You are on page 1of 5

O livro ramos seis, uma jia da literatura brasileira, escrito por Maria Jos Dupre, conta a histria de uma

famlia de seis pessoas, retratando sempre a realidade do cotidiano de uma famlia da poca. A narrativa minunciosa e as emoes, angstias, alegrias e tristezas sentidas por Dona Lola so sempre visveis ao leitor em cada pgina do livro. O casal, formado por Dona Lola e Jlio, faz de tudo para dar uma boa vida aos quatro filhos: Isabel, Alfredo, Julinho e Carlos, cada qual com suas caractersticas. Dona Lola se dedicou exclusivamente ao marido e aos filhos, tentando educ-los da melhor maneira possvel. As dificuldades estreitam os laos entre eles. A histria contada pela tica de Dona Lola, e vai desde a infncia dos filhos at o momento em que cada um vai tomando os rumos que escolheram. O livro comea com Dona Lola, j idosa, voltando casa na qual morara com sua famlia e sentindo saudades de cada detalhe de sua vida de anos atrs. Dona Lola era uma tpica de senhora dona de casa, sempre submissa ao marido Jlio, fazia de tudo para agrad-lo e no aborrec-lo, inclusive ajudava nas despesas da famlia, fazendo roupas para vender. Amava demais os quatro filhos, e sempre sonhava com o futuro que eles teriam, se iriam se dar bem na vida e que carreira seguiriam. Carlos, o filho mais velho, do qual Lola se orgulhava muito, era um menino estudioso e extrovertido, que sonhava em ser mdico. J o segundo filho, Alfredo, no queria saber dos estudos, s andava com "ms companhias" e no era motivo de muito orgulho para a famlia.
A vida de Dona Lola narrada desde a infncia das crianas, quando o casal tinha a preocupao de pagar as prestaes da casa onde moravam, na

avenida Anglica, em So Paulo. Durante essa fase muitas coisas acontecem na vida de Lola, como enfermidades que assolam as crianas e o marido e a morte de sua me. A famlia morava o casal ficava sempre preocupado com a ideia de que a casa ainda no era deles e que poderiam perd-la caso no tivessem o dinheiro, por conta disso um nico pensamento sempre os rondava: "Trabalhar para pagar a casa." E como desesperador vendo tudo aquilo se desmanchar aos poucos, com o badalar do relgio na sala da Avenida Anglica. Os filhos se vo, e com eles, se vai a alegria de Dona Lola.

Lola comea a trabalhar para ajudar julio a pagar a casa o casal ficava sempre preocupado com a ideia de que a casa ainda no era deles e que poderiam perd-la caso no tivessem o dinheiro, por conta disso um nico pensamento sempre os rondava: "Trabalhar para pagar a casa." Aps o casamento de Olga, irm de Lola, Jlio elevado a gerente da loja e toda a familia fica muito orgulhosa. Lola era uma me muito dedicada e batalhadora, sempre buscava fazer o melhor para seus filhos, e queria que todos tivessem um brilhante futuro.

Carlos era um filho extrovertido, estudioso e inteligente, enquanto Alfredo, um menino forte e grande, no gostava de estudar e odiava o apelido "Fedo" dado por seu irmo Carlos. Num certo ano, todas as crianas e seu marido ficaram doentes, com gripe forte e logo em seguida Isabel ficou com pneumonia, esse foi um ano muito duro para a famlia. A me de lola fica muito doente e morre.

o casal ficava sempre preocupado com a ideia de que a casa ainda no era deles e que poderiam perd-la caso no tivessem o dinheiro, por conta disso um nico pensamento sempre os rondava: "Trabalhar para pagar a casa." A vida de Dona Lola narrada desde a infncia das crianas, quando o casal tinha a preocupao de pagar as prestaes da casa onde moravam, na avenida Anglica, em So Paulo. Durante essa fase muitas coisas acontecem na vida de Lola, como enfermidades que assolam as crianas e o marido e a morte de sua me. Conforme os anos passam, vo se modificando as coisas na vida de Dona Lola, com a morte de Jlio; o sumio de Alfredo pelo mundo; a unio de Isabel com Felcio, um homem separado; a ascenso de Julinho, que se casa com uma moa de famlia sria, rica e esnobe. passando pela chegada dos filhos fase adulta e de Dona Lola velhice.

O ttulo do romance vem da situao de Dona Lola ao fim da vida, sozinha numa casa de repouso. Eram seis, sua vida mudou e agora s resta ela. Tambm so expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, a tia Candoca; as irms Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emlia, irm de seu pai; e a filha dela Justina.

AT

Gente, esse um livro daqueles livros que no tem final feliz, mas que mesmo assim voc ama.

um livro simples, mas que trata de realidades da vida, eu tenho tanta pena da Dona Lola, pois ela a tpica Amlia, comportamento padro de uma senhora dona de casa da dcada de 40.

Atravs desse livro vemos como eram as relaes sociais e familiares naquela poca, por exemplo o ritual de mudana de cala curta para calas compridas que significava a passagem de menino deixava de ser criana e comeava a ser homem.

Eu no gosto do Sr. Jlio Lemos. Eu no o acho um bom pai e nem um bom marido. Ele muito rgido e intransigente, um tanto bruto, deixando transparecer raras vezes algum sentimento.

Carlos o meu preferido, um rapaz, calmo, inteligente, educado prestativo o oposto de Alfredo.

Julinho e Isabel me decepcionaram. Julinho ascende socialmente atravs do casamento, mas isso o separa da famlia, ele no usa sua nova condio financeira para ajudar a me. Isabel uniu-se a um homem separado o que naquela poca a tornava praticamente uma pria social. sem contar que era escandaloso, o companheiro de Isabel com o tempo se mostra um homem violento e no aceita as interferncia da sogra.

Lola, se encontra viva, com o filho Carlos falecido, o irresponsvel do filho Alfredo pelo mundo, o filho Julinho preferindo agradar a famlia da esposa e a filha Isabel submissa ao marido que no gosta da sogra, ela vai parar em uma causa de repouso.

Lola passou a vida trabalhando arduamente para os filhos e no momento da velhice no pode contar com nenhum deles. De uma famlia grande ela vai amargar uma velhice sozinha.

reprovado varias vezes na escola, passava horas nas ruas com moleques sujos. foi demitido de varios empregos por roubos. carlos - estudioso, simpatico, e sempre amigo da me. iniciou a faculdade de medicina mas trancou a matricula para ajudar a me; durvalina - a criada, trabalhava todos os dias para a familia

You might also like