You are on page 1of 19

FAE Centro Universitrio Tecnologia em Logistica

Logistica de Armazenagem
Azeitonas verdes fatiadas -vidros 12/360 gramas Azeite de Oliva Extravirgem - vidros 12/500 ml Azeitonas verdes sem caroo -sache 24/120 gramas

Ana Maria Trindade Amanda Hostim Presa Marlon Sandro Cunha Thaissa Caroline Seixas Dias

Setembro de 2013 Curitiba PR

OBJETIVO

Apresentar etapas logsticas no processo de produtos de conservas de azeitonas em vidros e sache e azeite de oliva.

INDICE

OBJETIVO.....................................................................................................................................2 INTRODUO.........................................................................................................................45 PARTICULARIDADES DA MATERIA PRIMA............................................................................... 6 - 8 DETALHAMENTOS DO PROJETO..................................................................................................9 Descrio da estrutura e dos Equipamentos..................................................................9 Estrutura do Galpo...........................................................................................9 Equipamento de Paletizao............................................................................ 10 ETAPA DE RECEPO DE INSUMOS........................................................................................... 11 AMOSTRA DE EMBALAGEM PRIMARIA E ROTULOS.................................................................. 12 ETAPA DE RECEPO DE MATERIA PRIMA................................................................................. 13 PS-RECEBIMENTO (PREPARAO PARA ESTOCAGEM)........................................................... 14 ETAPA DA EMBALAGEM.............................................................................................................15 PALETIZAO............................................................................................................................. 16 FLUXOGRAMA........................................................................................................................... 17 CONCLUSO.............................................................................................................................. 18 REFERENCIA BIBLIOGRFICA..................................................................................................... 19

INTRODUO

cultivo da oliveira surgiu no Oriente Mdio h mais de 5.000 anos e foi se estendendo at o Ocidente atravs da bacia mediterrnea. Aos poucos, os primeiros cultivadores foram escolhendo rvores com caractersticas idneas para produzir seu fruto levando em conta zona, a produtividade, a adaptao ao terreno e o rendimento. Assim, atualmente, muitas oliveiras so rvores duras e resistentes s condies climticas e orogrficas muito diferentes. A oliveira teve um importante papel dentro da histria e aparece frequentemente na mitologia, mas at hoje no se sabe ao certo a origem da sua histria. Os historiadores e estudiosos relatam que o primeiro indcio de cultivo das oliveiras data de 6000 anos na Bacia do Mediterrneo onde atualmente se encontram a Sria e a Palestina. Naquela poca o azeite era usado como emoliente pra a pele e como combustvel para as lamparinas. Das margens do Mediterrneo oriental, a oliveira, em seguida, se moveu para o oeste, criando razes na ilha de Chipre, bem como na Anatlia, Creta e Egito. Os egpcios consideravam o azeite de oliva smbolo de vida e fertilidade. Ramos de oliveira adornavam as tumbas dos faras para acompanh-los em sua viagem ao alm. J os fencios, com seu comrcio martimo, contriburam de forma significativa para tornar conhecido este precioso ouro lquido a toda civilizao do mediterrneo, em particular a civilizao grega. O azeite de oliva se tornou um produto to importante que logo surgiram lendas sobre sua origem divina. Um mito muito difundido conta sobre a disputa entre Atena, filha de Zeus e deusa da sabedoria e da guerra, e Poseidon, deus do mar. O mito narra que Zeus, indeciso entre qual das duas divindades deveria ser o regente de uma cidade que acabava de ser fundada, lanou um desafio: quem oferecesse a humanidade o bem mais til, seria o vencedor. Poseidon ofereceu um belo e forte cavalo e fez jorrar uma fonte de gua do mar, como forma de dizer que seu povo seria navegador e guerreiro. Mas pelo julgamento dos deuses, a vencedora foi Atena, que fez germinar sobre a Acrpole uma oliveira, uma rvore imortal que daria frutos para serem usados como alimento, remdio e fonte de luz e calor. E isso no foi tudo. O conceito sacro ligado a esta planta se tornou to importante que quem cortasse uma rvore seria condenado morte ou ao exlio. At o sculo 16a.C, os fencios comearam a espalhar o azeite pelas ilhas gregas, onde ganharam importncia na medida em que decretos regulamentaram o plantio e as leis levariam a morte ou ao exlio aquele que destrusse uma oliveira. A oliveira cultivada j no sculo 15 a.C, se tornou um produto de base da economia grega e caracterizou a paisagem rochosa desse pas. Os gregos usavam o leo como alimento, medicamento, cosmtico e os atletas ritualmente o espalhavam por todo o seu corpo. 4

O seu brilho mstico iluminou a histria. A oliveira, smbolo de abundncia, glria e paz, deu seus ramos para coroar a vitria em jogos olmpicos e o leo de seus frutos ungiu as mais nobres das cabeas ao longo da histria. Coroas de ramos de oliveira, emblemas de beno e purificao, foram oferecidas ritualmente aos deuses e figuras poderosas. Os romanos, tambm como os gregos, revestiram esta planta de significados religiosos. A Bblia narra no livro dos Gnesis um dos mais antigos testemunhos: depois do dilvio universal, No esperou Sete dias para soltar uma pomba que depois retornou com um galho de oliveira no bico para anunciar o fim do dilvio. Existem diversas outras passagens na Bblia que cita as oliveiras, inclusive, elas foram testemunhas do sofrimento de Jesus Cristo no Getsemani, que significa largar do azeite, sobre o chamado Monte das Oliveiras, nos arredores de Jerusalm. Ainda hoje o leo bento usado no Batismo, na Crisma e para dar a extrema uno. Alm do Cristianismo, o judasmo tambm utilizava o azeite nos sacrifcios, como uma divina uno ou para friccionar o corpo, antes de uma ocasio festiva. O azeite tambm era reconhecido como medicamente e na cultura judaica indicava o sentimento de alegria. A sua falta era sinnimo de tristeza, tanto que em tempo de luto ou de alguma calamidade, deixavam de us-lo. Ainda hoje os judeus usam o puro azeite de oliva para iluminar o menorah no Hanukkah. No sculo 6 A.C rvores de oliveira j podiam ser encontradas na Tunsia, Trpoli, Siclia e sul da Itlia. No Norte da frica, os brbaros foram conhecidos por ter desenvolvido o cultivo de oliveiras selvagens ao longo dos territrios que ocupavam, e os romanos continuaram a sua expanso ao us-los como uma arma pacfica, a fim de unir grupos de pessoas em todo o seu imprio. Em tempos modernos, a oliveira passou para alm do Mediterrneo e pode ser encontrada em pases to longe de suas origens como Austrlia, China, Estados Unidos e Argentina. As rvores que hoje conhecemos, com suas folhas alongadas e frutos carnosos de leo, rico, foram provavelmente derivados de um cruzamento entre espcies diferentes e tm pouca semelhana com a sua selvagem e ancestral conhecida por civilizaes de todo o mundo.

PARTICULARIDADES DA MATERIA PRIMA

Toda matria prima (azeites e azeitonas) utilizados no processo so importadas da Argentina via transporte rodovirio e de pases como Espanha, Chile, Grcia e demais por transporte Martimo. Existem mais de 200 tipos de azeitonas no mundo e, em cada pas, as variedades consumidas e preferidas so diferentes. Na Itlia, por exemplo, a preferncia pelas variedades Castelvetrano, Taggiasca e BelladiCerignola.

As varietaismais utilizadas em conservas (Vale Frtil) so:

Arauco: procedente da Argentina uma azeitona com polpa carnuda e muito saborosa. Variedade extremamente requintada apresenta caroo pequeno.

Azapa: procedente do Peru uma azeitona Grada com muita polpa, macia e de caroo pequeno. Picante e levemente amarga, possui sabor marcante.

Picual: procedente da Argentina, uma azeitona muito usada na produo de azeite, possui sabor intenso, formato arredondado e menos polpa que a Arauco.

Hojiblanca: tambm Argentina, uma azeitona com tamanho menor, possui formato arredondado e a polpa um pouco rgida.

Gordal: procedente da Espanha uma azeitona muito grada, utilizada como aperitivo, possui caroo grande e consistncia extremamente fibrosa.

Manzanilla: espanhola, uma azeitona com textura mais fibrosa, por isso muito utilizada para as verses maquinadas (recheada, fatiada e sem caroo).

No Brasil a produo de azeites e azeitonas no tem um grande cultivo devido s condies do clima e do solo que no so propcios para a cultura.

As condies climticas favorveis para o cultivo se encontram entre em 25 40 latitudes Norte e Sul. A oliveira uma planta de dias longos e floresce bem em invernos amenos e chuvosos, e em veres quentes e secos com perodo de inverno frio de dois meses emdias de temperatura entre 1.5C e 10C para diferenciao dos botes das flores.

A umidade relativa do ar deve estar entre 45 a 65% - menos de 80% na florao por causa da queda das flores e infestao de fungos. Para o solo ser frtil deve ser profundo (at 1.5 m), bem drenado e aerado; pesados, mdios e leves.

DETALHAMENTOS DO PROJETO

DESCRIO DA ESTRUTURA E DOS EQUIPAMENTOS: ESTRUTURA DO GALPO:

rea:45 metros Altura do p direito: 8metros

EQUIPAMENTO DE PALETIZAO:

Paletizador hidrulico: Paleteira manual hidrulica Capacidade: 2000 Kg

Empilhadeira com lanas adaptadas para manusear barrica. Empilhadeira Gs Capacidade: 2.500 Kg

10

ETAPA DE RECEPO DE INSUMOS

Os vidros ficam dispostos em cima de um pallet de inox para adentrar a fabrica, e strechado e separado por chapatex. Azeitonas verdes fatiadas - vidros 12/360 gramas

Nesta parte do processo entra o primeiro insumo embalagem primaria, os vidros. Azeite de Oliva Extravirgem - vidros 12/500 ml

Nesta parte do processo entra o primeiro insumo embalagem primaria, o filme.


Azeitonas verdes sem caroo - sache 24/120 gramas

11

AMOSTRA DE EMBALAGEM PRIMARIA E ROTULOS

12

ETAPA DE RECEPO DE MATERIA PRIMA Azeitonas verdes fatiadas - vidros 12/360 gramas & Azeitonas verdes sem caroo - sache 24/120 gramas

A bombona deslocada manualmente para o alcance da empilhadeira com ganchos prprios para transporte de bombonas.

Azeite de Oliva Extravirgem vidros 12/500 ml

E ligada mangueira ao caminho pipa a bomba envia o produto para os tanques de armazenagem.

13

PS-RECEBIMENTO (PREPARAO PARA ESTOCAGEM) Azeitonas verdes fatiadas - vidros 12/360 gramas & Azeitonas verdes sem caroo - sache 24/120 gramas

Aps o recebimento e retirada amostra para analise da qualidade e uma nova identificao e feita.

Aps analise concluda o produto segue para lavagem exterior da embalagem primaria.

Azeite de Oliva Extravirgem vidros 12/500 ml

Aps o recebimento e retirada amostra para analise da qualidade e identificao

14

ETAPA DE EMBALAGEM

Embalagem secundaria caixa de papelo Azeitonas verdes fatiadas - vidros 12/360 gramas

Azeite de Oliva Extravirgem - vidros 12/500 ml

Azeitonas verdes sem caroo - sache 24/120 gramas

15

PALETIZAO

Transporte feito por empilhadeiras Azeitonas verdes fatiadas - vidros 12/360 gramas

Paletizao - Lastro de 12 x 6 de empilhamento; Empilhamento de palete - mximo de 3;

Azeite de Oliva Extravirgem - vidros 12/500 ml


Paletizao - Lastro de 20 x 4 de empilhamento; Empilhamento de palete Drive /porta palete Amparado por cantoneiras de papelo e fitas

Azeitonas verdes sem caroo - sache 24/120 gramas Paletizao - Lastro de 18 x 6 de empilhamento; Empilhamento de palete Drive /porta palete Amparado por cantoneiras metlicas

16

FLUXOGRAMA

17

CONCLUSO

O recebimento da matria prima e feito com trabalho manual e com auxilio de empilhadeiras adaptadas. Aps o produto passa por analise da qualidade e uma nova identificao interna e feita. Assim que liberado a matria prima segue para a produo. Concludo o processo de produo vidros e saches so acondicionados em caixas de papelo, paletizado e segue para o deposito de produtos acabados.

18

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
www.nucete.com.ar/por/interes/otras_variedades.htm www.atelierdoazeite.com.br/index.php/infoliva02.html

19

You might also like