You are on page 1of 17

A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

The Society of Jesus and the formation of the Catholic elites in southern Brazil Lorena Madruga Monteiro*
Resumo Este trabalho analisa as relaes entre a Igreja Catlica e a formao das elites brasileiras no sculo XX. De modo especfico, este trabalho dedicou-se a analisar as elites catlicas militantes forjadas atravs dos instrumentos da Ordem dos Jesutas. Argumenta-se, nesta pesquisa, atravs de fontes variadas, que nos contextos em que os instrumentos de restaurao catlica dos jesutas foram hegemnicos, como no sul do Brasil, a restaurao catlica foi exitosa uma vez que garantiu a manuteno e a reproduo do pensamento catlico conservador. Palavras-chave: Restaurao catlica; elites; Companhia de Jesus. Abstract This article analyzes the relations between the Catholic Church and the formation of the Brazilian elites during the twentieth century. Specifically, this study aimed to analyze the militant Catholic elites forged through the instruments of the Jesuit Order. It is argued in this research, based on varied sources, that where the Jesuit instruments for Catholic restoration were hegemonic, as in southern Brazil, the Catholic restoration was successful, since it ensured the maintenance and reproduction of conservative Catholic thought. Keywords: Catholic restoration; elites; Society of Jesus.

Introduo Este trabalho fruto de uma pesquisa que analisa as relaes constitudas entre a Igreja Catlica e a formao das elites brasileiras no sculo XX. Especificadamente, o trabalho dedica-se a analisar as elites catlicas militantes forjadas atravs dos instrumentos da Companhia de Jesus. Este recorte especfico justifica-se, porque os jesutas tornaram-se, no pas, os maiores promotores do catolicismo romanizado, utilizando para isso o valioso instrumento das Congregaes Marianas (Azzi, 2008, p. 97). Estes instrumentos de formao do laicato catlico, ainda que tenham sido implantados desde o incio do sculo XX, foram pouco analisados nos estudos sobre a restaurao catlica no Brasil.

Mestre e doutoranda em Cincia Poltica pela UFRGS. E-mail: <lorena.madruga@gmail.com>.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

137

Embora recentemente o papel dos ginsios catlicos em especial aqueles administrados pela Companhia de Jesus na formao das elites tenha despertado certo interesse acadmico, por muito tempo o quadro foi de uma total escassez de estudos sobre o papel dos jesutas na formao dos quadros dirigentes. Feita essa ponderao, argumenta-se, nesta pesquisa, atravs de fontes variadas, que nos contextos em que os instrumentos de restaurao catlica da Companhia de Jesus foram hegemnicos, como no sul do Brasil, a romanizao do catolicismo foi exitosa, uma vez que garantiu a manuteno e a reproduo do pensamento catlico conservador. Este artigo divide-se em duas partes. Num primeiro momento, de modo geral, reflete-se sobre o significado do catolicismo romanizado e sobre como o processo de restaurao catlica foi conduzido no Brasil. Aps, na segunda parte, analisam-se as condies que permitiram o surgimento e a manuteno do pensamento catlico conservador no Rio Grande do Sul. Tais condies referemse ao papel estratgico das instituies escolares da Companhia de Jesus no desenvolvimento da restaurao catlica no sul do Brasil.

A romanizao do catolicismo e a restaurao catlica no Brasil Em torno dos processos instaurados com a romanizao e reorganizao institucional da Igreja situa-se a maioria dos estudos independentemente da rea disciplinar a qual se filiam sobre a restaurao catlica no Brasil. Dentre as anlises mais especficas dessa problemtica destacam-se as dedicadas ao exame do recrutamento, da formao e da atuao dos quadros eclesisticos (Miceli, 1988; Seidl, 2003; Serbin; 1992; 2008); as que analisaram a relao das Dioceses com as oligarquias regionais, com destaque para a atuao de certos bispos reformadores (Isaa, 1998; Bencosta, 1999), e, mais recentemente, aquelas centradas nos ginsios catlicos e na escolarizao das elites (Dalabrida, 2001; Leonardi, 2004; Manoel, 1996). A romanizao do catolicismo refere-se reorganizao institucional da Igreja baseada nas determinaes da Cria Romana. Surgiu como um desdobramento da orientao poltica ultramontana da Igreja. Reflete, portanto, um esforo de adaptao e reao da Igreja aos novos desafios advindos da ascenso dos ideais iluministas, contidos no liberalismo, no racionalismo e no

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

138

socialismo, os quais questionavam e combatiam sua influncia ideolgica em vrias esferas sociais. Frente a essa situao, Pio IX denunciou os erros modernos nas encclicas Qui Pluribus, Quanta Cura e Syllabus, e a Igreja optou por reforar a doutrina tradicional catlica e decretar a infalibilidade papal. Deste modo, a partir do Conclio do Vaticano I (1869-1870), reafirmaram-se os princpios disciplinadores da doutrina catlica tridentina baseados na Igreja universal. Noutro aspecto, a Igreja Catlica reagiu aps sua separao do Estado com o fim do regime de Cristandade contra a laicizao do mundo social, dos servios pblicos. Nesta direo, as solues adotadas variaram desde o conflito direto com os regimes republicanos at certa adaptao nova situao. Este ltimo aspecto que interessa Igreja no Brasil conhecido como autocompreenso da Igreja, a qual, aps sua separao do Estado, buscou gestar, unificar e expandir sua estrutura eclesistica. Este processo no Brasil traduziu-se, a partir da instaurao da Repblica e do fim do regime de Padroado entre Igreja e Estado, numa modernizao conservadora das instituies religiosas. Assim, por um lado, a Igreja liberou-se da sua oficialidade perante o Estado e teve liberdade para formar e nomear seu prprio clero seguindo as diretrizes de Roma; e por outro, defrontou-se com a liberdade religiosa promulgada pela Constituio republicana. Deste modo, frente perda do seu monoplio religioso, a Igreja estrategicamente optou pela sua construo institucional e por sua expanso territorial, com a organizao de novas Dioceses que investiram na formao e na reproduo de quadros eclesisticos e na formao da elite poltica, atravs da implantao de escolas catlicas (Miceli, 1988). Deste modo, cada vez mais a Igreja afastou-se do catolicismo popular e direcionou-se ao Estado, atravs da formao das elites. Esta direo se deu pela prpria avaliao negativa do episcopado brasileiro sobre as prticas religiosas do catolicismo tradicional durante o perodo imperial. Tais crticas dos Bispos reformadores como Dom Antnio Ferreira Vioso, de Mariana; Dom Antnio Joaquim de Melo, de So Paulo; Dom Antnio de Macedo Costa, do Par; e Dom Vital de Oliveira, de Olinda e Recife referiam-se ao despreparo do clero luso e a sua dependncia das determinaes do gabinete imperial, precarizao dos seminrios existentes, falta de disciplinamento na devoo popular e ignorncia em matria religiosa.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

139

Portanto, a atuao da Igreja Catlica foi normatizada atravs de: 1) reestruturao do corpo eclesistico atravs da importao de ordens religiosas europeias; 2) expanso territorial do controle eclesistico com a multiplicao de Dioceses e Arquidioceses; 3) a criao de Seminrios e educandrios catlicos; 4) o disciplinamento da devoo, da f dos fieis por meio do papel central do sacerdote no controle das Irmandades leigas. Assim sendo, tal modernizao abrangeu, com base num discurso unificado da Igreja pastorais, documentos, orientaes litrgicas, decretos institucionais sua organizao interna e o disciplinamento dos clrigos, do laicato e da devoo dos fieis. A romanizao foi conduzida, sobretudo, pelas ordens religiosas europeias que assumiram a formao dos prelados nos novos Seminrios, especialmente a Ordem dos Jesutas e a dos Vicentinos (no Brasil conhecidos como Lazaristas). Conforme Miceli (1988), os seminrios atuaram como colgios particulares, centros de atrao e fomentadores de vocaes religiosas, tanto para indivduos advindos da aristocracia imperial, quanto para aqueles ligados ao patriciado rural decadente ou de origem social mais humilde que almejavam usufruir da carreira eclesistica para reconverso social alm daqueles da extrao mais baixa que buscavam a estrutura da Igreja a fim de adquirir formao escolar e, deste modo, ascender socialmente. Esse processo de clericalizao da Igreja ou reproduo social do clero no Brasil teve como um de seus efeitos a restaurao do espao social da Igreja aps sua separao do Estado. Alm disso, o processo de europeizao da Igreja, atravs das constantes vindas de ordens religiosas do velho mundo, tornou o catolicismo brasileiro mais erudito e, portanto, mais atrativo para os intelectuais e os setores mdios urbanos (Serbin, 2008, p. 82). Deste modo, nesse perodo, alm dos seminrios, as ordens religiosas de vrias procedncias da Europa deixaram marcas profundas na formao escolar das elites e tiveram um papel expressivo na expanso do sistema de ensino catlico. Dentre tais Ordens religiosas destacaram-se alm da Congregao das Irms de Chamberry da Frana na educao feminina paulista na difuso do ensino catlico: Os lazaristas, os jesutas e os beneditinos, sobretudo, no atendimento aos filhos da antiga aristocracia, bem como os salesianos e os irmos maristas, cujos colgios ofereciam instruo aos jovens pertencentes classe burguesa em afirmao (Azzi, 2008, p. 19).

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

140

Em torno da escolarizao das elites nos educandrios catlicos durante o perodo republicano se situam os trabalhos de Ivan Aparecido Manoel (1996), de Norbert Dallabrida (2001) e o de Paula Leonardi (2004), dentre outros. De modo geral, tais anlises, tanto em relao educao feminina quanto masculina, destacam a formao escolar recebida nesses estabelecimentos pelas elites regionais como marca de distino social. Como ratifica Riolando Azzi (2008, p. 19):
Os estabelecimentos educativos, dirigidos pelos religiosos, transformaram-se em espaos privilegiados oferecidos juventude, na transio da vida rural para a sociedade urbana. A instruo e a educao deviam servir no s como marca registrada das classes abastadas, mas, ao mesmo tempo, como sinal distintivo desse segmento populacional, estabelecendo-se pouco a pouco uma separao no s material, mas tambm cultural, em relao s camadas populares de camponeses e operrios (Azzi, 2008, p. 19).

Portanto, a Igreja ao controlar o sistema de ensino, atravs das Ordens religiosas europeias, pode, ao menos, controlar a difuso das ideias, uma vez que o controle educacional lhe dava a oportunidade de, ao menos, depurar a matria de ensino, evitando, o quanto possvel, a divulgao de ideias contrrias s suas teses e dogmas (Manoel, 2008, p. 51). Alm disso, o domnio do sistema escolar aproximou a Igreja do ideal de recristianizar a sociedade pela educao escolarizada. Estas estratgias de romanizao formao do clero, escolarizao das elites, expanso territorial da Igreja atravs das Ordens religiosas estrangeiras avanaram e tiveram relevncia nas dinmicas sociais dos estados de Minas Gerais, de So Paulo, de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul (Serbin, 2008). Dentre esses estados da federao brasileira, tais estratgias tiveram no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina um terreno frtil, especialmente pelo fato da Igreja ter se associado aos grupos de imigrao alem e italiana. Como se desenvolve abaixo.

Restaurao da Igreja e a formao escolar e religiosa das elites catlicas no Sul do Brasil Dentro do processo de autocompreenso da Igreja, os movimentos de leigos passaram a ser mais dependentes dos lderes eclesisticos e dos padres das

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

141

ordens religiosas. Neste sentido, as lideranas eclesisticas tiveram um papel fundamental, tanto nos movimentos de devoo quanto na Ao Catlica instituda na dcada de 1930. Se antes, no catolicismo popular, as irmandades religiosas e as confrarias agiam de forma autnoma hierarquia catlica atravs do culto livre dos santos, das romarias, das procisses irradiadas a partir de suas capelas, casas e santurios com a romanizao do catolicismo, a Igreja defendeu a ortodoxia, a autoridade clerical e o fim da autonomia leiga (Serbin, 2008, p. 81). Esta estrutura comeou a ser implantada no Rio Grande do Sul com a nomeao, em 1860, de Dom Sebastio Laranjeiras, bispo reformador, para a Diocese do Estado. Nesse primeiro momento, o Bispo teve de lidar, alm da reao dos governantes provinciais de orientao positivista1, com um clero despreparado, alm de comprometido com os chefes polticos locais, para a irradiao do projeto romanizado. No entanto, a partir de 1890, com o episcopado de Dom Jos Ponce de Leo, bispo reformador ligado aos lazaristas, o projeto de restaurao catlica avanou e comeou a produzir resultados. O avano do projeto de restaurao catlica deve-se a certas

circunstncias.

A principal delas relaciona-se com a presena dos imigrantes

alemes, italianos e poloneses no Estado do Rio Grande do Sul, e em menor grau no de Santa Catarina, o que, de certo modo, motivou as Ordens religiosas dos pases desses imigrantes a assistirem seus imigrados. Junta-se a esse fato a vinda das congregaes religiosas impossibilitadas de trabalhar em seus pases de origem, a exemplo da expulso dos jesutas da Alemanha pela Kulturkampf de Bismarck, ou a perda dos Estados Pontifcios na Itlia (Rambo, 2002). Destacouse, neste sentido, a estratgia de Dom Cludio Jos Gonalves Ponce de Leo, desde os primrdios da Repblica, de atrair padres catlicos, de vrias ordens e congregaes religiosas, as quais no podiam mais atuar em seus pases de origem. Portanto, esta configurao constituiu a base logstica da restaurao catlica no sul do Brasil, como ilustra Arthur Rambo (2002, p. 292):
Imigrantes sados de uma Igreja restaurada na Europa, religiosos e clero inteiramente comprometidos com o projeto de Igreja definido no Conclio de Trento, reafirmado pelo Conclio do Vaticano I e divulgado pelos documentos pontifcios de Pio IX, Leo XIII, Pio X, Bento XV, Pio XI, e no incio do pontificado de Pio XII, sempre sob a autoridade inconteste do Sumo Pontifcio, formava a base slida para que o projeto alcanasse o xito necessrio.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

142

Entre as prticas implantadas pelo catolicismo romanizado no sul do Brasil, seja na esfera educacional as escolas paroquiais e o ensino secundrio seja na esfera devocional devoo ao Menino Jesus, devoo ao Corao de Jesus, Apostolado da Orao, Associaes das filhas de Maria, Congregaes Marianas, dentre outras destacou-se a atuao dos jesutas de lngua alem, atravs da formao das elites catlicas nos seus educandrios e na implementao de um catolicismo militante atravs das Congregaes Marianas.

O monoplio dos educandrios dos Jesutas na formao das elites do sul do Brasil Os jesutas da provncia germnica da Companhia de Jesus do Colgio Nossa Senhora da Conceio de So Leopoldo buscaram formar as elites sociais e polticas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina instalando instituies nas principais cidades da poca, ou seja, Rio Grande, Pelotas, Florianpolis com o Ginsio Catarinense, e, principalmente, Porto Alegre, com o Ginsio Anchieta. Se, inicialmente, o Ginsio Nossa Senhora da Conceio de So Leopoldo destinava-se, dentro do projeto de restaurao catlica, a formar os filhos dos colonos para o magistrio ou sacerdcio, a partir de 1878, com o sucesso dos seus alunos nos exames pblicos, passou a ser a instituio favorita das elites riograndenses e catarinenses, alm de outras regies do Brasil. Situao que se intensificou com a equiparao, em 1900, ao Colgio Dom Pedro II, sendo a primeira instituio escolar do Rio Grande do Sul a conseguir tal feito. Essa mudana de perspectiva ilustrada na reduo dos seus egressos que seguem a carreira religiosa, magistrio e/ou o Sacerdcio, conforme quadro abaixo:

Quadro I: Carreiras dos egressos do Ginsio Nossa Senhora da Conceio Carreiras Professores Sacerdotes Religiosos 1870-1979 11 2 4 1880-1889 2 3 2 1890-1899 1 3 2 Total 14 8 8

Fonte: Elaborado a partir de Lutterbeck (1977).

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

143

At 1900 as matrculas do Ginsio Conceio foram incrementadas e, no final da dcada do sculo XIX, mais de 80% dos seus alunos adivinham de famlias lusas, deslocando o objetivo inicial da formao escolar dos filhos de imigrantes alemes para atender as elites estaduais concentradas na capital do Estado. Conforme quadro abaixo:

Quadro II: Matrculas do Ginsio Nossa Senhora da Conceio Ano 1880 1881 1882 1883 1884 1885 1886 1887 1888 1889 1890 Matriculas 65 85 112 117 121 166 223 213 214 223 223

Fonte: Elaborado a partir de Lutterbeck (1977) e Schupp (2004).

Portanto, esses empreendimentos educacionais no Brasil, e no Rio Grande do Sul em particular, s se concretizaram porque os jesutas foram expulsos da Alemanha, pela Kulturkampf de Bismarck, em 1872. Desse modo, vieram religiosos de formao escolstica para o sul do Brasil e criaram estabelecimentos fieis aos princpios do mtodo pedaggico Ratio Studiorum2 aplicado nos ginsios alemes. Mesmo assim, num primeiro momento, a escola enfrentou o antijesutismo do perodo; mas, a partir de 1878, o colgio firmou-se com o sucesso de seus alunos nos exames pblicos, em Porto Alegre, chamados de parcelados. At o Ginsio Conceio virar Seminrio, em 1913, e os jesutas se dirigirem para a formao das elites estaduais concentradas na capital do Estado, no Ginsio Anchieta, os governos republicanos foram benficos influncia jesutica no

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

144

espao social riograndense, seja atravs da iseno de impostos para o Colgio, ou na atrao de demais misses jesutas ao Estado (Leite, 2004). Em 1913 o Ginsio Conceio tornou-se Seminrio para os candidatos ao sacerdcio, e o projeto de formao de elites dos jesutas foi concretizado no Ginsio Anchieta, em Porto Alegre, e no Ginsio Catarinense, em Florianpolis. Porm, nesse perodo, os jesutas tambm investiram seus esforos na fundao de suas instituies escolares nas cidades do Rio Grande do Sul mais importantes na poca, como Pelotas e Rio Grande. O Colgio So Luiz Gonzaga foi a primeira escola com ensino primrio e secundrio de Pelotas. Foi fundado, em 1894, pelos padres Anselmo de Souza S.J e Gustavo Locher S.J. Embora as atividades dos jesutas tivessem pouca receptividade na regio da campanha devido forte presena da maonaria e do esprito anticlerical (Amaral, 2006, p. 1), at 1926, ano em que os jesutas se retiram do colgio que passou a ser controlado pelos Lassalistas, o colgio teve certa representatividade, como demonstra o quadro abaixo da evoluo de suas matrculas:

Quadro III: Evoluo das matrculas Ano 1895 1900 1910 1920 1925 Matriculas 62 296 349 395 508

Fonte: Elaborado a partir de Amaral, Giane (2006).

Como decorrncia da Primeira Guerra Mundial, a vinda de novos elementos religiosos para a regio foi impedida por determinao do Superior da Provncia da Alemanha. Assim, os padres jesutas do Colgio Gonzaga encaminharam para a direo do Seminrio Diocesano de Santa Maria, com o objetivo de formar os novos quadros eclesisticos, religiosos, para suprir a demanda, dada proliferao, alm das escolas, de Dioceses e Arquidioceses no Brasil.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

145

J em Rio Grande a influncia foi menor, uma vez que os jesutas no chegaram a estruturar o colgio Stela Maris (depois Sagrado Corao de Jesus). Embora esse educandrio tenha sido fundado em 1899, diante da pouca aceitao social, inclusive tendo seu prdio depredado pela Unio Operria, sua direo foi transferida para os irmos maristas, em 1913, e os jesutas retornaram ao Colgio Catarinense de Florianpolis. A administrao do Ginsio Pblico Catarinense foi entregue para os jesutas em 1905, e suas atividades iniciaram-se em 1906. Sua fundao foi marcada, de um lado, pelo fracasso das instituies anteriores e do prprio colgio pblico em equipararem-se ao Colgio Dom Pedro II do Rio de Janeiro, e por outro, pelo fato de boa parte da elite poltica catarinense ter estudado no Ginsio Conceio de So Leopoldo. Desse modo, por iniciativa do governador Vidal Ramos (1902-1905), antigo egresso do Ginsio Conceio, o colgio catarinense passou para a iniciativa privada a Companhia de Jesus mas recebendo subsdios do poder pblico. Norberto Dallabrida, em seu estudo sobre o Colgio Catarinense, descreve o impacto da sua fundao:
Em nvel estadual o Ginsio Santa Catarina respondeu ao desejo de distino social das elites burguesas, que procuravam se diferenciar do restante da populao tambm por meio de smbolos, entre os quais a escola de nvel secundrio de seus filhos que daria acesso seguro aos cursos superiores (Dallabrida, 2001, p. 52).

No primeiro ano sob a direo dos jesutas alemes, o Ginsio Catarinense foi equiparado ao Ginsio Dom Pedro II, e a partir desse momento a formao escolar baseada no mtodo pedaggico dos jesutas foi cada vez mais procurada e valorizada pelas elites catarinenses, conforme demonstra o quadro abaixo:

Quadro IV: Evoluo das matrculas do Ginsio Catarinense Ano 1906 56 1910 75 1915 75 1920 92 Alunos Internos Externos 120 150 166 238 9 16 16 15 Professores Jesutas Leigos 1 2 2 4

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

146

1925 125 1930 125 1935 71

194 245 336

14 17 13

4 5 6

Fonte: Elaborado a partir de Lutterbeck (1977).

O aspecto central analisado por Dallabrida (2001, p. 20) no seu estudo sobre o Colgio Catarinense durante a primeira Repblica foi o papel desse Ginsio como produtor de sujeitos dentro do processo de afirmao da sociedade capitalista e disciplinar, atravs das suas prticas escolares. Ao desvendar a caixa preta dessa instituio escolar, Dallabrida (2001) exps o modo de produo e reproduo escolar do mtodo jesutico baseado na distribuio do tempo, no controle do espao, no incitamento diretivo ao trabalho escolar, na emulao, na adoo de prmios e castigos e no sistema de avaliao. Esse modo de produo escolar foi tambm transportado para o Ginsio Anchieta de Porto Alegre. O Ginsio Anchieta, desde 1890, funcionava como o Colgio dos Padres, criado pelo Pe. Trappe J.S, um rgo complementar da Igreja So Jos, e externato do Ginsio Conceio. Apenas em 1908 tornou-se independente quando chegou matrcula de 418 alunos e conseguiu a equiparao, pelo governo federal, excelncia acadmica do Ginsio Nacional Pedro II. Conforme demonstra quadro abaixo da evoluo de matrculas:

Quadro V: Evoluo das matrculas Ginsio Anchieta Ano 1903 1905 1910 1915 1920 1925 1930 1935 Alunos Diurnos 144 254 457 412 499 593 940 945 181 405 13 14 20 17 11 10 9 18 Noturnos Professores Jesutas Leigos

Fonte: Elaborado a partir de Lutterbeck (1977).

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

147

O que caracterizou o Colgio Anchieta como uma escola de elite e destinada para a formao de quadros dirigentes, assim como ocorreu com o Colgio Catarinense, foi o tipo de socializao escolar que os alunos apreenderam, baseada no incentivo competio, na disciplina e na formao intelectual internacionalizada (Trindade, 1982). O depoimento do Pe. Joo Evangelista Rick S.J, que foi professor do Ginsio Nossa Senhora da Conceio, ilustrativo de como o plano de estudos da Companhia de Jesus efetivou-se nos ginsios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina:
No tempo que lecionei matemtica e histria natural no Ginsio Nossa Senhora da Conceio a instituio estava equiparada aos ginsios do Estado, significa que os egressos podiam freqentar universidades. O currculo durava seis anos e estava abarrotado com um monstruoso contedo didtico. S para as lnguas: Portugus, latim, grego, francs, ingls e alemo, exigia-se mais contedo do que nos ginsios alemes em oito anos. A atividade como um todo era insalubre corporal e espiritualmente em todos os sentidos. Encontrei os alunos no seu conjunto aplicados e tambm inteligentes, alguns at prematuros. Obviamente no era possvel atingir profundidade. Excetuando as revolues que faziam parte da vida sul-americana e que repercutiam intermitente no andamento do internato, o comportamento dos alunos era to bom como nos ginsios alemes. A disciplina germnica agradava aos pais, com certeza nem sempre aos alunos (Rick, 2004, p. 187).

Portanto, a cultura escolar imposta no Colgio Catarinense, e tambm no Anchieta, procurava reproduzir sujeitos regulados, empreendedores e refinados, do sexo masculino, particularmente aqueles que se preparavam para integrar a elite dirigente (Dallabrida, 2006, p. 9). Alm disso, o colgio Anchieta e, de certo modo, o Catarinense, apresentaram especificidades em relao aos educandrios das outras ordens religiosas. Trata-se da formao de um laicato leigo catlico que foi tributria da ao educacional dos padres Jesutas. Deste modo, O colgio Anchieta formou toda uma gerao de leigos profundamente comprometida com os postulados catlicos (Isaia, 1998, p. 115). Portanto, esse foi o papel das Congregaes Marianas originadas nos educandrios dos jesutas.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

148

O Colgio Anchieta e a formao religiosa das elites: As Congregaes Marianas Nas dinmicas sociais regionais, nas quais os jesutas atravs dos seus educandrios e das suas Congregaes Marianas tiveram um papel relevante na reforma institucional da Igreja (Romanizao) e na restaurao catlica aps a desvinculao da Igreja da estrutura do Estado, o movimento catlico militante teve uma configurao distinta. Este foi o caso do sul do Brasil, especialmente o Estado do Rio Grande do Sul, no qual a atuao dos jesutas alemes do Ginsio Anchieta teve um papel hegemnico na formao religiosa das elites urbanas. Em seu estudo pioneiro sobre a gerao catlica do Rio Grande do Sul, Fernando Trindade (1982) destacou, por exemplo, o nvel da formao intelectual recebida, incentivando, inclusive, a competio escolar e o autodidatismo dos alunos. O efeito disto marcou as posies do grupo catlico nas vrias esferas em que atuaram atravs da reproduo de um pensamento cultural conservador, uma vez que tratava-se de manter, apesar das atualizaes, uma estrutura bsica educacional (Trindade, 1982, p. 41). Como argumenta abaixo:
Na gerao catlica deu-se um fenmeno interessante em razo dessa prematura educao europia; como no precisavam sair de nosso meio para uma educao mais aprimorada, as lacunas culturais que progressivamente apareciam, eram supridas pelo autodidatismo. Isto supunha inegavelmente uma educao bsica bem estruturada e suficientemente larga que poderia sustentar outros conhecimentos correlatos. O autodidatismo provocou tambm uma cultura regional que no se aculturou totalmente mas que, por outro lado, se satisfez com sua educao bsica, retardando j na dcada de 1940 um desenvolvimento pedaggico mais avanado como o que se produziu em So Paulo no mesmo perodo, O efeito desse autodidatismo foi o aparecimento de um pensamento cultural conservador (Trindade; 1982, p. 41).

Portanto, pode-se situar a atuao intelectual desse grupo

os

congregados marianos numa diversidade de esferas sociais, como a poltica, a religiosa e especialmente a universitria. Tal atuao deve-se sociabilidade catlica adquirida nas atividades das Congregaes Marianas. Neste sentido, Arthur Csar Isaa (1998) destacou o papel das Congregaes Marianas enquanto instrumentos de restaurao catlica dos jesutas e como marca de distino desse grupo, pois para enfrentar o avano da laicizao cultu ral entre as elites, os jesutas do Colgio Anchieta intensificaram um programa educacional que, ultrapassando o terreno escolar propriamente dito, fosse capaz de oferecer uma

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

149

alternativa de vida embasada em parmetros diversos do ethos mental da camada tradicionalmente dominante no Estado (Isaa, 1998, p. 117). Com esta orientao:
A formao recebida no Ginsio Anchieta deveria ultrapassar os anos que os jovens freqentavam o seu internato ou externato. Para evitar que os alunos egressos do Ginsio sofressem a influncia de ms companhias ou no perseverassem nas suas obrigaes religiosas e nos valores a eles transmitidos, os Jesutas cercavam de cuidados a seus alunos. No s oferecia-se aos acadmicos cursos de atualizao cultural, onde se procurava mostrar a fragilidade do pensamento divorciada do magistrio catlico, como continuava-se a reuni-los periodicamente nas reunies da Congregao Mariana, bem como concentr-los em republicas diretamente ligadas aos padres (Isaia, 1998, p. 118).

Esta elite catlica, fomentada pelos jesutas, fez parte de Congregaes Marianas desde o ginsio, atravs da Congregao Mariana Nossa Senhora da Glria. Esta Congregao, fundada em 1909, representou uma primeira etapa na formao desses grupos que foi continuada no decorrer de suas vidas atravs daquelas destinadas aos acadmicos (Mater Salvatoris) e depois aos formados (Auxilium Christianorum). Assim sendo, na Congregao Mariana:
(...) se reduplicava e se aprofundava as metas do colgio Anchieta: o intelecto e a disciplina. Acrescentava-se mais uma: a dimenso espiritual que se centrava na prtica dos sacramentos como a confisso e a comunho. No fundo a dimenso espiritual propunha um processo de santificao. Como a escola no podia exigir a perfeio espiritual de todos, foi criada esta instituio de origem centenria, para desenvolver mais essa meta. Os jovens eram rigorosamente escolhidos por seus colegas marianos e apresentados ao diretor espiritual. Eles passavam por um perodo de provao, em que eram primeiro considerados aspirantes para depois passarem a condio de verdadeiro congregado. (...) Dentro de um esprito de combate, os congregados deviam proteger a Igreja contra seus inimigos. Isto acrescentou a sua misso espiritual um carter inquisicional que visava detectar inimigos (Trindade, 1982, p. 31).

Toma-se, desse modo, que as Congregaes Marianas originrias no Ginsio Anchieta e dirigidas pelos jesutas constituem o elemento fundamental para compreender a configurao do laicato intelectual catlico do Rio Grande do Sul. Elas representaram um espao de cooptao das elites sociais e econmicas para o projeto de restaurao catlica. Isto verificado na extenso que tal instituio adquiriu no perodo, uma vez que tambm agregou membros oriundos de outros educandrios catlicos, como os alunos maristas do Ginsio Nossa

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

150

Senhora do Rosrio, assim como posteriormente os congregados marianos tiveram um papel importante na converso para o catolicismo de membros que at ento eram ligados a matrizes ideolgicas laicas da sociedade riograndense. Portanto, estas informaes confirmam, mesmo que sumariamente, o papel central que o grupo das Congregaes Marianas teve na promoo do catolicismo do sul do pas e na reproduo do pensamento conservador.

Referncias bibliogrficas AMARAL, Giana Lange. Ginsio Pelotense e Gonzaga, apontamentos sobre o ensino secundrio laico e catlico no Rio Grande do Sul, nas primeiras dcadas do sculo XX. IV Congresso Brasileiro de Histria da Educao, 2006. AZZI, Riolando. A Igreja Catlica na formao da sociedade brasileira. So Paulo: Editora Santrio, Aparecida, 2008. . Presena da Igreja na sociedade brasileira e formao das Dioceses no perodo republicano. In: SOUZA, Luiz de. OTTO, Clarssia. (Orgs). Faces do catolicismo. Florianpolis: Insular, 2008. BENCOSTO, Marcus Levy. Igreja e poder em So Paulo, Dom Joo Batista Crrea Nery e a romanizao do catolicismo brasileiro (1908-1920). So Paulo, Tese (doutorado em Histria). USP, So Paulo, 1999. BOHNEN, Aloysio; ULLMANN, Reinholdo (Org): A atividade dos jesutas em So Leopoldo, 1944-1989. So Leopoldo: Editora Unisinos, 1989. BONI, Luis A. O catolicismo de imigrao, do triunfo crise. In: DACANAL, J. H. (Org.). RS: Imigrao & Colonizao. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980. CASALI, Alpio. Elite intelectual e restaurao da Igreja. Petrpolis: Vozes, 1995. CORADINI, Odaci. As misses de cultura e da poltica, confrontos e reconverses de elites culturais e polticas no Rio Grande do Sul (1920-1960). Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 32, 2003. COLUSSI, Eliane. Plantando ramas de accia, a maonaria gacha na segunda metade do sculo XIX. Tese (doutorado em Histria), PUCRS, Porto Alegre, 1998. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educao brasileira. So Paulo: Cortez, 1978. DALLABRIDA, Norberto. A fabricao escolar das elites, o Ginsio Catarinense na Primeira Repblica. 1 ed. Florianpolis: Cidade Futura, 2001 ISAIA, Arthur Csar. Catolicismo e autoritarismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. LEITE, Luiz Oswaldo. A dcada Anchietana. In: TRINDADE, Hlgio; LEITE, Luiz Oswaldo (Orgs): Lenidas Xausa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. LEONARDI, Paula. Purssimo Corao, um colgio de elite em Rio Claro. Dissertao (mestrado em Educao),Unicamp, Campinas, 2002. LUTTERBECK, SJ, Pe. Jorge. Jesutas no Sul do Brasil. So Leopoldo: Instituto Anchietano de pesquisas. Publicaes avulsas, n 3, 1977.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

151

MAIA, Pe. Pedro Amrico. Histria das Congregaes Marianas no Brasil. So Paulo: Edies Loyola, 1992. MANOEL, Ivan Aparecido. A criao de parquias e Dioceses no Brasil no contexto das reformas ultramontanas e da Ao Catlica. In: SOUZA, Luiz de. OTTO, Clarssia. (Orgs). Faces do catolicismo. Florianpolis: Insular, 2008. . A Igreja e a educao feminina (1859-1910), uma fase do conservadorismo. So Paulo: EDUNESP, 1996. . O pndulo da Histria, tempo e eternidade no Pensamento Catlico (1800-1960). Maring: Eduem, 2004. MICELI, Srgio. A elite eclesistica brasileira (1890-1930). Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 1988. RAMBO, Arthur B. Restaurao catlica no sul do Brasil. Histria, questo e debates. Curitiba, N.36, Editora UFPR, 2002, p. 279-234. RICK, S.J, Pe. Joo Evangelista. Memrias especiais (Coletnea e traduo por Pe. Arthur Rabuske, SJ). In: RABUSKE, Arthur; RAMBO, Arthur Blsio. Pe. J. E. Rick, SJ: Cientista, Colonizador, Apstolo Social, Professor. So Leopoldo: Unisinos, 2004. SCHUPP, A. Misses dos Jesutas Alemes no Rio Grande do Sul. 1 Edio. So Leopoldo: Unisinos, 2004. SEIDL, Ernesto. A elite eclesistica no Rio Grande do Sul. Tese (doutorado em Cincia Poltica), UFRGS, Porto Alegre, 2003. SERBIN, Kenneth P. Dilogos na sombra. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. . Padres, celibato e conflito social, uma histria da Igreja catlica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. . Os Seminrios, crise, experincias e sntese. In: SANCHIS, Pierre. (Org). Catolicismo, modernidade e tradio. So Paulo: Loyola, 1992. SERPA, lio Cantalcio. Igreja e poder na primeira repblica. In: SOUZA, Luiz de; OTTO, Clarssia. (Orgs.). Faces do catolicismo. Florianpolis: Insular, 2008. TRINDADE, Fernando. A polmica entre rico Verssimo e o Pe. Leonardo Fritzen, SJ. Revista do IFCH, Porto Alegre, n. 11/12, 1984. . Uma contribuio histria da Faculdade de Filosofia da UFRGS. Revista do IFCH/UFRGS, Porto Alegre, n. 10, 1982.

Inicialmente, ainda no perodo imperial, durante a propaganda positivista e republicana no Rio Grande do Sul, houve certa oposio Igreja Catlica. Entretanto, esta situao modificou-se com a instalao da Repblica, dado que o artigo no qual o Estado absteve-se do monoplio da formao secundria da constituio de 1891 foi extremamente benfico Igreja Catlica, uma vez que se proliferavam escolas catlicas mantidas por diversas ordens religiosas, em especial aquelas coordenadas pela Companhia de Jesus. Alm disso, o projeto republicano do Partido Republicano Riograndense (PRR) teve pontos em comum com o da Igreja, como comenta Colussi (1998, p. 441): A consolidao da Repblica de modelo positivista, na sua origem materialista e calcada na id ia da ordem e do progresso, acabou por ser uma das responsveis pelo fortalecimento do catolicismo no RGS. Aparentemente era um contra-senso conciliar materialismo e progresso cientfico, concepes inerentes ao positivismo, com o esprito conservador do catolicismo, porm, o que tornou possvel um relacionamento entre a repblica positivista e o catolicismo gacho foram o conservadorismo e o autoritarismo presentes em ambos os projetos, o positivista e o catlico.
1

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

L. M. Monteiro - A Companhia de Jesus e a formao das elites catlicas no sul do Brasil

152

O mtodo pedaggico Ratio Studiorum, aprovado em 1599, foi inspirado nas Constituies de Igncio de Loyola, e no modus parisiensis. Este se refere ao modelo de ensino da Universidade de Paris, e dos colgios parisienses, nos quais os primeiros jesutas estudaram, inclusive Igncio de Loyola, fundador da Ordem, e que, de modo geral, reflete um modelo de ensino baseado na organizao e sistematizao dos estudos, distribuio dos alunos conforme sua capacidade e nvel de conhecimento, a separao de disciplinas e graduao para o ensino de matrias, estabelecimento de prazos e provas para aferir o conhecimento, e a emulao. Assim como o teatro e os atos pblicos. Depois da restaurao da Companhia pouco alterou-se em seu mtodo de estudos, e a inovao mais sentida foi a abolio dos castigos corporais. Sobre esse tema ver: GUILLERMOU, Alain. Los Jesutas. Oikos-tau, s.a- ediciones. Barcelona, 1970, e OMALLEY, Jonh W. Os primeiros jesutas. Editora Unisinos, So Leopoldo, RS; Edusc, Bauru, SP, 2004.
2

Recebido em 15/10/2010, revisado em 06/12/2010, aceito para publicao em 27/01/2011.

PLURA, Revista de Estudos de Religio, vol. 2, n 1, 2011, p. 136-152

You might also like