You are on page 1of 7

COLGIO MONTES BELOS II CURSO DE TCNICO EM INFORMTICA

HUGO ALEX RIBEIRO DOS SANTOS

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

PALMEIRAS DE GOIS 2013 1

COLGIO MONTES BELOS II CURSO DE TCNICO EM INFORMTICA

HUGO ALEX RIBEIRO DOS SANTOS

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO


Relatrio de estgio Curricular apresentado disciplina Estgio Supervisionado do Curso Tcnico em Informtica do Colgio Montes Belos II, como requisito obteno do ttulo de Tcnico em Informtica. Prof. Netanias Otniel Santos Silva

PALMEIRAS DE GOIS -GO 2013 2

"[...] s quando a ltima rvore for derrubada, o ltimo peixe for morto e o ltimo rio for poludo que o homem perceber que no pode comer dinheiro".

Provrbio Indgena

INTRODUO O presente relatrio de estgio supervisionado descreve o estgio do curso Tcnico em informtica, realizado no Colgio Montes Belos II situado Rua Jos Bueno Lima, 226 - Piat, Palmeiras de Gois GO, no perodo entre Janeiro de dois mil e dois e quinze de Janeiro de dois mil Treze. Sendo proposto pelo coordenador do curso. A atividade do estgio foi realizando laboratrio de informtica do Colgio Montes Belos II sendo ele dividido em dois perodos de seis meses onde foram desenvolvidas pesquisas tecnolgica instalao configurao permitindo conhecimento parte logica e a estrutural do computador.

OBJETIVO GERAL Este relatrio de estgio tem a finalidade de mostrar, de forma detalhada as atividades em laboratrio de informtica ferramentas utilizado para execuo conhecimentos geral adquirido, dificuldades passadas pelas tarefas e anlise das aplicaes na manuteno computadores instalao software e recuperao de dados.

METODOLOGIA As atividades desenvolvidas No estgio foram exercidas a ligadas a software e hardware, software formatao de hds, instalao e configurao de computadores e notebook isolados e em redes, instalao de Sistema Operacional e aplicativos, utilizao de aplicativos para clonagem e backup de hds, manuteno de sistemas e excluso de arquivos temporrios, organizao de pastas e arquivos, desenvolvimento pginas Web, digitalizao de imagens, fotos, configuraes no setup das mquinas, instalao de drivers, avaliao, especificao, orientao, execuo e suporte tcnico aos usurios dos aplicativos hardware verificao de funcionamento de perifricos (placas / vdeo / redes, slots de expanso hds, floppy, monitores, impressoras, scanner, de mouse, de teclado), falhas no remanejamento funcionamento de de computadores, identificao origens

computadores e notebook, perifricos e soluo de problemas. Durante a instalao de drivers ou do sistema operacional a ferramenta utilizada o CD de Instalao utilizando sistema operacional Windows 95, 98, XP, Vista, 7,8 e Linux Ubuntu. Quanto s atividades referentes ao reparo e manuteno do hardware as ferramentas mais utilizadas foram Alicates, Chaves de Fenda/ Philips e Escovas. Adquiri bons conhecimentos tcnicos como: O funcionamento de uma rede de computadores, resolver problemas com as ferramentas disponveis, clonagem/backup de HD, relacionamento humano, tambm posso confirmar que adquiri muitos conhecimentos Durante o perodo de estgio desenvolvi tarefas que necessitei de conhecimentos que encontrei em livro e sites em frum do clube hardware como apoio do professor esclareceu muitas dvidas na parte fsica e lgica fique supresso a montagem de computador com instalao drives, sistema operacional antivrus. Durante meu estgio participei de treinamentos, estudos, projetos, reunies, congressos, feiras, cursos, etc. outros itens que forem importantes destacar, mesmo que no sejam voltados a sua rea especfica Informtica eletrnica e empreendedorismo.

CONCLUSO Considerando o objetivo principal que tracei, antes da realizao do estgio, posso afirmar que adquiri experincia e mais conhecimentos na rea de informtica, alcanando minha meta de aprimoramento profissional. Alm dos conhecimentos tcnicos, tive a oportunidade aprimorar conhecimento e praticas na minha formao profissional procurei ser o mais til possvel e colaborar com a proposta de estgio oferecida laboratrio de informtica Colgio Montes Belos II parceria de estgio a escola fundamental para a inicializao no espero que continue oferecendo oportunidades jovens, investindo e colaborando com a formao profissional de novos estagirios.

You might also like