You are on page 1of 48

Dvidas na Lngua?

Sanando Dvidas Quanto Lngua Portuguesa.

Leonardo Thrler Ano: 2013 http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

DVIDAS NA LNGUA?
http://duvidasnalingua.blogspot.com.br/
SUMRIO Sumrio Apresentao I. Saber I 1. "1,5 milho" ou "1,5 milhes", como aplicar? 2. "Afim" ou "A fim"? 3. "Acerca de", "A cerca de" ou "H cerca de"? 4. "A moral" ou "O moral"? 5. "A nvel" ou "Em nvel"? 6. "A presidente" ou "a presidenta"? 7. "Bemvindo" ou "bem-vindo"? 8. "Bem-me-quer", "malmequer"... 9. "Bem" e o hfen. 10. Circuto" ou "Circuito"? 11. "Conserto" ou "Concerto"? 12. Coalizo" ou "Coliso"? 13. "Cumprimento" ou "Comprimento"? 14. "Disenteria" ou "Desinteria"? 15. "Destratar" ou "Distratar"? 16. "E nem" 17. "Eletrecista" ou "Eletricista"? 18. "Em vez de" ou "Ao invs de"? 19. "Eminente" ou "Iminente"? 20. "Empecilho" ou "Impecilho"? 21. "Espectador" ou "Expectador"? 22. "Espiar" ou "Expiar"? 23. "Esse" ou "Este"? Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

2 4

5 6 7 8 9

10

11 12 13 14

15

24. "Est a par" ou "est ao par"? 25. "Externo" ou "Esterno"? II. saber II 26. tica 27. "Fragrante" ou "Flagrante"? 28. Figuras de Harmonia Onomatopia 29. Figuras de Harmonia Paranomsia 30. Figuras de Harmonia Assonncia 31. Figuras de Harmonia Aliterao 32. Figuras de harmonia 33. Figuras de Pensamento 34. G ou o J, quando usar? 35. Gradao 36. "Granfina", "Gr fina" ou "Gr-fina"? 37. Gravidezes" existe? 38. "H" ou "A"? 39. "Hamburgers ou hambrgueres"? 40. "Haja vista" ou "Haja visto"? 41. "Hilaridade" ou "Hilariedade"? 42. Hiprbole 43. "Histria", "histria" ou "estria"? 44. "Imigrante" ou "Emigrante"? 45. "Inter" QUASE sempre sem hfen! 46. Ironia 47. "Maizena" ou "Maisena"? 48. "Mal" ou "Mau"? 49. "Mas" ou "Mais"? 50. "Meio-dia e meio" ou "Meio-dia e meia"? 51. Monosslabos III. saberIII

17

17 18

19

20 21 22 23

24 25

27 27

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

52. "Onde" ou "Aonde"? 53. "Para" ou "Pra"? 54. "Perca" ou "Perda"? 55. Perfrase 56. "Por isso" ou "Porisso"? 57. Por que / Por qu / Porque / Porqu 58. "Pretencioso" ou "Pretensioso"? 59. "Prevalecido" ou "Provalecido"? 60. Pronomes Possessivos teu, meu, seu, sua... 61. Prosopopia 62. Qual o Significado de Orkut? 63. "Rebulio" ou "Rebolio"? 64. "Rio-grandense" ou "Riograndense"? 65. "Seno" ou "Se no"? 66. "Sesso", "Seo" ou "Cesso"? 67. "Suador" ou "Suadouro"? 68. "Tenho de" ou "Tenho que"? 69. "Terol" ou "Tersol"? 70. Thriller 71. "Todo" ou "Todo o"? 72. "Todo-poderosa" ou "toda-poderosa"? 73. "Torxico" ou "Torcico"? 74. "Trfego" ou "Trfico"? 75. "Trofis" ou "trofus"? 76. "Viajem" ou "Viagem"? 77. Vcios de Linguagem 78. Zeitgeiste 79. Informaes bsicas para escrever melhor

28 29 30 31 33

36

37 38 39 40 41 42

43

44

46

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

APRESENTAO
Caro leitor(a), permita-me cham-lo(a) de amigo(a)! Comeo com duas perguntas que talvez sejam das perguntas mais atuais e recorrentes no nosso cotidiano. Eis as questes: Como se escreve a palavra...? ou, Como devo escrever tal palavra?. Dvidas relacionadas escrita de determinados vocbulos so frequentes e comuns em nosso dia a dia. Com a velocidade crescente de novos e diferentes assuntos produzidos na web e o surgimento de inmeros candidatos a escritores de blogs, e-books, textos, artigos e informaes diversas na internet, interesse comum e muito plausvel para o sculo XXI, detectei em minhas pesquisas dirias em blogs, sites, redes sociais, e-books, dentre outros, a urgncia de se confeccionar e publicar algo que oferece-se ao internauta escritor, orientaes sobre a grafia e a aplicao de alguns vocbulos no momento da produo textual. Acredito que tal material propiciar ao amigo(a) leitor(a) uma gama maior de palavras que consequentemente ampliar a sua escrita e tornar mais valiosa a essncia da mensagem contida em seu texto. Dentre as inmeras e variadas dvidas referentes aos termos que permeiam este livro, cito por exemplo: em que momento da orao utiliza-se o porque (sem acento e junto) e o porqu (com acento e junto)? ou mesmo o porque (junto) e o por que (separado)?; Existe o Aja sem o H e o Haja com H?; ainda, Tenho de e Tenho que quando se usa?; temos tambm "Viajem" ou "Viagem"; "Torxico" ou "Torcico"; "Todo-poderosa" ou "Toda-poderosa", etc. Esses, so apenas alguns dos diversos vocbulos que estaro no escopo do booklet (livreto), que traz ainda 5 dicas valiosas de como escrever um bom texto. Contudo, resolvi disponibilizar neste livreto apenas algumas das principais palavras que causam dvidas quanto escrita e aplicao textual, consciente de que a lngua portuguesa possui um enorme e complexo contedo gramatical e lingustico e que seria necessrio incluir diversos termos a mais como forma de complementar e sanar diferentes dvidas dos leitores(as). Aponto ainda quanto a necessidade de se atentar sempre quanto a regncia, a ortografia, as conjugaes e as concordncias o que se faz imprescindvel no momento da grafia textual, como forma de evitar erros gramaticais e de concordncia no somente na produo do texto como na produo oral. Espero sinceramente com esta obra ter sido til no processo ensino aprendizado, sanando dvidas e contribuindo para com o leitor(a) em seu processo de aquisio do conhecimento. O que para mim se fez extremamente gratificante e prazeroso, pesquisar e escrever sobre o assunto que muito me fascina e me intriga, a lngua portuguesa. Desejo a voc amigo(a) um bom estudo e muito sucesso em sua caminhada rumo a aquisio do conhecimento, no processo de compartilhamento e na produo do mesmo.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

saber I
"1,5 milho" ou "1,5 milhes", como aplicar?
Uma dvida muito comum a aplicao da pluralizao da unidade milho, contudo s podemos utiliz-la no plural a partir do segundo milho, ou seja, a partir de 2 milhes. No surgimento de dvida, procure observar o nmero que antecede a vrgula. Sempre que numerais como milho, bilho e trilho aparecerem, lembre-se, preciso manter a concordncia com os nmeros. Exemplos: a) 1,5 milho, b) 1,9 milho, c) 2,25 milhes, d) 5,1 bilhes, etc.

"Afim" ou "A fim"?


1) "Afim" um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido. Exemplos: a) Suas ideias so afins. b) Possuem temperamentos afins; por isso se relacionam to bem.

2) "A fim" faz parte da locuo "a fim de", significa para, com o propsito, com o intuito e indica finalidade: Exemplos: a) Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocncia.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

b) Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.

"Acerca de", "A cerca de" ou "H cerca de"?


1 - "Acerca de" uma locuo prepositiva e equivale a "sobre", "a respeito de". Por exemplo: Estvamos debatendo acerca de poltica cultural. Eles discutiam acerca de uma poltica educacional mais adequada. 2 - "A cerca de" indica aproximao. Por exemplo: Minha namorada mora a cerca de 30 Km daqui. 3 - "H cerca de" indica tempo decorrido. Por exemplo: Comprei aquele carro h cerca de dois meses. No nos falamos h cerca de trs anos.

"A moral" ou "O moral"?


A moral o conjunto das normas de conduta, os princpios que regem os bons costumes de uma sociedade e que so convencionados como vlidos. Por exemplo: Respeite a moral do nosso pas.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

A moral tambm pode significar a concluso ou o propsito de algum fato. Por exemplo: Qual foi a moral da anedota contada por Carlos? O moral diz respeito ao nimo, disposio e ao estado de esprito das pessoas. Por exemplo: O moral da turma 1001 estava baixo depois do teste de Portugus. O presidente da empresa melhorou o moral dos seus funcionrios com um dcimo quarto salrio.

"A nvel" ou "Em nvel"?


Expresso que requer a preposio "em", portanto a forma correta e a nica que deve ser usada "em nvel". O mais interessante dessa expresso que ela no necessria e pode ser suprimida, pois no acrescenta nada ao que se escreve ou se diz. Exemplo: O assunto deve ser tratado em nvel de famlia. (= O assunto deve ser tratado em famlia.) Isso possibilita analisar o problema em nvel de mltiplas solues. (= Isso possibilita analisar o problema em mltiplas solues.) O tema foi decidido numa reunio em nvel de juzes. (= O tema foi decidido numa reunio de juzes.) Sua tarefa desenvolver um trabalho em nvel de exerccios para pessoas idosas. (= Sua tarefa desenvolver um trabalho de exerccios para pessoas idosas.) A campanha ser feita em nvel mundial. (= A campanha ser mundial.) Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

ATENO correto o emprego da expresso "ao nvel de" quando se quer dizer que algo est na mesma altura em relao a outra coisa, seja com sentido prprio (denotativo) ou sentido figurado (conotativo). Exemplo: Ubatuba est ao nvel do mar. (= Ubatuba est na mesma altura do mar.)

"A presidente" ou "a presidenta"?


Tanto faz. As duas formas so consideradas corretas. Note que a forma presidenta segue a tendncia natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinncia a, como ocorre nos exemplos dos vocbulo abaixo: Trabalhador / Trabalhadora, Fotgrafo / Fotgrafa, etc. Na lngua portuguesa, temos tambm a opo da forma comum de dois gneros, como nos exemplos a seguir: o jovem / a jovem, o estudante / a estudante, etc. No entanto, lembre-se de que h palavras que aceitam as duas possibilidades, como podemos observar nas seguintes: o chefe /a chefe ou o chefe /a chefa, o parente /a parente ou o parente /a parenta,

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

o presidente /a presidente ou o presidente / a presidenta.

"Bemvindo" ou "bem-vindo"? "Bem-vindo"


Quando assim se apresentar, como adjetivo composto, deve ser sempre grafado com hfen. Os dicionrios brasileiros mostram a forma com hfen quando o sentido de saudao. Entretanto, indicam ainda que existe tambm a forma "Benvindo" (com "n" e sem hfen), nesse caso atua como nome de pessoa: "Benvindo" para homens e "Benvinda" para mulheres.

"Bem-me-quer", "malmequer"...
Ateno para com essas expresses. Devemos escrever "bem-me-quer" separado e com hfen, mas devemos escrever a palavra "malmequer" junto.

"Bem" e o hfen.
"Bem" seguido de hfen quando a palavra seguinte possui vida autnoma. Eis, alguns exemplos: a) bem-querer b) bem-nascido c) bem-falante d) bem-casado e) bem-humorado f) bem-criado g) bem-posto h) bem-vindo ATENO: os compostos em que o vocbulo "bem" vier seguido de vogal devem ser escritos com hfen. titulo de exemplo: Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

a) bem-arrumado b) bem-afortunado c) bem-ouvido d) bem-amada e) bem-aventurado f) bem-estar Porm, existe o vocbulo benquisto, que se escreve sem o hfen e que serve de exemplo.

"Circuto" ou "Circuito"?
A forma gramaticalmente correta cir-cui-to. No permitido destacar o vocbulo "i" do vocbulo "u" ao pronunciar essa palavra. Essa regra estendida tambm aos vocbulos "gratuito", "intuito" e "fortuito".

"Conserto" ou "Concerto"?
1 - "Conserto" significa reparo. Exemplo: a) Precisamos mandar consertar a mquina de lavar. b) Meu irmo consertou a escrivaninha quebrada ontem. c) O computador est no conserto. 2 - "Concerto" significa sesso musical, consonncia de sons ou vozes. Exemplo: a) Maria assistiu a um belo de musical. b) Vou ao teatro municipal assistir a um concerto de piano. Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

10

"Coalizo" ou "Coliso"?
1 - "Coalizo" significa unio, aliana, acordo. Exemplo: a) No estado do Rio Grande do Sul ocorreu uma coalizo entre alguns partidos polticos a fim de acabar com as divergncias existentes entre tais partidos.

2 - "Coliso" significa choque, conflito, luta Exemplo: a) A coliso entre duas motos foi forte, entretanto ningum ficou ferido.

"Cumprimento" ou "Comprimento"?
1) Cumprimento o ato de cumprimentar, saudar algum. Exemplo: a) Marcio encontrou sua amiga e a cumprimentou pela aprovao no Enem. b) Hoje pela manh por meu ex-patro na rua, cumprimentei, e segui para o meu novo emprego. 2) Comprimento a medida de algum ou de alguma coisa. Exemplo: a) A professora perguntou qual era meu comprimento e eu disse a ela que meo 1,60 m. b) Qual o comprimento desta faixa?

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

11

Disenteria" ou "Desinteria"?
A forma gramatical correta de se escrever disenteria. grego "dis" ( significa dificuldade) e "nteron" (significa intestino). Exemplo: a) Paulo estava com disenteria, por tal motivo no compareceu ao trabalho hoje. Esse vocbulo vem do

"Destratar" ou "Distratar"?
1 - "Destratar" significa insultar, ofender, maltratar. Exemplo: a) Marco destratou os colegas de classe porque havia sido enganado por todos. b) No destrate a natureza e muito menos os animais.

2 - "Distratar" significa no cumprir o trato, desfazer o que havia sido combinado. Exemplo: a) Jorge distratou o que havia combinado com Joo.

"E nem"
Pode ser empregado em dois casos: 1) Quando se apresentar antes da expresso uma afirmao. 2) Quando se apresentar antes da expresso uma negao e "e nem" no trouxer sentido de adio.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

12

- Voc dever compor a orao da seguinte forma: a) o que ele sempre diz e nem (mas nem) sempre realiza; b) Ele no foi, e nem por isso romperam o relacionamento.

"Eletrecista" ou "Eletricista"?
A forma correta deste vocbulo "Eletricista". Ateno: a palavra eletrecista no existe e portanto no deve ser utilizada. Eletricista da famlia de "eltrico", que se escreve com " i ". Tambm so escritas com " i " os vocbulos: "eletrificador", "eletricismo", "eletricidade", "eletrificao", "eletrificvel", etc.

"Em vez de" ou "Ao invs de"?


1 - "Em vez de" indica substituio, troca. Por exemplo: a) Em vez de estudar, ficou brincando com os amigos. b) Em vez de ir ao cinema, fui ao teatro. 2 - "Ao invs de" indica algo inverso, contrrio. Essa expresso supe uma "oposio".

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

13

Por exemplo: a) Ao invs de ligar os fios na tomada, desligou-os. b) Descemos, ao invs de subir.

"Eminente" ou "Iminente"?
Eminente significa "superior", "notvel", "sublime". Por exemplo: a) O eminente filsofo apresentou suas teses. Iminente significa que algo est a ponto de acontecer. Por exemplo: b) Perigo iminente! ( = Perigo prximo! )

"Empecilho" ou "Impecilho"?
A forma correta empecilho, impecilho no existe. Por exemplo: a) Ao longo do caminho alguns empecilhos impediram que ele chegasse no horrio marcado.

"Espectador" ou "Expectador"?
Espectador com "s" aquele que assiste a um espetculo. Por exemplo:

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

14

a) Os espectadores da pea de teatro ficaram sentados o tempo todo a pedido dos atores.

Expectador com "x" aquele que est na expectativa de alguma coisa; aquele que alimenta a esperana ou a probabilidade de conseguir algo. Por exemplo: b) Os expectadores estavam ansiosos para o incio do sorteio dos carros.

"Espiar" ou "Expiar"?
Espiar com "s" significa ver ou observar secretamente. Por exemplo: a) Ricardo estava espiando o que seus irmos faziam na sala. Expiar com "x" significa sofrer, padecer, pagar por erros cometidos anteriormente. Por exemplo: b) Devemos expi-lo para que no cometa mais as injustias que cometeu conosco.

"Esse" ou "Este"?
"Esse" utilizado como forma de retomar um vocbulo, uma ideia ou uma orao j referido. Por exemplo: a) A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento conhecido como translao. "Este", por sua vez, estabelece uma nova ideia, ainda no citada. Por exemplo: Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

15

b) Esta idia de presente interessante: uma joia. "Este" tambm pode indicar proximidade do falante, enquanto "esse" nos d a ideia de proximidade do ouvinte. Como podemos observar nas frases seguintes: a) "Este casaco me pertence". b) "Quando voc comprou esse casaco que est usando?". No exemplo (a), o casaco de quem fala e, portanto, est mais prximo dele. J no exemplo (b), o casaco do ouvinte. Os dois vocbulos so classificados como pronomes demonstrativos e so utilizados quando o falante quer tornar claro a identidade de um referente (nome), recuperar contedos e localiz-los no tempo e no espao. Entre essas funes, a mais importante a de reaver idias j mencionadas e auxiliar na articulao do texto. No discurso, os pronomes demonstrativos so eficientes elementos de coeso entre o que se est falando e o que j foi ou ir ser dito adiante. Devemos usar "este" e suas flexes para adiantar o que se vai dizer ou para remeter a um termo imediatamente anterior. Por exemplo: 1) Voc conhece estes versos: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabi..."? 2) No sei qual o melhor lugar para morar: zona rural ou zona urbana? Acho que esta (ltima = zona urbana) oferece mais opes de trabalho e estudo. 3) Quando falei com Maria, esta ficou extremamente feliz. Outro caso importante ocorre quando queremos retomar elementos j mencionados utilizando os pronomes demonstrativos. Por exemplo:

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

16

a) O amor, o respeito e a gratido devem fazer parte da vida do homem. Aquele, por impedir o dio, esse, por demonstrar educao e este por promover a solidariedade. Na elaborao de cartas, os pronomes demonstrativos "este", "esta" referem-se ao local em que se encontra quem est escrevendo a carta. Os pronomes demonstrativos "esse", "essa" referem-se ao local em que se encontra o destinatrio. Por exemplo: a) Este municpio tem o prazer de convidar todos os agricultores dessa cidade para participar da Festa do Moranguinho.

"Est a par" ou "est ao par"?


1 - "A par" possui sentido de "estar ciente", "estar bem-informado", "ter conhecimento". Por exemplo: a) Eles no estavam a par das ltimas notcias. b) Ficamos a par de tudo o que ocorreu naquela noite. 2 - Ao par s usado para indicar equivalncia entre valores cambiais. Por exemplo: a) O real est ao par do dlar.

"Externo" ou "Esterno"?
Ateno: o Mec adverte! bom no confundir: "externo" o que est fora, exterior. "Esterno" o osso dianteiro do peito.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

17

saber II
tica
tica a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princpios ideais do comportamento humano. A palavra "tica" derivada do grego , e significa aquilo que pertence ao , ao carter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obedincia a costumes e hbitos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar as aes morais exclusivamente pela razo.

"Fragrante" ou "Flagrante"?
As palavras possuem significados diferentes. "Fragrante" significa perfumado, aromado, de fragrncia. Enquanto que "flagrante" se usa quando se refere ao ato de surpreender algum, origem da palavra flagra.

Figuras de Harmonia - Onomatopia


Uma palavra ou conjunto de palavras imita um rudo ou som. Exemplos: No consegui entender o dilogo entre os atores, havia um zumzumzum dos espectadores sentados atrs de mim. (Neste caso o zumzumzum vem representando o som das palavras.) "E era tudo silncio na saleta de costura; no se ouvia mais o plic-plic-plic-plic da agulha no pano". (Machado de Assis)

Figuras de Harmonia Paranomsia


Reproduo de sons semelhantes em palavras de significaes diversas. Exemplos:

Eu que passo, penso e peo.


Berro pelo aterro pelo desterro Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

18

Berro por seu berro pelo seu erro Quero que voc ganhe que voc me apanhe Sou o seu bezerro gritando mame. (Caetano Veloso) "Que a morte apressada ignorncia". (Vieira) seja tributo do entendimento, e a vida larga atributo da

Figuras de Harmonia Assonncia


Quando h repetio da mesma vogal ao longo de um verso ou poema. Exemplos: Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral. "Sou Ana, da cama da cana, fulana, bacana Sou Ana de Amsterdam." (Chico Buarque)

Figuras de Harmonia Aliterao


Quando h repetio da mesma consoante ou de consoantes similares, de modo geral, quando se apresentam em posio inicial da palavra. Exemplos: Acho que a Chuva ajuda a gente a se ver. (Caetano Veloso)

Figuras de harmonia
Os efeitos produzidos na linguagem quando h repetio de sons ou, ainda, quando se procura "imitar" sons produzidos por coisas ou seres, so chamados de figuras de som ou de harmonia..

Figuras de Pensamento
Pertencentes a figuras de linguagem, so formadas por valor conotativo e no pertencem a textos onde se obtm apenas uma nica interpretao e que primam sempre pela objetividade. Ao Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

19

contrrio, so subjetivas e exploram a abundancia de sentidos ocultos escondidos por detrs do vu de uma determinada ideia ou expresso. As figuras de pensamento so recursos de linguagem que se referem ao significado das palavras, ao seu aspecto semntico. No que concerne ao termo pensamento, as figuras de pensamento atuam mais nas questes implcitas do que nos aspectos sintticos, comparados estruturao das oraes.

G ou o J, quando usar?
No se preocupe, se voc no se lembra, ns do blog dvidas na lngua lhe auxiliaremos. Muito bem, para comearmos, importante e necessrio que voc identifique se a palavra um substantivo e qual a sua terminao. Ento, para que possamos usar a letra G preciso que os substantivos terminem em: -agem, -igem e ugem. Como acontece por exemplo com as palavras: fuligem, vertigem, ferrugem, garagem, mixagem, serragem. Agora se as palavras terminarem em: gio, -gio, gio, -gio e gio a utilizao da letra J correta. No entanto, existem outras palavras que tambm podem e devem ser inseridas nesse contexto , so elas: laringe, faringe, monge, apogeu, gengiva, geada, tingir, tingido, tingimento. No que concerne ao uso da letra J a norma a ser considerada outra. Devemos observar se as formas verbais se encontram nas terminaes -jar: como acontece com as palavras enferrujar, esbravejar, viajar, relampejar, trovejar, arranjar, despejar, sujar, viajar, trajar, ultrajar, granjear, gorjear, lisonjear. Quanto as palavras oriundas da lngua tupi, africana, rabe ou que so consideradas exticas, exemplos: jerico, manjerico, jibia, canjica. Temos ainda outras palavras com J que devemos nos atentar, mas que no so to difceis assim, so elas: loja, lojinha, lojista, cerveja, cervejaria, laranjeira, laranja, jumento, hoje, jil, majestade, jeito, laje, granja, granjeiro, lajeado. Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

20

Gradao
Quando h uma sequncia de palavras que intensificam uma mesma idia. Exemplos: Aqui...alm...mais longe por onde eu movo o passo. (Castro Alves). Nada fazes, nada tramas, nada pensas que eu no saiba, que eu no veja, que eu no conhea perfeitamente.

"Granfina", "Gr fina" ou "Gr-fina"?


O adjetivo "gr", que a forma reduzida de "grande", com til e sempre provoca hfen. Exemplo: Gr-fina, gr-cruz, gr-final, etc...

"Gravidezes" existe?
Sim. As palavras terminadas em z tm forma plural com o acrscimo de es. Eis alguns exemplos: gravidezes, felizes, rapazes, capazes, avestruzes, gizes.

"H" ou "A"?
Na indicao de espao de tempo, podemos usar tanto "h" quanto "a", mas cada um tem uso especfico. Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

21

Para usarmos o "h", quando se trata de um espao de tempo que j passou. Por exemplo: a) Ele saiu de casa h duas horas. b) Meu pai aposentou-se h dez anos. c) Nesse caso, podemos substituir "h" por "faz". Observe as construes: d) Ele saiu de casa faz duas horas. e) Faz dez anos que meu pai aposentou-se. Usamos "a" quando se trata de um espao de tempo que est por vir. Por exemplo: a) Ele chegar daqui a duas horas. b) Eles voltaro da viagem daqui a um ms.

"Hamburgers ou hambrgueres"?
Se a palavra for aportuguesada, dever seguir a regra de plural com terminao em "r", recebendo o acrscimo de "es". Outros exemplos: revlver, revlveres; dlar, dlares; lder, lderes (todos provenientes do Ingls).

"Haja vista" ou "Haja visto"?

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

22

A forma correta da expresso "haja vista", j que a palavra "vista", nesse caso, invarivel, pois faz referncia a vista, com sentido de "olho". Devemos escrever haja com "j", pois uma flexo do verbo "haver" na terceira pessoa do imperativo afirmativo. Haja vista significa "por causa de", "devido a", "uma vez que", "visto que", "j que", "porque", "tendo em vista". Exemplo: a) Faremos uma visita a ele, tendo em vista que ele est doente. (= Faremos uma visita a ele, haja vista que ele est doente.) Nunca diremos ou escreveremos "tendo em visto", portanto s devemos usar "haja vista". Por exemplo: a) Acordarei cedo, haja vista que terei muitos compromissos. b) Ela est estudando, haja vista a prova que far na prxima semana.

"Hilaridade" ou "Hilariedade"?
A forma correta hilaridade e remete a algo engraado. Por exemplo: O filme uma hilaridade, todos riram do incio ao fim.

Hiprbole
Quando h exagero de uma idia com finalidade expressiva. Exemplos: Rios te correro dos olhos, se chorares! (Olavo Bilac) Estou morrendo de sede (= com muita sede), Ela louca pelos filhos (= gosta muito dos filhos).

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

23

"Histria", "histria" ou "estria"?


Quando a palavra estiver escrita com H maisculo, sinal de que concerne cincia. Exemplo: Histria Geral. "Estria" ou "histria" (com h minsculo) diz respeito narrao, conto. Exemplo: Meu av contou-me uma histria assustadora.

"Imigrante" ou "Emigrante"?
Chamamos de "imigrante" o indivduo que entra em um pas, vindo de outro. Exemplo: a) Manoel nasceu em Portugal, portanto aqui no Brasil ele considerado imigrante. b) Alguns imigrantes mexicanos que moram nos Estado Unidos tero que voltar para o Mxico. Os indivduos que saem do pas onde nasceram considerados "emigrantes" em seu pas de origem. Exemplo: a) Joo considerado emigrante aqui no Brasil desde que foi morar na Espanha. e vo morar em outro so

"Inter" QUASE sempre sem hfen!

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

24

O prefixo "inter" se anexa diretamente palavra que o segue: Exemplo: internacional, interdisciplinar, intermuscular, interdependncia, interamericano, interacadmico. intercmbio, intercolegial, interurbano,

Mas LEMBRE-SE, se a palavra seguinte comear por h ou r, haver hfen obrigatoriamente. Como por exemplo: inter-humano, inter-racial, inter-radical.

Ironia
Identificamos ironia quando, pelo contexto, pela entonao, pela contradio de termos, sugere-se o contrrio do que as palavras ou oraes parecem exprimir. A inteno depreciativa ou sarcstica. Exemplos: Moa linda, bem tratada, / trs sculos de famlia, / burra como uma porta: / um amor. (Mrio de Andrade).

"Maizena" ou "Maisena"?
"Maizena" (com "z") apenas a marca registrada do produto maisena (amido de milho). "Maisena" a forma considerada correta de acordo com a gramtica, tendo sua origem na palavra mas (variedade de milho).

"Mal" ou "Mau"?
1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advrbio. Como substantivo, quer ento "doena", "epidemia". dizer "aquilo que nocivo, prejudicial" ou

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

25

Exemplos: a) Sofre desse mal desde os oito anos de idade. b) No h motivos para praticarmos o mal. c) Ele fez mal ao menino. Como advrbio, mal pode ter errado", "pouco", "escassamente". Exemplo: a) Chegou em casa e mal olhou para a esposa. b) Aquela criana era muito mal-educada. c) O aluno l e escreve muito mal. "Mal" , em quase todos os casos, antnimo de bem: praticar o mal / praticar o bem as coisas vo mal / as coisas vo bem escreve mal / escreve bem mal-educada / bem-educada mal-organizado / bem-organizado mal planejado / bem planejado mal-interpretado / bem-interpretado o sentido de "de modo irregular", "de modo

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

26

2 - "Mau" um adjetivo, antnimo de bom. Pode, como todo adjetivo, ser substantivado (nesse caso, aparece acompanhado por um artigo): a) Disseram que ele era mau-carter. b) Os maus exemplos no devem ser seguidos. c) Seu amigo no um mau indivduo.

"Mas" ou "Mais"?
1 - "Mas" uma conjuno adversativa e equivale a "porm", "contudo", "entretanto", "no entanto". Por exemplo: Fez muita fora para abrir a porta, mas no conseguiu. 2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advrbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano. A Alemanha um dos pases mais ricos do mundo.

"Meio-dia e meio" ou "Meio-dia e meia"?


A forma correta "meio-dia e meia". Lembre-se de que voc est falando sobre horas e, portanto, a frase completa ficaria "Meio-dia e meia hora". Quando voc suprime a hora no final, o "meia" deve permanecer, pois refere-se hora.

Monosslabos

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

27

Palavras compostas por uma nica slaba. So divididos em tonos e Tnicos. Os tonos no so utilizados sozinhos em uma frase. Quanto aos Tnicos, podem aparecer s em uma frase, pois, possuem fora para isso. Podemos considerar monosslabos tnicos os substantivos, os adjetivos, os advrbios, os numerais, os verbos e alguns pronomes. Essas classes gramaticais podem ser utilizadas sozinhas numa frase. Eis alguns exemplos: D, eis, s, mim, tu, p

Acentuao dos Monosslabos Tnicos


A acentuao dos monosslabos tnicos s ser possvel quando tiverem sua terminao em a, e, o, ei, eu, oi, no importando se seguidos de s ou no. Exemplos de palavras monossilbicas acentuadas: Cu, vu, mis, sis, p, ps, p, ps, m, ms, v, ms, rs, Z, l, p!, j, n?, p, ps, p, cs, d. A acentuao do verbo Pr feita para diferenci-la da preposio por. Exemplo: Vou assistir ao pr do sol para depois sair por a com meus amigos.

saber III "Onde" ou "Aonde"?


1 - "Onde" indica o lugar em que algo ou algum est. Refere-se, normalmente, a verbos que Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

28

indicam estados de permanncia. Equivale expresso "em que lugar". Por exemplo: a) Onde est seu filho? b) Onde iremos nos hospedar? c) No sei onde ficaremos nas frias de inverno. d) Onde voc estacionou o carro? 2 - "Aonde" indica movimento, aproximao. Equivale expresso "a que lugar". Por exemplo: a) Aonde ele vai? b) Aonde voc quer chegar? c) Aonde devo ir para comprar esses produtos? d) No sei aonde ir para v-la.

"Para" ou "Pra"?
"Pra", "pro", "pras" e "pros" so contraes de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de msica, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o pra se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra". Exemplos: a) Viajei para o Japo ano passado. (texto formal, escrito) b) Fui pra casa da minha tia ontem. (texto informal, fala)

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

29

"Perca" ou "Perda"?
As palavras perca e perda so parnimas, ou seja, possuem grafia e pronncia semelhantes. Por esse motivo, h muita confuso quando empregadas. Entenda o significado de ambas: Perca - uma forma verbal, ou seja, flexo do verbo perder. Aparece na primeira e terceira pessoas do singular do presente do subjuntivo e na 3 pessoa do singular do imperativo. Exemplos: a) No perca tempo! (3 pessoa do singular do imperativo) b) No quero que ele perca essa vaga! (3 pessoa do singular do presente do subjuntivo) Perda um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de algum ou de algo que se tinha. Exemplos: a) Espero que no haja perda de bagagens nesta companhia area. b) Carolina est triste, pois a perda do pai a abalou muito.

Perfrase
Ocorre perfrase quando se cria um torneio de palavras para expressar algum objeto, acidente geogrfico ou situao que no se quer nomear. Exemplos: O Boca do inferno se revelou como principal representante do Barroco. (Tal caracterizao se refere a Gregrio de Matos) Conhecemos a cidade de Drumond. (Faz referncia a Itabira) "Cidade maravilhosa Cheia de encantos mil Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

30

Cidade maravilhosa Corao do meu Brasil." (Andr Filho)

"Por isso" ou "Porisso"?


A expresso SEMPRE deve ser grafada separada. Em caso de dvida, lembre-se da expresso por isto, que possui o mesmo significado e que tambm escrita com duas palavras.

Por que
No que concerne ao por que, separado e sem acentos, encontramos duas formas de aplicao diferenciadas, so elas: Ao identificarmos o sentido de por qual razo ou por qual motivo sinal de que h uma juno da preposio por + pronome interrogativo ou indefinido que. A ttulo de exemplificao: Por que voc no vai ao teatro com a Carla? (por qual razo) No sei por que no quero ir. (por que motivo) Agora, ao nos depararmos com o sentido de pelo qual ou as flexes, pela qual, pelos quais, pelas quais, significa que temos a juno da preposio por + pronome relativo que. Como exemplo: As causas por que discuti com ela so peculiares. (pelas quais) Bruna a filha por que vivo.

Por qu
Voc dever usar o por qu quando este se apresentar com o significado de por qual motivo ou por qual razo e tambm dever vir antes de um ponto final, interrogativo ou de Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

31

exclamao como forma de utiliz-lo corretamente. Eis alguns exemplos: Ele no ligou e nem me avisou por qu. Eles no fizeram tudo? Por qu? Caminhar isso tudo, por qu? Vamos de carro. Voc est chorando por qu?

Porque
O porque junto e sem acento uma conjuno subordinativa causal, final ou ainda coordenativa explicativa. O que significa que sua atuao encontra-se no sentido de ligar duas oraes, revelando causa, explicao ou finalidade, ou seja, se melhor preferir pois, uma vez que e "para que. Portanto devemos aplicar o porque referente ao sentido citado anteriormente. Eis alguns exemplos: No sa de casa hoje, porque estava com dengue. (uma vez que) uma conjuno, porque liga duas oraes. (pois) Leiam e estudem bastante, porque aprendam. (para que)

Porqu
O porqu junto e com acento um substantivo e possu o significado de o motivo ou a razo. Este s poder se utilizado quando acompanhado do pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), (aquele(s), quanto(s)...) ou dos artigos (o, os) ou ainda de numerais (um, dois, trs...) Por exemplo: Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

32

No entendo o porqu de tanta balburdia. (motivo) Voc deve saber que este porqu um substantivo. O porqu de no estar caminhando hoje porqu desejo descansar do esforo de ontem. (motivo) Diga-me um porqu para no fazer o que devo. (uma razo) Existem trs porqus.

"Pretencioso" ou "Pretensioso"?
Muitas pessoas escrevem com "c", no entanto a forma correta da escrita "pretensioso" com "s"! A escrita est baseada na seguinte regra: Se o verbo possuir "nd", o substantivo derivado ser formado por "ns". Exemplos: pretender / pretenso / pretensioso, compreender / compreenso / compreensivo.

"Prevalecido" ou "Provalecido"?
Na hora de expressar a ideia de que algum est abusando de sua posio, muitas pessoas utilizam erroneamente a forma "provalecido". O correto, porm, dizer "prevalecido", palavra que deriva do verbo prevalecer.

Pronomes Possessivos teu, meu, seu, sua...


Quando devemos usar os Pronomes Possessivos teu, meu, seu, sua...? Os Pronomes possessivos servem para indicar a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

33

Exemplo: a) Meu irmo est atrasado. Eles concordam sempre em gnero e nmero com a coisa possuda, e em pessoa com o possuidor. Exemplo: a) (eu) Comprei meu laptop. b) (tu) J calou teu tnis? c) (ns) Nossos pais j foram. Eis um quadro dos pronomes possessivos: Nmero Singular Pessoa Primeira Segunda Terceira Plural Primeira Segunda Terceira Pronome Possessivo meu minha meus - minhas teu tua teus tuas seu sua seus suas nosso nossa nossos nossas vosso vossa vossos - vossas seu sua seus suas

Quanto ao pronome possessivo teu, refere-se segunda pessoa do singular, tu, assim como, os pronomes te, ti, contigo, teus, tuas, tua. No que concerne aos pronomes possessivos: seu, seus, sua, suas, o, a, os, as, lhe, lhes, referem-se terceira pessoa, voc(s), ele(s), ela(s). Exemplos: a) Gosto de ti. Teus olhos me fascinam. Desejo-te.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

34

b) Gosto de voc. Seus olhos me fascinam. Desejo-a. A concordncia do pronome possessivo em gnero e nmero com o substantivo mais prximo deve existir quando este trouxer consigo mais de um substantivo. Exemplo: a) Vou arrumar minhas malas e bolsas. Emprego dos pronomes possessivos Existem casos em que o pronome possessivo no exprime propriamente idia de posse. Ele pode ser utilizado para indicar aproximao, afeto ou respeito. Exemplo: a) Aquele museu deve ter seus cem anos. (aproximao) b) Meu caro amigo, cuide melhor de sua sade. (afeto) c) Sente-se aqui, minha senhora. (respeito) Seu: anteposto a nomes prprios no possessivo, mais uma alterao fontica de Senhor. Exemplo: a) Seu Jos, o senhor poderia emprestar-me seu celular? Seu: a utilizao do pronome seu (e flexes) pode gerar frases ambguas, podemos ter dvidas quanto ao possuidor. Exemplo: a) A menina disse ao colega que no concordava com sua reprovao. (reprovao de quem? Da menina ou do colega?)

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

35

Para evitar esse tipo de ambiguidade, usa-se dele (dela, deles, delas). Exemplos: a) A menina disse ao colega que no concordava com a reprovao dela. ( A reprovao dela (menina)). b) A menina disse ao colega que no concordava com a reprovao dele. ( A reprovao dele (do colega))

Prosopopia
Prosopopia (animizao ou personificao) se d quando atribumos movimento, ao, sentimento, fala, enfim, caracteres prprios de seres animados a seres inanimados ou imaginrios. A propospopia a atribuio de caractersticas humanas a seres animados, o que comum nas fbulas e nos aplogos. Exemplos: ...os rios vo carregando as queixas do caminho. (Raul Bopp). Um frio inteligente (...) percorreria o jardim... (Clarice Lispector). "Um frio inteligente (...) percorria o jardim..." (Clarice Lispector)

Qual o Significado de Orkut?


Orkut uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome originado no projetista chefe, Orkut Bykkkten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usurios so do Brasil e da ndia. No Brasil a rede social tem mais de 30 milhes de usurios, mais foi ultrapassada pelo lder mundial, o facebook. Na ndia tambm a segunda rede social mais visitada. O Orkut tem mais de 66 milhes de usurios ativos no mundo. A sede do Orkut era na Califrnia at agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido grande quantidade de usurios brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais. Apesar de Orkut ser um nome prprio, na programao visual do site (ttulos e logos) a palavra est em minscula (orkut).(Fonte:Wikipedia)

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

36

"Rebulio" ou "Rebolio"?
So palavras com significados diferentes, ambas portuguesa. Rebulio significa "agitao", "confuso", "desordem". Exemplo: Arrume seu quarto, por favor, pois ele est um rebulio. Rebolio um adjetivo que significa "em forma de rebolo", "arredondado", "que rebola". Exemplo: Este objeto rebolio. existentes em lngua

"Rio-grandense" ou "Riograndense"?
Em se tratando de nomes compostos designativos de povos, utiliza-se o hfen quando no h perda de letras na formao das palavras. Exemplos: rio + grandense = rio-grandense mato + grossense = mato-grossense Quando houver perda de letras, no se utiliza o hfen. Exemplo: estado + unidense = estadunidense

"Seno" ou "Se no"?


1 - Usamos "Seno" em frases que indicam:

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

37

a) do contrrio / de outro modo. Por exemplo: Pea desculpas, seno ficars de castigo. b) mas sim. Por exemplo: Seu cabelo no era nem preto nem ruivo, seno louro. c) exceto, salvo, a no ser. Por exemplo: Todos os alunos, seno Marcos, foram reprovados. d) defeito, falha. Por exemplo: No encontrei nenhum seno em seus cadernos. 2 - Usamos "Se no" em frases que indicam condio, alternativa, incerteza, dvida. Por exemplo: Se no for excurso, avise com antecedncia. (condio) Havia seis alunos brincando, se no quatro. (incerteza)

"Sesso", "Seo" ou "Cesso"?

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

38

1 - "Sesso" supe uma reunio de pessoas (sesso da assembleia, sesso de cinema, sesso esprita, sesso de Teatro...). Por exemplo: Os ingressos para a sesso do Teatro estavam esgotados. Fernanda foi sesso esprita. A sesso da assembleia com todos os vereadores foi transferida para o ms de maio. 2 - "Seo" supe uma diviso, uma repartio (seo de vendas, seo de compras...). Por exemplo: V at a seo de atendimento ao cliente. Este andar o da seo de informtica. Estou na seo de roupa infantil. 3 - "Cesso" o ato de ceder alguma coisa. Por exemplo: Cesso de bens (cedncia de bens) Cesso de direitos (cedncia de direitos) Cesso da fala (cedncia de fala)

"Suador" ou "Suadouro"?
"Suador" a pessoa que sua com frequncia.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

39

Por exemplo: Esse menino muito suador, sua com muita facilidade! "Suadouro" refere-se ao ato ou efeito de suar. Por exemplo: Quando falei com meu professor, causou-me um suadouro.

"Tenho de" ou "Tenho que"?


1A utilizao de "Tenho de" dever de obrigao, necessidade, desejo ou interesse. Conforme exemplificado abaixo: Temos de garantir os nossos direitos. O diretor da empresa pblica ter de dar explicaes sobre o exorbitante aumento de seu salrio. O expediente tem de acabar s quatro horas da tarde. Eles tinham de avisar ao patro que iriam sair. O presidente da empresa qual trabalho teve de indenizar todos os ex-funcionrios. 2- E para se fazer uso de "Tenho que" precisamos observar se o sentido expressa possibilidade. ttulo de exemplo: Talvez ele tenha que buscar sua irm na igreja hoje. possvel que ele tenha que fazer uma cirurgia no ombro amanh. ser atentada ao sentido

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

40

"Terol" ou "Tersol"?
"Terol" um pequeno abscesso em borda da plpebra. "Tersol" o mesmo que manutrgio, toalha com que o sacerdote enxuga suas mos num dado momento da missa.

Thriller
Classificao morfossinttica: Substantivo, masculino singular. Significados de Thriller: 1) Thriller (ingls) [ce (think) - r' (silaba tnica) i - I - a (teresa)] Livro, filme ou pea de suspense Um filme de terror. Sinnimos: filme de terror Antnimos: ursinhos carinhosos Relacionadas: filme de terror 2) Thriller Normalmente um filme de suspense, com um toque de aventuras e terror.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

41

Filmes de Alfred Hitchcock...

"Todo" ou "Todo o"?


Para fazer uso do "Todo" tanto como de "Todo o", precisamos atentar para o sentido. Exemplo: Todo: tem o sentido de "qualquer". Exemplo: Todo aluno merece ateno. (= qualquer aluno) Todo o: tem o sentido de "inteiro". Exemplo: Marcos realizou todo o trabalho sozinho. (= o trabalho inteiro)

"Todo-poderosa" ou "toda-poderosa"?
importante lembrar sempre que no composto todo-poderoso, todo tem valor de advrbio de intensidade, ou seja, equivale a inteiramente, motivo pelo qual um termo invarivel , assim sendo, no tem feminino nem plural. Contudo, a forma feminina de todo-poderoso todo-poderosa, sem a flexo do primeiro elemento.

"Torxico" ou "Torcico"?
Embora a palavra "trax" seja escrita com "x", "torcico" grafa-se com "c". A explicao vem do latim: thorax originou "trax"; thoracicus originou "torcico".

"Trfego" ou "Trfico"?
"Trfego" a circulao de veculos, o trnsito, esse fluxo pode ser de carros, avies, nibus, motos, etc.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

42

Por exemplo: Cheguei atrasado ao trabalho porque o trfego estava lento. O trfego de avies no espao areo encontra-se intenso. "Trfico" comrcio (ou transporte e comrcio) ilcito. Por exemplo: O trfico de armas est diminuindo no pas. preciso que acabem com o trfico de drogas.

"Trofis" ou "trofus"?
As palavras terminadas em "el" fazem plural em "is": anis, coquetis, papis. As palavras terminadas em ditongo "eu" fazem plural com o acrscimo da desinncia "s": cus, rus, meus, seus, trofus.

"Viajem" ou "Viagem"?
Muita ateno na escrita dessa palavra, pois a diferenciao encontra-se no verbo e no substantivo do vocbulo. Por exemplo: Quando pronunciamos o verbo viajar a palavra escrita com a letra j, como: eu viajo, tu viajas, eles viajaram, que ele viaje, que eles viajem. Mas, no caso da mesma vir como substantivo devemos utilizar a letra g, como no caso a seguir: Nossa viagem ao exterior foi incrvel. A minha viagem se deu de forma organizada e divertida.

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

43

No vejo a hora de chegar as frias, estou com saudades de nossas viagens.

Vcios de Linguagem
Os vcios de linguagem se apresentam quando h um desvio por no conhecimento da norma culta. E este desvio acontece com o propsito de estabelecer uma maior expressividade e se encontra classificado nas figuras de linguagem. A norma culta ou lngua padro, so regras estabelecidas pela gramtica para o uso da lngua. No que concerne linguagem escrita, nem sempre obedecida quanto as normas gramaticais.

Vcios de Linguagem: barbarismo


Significa grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Exemplos: pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de prottipo)

Vcios de Linguagem: solecismo


Significa desviar-se da norma culta na construo sinttica. Exemplo: Fazem dois meses que ele no aparece. (em vez de faz; desvio na sintaxe de concordncia)

Vcios de Linguagem: ambiguidade ou anfibologia


construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. Exemplo: O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?)

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

44

Vcios de Linguagem: cacfato


Consiste no mau som produzido pela juno de palavras. Exemplo: Paguei cinco mil reais por cada.

Vcios de Linguagem: pleonasmo vicioso


a repetio desnecessria de uma idia. Exemplo: O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. Observao: Quando considerado vicioso. o uso do pleonasmo se d de modo enftico, este no

Vcios de Linguagem: Eco


a repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. Exemplo: O menino repetente mente alegremente.

Zeitgeist e seu significado


O nome Zeitgeist tem origem na palavra alem Zeitgeist (esprito do tempo) se referindo aos acontecimentos de determinada poca. Zeit significa poca e geist, esprito: assim, a palavra zeigeist representa o clima moral e intelectual de um perodo de tempo.(Fonte:Wikipedia)

Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

45

Informaes bsicas para escrever melhor.


Que tal ser um escritor? Sim, voc pode! Escrever dirios, livros, e-books, blogs e o que mais desejar, acredite! Eis algumas dicas que poderam lhe ajudar a escrever melhor e a criar textos de qualidade. Algumas pessoas constumam dizer que para ser um bom escritor preciso ter o dom da escrita. Saiba que se voc praticar tambm lhe ajudar muito no processo de escrita. No preciso muito para escrever bem. Se voc tiver uma boa ideia e seguir prticas simples, com certeza ter no final um bom texto em suas mos. Acredite! possvel! Lhe apresentarei agora 5 dicas bsicas para isso, veja: 1. Primeiro pense no seguinte. Voc leria algum material que considerasse ruim? Precisamos considerar que o conceito de ruim muito relativo e subjetivo, porm, se voc no se interessa por um determinado assunto, ento porque trabalhar nele? Eis a primeira dica: procure por assuntos que suscitem interesse no somente voc, mas principalmente para o pblico-alvo que deseja atingir. Se voc possui um interesse grande sobre determinado assunto com toda certeza dissertar bem sobre o assunto. Pensar se existem pessoas interessadas no assunto ao qual pretende debruar e dissertar importante, deve ser parte do primeiro passo antes de iniciar na labuta de escritor. 2. Procure escrever com clareza seus escritos. Tenha claro que o leitor precisa entender o que est sendo escrito por voc, a mensagem precisa chegar aos leitores do seu texto, livro, artigo, e-book, etc. Pense assim, no ir servir de nada se eu escrever o meu texto cheio de estilo e no conseguir fazer com que a essncia da minha escrita chegue ou mesmo seja compreendida por quem ir ler o meu texto. No estou querendo dizer com isso que voc deva empobrecer o seu texto com palavras repetidas, procure variar utilizando-se do amigo dicionrio, um bom escritor tem sempre oa seu lado um bom dicionrio, voc ver que aos poucos ampliar consideravelmente o seu vocabulrio. 3. Que tal contar histrias? Voc j parou para observar o quanto as pessoas apreciam uma boa histria? Que tal experimentar escrever sobre alguma vivencia sua ou de algum que voc conhea? Com certeza as pessoas adorariam ler. Voc pode mudar os nomes das personagens, no precisa ser o seu ou da pessoa envolvida na histria, crie, estimule a imgainao. Se houver dados, estatsticas que voc deseje inserir, faa, no tem problema, s busque o melhor momento no texto para isso. 4. Sua opinio importante, seja honesto. Refletir sobre o que ir escrever em seu texto um passo bastante importante. Procure levar em considerao a honestidade textual, seus pontos de vista, suas opinies, so questes relevantes para o seu pblico leitor. Permita-se expor esses pontos de vista, mas lembre-se que alguns sero contra e outros a favor, ou seja, faz parte da vida de todo escritor. Contudo seu leitor levar em considerao a sua honestidade sobre os pontos abordados por voc. Procure o equilibrio no momento da escrita. Expor demais a sua opinio e ser totalmente omisso no ir trazer nenhuma Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

46

contribuio para voc como escritor. 5. Reflita sobre a escolha certa das palavras, uma questo primordial. Escrever um texto com contedo o que todo escritor prima e o que todo leitor espera. Lembre-se, ao escolher as palavras certas procure sempre o caminho mais simples, pois, a pessoa que ir ler seus textos talvez no possua um conhecimento de vocabulrio to amplo quanto voc. Ento, porque encher o seu livro de termos complicados e extensos se simplificar o caminho mais seguro? Fonte: Universia Brasil Contatos: Autor: Leonardo Thrler Endereo eletrnico: leonardothurler@gmail.com Blog: http://duvidasnalingua.blogspot.com.br e http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br Skype: leonardo_thurler Facebook: http://www.facebook.com/leonardo.thurler?ref=tn_tnmn Livros do Autor:

Dvidas na Lngua? Sanando dvidas quanto Lngua Portuguesa. (Aprenda a grafar corretamente 79 palavras e receba dicas de como escrever um bom texto.

Ikebana Flores Vivas - Poesias e Contos Leonardo Thrler http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br

47

You might also like