You are on page 1of 8

Aula 1 DURKHEIM

Principais contribuies 1) Estabelecer sociologia em uma base emprica; 2) Destacar implicaes prticas do conhecimento cientfico: Estudos sociolgicos concretos podem ser aplicados explicao de problemas filosficos tradicionais, pela remodelao destes ltimos a uma luz mais emprica. Exemplo: Os fenmenos morais precisam ser estudados cientificamente, como sistemas de fenmenos naturais, antes de podermos esperar resolver problemas de como agir moralmente; aplicou tambm ao suicdio. 3) Entender o surgimento do individualismo na sociedade moderna: os ideais do individualismo expressam a emergncia de um novo tipo de ordem social, que transcender cada vez mais as formas tradicionais da sociedade que os conservadores defendiam; 4) Entender as fontes e a natureza da autoridade moral: Em A Diviso do Trabalho o seu intuito era mostrar que a forma emergente da sociedade, baseada na solidariedade orgnica, ainda envolve necessariamente a moralizao das relaes sociais, mesmo que a nova ordem moral contraste radicalmente com a antiga..

(I) Sociologia emprica Anlises normativas (com juzo de valor, opinio, o mundo como deveria ser, no tem base emprica, etc) vs. anlises positivas (apenas relatando a realidade emprica). Fazer sociologia (ou cincia poltica) impossvel sem considerar paixes e interesses dos pesquisadores e das pessoas pesquisadas , ou seja, impossvel apenas relatar a realidade emprica sem levar mais nada em considerao.

Reforma Poltica: EUA sistema pouco representativo de todos os interesses da sociedade; fcil de governar, pois apenas republicano ou democrata. Brasil sistema muito representativo de todos os interesses da sociedade; mais difcil de governar devido grande diversidade partidria e variedade de opinies. (I) Sociologia emprica Bolsa Famlia: 1)Redistribuio condicionada de renda: diminui a desigualdade distribuindo dinheiro para os mais pobres; 2)Clientelismo: pode diminuir a desigualdade, mas clientelismo (PT); 3)Mulheres com mais independncia financeira, sexual, etc; 4)Homem como ser econmico racional: se a famlia recebe o BF, o pai tende a ficar em casa, pois esse tipo de programa mais focado aos filhos. Os pais mudam o comportamento (deixa de ser agressivo), ou seja, antecipam a reao das esposas pois eles tem medo de perder o BF. A consequncia ter mais pais junto com suas famlias que recebem o BF e menos pais nas famlias que no recebem.

(II) Individualismo e tipos de solidariedade: Para Adam Smith e a economia poltica clssica: concepo utilitarista do indivduo. A nova sociedade podia e devia basear-se somente em transaes de troca. Para Durkheim: o indivduo produto do desenvolvimento social, e este desenvolvimento pressupe uma autoridade moral compartilhada. (A sociedade est inscrita no indivduo) Durkheim: a existncia da troca contratual pressupe autoridade moral . Os ideais do individualismo liberal de 1789 no estavam plenamente realizados, mas comeando a se realizar e a alterar as interaes sociais.

Quais eram esses ideais? Propriedade privada, Governo limitado, Economia de livre mercado, Estado de Direito. E principalmente: importncia do indivduo face ao coletivo. Indivduo inserido em uma sociedade guiada pelos valores de liberdade e igualdade (Mas esses valores variam entre pases...) Diviso Social do Trabalho: A propagao dos ideais do individualismo no sintoma de um estado patolgico da sociedade, mas, ao contrrio, a expresso normal e saudvel das transformaes sociais que esto construindo uma nova forma de solidariedade social (mecnica ou orgnica expressa valores morais e sociais compartilhados). Ora, como saber como uma certa ordem social? Como saber a autoridade moral que vigora em uma certa sociedade?

(III) Como estudar os tipos de solidariedade? Ou seja, como saber os valores de uma sociedade? Atravs da anlise dos Cdigos Jurdicos (livros) dos pases. Cdigo Jurdico = Expresso formal de prescries morais (leis). Crimes: a caracterstica comum a todos os crimes o fato de transgredirem crenas morais adotadas coletivamente com vigor e que, por isso, reclamam uma relao punitiva da sociedade.

Os tipos de sano (punio) s quais as leis esto ligadas permitem identificar sistemas morais diferentes: Sanes Repressivas: Se associam com a lei penal, consistem na aplicao de alguma forma de sofrimento. Implicam alguma forma de perda de liberdade ou perde da vida ao criminoso. Leis no mencionam as crenas morais que as sustentam, o que indica que essas crenas so compartilhadas e sabidas por todos! (valores morais mais severos). Sanes Restitutivas: Implicam a restaurao do estado das coisas anterior ao crime (como era antes). O objetivo da sano restitutiva o reajustamento, ou paridade, muito mais do que a punio do crime. Mencionam as crenas morais que as sustentam. (valores morais mais leves). Exemplos: Sanes repressivas na corrupo: punir, com cadeia, os polticos e burocratas corruptos (Polcia Federal-Min. Pblico Judicirio).

Sanes restitutivas: fazer com que o poltico ou burocrata corrupto devolva o dinheiro desviado (Polcia Federal Trib. Contas da Unio).

(IV) Sociedades, Cdigos Jurdicos e Tipos de Solidariedade

INTRODUO: VIDA E OBRA


- As obras de Durkheim manifestam permanente interesse pelas implicaes prticas do conhecimento cientfico social. - Durkheim tendia para o republicanismo e para a reforma social progressiva. - Ele adotou a seguinte ideia de Renouvier: importante iniciar um estudo cientfico e comparativo da moral e, sustentando que o determinismo cientfico compatvel com o reconhecimento da autonomia da conduta moral, Renouvier advogou a realizao de ideais liberais atravs da atividade do Estado, coordenada mediante um programa de educao escolar. - Ele no via com bons olhos o marxismo revolucionrio, pois sustentava que as revolues mudam muito pouca coisa; a mudana profunda resulta sempre de uma evoluo social a longo prazo. Por outro lado, pendia favoravelmente para o socialismo reformista, que se lhe afigurava compatvel com seus ideais de reconstruo social progressista. Rejeitava a tese de que o Estado, pelo contrrio, pode e deve servir como o veculo da realizao da reforma social, atravs do favorecimento da igualdade de oportunidades.

- Durkheim fez uma interpretao de individualismo derivada de suas ideias sociolgicas, que refutaria a sugesto de que ele implicava a anarquia. - Individualismo: expresso no utilitarismo e na economia poltica clssica; depende da noo do indivduo isolado que cria a sociedade ao entrar numa troca de relaes com outros, est de fato ligada tese de que a sociedade pode ser reduzida ao jogo recproco de interesses egostas. - Individualismo moral (Durkheim): expresso pelo processo de desenvolvimento social; ope-se ao interesse prprio anrquico; no glorifica o eu, mas, ao contrrio, orienta-se para os nicos valores morais (os da liberdade e da igualdade) capazes, nos tempos modernos, de proporcionar a base da solidariedade social.

1. PRIMEIRAS OBRAS: A DIVISO DO TRABALHO


- Deve-se estudar empiricamente as vrias formas de cdigo moral que existem em diferentes sociedades. Os fatos morais so fenmenos como os outros; consistem em regras de ao reconhecveis por certas caractersticas distintivas. Deve ser possvel, portanto, observ-los, descrev-los, classifica-los e procurar certas leia que os expliquem.. - Solidariedade mecnica: ocorre nas sociedades mais simples e cada vez mais substituda medida que nos aproximamos dos tempos modernos; apenas um tipo de coeso social; o consenso moral abrangente representando uma condio necessria de solidariedade social. / Sociedade hierarquicamente organizada em relao s desigualdades externas (circunstncias sociais do nascimento do indivduo). O indivduo no tem importncia, ele pode ser substitudo. Sociedade ordenada com funo pr-ordenada. - Solidariedade orgnica: a que substitui a solidariedade mecnica, portando ocorre nos tempos modernos; uma forma de coeso baseada nas relaes de troca, dentro de uma diviso diferenciada do trabalho. / Indivduos diferentes / Justia social e igualdade de oportunidades. Dinamismo maior; O indivduo pode mudar a profisso no meio da carreira; cada indivduo nico. - Sistemas de leis: Foram desenvolvidos para documentar a progresso da solidariedade mecnica para a orgnica; Todas as leis envolvem sanes, que expressam carter obrigatrio dos cdigos morais. - Sanes repressivas: se associam com a lei penal, consistem na aplicao de alguma forma de sofrimento, como a perda da liberdade ou at a perda da vida, ao transgressor. - Sanes restitutivas: envolvem a restaurao do estado de coisas que existia antes da transgresso da lei; o objetivo da sano restitutiva o reajustamento, ou paridade, muito mais do que a punio do crime. - Crime: transgresso de crenas morais coletivamente adotadas com vigor e que reclamam uma reao punitiva da sociedade.

- Para Durkheim o castigo no era como um freio. O castigo um ato de vingana da parte da comunidade: sua fonte primria a resposta emotiva produzida pela violao de valores profundamente seguidos. - A existncia da lei repressiva manifesta o predomnio de crenas morais coletivas vigorosamente sustentadas, uma conscincia coletiva. A conscincia coletiva predominante na sociedade mais simples, de solidariedade mecnica. Exemplo: Nas sociedades primitivas, a lei penal a lei religiosa, os crimes que sofrem de sanes mais severas so os que infringem prescries religiosas. - O desenvolvimento da sociedade na direo da maior complexidade na diviso do trabalho correlaciona-se com a expanso do papel da lei restitutiva, e uma transio progressiva da solidariedade mecnica para a orgnica. - Como explicar o que produz a crescente diferenciao estrutural da sociedade? Durkheim explicou a partir da densidade dinmica / moral. Ele queria explicar a desintegrao do tipo segmentar da sociedade. Ele disse que a sociedade precisa estar bem desenvolvida para que aparea uma diviso diferenciada de trabalho, embora assim que comece a existir, esta apresse o desaparecimento da organizao segmentar. O processo de dissoluo s acontece na medida em que se estabelecem relaes sociais entre grupos que antes estavam separados. - A liberdade consiste na autonomia de ao possibilitada pelo fato de pertencer sociedade. Nas sociedades simples, a dominncia da conscincia coletiva limita a esfera da ao individual. - Teoria da sociedade industrial:

Aula 2 2. Mtodo sociolgico: Sua aplicao em suicdio


* - Para Durkheim, a sociedade determina o indivduo, ou seja, as relaes sociais limitam as atitudes dos indivduos. O carter da sociedade opera claramente atravs da conscincia e das ideias humanas. - Para que haja um progresso, necessrio que seja estabelecido que as leis das sociedades no diferem das que governam o resto da natureza e que o mtodo pelo qual elas so descobertas idntico ao das outras cincias. Comte * - nfase no carter coercitivo (repressivo) das relaes sociais: indivduo pode no querer falar portugus nem usar dinheiro, mas ser obrigado a isto. Mtodo: buscar explicaes causais para os fenmenos sociais. Causas so diferentes de funes. Funo da boa representao poltica = Expressar vontades e preferncias dos eleitores dentro do sistema parlamentar/poltico. Causas da boa representao poltica = Voto livre, relativa competio entre foras polticas diferentes, etc.

- Psicologia coletiva/social: antropologia da cultura (estudo diferencial das crenas e das instituies concebidas como fundamento das estruturas sociais). - Psicologia trata de um nico indivduo, enquanto a sociologia trata o conjunto de indivduos. As crenas coletivas, as emoes e as tendncias no so causadas por estados de conscincia de indivduos mas pelas condies em que o grupo social em sua totalidade est colocado. - Os fatos sociais tem de ser explicados em relao a outros fatos sociais. Durkheim distinguia dois tipos de explicao que se podiam empreender em sociologia: a causal e a funcional. Funo: Inteno, propsito. Ex: A funo das sanes repressivas proteger e, por essa maneira, sustentar os valores da conscincia coletiva. Causa: Identificao de leis que explicam a sucesso de fenmenos sociais. - Classificao de sociedades em espcies ou tipos; A forma normal da moral numa sociedade simples, dominada pela solidariedade mecnica, diverge da ordem moral apropriada a uma sociedade orgnica. (o que patologia ou anormalidade em uma sociedade, pode ser normal em outra) *- Suicdio: Durkheim no d as causas do suicdio, mas d uma pista geral de que condies sociais e econmicas que espera-se que suicdios ocorram; Ele encarou as estatsticas sobre o suicdio, juntamente com as estatsticas sobre o divrcio, ilegitimidade, etc. Ex: Em religies que deixam o indivduo mais sozinho ocorrem mais suicdios do que em religies que colocam o indivduo em interao social. *- As taxas de suicdio so menores em pases catlicos e maiores nos pases protestantes. Isso ocorre pois os protestantes so mais alfabetizados e est sozinho de Deus; o esprito de livre indagao e isso lhes inculca. J no catolicismo, o clero intervm entre o crente e a divindade; A igreja catlica uma comunidade social mais integrada que a protestante, ou seja, h mais interao social. *- Suicdio Egosta: A pessoa no se sente integrada sociedade; O suicdio varia na razo inversa do grau de integrao dos grupos sociais de que o indivduo faz parte, ou seja, um indivduo que tem muitos filhos tem menor chance de suicdio, enquanto o que tem famlia pequena ou vive apenas em casal tem maior chance. ? Causa: solidariedade social ? *- Suicdio Anmico: Ocorre numa sociedade instvel, em momentos de crises ou booms; A instabilidade afeta um indivduo economicamente (pobre ou rico) e isso causa uma depresso econmica; A instabilidade aumenta a probabilidade de suicdio (mas a famlia ou a religio, por exemplo, podem ainda ser importante e compensar essa instabilidade). Causa: Flutuao econmica (no ex de trabalhadores rurais e industriais: industriais querem ficar cada vez mais rico, ter dinheiro ilimitado, o que irrealizvel e isso causa suicdio). - O suicdio egosta e o anmico advm das mudanas sociais que minam a solidariedade mecnica. O suicdio egosta parece ser produto inevitvel da ascenso do individualismo moral. O suicdio anmico resulta do estado de transio da ordem scio-econmica contempornea. *- Suicdio Altrusta: Ocorre em sociedades antigas, onde o suicdio tinha um significado honroso ou obrigatrio. O indivduo comete suicdio para poupar e fazer bem sociedade. Exemplos: A esposa obrigada a se matar aps a morte do marido; pessoas doentes se matam para no se tornar um fardo (peso) para a comunidade. derivado da ausncia de elos integrativos.

3. O Estado e a Poltica
- Socialismo: Um corpo de doutrinas econmicas; ligao das atividades comerciais e industriais aos organismos diretores e conscientes da sociedade. O socialismo baseia-se na impulso para expandir o reino da produo industrial, a fim de criar mais riqueza para todos. - Comunismo: Expressa as personalidades de determinados pensadores do que refletem condies sociais. So sonhos em que se deliciam espritos generosos, que chamam a ateno e mantm o interesse por sua nobreza e dignidade, mas que, no correspondendo s verdadeiras necessidades sentidas pelo organismo social, existem na imaginao e permanecem praticamente improdutivas.. Para Durkheim, a teoria comunista sustenta que a esfera econmica e a poltica devem ser mantidas rigorosamente separadas; o consumo comunitrio e a produo privada. (para o socialismo o oposto). O comunismo baseia-se no medo da influncia corruptora da riqueza. - O socialismo e o comunismo buscam o bem-estar total da comunidade. - Estado: Organizao de funcionrios incumbidos da administrao da autoridade governamental na sociedade poltica. 1) existncia de uma diviso de autoridade, separando os que mandam dos que obedecem. 2) a populao sujeita autoridade do Estado deve ser numericamente grande. - Democracia um sistema poltico por meio do qual a sociedade logra a conscincia de si mesma em sua forma mais pura. Quanto mais considervel for a parte representada no curso dos assuntos polticos pela deliberao, pela reflexo e pelo esprito crtico, tanto mais democrtica ser a nao. Ser menos democrtica na proporo em que predominarem a falta de conscincia, os costumes desconhecidos, os pensamentos obscuros e os preconceitos que escapam indagao. *- Cidadania: Mnimo bem-estar econmico; direito a compartilhar da herana social e civilidade da sociedade.

*- Direitos Civis: Esto presentes para todos. So direitos fundamentais para viver em sociedade; viver sem ter medo de ser preso injustamente, de repente. Def: Direitos civis garantem a vida em sociedade. So os direitos fundamentais vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizarse, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondncia, de no ser preso a no ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de no ser condenado sem processo legal regular. *- Direitos Polticos: Possibilidade de voto, de ser votado, de participar de manifestaes. Ex: 1) Mulheres e questes econmicas -> direito a voto 2) Participar de eleies 3) Rapaz preso por porte de vinagre: afeta os direitos civis (de ir e vir) e os direitos polticos (devido manifestao, impedido de manifestar-se). Def: Garantem a participao no governo da sociedade. *- Direitos Sociais: Direito sade, educao, propriedade, transporte pblico, salrio justo, aposentadoria. um direito que todos os cidados do pas tenham essas condies; Condies bsicas de sobrevivncia e bem-estar. Def: garantem a participao na riqueza coletiva.

You might also like