You are on page 1of 13

Explicao bsica sobre ZMDV:

O que : ZMDV o processo de devoluo de materiais estornando da ordem/diagrama ou entrando o material sucata com a garantia do saldo zerado tanto no estoque Diagrama quanto na ordem. O que faz: Devolve os materiais para o estoque. Para material sucata (9000) no caso de estrutura ODD Tem que ser dada baixa no ativo, e para entrar no estoque precisa entrar com o mesmo valor do ativo. Quando colocada a ordem, ela pega o nmero da reserva e faz a seguinte conta: quantidade necessria - quantidade retirada. Quando a quantidade necessria menor ou igual do que a retirada, ele carrega para a ZMDV. Quando maior ou igual, no. Sempre zerar o item na ordem/diagrama, nunca eliminar. Uma vez criada a ZMDV para uma ordem, ou diagrama, no possvel criar outro. Quando o item est vermelho na ZMDV porque precisa dar baixa no ativo. (Pessoal de Ativo AA) LIBEPS Guia Criada (Liberado para entrada de mercadoria) LIBEAA Liberado pelo AA LIBEPSP (Entrada de mercadoria pendente), neste status o usurio deve estornar itens da guia l na zmdv (marcar guia e clicar em estornar) para que o item mude de status (LIBEAA) permitindo criar nova guia para devoluo. LIBEMM Entrada de mercadoria efetuada se houver o documento (490...)ou cancelada se no houver o documento (490...).

Formatted: Font color: Blue

Quando h material de cdigo 23.... numa operao do diagrama/ordem de ODD e este contm codificao TUC, este assume papel de Conjunto da devoluo, onde todos os demais componentes passam a ser COM (componente menor) do conjunto (fica tudo bolinha vermelha na zmdv), sendo aps a baixa, o valor baixado ser proporcionalizado aos demais componentes COM que sero os efetivamente entrados em estoque (material 23... no estocvel e servir apenas de agrupador da informao para baixa

no ativo, estando presente na tabela ZMDVMATE, ZMDVIBAX e ausente da ZMDVIDEV).

ZMDVRC
Registra a Entrada das Mercadorias. Seleciona os itens para a devoluo, clica no relogio. A ZMDVRC, cria um documento para cada item. Se houver equipamento relacionado ao material serializado, basta dar duplo clique no item que abrir pop para seleo dos equipamentos. possvel entrar com o material em quantidade inferior ao indicado (status aps processamento LIBEPSP , exigindo que o usurio estorne a guia atual e crie uma nova guia na ZMDV para entrar com a quantidade faltante). Se houver algum erro pode ser verificado selecionando o item e clicando no log de erros (cone do papiro). Procedimento de leitura do status LIBPSE (ERRO): Processar a transao ZMDVRL com variante e layout /ERRO !

ZMDVBX
Baixa do Imobilizado

TABELAS:
ZMDVIBAX Registros de Baixa no Doc. De FI ZMDVMATE Registros de Devolues ZMDVIDEV Registros de Devolues

Como tratar os problemas na ZMDV


Problema 1:

Entrar na transao ZMDV, e colocar o n. da ZMDV e dar Enter:

Aparecer na tela todos os materiais que fazem parte desta ZMDV. Os que esto com o Status VERDE significa que a baixa e a devoluo esto OK. Os que esto com o Status VERMELHO PODE significar que ocorreu algum problema na baixa, e a tabela precisa ser atualizada, para isso precisa da confirmao da anlise pela Contabilidade para indicar se este item pode ser liberado manualmente ou no. A Contabilidade deve sempre afirmar se o item foi baixado e passar as informaes: ZMDV

Formatted: Font: 14 pt, Bold, Font color: T 2

Formatted: List Paragraph, Bulleted + Leve 1 + Aligned at: 0.25" + Indent at: 0.5"

Material Imobilizado Subn Doc.FI Dt. Doc. FI Qtd. Baixada. UM. Vlr. Residual na baixa do doc.(Vlr Resid Unit.) Vlr. Residual da baixa no item da zmdv.

Formatted: Font: 14 pt, Bold, Font color: Custom Color(RGB(0,102,255)) Formatted: Font color: Custom Color(RGB(0,102,255))

Formatted: Font: 14 pt, Bold, Font color: T 2 Formatted: Indent: Left: 0.25"

Para ser adicionado em (tabela ZMDVIBAX) conforme dados abaixo:

Formatted: Font: 14 pt, Bold, Font color: T 2

Os que esto com o Status Amarelo significa que o item j foi liberado pelo pessoal de AA (Ativo/Contbil), e est pronto para fazer a baixaguia de devoluo. Abra uma nova janela, e entre na transao SM30

Existem trs tabelas para a ZMDV, so elas:


ZMDVIBAX Registros de Baixa no Doc. De FI ZMDVMATE Registros de Devolues ZMDVIDEV Registros de Devolues

Quando ocorre algum erro na ZMDV, e precisa ser atualizada a tabela, necessrio entrar nestas trs tabelas e fazer a atualizao. No tem ordem, voc pode entrar em qualquer uma delas primeiro.

Digite a tabela, e clique em Exibir

Clicar em Modificar:

Clique em Posicionar, e coloque os dados da ZMDV:

Dar enter. Selecionar todas as linhas pertencentes a esta ZMDV.

Arrastando a barra de rolagem para o lado, voc ver todas as informaes da ZMDV. As informaes que geralmente do problema na tabela ZMDVMATE, so as seguintes: Quantidade Baixada = sempre 1,000conforme informao da Contabilidade. Valor Unitrio = conforme informao da Contabilidade. (Vlr. Residual da baixa no item da zmdv ) sempre 0,01 Data da Baixa = conforme informao da Contabilidade.Olhar a data na ZMDV Status = LIBEAA OBS: Os dados que estiverem preenchidos com outro valor, NO ALTERAR. Note que nos casos abaixo, vrias linhas da ZMDV esto com os campos acima sem preenchimento.

Preencher, e salvar.

Ao voltar na ZMDV, e atualizar, voc ver que os dados foram atualizados. Porm, no se esquea de atualizar tambm as outras duas tabelas.

Prxima tabela: ZMDVIBAX Fazer os mesmos passos da tabela anterior:

As informaes que geralmente do problema na tabela ZMDVIBAX, so as seguintes:

Quantidade Baixada = conforme informao da Contabilidade. Valor Unitrio = conforme informao da Contabilidade. = Vlr. Residual na baixa do doc.(Vlr Resid Unit.)
Formatted: Font: 14 pt, Bold, Font color: Custom Color(RGB(0,102,255))

Formatted: Normal, No bullets or numberin

Formatted: Font: 14 pt, Bold, Font color: R

Data da Baixa = conforme informao da Contabilidade. Quantidade Baixada = sempre 1,000 Valor Unitrio = sempre 0,01 Data da Baixa = Olhar a data na ZMDV Status = X OBS: Os dados que estiverem preenchidos com outro valor, NO ALTERAR. Preencher, e salvar.

Prxima tabela: ZMDVIDEV. Fazer os mesmos passos da tabela anterior exceto ao valor: (Vlr. Residual da baixa no item da zmdv ):

As informaes que geralmente do problema na tabela ZMDVIDEV, so as seguintes: Quantidade Baixada = conforme informao da Contabilidade. Valor Unitrio = conforme informao da Contabilidade. = (Vlr. Residual da baixa no item da zmdv )

Data da Baixa = conforme informao da Contabilidade. Quantidade Baixada = sempre 1,000 Valor Unitrio = sempre 0,01

Data do Documento (2 opo) = Olhar a data na ZMDV Status = LIBEAA OBS: Os dados que estiverem preenchidos com outro valor, NO ALTERAR. Preencher, e salvar. Ao voltar na ZMDV, e atualizar, voc ver que os dados foram atualizados.

Significados dos Status:


LIBEAA Liberado pelo AA LIBEMM Entrada de Mercadorias realizada com sucesso LIBEPS Guia Criada (Liberado para entrada de mercadoria) LIBEPSE Entrada de mercadorias com erro de Processamento LIBEPSP - Entrada de mercadoria pendente

You might also like