You are on page 1of 6

1

Estudos acerca do vazio: da literatura, do teatro Neide das Graas de Souza Bortolini Professora no Departamento de Artes Cnicas /Universidade Federal de Ouro Preto Doutoranda Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais Orientador: Prof. Dr. Antonio Hildebrando Bolsista PMCD Programa Mineiro de Capacitao Docente FAPEMIG Este estudo volta-se para a escrita literria, para o ser da linguagem, noo trazida por Foucault em As palavras e as coisas (1966), o jogo de palavras de que ela teatro, expresso usada por Barthes (1977). A partir de uma vertente de poetas/filsofos/ensastas, tais como Blanchot, Deleuze, e de alguns comentadores, h o exerccio de pensamento em torno da imagem, ou dos processos de criao artstica. Surge, assim, o interesse pelos percursos da linguagem, da literatura de Calvino ao teatro nascido de suas imagens, da noo de visibilidade e de seus paradoxos, principalmente em O cavaleiro inexistente. Palavras-chave: Ser da linguagem literatura teatro na contemporaneidade A escrita, em diferentes movimentos artsticos, seja na literatura ou no teatro, apresenta-se com algumas caractersticas marcantes: a destituio do eu, a reinveno da linguagem, a visibilidade, a via da fico. Tudo isso levaria ao esvaziamento da escrita dos caminhos da representao, da cpia, e a conectaria com os processos de criao de imagens, to recorrentes na contemporaneidade. Em As palavras e as coisas (1966), Michel Foucault denomina a literatura como o ser da linguagem, aps ter apresentado uma espcie de histria da linguagem em A prosa do mundo.1 Assim, ele assinala o percurso das diversas concepes da linguagem at apontar para a crise da representao.2 Na idade Moderna a literatura o que compensa (no o que confirma) o funcionamento significativo da linguagem. Atravs dela o ser da linguagem brilha de novo nos limites da cultura ocidental e em seu corao;3 por essa via que parece se desenvolver as concepes literrias de Blanchot, de Barthes, e de outros pensadores que tratam dos processos de criao artstica perpassados pela autonomia do imaginrio. Blanchot, filsofo e ensasta, fala da escrita como desdobramento de si mesma, crescendo sem comeo, sem retorno e sem promessa4 no espao literrio, vo e fundamental,5 conforme assinalou Foucault. Quando trata de uma escrita fora da
1 2

FOUCAULT, 2010, p. 23. Mas, por isso mesmo, a linguagem, no ser mais que um caso particular da representao (para os clssicos) ou da significao (para ns). A profunda interdependncia da linguagem e do mundo se acha desfeita. O primado da escrita est suspenso. Desaparece, ento, essa camada uniforme onde se entrecruzam indefinidamente, o visto e lido, o visvel e o enuncivel. As coisas e as palavras vo separar-se. O olho ser destinado a ver e somente a ver; o ouvido a ouvir. O discurso ter realmente por tarefa dizer o que , mas no ser nada mais do que ele diz. FOUCAULT, 2007, p. 59. FOUCAULT, 2007, p. 59. FOUCAULT, 2007, p. 61. FOUCAULT, 2007, p. 61.

3 4 5

linguagem, o escritor diz de uma escrita que abandona a pretenso de totalidade dos conceitos que funda a histria;6 logo, seria uma transgresso lei. Em O livro por vir (1959), Blanchot faz aluses experincia artstica extrema do escritor Joseph Joubert, ao assinalar o seu poder:
poder de representar pela ausncia e de manifestar pelo afastamento que est no centro da arte, poder que parece afastar as coisas para as dizer; mant-las distncia para que se iluminem, poder de transformao, de traduo, onde precisamente essa distncia, (o espao) que transforma e traduz, que torna visveis as coisas invisveis, se torna tambm visvel nelas e se descobre ento como o fundo luminoso de invisibilidade e de 7 irrealidade de onde tudo vem e tudo acaba.

Isso elucida os processos de dramaturgia contemporneos, dialogando com a noo de visibilidade apresentada por Calvino.8 Na discusso proposta, a visibilidade se refere quilo que Calvino sintetizou como o pensar por imagens, profundamente vinculado aos procedimentos da criao teatral.
Se inclu a Visibilidade em minha lista de valores a preservar foi para advertir que estamos correndo o perigo de perder uma faculdade humana fundamental: a capacidade de pr em foco vises de olhos fechados, de fazer brotar cores e formas de um alinhamento de caracteres alfabticos negros sobre uma pgina branca, de pensar por imagens. Penso numa possvel pedagogia da imaginao que nos habitue a controlar a prpria viso interior sem sufoc-la e sem, por outro lado, deix-la cair num confuso e passageiro fantasiar, mas permitindo que as imagens se cristalizem, numa 9 forma bem definida, memorvel, auto-suficiente, icstica.

Essa aluso a uma pedagogia da imaginao traz possveis conexes com o que se pode entender, atualmente, como a formao de leitores ou de artistas/espectadores, com a pedagogia do teatro, que compe as bases de uma educao mais completa, inclusive esttica, ao lado da cincia e da filosofia. Italo Calvino, em O cavaleiro inexistente,10 elucida o que fora apresentado por Blanchot, ou por Foucault, no que diz respeito aos seguintes aspectos: a representao pela ausncia, que j seria uma investigao nos limites da representabilidade, o distanciamento dado pela fico, as brincadeiras com o visvel e o invisvel. Est posta a questo do imaginrio, noo imprescindvel para que se entenda ou se contorne certa literatura

6 7 8 9 10

BLANCHOT, 2001, p. 62. BLANCHOT, 2001, p.63. Cf. CALVINO, 1990. CALVINO, 1990, p. 107. CALVINO, Italo. O cavaleiro inexistente (1959). In: ______. Nossos antepassados, 1997. p. 365488..

moderna, ps-moderna, noo nascente da escrita automtica ou expressiva, advinda dos surrealistas.11 Enfim, em As palavras e as coisas, Foucault afirmou o poder da escrita como apresentao criadora de universos. A escrita no mais como cpia do mundo, fora da perspectiva da semelhana. De maneira anloga, surge a noo de simulacro, da imagem sem semelhana. Em A lgica do sentido (1992), Deleuze faz meno ao entendimento da linguagem nos termos anteriormente apresentados. A discusso em torno do simulacro se coloca em uma perspectiva de reverso do platonismo, acerca dos signos, mostrando que em sua origem estariam os princpios do logos, as questes da imagem e da escritura, que so olhadas de um modo singular por Deleuze:
A cpia uma imagem dotada de semelhana, o simulacro, uma imagem sem semelhana. [...] O simulacro construdo sobre uma disparidade, sobre uma diferena, ele interioriza uma dissimilitude. Eis porque no podemos nem mesmo defini-lo com relao ao modelo que se impe s cpias. Se o simulacro tem ainda um modelo, trata-se de um outro modelo, 12 um modelo do Outro de onde decorre uma dessemelhana interiorizada.

Nessa fbula de Calvino O cavaleiro inexistente o protagonista, na ausncia da sua corporeidade, que aludida apenas pelos contornos de uma armadura que se move, constitui-se como sujeito, pela via da linguagem. Isso j seria uma encenao literria do inconsciente lacaniano, alm de manter um forte dilogo com a contemporaneidade.13 H, portanto, outro movimento de apresentao da obra da escrita, teatro da linguagem ou escritura que se desdobra no processo de criao. Agilulfo e seu escudeiro Gurdulu, personagens centrais do romance fantstico, poderiam ser uma espcie de avesso da histria de Dom Quixote e Sancho Pana, de Cervantes, trazendo o inverso da representao. No caminho oposto ao processo das semelhanas, Calvino parece levar ao extremo a discusso da representao. Usando dos procedimentos da fico e do fantstico, constri uma personagem cavalheiresca, ela mesma vazia, feita apenas de uma
11

Assim, as afirmaes de Blanchot acerca de Joubert parecem elucidativas do imaginrio tambm para esses escritores: Por aqui se v porque que a palavra pode suscitar as coisas e, traduzindo-as no espao, torn-las manifestas pelo seu afastamento e pelo seu vazio: que este longnquo habita-as, j est nelas esse vazio por onde justo apreend-las e que as palavras tm por vocao extrair, como centro invisvel da sua verdadeira significao. pela sombra que se alcana o corpo, pela penumbra dessa sombra e quando se atingiu o limite oscilante onde, sem se apagar, ela se desfia e se deixa penetrar de luz. BLANCHOT, 1997, p. 67. (A questo literria). DELEUZE, 1974, p. 263. o que aponta Chiarelli, em sua dissertao de mestrado: A reelaborao de Calvino sempre contempornea: o autor lana um olhar irnico sobre as questes contemporneas, mas nunca perde de vista a proposta de fazer uso da fbula para nomear este mundo que est procura de sentido. In: CHIARELLI, 1997, p. 101.

12 13

voz que soa na armadura branca e limpa a imagem vazia que fala, elevando ao mximo a potncia do ser da linguagem de Foucault. Seria a dimenso do simulacro, no campo da inveno literria, dado o estatuto literrio nos campos infindveis da criao. Sobre essa condio, diz Levy: Aqui, a linguagem no parte do mundo, mas constitui seu prprio universo, cria sua prpria realidade. justamente em seu uso literrio que a linguagem revela sua essncia: o poder de criar, de fundar um mundo.14 Isso demonstra o processo criativo que poderia ser o de Calvino que, ao apresentar personagens fictcias, histrias fantsticas, usa os recursos da linguagem que cria a si prpria, destituindo os limites da representao, construindo novas realidades criaes do Imaginrio, do Simblico, do Real. Nesses exerccios limtrofes da representao se chega ao conceito de imaginrio, como o entende Levy: Afirmar que o espao literrio constitui um espao imaginrio significa afirmar que nele tudo imagem: que a linguagem se desdobra numa linguagem imaginria, o tempo num tempo imaginrio, a realidade numa realidade imaginria.15 A apresentao de uma armadura vazia parece levar ao extremo a desestabilizao do eu, a apresentao do sujeito como ser da linguagem, vazio que est da semelhana dos outros cavaleiros, ou das coisas. O inexistente, alm de vazio, sustentando apenas pelos ditos que o mantm fiel s regras da cavalaria ou no discurso que o sustm. Ao ser questionado pela via da impossibilidade de confirmao desse discurso que o torna cavaleiro, o inexistente se esvanece. A ironia que, nele, no suficiente um corpo para existir, mas a linguagem imaginria que passa a suster a criao, essa realidade literria a provocar outras. Estabelece-se, assim, na fbula, um esvaziamento daquilo que era vazio, a partir do despojamento da armadura que se movia, da ausncia da voz. A armadura estava vazia, no vazia como antes, esvaziada tambm daquele algo que se chamava o cavaleiro Agilulfo e que agora se dissolveu como uma gota no mar.16 Toda essa investigao aponta para o vazio da escritura tambm na dimenso do teatro, e orientou a pesquisa que acompanhou a transcriao cnico-musical da obra literria O cavaleiro inexistente, de Italo Calvino, realizada no projeto de extenso e pesquisa Mambembe Msica e Teatro Itinerante,17 como um exemplo de exerccio da
14 15 16 17

LEVY, 2003, p. 20. LEVY, 2003, p. 27. CALVINO, 1997, p. 479. Projeto de Extenso/Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto. A encenao de O cavaleiro inexistente est em processo de criao, com a direo teatral da estudante de Artes Cnicas Haylla Rissi e a direo musical do estudante de Msica Eric Moreira, e j foi apresentada cerca de cinco vezes em 2010, sofrendo modificaes aps cada apresentao. Tambm serviu

linguagem artstica, a partir da reflexo dos limites/possibilidades da representao cnica. O cavaleiro inexistente do Mambembe18 recria a fbula medieval de Calvino para a atualidade brasileira, uma vez que os cavaleiros do exrcito de Carlos Magno vo sendo reconstrudos pela musicalidade folclrica e popular canes advindas do congado, da capoeira e da MPB. A luta daquele que existe sem existir faz aluso ao cenrio poltico, alm de questionar o expectador acerca do sentido da vida cotidiana. A personagem Agilulfo, por sua voz e aes, constitui-se num paladino exemplar, interpretado por vrios atores do elenco, utilizando-se o recurso da mscara. A msica ao vivo complementa, com alguns elementos do estranhamento, a atmosfera da fbula atualizada nesse espetculo de teatro de rua. Dessa maneira, a explorao do vazio no campo da encenao foi apresentada, nesta viso de espectadora analista, principalmente de trs modos: a. na utilizao de um andaime de construo como recurso de criao do espao das cenas: territrios suspensos; torres; cidades in/visveis. Suas possibilidades continuam sendo descobertas pelos criadores do espetculo; b. na circularidade dos atores, que usam o recurso da mscara neutra para tornar presente a personagem Agilulfo, cuja voz interpretada atravs de um recurso de deslocamento, em que apenas um ator fala ao microfone, na tentativa de trazer o vazio da armadura que marca a existncia desse protagonista da linguagem; c. na interpelao ao espectador acerca dos sentidos para existir, das lutas comuns em torno das quais as pessoas se encontram. Nesse aspecto especfico das organizaes coletivas, h marcas de esvaziamento de aes ou de sua difcil constituio na atualidade. Referncias Bibliogrficas BARTHES, Roland. Aula. Aula inaugural da Cadeira de Semiologia Literria do Colgio de Frana. Ttulo original: Leon. Pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Trad. Leyla PerroneMoiss. So Paulo: Cultrix, 1996. BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Trad. Mrio Laranjeira. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BLANCHOT, Maurcio. A conversa infinita: a palavra plural. Trad. Aurlio Guerra Neto. So Paulo: Escuta, 2001. ______. O espao literrio. Trad. lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. ______. O livro por vir. Trad. Maria Regina Louro. Lisboa: Relgio dgua, 1997.
de material, no processo de criao dessa encenao, o estudo da proposta de texto teatral, ou uma adaptao do texto de Calvino, disponibilizada por Cac Brando.
18

O elenco desse espetculo formado por integrantes do projeto, estudantes de Artes Cnicas e Msica da UFOP, a saber: Ana Carolina Abreu, Eric Moreira, Fabiana Ferquim, Haylla Rissi, Hideo Kushyiama, Lais Garcia, Letcia Afonso, Leonardo Oliveira, Luciana Pereira, Lucas Codorniz, Mariella Siqueira, Marcelo Zopelari, Ramon Gustaff, Thaiz Cantasini, Winny Rocha.

CALVINO, Italo. Os nossos antepassados. Trad. Nilson Moulin. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. ______. Seis propostas para o prximo milnio: lies americanas. 2. ed. Trad. Ivo Barroso. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CHIARELLI, Stefania Rota. O cavaleiro inexistente de Italo Calvino: uma alegoria contempornea. Dissertao (Mestrado) - Universidade de Braslia, Braslia, 1997. DELEUZE, Gilles. A lgica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. So Paulo: Perspectiva, 1974. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. Trad. Salma Tannus Michail. So Paulo: Martins Fontes, 2007. LEVY, Tatiana Salem. A experincia do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003. ROSA, Joo Guimares. Primeiras estrias. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. TURRER, Daisy. O livro e a ausncia do livro em Tutamia, de Guimares Rosa. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

You might also like