You are on page 1of 6

Guerra da Cisplatina

A Guerra da Cisplatina ocorreu de 1825 a 1828, entre Brasil e Argentina, pela posse da Provncia de Cisplatina, atual Uruguai. Localizada numa rea estratgica, a regio sempre foi disputada pela Coroa Portuguesa e Espanhola. Portugal foi o fundador da Colnia do Sacramento (primeiro nome dado Cisplatina), em 1680. Mas o territrio passou a pertencer Espanha em 1777, sendo ento colonizado nos moldes espanhis. Na poca em que a coroa Portuguesa se transferiu para o Brasil, Dom Joo VI incorporou novamente a regio. Em 1816, por razes polticas e econmicas, ele enviou tropas a Montevidu, ocupando o territrio e nomeando-o como Provncia da Cisplatina. Movimento de independncia No Reinado de Dom Pedro I, em 1825, surgiu um movimento de libertao da provncia. Os habitantes da Cisplatina no aceitavam pertencer ao Brasil, pois tinham idiomas e costumes diferentes. Liderados por Joo Antonio Lavalleja, eles se organizaram para declarar a independncia da regio. A Argentina apoiou o movimento, oferecendo fora poltica e suprimentos (alimentos, armas, etc). Porm, na realidade, os argentinos pretendiam anexar a Cisplatina, logo que esta se libertasse do Brasil. Reagindo revolta, o governo brasileiro declarou guerra Argentina e aos colonos descontentes. Ocorreram vrios combates, que obrigaram Dom Pedro I a gastar muito dinheiro pblico. Guerra impopular Os brasileiros no apoiaram este conflito, pois sabiam que o governo aumentaria os impostos para financiar a guerra. Este episdio desgastou ainda mais a imagem de Dom Pedro I. Este dinheiro gasto nos combates desequilibrou a economia brasileira, j desfalcada com o valor gasto para o reconhecimento da independncia do pas. Se o Brasil ainda sasse vitorioso, valeria a pena todo investimento. Mas isto no aconteceu. A Inglaterra, que tinha interesses econmicos na regio, atuou como mediadora. Em 1828, props um acordo entre Brasil e Argentina, o qual estabeleceu que a Provncia da Cisplatina no pertenceria a nem dos dois, mas seria independente. Nascia a a Repblica Oriental do Uruguai. O desfecho desfavorvel ao Brasil agravou a crise poltica no pas. A perda da provncia foi um motivo a mais para a insatisfao dos brasileiros com o Imperador, que acabou renunciado em 1831.

Guerra da Cisplatina(1825 - 1829) A Guerra da Cisplatina ou Campanha da Cisplatina foi um conflito ocorrido entre Brasil e Argentina no perodo de 1825 e 1828 pela posse da atual Repblica Oriental do Uruguai.

Antecedentes: O termo cisplatina indica a regio denominada Banda Oriental do Rio da Prata, que hoje constitui o Uruguai, e que desde os tempos do Tratado de Madri, vinha sendo disputada, primeiramente, por espanhis e portugueses, e depois, por argentinos e brasileiros. Territrio argentino at 1821, ele incorporado ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves por Dom Joo VI com o nome de Provncia Cisplatina. A anexao justificada pelos direitos hereditrios que sua esposa, a Princesa Carlota Joaquina, teria sob a regio. Aps a conquista do territrio em 1816 pelo general portugus Carlos Frederico Lecor, comandante dos Voluntrios do Principe Regente, desenvolvida uma inteligente poltica de ocupao, com as Escolas Mtuas do Mtodo Lancaster e o apoio das elites Orientais. Localizado na entrada do esturio do Rio da Prata, a Banda Oriental estratgica, j que quem a controla tem grande domnio sobre a navegao em todo o rio. O Conflito: Com pretenes de anexar a Banda Oriental ou Cisplatina (antigos nomes do Uruguai) a Confederao das Provncias Unidas do Prata, a Confederao Argentina incentiva os patriotas uruguaios, liderados por Juan Antonio Lavalleja por meio de apoio poltico e suprimentos a se levantarem contra a dominao brasileira na regio.

Os trinta e trs patrcios do caudilho uruguaio Lavalleja desembarcaram em Agraciada e proclamaram a independncia da Cisplatina

O conflito se originou em 1825, quando lderes separatistas uruguaios, como Fructuoso Rivera e Lavalleja, proclamaram a independncia da regio. Lavalleja desembarcou na Cisplatina com sua tropa e com o apoio da populao declarou a incorporao da Banda Oriental do Uruguai s Provncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina. A resposta do governo imperial do Brasil foi a declarao de guerra Argentina. Um exrcito argentino atravessou o rio da Prata, fazendo sua base em Durazno, e o movimento iniciou-se com a invaso do territrio brasileiro pelo general Carlos Mara de Alvear (1826). O visconde de Barbacena, comandando as tropas imperiais, chocou-se com os argentinos na batalha de Ituzaing.O imperador Dom Pedro I envia esquadra naval para bloquear o esturio do rio da Prata, assim como os portos de Buenos Aires. A Argentina revida, atacando o litoral gacho. Contudo, a presso naval brasileira consegue, com o tempo, estrangular o comrcio argentino. Dom Pedro I inicia a ofensiva terrestre a partir do final de 1826, por meio da reunio de tropas no sul do Brasil. Suas tropas so formadas, em sua maioria, por voluntrios e por algumas unidades de mercenrios europeus. A dificuldade de D. Pedro I em reunir foras para o combate se deve em grande parte ao fato de seu governo estar enfrentando na mesma poca vrias rebelies populares e levantes militares nas provncias do recmindependente Brasil (inclusive na capital Rio de Janeiro ). A falta de tropas atrasa em muito a capacidade de responder ao apoio de Buenos Aires ao levante no sul (por volta de 1826 o apoio argentino no mais somente poltico e logstico, j h convocao de tropas para lutar contra o imprio). A guerra marcada por diversos pequenos encontros e escaramuas de grupos armados de ambos os lados. estes encontros em nada contriburam para o impasse poltico e militar. Somente as batalhas de Sarandi e Passo do Rosrio foram encontros militares de maior vulto. Em ambos, o exrcito imperial foi derrotado. Contudo, graas a falta de recursos humanos e logsticos de Argentina e Uruguai para explorarem estas vitrias, elas foram de pouco proveito.

Embarque, no Rio de Janeiro, de tropas com destino Provncia Cisplatina: esforo inaudito para manter-se s margens do Prata. A guerra prosseguiu, por terra e mar, com vantagem para as foras imperiais, que derrotaram as foras republicanas na batalha decisiva de Monte Santiago (1827).

Na primeira metade do ano seguinte, dado o impasse em terra, o bloqueio naval brasileiro, os altos custos para os belingerantes da continuao da guerra, a presso britnica para que um acordo fosse firmado, alm da precariedade militar e poltica dos pases beligerantes, a paz comeou a ser negociada, com a mediao da Frana e da GrBretanha. O Imprio do Brasil e a Repblica das Provncias Unidas do Rio da Prata, por uma conveno preliminar de paz, assinada no Rio de Janeiro, renunciaram s suas conquistas e reconheceram como Estado independente a Banda Oriental do Uruguai, que passou a se chamar Repblica Oriental do Uruguai. A Derrota: A perda da Cisplatina foi mais um motivo para o crescimento da insatisfao com o governo de Dom Pedro I. Na realidade, a guerra era impopular desde o incio, pois para muitos brasileiros representava aumento de impostos para o financiamento de mais uma guerra. Quando o Brasil assinou o acordo pela independncia da regio, muitos utilizaram isto como argumento para tornar ainda mais impopular o governo, alegando que o imperador havia depauperado os cofres pblicos e sacrificado a populao por uma causa perdida. Entretanto, a Guerra da Cisplatina no foi o motivo da abdicao do imperador em 1831. Ela se insere dentro de outros que concorreram para sua queda; entre eles, sem dvida, seu estilo centralizador de governar foi o principal.

Guerra da Cisplatina Por Felipe Arajo A Guerra da Cisplatina ocorreu entre os anos de 1825 a 1828 e envolveu o Imprio do Brasil e as Provncias Unidas do Rio Prata (Argentina). A batalha foi uma disputa pela posse da ento Colnia do Sacramento atual Uruguai. A rea era considerada estratgica, pois era de grande domnio fluvial, com acesso aos rios Paran e Paraguai e via de transporte da prata andina. Antes do incio da guerra, esta rea j causava controvrsias devido sua fundao e colonizao. Pactos entre Espanha e Portugal consideravam que a Colnia do Sacramento fora fundada por Portugueses, mas, colonizada por Espanhis. Portanto, foi considerada um territrio da Espanha. Porm, em 1816, as Provncias Unidas do Rio Prata, como era chamada a regio, foram invadidas pelo general portugus Carlos Frederico Lecor e voltaram a ser territrio da Coroa Portuguesa. Em 1821 a rea foi incorporada ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e ficou com o nome de Provncia Cisplatina. Na poca, a anexao foi justificada com a premissa de que a Rainha Carlota Joaquina teria direitos sucessrios sobre a regio. Mas a recm-batizada Cisplatina tinha habitantes com idioma e cultura diferentes que se negavam a aceitar os costumes brasileiros. Neste contexto, a Argentina e alguns patriotas Uruguaios, liderados pelo revolucionrio uruguaio Juan Antonio Lavalleja, comearam a fomentar o incio da rebelio. Ento, em 1825, a Guerra da Cisplatina eclodiu.

O incio dos embates deu-se quando Lavalleja desembarcou na praia da Agraciada com suas fileiras e, ajudado por populares, dominou a regio e declarou sua anexao Argentina. Como resposta, o governo brasileiro informava que, caso Lavalleja no desocupasse a rea, enviaria tropas dando incio guerra. D. Pedro I fez uma declarao formal de guerra Argentina. A vantagem do Brasil era populacional, tinha 4,5 milhes de pessoas contra 600.000 das Provncias Unidas do Rio Prata, mas o nmero da populao no retratava a medida de fora dos dois pases, pois, na poca, o Brasil passava por inmeras revoltas internas.

J. B. Debret, Embarque das tropas para Montevidu. A base principal do exrcito brasileiro era de portugueses, mas, depois da proclamao da repblica, estas tropas retornaram Europa e foram substitudas por brasileiros recmrecrutados. Diante da dificuldade de conseguir soldados, mercenrios foram recrutados na Alemanha e na Irlanda, porm, no ofereciam ajuda imediata. Sobre os soldados das Provncias Unidas do Rio Prata, o historiador John Armitage fez a seguinte observao: armados unicamente com as bolas e os laos, e com a insepar vel faca enfiada no cinto, todos [os gachos] so soldados por hbito; e animados pelo esprito de nacionalidade, esto sempre prontos a entrar em luta. Em 1827, as foras imperiais derrotaram as provincianas na Batalha de Monte Santiago. No ano seguinte, o uruguaio Fructuoso Rivera reconquistou a provncia oriental (Uruguai). Aps esta vitria, devido ao impasse em terra, ao bloqueio naval do Brasil, aos altos custos com a guerra e a presso inglesa para que fosse firmado um acordo, deu-se incio um acordo de paz, mediado pela Frana e pela Inglaterra, que tinha interesses econmicos na regio. Enfim, no ano de 1828 termina a Guerra da Cisplatina, com as duas partes assinando um acordo que findava o conflito. A acordo firmava que a Provncia da Cisplatina no ficaria nem com a Argentina nem com o Brasil. Foi criado um pas independente: a Repblica Oriental do Uruguai.

Consequncias O desfecho da Guerra da Cisplatina foi desfavorvel ao Brasil, pois o dinheiro gasto para sustentar o combate arruinou sua economia. Outro aspecto foi o desgaste da imagem poltica de D. Pedro I, aumentando a insatisfao do povo que, desde o incio do conflito, culpava a Guerra da Cisplatina dizendo que ela representava o aumento de impostos. Com a independncia da regio Cisplatina, os populares contrrios a D. Pedro I utilizaram o argumento de que o Brasil arrombara seus cofres e sacrificara a populao para lutar em uma causa perdida. Entretanto, esta no foi a principal causa da queda de D. Pedro I, mas, sim, apenas parte de um conjunto de fatores que causaram a abdicao. A maior causa, talvez, tenha sito o estilo centralizador do governo.

You might also like