You are on page 1of 14

A ARQUITETURA COMO PROCEDIMENTO E O DIAGRAMA COMO SEU INSTRUMENTO DE PROJETO MORADO NASCIMENTO, DENISE

Escola de Arquitetura UFMG Departamento de Projetos e Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) Coordenadora do grupo de pesquisa PRAXIS Rua Paraba, 697 | 30130-140 | Belo Horizonte | MG dmorado@gmail.com

Palavras-chave: projeto, diagrama, arquitetura contempornea Resumo O artigo parte da discusso promovida pelo arquiteto Federico Soriano em seu livro 100 Hiperminimos. Segundo Soriano, o projeto no deve ser entendido como processo, mas sim como procedimento. A partir desse debate, reconhece-se os instrumentos de cada abordagem: a setorizao, o zoneamento e o croqui, prprios da arquitetura como processo (arquitetura moderna), e o diagrama, prprio da arquitetura como procedimento (arquitetura contempornea). Pretende-se, assim, reconhecer os limites e avanos de cada abordagem e seus rebatimentos no ensino de projeto.

1. INTRODUO
O artigo reflete acerca da afirmao do arquiteto espanhol Federico Soriano em seu livro 100 Hiperminimos (2009): o projeto o estabelecimento de um procedimento e no o resultado de um processo. A princpio, tal afirmao pode causar um certo estranhamento na medida em que a palavra processo tem sido usualmente relacionada s aes que geram ou que alimentam o resultado projetual. No por acaso, esse o tema do V Projetar: processos de projeto, teorias e prticas, com o objetivo de questionar as plurais tentativas de compreenso e explicao do ato de projetar em arquitetura e urbanismo, visando entend-las no mbito do ensino do projeto. Soriano define a arquitetura como processo quando, a partir do estabelecimento de condies iniciais, essas so transformadas avanando para um fim inexorvel o objeto finalizado, fixo e imutvel. Ao contrrio, a arquitetura como procedimento refere-se uma operao ou uma instruo que conecta transformaes, mas em constante anlise e reflexo. Em outras palavras, o que existe volta, as condies iniciais, inevitavelmente surgem na transformao per se. A

arquitetura como processo alicera-se pelas condies iniciais, entendidas e representadas de maneira objetiva. A arquitetura como procedimento rende-se s condies iniciais transformveis. Embora a dualidade concepo-produo esteja presente nas duas abordagens, o processo, segundo Soriano, enfatiza a separao das duas coisas, enquanto o procedimento as aproxima na medida em que a arquitetura como procedimento acolhe todo o percurso que o estabeleceu. Ainda que o resultado seja um objeto (ou espao). Entretanto, duas perguntas se fazem necessrias e so essas a conduzir o debate aqui proposto. Que instrumentos de projeto relacionam-se a cada uma dessas possibilidades processo e procedimento? Qual o papel do diagrama na arquitetura como processo e como procedimento? Quais seriam as repercusses (limites e avanos) desse debate no ensino de projeto?

2. INSTRUMENTOS DE PROJETO DA RENASCENA MODERNIDADE


Iniciaremos pelo entendimento dos instrumentos de projeto contextualizados pela Renascena. quela poca, sculo XIV, a ordenao do mundo deixa de ser religiosa e hierrquica. Os homens iniciam seu perodo de redescobrimento, intelectualizando sua habilidade de pensar e agir. O desegno constitua o exerccio mental que precedia a viabilizao de qualquer intento, no exclusivamente os arquitetnicos; era o elo mediador entre o conhecimento da realidade e a ao sobre ela e, nesse sentido, sinnimo de desgnio (BUENO, 2001). Mas, nesse contexto no existia a palavra projeto. Segundo o dicionrio etimolgico de Rafael Bluteau (BLUTEAU, 1712-1721: Tomo VI, 769), a palavra projeto aparece apenas nos fins do sculo XVII (BUENO, 2001). A partir de meados do sculo XVIII, a palavra projeto passou a assumir o prvio raciocnio sobre a obra arquitetnica alimentado por cdigos e convenes, reduzindo o desenho mera representao grfica. A partir da, a representao dominada pela geometria projetiva e descritiva, refletindo exatamente os objetos do espao por meio da icnografia - planta; ortografia - elevao frontal e lateral ou perfil, e scenografia - vista do exterior ou do interior. Seus componentes sustentam o postulado de Vitruvius, em seu tratado De Architectura, quando diz que o arquiteto no deve ser s um peritus graphidos mas tambm um eruditus geometria. O desenho, assim, abriga igualmente o conceito de lineamenta de Alberti, definido em seu tratado De re aedificatori: a representao determinada por linhas geomtricas retas ou curvas, sem cores, luzes, sombras e texturas. Os arquitetos renascentistas, embebidos da perfeio geomtrica, utilizavam princpios mdulo, simetria, ortogonalidade, centralidade espacial e a racionalidade da composio como respostas busca da composio harmnica do edifcio.

Por conseguinte, o espao se incorpora ao projeto da modernidade como fato a ser conquistado. Parecia que o espao, embora infinito, era conquistvel e contvel para fins de ocupao e ao humanas. O espao podia ser apropriado na imaginao de acordo com princpios matemticos (HARVEY, 1998, p.225). Nesse cenrio, ocorre a separao daquilo que estava unido: o fazer e o saber-fazer; o conhecimento religioso do filosfico e do cientfico (FERNANDES, 1995). Canclini (2000) esclarece que a desordem provocada pelo saber fragmentado foi ampliada pela gerao de profissionais especialistas e a conseqente separao dicotmica entre a cultura do profissional e a do pblico e entre a cincia e o cotidiano. A sociedade comea a funcionar dentro dos domnios especializados de atuao dos cientistas (a cincia), dos magistrados (a moral) e dos artistas (a arte), promovendo uma cultura refm de seus produtores e de seus consumidores. So os reflexos decorrentes da ordenao racionalizada do renascimento que reforam a necessidade dos arquitetos irem alm da filosofia da esttica, tornando-os nicos especialistas capacitados a dar soluo aos problemas racionais da forma e do belo. Desse modo, o desenho tcnico interiorizou o trabalho arquitetnico em seu autor, afirmando a autonomia da arquitetura e a notabilidade dos seus autores, cenrio que veio sedimentar a institucionalizao da profisso arquitetnica, a formalizao da educao arquitetnica e o distanciamento do ateli (desenhoarte) e do canteiro (projeto-tcnica). Aos meados do sculo XIX, Viollet-le-Duc, considerado um dos tericos mais influentes da arquitetura, estabeleceu a construo e a funo como nicos verdadeiros determinantes da arquitetura e explicitou que o projeto comea pelo programa de necessidades, estabelecendo a soluo do edifcio a partir da ordenao simplificadora; o desenho gerado a partir de um esquema ou partido que configura partes. Uma composio formalmente regulada por funes previamente reconhecidas e estabelecidas. Assim, a concepo espacial (o pensar) parte do entendimento da composio como distribuio, tendo a setorizao e o zoneamento das funes, bem como o fluxograma das circulaes e articulaes, diagramas geradores da organizao dos espaos. As plantas so geradas, fortemente caracterizadas pelo fator funcional, mas apoiadas a posteriori pela disposio formal e plstica de volumes. A arquitetura da Beaux-Arts se ancorava na planta (MONEO, 2008, p.16). Sem surpresas, encontramos a definio de arquitetura de Carlos Lemos (2003, p.40), historiador da arquitetura brasileira.
Arquitetura seria, ento, toda e qualquer interveno no meio ambiente criando novos espaos, quase sempre com determinada inteno plstica, para atender a necessidades imediatas ou a expectativas programadas, e caracterizada por aquilo que chamamos de partido. Partido seria uma conseqncia formal derivada de uma srie de condicionantes ou de determinantes; seria o resultado fsico da interveno sugerida. Os principais determinantes, ou condicionadores, do partido seriam:

a. a tcnica construtiva, segundo os recursos locais, tanto humanos, como materiais, que inclui aquela inteno plstica, s vezes, subordinada aos estilos arquitetnicos. b. o clima. c. as condies fsicas e topogrficas do stio onde se intervm. d. o programa das necessidades, segundo os usos, costumes populares ou convenincias do empreendedor. e. as condies financeiras do empreendedor dentro do quadro econmico da sociedade. f. a legislao regulamentadora e/ou as normas sociais e/ou as regras da funcionalidade.

Reconhece-se assim, o processo de projeto definido por Soriano a partir de condies iniciais, o objeto finalizado, fixo e imutvel proposto, respondendo coerentemente ao propsito moderno da eficincia funcional, tecnolgica e esttica do edifcio. Associam-se aos diagramas geradores da organizao dos espaos, o desenho gestual (croquis da realidade) e o desenho tcnico (cdigos e convenes para o projeto e a construo). Dentro da discusso do movimento moderno, a arquitetura revela-se como o ato de pensar belas formas que respondam a todas as funes requeridas. O projeto representado pretende aproximar o desenho mais fielmente possvel ao que vir em obra, mas paradoxalmente transforma o projetar em processo independente do construir. Sob a diviso entre pensar, representar e construir, o processo autoral baseia-se em ciclos fragmentados de concepo e execuo que, ao final, modelam a produo unicamente do ponto de vista tcnico-econmico, isolando as vrias dimenses sociais prprias desses mesmos ciclos (CALLICOT, 2003). Entendemos que o desenho gestual e o desenho tcnico ladeiam o debate aqui presente, assim como reconhecemos as possveis transformaes nos processos de representao em razo da insero dos softwares grficos e das ferramentas digitais. Entretanto, interessa-nos compreender a relao do projeto e suas condies iniciais na medida em que so essas que acionam, segundo Soriano, a arquitetura como processo ou como procedimento.

3. INFORMAO E ARQUITETURA
Sabe-se que o espao no s depende da sua forma, tecnicamente expressa em funcionamento e materialidade. Outrossim, o espao construdo e constri-se pelos sujeitos e suas realidades, imbudos de impresses, experincias, valores, percepes, conceitos, idias e interpretaes. Os projetos e obras so pertencentes realidade no apenas do arquiteto e sim, essencialmente, dos usurios e vizinhanas (a cidade). Mas, significativamente tambm pertencentes realidade dos agentes responsveis por seu planejamento, projeto e execuo (engenheiros, operrios da

construo, tcnicos), fabricantes de materiais de construo, instituies de financiamento, incorporadores imobilirios, entre outros. Um ponto de vista importante a ser considerado nesse debate que os sujeitos se relacionam com outros sujeitos por meio da produo, uso e transferncia da informao; isto , a prtica social (ou informacional) acontece dentro do movimento dialtico entre a sociedade e o sujeito. Ou dentro das dimenses, como sugere Cardoso (1996, p.72):
A dimenso pessoal da informao manifesta-se pelo acervo de solues e interpretaes que acumulamos no desenrolar de nossa biografia, atravs daquilo que experienciamos e que nos fornece pistas para lidarmos com novas experincias. A dimenso coletiva identifica-se com fragmentos do conhecimento produzido desde que o mundo mundo, ou seja, as sistematizaes e interpretaes de experincias disponibilizadas socialmente, ainda que no se possa deixar de destacar que tal disponibilizao ocorre diversamente entre os indivduos em funo dos diferentes lugares que ocupam na estrutura social.

Sob esse ponto de vista entendemos que informao no objeto esttico e nem tem contedo especfico; simplesmente, aciona ou dispara as relaes entre objetos, contedos e sujeitos. o significado ontolgico da informao dar forma a alguma coisa no lugar do significado epistemolgico, transformado pela modernidade instruir e providenciar conhecimento (CAPURRO, 1992). Nesse sentido, o projeto e a obra resultam das relaes entre objetos, contedos e sujeitos, ou aquilo que lhe d forma e que, ao final, incorpora-se ao espao/cidade. Se o espao entendido como herana de um exerccio coletivo que envolve diversos agentes da sociedade, embebido em um conjunto de informaes artsticos, ambientais, cientficos, tcnicos, sociolgicos, culturais, econmicos, polticos e histricos, muito alm do universo vitruviano (ou renascentista). Esse conjunto de informaes (as condies iniciais), se reduzido por meio da cristalizao de um momento (o programa de necessidades, a setorizao e o zoneamento das funes, alm do fluxograma das circulaes e articulaes), impede a transformao dos discursos que sero, ao longo do tempo, acolhidos espacialmente. Na maioria das escolas de arquitetura, erguidas sob os auspcios da arquitetura moderna, o aprendizado de projeto baseado na trade: forma-funo-tcnica ou funo-forma-tcnica (LIMA, 2003, p.86). Ou seja, corresponde a percursos lineares vitruvianos, muito aqum de qualquer possibilidade da anlise de outros saberes (informao) prprios das realidades de quem constri a cidade. A fragmentao dos saberes enfatiza mais a especificao do que o improviso, suprimindo o desejado carter inovador do projeto (CALLICOT, 2003). Propostas no sentido de incluir o estudo do comportamento das pessoas nas condies iniciais de projeto foram feitas por pesquisadores atrelados ao sistema behavior setting (ELALI, PINHEIRO, 2003). Alm do programa de necessidades, os elementos humanos e no-humanos, bem como

os limites e os mecanismos de ordenamento dos espaos, constituem os componentes para anlise do comportamento humano. Esse sistema, baseado nas relaes pessoa-ambiente, se assemelha, nesse aspecto, s propostas de avaliao ps-ocupao comportamentais. Podemos inferir tambm que o behavior setting insere-se no paradigma cognitivo informacional que prope a anlise da informao como construo subjetiva, potencializada por modelos mentais e operaes entre o intelecto do usurio e o sistema. Entretanto, crticas ao behaviorismo tem sido feitas na medida em que entende-se que o ser humano responde somente a estmulos psicolgicos. Portanto, ainda que as condies iniciais modernas (forma, funo e tcnica) possam ser ampliadas pela anlise comportamental do indivduo, no se fazem capazes de in-formar novos contextos de significado na medida em que no se considera a informao construda pelo sujeitos, inseridos que esto em um contexto social. Ora, na cidade contempornea, no mais possvel ver o espao como objeto esttico, artefato do projeto e da construo ou resultado de necessidades programticas imediatas, congeladas e materializveis em um determinado stio fsico, adequado em razo de determinada relao indivduo-ambiente. Nosso ponto de vista que a informao construda pelo sujeitos prpria da produo do espao contemporneo. Entendemos que essa mudana legitima o projeto a tornar-se procedimento ao considerarmos informao no como dado esttico, mas como operadora das relaes entre objetos, contedos e sujeitos. Alm disso, tais informaes referem-se a um universo de saberes at ento desconsiderados nos processos de projeto modernos. O trip vitruviano as dimenses estticas, funcionais e tecnolgicas passa a somar, na arquitetura contempornea, as dimenses sociais, polticas, econmicas, culturais e ambientais, revelando o modo de viver e de agir dos sujeitos. Assim, o programa de necessidades esttico associado s funes determinadas se desfaz e as funes so substitudas por usos dinmicos, fludos e mutveis, superando a imposio de estruturas arquitetnicas fixas. A cidade constantemente se reinventa; suas partes respondem modificando seus atributos para se adaptar s novas condies (SORIANO, 2009). Diversidade, evoluo, interatividade, mutabilidade, fluxos, sinergia, redes e dinamismo, incorporam-se s condies iniciais do projeto.

4. INFORMAO E DIAGRAMA
O conceito de diagrama no novo, um conceito inerente arquitetura quando entendido como recurso grfico de representao de informaes. De fato, desde o sculo XVIII, os diagramas

tem sido usados como instrumentos de visualizao, por exemplo de movimentos mecnicos na fsica. O surgimento do diagrama, um instrumento mais polmico do que o desenho, acompanha uma ruptura do consenso ps-renascentista do papel do arquiteto, e alcana sua apoteose com a emergncia dos arquitetos-informao (ou arquitetos-crticos) depois de 1960 (SOMOL, 2007). O espao reduzido informao e a informao reduzida interpretao; assim, o diagrama apresenta informao mais do que representa, explica mais do que reduz (GRAF, 1986). Em depoimentos de vrios arquitetos e escritrios contemporneos, presentes no livro Activity Diagrams (KIM, 2006), atesta-se o uso do diagrama como um instrumento grfico de pensamento associado arquitetura como procedimento: (1) Manuel Gauza, arquiteto espanhol do escritrio Actar, afirma estar interessado em combinar e processar layers de informaes referentes ao contexto tanto local e social quanto global e cultural, gerando uma arquitetura diagramtica assentada em mapas de relaes estratgicas e trajetrias cartogrficas. Assim, o diagrama, para o arquiteto, materializao de informaes e movimentos e no a especulao de ideias e gestos. (2) Ian+, escritrio italiano, entende o diagrama em seu processo projetual como oportunidade de explorar relaes e experienciar processos. um mapa capaz de documentar um nmero infinito de trajetrias, tornando-se uma mquina de aes sintticas (diagnstico e leitura) e produtivas (resposta). Ou, em outras palavras, um sistema de organizao de informaes. (3) Launchpad05, coordenado pelo tailands Takuya Onishi, considera que o diagrama no representa apenas o sistema fsico, mas tambm o social. Nesse caso, um sistema social adequado, que torna o espao arquitetnico, economicamente, tecnicamente, automaticamente, socialmente e naturalmente prprio do lugar. (4) nArchitects, escritrio americano, revela o que seja diagrama dentro de trs estgios: generativo (como um mecanismo que produz novos conceitos arquitetnicos); comunicativo (como um veculo para esclarecer, redimensionar e editar conceitos); e, operacional (como plano de ao). Diagramar torna-se um processo contnuo, desde o projeto at a construo, informado por e informando decises espaciais especficas. (5) UNstudio, representado pelo arquiteto holands Ben van Berkel, v o diagrama como mediador, um elemento externo entre o sujeito e o objeto, com o objetivo de escapar das tipologias pr-existentes que no correspondem s demandas e situaes contemporneas. Para o arquiteto, um processo tcnico e no conceitual. Sendo assim, a inovao e arquitetnicas vinculam-se mais operao do que ao conceito. inspirao

(6) Vincent Guallart, arquiteto espanhol, interessado nos diagramas como elementos organizadores do espao, isto , revelam a essncia das relaes das coisas. (7) YoungJoon Kim, arquiteto do escritrio coreano Yo2, afirma que as reais questes da arquitetura so baseadas na noo de organizao e no formalizao; arquitetura como formao e no forma. Nesse sentido, o croqui convencional abandonado pelo arquiteto dando lugar ao diagrama-ferramenta que abre possibilidades para estabelecer lgicas e organizar questes. Se o diagrama na arquitetura moderna instrumento til de representao de informaes (programa, organizao e distribuio), na arquitetura contempornea instrumento instigante de anlise de informaes na medida em que essas no s so representadas, mas tambm processadas, manipuladas e transformadas. Condensam informaes, mas no as reduzem. O diagrama uma linguagem que conecta informaes e suas relaes bem como as interaes entre tempo e espao, comunicando potencialidades e aceitando modificaes. So as transformaes per se, explicitadas por Soriano na arquitetura como procedimento. A arquitetura gerada revela-se como um medium que carrega informao ou um medium informacional, ao contrrio da forma pr-concebida como objeto plstico.

5. DIAGRAMA E ENSINO
Trabalhar diagramaticamente (procedimento) no pode ser confundido com simplesmente trabalhar com diagramas (processo). Implica em uma orientao particular que dispara igualmente um projeto social e disciplinar, no como a representao de uma condio particular mas pela subverso de oposies e hierarquias normalmente constitutivas de um discurso (SOMOL, 2007). Quando tratamos de ensino, o diagrama (e no forma) surge a partir de e em razo da capacidade do estudante questionar e responder: qual o conjunto de informaes sobre o lugar (muito alm do lote)? O que significam essas informaes? Como lidar com as condies prprias e nicas desse lugar, constitudo pela ao das pessoas? Como interpretar, compartilhar e manipular esse conjunto de informaes? Outras perguntas surgem: qual informao importante para ser configurada como subsdio para gerar arquitetura? Qual ser descartada? Como informaes podem auxiliar nas intervenes a serem feitas no espao/cidade? Nesse sentido, os estudantes explicitam, constroem e reconstroem sua capacidade crtica de argumentao. Atravs dos depoimentos de estudantes que participaram da disciplinas de projeto ministrada pela autora desse artigo, pode-se conferir a contribuio do trabalhar diagramaticamente em trs momentos diferentes:

(1) na problematizao da questo de projeto Os diagramas auxiliam principalmente no reconhecimento e anlise da realidade do entorno, o que acarreta em uma soluo de projeto mais condizente com todas as questes do espao, tanto de forma global quanto mais especfica. (Felipe Carnevalli).

Figura n.1: Anlise dos usos e usurios do lugar. Disciplina Arquitetura Aberta: espao pblico, 2010/2, EA/UFMG. Alunos Felipe Carnevalli e Marcela Rosenburg. Profa. Denise Morado e monitor Andr Soares.

Os problemas motivadores de intervenes nas cidades so muito complexos por abarcarem questes de mltiplas origens. Nesse sentido, o uso de diagramas para o estudo de caso facilita o entendimento das relaes entre os problemas a serem abordados no momento em que os dados levantados em campo so sintetizados na linguagem grfica e universal do diagrama. Uma vez representados os problemas em camadas de informao, elas podem ser superpostas a fim de se buscar a resposta mais eficiente e abrangente para determinado conjunto de problemas. (Vitor Lagoeiro). O diagrama organiza as ideias e faz a gente enxergar mais claramente as relaes entre uma srie de coisas. (Sarah Kubitschek).

Figura n.2: Anlise dos usos do espao versus tempo. Disciplina Arquitetura Aberta: espao pblico, 2011/2, EA/UFMG. Alunos Bernardo Carvalho, Camila Assis e Sarah Kubitschek. Profa. Denise Morado.

por meio da quebra de paradigmas, dada atravs de novas representaes de elementos de um projeto, ou seja, o diagrama, que conseguimos enxergar esses elementos com novos olhos, muitas vezes descobrindo o verdadeiro significado dele dentro do projeto. (Matheus Amanta). (2) na elaborao da estratgia de projeto A elaborao de diagramas contribui tambm para a investigao da estratgias projetuais a serem adotadas. Anteriores s soluo construtivas, os diagramas organizam e esquematizam as possveis solues espaciais que se aplicam aos problemas encontrados ao demonstrarem o resultado que se pretende alcanar pelo projeto em comparao situao original do lugar de interveno. (Vitor Lagoeiro) Os diagramas auxiliam de forma contempornea nas tomadas de decises que eram, seno impossveis, ao menos improvveis antes da utilizao dos mesmos. So essenciais para que o projetista no se perca durante a etapa de criao e muito teis para se explicar como determinado resultado foi alcanado. (Thiago Bandeira) Atravs de experimentaes grficas das relaes entre as condicionantes de um projeto posso enxergar novas possibilidades de solues projetuais que traduzem as reais necessidades do projeto. (Matheus Amanta). Os diagramas possibilitam um estudo de todo o conjunto de variveis envolvidas no processo de projeto, que direcionam a produo do objeto, de forma que o produto surge a partir dos condicionantes, deficincias e potencialidades destacados na anlise. (Bianca Ribeiro).

Figura n.3: Estratgia do projeto. Disciplina Arquitetura Aberta: espao pblico, 2009/2, EA/UFMG. Alunos Bianca Ribeiro, Natlia Freitas e Paulinisia Braga. Profa. Denise Morado, Profa. Ana Luiza Lloyd e monitor Pedro Schultz.

A representao diagramtica no processo projetual me permitiu a descoberta de novas possibilidades de construo de ideias, mais consistentes, muitas vezes mais intuitivas e no

condicionadas rigidez dos meios digitais de representao. Diagramas me permitem relacionar hipteses e construir um projeto, em vez de simplesmente conceb-lo, o que sem dvida torna o processo menos angustiante e mais didtico. (Paulinisia Braga). O uso de diagramas me auxilia na compreenso do contexto trabalhado, dos aspectos fsicos, ambientais, sociais, etc. Alm disso, seu uso facilita a espacializao de uma srie de intenes e condicionantes. Ideias iniciais comeam a ganhar forma nos diagramas, levando o estudo a resultados coerentes com todo processo e com a realidade estudada. (Gabriel Jota). Alm de ser uma maneira mais fcil e objetiva de organizar as informaes, os diagramas do subsdios para as estratgias espaciais durante o desenvolvimento do projeto. (Carolina Boaventura).

Figura n.4: Estratgia do projeto. Disciplina Arquitetura Aberta: espao pblico, 2011/1, EA/UFMG. Alunos Luiza Moura, Luciana Rattes e Gael Urzaiz. Profa. Denise Morado e monitora Marcela Lopes.

O uso de diagramas auxiliou de modo a sistematizar e organizar o pensamento durante os processos de anlise do local e na proposio da estratgia de projeto, transformando percepes e dados abstratos em informaes claras, diretas e sucintas. (Marcela Rosenburg). O fator de maior relevncia no uso dos diagramas a facilidade com a qual o projeto se justifica e se desenvolve a partir de uma anlise bem fundamentada. (Felipe Carnevalli).

(3) na apresentao do projeto No momento de apresentao do projeto, os diagramas processuais so importantes para garantir que o raciocnio desenvolvido seja compreensvel, o que garante justificativa e embasamento s propostas elaboradas. (Vitor Lagoeiro). Os diagramas permitem uma leitura mais clara das camadas de informao relativas ao espao e uma sntese mais conscientemente elaborada de todas as observaes feitas ao longo do projeto. (Bianca Ribeiro).

Figura n.5: Distribuio de usos. Disciplina Arquitetura Aberta: espao privado, 2009/2, EA/UFMG. Alunos Bianca Ribeiro e Vtor Lagoeiro. Profa. Denise Morado e monitor Andr Soares.

Diagramas so formas de representao claras, sintticas e de fcil compreenso. (Gabriel Jota). Os diagramas so fantsticos porque possvel apresentar o projeto com mais facilidade e com uma linguagem mais acessvel para os outros. (Carolina Boaventura).

6. FINALIZANDO...
Em razo da prtica referente disciplina de projeto Arquitetura Aberta, ministrada pela autora, afirmamos que o diagrama auxilia no retrato da estratgia de projeto elaborada pelo estudante, aberta interpretao, interao e leitura, e capaz de gerar ou produzir novas significaes, sentidos ou materializaes que podem mudar com o tempo (no se congela como a planta, o corte e a fachada). Os diagramas calcados em conhecimento, geram instrues ou formas explicitadas espacialmente em trs dimenses, rompendo com o raciocnio do plantismo e da extruso de volumes, to presente na formao dos estudantes. Conhecimento esse que informao apropriada pelo estudante ou que faz sentido ao estudante, provinda das dimenses prprias da arquitetura contempornea.

A estratgia de projeto como diagrama acolhe percursos de interpretao e de decises em busca de respostas situaes (e no solues para problemas) de projeto adequadas e coerentes para a cidade. Soriano (2009) qualifica tais instrues como positivamente incompletas na medida em que no so cristalizadas no tempo. E, por serem formas incompletas, os usos, e no mais funes pr-definidas, podem ser inseridos e transformados. Abre-se a possibilidade do projeto estar fortemente calcado pela criatividade, percepo, experincia, intuio, julgamento, memria, senso esttico construdos pelo estudante ao longo da sua biografia social, herana cultural e formao educacional (o habitus de Bourdieu). Muito alm da imposio de regras e procedimentos acriticamente pr-definidos (lote e programa) e da transmisso de conhecimentos pelo professor (o arquiteto notvel), resultando em um desenho tcnico burocratizado pelo campo da arquitetura plantas, cortes e fachadas. De uma forma geral, pode-se afirmar que a arquitetura como procedimento informacional, muito alm do gesto e das convenes, ultrapassa limitaes e restries do processo de projeto calcado nas representaes geomtricas de objetos. Neste sentido, o diagrama torna-se instrumento metodolgico coerente com as dimenses da arquitetura contempornea.

REFERNCIAS
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. 5.ed. So Paulo: Editora Perspectiva, 1999. BUENO, B.S. Formao e metodologia de trabalho dos engenheiros militares: a importncia do "desenho" na construo das cidades. Revista Urbanismo de Origem Portuguesa, Lisboa, n.4, Jul. 2001. Disponvel em http://revistas.ceurban.com/numero4/artigos/artigo_03.htm. Acesso em Jul. 2009. CALLICOT, Nick. The tacit component and the numerical model: representation in computer-aided manufacture and architecture. The Journal of Architecture, Reino Unido, v.8, p.191-202, 2003. CANCLINI, Nstor Garca. Culturas hbridas. 3.ed. So Paulo: Edusp, 2000. CAPURRO, Rafael. What is information science for? A philosophical reflection. In: VAKKARI, Pertti; CRONIN, Blaise (ed.). Conceptions of library and information science: historical, empirical and theoretical perspectives. Proceedings of the International Conference held for the celebration of 20th Anniversary of the department of information studies, University of Tempere, Finland, 26-28, 1991. London: Taylor Graham, 1992. p. 82-96. CARDOSO, Ana Maria Pereira. Ps-modernidade e informao: conceitos complementares? Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.63-79, Jan/Jun.1996. ELALI, Gleice Azambuja; PINHEIRO, Jos Q. Edificando espaos, enxergando comportamentos: por um projeto arquitetnico centrado na relao pessoa-ambiente. In: LARA, F., MARQUES, S. (org.) Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p.130-144.

FERNANDES, Geni Chaves. O objeto de estudo da cincia da informao. Informare Cad. Prog. PsGraduao Cincia Informao, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.25-30, Jan./Jun.1995. FISURAS DIAGRAMAS. Madrid: Fisuras, 2002. GONZLEZ DE GOMZ, Maria Nlida. A informao como instncia de integrao de conhecimentos, meios e linguagens. In: GONZLEZ DE GMEZ, Maria Nlida; ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. Polticas de memria e informao. Natal: Editora da UFRN, 2006. GRAF. Douglas. Diagrams. Perspecta Paradigms of Architecture, v.22, p. 42-71, 1986. HARVEY, David. Condio ps-moderna. 7.ed. So Paulo: Ed. Loyola, 1998. KIM, Jong-Jin. Activity Diagrams. Korea: DAMDI, 2008. LEMOS, Carlos. O que arquitetura. So Paulo: Brasiliense, 2003. LIMA, Helio Costa. A estrutura arquitetnica como entrada do aprendizado de projeto. In: LARA, F., MARQUES, S. (org.) Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC, 2003. p.85-93 MONEO, Rafael. Inquietao terica e estratgia projetual. So Paulo: Cosac e Naify, 2008. SOMOL, R. E. Dummy Text, or The Diagrammatic Basis of Contemporary Architecture. Risco, So Carlos, n. 5, p.168-178, 2007. SORIANO, F. 100 Hiperminimos. Madrid: Lampreave Asociados, 2009. SORIANO, Federico. Diagramas. Fisuras Diagramas, Espanha, 2002, p.4-11.

You might also like