You are on page 1of 8

Instituto de Ateno Bsica e Avanada Sade

Oficial de Farmcia - OFA AP 4.0, AP 5.1 e AP 5.2


LEIA COM ATENO AS INSTRUES
1 - A durao da prova de 4 (quatro) horas, j includo o tempo de preenchimento do carto de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela no retornar, ser eliminado. 3 - Os trs ltimos candidatos a terminar a prova devero permanecer na sala e somente podero sair juntos do recinto, aps aposio em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Voc poder levar o seu caderno de questes faltando 1 (uma) hora para o trmino da Prova. AGENDA
l 24 de Junho de 2012: realizao da Prova Objetiva l 25 de Junho de 2012: disponibilizao do gabarito da Prova Objetiva l 26 de Junho de 2012: divulgao do Resultado Final da Prova Objetiva l 26 de Junho de 2012: disponibilizao da convocao da Entrevista Tcnica l 27 e 28 de Junho de 2012: realizao da Entrevista Tcnica l 29 de Junho de 2012: divulgao do Resultado Final l 30 de Junho de 2012: divulgao do Resultado Final do Processo Seletivo Todas as divulgaes sero feitas na Internet: http://concursos.biorio.org.br l Informaes: Tel: 21 3525-2480 das 9 s 18h Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: concursos@biorio.org.br

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


1 - Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contm 35 questes objetivas, est completo. 2 - Cada questo da Prova Objetiva conter 5 (cinco) opes e somente uma correta. 3 - Confira se seus dados, o emprego e a rea/microregio escolhidos, indicados no carto de respostas, esto corretos. Se notar qualquer divergncia, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local. Terminada a conferncia, voc deve assinar o carto de respostas no espao apropriado. 4 - Confira atentamente se o nmero que consta neste caderno de perguntas o mesmo do que consta em seu carto de respostas. Se notar qualquer divergncia, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local. 5 - Cuide de seu carto de respostas. Ele no pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 6 - Para cada questo objetiva so apresentadas cinco alternativas de respostas, apenas uma das quais est correta. Voc deve assinalar essa alternativa de modo contnuo e denso. 7 - Se voc marcar mais de uma alternativa, sua resposta ser considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

www.pciconcursos.com.br

Processo Seletivo - Junho / 2012

LNGUA PORTUGUESA
CARTAS DE LEITORES CARTA 1 O Brasil desenvolveu vacina
indita que previne a esquistossomose, doena que afeta 200 milhes de pessoas no mundo! Que orgulho de ser brasileira! Em compensao, leio logo depois que a emergncia do Hospital de Bonsucesso funciona em contineres instalados no ptio h mais de um ano. Que o uso de agrotxicos pode ter causado mortandade de peixes em Pira. Que o trabalho infantil atinge 3,4 milhes de crianas no pas. Quando que vamos aprender a respeitar nosso pas? Quando vamos entender que a soluo est em nossas mos? Quando nossos representantes vo deixar de ser to corruptos e gananciosos? Quando vamos nos unir para que a futura gerao possa conhecer de fato o que este pas maravilhoso? (Clei Ravajole B. Godinho) 1 - O Brasil desenvolveu vacina indita que previne a esquistossomose, doena que afeta 200 milhes de pessoas no mundo! Que orgulho de ser brasileira!. O segundo perodo, em relao ao primeiro, exprime a ideia de: (A) explicao; (B) concluso; (C) consequncia; (D) comparao; (E) oposio. 2 - O Brasil desenvolveu vacina indita que previne a esquistossomose, doena que afeta 200 milhes de pessoas no mundo! Que orgulho de ser brasileira!. Deduz-se desse fragmento inicial do texto que: (A) ningum vai morrer de esquistossomose de agora em diante; (B) poucas pessoas tinham acesso a essa vacina at agora; (C) toda pessoa que no tomar a vacina vai pegar a doena; (D) mulheres cientistas foram responsveis pela criao da vacina; (E) a vacina contra a esquistossomose no existia at agora.

3 - O Brasil desenvolveu vacina indita que previne a esquistossomose, doena que afeta 200 milhes de pessoas no mundo! Que orgulho de ser brasileira! // Em compensao, leio logo depois que a emergncia do Hospital de Bonsucesso funciona em contineres instalados no ptio h mais de um ano. Os valores que se opem nesses segmentos do texto so, respectivamente: (A) progresso X atraso; (B) riqueza X pobreza; (C) ignorncia X conhecimento; (D) presente X passado; (E) honestidadde X desonestidade. 4 - A crtica presente nessa Carta do Leitor NO atinge: (A) a falta de cuidado com o meio ambiente; (B) o descaso em relao s crianas; (C) a corrupo do espao poltico; (D) a falta de ateno aos mais pobres; (E) a ignorncia de nossos mdicos. 5 - A soluo proposta pela autora da carta aponta: (A) o aumento de investimentos em vrios setores; (B) a dedicao total educao; (C) a unio consciente da sociedade; (D) a eleio de polticos honestos e patriotas; (E) a divulgao de nossas invenes. 6 - Quando que vamos aprender a respeitar nosso pas? Quando vamos entender que a soluo est em nossas mos? Quando nossos representantes vo deixar de ser to corruptos e gananciosos? Quando vamos nos unir para que a futura gerao possa conhecer de fato o que este pas maravilhoso?. Em relao ao conjunto de perguntas acima, podemos dizer, de forma correta, que: (A) so dirigidas s autoridades responsveis por cada setor; (B) se voltam para os diretores do jornal a que a carta se destina; (C) referem-se indistintamente ao passado e ao futuro; (D) no esperam uma resposta; (E) apresentam um carter predominantemente positivo.

2 www.pciconcursos.com.br

Processo Seletivo - Junho / 2012 CARTA 2 Importante para o pas, o


estado e a cidade a realizao da Rio+20. Tal evento, porm, alm de capitalizar a ateno do mundo para a nossa cidade, contribui para a conscientizao de nossos cidados para a preservao de formas de vida mais racional. Entretanto, face nossas peculiaridades, somos capazes de, concomitantemente, produzir a sustentabilidade da insensatez, da omisso, do descaso e do abandono nos corredores de nossas unidades hospitalares. (Paulo Csar Soares Cabral) 7 - Um ponto de semelhana entre os dois textos : (A) terem, em seu incio, aspectos positivos, seguidos de traos negativos; (B) criticarem principalmente a rea da sade; (C) mostrarem crticas amargas contra os polticos; (D) indicarem um grande progresso de nosso conhecimento cientfico; (E) serem construdos a partir de experincias pessoais dos leitores. 8 - Cidados um substantivo que faz o plural semelhante a: (A) escrivo / cristo; (B) corrimo / porto; (C) irmo / rfo; (D) alemo / capelo; (E) capito / tabelio. 9 - A alternativa que mostra um sinnimo INADEQUADO da palavra sublinhada : (A) Tal evento... / show; (B) ...capitalizar a ateno... / atrair; (C) ...face nossas peculiaridades... / caractersticas especficas; (D) ...somos capazes de, concomitantemente... / simultaneamente; (E) ...do descaso... / indiferena.

10 - O logotipo acima, criado para a Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, apresenta um conjunto de significados em forma de imagens. Entre esses significados, abaixo discriminados, podemos ler: (A) o formato geral de um globo assemelha-se a um rosto, representativo do bom humor carioca, com referncia s praias na parte inferior; (B) a parte superior, pela cor empregada (verde) e pelo formato de uma folha, remete diretamente preocupao ambiental; (C) a imagem de um cidado de mos para o alto sugere insegurana na cidade; (D) A designao Rio+20 remete presena de 20 pases poderosos do mundo atual; (E) A escala representada no meio do globo se refere ao progresso educacional, um dos componentes do desenvolvimento sustentvel.

SISTEMA NICO DE SADE


11 - O Sistema nico de Sade (SUS) foi criado pela Constituio Federal de 1988 para que toda a populao tenha acesso ao atendimento publico de sade. Refletindo a esse respeito, avalie as afirmativas a seguir: I - A Sade reconhecida como um direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado garantir as condies indispensveis ao seu pleno exerccio e o acesso a ateno e assistncia sade em todos os nveis de complexidade. II - O SUS no depende de participao popular, mas sim das decises do Congresso Nacional. III Um dos princpios do SUS a resolutividade, isto , a capacidade de dar uma soluo aos problemas do usurio do servio de sade de forma adequada, no local mais prximo sua residncia. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas as afirmativas I e II esto corretas; (D) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (E) todas as afirmativas esto corretas.

3 www.pciconcursos.com.br

Processo Seletivo - Junho / 2012


12 - dever do Estado estabelecer condies que assegurem acesso ______ s aes e aos servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. A lacuna corretamente preenchida por: (A) universal e desigual; (B) universal e igualitrio; (C) restrito e hierarquizado; (D) limitado e categorizado; (E) restrito e igualitrio. 13 - As aes e servios de sade que integram o SUS devem seguir, dentre outros, os seguintes princpios, EXCETO: (A) preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral; (B) direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade; (C) participao da comunidade; (D) organizao dos servios pblicos de modo a estimular e garantir duplicidade de meios para fins idnticos; (E) descentralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo. 14 - Avalie se os objetivos a seguir so importantes para a Promoo da Sade: I - Incorporar e implementar aes de promoo da sade, com nfase na ateno bsica. II - Ampliar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder pblico, no cuidado integral Sade. III - Minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem (tnica, racial, social, regional, de gnero, de orientao/opo sexual, dentre outras). IV - Promover o entendimento da concepo ampliada de sade entre os trabalhadores em sade. Esto corretos: (A) I e II, apenas; (B) III e IV, apenas; (C) I, III e IV, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV. 15 - O Pacto pela Sade prev o fortalecimento da Ateno Bsica. So objetivos desse fortalecimento os a seguir listados, EXCETO UM. Assinale-o. (A) assumir a estratgia de sade da famlia como estratgia prioritria para o fortalecimento da ateno bsica, devendo seu desenvolvimento considerar as diferenas loco-regionais; (B) desestimular a insero dos profissionais da Ateno Bsica nas redes locais de sade; (C) desenvolver aes de qualificao dos profissionais da ateno bsica por meio de estratgias de educao permanente e de oferta de cursos de especializao e residncia multiprofissional e em medicina da famlia; (D) ampliar e qualificar a estratgia de sade da famlia nos grandes centros urbanos; (E) apoiar diferentes modos de organizao e fortalecimento da Ateno Bsica que considere os princpios da estratgia de Sade da Famlia, respeitando as especificidades loco-regionais. 16 - Em relao Ateno Bsica NO correto afirmar que: (A) caracteriza-se por um conjunto de aes de sade, no mbito individual e coletivo, que abrangem a promoo e a proteo da sade, a preveno de agravos, o diagnstico, o tratamento, a reabilitao e a manuteno da sade; (B) desenvolvida por meio do exerccio de prticas gerenciais e sanitrias democrticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populaes de territrios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitria, considerando a dinamicidade existente no territrio em que vivem essas populaes; (C) utiliza tecnologias de baixa complexidade e alta densidade, que devem resolver os problemas de sade de menor freqncia e relevncia em seu territrio; (D) o contato preferencial dos usurios com os sistemas de sade; (E) orienta-se pelos princpios da universalidade, da acessibilidade e da coordenao do cuidado, do vnculo e continuidade, da integralidade, da responsabilizao, da humanizao, da equidade e da participao social.

4 www.pciconcursos.com.br

Processo Seletivo - Junho / 2012


17 - O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Avalie se, alm da Promoo da Sade e do Fortalecimento da Ateno Bsica, as prioridades pactuadas incluem: I - Sade do idoso. II - Controle do cncer de colo de tero e de mama. III - Reduo da mortalidade infantil e materna. IV - Fortalecimento da capacidade de respostas s doenas emergentes e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza. Esto corretos: (A) I e II, apenas; (B) III e IV, apenas; (C) I, II e IV, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV. 18 - A NOAS SUS 01/02 estabelece a instituio do Plano Diretor de Regionalizao - PDR como instrumento de ordenamento do processo de regionalizao da assistncia em cada estado e no Distrito Federal, baseado nos objetivos de definio de prioridades de interveno coerentes com as necessidades de sade da populao e garantia de acesso dos cidados a todos os nveis de ateno. Nesse sentido, o PDR deve ser elaborado na perspectiva de garantir o acesso dos cidados, o mais prximo possvel de sua residncia, a um conjunto de aes e servios vinculados, dentre outras, s seguintes responsabilidades mnimas, EXCETO: (A) atendimento de afeces agudas de menor incidncia; (B) assistncia pr-natal, parto e puerprio; (C) acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; (D) acompanhamento de pessoas com doenas crnicas de alta prevalncia; (E) tratamento clnico e cirrgico de casos de pequenas urgncias ambulatoriais. 19 - A Ateno de Mdia Complexidade (MC) compreende um conjunto de aes e servios ambulatoriais e hospitalares que visam atender ______, cuja prtica clnica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilizao de recursos tecnolgicos de apoio diagnstico e teraputico, que ______ em todos os municpios do pas. As lacunas so corretamente preenchidas por: (A) os principais problemas de sade da populao / no justifique a sua oferta; (B) alguns problemas de sade da populao / no justifique a sua oferta; (C) os principais problemas de sade da populao / justifique a sua oferta; (D) alguns problemas de sade da populao / justifique a sua oferta; (E) aos mais complexos problemas de sade da populao / justifique a sua oferta. 20 - As diretrizes a serem seguidas para a implantao do modelo de Sade da Famlia nas unidades bsicas devem ser operacionalizadas de acordo com as realidades regionais, municipais e locais. Em relao a essas diretrizes NO correto afirmar que: (A) a unidade de Sade da Famlia representa o primeiro contato da populao com o servio de sade do municpio, assegurando a referncia e contrareferncia para os diferentes nveis do sistema, desde que identificada a necessidade de maior complexidade tecnolgica para a resoluo dos problemas identificados; (B) uma unidade de Sade da Famlia pode atuar com uma ou mais equipes de profissionais, dependendo do nmero de famlias a ela vinculadas. Recomenda-se que, no mbito de abrangncia da unidade bsica, uma equipe seja responsvel por uma rea onde residam de 600 a 1.000 famlias, com o limite mximo de 4.500 habitantes; (C) as equipes de sade devero realizar o cadastramento das famlias atravs de visitas aos domiclios, segundo a definio da rea territorial pr-estabelecida para a adscrio; (D) a unidade de Sade da Famlia caracteriza-se como porta de sada do sistema local de sade; ela significa a criao de novas estruturas assistenciais, mas sem substituir as prticas convencionais pela oferta de uma atuao centrada nos princpios da vigilncia sade; (E) recomendvel que a equipe de uma unidade de Sade da Famlia seja composta, no mnimo, por um mdico de famlia ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitrios de Sade (ACS).

5 www.pciconcursos.com.br

Processo Seletivo - Junho / 2012

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21 - O princpio ativo prednisolona apresenta o seguinte tipo de ao teraputica: (A) anti-inflamatria; (B) antibiotica; (C) analgsica; (D) antitrmica; (E) antiretroviral. 22 - O frmaco omeprazole pertence seguinte classe de frmacos: (A) anti-hipertensivos; (B) anti-inflamatrios; (C) analgsicos; (D) anti-helminticos; (E) antiulceroso. 23 - O seguinte medicamento um hipoglicemiante oral da classe das tiazilidinedionas: (A) insulina; (B) metformina; (C) sulfonilureia; (D) rosiglitazona; (E) dexametasona. 24 - Dentre os mecanismos de ao abaixo, o que se enquadra no processo de controle de retrovrus so os: (A) inibidores de receptores do tipo FGFR2; (B) antagonistas de receptores CCR5; (C) inibidores de glicosiltransmutases; (D) inibidores de transmutases reversas; (E) anticorpos monoclonais anti-transferase reversas. 25 - O frmaco ramipril usado para: (A) ao anti-histamnica; (B) ao antifngica; (C) inibio da prton-ATPase gstrica; (D) ao analgsica; (E) ao anti-hipertensiva.

26 - Para a diluio de um anticorpo para tratamento de tumores, o volume de um estoque a 100 U/mL que deve ser usado para o preparo de 1 mL a uma concentrao de 10 mU/mL de: (A) 1 mL; (B) 100 mL; (C) 10 mL: (D) 1 mL; (E) 0,1 mL. 27 - Dentre as formas farmacuticas a seguir, a que requer o controle de pirognios para sua manipulao : (A) creme; (B) drgea; (C) injetvel; (D) cpsula; (E) comprimido. 28 - Para esterilizar um recipiente de plstico poliestireno, o seguinte mtodo de esterilizao deve ser usado: (A) lcool etlico; (B) acetona; (C) autoclave; (D) tolueno; (E) radiao ionizante. 29 - O principio ativo do medicamento comercial Digesan a: (A) domperidona; (B) bromoprida; (C) metoclopramida; (D) atropina; (E) ranetidina. 30 - O fracionamento medicamentos controlados pode ser realizado nas seguintes condies: (A) as drogarias que possuam Autorizao Especial da ANVISA, conforme Art. 2 da Portaria SVS/MS n 344/1998; (B) desde que se mantenha a embalagem original do medicamento; (C) com anuncia do medico; (D) esses medicamentos no podem ser fracionados; (E) sempre que for solicitado pelo paciente.

6 www.pciconcursos.com.br

Processo Seletivo - Junho / 2012


31 - Dentre os anestsicos gerais da subclasse de agentes de inalao e oxignio prevista pelo RENAME encontra-se: (A) a benzocana; (B) o isoflurano; (C) o xido ntrico; (D) o barbitrico; (E) o thiopental. 32 - Dos medicamentos listados a seguir, o que faz parte da relao de medicamentos essenciais a(o): (A) aclometasona; (B) prednicarbato; (C) veleriana; (D) dipropionato de beclometasona; (E) pivalato de tixocortol. 33 - A dactinomicina tem o seguinte tipo de utilizao farmacutica: (A) antineoplsico; (B) antiulceroso; (C) diurtico; (D) antifngico; (E) antimalrico. 34 - Da lista abaixo, a seguinte opo consta do RENAME: (A) calcitriol; (B) biotina; (C) tiofolato; (D) piridina; (E) Benzobipramina. 35 - O frmaco Paclitaxel tem uso: (A) antifngico; (B) antitumoral; (C) antimalarial; (D) antiparasitrio; (E) antibitico. 36 - A nica biguanida comercializada atualmente : (A) metiltiazida; (B) bromalina; (C) metformina; (D) tiobarbital; (E) guanidosina. 37 - O material utilizado para assepsia das mos de um manipulador : (A) o anidrido actico; (B) o lcool; (C) o formol; (D) a radiao; (E) o toluene. 38 - Para a esterilizao de vidrarias no dia-a-dia usa-se: (A) lcool; (B) anidrido actico; (C) radiao ionizante; (D) autoclave; (E) xido ntrico. 39 - O tempo necessrio para a guarda de livros e balanos de movimentao de medicamentos controlados de: (A) 1 ano; (B) 2 anos; (C) 3 anos; (D) 4 anos; (E) 5 anos. 40 - Dentre os princpios ativos abaixo, o que apresenta atividade hipoglicemiante : (A) amilina; (B) inositol; (C) metformamida; (D) cortisol; (E) dexametasona.

7 www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like