You are on page 1of 12

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Figura 197

120 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

15. Conecte a mangueira (12) da admisso do motor. 16. Conecte os tubos do lquido de arrefecimento (15) e (16). 17. Conecte o tubo (14) do compressor de ar e da unio (1) e aperte a braadeira (3). 18. Conecte o tubo (6) no compressor de ar e no tubo (17) do coletor de admisso e aperte a braadeira (3). 19. Conecte o tubo (5) do compressor de ar. 20. Conecte o tubo de ar (13) no filtro da turbina. 21. Conecte o tubo (4) da bomba de combustvel.

22. Conecte o tubo (10) no reservatrio da direo hidrulica (11) e o tubo (8) na bomba da direo hidrulica (9). 23. Monte os parafusos de fixao (7) e o suporte de ancoragem da cabina (2). 24. Instale a caixa de mudanas do motor, conforme descrito no mdulo correspondente. 25. Conecte as baterias montando os cabos eltricos ou fechando o interruptor geral de corrente. 26. Aperte todas as porcas e parafusos ao momento prescrito. 27. Abastea o motor com a quantidade de leo prescrita.

121 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Abastecimento do sistema de arrefecimento


Operaes preliminares Advertncias: Para veculos equipados somente com o sistema de calefao bsico ou climatizao manual. - Abra a torneira do lquido de arrefecimento situada no painel de instrumentos. Para veculos equipados com o sistema de climatizao automtica. - Coloque o comando da temperatura da cabina na posio HI. Para veculos equipados com calefator adicional. - O calefator no deve ser ativado. Operaes - Coloque uma folha de papelo entre o radiador do lquido de arrefecimento e o radiador intercooler, para diminuir o tempo necessrio para alcanar a temperatura de funcionamento do motor (aproximadamente 90C). - Introduza o lquido de arrefecimento no reservatrio de expanso (3) at abastec-lo por completo. Drenagem de ar do sistema Nota: Para veculos equipados com calefator adicional. . Ative o calefator. - Ligue o motor e mantenha-o em um regime de rotao um pouco superior ao de marcha lenta por aproximadamente 5 minutos. Nota: Se durante os primeiros minutos o reservatrio de expanso esvaziar por completo, desligue o motor e efetue o abastecimento novamente com uma velocidade inferior a antecedente. Religue o motor.
Figura 198

. As operaes de abastecimento devem ser efetuadas com o motor frio. . A tampa (1) no deve ser retirada por nenhum motivo. Para evitar a formao de bolhas de ar no sistema, o lquido deve ser drenado lentamente (fluxo de aproximadamente 8 litros/minuto). . Para os veculos equipados com calefator adicional, o percentual de glicol presente no lquido de arrefecimento no deve superar a 50% do volume. - Retire a tampa 2 do reservatrio de expanso (3).

122 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

- Aps 5 minutos de funcionamento, restabelea eventualmente o nvel do lquido de arrefecimento atravs do reservatrio de expanso. - Monte a tampa (2) do reservatrio de expanso (3). - Coloque o motor em regime de rotao mximo para que o lquido de arrefecimento alcance rapidamente a temperatura de abertura do termostato (aproximadamente 90C) e mantenha-o desta maneira at obter uma drenagem completa do ar presente no sistema. Isto pode ser controlado verificando a ausncia de espuma e bolhas de ar no reservatrio. O tempo mximo necessrio para se obter a completa drenagem de ar do sistema de aproximadamente 15 minutos, desde o momento de abertura do termostato (incio de abertura 85 2C).

Advertncias: - No remova a tampa (2) do reservatrio de expanso at que o lquido de arrefecimento do sistema no tenha esfriado por completo. - Qualquer abastecimento somente deve ser efetuado com o motor frio, para: . Eliminar o risco de queimaduras no operador. . Evitar danos no motor, pois a pressurizao do sistema de arrefecimento se verifica somente com o aquecimento do lquido a partir do motor frio.

123 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Drenagem de ar do sistema de alimentao

Figura 199

- Antes de desligar o motor efetue a drenagem de ar do sistema de alimentao atravs dos parafusos de drenagem que seguem em um recipiente apropriado. . Parafuso de drenagem (1) situado no suporte do pr-filtro. . Parafuso de drenagem (2) situado no suporte do filtro. . Parafuso de drenagem (4) situado na parte dianteira do cabeote.

a. Afrouxe o parafuso de drenagem (1) e acione o comando manual (3) da bomba de alimentao at a completa sada do ar presente no sistema, ou at que o combustvel saia sem bolhas de ar. Aperte novamente o parafuso (1). b. Repita a operao para o parafuso (2). c. Repita a operao para o parafuso (4). Nota: Certifique-se de que no ocorra o derramamento de combustvel sobre a correia de comando do alternador, da bomba dgua, etc.

124 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Verificao e controles finais


Ligue o motor e deixe-o em movimento num regime de rotaes pouco superior ao mnimo e aguarde que a temperatura do lquido de arrefecimento alcance o valor de abertura da vlvula termosttica. Em seguida, certifique-se de que: - No existam vazamentos de gua nos pontos de unio das mangueiras do circuito de arrefecimento do motor e de aquecimenmto interno da cabina. Caso necessrio, reaperte-os. - No existam vazamentos de leo entre a tampa e o cabeote, entre o crter do motor e o bloco, entre o filtro de leo e sua sede, entre o intercambiador de calor e o bloco, e entre os vrios tubos do circuito de lubrificao. - As luzes de advertncia do painel de instrumentos e as luzes dos componentes que foram desligadas na remoo do motor no apresentam anomalias. - No existam vazamentos de ar atravs dos tubos conectados aos componentes pneumticos que tenham sido desmontados.

125 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Lubrificao
A lubrificao de circulao forada, obtida atravs de bombas de engrenagens. A bomba acionada atravs da engrenagem (1) pela engrenagem da rvore de manivelas (2).

Figura 200

No circuito de lubrificao esto instalados o intercambiador de calor e dois filtros de leo.


SEO

Figura 201 Seo da bomba de leo

126 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

No corpo do intercambiador de calor esto instaladas a vlvula by-pass com presso de abertura de 3 bar e a vlvula termosttica que acionada quando se supera a temperatura de 82,5C.

Figura 202

Circuito de lubrificao

Percurso de retorno de leo Detalhe A Eletrovlvula do freio-motor com pisto de comando do freio-motor do 4 cilindro Figura 203 127 / 155 Percurso do leo sob presso B - aos cilindros 1 - 2 - 3 C - ao cilindro 4 D - aos cilindros 5 - 6

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Intercambiador de calor

Figura 204 Seo do intercambiador de calor

Figura 205 Vlvula by-pass Presso de atuao de 2 bar

Figura 206 Vlvula termosttica Temperatura de atuao 82 2C

128 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Filtro de leo do motor


Consiste em uma nova gerao de filtros que permitem filtrar de maneira mais eficiente, pois esto em condies de reter uma maior quantidade de partculas com dimenses muito mais reduzidas do que as partculas retidas pelos filtros convencionais com parede filtrante de papel. Parede filtrante Composto de fibras inorgnicas inertes ligadas atravs de resina de fabricao exclusiva a uma estrutura com poros de tamanho escalar. A parede fabricada exclusivamente aplicando procedimentos de preciso e efetuando rigorosos controles de qualidade. Resistncia Uma firme parede filtrante e uma robusta rede de nilon conferem maior resistncia, especialmente durante as partidas a frio e para perodos prolongados de uso. O fluxo do filtro permanece constante e confivel durante toda sua vida til e entre elemento e elemento, independentemente de variaes nas condies de servio. Partes estruturais
Figura 207

Enrolamento externo de espiral Os elementos filtrantes esto estreitamente envolvidos por um espiral, a fim de que cada dobra fique firmemente fixa ao espiral em relao a outras. Ele permite o uso uniforme das paredes, inclusive nas condies mais severas, como por exemplo: nas partidas a frio com fluidos de elevada viscosidade. Alm disto, ele garante uma distribuio uniforme do fluxo atravs de todo comprimento do elemento filtrante, com a conseqente otimizao da perda de carga e de sua vida til no servio. Suporte Para otimizar a distribuio do fluxo e a rigidez do elemento filtrante, este filtro est composto de um suporte exclusivo constitudo por uma robusta rede de nilon e por material sinttico de elevada resistncia.

As juntas onde est montado o elemento filtrante garantem uma perfeita estanqueidade entre o mesmo e a carcaa, eliminando os riscos de vazamento e mantendo constante o fluxo do filtro. Base resistente corroso e um robusto ncleo metlico interno completam a estrutura do elemento filtrante.

A adoo destes dispositivos de elevada filtrao, at o momento utilizados somente em processos industriais, permite: - Retardar o desgaste dos componentes do motor. - Conservar o fluxo e as caractersticas do leo e reduzir, por conseqncia, a freqncia de troca.

129 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Sistema de arrefecimento
Arrefecimento de circulao forada obtido atravs de uma bomba centrfuga (1), acionada pela rvore de manivelas mediante a correia tipo Poli-V.

Figura 210 A bomba dgua est constituda pelo rotor, rolamento e polia de comando

Figura 208

A circulao dgua controlada pelo termostato. O radiador do tipo vertical. Bomba dgua

Nota: Certifique-se de que o corpo da bomba no possua sinais de engripamento ou vazamento de gua. Caso contrrio, substitua a bomba dgua. Verifique o funcionamento do termostato e substitua-o, caso necessrio. Esquema de funcionamento do termostato

Para o reservatrio de expanso Desde o motor Figura 211 gua em circulao no motor Figura 209 Seo da bomba dgua At o radiador At o by-pass

Para o reservatrio de expanso Desde o motor Figura 212 gua na sada do termostato At o by-pass

130 / 155

Stralis / Motor Cursor 13

MR 2 2004-10-31

Circuito de arrefecimento

gua na sada do termostato gua em circulao no motor gua na entrada da bomba

Figura 213

131 / 155

You might also like