You are on page 1of 20

Parte 1 Movimento em 2 ou 3 dimenses

Nesta aula, continuaremos a estudar a parte da fsica que analisa o movimento, mas agora podem ser em duas ou trs dimenses.

1 - Posio e Deslocamento
A localizao de uma partcula pode ser especificada atravs do vetor posio r , um vetor que liga um ponto de referncia (em geral a origem de um sistema de referncia) partcula. Sendo:
r

r + y r = xi j + zk
so as componentes , y j , zk onde xi r vetoriais de r e x, y, z so as componentes escalares, as quais fornecem a localizao da partcula ao longo dos eixos de coordenadas em relao origem. A figura ao lado, mostra uma partcula cujo vetor posio :

(4.1) e cujas coordenadas retangulares so (-3m, 2m, 5m). Ao longo do eixo x a partcula est a 3m da origem, no sentido contrrio ao do vetor unitrio i . Ao longo do eixo y, ela est a 2m da origem, no sentido do vetor unitrio j . Ao longo . do eixo z ela est a 5 m da origem, no sentido do vetor unitrio k Quando uma partcula se move, seu vetor posio varia de tal forma que sempre r liga o ponto de referncia (origem) partcula. Se o vetor posio varia (de r1

r para r2 , digamos durante um certo intervalo de tempo), o deslocamento da r partcula, r , durante esse intervalo de tempo dado por:
(4.2) Usando a notao de vetores unitrios da equao 4.1, podemos escrever esse deslocamento como:

(4.3)

r onde as coordenadas (x1, y1, z1) correspondem ao vetor r1 e as coordenadas (x2, r y2, z2) correspondem ao vetor posio r2 . Podemos tambm escrever o vetor deslocamento substituindo (x2 x1) por x, (y2 y1) por y e (z2 z1) por z:

2 - Velocidade Mdia e Velocidade Instantnea


Se uma partcula se move de um ponto para outro, podemos estar interessados em saber com que rapidez ela se move, definindo assim as velocidades mdia e instantnea. No caso de um movimento 2D ou 3D devemos considerar essas grandezas como vetores e usar a notao vetorial.

r Se uma partcula sofre um deslocamento r em um intervalo de tempo t , sua r velocidade mdia v md dada por:

Assim, por exemplo, se a partcula do exemplo 4-1 se move da posio inicial para outra posio em 2,0 s, ou seja, e x = 12 m, y = 0 m e z = 3m

a velocidade mdia durante esse movimento :

Logo, a velocidade mdia tem uma componente de 6,0 m/s em relao ao eixo x e uma componente 1,5 m/s em relao ao eixo z. Novamente aqui, quando falamos da velocidade de uma particula, nos referimos velocidade instantnea, que o limite da velocidade mdia, quando t 0. Assim, usando a linguagem do clculo:

A figura 4-4 mostra a trajetria de uma partcula que se move no plano xy. Quando a partcula se desloca para a direita ao longo da curva, o vetor posio gira para a direita. Durante o intervalo de tempo t o vetor posio r r muda de r1 para r2 e o deslocamento da r partcula r . Para determinar a velocidade instatnea da partcula no instante t1 (instante em que a partcula se encontra na posio 1), reduzimos o intervalo de tempo t nas vizinhanas de t1, fazendo-o tender a zero. No limite r r t 0 temos v md v e, o que mais importante, vmd assume a direo da reta tangente. Assim, assume essa direo:

r v

tambm

Para escrever a equao 4-10 na forma de vetores unitrios, usamos a expresso r para r dada pela 4-1:

que pode ser simplificada se escrevemos como:

onde as componentes escalares de

r v

so:

A figura 4-5 mostra o vetor velocidade v e suas componentes escalares x e y. r Note que v tangente trajetria da partcula na posio da partcula. Ateno: quando o vetor posio desenhado, como nas figuras 4-1 e 4-4, ele uma seta que se estende de um ponto a outro. Entretanto, quando um vetor velocidade desenhado, como na figura 4-5, ele no vai de um ponto ao outro. Em vez disso, sua orientao coincide com a do movimento instantneo de uma partcula localizada na sua origem, e seu comprimento (que representa o mdulo da velocidade) pode ser desenhado em qualquer escala.

Sendo:

3 Acelerao Mdia e Acelerao Instantnea


Quando a velocidade de uma partcula varia de v1 para v 2 em um intervalo de r tempo t, sua acelerao mdia a md durante o intervalo t :
r r

r Quando t 0 no entorno de um certo instante, a md tende para a acelerao r instantnea (ou simplesmente acelerao) a neste instante, ou seja:

Se o mdulo ou a orientao da velocidade varia (ou ambos variam), a partcula possui acelerao. Em termos dos vetores unitrios:

ou ainda:

onde as componentes escalares de

r a

so:

e suas A figura 4-7 mostra o vetor acelerao componentes escalares para uma partcula que se move em duas dimenses.
Ateno: quando o vetor acelerao desenhado, como nas figuras 4-7, ele no se estende de um ponto a outro. Em vez disso, sua orientao coincide com a da variao instantnea movimento instantneo de uma partcula localizada na sua origem, e seu comprimento (que representa o mdulo da acelerao) pode ser desenhado em qualquer escala.

r a

4 Movimento de Projteis
Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento bidimensional: Uma r partcula que se move em um plano vertical com velocidade inicial v0 e com uma r acelerao constante, igual a acelerao de queda livre g , dirigida para baixo. Uma partcula que se move desta forma chamada projtil (o que significa que projetada ou lanada), e seu movimento chamado de movimento balstico. Um projtil pode ser uma bola de tnis ou de pingue-pongue, mas no um avio ou um pato. Muitos esportes envolvem os movimentos balsticos de uma bola; jogadores e tcnicos esto sempre procurando controlar esses movimentos para obter o mximo de vantagem. O jogador que descobriu a rebatida em Z na raquetebol na dcada de 70, por exemplo, vencia os jogos com facilidade porque a trajetria peculiar da bola no fundo da quadra surpreendia os adversrios. Nesta parte da matria, estudaremos o movimento de projteis ignorando os efeitos do ar.

r O projtil lanado com uma velocidade inicial v0 que pode ser descrita como:

As componentes v0 x e v0 y podem ser calculadas se conhecermos o ngulo 0 entre r v 0 e o semi-eixo x positivo:

v 0 x = v 0 cos

e v 0 y = v 0 sen

(4-20)

r r Durante o movimento bidimensional, o vetor r e a velocidade v do projtil r mudam constantemente, mas o vetor acelerao a constante e est sempre dirigido verticalmente para baixo. O projtil no possui acelerao horizontal.
O movimento de projteis, como na figura 4-9 e 4-10, parece complicado, mas temos seguinte propriedade simplificadora (demonstrada experimentalmente):

Esta propriedade permite decompor um problema que envolve um movimento bidimensional em dois problemas unidimensionais independentes e mais fceis de serem resolvidos, um para o movimento horizontal (com acelerao nula) e outro para o movimento vertical (com acelerao constante para baixo). Apresentamos a seguir dois experimentos que mostram que o movimento vertical e horizontal so realmente independentes.
10

DUAS BOLAS DE GOLFE A figura uma fotografia estroboscpica de duas bolas de golfe, uma que simplesmente se deixou cair e outra que lanada horizontamente por uma mola. As bolas de golfe tm o mesmo movimento vertical: ambas percorrem a mesma distncia vertical no mesmo intervalo de tempo. O fato de uma bola estar se movendo horizontalmente enquanto est caindo no afeta o seu movimento vertical, ou seja, os movimentos horizontal e vertical so independentes.

5 Anlise do Movimento de um Projtil Movimento Horizontal


Como no existe acelerao na direo horizontal, a componente horizontal vx da velocidade de um projtil permanece inalterada e igual ao seu valor inicial v0x durante toda a trajetria. Em qualquer instante t, o deslocamento horizontal do projtil em relao posio inicial, x - x0, dado por

11

Movimento Vertical
O movimento vertical o movimento de queda livre. Neste, a acelerao constante. Assim:

onde a componente vertical da velocidade inicial voy, substituda pela expresso equivalente v0sen0.

Como mostram a figura 4-10 e a equao 4-23, a componente vertical da velocidade se comporta exatamente como a de uma bola lanada verticalmente para cima. Inicialmente ela est dirigida para cima e seu mdulo diminui continuamente at se anular, o que determina a altura mxima da trajetria. Em seguida a componente vertical da velocidade muda de sentido e seu mdulo passa a aumentar com o tempo.

Equao da Trajetria
A equao do caminho percorrido pelo projtil, a equao de sua trajetria. Ela pode ser obtida eliminando o tempo t, nas equaes 4-21 e 4-22. Explicitando t na equao 4-21 e substituindo o resultado na eq. 4-22, obtemos, aps algumas manipulaes algbricas:

Esta a equao da trajetria mostrada na figura 4-10. Ao deduzi-la, para simplificar, fizemos x0 = 0 e y0 = 0 nas eq 4-21 e 4-22. como g, 0 e v0 so constantes, a eq. 4-25 da forma y = ax + bx2, onde a e b so constantes. Como esta equao uma parbola, a trajetria parablica.

12

Alcance Horizontal
O alcance horizontal R de um projtil a distncia horizontal percorrida pelo projtil at voltar a sua altura inicial (altura de lanamento). Figura 4-10. Para determinar o alcance R, fazemos x = x0 = R na equao 4-21 e y y0 = 0 na eq. 422, obtendo:

Eliminando t nessas duas equaes, obtemos:

E usando a identidade: sen 2 0 = 2 sen 0 cos 0 , obtemos:

Obs. Esta equao no fornece a distncia horizontal percorrida pelo projtil quando a altura final diferente da altura de lanamento. Observe que R na eq. 4-26 atinge valor mximo para sen 20 = 1, que corresponde a 20 = = 900 ou 0 = 450. Entretanto, quando a altura final diferente da altura do lanamento, como acontece no arremesso de peso, lanamento de disco e basquetebol, a distancia horizontal mxima no atingida para um ngulo de lanamento de 45

13

14

15

O efeito do Ar!

ao que inicial

Exerccio proposto

1.

16

6 Movimento Circular Uniforme


Uma partcula est em movimento circular uniforme se descreve uma circunferncia ou um arco de circunferncia com velocidade escalar constante (uniforme). Embora a velocidade escalar no varie, o movimento acelerado porque a velocidade muda de direo. A figura 4-19 mostra a relao entre os vetores velocidade e acelerao em vrias posies durante o movimento circular uniforme.
O mdulo dos dois vetores permanece constante durante o movimento, mas a orientao varia continuamente. A velocidade est sempre na direo tangente circunferncia e tem o mesmo sentido que o movimento. A acelerao est sempre na direo radial e aponta para o centro do crculo. Por essa razo, a acelerao associada ao movimento circular uniforme chamada de centrpeta (que busca o centro).

r a

Como ser demonstrado a seguir, o mdulo dessa acelerao centrpeta :

onde r o raio da circunferncia e v a velocidade da partcula. Durante essa acelerao com velocidade escalar constante a partcula percorre a circunferncia completa (uma distncia igual a 2r) em um intervalo de tempo dado por:

O parmetro T chamado perodo de revoluo ou, simplesmente, perodo. Perodo o tempo que uma partcula leva para completar uma volta em uma trajetria fechada.
17

Fig. 4-20 Uma partcula p em movimento circular uniforme no sentido anti-horario. a) posio e velocidade v da partcula em um certo instante de tempo. b) velocidade v e suas componentes projetadas em relao aos eixos . c) acelerao a e suas componentes projetadas em relao aos eixos.

Para determinar o mdulo e a orientao da acelerao no caso do movimento circular uniforme, considere a figura 4-20. Na figura 4-20a a partcula p se move com velocidade escalar constante v enquanto percorre uma circunferncia de raio r. No instatnte mostrado, p possui coordenadas xp e yp.

r v

sempre tangente a trajetria da partcula na posio considerada.

Isso significa que, na figura,

r v

perpendicular a uma reta r que liga o centro da

faz com a circunferncia posio da partcula. Nesse caso, o ngulo que reta vertical passando pelo ponto p igual ao ngulo que o raio r faz com o eixo x. As componentes escalares de v aparecem na figura 4-20b. Assim, pode ser escrita em termos dessas componentes, como:

r v

r v

Vemos que sen =

yp r

cos =

xp r

Sendo a acelerao, a taxa de variao temporal da velocidade e lembrando que tanto o raio r quanto a velocidade escalar v so constantes, podemos escrever:
18

De acordo com a figura, sendo a primeira, a componente x e a segunda, a componente y da velocidade. Desta forma:

Assim, o mdulo da acelerao ser dado por:

Para determinar a orientao de a , temos que encontrar o ngulo

Significando que a aponta na direo do raio r da figura 4-20a, no sentido do centro da circunferncia, como queramos demonstrar.

19

Exerccios propostos.
1.

2.

3.

4.

Referencias: - Fsica do Movimento: observar, medir, compreender. Autora: Maria Matos. Editora: PUC-Rio. - Livro: fundamentos da Fsica Volume 1: Halliday, Resnick & Walker - Editora LTC. - Notas de Aula na disciplina Mecnica Newtoniana A Coordenadora e autora das apostilas: Maria Oswald Machado de Mattos. - http://www.fis.pucrio.br/mariaoswald_ing.php.
20

You might also like