You are on page 1of 2

NVEL SUPERIOR CARGOS: ARQUITETO, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO ELETRICISTA, ENGENHEIRO MECNICO, ENGENHEIRO AMBIENTAL, ENGENHEIRO NAVAL, ENGENHEIRO

DE SEGURANA DO TRABALHO, ENGENHEIRO SANITARISTA, ENGENHEIRO DE PRODUO

LNGUA PORTUGUESA:

Leitura, compreenso, interpretao e anlise de textos. Gneros e tipologia textual. Estruturao do texto e dos pargrafos. Articulao do texto: pronomes e expresses referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significao contextual de palavras e expresses. Interpretao de texto. Variedades de texto e adequao de linguagem. Equivalncia e transformao de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenao e subordinao. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuao. Estrutura e formao de palavras. Funes das classes de palavras. Flexo nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Ortografia oficial. Acentuao grfica. Redao Oficial: Manual de Redao da Presidncia da Repblica. RACIOCNIO LGICO:

Avaliao da habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictcios. Noes de Lgica: proposies, conectivos, negao de proposies compostas. Deduo de novas informaes das relaes fornecidas e avaliao das condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. As questes das provas podero tratar das seguintes reas: estruturas lgicas, lgica de argumentao, diagramas lgicos, lgebra e geometria bsica. ATUALIDADES:

O contexto nacional e o global no tocante economia, poltica, sade e ao meio ambiente. A atividade porturia e sua relao com o Brasil e o mundo.

NOES DE INFORMTICA:

Introduo ao sistema operacional Microsoft Windows. Conceitos bsicos e utilizao de aplicativos para edio de textos, planilhas eletrnicas e apresentaes: pacote Microsoft Office. Principais aplicativos de navegao na Internet (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox), ferramentas de pesquisa e compartilhamento de informaes. Segurana na Internet.

INGLS BSICO:

1. Estratgias de leitura: compreenso geral do texto. Reconhecimento de informaes especficas. Capacidade de anlise e sntese. Inferncia e predio. Reconhecimento do vocabulrio mais frequente em textos no literrios. Palavras cognatas e falsos cognatos. 2. Estratgias discursivas: tipo de texto. Funo e estrutura discursivas. Marcadores de discurso. Elementos de coeso. 3. Aspectos gramaticais: conhecimento dos tempos e modos verbais. Uso de preposies, conjunes, pronomes e modais. Concordncia nominal e verbal. Formao e classe de palavras. Relaes de coordenao e subordinao.

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1. Ecologia e ecossistemas brasileiros. 2. Ciclos biogeoqumicos. 3. Noes de Meteorologia e Climatologia. 4. Noes de Hidrologia. 5. Noes de Geologia e Solos. 6. Aspectos, Impactos e Riscos Ambientais da Indstria de Petrleo e Energia, em especial do segmento de distribuio. 7. Qualidade do ar, poluio atmosfrica, controle de emisses. 8. Aquecimento Global e Mecanismos de desenvolvimento Limpo MDL. 9. Qualidade da gua, poluio hdrica e tecnologias de tratamento de guas e efluentes para descarte e/ou reuso. 10. Qualidade do solo e da gua subterrnea. 11. Gerenciamento e tratamento de resduos slidos e de gua subterrnea. 12. Caracterizao e recuperao de reas degradadas, em especial do solo e da gua subterrnea. 13. Legislao ambiental aplicada (Leis, decretos, resolues Conama): Sistema Nacional do Meio Ambiente Sisnama. Regulamentao para os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Processo de licenciamento ambiental. Processo de licenciamento de atividades de explorao, perfurao e produo de leo e gs. Lei federal no 9.605/98 e suas alteraes. Lei federal no 9.985/00 e suas alteraes. Lei federal no 9.966/00 e suas alteraes. Lei federal 9.433/97 e suas alteraes. 14. Noes de economia ambiental: Benefcios da poltica ambiental. Avaliao do uso de recursos naturais. 15. Poltica ambiental e desenvolvimento sustentvel. 16. Sistemas de gesto ambiental: Requisitos de Sistema de Gesto Ambiental segundo a NBR-ISO 14001:2004. Avaliao de desempenho Ambiental segundo a NBR-ISO 14031:2004. Noes de Gesto integrada de Meio Ambiente, Sade e Segurana Industrial. Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gesto segundo a NBR-ISO 19011:2002. 17. Planejamento ambiental, planejamento territorial, urbanismo, vocao e uso do solo. 18. Meio ambiente e sociedade: Noes de Sociologia e de Antropologia. 19. Noes de valorao do dano ambiental.

You might also like