You are on page 1of 2

1 e 2 Timteo Cartas para um Jovem Evangelista

Timteo, amado "filho" na f. O jovem Timteo morava na cidade asitica de Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). provvel que Timteo e sua me fossem convertidos pela pregao de Paulo durante a primeira viagem missionria do apstolo (veja Atos 14). Ao visitar Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom teste-munho dos irmos sobre Timteo e decidiu lev-lo consigo para o trabalho da pregao do evangelho (Atos 16:2-3). Sendo que o pai de Timteo no era cristo, Paulo logo se tornou como um "pai" na f para este discpulo. O apstolo mostra grande respeito, confiana, e amor por Timteo, mencionando o discpulo com muita afeio em 8 das 13 cartas que escreveu.

O tema das cartas. A tarefa de Timteo na cidade de feso no era pequena. Paulo o
havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinrio (1 Timteo 1:3). Na primeira carta, para ajud-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Timteo 3:15). Embora que Timteo fosse ainda jovem (1 Timteo 4:12), ele teria que ensi-nar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmos de feso (1 Timteo 4:6,11,16). Na segunda carta, Paulo encoraja Timteo a continuar pregando a palavra, corrigindo e repreendendo "com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timteo 4:2), mesmo no meio de muitas perseguies pelas mos dos infiis (2 Timteo 1:8; 2:3; 3:12-13; 4:5). A nfase de Paulo nestas duas cartas est sempre voltada palavra de Deus. Tudo o que Timteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinrios como para ficar firme no meio de tribulao, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por este motivo, Paulo exorta a Timteo: "aplica-te leitura, exortao, ao ensino" (1 Timteo 4:13), e "procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timteo 2:15). Paulo sabia que Timteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele no ordenava que Timteo se apoiasse na sua "experincia", e nem que ele estudasse teologia para aprender pregar. Em vez disso Paulo mandou: "tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvars tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timteo 4:16).

O carter das cartas. Paulo, embora tendo grande intimidade como um "pai" para
Timteo, comea as duas cartas falando da sua autoridade como apstolo (1 Timteo 1:1; 2 Timteo 1:1). Estas no so meramente cartas particulares, mas contm a revelao divina de Deus (veja 1 Corntios 14:37; Efsios 3:3-5; 2 Pedro 3:15-16). As cartas foram escritas inicialmente para Timteo, e assim contm muitas referncias particulares, que no podemos aplicar como mandamento do Senhor (veja 1 Timteo 1:3 e 5:23; 2 Timteo 4:21). Mesmo assim, elas tm um segundo nvel de aplicao universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das mulheres (1 Timteo 2:11-15), as qualificaes dos bispos e diconos (1 Timteo 3:1-13), a inspirao das Escrituras (2 Timteo 3:14-17), e vrias outras coisas.

Lutar ou Fugir
A resposta "lutar ou fugir" uma reao instintiva acionada quando uma pessoa enfrenta perigo. Vem uma exploso de adrenalina enquanto o corao bate mais rpido, capacitando a pessoa a ficar firme e lutar ou a virar as costas e correr. Independente da deciso instantnea, seja lutar ou fugir, o resultado desejado a sobrevivncia. Esta reao dada para a nossa segurana fsica. E como fica a segurana espiritual? Atravs da Bblia, Deus mostra ocasies em que se deve ficar firme e lutar, e outras situaes em que se deve sair correndo o mais rpido possvel. A luta. Paulo disse para Timteo: "Combate o bom combate da f" (1 Timteo 6:12; 1:18). A batalha de Paulo, porm, no foi com espadas e lanas. Ele lutou contra "muitas concupiscncias insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na runa e perdio" (1 Timteo 6:9). Esta uma batalha mental e espiritual. A chave para vencer esta guerra controlar todos os desejos, pensamentos e atos. A fuga. Quando a hora de fugir? Cada um tem suas prprias fraquezas. Deve-se fugir das situaes que conduzem s tentaes nas reas mais vulnerveis na prpria vida. Paulo disse a Timteo: "Foge, outrossim, das paixes da mocidade. Segue a justia, a f, o amor e a paz com os que, de corao puro, invocam o Senhor" (2 Timteo 2:22). Em tais situaes, deve se salvar e, s vezes, salvar a prpria famlia da maldade, da mesma maneira que L escapou de Sodoma. Infelizmente, ele no fugiu a tempo para salvar sua mulher, que olhou para trs com saudades da cidade, a cidade perversa e corrupta, e perdeu a sua vida. Essa uma guerra para a sobrevivncia espiritual. uma batalha em que no h desgraa em fugir do adversrio. Porm, devemos ser leais ao vencedor. Este o fato maravilhoso sobre esta guerra: ela j foi vencida!

You might also like