You are on page 1of 16

CISC

CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMITICA DA CULTURA E DA MDIA

IMAGEM

Dietmar Kamper

A passagem de IPERIONE (Oh o homem um deus quando sonha e um mendigo quando reflete) representa, se tomada ao p da letra, uma boa introduo ao significado ambivalente da palavra alem para imagem, Bild. Mesmo etimologicamente se podem confrontar apenas

ambiguidades: bilidi (antigo alto alemo) significa, de um lado, sinal, essncia, forma e de outro, imagem, cpia, reproduo ( de novo controverso se a raiz, assim como em billig, econmico, Bilwis, j alude a reto justo). De um lado se sublinha, portanto, aquilo atravs do qual algo recebe sua forma, alcana sua essncia, chega ao pleno desdobramento de sua fora miraculosa. De outro, aquilo que tal imagem originria reproduz, apresenta, desenha. Essa posio mutvel entre uma ordem mgica da plena presena na qual a imagem idntica quilo que mostra e uma ordem da representao que tende ao vazio, no qual, no melhor dos casos, semelhante(uma impresso, um espelho, uma semelhana), nunca se perdeu de todo. Costuma-se admitir, porm, uma passagem histrica e biogrfica da magia representao, do realismo da imagem que compreende a realidade como um ser na imagem, moderna doutrina dos sinais, que percebe enfim apenas nexos de reenvio(e a isso se refere a passagem de Hlderlin); todavia, resistem obstinadamente mesmo em tempos iluminados, restos mgicos, como, por exemplo, a tradio dos cones da igreja oriental, o sacrifcio da missa

catlica, algumas correntes da poesia e da arte figurativa mais recente. A partir disso se pode concluir a favor de uma realidade sagrada no perfeitamente eliminvel da imagem e, por outro lado, existe a possibilidade de compreender melhor os enormes efeitos que brotam da profuso de imagens exatamente na poca da perfeita abstrao. O vrtice que nasce ao centro das imagens atravs do vazio no pode mais ser preenchido pelos resultados da razo que produz os sinais. Tendo em vista que quase ningum capaz de resistir ao horror vacui(medo do vazio), da deriva a sucesso circular de substitutos que procura substituio. Um evento que no se verifica nunca, mas, tem efeito mais profundo que uma ato mgico completo. Nos artigos do Historisches Wrterbuch der Philosophi fica clara a irritao que se produziu na histria do esprito como reao ao significado mutvel de imagem. possvel determinar a posio dos diversos fluxos de tradies ou correntes relevando a sua proximidade ou distncia da magia e da representao. At no grego eikon e no latim imago se conservou o mesmo sentido duplo do antigo alto alemo bilidi, ainda que o trabalho terico da supri-los com uma acelerao crescente de

filosofia grega e da exegese bblica-judaica tenha precisado acelerar o afastamento da compreenso mgica da imagem. J Plato - com sua desconfiana nas comparaes dos poetasseparou nitidamente idia e imagem e com isso acrescentou suspeita fantasia, acentuando-lhe a fisionomia de iluso. As influncias gnsticas, porm, puderam de novo interromper esse desenvolvimento com suas hierarquias da semelhana. Decisiva para o destino ocidental das imaginaes foi acima de tudo a doutrina da imago dei(imagem de deus) judaica crist que recebeu seus impulsos decisivos da especulao paulina sobre o primeiro e o ltimo Ado. Eikon, significa, como imago, a efgie impressa de um selo, a imagem refletida, e ainda a sombra de uma pessoa; portanto, relaes nas quais existem graduaes de semelhana. Assim se pode falar de um filho como o eikon do pai. Esse o sentido a que So Paulo recorre quando chama homem do den antes da queda. Com isso se traa um esboo da histria da salvao crist, que no comeo e no fim tem como signo supremo uma determinada verso da imagem(e precisamente a sua funo de espelho que, quando vazio, reflete a plenitude) e no meio postula uma queda da realidade da imagem e uma reaproximao a ela.
4

Cristo de o ltimo Ado a

definio de imagem de deus e o coloca em relao com o

A extraordinria fecundidade dessa concepo no deve porm iludir sobre o fato de que, por causa de sua falta de substncia- pura relao!- ela , ao contrrio, no apenas se abre cunha(que deveria repelir ) da abstrao(veja-se a metfora do reespelhamentos continuados em Niccol Cusano ou a concepo leibniziana do ente indivisvel como un miroir de l univers,( um espelho do universo), mas tem ,de certo, aconselhado a tabuizzazione das imagens (no h em portugus: transformao em tabu ; em lingustica isso significa que o nome acompanha a coisa e acaba se unificando a ela. um recurso tpico dos povos primitivos que viviam em estreita dependncia de seus deus e de um mundo mgico e , por alguns aspectos, misterioso. Acreditava-se ento que os conhecimento dos vocbulos conferisse um poder real sobre as coisas e sobre os homens e que pronunciar um certo nome poderia desencadear uma reao sobrenatural)

Na histria da filosofia a partir da Idade Mdia uma formalizao da doutrina da imago dei segue junto tempestade de imagens que se inflam e desinflam, sem que discurso. Da interrupo violenta da idolatria das imagens se pode para sempre reconstruir uma demonstrao negativa da potncia do mgico, que foi tambm tema pblico at a Revoluo Francesa:
5

se possa falar de prejuzo do

os Girondini achavam que o mundo execrvel dos reis no teria acabado se tivesse continuado a viver s da imagem (Shrader 1965,p.15).Assim se chegou a decapitar os dolos de pedra da soberania. Por outro lado, Francis Bacon, com sua conotao dos idola como idola fori , ou seja, os erros que derivam do uso da linguagem, da vida social, introduziram a histria da ideologia, na qual era prenunciada a tentativa da superao cientfica de um mundo da mera aparncia. O Iluminismo se colocou contra as obrigaes mgicas que eram vistas como fetiches dependentes em primeiro lugar pessoal e depois material da burguesia. Se tal sucesso do intento de interpenetrar teoricamente poder e mercado colocado em dvida, pois at a crtica ideologia mais avanada, a marxista(com sua hiptese de uma aparncia socialmente necessria) foi alcanada pelo modelo universalista de uma teoria da reproduo ou do reespelhamento, que relembra de modo entediante a especulao crist. Se, ao contrrio, no se quer falar de uma simulao que teoricamente no se pode propor, como da noz vazia do real, como acontece de novo na arqueologia estruturalista da modernidade, ento talvez fosse aceitvel a proposta de Walter Benjamin de recorrer a imagens do pensamento(Denkibilder) que permitem decifrar tambm a existncia profana como figura enigmtica.
6

As

imagens

que

como

um

choque

rasgam

determinadas

constelaes histricas tm o corao temporal de uma dialtica" em estado de sossego(Dialektik im Stillstand) e consentem a quebra de alianas com os vencedores da histria. A imagem tem, logo, de acordo com o seu significado, pelo menos trs funes: a de presena mgica, a de representao artstica e a de simulao tcnica, entre as quais existem mltiplas interseces e superposies. Os homens hoje vivem no mundo. No vivem nem na linguagem. Vivem na verdade nas imagens do mundo, de si prprios e dos outros homens que foram feitos, nas imagens do mundo, deles prprios e dos outros homens que foram feitos para eles. E vivem mais mal do que bem nessa imanncia (permanncia) imaginria. Morrem por isso. No pice da produo de imagens existem macios distrbios. Existem distrbios das imagens que tornam enormemente ambgua a vida das imagens e a morte pelas imagens. Se difunde uma condio do tipo mortovivo, vida morta. Essa impossibilidade de decidir se se est ainda vivo ou morto adere s imagens, pelo menos no momento da sua pura simulao sem referncia. O convite a utiliz-las como estaes intensivas da experincia se pode aceitar apenas provisoriamente.
7

Uma oscilao que se estenda no tempo difcil de suportar. J tempo, ento, de sair da autoproduzida caverna das imagens que est se fechando. No uma coisa fcil. A via de subida, da prpria nova proibio das imagens, no parece possvel. Se probe dentro de certos auto limites, j que no fin de sicle de uma probio da probio no se pode proibir nada. Se prenunciaria, ento, a via oposta do xtase extremo Procura-se a sada abrindo caminho entre as imagens. Procura-se algo alm das imagens nas prprias imagens. Dado, porm , que as imagens so planas, essa busca de profundidade no fcil e os mencionados distrbios das imagens podem ajudar. O exagero da ambiguidade do homem como living dead vai acabar numa image killing , num injurioso fragmentar, multiplicar, funcionalizar, num analisar, um banalizar, um canalizar, um ABC que requer de fato muito prtica. A evaso da caverna das imagens, da permanncia do imaginrio, seja agressivo ou reflexivo, tem em si tambm uma outra dificuldade. O outro lado da moeda das imagens possudo pelo monstruoso e por cada evadido daquelas que exatamente lhe do mais medo. Por ele nenhum conceito universal est to altura.
8

At discursos mais refinados no se impem(ou no reinam). Os nicos adversrios dos monstros que nascem do sono da razo e que dependem do regime de uma fantasia de poder so figuras, figuras da dissimulao. Contra o imaginrio ajuda apenas a imaginao, e precisamente uma das figuras, das formas, dos rostos que no pertencem ao homem singular e que trabalham de acordo com o princpio da criao de uma vida capaz de procriar. A percepo do monstruoso significa por isso, ao contrrio, a inveno de figuras que fazem um espetculo que dura toda a vida no palco da vida. O Cenrio tem valor cognitivo. No um outro domnio do imaginrio, mas o princpio de uma relao crtica com as imagens que no pode ser instaurada de nenhum outro modo. Ocorrem duas premissas para se chegar definio de que coisa uma imagem, de que coisa so as imagens. Contra o medo da morte os homens s tm a possibilidade de fazer uma imagem dela. Por isso s imagens se prendem os desejos de imortalidade. Por isso a rbita do imaginrio regida sobre o eterno, e por isso os homens sofrem hoje o destino de j serem mortos em vida. Uma tentativa de fugir disso deveria abolir as imagens, deveria alcanar um ponto para l das imagens do qual no possvel um retorno imortalidade.

Tambm esse ponto tem que ser alcanado. A dupla premissa muito simples: como imagens os homens seriam imortais, sem imagens talvez pudessem ser mortais. As consequncias, porm, so pesadas, por causa da assimetria e por causa dos efeitos retroativos. A primeira imagem nasce do medo da morte, mais precisamente do medo de dever morrer sem ser vivo, muito antes do surgimento da conscincia. Tem o objetivo de cobrir a ferida da qual provm os homens. Esse escopo porm no pode ser cumprido. Cada lembrana de cobertura(ou disfarce) ao mesmo tempo lembra. Por isso cada imagem , no fundo, sexual, mesmo que seja profundamente religiosa no primeiro movimento. A partir disso se pode chamar a imagem-como faz Rolland Barthes- a morte em pessoa. Por meio do medo a imagem tem o papel principal no desvio do desejo humano. Substitui a indiferena experimentada na origem. Est no lugar do primeiro mal. Prolonga acima de tudo a esperana de que a voz da me transparea atravs de todas as ambivalncias. Se volta, alis, do sacro ao banal. De fato , o segundo captulo na superao do medo se chama reproduo. A imagem deve se perder nas imagens. A iluso depois de duas pginas soa assim: quem reencontra a imagem est na origem. Tambm isso est do avesso. O primeiro um segundo.

10

O corpo vem antes da imagem(e da conscincia); quem destri a imagem perdeu o medo. Tambm isso est do avesso. De fato a prpria imagem j uma estratgia do medo. O prazer que quer eternidade vale para as imagens, mas tambm para a vingana que lana no imaginrio para desterrar(ou extrair) da vida aquilo que no pode amar. Fazer-se uma imagem do corpo humano significa torn-lo imortal, significa alinh-lo na falange dos mortos vivos, do espectros e fantasmas. Transformar a imagem que est no lugar da ferida da mortalidade em milagre e sinal, que so eternos, pura iluso. Ento o prazer estaria errado e a vingana estaria na obscurido daquilo que acontece e que se faz? Mais ou menos. Com as imagens no possvel nem recordar nem esquecer. Sobre esse limite se trabalha continuamente. Em outras palavras, o imaginrio aquele querer esquecer que recorda e aquele querer recordar que esquece. E precisamente quanto menos imagens(a favor de uma nica imagem) melhor a lembrana, e quanto mais imagens, menor a memria, mas a diferena entre imagem e imagens remete secundariedade do eterno. Primrio o corpo mortal. Esse se pode experimentar. A imagem que est no lugar da ferida, deve ter sido transformada ela prpria numa ferida para que a sada do imaginrio se tornasse visvel. Isso acontece depois da proibio das imagens. H uma voz atrs do espelho que est atrs da cortina. Uma voz calada pelas religies que probem imagens ou melhor, elas tentaram cal-la.
11

Sua construo da unidade obrigou aquilo que mortal repulso pelo corpo, runa do discurso, que os homens so. A voz ressoa para alm do prazer(proibido) e da vingana(consentida). A coisa mais difcil , sem dvida, uma existncia sem imagem. Tem o aspecto de um ser desaparecido e no se pode inserir nos caminhos da vida, que so comuns. A mortalidade no um programa e no um projeto. A existncia sem imagem falncia, insistncia na incomensurabilidade. Ancoradouro da palavra, da palavra ouvida e pronunciada, que se leva ao limite do insensato, ancoradouro da materialidade da voz, no daquilo que ela diz. O risco elevado provm do fato que as religies que probem imagens fizeram um pacto com o sentido desde o incio. Mortalidade significa, porm, pegar uma sada do imaginrio diferente daquela permitida pelo medo, retorno a uma realidade que nunca existiu. Ambgua desde o comeo, imagem significa, entre outras coisas, presena, representao e simulao de uma coisa ausente. Se se admitem diversas combinaes histricas com diversas pronncias , a situao oferece motivos suficientes para distines mais precisas. Presena a dimenso mgica, representao reune foras da imitao, da capacidade de colocar as imagens como imagens, o inteiro arsenal dos disfarces engenhosos e simulao um assunto da iluso, includa a auto-iluso, que em contato com
12

as leis de mercado e da abstrao da troca tem atualmente sua conjectura favorvel. A cooperao e o contraste entre presena, representao e simulao constituem ao mesmo tempo o objeto e o horizonte da reflexo, onde o objeto no tem em si nada de objetivo e o horizonte tem em si pouco de definido. Se poderia esboar uma teoria da decadncia das imagens, de maneira que se verifique ou seja verificada uma queda da presena plena ao presente morto, vazio, simulado ou fingido. H porm, tambm argumentos para uma cotemporaneidade, pesada de carregar e difcil de explicar, dos trs violao simulativa da realidade. Em todo caso, seria muito fcil falar apenas de pocas histricas das imagens, sem considerar como uma mistura atual de produes e recepes de imagens pr-histrica/pr-moderna/ e psmoderna/p-shistrica influencia a percepo. Atrs do horizonte e no objeto cabe (ou paira ameaa de ) um abissal horror vacui. O material ao qual correspondem as imagens na sua verso uma ausncia, uma falta fundamental, se assim se quiser, a perda do ambiente do seio materno, que atarefar ( dar trabalho) o homem para toda vida como parto prematuro. O fato de que ele tenha nascido e que deva morrer oferece os pressupostos para a experincia da perda, que parece insupervel,
13

significados

fundamentais, que, provavelmente, se realizou atravs de uma

mas pode ser substituda. As imagens so, assim consideradas, substitutas daquilo que falta, que ausente, sem nunca alcanar a dignidade daquilo que substituem. Essa mesma insuficincia o motivo para as variantes e para a reflexo. Dado que as imagens permanecem porm mpares e no podem existir duplicatas perfeitas, h um movimento histrico no sentido dos ordenamentos experimentais dos quais faz parte tambm a mesma prestao de contas. O pensamento provm da mesma fonte da criao das imagens, compelido pela necessidade e tambm composto de modo similar. A voz primitiva imaginao no cumpre nem mesmo de longe as diferenciaes que foram dadas historicamente. Se trata de levar em considerao com urgncia trs variantes das quais a fantasia e a imaginao, em suas vrias acepes, participam de um modo ainda indistinto: um presente do esprito no sentido de uma percepo radical que no tem nada a ver com a verdade, mas tem muito a ver com a awareness (a conscientizao), com a advertncia sobre o trao corpreo da vida, com a ateno ao perigo e com a ateno como venerao. Uma lembrana, que no significa retorno a um estado de salvao, mas significa a capacidade de colocar alguma coisa como alguma coisa, portanto fico, inveno que pode fazer ver tambm as imagens como imagens. Uma iluso, estratgias ldicas que aparecem no jogo e incluem a disponibilidade para iludir e para se fazer iludir, que colocam em cena as imagens como simulacro e levam em conta uma simulao em diversas camadas.

14

Presena, representao, simulao de uma ausncia tm diversos resultados que continuam a agir numa interdependncia multiforme. No entanto, o mecanismo suficientemente conhecido de uma criao sucessiva da imagem autntica a partir da cpia ou da juno de simulao e presena, que vai contra a valorao diferenciada da fora da representao, so apenas duas das muitas figuras do processo que esto em jogo e que teriam que ser delineadas. Por isso se deve assumir como tema a interface que corre sobre o limite entre o visvel e o invisvel e que, de modo surpreendente, tem forma de cruz. A imagem tem uma estrutura fundamental de quiasma (em forma de x ou +; Cruzamento ou decusso de duas formaes anatmicas; quiasma tico: pequena formao quadrangular em formato de x na qual os nervos pticos parcialmente se juntam ou se cruzam.) Quiasma significa aqui- seguindo alguns raciocnios de MerleauPonty- o cruzamento de tendncias principais que se excluem reciprocamente, que se percebem superfcie do corte de imagens e corpo. Se deve voltar a ateno que atualmente cabe s imagens da moldura das imagens(borda externa) e do apoio das imagens(fundo) forma de cruz que estrutura as imagens por dentro. Assim ,provavelmente, a histria se faz pensar primeiro, depois e ao lado da Idade moderna, na poca das imagens do mundo(Heidegger), pela primeira vez bastante e abundantemente.

15

A ampla tenso das tendncias cruzadas quiasmaticamente que , porm, no deve estar de acordo apenas cronologicamente, vai da imagem interior como ilha da lembrana que lembra uma mtica lembrana originria do passado(tradio da anamnesis e da aletheia ) at a imagem exterior que , na pura repetio que no ter nunca repetido nada, pratica um esquecer o esquecer, ou seja, a tabula rasa ( filos. No empirismo mais radical, estado de indeterminao completa, vazio total, que caracteriza a mente antes de qualquer experincia).

difcil pensar que a amplitude de tenso desses tempos seja vlida sempre, no apenas na diacronia mas tambm na sincronia. Espao e tempo na Europa foram sempre construdos como cruz, como templum e tempus, o espao com a cruz das coordenadas(veja-se o rito da fundao das cidades), o tempo com a cruz ereta, levantada do Glgota (veja-se a profecia de um sinal no qual vencer).
Ambas as cruzes - como marcas (ou assinaturas) da terra habitada e do corpo humano sinalizado - vm luz contemporaneamente. Fundam as imagens de dentro. Parece que so o prprio sinal. Poderiam ,quando estiverem visveis, ser consumidas e trabalhadas a fundo, para que cesse sua obrigao secular e os homens aprendam finalmente a relao de abandono que corresponde aos sujeitos das imagens. Este texto foi extrado do livro Cosmo, Corpo, Cultura. Enciclopedia
Signatu re Not Verified

CISC - Centro Interdisciplinar de Semiotica da Cultura

Digitally signed by CISC Centro Interdisciplinar de Semiotica da Cultura DN: cn=CISC Centro Interdisciplinar de Semiotica da Cultura, c=BR Date: 2003.05.13 21:54:04 -03'00'

Antropologica. A cura di Christoph Wulf. Ed. Mondadori. Milano. Italia. 2002.

16

You might also like