You are on page 1of 3

Aula sobre reciclagem Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula As crianas na faixa etria

de 5 anos de idade podero aprender com esta aula: Conhecer e perceber a importncia da reciclagem para o meio ambiente; Identificar os produtos que podem ou no podem ser reciclados; Distinguir os produtos que podem ser reciclados e reaproveitados; Conscientizar a comunidade escolar da importncia da coleta seletiva do lixo; Elaborao de panfletos para conscientizao da comunidade; Desenvolver atitudes de conscientizao na preservao do meio ambiente. Estratgias e recursos da aula Atividade 1: Assistir um documentrio sobre reciclagem

1 Momento: O professor dever inicialmente conversar com as crianas sobre a reciclagem, questionando-as: O que reciclagem? O que reutilizar? Por que importante reciclar e reutilizar? Quem faz coleta seletiva de lixo em casa? Quais so as consequncias quando no se faz a coleta seletiva do lixo? Depois o professor exibe para as crianas um documentrio sobre reciclagem. (As Sugestes se encontram nos recursos complementares). 2 Momento: Ao final da exibio do documentrio, o professor dever fazer uma avaliao sobre o que assistiram, questionando as crianas sobre o que aprenderam. (Sobre o conceito de reciclagem, sua importncia e a diferena entre reciclagem e reutilizao). 3 Momento: O professor devera realizar com as crianas uma lista de coisas que podem ser recicladas ou no. Nesse momento o professor de questionar as crianas: As garrafas pet podem ser recicladas? E as de vidro? Ser que posso reciclar restos de comida? E o papel posso reciclar? Qual papel pode ser reciclado? O professor deve organizar a lista e coloc-la junto ao mural. RECURSO DIDTICO: Exemplo de lista PODE SER RECICLADO... -Garrafa e pote de vidro; - Garrafa pet; - Sacola de plstico; - Papel e papelo seco; - Latas de ao e de alumnio; - Isopor; - Lmpadas incandescentes e fluorescentes; - Papel alumnio, etc. NO PODE SER RECICLADO...

- Leno de papel, papel higinico, fraldas descartveis e absorventes - Esponja de ao; - Aparelho de barbear; - Espelho; - Clipe e grampo; - Tomada, cabo de panela, etc. Recurso Didtico: Imagens do que pode e no pode ser reciclado

Atividade 2 A Reciclagem comea na escola 1 Momento: O professor durante a roda dever instigar as crianas a responderem algumas questes sobre a reciclagem. Vocs sabem o que significa coleta seletiva? Como podemos fazer coleta seletiva na escola? O que podemos fazer para contribuir com a coleta seletiva na nossa escola? Nesse momento o professor deve registrar as hipteses das crianas para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, o professor prope as crianas fazerem inicialmente a coleta seletiva na sala de aula, separando o lixo dos materiais reciclveis, como o papel, o plstico, o metal e o vidro.

2 Momento: O professor dever explicar as criana que, para cada tipo de material reciclado existe uma cor. Nesse momento o professor traz para a roda quatro caixas de papelo para as crianas pintarem cada uma de uma cor (azul, vermelho, amarelo e verde). Depois as crianas escrevero o nome em cada uma delas conforme o exemplo. O professor dever explicar as crianas sobre a coleta que iremos realizar na sala de aula, que ser realizada diariamente. Ao final de cada semana o professor poder junto s crianas verificar a quantidade maior e menor de materiais reciclveis (se plstico, papel, plstico ou vidro). Atividade 3 - Interpretando a msica " preciso reciclar"

1 Momento: O professor dever distribuir a letra da msica, cantar com as crianas e pedir para elas interpretarem a letra da msica, questionando-as sobre a reciclagem e sua importncia.

2 Momento: O professor dever solicitar que as crianas ilustrem a letra da msica preciso reciclar" da Turma da Mnica. A ilustrao deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da msica. OBS: A letra da msica j deve esta exposta no mural da sala.

RECURSO DIDTICO: Letra da Msica

MSICA: preciso reciclar (CD Planeta Terra Turma da Mnica) Reciclar o lixo a soluo Pra acabar de vez Com a poluio.

O que reciclado Logo se transforma E a gente reutiliza, Mas de outra forma. Plstico vira bola. Papel vira sacola. s ter conscincia Com o que se joga fora. Na hora de jogar Separe o lixo direitinho Assim voc ter um mundo muito mais limpinho. Reciclar, reciclar preciso reciclar. Reciclar, reciclar A gente tem que reciclar. E o lixo transformado No ser mais despejado Nos campos, nos rios, Nas ruas e cidades. Pra nossa felicidade Reciclar, reciclar preciso reciclar. Reciclar, reciclar A gente tem que reciclar.

You might also like