You are on page 1of 10

CURSO DE ADMINISTRAO

TEMA: A IMPOTNCIA DA LOCALIZAO DAS INSTALAES PRODUTIVAS

2011

INTRODUO

Antes de fazer a escolha da localizao das instalaes produtivas, importante fazer um planejamento e analisarmos todos pontos fortes e pontos fracos do lugar. Este planejamento essencial para o sucesso da organizao, este planejamento deve avaliar as condies do lugar atrelados com seu tipo de produto ou servio. Este planejamento trata-se de uma deciso de longo prazo que no pode ser modificada com frequncia, pois se trata de um investimento alto, que se der errado pode resultar no fechamento da empresa. Ao decorrer deste trabalho vamos entender quais so os principais passos que devemos seguir para fazer o planejamento das instalaes produtivas.

INSTAES PRODUTIVAS

Um dos fatores mais importantes quando falamos na criao de nova empresa a escolha da localizao onde sero construdas ou compradas as instalaes produtivas. Antes desta escolha dever ser feito planejamento que depende de seu tipo de produto ou servio, levando em considerao os seguintes fatores: Localizao de matrias-primas Mo de obra especializada Disponibilidade de gua e energia eltrica Localizao de mercados consumidores Maquinrio

Um bom planejamento e avaliao da escolha das instalaes possibilitar que a empresa obtenha vantagem competitiva. Estar prximo a ao mercado consumidor e ao mesmo tempo prximo a localizao das principais matrias-primas e ter mo de obra qualificada sem precisar investir reduz custos, assim o produto ganha vantagem competitiva e uma possibilidade muito maior de sucesso.

3 Fatores importantes na deciso da localizao das instalaes produtivas.

uma deciso de longo prazo. No possvel mudar as instalaes de uma empresa com frequncia, nem testar as instalaes em um local que julgamos que pode dar certo. Em alguns casos necessrios avaliar os benefcios fiscais aliados ao seu tipo de produto e mercado, o que vais fazer grande diferena na comercializao contra seus concorrentes.

Elevado investimento. Os custos para instalaes so altos, como compra de terreno, construo, montagem das instalaes e maquinrio, contratao de mo de obra, estas so caractersticas importantes que fazer com que est deciso seja tomada com cautela.

Impacto direto nos custos da operao. Tomar uma deciso sem avaliar os critrios necessrios pode levar a custos desnecessrios. Problemas com rgos ambientais, falta de infraestrutura entre outros podem levar a srios transtornos posteriores instalao da operao no local escolhido.

Exemplos de fatores que influenciam da localizao variam de organizao para organizao, a existncia de uma fonte de energia eltrica de baixo custo essencial para uma indstria, uma fonte de gua potvel essencial para uma indstria de bebidas. Decises que influenciam as organizaes industriais. Disponibilidade matria -prima: ter prximo a sua localidade produtiva suas principais fontes de matria-prima essencial quando falamos em volume o que de difcil transporte. Muita das vezes o fornecedor inclui no valor do frete no preo de venda, de modo que se a empresa estiver mais distante de seu fornecedor seu preo fica mais caro, diminuindo a vantagem competitiva. Mo de obra: necessrio levar em considerao o valor do piso salarial praticado na regio, a disponibilidade de profissionais qualificados ao seu tipo de produo. A qualidade, produtividade e habilidade da mo de obra so fatores importantes por isso necessrio fazer um bom trabalho de seleo de sua equipe. Incentivos fiscais: necessrio avaliar se empresas geradoras de emprego e receitas fiscais na regio e levar a conhecimento da administrao local. Em algumas localidades prefeituras doam terrenos ou providenciam benfeitorias, ou at iseno de impostos municipais. No podemos esquecer do credito de ICMS que so bastante favorveis na regio norte e nordeste do Brasil, mas no podemos esquecer de avaliar climticas e logstica do lugar, mas que ainda assim continuam a atrair o funcionamento de grande empresas na regio. ivo Localizao dos mercados consumidores: A melhor soluo para minimizar custos e atingir os mercados consumidores a localizao da organizao, estar localizado prximo a fornecedores e aos clientes, nem sempre possvel devido a abrangncia da organizao e a grande extenso do Brasil

( quando nos referimos ao mercado interno). Por isso importante neste estgio avaliar os custos do transporte e de armazenamento e tolerncia ao tempo de entrega. Os fatores que influenciam as organizao comerciais e servios so: Proximidade com o mercado consumidor: Empresas comerciais ou prestadoras de servios onde o cliente interage diretamente com a organizao fundamental que sua localizao seja conveniente ao cliente, deve-se pensar na distncia, facilidade no acesso pelo pblico alvo e disponibilidade de recursos (ex: estacionamento), nas regies de maior poder aquisitivo, regies de grande trafego de pessoas.

Localizao dos concorrentes: As empresas comerciais ou prestadoras de servios so mais favorveis a proximidade de empresas concorrentes, quando comparadas a empresas do tipo industriais, em funo do menor raio de raio de atuao destas empresas. O mercado pode se tornar saturado imagine 4 restaurante na mesma rua.

AVALIAO DAS ALTERNATVAS DE LOCALIZAO

Aps seleo dos locais utilizando os critrios de citados, existem modelos de referncia que podem auxiliar no processo de deciso, normalmente uma deciso de localizao se baseia em dois tipo de dados: QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

QUANTITATIVOS: Dados sobre o local que podem ser medidos em forma de valor como: custo de transporte, preo de matria prima, custos fixos das instalaes, valor dos salrios da regio.

QUALITATIVOS: Dados sobre o local que precisam ser medidos de forma subjetiva como: aspectos climticos, qualidade de vida, nvel de escolaridade e qualidade de visa mo de obra.

Na avaliao de localizao os modelos de deciso mais utilizados so:

*Modelo de ponderao qualitativa *Modelo de centro de gravidade *Anlise de custo e ponto de equilbrio

PODERAO QUALITATIIVA

O modelo de ponderao qualitativa utilizamos para trabalhar com dados qualitativos dos possveis locais selecionados. Este mtodos prope uma forma de medir e dar valor a dados de natureza subjetiva permitindo a comparao entre as alternativas de localizao. O modelo de ponderao qualitativa segue os seguintes passos: Identificao dos fatores relevantes: Identificar fatores relevantes a partir de uma lista de critrios que sero indispensveis na avaliao das opes de localizao selecionadas. Por exemplo: proximidade dos fornecedores.

Atribuies de pesos de ponderao para os fatores: Aps identificar os fatores relevantes, ser necessrio atribuir o grau de importncia de cada um , definir o peso de cada um dos fatores selecionados os fatores julgados mais relevantes recebem pesos maiores, importante sejam julgadas por vises diferentes

CENTRO DE GRAVIDADE O modelo de centro de gravidade pode ser utilizado quando se deseja estudar a localizao da nova instalao, estudando as localizaes j existentes das principais fontes de insumo e clientes, que sero importantes nos custos de transformao, matria prima e distribuio. Abaixo seguem os passos para realizao de um estudo de localizao utilizando o modelo

do centro de gravidade. *Localizao de fontes de insumos e de clientes *Levantamento do volume e insumos e bens movimentados

ANALISE DE CUSTO E PONTO DE EQUILBRRIO Este modelo consiste em realizar uma anlise custo, lucro e volume (CLV) para cada uma das alternativas de local selecionados. O ponto de partida a previso da quantidade e do preo de vendas, assim possvel calcular o lucro ou margem de contribuio associada a cada alternativa de localizao. Abaixo segue os passos para realizao de um estudo de localizao baseado no CLV. Levantamento dos custos e preo de venda: Devemos fazer uma anlise de custo lucro e volume, os custos devem ser divididos em dois grandes grupos, custos fixos e variveis. Clculo do lucro ou margem de contribuio: Aps levantar os custos fixos e variveis e estimar o preo unitrio, possvel calcular a margem de contribuio total para cada alternativa. Clculo do ponto de equilbrio: Fazer o levantamento do ponto de equilbrio de cada uma das possveis localizaes importante para ser confrontado com a expectativa de demanda e produo.

Aps analisarmos todas as possibilidades pontos fracos e pontos fortes dos possveis locais que escolhemos, podemos fazer a escolha do local adequado a seu tipo de mercador sem maiores chances de erro.

PROGRAMA SEIS SIGMAS

O programa SEIS SIGMAS, visa incrementar a qualidade por meio da melhoria contnua dos processos envolvidos na produo de um bem ou servio, considerando todos os

aspectos importantes de um negcio. Objetivo do Seis Sigmas conseguir a excelncia na competitividade pelo aprimoramento contnuo dos processos. Ele tem como diferencial promover uma mudana na cultura da empresa. Aps a implantao a organizao modificada seu posicionamento em relao aos problemas e a forma de identifica-los e resolv-los. Seis Sigma basicamente um dos elementos do processo do processo do gerenciamento pela qualidade Total, TQM. A utilizao do Seis Sigma um forma muita mais quantitativa de medir os esforos de qualidade e efetivamente comunicar o progresso para clientes, funcionrios, fornecedores e acionista. O diferencial do Seis Sigma que ele promove uma mudana na cultura da empresa. Aps a implantao a organizao modifica seu posicionamento em relao aos problemas e a forma de identific-los e resolv-los.

Segundo Aguiar (2002), as principais mudanas obtidas com a implantao do Seis Sigmas so: * A atuao da empresa fica voltada principalmente para o atendimento das necessidades dos clientes; * Todo projeto ou meta a ser desenvolvido deve trazer um retorno monetrio, mesmo que mnimo; * Todos os funcionrios devem buscar o aperfeioamento na conduo de seu trabalho, alm de procurar eliminar operaes que no agregam valor ao produto final; * Os problemas da empresa so considerados problemas de todos os seus funcionrios; * A forma de conduo da soluo de um problema padronizada em todos os setores da empresa

O programa Seis Sigma foi desenvolvido pela Motorola, na dcada de oitenta com o objetivo de reduzir falhas em seus produtos eletrnicos manufaturados. O desafio do programa foi desempenho livre de defeitos, tinha como objetivo o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a reduo de sucata.

FATORES DETERMINANTES DO PROGRAMA

Os elementos-chave que suportam o programa Seis Sigma e asseguram uma adequada aplicao de Identificao dos elementos crticos para a qualidade (CTQ), relacionados com os clientes externos e internos, pois um elemento do produto ou processo considerado crtico quando seu impacto sobre os requisitos do cliente, o desempenho, a qualidade e a confiabilidade so relevantes; Avaliao dos erros de processos por meio de realizao da anlise dos modos e efeitos das falhas. *Identificao das variveis crticos, por meio da utilizao de projetos de Experimentos. *Realizao de benchmarking permanente e estabelecimento sem ambiguidades dos objetivos a serem alcanados. *Foro Guenuno sobre o cliente. *Gerenciamento dirigido sobre o cliente. *Foco em processo de gesto e melhoria. *Gesto proativa que o exerccio do gerenciamento dinmico. *Colaborao e compartilhamento. *Busca da perfeio e tolerncia ao fracasso.

Concluso:

Este trabalho buscou enfatizar a eficcia no planejamento das localizaes instalaes produtiva, buscando minimizar erros que causam grandes prejuzos, enfatizando os fatores

determinantes na deciso da localizao das instalaes produtivas. Conclui-se que a escolha das instalaes produtivas est diretamente ligada ao sucesso da organizao, por isso antes da escolha deve ser feito um projeto, levando em considerao os principais fatores de risco. Enfatizou tambm os benefcios da implantao do Programa Seis Sigma em uma organizao, mostrando os principais benefcios da implantao deste sistema, que est ligada a grandes empresas.

You might also like