You are on page 1of 7

Universidade Federal Fluminense PsGraduao em Controladoria e Finanas Disciplina: Anlise de Investimentos Prof.

: Osiris Marques

Maro/2013

Exerccios: Lista 4

Questo 1. A Fitch Industries est tentando escolher o melhor de dois projetos mutuamente exclusivos que apresentam risco igual, M e N. Os fluxos de caixa relevantes de cada projeto so apresentados na tabela a seguir. O custo de capital da empresa de 14%.

a. Calcule o perodo de payback de cada projeto.

b. Calcule o valor presente lquido (VPL) de cada projeto.

c. Calcule a taxa interna de retorno (TIR) de cada projeto.

d. Resuma as preferncias ditadas pelas medidas calculadas, indique que projeto voc recomendaria e explique o por qu.

e. Elabore o perfil do VPL dos projetos para taxas de 1%, 5%, 10%, TIRM e TIRN, e aponte em que circunstncia poderia ocorrer um conflito.

Questo 2
&RQVLGHUH

Questo 3 Sabendo que os investimentos a seguir so mutuamente exclusivos, faa uma comparao entre eles pela Taxa Interna de Retorno, supondo que a TMA de 6,5% a.a. Qual investimento
prefervel?

Questo 4 Calcule a TIR e a MTIR a partir do fluxo de caixa fornecido para o projeto, considerando a taxa de reinvestimento igual a 10% a.a.

Questo 5 A Norwich Tool, uma grande empresa industrial, est analisando a possibilidade de substituir um de seus tornos por um de dois novos equipamentos: torno A e torno B. O torno A um equipamento altamente automatizado, com controle computadorizado; o torno B um equipamento menos caro e que usa tecnologia convencional. Para analisar as alternativas, Jackson do Pandeiro, um analista financeiro dos bons, preparou estimativas do investimento inicial e das entradas incrementais (relevantes) de caixa, associadas a cada um dos tornos. Elas so apresentadas na tabela a seguir.

Jackson planeja analisar os dois tornos em um perodo de cinco anos. No final desse perodo, os tornos seriam vendidos, o que explica o fato de os fluxos de caixa do quinto ano serem to elevados. Jackson acredita que os dois tornos so investimentos com o mesmo risco e que a aceitao de qualquer um deles no afetar o risco geral da empresa. Portanto, decide aplicar o custo de capital da empresa, 13%, ao analisar as duas alternativas. A Norwich Tool exige que todos os projetos tenham um perodo mximo de payback de quatro anos.. Responda ao que se pede: a. Use o perodo de payback para avaliar a convenincia e fazer a classificao relativa de cada investimento.

b. Supondo riscos iguais, use as seguintes tcnicas sofisticadas de oramento de capital para avaliar a convenincia e fazer a classificao relativa de cada torno: (1) VPL

(2) TIR

(3) MTIR

c.

Sintetize as preferncias indicadas pelas tcnicas usadas nos itens a e b. Os projetos apresentam classificao conflitante?

d.

Calcule a TIR do investimento incremental entre o torno A e B, e determine a partir de que TMA vale a pena investir em A ou em B.

e. Use os resultados dos itens a a d para indicar qual dos tornos seria prefervel, justificando as suas recomendaes.

You might also like