You are on page 1of 16

Jos Eduardo Alamy Filho

ETAPA 3: Dimensionamento do sistema coletor de esgotos ETAPA 1: dimensionamento do reservatrio e da barragem

ETAPA 4: Dimensionamento do sistema de drenagem de guas pluviais

ETA

ETE ETAPA 2: Dimensionamento do sistema de abastecimento de gua

Jos Eduardo Alamy Filho

acumulao no natural

http://www.africatoday.co.ao/files.php?file=barragem_cambambe_187842801.jpg

usos mltiplos da gua

barragem

reservatrio

Eixo da barragem em estreitamentos do vale rea espraiada a montante do eixo

diminui o volume de material utilizado para execuo do macio da barragem bacia com rea mais espraiada possvel e com pequena declividade resulta em uma maior capacidade de acumulao de gua reduo da altura da barragem, propiciando uma queda bruta aproveitvel, vel quando o uso principal do reservatrio destina-se gerao de energia hidreltrica a presena de nascentes pode afetar a estabilidade da barragem

Seo com queda natural acentuada

Ausncia de nascentes no local de assentamento da barragem Seo com ombreiras naturais

diminui o volume do macio e propicia melhor travamento da barragem na seo

Seo com boas condies de fundao Proximidade de jazidas

diminui riscos de recalques, deslizamentos e eroses diminui o custo com transporte de materiais necessrios para a construo do macio da barragem posicionamento do extravasor fora do corpo da barragem, barragem evitando estruturas de extravasamento sobre o prprio macio da barragem possibilidade de reduzir o comprimento de adutoras e de linhas de transmisso

Condies topogrficas favorveis para localizao de extravasor Proximidade dos locais de consumo Dados hidrolgicos disponveis /disponibilizveis

registros fluviomtricos

(Poltica Nacional de Meio Ambiente)

para proteo do meio ambiente

IBAMA SEMAs MUNICPIOS

Licena Prvia (LP)

Concedida na fase preliminar do planejamento, aprovando sua localizao, concepo e atestando sua viabilidade ambiental. Autoriza o incio das obras do empreendimento, de acordo com as especificaes dos planos, incluindo medidas de controle ambiental. Autoriza a operao do empreendimento, aps verificao do efetivo cumprimento do que consta nas licenas anteriores.

3 fases

Licena de Instalao (LI)

Licena de Operao (LO)

O empreendedor fica obrigado a implementar as medidas de controle ambiental e as demais condicionantes estabelecidas, sob pena de ter a LO suspensa ou cancelada pelo rgo outorgante.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA): deve ser elaborado por equipe multidisciplinar, com o objetivo de demonstrar a viabilidade ambiental do empreendimento ou atividade a ser instalada. Foi institudo pela Resoluo Conama 01/86, sendo solicitado durante a LP. Relatrio de Impacto Ambiental (Rima): explicita as concluses do EIA e que necessariamente sempre o acompanha. Nos processos em que o requerimento de licena instrudo por EIA/Rima, a Deliberao Normativa Copam 12/94 prev a realizao de Audincia Pblica Plano de Controle Ambiental (PCA): documento por meio do qual o
empreendedor apresenta os planos e projetos capazes de prevenir e/ou controlar os impactos ambientais decorrentes da instalao e da operao do empreendimento. O PCA sempre necessrio, independente da exigncia ou no de EIA/Rima, sendo solicitado durante a LI.

rea de Influncia (AI): onde, indiretamente, so sentidos os impactos do empreendimento. Essa rea, normalmente, compreende o conjunto ou parte de municpios que tero suas terras afetadas, bem como a rea da bacia hidrogrfica que, independentemente do recorte municipal.

rea Diretamente Afetada (ADA): normalmente, a ADA abrange a regio de interveno direta, necessria implantao do empreendimento e o seu entorno (barragem e casa de fora, reservatrio, acessos, canteiros, alojamentos da mo-de-obra, botafora e reas de emprstimo).

Dever ter abrangncia e profundidade suficientes para permitir uma consistente avaliao de impactos e definir corretas estratgias de gesto ambiental nas fases de projeto, construo e operao do empreendimento. Os levantamentos devero se concentrar, principalmente, na identificao das caractersticas ambientais e dos principais impactos que o empreendimento dever provocar sobre os diferentes recursos naturais e scio-econmicos da rea Diretamente Afetada (ADA).
Caractersticas ambientais Meio Fsico Meio Biolgico Meio Antrpico

Identificao dos impactos ambientais

espacializao dos impactos ambientais

Fonte: Eletrobrs (2000)

No h domnio privado da gua

Retirado de: Wanderley, R. M. (2011) Agncia Nacional de guas (ANA)

Retirado de: Wanderley, R. M. (2011) Agncia Nacional de guas (ANA)

O rgo responsvel pela gesto dos recursos hdricos depende da dominialidade dos corpos de gua:

Agncia Nacional de guas (ANA) rgos estaduais

Retirado de: Wanderley, R. M. (2011) Agncia Nacional de guas (ANA)

You might also like