You are on page 1of 6

15/08/2013

MODERNISMO BRASILEIRO
1 FASE
1922/1930
A fase mais radical justamente em consequncia da necessidade de definies e do rompimento de todas as estruturas do passado / Carter anrquico, heroico e destruidor. POESIA: neossimbolismo / o universo temtico se amplia e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o estar-nomundo / PROSA: neorrealismo e regionalismo.

2 FASE
1930/1945

3 FASE
1945/????

PROSA:

intimismo, sondagem psicolgica (Clarice Lispector) / regionalismo universal (Guimares Rosa) / crtica scio-poltica; POESIA: se opem s conquistas e inovaes dos modernistas de 22; social / Neoparnasianismo / Concretismo / Marginal ...

MODERNISMO BRASILEIRO
1 FASE: Fase Heroica / experimentao
1922 ..........................................1928/1930

SEMANA DE ARTE MODERNA


LOCAL: Teatro Municipal de So Paulo 13/15/17 de fevereiro. OBJETIVOS DA SEMANA: - Apresentar sociedade a nova concepo de arte e novas formas de criao; influncias das vanguardas europeias; - Romper definitivamente com os padres tradicionais da arte; - Promover a troca de ideias e tcnicas entre artistas de diferentes reas / Direito pesquisa esttica e nacional.

Os sapos Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra.

O meu verso bom Frumento sem joio Fao rimas com Consoantes de apoio.

Brada em um assomo O sapo-tanoeiro: "A grande arte como Lavor de joalheiro. Ou bem de estaturio. Tudo quanto belo, Tudo quanto vrio, Canta no martelo." Outros, sapos-pipas (Um mal em si cabe), Falam pelas tripas: "Sei!" "No sabe!" "Sabe!". Longe dessa grita, L onde mais densa A noite infinita Verte a sombra imensa;

L, fugindo ao mundo, Sem glria, sem f, No perau profundo E solitrio, Que soluas tu, Transido de frio, Sapo-cururu Da beira do rio.

Vai por cinqenta anos Em ronco que aterra, Que lhes dei a norma: Berra o sapo-boi: Reduzi sem danos "Meu pai foi guerra!" A formas a forma. "No foi!" "Foi!" "No foi!". Clame a saparia O sapo-tanoeiro, Em crticas cticas: Parnasiano aguado, No h mais poesia, Diz: "Meu cancioneiro Mas h artes poticas . . ." bem martelado. Urra o sapo-boi: Vede como primo "Meu pai foi rei" "Foi!" Em comer os hiatos! "No foi!" "Foi!" "No foi!" Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos!

15/08/2013

A REPERCUSSO DA SEMANA
PRECISO QUE SE SAIBA QUE NOS MANICMIOS SE PRODUZEM POEMAS, PARTITURAS, QUADROS E ESTTUAS, E QUE ESSA ARTE DE DOIDOS TEM O MESMO CARACTERSTICO DA ARTE DOS FUTURISTAS E CUBISTAS QUE ANDAM SOLTOS POR A. (Jornal do Comrcio) AO PBLICO CHOCADO DIANTE DA NOVA MSICA TOCADA NA SEMANA, COMO DIANTE DOS QUADROS EXPOSTOS E DOS POEMAS SEM RIMA (...) SONS SUCESSIVOS SEM NEXO ESTO FORA DA ARTE MUSICAL: SO RUDOS, SO ESTRONDOS; PALAVRAS SEM NEXO ESTO FORA DO DISCURSO: SO DISPARATES COMO TANTOS E TO CABELUDOS QUE NESTA SEMANA CONSEGUIRAM DESOPILAR OS NERVOS DO PBLICO PAULISTA, QUE RARAMENTE RI A BANDEIRAS DESPREGADAS. (A Gazeta) PRECISA-SE DE UM MOO HONESTO QUE SAIBA FAZER VERSOS FUTURISTAS. EXIGE-SE UM ATESTADO DE IGNORNCIA. (Jornal do

VICTOR BRECHERET MONUMENTO S BANDEIRAS 1954

Comrcio)

CARACTERSTICAS
ANARQUISMO: "no sabemos discernir o que queremos". LIBERDADE DE EXPRESSO / LINGUAGEM COLOQUIAL. BUSCA DA "SNTESE E DA "PALAVRA BRASILEIRA. VALORIZAO POTICA DO COTIDIANO. NACIONALISMO XENFOBO E INTRANSIGENTE. PARDIAS: TENTATIVA DE REPENSAR A HISTRIA E A LITERATURA BRASILEIRAS.

CORRENTES DO MODERNISMO
DINAMISTA (Rio de Janeiro)
LDER: Graa Aranha OBJETIVOS: progresso material / tcnica de um mundo moderno / Influncia do Futurismo.

PRIMITIVISTA (So Paulo)


LDERES: Oswald de Andrade / Raul Bopp OBJETIVOS: expressou-se atravs do Manifesto Antropfago / devorao da cultura estrangeira para recriao da cultura nacional.

NACIONALISTA (So Paulo) LDERES: Plnio Salgado / Menotti Del Picchia OBJETIVOS: nacionalizao xenfoba da literatura por meio do folclore, indianismo, nativismo. ESPIRITUALISTA (Rio de Janeiro) LDERES: Ceclia Meireles / Augusto Frederico Schmidt Murilo Mendes / Revista Festa. OBJETIVOS: temas universais / herana simbolista. DESVAIRISTA (So Paulo) LDER: Mrio de Andrade OBJETIVOS: renovao da poesia / criao de uma lngua nacional / Prefcio Interessantssimo: sntese.

REVISTAS E MOVIMENTOS
REVISTAS: Klaxon (1 revista de divulgao do Modernismo). Esttica (Graa Aranha / Mrio de Andrade). Terra Roxa e outras terras. Antropofagia. MOVIMENTOS:
Pau-Brasil Grupo Verde-Amarelo / Anta Antropofgico ("Devorao cultural

das tcnicas importadas para reelaborlas com autonomia, convertendo-as em produto de exportao").

15/08/2013

Movimento do Pau-Brasil (o

Manifesto do Pau-Brasil, escrito por Oswald de Andrade em 1924, prope uma literatura extremamente vinculada realidade brasileira).
A lngua sem arcasmos, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos. A poesia existe nos fatos. Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, so fatos estticos.

O FORTE COLORIDO E A SNTESE DE FORMAS TEVE SUA INFLUNCIA SOBRE OS MODERNISTAS BRASILEIROS.

TARSILA DO AMARAL PAISAGEM COM TOUROS

MOVIMENTO DO VERDE-AMARELO GRUPO DA ANTA.


(1926) - Formado por Plnio Salgado, Guilherme de

Almeida, Menotti Del Picchia e Cassiano Ricardo; Resposta ao grupo Pau-Brasil; Alm de criticar o "nacionalismo importado" de Oswald de Andrade, propunha um nacionalismo primitivista e ufanista, que acabou evoluindo, em 1932, para o Integralismo, um movimento poltico de extrema-direita baseado nos moldes fascistas.

"O grupo "verdamarelo", cuja regra a liberdade plena de cada um ser brasileiro como quiser e puder; cuja condio cada um interpretar o seu pas e o seu povo atravs de si mesmo, da prpria determinao instintiva; o grupo "verdamarelo", tirania das sistematizaes ideolgicas, responde com a sua alforria e a amplitude sem obstculo de sua ao brasileira. (...) Aceitamos todas as instituies conservadoras, pois dentro delas mesmo que faremos a inevitvel renovao do Brasil, como o fez, atravs de quatro sculos, a alma da nossa gente, atravs de todas as expresses histricas. Nosso nacionalismo "verdamarelo" e tupi. (...)"

Tarsila - Abaporu

A NEGRA (1923)

Tarsila do Amaral

15/08/2013

AUTORES MODERNISTAS
OSWALD DE ANDRADE (1890-1954): debochado / irnico / nacionalismo crtico / o grande agitador das ideias modernistas / vinculao com o primitivismo / coloquialismo / poema piada / poema-plula.

"Antropofagia - Tarsila do Amaral

Pau-Brasil / Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade / O Cavalo Azul / Manh.
POESIA: TEATRO: A morta / O Rei da Vela (crise econmica pessoal). NARRATIVAS: Os Condenados / Memrias sentimentais de

Movimento do Antropofgico (tela Abaporu) - S A ANTROPOFAGIA nos une, Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. / nica lei do mundo. Expresso mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religies. / De todos os tratados de paz. / Tupi or not tupi, that is the question. (Manifesto Antropfago-1928).

Joo Miramar / Serafim Ponte Grande.

- panfletos satricos; pardias linguagem convencional;

CANTO DO REGRESSO PTRIA Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui No cantam como os de l Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de l No permita Deus que eu morra Sem que volte para l No permita Deus que eu morra Sem que volte pra So Paulo Sem que veja a Rua 15 E o progresso de So Paulo.

as meninas da gare Eram trs ou quatro moas bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito bem olharmos No tnhamos nenhuma vergonha. ERRO DE PORTUGUS Quando o portugus chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido O portugus.

MRIO DE ANDRADE (1893-1945): o papa do modernismo / romancista / crtico de arte / professor / amor So Paulo / poesia livre, intimista e introspectiva.

ODE AO BURGUS Eu insulto o burgus! O burgus-nquel o burgus-burgus! A digesto bem-feita de So Paulo! O homem-curva! O homem-ndegas! O homem que sendo francs, brasileiro, italiano, sempre um cauteloso pouco-a-pouco! Eu insulto as aristocracias cautelosas! Os bares lampies! Os condes Joes! Os duques zurros! Que vivem dentro de muros sem pulos, e gemem sangue de alguns mil-ris fracos para dizerem que as filhas da senhora falam o francs e tocam os "Printemps" com as unhas! (...)

Leitor: Est fundado o Desvairismo. Este prefcio, apesar de interessante, intil.


OBRAS: Macunama rapsdia primitivista do heri sem nenhum
carter (picaresco); folclore nacional; stira linguagem.
Amar, verbo intransitivo romance metalingustico e psicolgico sobre a educao sentimental de um adolescente. Paulicia desvairada (1922) inovao esttica e sonora /

potica dinmica / valorizao da realidade de So Paulo.


Cl do Jabuti / Lira Paulistana indagao social.

15/08/2013

PREFCIO INTERESSANTSSIMO A inspirao fugaz, violenta. Qualquer empecilho a perturba e mesmo emudece [...] O impulso lrico clama dentro de ns como turba enfuriada. Seria engraadssimo que a esta se dissesse: Alto l! Cada qual berre por sua vez [...] A lngua brasileira das mais ricas e sonoras. E possui o admirabilssimo "o". [...] Uso palavras em liberdade

MANUEL BANDEIRA: angstia existencial / doena e isolamento / psparnasiano, simbolista e engajado (social). Principais obras:
Cinza das horas (1917) Carnaval (1919- Os Sapos) O Ritmo Dissoluto (1924) Libertinagem (1930) Estrela da manh (1936)

1886-1968 EVOLUIU DENTRO DO SCULO XX E DO MODERNISMO

Temas e caractersticas: tom confessional / valorizao do cotidiano / prosa potica; amor Recife / infncia / solido / morte / humor; um desejo insatisfeito / aspectos da cultura brasileira; um poeta de extremo e belo lirismo.

DESENCANTO Eu fao versos como quem chora De desalento. . . de desencanto. . . Fecha o meu livro, se por agora No tens motivo nenhum de pranto. Meu verso sangue. Volpia ardente. . . Tristeza esparsa... remorso vo... Di-me nas veias. Amargo e quente, Cai, gota a gota, do corao. E nestes versos de angstia rouca, Assim dos lbios a vida corre, Deixando um acre sabor na boca. - Eu fao versos como quem morre. Terespolis, 1912. IN: Cinzas das Horas

PNEUMOTRAX Febre, hemoptise, dispnia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que no foi. Tosse, tosse, tosse. Mandou chamar o mdico: Diga trinta e trs. Trinta e trs... trinta e trs... trinta e trs...

Respire. ............................................................................. O Senhor tem uma escavao no pulmo esquerdo e o pulmo direito infiltrado. Ento, doutor, no possvel tentar o pneumotrax? No. A nica coisa a fazer tocar um tango argentino.

VOU-ME EMBORA PRA PASRGADA Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra pasrgada Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca da Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive Em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro De impedir a concepo (...) Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar (...)

Poema tirado de uma notcia de jornal Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

15/08/2013

TERESA ARTE DE AMAR Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma. A alma que estraga o amor. S em Deus ela pode encontrar satisfao. No noutra alma. S em Deus ou fora do mundo. As almas so incomunicveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas no. A primeira vez que vi Teresa Achei que ela tinha pernas estpidas Achei tambm que a cara parecia uma perna Quando vi Teresa de novo Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo (Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse) Da terceira vez no vi mais nada Os cus se misturaram com a terra E o esprito de Deus voltou a se mover sobre a face das guas.

ANTNIO ALCNTARA MACHADO: linguagem leve / realismo irnico e sentimental / abordagem das classes proletrias / cultura e cotidiano dos imigrantes italianos.

PRINCIPAIS OBRAS:

- Cavaquinho e saxofone (pstuma) crnicas; - Brs, Bexiga e Barra Funda (1927) Gaetaninho - Laranja da China (1928).
RAUL BOPP Cobra Norato - vinculao Antropofagia (poesia) - poema baseado numa lenda amaznica. CASSIANO RICARDO Martin Cerer (poesia) - "O Brasil dos meninos, poetas e heris; grupo Verde-Amarelo. MENOTTI DEL PICCHIA Juca Mulato / Chuva de Pedra nacionalismo; grupo Verde-Amarelo.

You might also like