponibilidade de recursos diminuiu e cresceu a populao. Disso resultou parte das caractersticas de baixa produo e renda que fazem a vida local. O cotidiano de sobrevivncia ditada e regida pela sociedade nacional que circunda e circunstancia a vida KaririXoc, bem como pela resistncia que lhe interposta. No entanto, apesar dos percalos, neste universo, a produo da cermica utilitria continua desempenhando papel fundamental na gerao de renda. A cermica1 entre os Kariri-Xoc pode ser subdividida em trs ramos: a) potes, panelas e afins, b) tijolos e c) miniatura. Na miniatura tem-se pelo que conseguimos verificar apenas um arteso trabalhando, influncia de Carrapicho, pequena localidade de tradio ceramista e localizada frente a Penedo2 . Basicamente, a cermica entre os Kariri-Xoc se faz mediante a fabricao de tijolos ou de utenslios domsticos, utilizados pelos ndios e brancos da regio (na tradio do Kariri-Xoc, o tijolo pode ser considerado como elemento recente). desnecessrio falar sobre a antigidade da cermica entre os ndios. A arqueologia est repleta de exemplos que a focalizam. Quando muito para o desenvolvimento destas notas cabe-nos tocar em uma condio trivial: a cermica se desenvolve em face de possibilidades e necessidades. Em ltima anlise, a disponibilidade de meios e as necessidades fundaram o domnio da tecnologia e do conhecimento que proporcionam a atividade. O arteso ser aquele que, construindo instrumentos e operando um determinado conhecimento, produz para uso prprio ou para o mercado. Desse modo, h uma qualificao na fora de trabalho e uma propriedade de meios, para que o arteso produza em determinada sociedade.

S KARIRI-XOC

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

255

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

Ao insistirmos sobre sociedade e artesanato, estamos desejando enfatizar a relao entre os termos e destacando que a atividade artesanal opera no contexto da sociedade em que se realiza. Na medida em que o processo se repete, tem-se a possibilidade de se falar sobre tradio, entendida, aqui, como prtica e justificativa do artesanato que se mantm, variando ou no, como algo de interesse do grupo e como elemento em que se define uma determinada linha de atividade econmica, que passa pela racionalizao em termos da gerao de renda. O que nos interessa aqui, o que chamaremos de processo desse artesanato, cobrindo o modo como foi operacionalizado e as mudanas ocorridas onde a questo de mercado passa a ser essencial, entendendo que ele um elemento de ligao entre grupo e sociedade nacional, enfaticamente representada pela sociedade regional.

Uma pequena discusso: a exclusividade


Centramos o foco dessa discusso na cermica utilitria (objetos domsticos), uma vez que a produo exercida por mulheres. H, no processo de produo dos Kariri-Xoc, a reserva de espao para o grupo feminino na cermica; essa uma das raras possibilidades de se identificar, claramente, a participao das mulheres em atividades produtivas, desde que, no mbito da gerao de renda, as atividades normalmente se encontram difusas no ambiente domstico. Nesse campo artesanal, elas se encontram claramente demonstradas. No estamos diante do que poderia ser considerado como algo especificamente Kariri-Xoc. A mesma condio de reserva pode ser vista, por exemplo, entre os Kariri, conforme se verifica em texto de Bandeira3 . O difuso da renda no se encontra neste tipo de atividade: h nitidez do espao de produo feminina; a cermica gerada por mulheres que, alm de a fabricarem, comercializam-na, existindo apenas uma fase que marcadamente masculina: a da queima. A mulher interfere na queima com seu trabalho, realizando pequenas tarefas, mas o controle masculino. Somente conseguimos identificar um caso onde ela operada por mulher, possivelmente, representando indcios de mudana que estaria sendo processada no mbito da produo. Desse modo, praticamente todo o circuito da produo fica entregue mulher Kariri-Xoc. Ao que tudo indica, essa situao no verificada em outros centros de cermica, no Baixo So Francisco. Na rea do agrestado, a pesquisa da Fiplan4 menciona apenas a exclusividade feminina, talvez devendo ser considerado, a, uma herana indgena. No entanto, no que se refere ao Baixo So Francisco, Dantas (1980), que estudou o Carrapicho, por meio da narrativa que faz em torno do barreiro, apresenta um quadro que no seria verificvel entre os KaririXoc, salvo quando se pensa nos lastros de tijolo:
De segunda a sexta-feira, l esto os homens trabalhando na extrao do barro. Trabalho exaustivo, braal. S para homem mesmo. As mulheres ficam ali por perto cuidando do transporte do barro ou cozinhando o almoo do marido. O certo que o movimento grande naquele pedacinho

256

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

de estrada. o vaivm das crianas conduzindo animais carregados de bolos de barro. a conversa animada dos trabalhadores, interrompida pelo rudo surdo das enxadas. a mulher acocorada atiando o fogo da trempe (p. 11).

Como se pode verificar, no complexo ceramstico de Carrapicho, a mulher no ocupa uma posio central, sendo a presena masculina bem mais acentuada, como no processo de execuo do tijolo Kariri-Xoc. praticamente impossvel receber uma explicao das ceramistas para essa exclusividade. Tudo posto no indistinto do costume; uma delas afirmou que a mulher j nasce nesse clima, outra, que a exclusividade proveniente dos mais velhos. O sistema, portanto, j estaria organizado dessa forma; e talvez por isso, por esse lanamento indistinto na ordem do costume, a razo da exclusividade seria um questionamento que, sob o ponto de vista interno do grupo, no teria qualquer significao. Tudo estaria posto na linha da tradio, entendida aqui como a repetio constante de um padro. Dois elementos, portanto, estariam includos na perspectiva da remessa aos mais velhos: passado e padro institucionalizado. O fato principal, contudo, est na implicao mtua entre produo e condio feminina. O padro no estaria dissociado do modo como se define socialmente a mulher KaririXoc, como se definem as expectativas para o cotidiano de suas vidas. Nisso, o local de trabalho chama a nossa ateno. O espao domstico seria privilegiadamente o espao feminino e o da cermica que produzem. Talvez essa situao possa ser traduzida na fala de uma ndia: o irmo no poderia ficar sentado dentro de casa. Era at estranha para ela a idia de v-lo fazendo potes e panelas. Da mesma forma, o estar em casa e o estar fora dela transparece em outra fala, que aponta o lugar de homem como o da roa, do arroz, do tijolo. Essa definio de lugares vai bem mais alm do que a indicao fsica: envolve atitudes, posies, comportamentos. Uma outra ceramista considerava que era simples a razo de os homens no produzirem pote: era feio. Feio no sentido de envergonhar, pois o pote era coisa de mulher. A busca da renda domstica atravs de pote e panela se faz a partir da mulher. Isso vem da tradio e ela no pode ser racionalizada, a no ser no nvel da estrutura do cotidiano Kariri-Xoc. A escrita dessa tradio est na rede das relaes que se desenvolvem e, especialmente, na rede de parentesco que o grande veculo de viabilizao do aprendizado.

Velhos registros
O registro da atividade como feminina, entre os Kariri-Xoc, antiga; recuando at o sculo XVIII, conforme se pode verificar em texto de Aires do Casal referente aos Karapot. Na realidade, as razes so to antigas que a memria local no pode situar a origem, sendo lanada no indistinto de um tempo que remete aos troncos. Isso aparece na fala do Cacique Ccero de Souza Santiago. Ele nos remete para um tempo anterior aos jesutas, para um ligar que a memria

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

257

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

do grupo no mais conserva registro claro. Os jesutas so um marco histrico, superado pelo imemorial da cermica. Disse o Cacique:
A produo da cermica to velha que ns no sabemos... Ns no sabemos quando comeou. Eu acredito que porque em quando foram chegados os primeiros catequeses aqui em 1758 a 1771 5 .

A antigidade aludida conduz a algo to indistinto que praticamente esgota a possibilidade de ser situado temporalmente. Ento, o conhecimento dos atos e dos fatos tm paradeiro e h um tempo em que a memria no se pode posicionar e isso conduz longa durao do ponto de vista temporal e profundidade da tradio.

A marca do sagrado
Esse longo tempo de fabricao da cermica somente pode ocorrer pelo apelo ao segredo, que sempre fundamenta a percepo do mundo por parte do Kariri-Xoc. ele um dos pontos da base da identidade do grupo, de sua permanncia e mesmo persistncia, apesar dos grandes impactos provocados pelos brancos. Por outro lado, o entranhado entre cermica e grupo, o que fundamenta a fala do Cacique: Eu acho que a cermica nasceu com essa comunidade. Embora o termo comunidade no seja prprio dos Kariri-Xoc, devendo ter sido introduzido mediante o contato com o branco, est, nesse caso, designando o grupo. Desse modo, o ser Kariri-Xoc requer o saber da cermica. Como se pode verificar, argumentamos que a tradio pode ser vista como algo sustentado pelo segredo. Essa dupla insero da cermica segredo e produo na construo do cotidiano do grupo justifica ideologicamente os costumes que se estabelecem e, dentre eles, a posio da mulher na cermica. Para o Kariri-Xoc, tudo existe por haver uma razo de ser e tudo decorre dos contornos e da intimidade do segredo que, ao ser um dado de identidade, tambm poltico.

A sociedade passada e a presente


H, contudo, na fala do Cacique, uma grande diferenciao entre a sociedade passada e a presente e sobre qual pode dar testemunho. A cermica muda na medida em que sobre interferncias externas. O conhecimento permanente, mas as interferncias refazem a circunstncia da prpria cermica. No poderia ser diferente: a tradio encontra se vinculada s vicissitudes histricas do grupo e afetada pelo branco, especialmente no que diz respeito ao mercado. Segundo o Cacique:
Naquele tempo no era comercializada, porque no tinha por onde comercializar. No tinha cidade, no tinha lugar de vender; faziam s para usar, usar aquela mercadoria que era loua, panela6 .

Para ele, ento, a cermica transforma-se quando a histria dos brancos cruza com a dos ndios. Era necessria uma rede de consumidores e, onde estava

258

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

o consumo, ter-se-ia o local da venda, no amlgama que se procede entre a existncia de mercado e a existncia do branco. por essa dependncia com o branco que o material passa a ser caracterizado como loua. O barro refeito e a cermica transmuda-se em louaria, um atributo portugus, e nessa etapa que a ndia passava a ser uma louceira. H, portanto, um ponto de transio configurado: quando aparece o no-ndio. Tudo deriva do povoamento e da montagem da matriz de produo. Agora, tinha-se a loua do pote, da panela, da cabaa, pois tudo estava sendo matria de mercado. Essa articulao entre cermica, branco e mercado fica bastante clara quando o Cacique pe a analisar o histrico da cermica:
Iniciou quando os povoados, quando no se tinha cidade, os povoados foram crescendo... Foram crescendo os povoados... E eles no sabiam fazer. S quem sabia eram os ndios. A, comeou a comercializao. Eles vinham, procuravam a aldeia para comprar aquilo. Toda essa coisa era feita pelos ndios7.

Nesse ponto, surge a dinmica da ocupao territorial pelo branco a afetar a cermica indgena. Esta, que era algo de uso domstico, passou a ser produzida tambm para o consumo externo. A tnica da transio deriva da abertura de mercado, o qual seria o marco fundamental de encaminhamento das transformaes. Por outro lado, e ainda no campo das colocaes do Seu Ccero (o Cacique), a grande mudana no mercado uma outra fase histrica acontece em face de transformaes na tecnologia branca. Tudo muda, no entanto, na medida em que se tem a introduo, larga, do alumnio, que vai excluir a utilizao do barro na cozinha. Em conseqncia, houve uma fase que se poderia considerar de expanso e outra de retrao do mercado ou de refluxo na demanda branca, em face, sobretudo, da disponibilidade de utenslios em alumnio. Nesse sentido, devemos lembrar, tambm, que o velho mascate substitudo pela figura do prestamista, que entra em um dos mercados atuais da cermica, o rural e que, alm disso, agora, o alumnio est disponvel a prazo tanto quanto o plstico. O modo como o Cacique enfoca o histrico do mercado alinha-se com o povoamento e a tecnologia disponvel pela sociedade branca. Na medida em que a rede regional de povoamento estruturada, consolida-se a rea de consumo. Segundo informa o Cacique, canoas saam levando a loua para Penedo, Piassabuu e outros centros, seguindo por onde o So Francisco botava gua. O rio era via de exportao e por meio dela era possvel atingir todo o meandro de guas grandes e pequenas que faziam os seus banhados. Atualmente, h partes que o rio nem chega mais. Muitos desses pontos eram intermedirios; a mercadoria seguia por terra para locais mais distantes, como, por exemplo, Propri, onde atravessadores a levavam para centros de porte na economia regional como Aracaju; mas levavam tambm para o interior de Sergipe e de Alagoas. Assim, forma-se, via mercado, o que poderia ser considerado como a geografia da loua Kariri-Xoc.

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

259

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

A intensidade dessa difuso teria diminudo em razo do alumnio. A interferncia deste fazia-se presente tambm na cozinha regional, e por isso, acaba-se a serventia dos objetos produzidos em escala no aldeamento, alm da dos tachos para caf. Segundo ainda o Cacique, o alumnio pode ser entendido como um emblema do avano do capital, na consolidao cada vez mais pormenorizada de sua hegemonia, no avassalamento da gerao de renda no aldeamento. Com tudo isso, diminui o nmero de fornos, estando o artesanato definitivamente afetado. A renda que era gerada com a atividade no pode ser dimensionada, mas era considerada grande por parte do Cacique. Fala mesmo que a venda da cermica provia o sustento de muitos e os ganhos em geral se davam mediante troca ou venda. Tambm estas diminuram em face dos novos termos de montagem do mercado. Ainda existe quem compre normalmente pessoas de baixa renda no meio rural , especialmente o pote: grande ou pequeno, quarenta ou vinte litros. O pote chega a 59% (n=44) do total dos objetos produzidos pelas louceiras de acordo com seus depoimentos. A panela chega a 34%. Grosso modo, portanto, para cada cem peas produzidas na aldeia, 59 so potes, 34 so panelas e as restantes compem uma miscelnea artesanal. O pote persiste com tal prevalncia inclusive por ser ainda importante para as reas sem abastecimento dgua.

A comercializao
O material produzido pelas louceiras destina-se tanto para a venda como para troca, sendo que a primeira possibilidade mais marcante no circuito da mercadoria. Nesse contexto, interessante verificar como se articulam a monetarizao e a no-monetarizao da atividade. O fato que, em geral, o fregus da louceira to pobre quanto ela e por isso que se realizam as trocas. Toda a produo, quando no se trata de venda a intermedirio, vendida fora da aldeia. Cerca de 95% do material so levados para outras reas. O cambista ou atravessador j foi uma figura usual na vida da louceira tendo perdido a nfase em razo do estreitamento do mercado. O fato de serem muitos pode ser verificado na fala de Maria de Lurdes Tenrio:
Eram muitos os compradores; os cambistas como chamamos. Chegava um nesse instante e dizia: Quero que voc faa vinte, dez, quinze ou trinta. Dava o dinheiro adiantado. Nos pegava o dinheiro adiantado... J trabalhava, j vendidas. Uns cambistas era daqui mesmo, do Colgio; outros vinham de Piassabuu, Carrapicho; vinha de l pra c pra comprar pote aqui a gente, para vender em Penedo. Vendia mais caro, j que comprava gente; uns esto aposentados, outros j esto velhos e outros morreram8 .

H uma mudana e ela acontece em razo do mercado; quando Maria de Lurdes fala, busca explicaes pessoais para a ausncia do atravessador: aposentase, morre, fica velho. Na verdade, contudo, a dinmica econmica que se traduz em quebra na escala da demanda e essa quebra gera uma nova situao, como se pode observar a partir do que Maria Edleuza de Souza conta. O aqui

260

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

que era a aldeia desloca-se. Quando precisam vender em quantidade, segundo ela, rumam para Propri, do outro lado do rio. Uma outra mudana fundamental: antes, vender em grosso significava encomenda certa mas, atualmente, preciso que a louceira tenha o material produzido:
Vende aqui mesmo ao cambista. Aqui mesmo no, em Propri. Antigamente tinha; agora no tem mais no. A gente vai para Propri e oferece; j tem a loua, diz quantos potes tem: ou cinqenta ou cem ou duzentos. A diz a ele conforme o que ele disser que quer 9 .

De acordo com estes depoimentos, ento, a venda dentro da aldeia praticamente inexistente. raro aparecer algum da rua querendo comprar pote queimado conforme Roselita comenta:
difcil a gente vender por aqui; ningum vende loua aqui na aldeia. Se aparece uma pessoa pra comprar da rua, a diz: Aqui tem pote queimado? A, eu respondo que tem. Ela pergunta quanto o pote e a eu digo... A, vai e compra um: quatro reais. Ela pode perguntar se tem panela de barro e eu respondo que tem. Ela pergunta se pra cozinhar feijo e eu respondo novamente que tem. Ento ela pergunta o preo e eu digo que R$2,50. A panela pra caber um quilo de arroz; a panela pra caber um quilo de feijo; meio-quilo; pra fazer feijoada. J sabe a quantidade e a a pessoa vende um. A gente faz mais pra vender fora de Colgio; a gente vende em Arapiraca, vende em So Sebastio, vende no interior. Arapiraca e So Sebastio feira. O transporte para levar o nibus. Tem o fardo para pagar, alm da passagem10 .

Feitas as peas, a louceira tem de encaminha-ls o mais rpido possvel para a venda. Forma grupos, procura conseguir transporte da Prefeitura ou do Posto. No conseguindo, deve resolver por algum meio de transporte e sai negociando. Geralmente no usa veculos da aldeia tracionados por animais. Como diz Maria Valdeci:
As carroas, os animais no momento em que a gente est trabalhando no barro eles esto fracos, porque o capim vai acabando e eles vo enfraquecendo; a gente tem pena de botar uma besta, um cavalo numa carroa e encher de panela, pote e sair mundo a fora, vendendo, sem saber a hora que vai chegar. A fica difcil; a nos somos mais de trator, caminho, caamba, vai pela sorte11 .

E continua narrando:
Vendo nas portas, oferecendo. Vamos supor... Digamos que eu venha com um caminho de loua, aqui para essa aldeia. Eu no conheo ningum aqui. Quando eu chego bem no centro da aldeia, a gente para, o motorista para, cada um tira cinco, seis, doze peas e a sai pelas portas e pergunta:

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

261

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

Mulher, quer comprar pote? Se ela estiver precisando do pote, ela pergunta: Qual o preo do pote? A feira mais ruim pra gente, porque a gente vai mais atrs de farinha, feijo; no segura pelo dinheiro no, porque na farinha e no feijo a gente tem mais vantagem12 .

A escolha dos caminhos da comercializao toma a rota dos pequenos povoados, e so muitos os caminhos que podem ser feitos. Foi o que se deu numa viagem por ns acompanhada. O destino foi Salomezinho e, de l, as louceiras passaram para os Borges, Evangelista e Barra Dantas13. No povoado dos Borges elas eram conhecidas: estvamos, portanto, em uma das rotas usuais de comercializao. A familiaridade se revelava, pelo fato de chamarem as pessoas pelo nome, tendo a venda sido rapidamente entabulada: uma das freguesas orientou sobre o melhor caminho que elas deveriam seguir para venderem a loua mais rpido. No prosseguir, continuavam a oferecer os potes e logo apareceu uma mulher com um frango na mo. Valdete achou que estava magro. Disse que desejava trocar, mas por outro. Na verdade, estvamos diante de uma caracterstica essencial da troca: a condio de avaliar. Uma mercadoria tem de ter o seu valor estabelecido em face da outra e a deciso deve ser firme e rpida. A louceira, inclusive, no pode perder tempo, pois necessita retornar o mais breve possvel. A prtica j estabelece uma correlao entre algumas mercadorias como, por exemplo, determinado tipo de pote valer um salaminho de farinha, medida que hoje tomada em bacia de plstico, mas que se refere poca anterior ao sistema mtrico. Segundo Valdete, um salaminho equivale a dez litros de farinha. Esses mesmos caminhos so percorridos por algumas louceiras durante o tempo de inverno. Em vez de irem para os arrozais, saem para a venda de mercadorias como gua sanitria e sabo, embora jamais perdem a condio de louceiras para a de mascate. Como se pode verificar, diversas mudanas ocorreram: a cermica primitiva foi transformada em cermica de mercado e, com isso, a prpria vida das louceiras foi mudada, acompanhando os impactos brancos sobre o mundo dos Kariri-Xoc. Basicamente, a renda da louceira provm do pote. O volume estimado para a produo de potes no vero de 2.730 peas entre grandes e pequenas. A distribuio apresenta uma mdia de 113 peas, com desvio padro de 61. Nota-se, por conseqncia, um acentuado coeficiente de variao e isso j pode ser observado na amplitude total: a menor produo foi de vinte e a maior de duzentos potes, no que se tem, inclusive, a indicao de que algumas louceiras se dedicam mais tempo do que outras atividade. Tendo em vista o porte de produtor, consideramos a partir dos valores quartlicos que as 25% menores produtoras fazem at 55 peas por ms. As 25% maiores tm uma produo mnima de 170 peas. O preo mdio do pote (grande e pequeno) de R$2,70 e estimamos o total de produo em R$7.510,00, em valores maximizados. A produo de panela menor: um total de 850 unidades. Isso indica como pesa, ainda atualmente, a cermica na vida econmica Kariri-Xoc.

262

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

Quem so e o que fazem as louceiras


De acordo com informao do Paj Jlio Queiroz Suira, existem cerca de trinta mulheres em atividade. Contatamos 26. Elas tm em mdia de cinqenta anos de idade com desvio padro de 11,81 anos. Para os padres demogrficos dos Kariri-Xoc, podem ser consideradas pessoas idosas. Possivelmente, as faixas mais jovens no esto sendo preparadas ou no assumem a atividade. Estamos diante de um grupo cuja idade mnima consignada foi de 23 anos e a mxima de 77. necessrio repetir que isso corrobora a afirmativa de estarmos diante de idade avanada para os padres Kariri-Xoc. O fato que a expectativa de transferncia da atividade para as filhas baixa entre as louceiras. Uma delas, Maria Valdeci, faz uma reflexo elucidativa:
Os meus filhos j conheceram o outro lado da vida; eles conheceram o que no conhecia na poca. H quarenta anos atrs, eu no tinha esse desenvolvimento: os pais pelos filhos. Ento, a, eu procurei dar a eles o que no tive antes; procurei dar estudos, procurei indicar eles em outros movimentos sem ser o barro. No caso, a costura. No tem ponto que ela no faa. Bordado, faz tric... Ela estudou, fez o treinamento de enfermeira e depois desse treinamento... Antes ela j sabia costurar; depois ela acrescentou um pontinho, que fazer croch. bem melhor do que o barro; o barro acaba com muita gente. Desde os dez anos que trabalho com o barro; sempre trabalhei com minha me14 .

Nessa fala da Maria Valdeci aparece o outro lado da vida, tempo que antepe ao seu no cotejo das geraes. Com isso, ela capaz de apontar mudanas na vida dos Kariri-Xoc, na medida em que toma sua prpria famlia como referncia. E o distanciamento estabelecido com o barro. Ele o elemento tomado para caracterizar todo o complexo da louaria: personagem em cena e com uma fala determinada. O barro bem mais do que um elemento fsico: condio de vida. Tambm Jacira de Alcntara taxativa quando se refere famlia ligada louaria. Ela no deseja que as filhas vivam do barro, o qual assume posio de realce no cotidiano das mulheres Kariri-Xoc. Ele incide tambm no prprio corpo da louceira, como se verifica no depoimento de Jacira Alcntara, ao no desejar que as filhas entrem no mundo da cermica. Ela estabelece uma associao entre barro e corpo:
um servio muito pesado. Eu no quero que minhas filhas passem a fase que eu passei. muito barro para amassar; muitas dores nos ossos. Eu j estou sentindo. No quero isso para minhas filhas. Eu s deixo amassar e alisar com a mucun15 .

Maria de Lurdes Tenrio segue a mesma trilha; as filhas no devem continuar. Em maior ou menor escala pode ser dito que todas as louceiras encaram o fardo do trabalho e que esperam outra situao para as filhas. Possivelmente, em

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

263

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

face das circunstncias mencionadas, a diferena entre o ano de nascimento da louceira e o ano em que iniciam as atividades chegue a 34 anos. Os 25% das louceiras de menor perodo de produo tm limite superior em 22 anos e os 25% de maior perodo apresentam-se com limite inferior situado em 44. O valor mediano de 33 anos de idade. Parece-nos, portanto, que a renovao de quadros no enftica. No entanto, face ao que ocorre, parece no ser possvel ao Kariri-Xoc acabar com a subordinao ao barro. As condies de renda tendem a manter a mulher atrelada ao barro e elas somam essa ligao ao casamento. Pelo que conseguimos verificar, cerca de 7,7% das louceiras so solteiras. como se o barro fosse uma extenso do casamento, tarefa ligada renda e manuteno das unidades de famlia. Assim, a louceira que est articulada tradio, est, tambm, articulada ao modo como os Kariri-Xoc constroem a renda familiar. E essa mesma unidade que a treina, que gera as condies de aprendizado. A unidade familiar, nesse sentido, educadora e produtora. O aprendizado se d no processo de educao no-formal. Tanto assim que, em 50% dos casos, a louceira aprendeu com a me, e somente 23% no mencionam o aprendizado diretamente articulado a uma pessoa da famlia. Por outro lado, a diviso de trabalho dentro da unidade leva a louceira a ser pouco ajudada, parecendo-nos que o nvel da ajuda decorre da sua idade. Maior idade estaria significando falta de condies para a realizao das tarefas mais pesadas. O tipo de ajuda varia. Apesar de produzirem diversos tipos de utenslio, a maioria de louceiras fica na escala mxima de dois, no que se tem 80% dos casos. Estamos mais uma vez diante de um indicador de mercado que prioriza pote. No incio de tudo, encontra-se o barro da Lagoa Comprida, guas que ficam prximas ao aldeamento. Pelo que se pode notar a partir dos depoimentos, existem diversos tipos de barros, e cada um deles tem a sua prpria serventia. O que utilizado para tijolo, por exemplo, no serve para telha e ambos diferem do que utilizado no trabalho com potes e panelas. Disso, a louceira tem conhecimento e sabe diferenciar. Ela vai em busca do barro, levando instrumentos para cavar e para transportar, seja um cesto, uma bacia de plstico, lata, seja qualquer coisa que tenha serventia para tal fim. Quem pode se acomoda com um carro de mo, no que tem maior facilidade de subir a ladeira para volta para casa. No caminho para o barro, a louceira pode ir s ou acompanhada por outras; sai cedo, quando o sol ainda no est forte, tudo com tempo hbil para retorno, pois as tarefas domsticas esperam. A retirada do barro trabalho penoso e tudo agravado pelo peso do vero, poca privilegiada para a produo, em face de secagem e facilidade de escoamento dos utenslios que, como vimos, demanda os caminhos do interior. O barro foi ressaltado por Vera Calheiros em seu texto referente aos KaririXoc. Ele foi central, segundo a autora, na sustentao do grupo em diversas fases vividas quando estava na rua So Vicente, antes de reocupar parte da rea onde hoje se encontra o aldeamento. Os proprietrios de arrozais impediam que as ndias fossem retirar o barro. Antnia Farias Silva recorda um dos pontos de

264

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

retirada: Lagoa Grande16 . Estamos diante de dois momentos do barro: o da olaria e o da loua. A diviso no tempo realizada pelo Paj Jlio17 , filho do Paj Francisquinho:
Ns no tinha o solo suficiente, porque ns morava na cidade e o solo que tinha suficiente para olaria vivia sob as mos dos fazendeiros; eles no permitiam. Mas foi quando retomamos aqui a fazenda... Temos solo suficiente para tudo isso e estamos vivendo em grupo e todo o ndio no faz porque um trabalho pesado. Eu na minha idade no agento mais bater tijolo, mas esses novos bate: no vero, a sobrevivncia deles para isso. A olaria comeou desde quando estamos aqui e a loua no: a loua usa ela antes. A loua gasta muito, mas o tijolo gasta mais.

Como j comentamos, existem diversos tipos de barro: tijolo, telha, loua. Na loua, tambm ele se diferencia, segundo o material a ser produzido. Segundo Valdeci18 , existe o que prprio para o pote e o que prprio para panela. Ainda segundo suas informaes, existem duas reservas nas terras Kariri-Xoc: a da Lagoa Comprida e a que fica na estrada que parte em direo ao Ouricuri, onde se encontra o barro para a panela. Diz ela:
O pote como barro diferente: ele no agenta fogo. Se a gente pegar o barro de pote, fazer uma panela, colocar gua e levar fogo, ele se abre. O pote mais para gua, pra esfriar gua19 .

Segundo Valdete, o barro para pote recolhido na ribanceira, lugar, portanto, distante da margem da lagoa. l onde se cava o buraco e vai aparecendo o barro de cima, barro sem serventia pois no levanta o pote: ele vai sendo depositado em torno do buraco, formando a borda. O que vai ser retirado o barro de baixo: esse barro o prprio para pote. Alguns entendem a diviso do barro por cores. Antnia Farias da Silva20 diz existirem o preto e o amarelo. Na sua opinio, o amarelo o melhor pois o preto quebra muito, opinio que coincide com a de Maria de Lurdes Tenrio21 : ela considera que o preto trinca com facilidade. Os dois tipos so encontrados na Lagoa Comprida. O barro retirado em tora ou raspado (cortado fino); na tora, quando seco, e raspado, quando mole, sendo, ento, transportado para o local de residncia da louceira. Segundo Valdete, sendo de tora, ela coloca gua ao chegar em casa e, sendo raspado, coloca para secar na calada. Depois de seco, vai para um buraco de mais ou menos um palmo de fundura. O buraco forrado e coloca-se o barro em cima dessa cobertura para proteg-lo de sujeiras como galho, pedras... Se o lugar no for sujo, coloca-se areia no fundo. Valdete considera que o barro seco somente amolece bem quando colocado no buraco. O barro seco, antes de ser armazenado e molhado, quebrado em pequenos pedaos. Um passo-chave nesse processo consiste em despinicar, tirando as impurezas. isso o que vai garantir a qualidade do barro e da prpria pea a ser trabalhada. Pronto

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

265

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

o barro, junta-se a areia. A considerada boa por algumas louceiras fica na estrada do Ouricuri, mas h tambm a do Portal, embora no seja de primeira: muitas louceiras no gostam da qualidade. A areia vai sendo agregada e a mistura amassada aos poucos. Somente depois de bem amassada que se faz a ruma e, ento, o frojamento. A ruma uma quantidade de barro para fazer os potes planejados. Por causa da diferena entre os barros, a louceira ou faz pote ou faz panela. Roselita, por exemplo, costuma pegar s oitos horas da manh at para mais de nove, mas essa no uma atividade diria, pois ficaria sem tempo para as tarefas domsticas. Maria de Souza Pires fala que costumam comear s sete da manh e terminar s quatro da tarde. Tem louceira, nesse intervalo, que costuma fazer de dez a quinze potes por dia. Sucintamente, o fabrico do pote narrado por Roselita:
A gente senta no cho aqui o assento e aqui a ruma de barro a meu lado e a a gente vai e tira o barro aqui e joga na mo e bate ele; na perna, com as mos vai modelando e a bota aqui de novo, em frente mo e a vai modelando. Quando cresce um pouco, a gente senta aqui no assento; aqui ela vai rodando e a gente puxando.

Sobre esse processo, acrescenta Naci Nunes:


Frojar um bolo. Ele comprido. A vai, pego o bolo de barro, a bota no assento. A, vai levantado com a mo. A nos pegamos a pata e a passa no fundo do pote. A, pega o bolo do barro e vai batendo; isso aqui a gente faz pote de todo tipo. Vai batendo o bolo de barro ou frojando at formar o pote. Aqui a gente bota no assento, a nos puxamos assim e vamo tirando assim e fica grande. A passa a paita no fundo, pra puxar e ficar igual ao assento. Vai puxando ao redor dele; a a gente vai de novo puxando com a pata do fundo pra cima. A pega outra torcida de barro e bota aqui para ele ficar grande. O purro, eu fao o bolo maior. A a gente vai botando tira, botando tira, fica desse tamanho.

Alguns outros depoimentos complementam informaes sobre os processos. Diz Valdete:


Depois da ruma eu vou frojar o pote; vou desmanchar aquela ruma todinha em vinte, vinte e cinco potes. Quando eu acabar de frojar, a eles j esto meio durinhos; a eu vou embojar. Tem que enxugar; se for estiado eu vou embojando e botando l; quando eu acabo de embojar o derradeiro, os primeiros j esto bom de botar a boca.

Consoante Roselita:
Pega uma tira de barro e prega no bojo; a gente passa a mo por dentro, que esse barro aqui tem que unir com a boca, o barro do bojo. Se no unir, fica o bojo e a boca na mo. Pega uma pata de boca comprida e a a gente vai fechando, fechando, que quando a gente fica fechando aqui assim, a

266

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

gente pega a mo molhada a froja aqui; quando acaba de cortar, a passa o dedo assim, ao redor da boca pra ficar todo igual. Esse dedo come o barro pra ficar todo igual; a, pega o pano que est no copo dgua. O pano melado de barro; pega ele aqui, espreme um pouco, a bota ao redor da boca; a, vira a boca dele; a ele fica com o beio virado.

Depois da boca, que se vai capear o bojo. Maria Edleuza de Souza define capear como usar um instrumento que ela faz com ferro de barrica para delicadamente raspar a pea, afinando-a, dando-lhe lisura e ao mesmo tempo refinando a forma. No pode ficar qualquer impureza. O Cacique resume:
Ele ficou grosso, ele no ficou no ponto de agentar fogo, porque se voc fizer ele muito grosso, quando ele bater dentro do forno, ele poca. A, voc vai capear, tirar metade daquele barro. Voc vai tirando com o capeador. Quando voc acabou de tirar, est na hora mesmo; a voc vai pegar a pata e a vai para o meio para transformar ele, alisar ele todinho. Depois que capeia, tem de assentar.

Quando termina, a louceira molha toda a pea com a mo e, usando o capeador, assenta o barro para que ele fique liso, dando assim o acabamento e retirando, por exemplo, os buracos que porventura fiquem no corpo da pea. O passo seguinte o da secagem e, logo aps ela ser iniciada, passa-se o tau amarelo, o qual, segundo Maria de Souza Pires, apanhado na beira da lagoa, em um lugar que ela chama de canto de tirar tau. O tau colocado em uma panela com gua at que se forme uma calda grossa. Pega-se um pano, coloca-se dentro do recipiente e depois ele passado no pote. Maria de Souza Pires descreve:
A tinta para mudar ele de cor o tau. um outro barro. Pega o tau coloca dentro do maint, que onde fica a gua. S que para fazer esse movimento, como para dar a cor no pote, a outro pano. Voc vem com aquele pano, quando acabar passa no pote aquele pano molhado com aquele tau e ele fica amarelo.

Depois de se ter passado o tau, tem-se o alisamento com a mucun, semente tambm conhecida como olho de boi. A mucun constantemente molhada com saliva. No se tem qualquer explicao para seu uso. Diz o Cacique:
A mucun uma fruta que a gente chama de olho de boi e tem no mato. A, voc pega e vai alisar. No tem nada... At hoje nada disso foi modificado de nossos primitivos; at hoje nunca se encontrou uma coisa que fizesse isso, a no ser com aquilo. A pata a mesma, o capeador o mesmo e a mucun a mesma mucun.

Depois de preparado o pote, ele posto para secar sombra, de modo que no venha a rachar, caso fosse colocado imediatamente sob o sol. Depois de seca, a pea vai para a queima. Algumas louceiras, aps a secagem, pintam os potes, ornamentam-nos, com um barro branco retirado no Maraba. O barro posto na

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

267

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

gua; quando amolece, a louceira pega um pavio de algodo e coloca dentro do caco. O pote ento pintado, sem seguir um padro de decorao. Algumas pessoas consideram que o pote pintado no esfria a gua e, por isso, no feito constantemente. Uma das poucas a pintar Roselita, que desenha peixes, margaridas, cocadinha, bicos, renda...

Fotos Cristiano Silva

Um regresso ao sagrado
As notas transcritas neste texto centralizam-se basicamente no barro e, com ele, a cermica, a questo da renda e um detalhe do perfil do cotidiano Kariri-Xoc, definitivamente atrelado sociedade nacional capitalista que circunscreve a vida do aldeamento. Aparentemente, estamos apenas diante da ordem da produo, mas Retocando o pote. o sagrado perpassa todo esse universo, como se a prpria ordem da sobrevivncia o demandasse enfaticamente. Produo e sagrado so elementos que se colocam no mbito da tradio e dizem respeito s origens. Na fala indgena, pelo que dela conseguimos depreender, tradies e razes so elementos que se interpenetram e que se encontram em processo tnico, entendendo-se, como tal, o refazer permanente da identidade, a sua construo. Esse sagrado tem diversas dimenses na vida KaririXoc e dois grandes aportes o constroem: aquilo que colocado na categoria do Ouricuri e o lastro da pregao catlica. Exemplo disso o fato de sePintando o pote. rem feitas oraes
ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

268

A S C E R A M I S TA S I N D G E N A S

DO

SO F RANCISCO

antes do incio do trabalho, pois elas afastam o olho grande, que pode levar a um trabalho sem coragem, em outras palavras, no ter foras para bater o barro, fazendo algo arrastado, devagar, sem motivao. O olho grande interfere, diminui a renda, invade a pessoa da louceira e, ento, instala-se dentro do processo da produo, do ato de frojar. Nesse mesmo sentido utilizado o galho da arruda: ele posto no cabelo com uma parte mostra, quem o v logo sabe que o mau olhado no ter efeito algum. Essa proteo colocada em prtica diria, constante, e est bastante presente na vida da aldeia que lida com o segredo do Ouricuri e com os mistrios da Trindade catlica. Embora estivesse junto ao corpo, meio escondido, meio visto, um pedao de arruda poderia estar dentro de um pote, para que a louceira no perca a oportunidade de um negcio. Vendido o pote, ela tira o ramo e o coloca em outro e assim sucessivamente, de modo que a arruda entra no mercado e tudo se mantm intrinsecamente vinculado ao sagrado. A louceira evita trabalhar em dia santificado e jamais faz potes nas suas permanncias no Ouricuri. No se trabalha em dia que se louva So Brs, Santos Reis e Santa Luzia. So Brs protege contra o engasgo de uma espinha de peixe; Santa Luzia ter a ver com os olhos. No se deve trabalhar, tambm, no dia do Corao de Jesus e do Corpo de Deus. Nada impede, porm, que se venda o material, que se leve pote queimado para o mercado. Nesse vender, h proteo, mas no fazer se fica merc de algum castigo. Pode-se observar como o chamado passado est constantemente presente no mundo do dia a dia Kariri-Xoc22 . No conjunto da vida Kariri-Xoc, tem-se dois momentos em que fica acentuada e coletivamente clara a posio feminina. Na produo, a cermica, e no que respeita religio, o Ouricuri. O destaque da participao feminina na cermica imemorial e fundamental para a sustentao econmica Kariri-Xoc. vista como renda e como fardo a carregar, coisa que no se deseja transmitir aos filhos. Renda e sofrimento esto associados diretamente.

Notas
1 Lima (1982, p. 24), subdivide a cermica em utilitria, ldica e ornamental. Uma

classificao bem mais elaborada pode ser encontrada em Ribeiro, 1989.


2 Dantas (1987), ao fazer um repasse da distribuio geogrfica do artesanato nas Alagoas,

menciona o de couro no serto e refere-se rea do So Francisco como centro ceramista. Evidentemente, a autora no isola a cermica nessa regio, simplesmente levanta a concentrao. A cermica ocorre na mata e nos agrestados, como em Anadia, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Girau do Ponciano. Para a meno s demais reas do Estado, ver Fundao Instituto de Planejamento do Estado de Alagoas.
3 Bandeira, 1972, p. 70: Cermica uma especializao feminina, passa de me para

filha. As meninas desde cedo ajudam a me e acabam por aprender as tcnicas. Quando a me no sabe, a filha no aprende com outra mulher. As mulheres que se dedicam confeco da cermica so chamadas de louceiras. H louceiras em todos os

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

269

LUIZ SVIO

DE

ALMEIDA

ncleos com freqncia muito maior na Cacimba Seca, Lagoa Grande e Baixa da Cangalha. Alis, o fantstico de Hans Staden j se referia a essa reserva entre os Tupinambs, conforme se l em Borba Filho, Hermilo e Rodrigues, 1969, p. 22.
4 Fiflan, ano? 5 16.9.1997, Aldeia Kariri-Xoc. 6 Idem. 7 Idem. 8 9.1997. Aldeia Kariri-Xoc. 9 16.9.1997. Aldeia Kariri-Xoc. 10 17.9.1997. Aldeia Kariri-Xoc. 11 17.9.1997. Aldeia Kariri-Xoc. 12 Idem. 13 As informaes esto contidas no Dirio de Adriana Lins de Gusmo. 14 9.1997. Aldeia Kariri-Xoc 15 Idem. 16 10.1997. Aldeia Kariri-Xoc. 17 Depoimento mencionado. 18 Idem. 19 Idem. 20 Idem. 21 Idem. 22 Para a questo do sagrado Kariri-Xoc interessante ler Danzia Tavares dos Santos,

tambm bolsista de Iniciao Cientfica, sobre elementos catlicos na religiosidade Kariri-Xoc. O texto decorre do projeto Cotidiano Kariri-Xoc e estuda as ligaes entre o Ouricuri e o catolicismo.
RESUMO

OS KARIRI-XOC localizam-se no Baixo So Francisco, Estado de Alagoas no nordeste do Brasil. A cermica utilitria uma das atividades bsicas enquanto gerao de renda, sendo produzida e comercializada por mulheres. O texto uma nota prvia sobre a histria desta cermica, abordando o dia a dia, as expectativas e a condio de vida das louceiras.

ABSTRACT

THE KARIRI-XOC inhabit the lower So Francisco region in the state of Alagoas, in northeastern Brazil. Utilitarian pottery is one of their basic income-generating activities and the ceramic artifacts are produced and marketed by women. This essay is a foreword on the history of this kind of ceramics and depicts the day-to-day of the potters, their expectations and their way of living.

Luiz Svio de Almeida professor do Departamento de Cincias Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Este trabalho contou com a participao de Adriana Lins de Gusmo, aluna de Histria da Universidade Federal de Alagoas e bolsista de Iniciao Cientfica pelo CNPq. Texto recebido e aceito para publicao em 24 de julho de 2003.

270

ESTUDOS AVANADOS 17 (49), 2003

You might also like