You are on page 1of 2

www.etep.edu.

br

Estudo dirigido Objetivo(s): Desenvolver os conceitos de trabalhados durante o curso. Professor: Sandro Fonseca Quirino Curso: Engenharia Disciplina: Fsica: termodinmica Data para entrega: At o dia da N2 Nome do aluno: RA: Resultado: Turma: Desenvolvimento de Competncias: Competncias Comunicao ( x ) Liderana ( x ) Aceitao de desafios (x) Trabalho sob presso ( x ) Trabalho em equipe ( x ) Relaes Interpessoais ( x ) Criatividade ( x ) Flexibilidade ( x ) Onde, como e de que forma sero/foram trabalhadas?

1) No grfico est representada a relao entre a escala termomtrica Celsius (tc) e uma escala X (tx). Qual a relao de tc em funo de tx?

2) Edificaes com grandes extenses horizontais como pontes, linhas ferrovirias e grandes prdios so construdas em mdulos, separados por pequenos intervalos denominados juntas de dilatao. Essas juntas so espaos reservados para o aumento de comprimento dos mdulos, devido ao aumento de temperatura a que eles ficam submetidos. Os comprimentos desses intervalos devem ser: a) independentes do coeficiente de dilatao linear do material, b) independentes do comprimento dos mdulos, c) inversamente proporcionais ao coeficiente de dilatao linear do material, d) inversamente proporcionais ao comprimento dos mdulos, e) diretamente proporcionais ao comprimento dos mdulos. 3) Considere o microssistema abaixo formado por duas pequenas peas metlicas, I e II, presas em duas paredes laterais. Observamos que, na temperatura de 15 C, a pea I tem tamanho igual a 2 cm, enquanto a pea II possui apenas 1 cm de comprimento. Ainda nesta temperatura as peas estavam afastadas apenas por uma pequena distncia d igual a 5,0 103 . Sabendo-se que o

www.etep.edu.br

coeficiente de dilatao linear = 3,0 105 0 1 e que o da pea II = 4,0 105 0 1 , qual deve ser a temperatura do sistema, em C, para que as duas peas entrem em contato sem empenar?

4) Numa cavidade de 5 cm3 feita num bloco de gelo, introduz-se uma esfera homognea de cobre de 30 g aquecida a 100 C, conforme o esquema. Sabendo-se que o calor latente de fuso do gelo de 80 cal/g, que o calor especfico do cobre de 0,096 cal/g C e que a massa especfica do gelo de 0,92 g/cm3, calcule o volume total da cavidade.

5) A figura a esquematiza uma repetio das famosas experincias de Joule (1818-1889). Um corpo de 2 kg de massa, conectado a um calormetro contendo 400 g de gua a uma temperatura inicial de 298 K, cai de uma altura de 5 m. Este procedimento foi repetido n vezes, at que a temperatura do conjunto gua mais calormetro atingisse 298,4 K, conforme mostra a figura b. Considere que apenas 60% da energia mecnica total liberada nas n quedas do corpo utilizada para aquecer o conjunto (calormetro mais gua) e adote = 10 / 2 .

a) Calcule a capacidade trmica do calormetro, em J / 0C. b) Determine n. 6) Uma mquina trmica, operando em ciclos, executa 10 ciclos por segundo. Em cada ciclo retira 800 J da fonte quente e cede 400 J para a fonte fria. Sabe-se que a mquina opera com a fonte fria a 27 0C. Com esses dados, afirma-se que o rendimento da mquina e a temperatura da fonte quente valem, respectivamente: Obs. - Os clculos para chegar s concluses devem estar detalhados nos respectivos itens.

You might also like