You are on page 1of 3

Mulheres do Mundo de Titouan Lamazou

O subalterno no pode falar. No h valor algum atribudo a mulhercomo um item respeitoso nas listas de prioridades globais.(SPIVAK, 2010 pg 126)

Voyeurismo uma tima palavra para pensar o trabalho Mulheres do Mundo de Titouan Lamazou. O trabalho consiste em um vdeo documentarista sobre sua trajetria artista em volta do mundo buscando historias de mulheres das mais variadas possveis. Mulheres subalternas que enfrentam toda sorte de problemas como a pobreza, a discriminao racial (ora por sua cor, ora por suas origens(no caso cigano)), preconceitos pela profisso que optaram, o desamparo estatal e essencialmente o problema que atingi todas e dos quais elas jamais podero escapar pois segundo Fanon(2008) um negro ser sempre negro e a mulher ser sempre mulher. O artista plstico e fotografo Titouan Lamazou desloca o seu local de fala artstico em um jogo de manipulao, troca, compartilhamento e disputa pelo poder de se comunicar. Lamazou prope

que as mulheres contem suas histrias de forma livre e corriqueira, que escolham suas palavras, a forma de dize-las e que parte das suas prprias historias elas desejam contar, enquanto isso num ato quase que de voierismo Titouan as desenha, finalizando o ciclo de relacionamento de abertura das duas partes, do homem que se cala para ouvir a mulher ps colonial sempre emudecida.(SPIVAK, 2010). Essas mulheres no so super-heronas, so mulheres como tantas outras que tem como nica distino e esse o grande objeto de interesse(desejo?) do artista, terem optado por empoderar-se e decidir suas prprias vidas, inclusive quando parecem ter decidido no decidir. Em uma dos esquetes temos ao invs de uma, duas mulheres. Primas que nasceram no mesmo lugar, na mesma estrutura famliar, na mesma poca, mas tomaram rumos diferentes. Ciganas, essas mulheres se dividem, como acredito que acontea com quase todas as mulheres do sculo vinte e um a conflituosa dicotomia da manuteno da tradio, do sempre fazer que muitas vezes inclui opresso e submisso feminina por um novo local, um novo posicionamento social. Uma delas escolhe a tradio: se veste como uma tpica cigana mora junto a comunidade em que nasceu, vive para o lar, seus filhos e sue marido. A outra prima resolve fugir, romper com a lgica do destino que prev o futuro de toda mulher cigana: ela vai para um grande centro urbano, trona-se executiva em um banco, usa roupas modernas e ousadas (fora do horrio de expediente do banco), dirigi um carro coversivel e completamente independente. H nos dois casos um desprendimento de energia tremendo. Se de um lado o rompimento familiar e a rasura que a segunda prima causa na tradio tem um alto preo, e ela paga por ele, optar, como fez a primeira prima, por dar continuidade tradio, atendendo expectativas dos semelhantes optar por no entrar nesse campo de batalha ? Certamente no. A mulher que opta pela tradio pode ser hostilizada, vista com maus e quia acusada de traio por aquelas que veem em tradies como a cigana apenas a dor e a subalternizao da mulher e por sua vez anacrnico e inconcebvel que segui-la seja uma escolha livre e consciente da mulher contempornea. Mas no final do pequeno vdeo que entrevista as duas simultaneamente e que integra o trabalho Mulheres do Mundo o resultado que o artista produz ao ouvir a historia de vida e viso de mundo das duas o mesmo: Um belo desenho de cada uma feito com nanquim, guache e aquarela. Um desenho leve que tenta abarcar e envolver todas as mulheres dessa modernidade liguida(BAUMAN, 2001) suas vidas, suas aes, seus posicionamentos epistemolgicos, suas individualidades.

A obra de Lamazou certamente uma obra de trajetria. Para Nino(---) esse tipo de obra pode ser considerado um projeto que [...]pe em evidencia a singularidade daquilo que faz resistncia ao artista, o que ele persegue impulsiva e obstinadamente em vrias obras, o que direciona suas aes at mesmo-s vezes- sua prpria revelia e que, para ns, ressalta a coerncia de um certo estar singular no mundo. O trabalho de percorrer o mundo em busca dessas mulheres fascinantes d ao artista um carter quase que missionrio, o passo andarilho, a busca exaustiva por essas historias a distancia temporal e geogrfica entre uma obra e outra torna gigantesca. certo que cada obra(desenho e vdeo) podem ser vistos de forma pontual e isolada e ainda assim veramos al muito valor artstico, mas no projeto potico(Nino) que a obra se realiza grandiosa e n vezes mais complexa. Titouan poderia passar a vida inteira em busca de mulheres como essa e ainda assim no terminar essa misso artstica e humanitria. Por fim, como eu no poderia deixar de comentar, entre as brasileiras que participam do trabalho est a inesquecvel Dercy Gonalves com toda sua irreverencia a mulher que nunca se incomodou em ser chamada de puta quando isso era sinnimo de atriz, se abre para o mundo todo numa impressionante performance de pernas escancaradas em cima da cama, sempre cheia das suas escandalosas e simblicas joias, porque a vida de Dercy no foi um espetculo, foi um escndalo pois ecandalo ainda infelizmente a melhor palavra para definir a forma que o mundo reage diante de um mulher que resolve sair do esperado e ser forte. Titouan Lamazou pelo contrario opta pela parcimnia, uma nova forma de se manifestar a favor da mulher, sem gritos nem palavras de ordem apenas ouvindo-as, tornando suas vidas corriqueiras, sem serem banalizadas e tornando suas falas prioritrias sobre o mundo e sobre si mesmas.

Maximiliano Roger Referencias bibliogrficas: BAUMAN, zigmunt. Modernidade Lquida. Rio de janeiro: Zahar, 2011 FANON, Frantz. Pele negra, mscaras brancas. Salvador:EDUFBA, 2008 NINO, Maria do Carmo. O Colecionador do inatingvel. SPIVAK, gayatri chakravorty . Pode o subalterno falar? Belo Horisonte: Editora UFMG, 2010

You might also like