You are on page 1of 4

ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

Roteiro de Aula 03 12/08/2008


Agenda: Conceitos Gerais: Dados, informao e conhecimento. Hardware e Software. Sistemas, Sistemas de Informao e Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Objetivos: Apresentar idias, informaes e noes de administrao de sistemas de informao, permitindo o aprendizado sobre: Dados, informao e conhecimento. Hardware e Software. Sistemas, Sistemas de Informao e Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Metodologia: Expositiva, dialogada, participativa. Atividade de Fixao: Exerccios de Estudo Questes para discusso. Atividade de Avaliao: Apresentao e debate da atividade de fixao relacionando ao contedo apresentado; Questes sobre o contedo da aula na prova referente a esta unidade. Dados: So fatos ou suas representaes que podem ou no serem teis para uma atividade particular; So materiais brutos que precisam ser manipulados e colocados em um contexto compreensivo antes de se tornarem teis; So elementos da informao que, tomados isoladamente, no transmitem nenhum conhecimento, ou seja, no contm um significado intrnseco; Ex.: Dados presentes em um banco de dados.

2008.2 - aula 3

Pgina(s): 1 de 4

ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

Informaes: So Dados que foram processados de uma forma significativa para o receptor e seu valor real ou percebido no momento, ou em aes prospectivas nas decises; So dados trabalhados que permitem ao executivo tomar decises; Informao a fora integradora que combina os recursos organizacionais num plano coerentemente direcionado para realizao dos objetivos organizacionais; Ex.: Resposta de uma consulta feita em um Banco de Dados. (Retorne todos os funcionrios que residem na mesma cidade em que trabalham); Ex.: Resposta a uma consulta realizada sobre a Internet com a ajuda de um site de busca (google, por exemplo). Dados X Informaes: Qual a diferena entre dado e informao? DADO toda gama de caracteres que descreve algo sobre nossa realidade; INFORMAO o que se procura; logo, depende da viso do espectador. Ela s pode ser definida dentro da estrutura de como as decises so tomadas; INFORMAO a resposta pergunta formulada por algum. o resultado do processo de deciso; DADOS so os fatos em sua forma primria; INFORMAO o conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional alm do valor do fato em si. Conhecimento: Conhecimento a relao que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se d a conhecer. O tema "conhecimento" inclui, mas no est limitado, s descries, hipteses, conceitos, teorias, princpios e procedimentos que so ou teis ou verdadeiros; A construo do conhecimento fundado sobre o uso crtico da razo, vinculado a princpios ticos e a razes sociais tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim; O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulao de teorias, idias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto indissocivel de um processo, podemos ento olhar o conhecimento como uma atividade intelectual atravs da qual feita a apreenso de algo exterior pessoa.

2008.2 - aula 3

Pgina(s): 2 de 4

ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

A definio clssica de conhecimento, originada em Plato, diz que ele consiste de crena verdadeira e justificada.

Sistemas e Sistemas de Informao (SI): O processo de gesto constitui-se num processo decisrio. Decises requerem informaes. Os sistemas de informaes devem apoiar as decises dos gestores em todas as fases do processo de gesto, que requerem informaes especficas. O que um Sistema? um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos. Os sistemas tm entradas, mecanismos de sada e feedback; um grupo de partes ou componentes inter-relacionados que funcionam juntos para alcanar um objetivo. O que um Sistema de Informao? um sistema que capta, transmite, armazena, recupera, manipula e exibe informaes usadas em um ou mais processos de negcios; um sistema que coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informaes para um fim especfico. Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC): A Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) o conjunto de recursos no humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicao
2008.2 - aula 3 Pgina(s): 3 de 4

ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

da informao, e a maneira como esses recursos esto organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas; A TIC no se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicao de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informtica, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte, ao software, aos processos de produo e operao, ao suporte de hardware, etc; A TIC abrange os mtodos, tcnicas e ferramentas par ao planejamento, de senvolvimento e suporte dos processos e de utilizao da informao; Na atualidade, o conceito de TI, ou TIC, utilizado para expressar a convergncia entre a informtica e as telecomunicaes. Atividade de Fixao: Exerccios de Estudo.

1) Explique o que voc entende por: dados, informao e conhecimento. 2) O que um sistema de informao? Qual a sua importncia para o processo decisrio e negcios de uma organizao? 3) Qual o significado de Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) e sua relao com a Informtica e a Telecomunicao?
Reflexo em Destaque: Aquele que no duvida de nada no sabe nada. Provrbio Grego. Referncias Bibliogrficas: TURBAN, Efraim; JR., R. Kelly Rainer; POTTER, Richard E. Introduo a sistemas de informao: uma abordagem gerencial. Traduo Daniel Vieira. Rio de Janeiro: Campus, 2007. BIO, Srgio Rodrigues. Sistemas de Informao: um enfoque gerencial. So Paulo: Atlas, 1996.

2008.2 - aula 3

Pgina(s): 4 de 4

You might also like