You are on page 1of 6

Turma: Engenharia Civil Equipe: Fernando Morais, Lucas Cardoso e Eslan Grubba.

1 - Explique porque a Revoluo Francesa, a Revoluo Industrial e a Revoluo Cientfica so determinantes para se entender o surgimento da Sociologia. Essas trs revolues afetaram diretamente no comportamento humano. Na Revoluo Industrial com a apario das maquinas alterou as formas de interao humana, aumentando a desenvolvimento e causando apario de novas classes sociais. J na Revoluo Francesa alterou mais nas tradies polticas da Europa, junto a isso apareceram novos ideais polticos e novas organizaes partidrias. E a Revoluo Cientfica, explica o mundo de um jeito lgico-racional. 2 - Cite e explique a Lei dos trs estados concebida por Augusto Comte para explicar o desenvolvimento da inteligncia humana e da prpria histria. As trs leis buscam explicar que a cada uma de nossas concepes principais passam por trs estados histricos diferentes: Estado teolgico, Metafsico e Positivo ou Cientfico. O estado teolgico a percepo de que todos os ocorridos tm uma um porque possvel. Existem trs tipos de pensamentos para o estado teolgico: fetichismo, Politesmo e o Monotesmo. J o estado metafsico, predomina o conhecimento filosfico, especialmente a metafsica, que no fundo nada mais do que uma simples modificao geral do primeiro, os agentes sobrenaturais so substitudos por foras abstratas, verdadeiras entidades inerentes aos diversos seres do mundo. 3 - Explique a diferena entre positivismo filosfico e positivismo sociolgico. Para o positivismo filosfico a cincia responsvel pela razo e de todas as explicaes possveis para os principais acontecimentos. Ao contrrio do positivismo filosfico que parti da lei dos trs estados, com isso exaltando a superioridade do homem e sua inteligncia.. 4 - Explique a diferena entre dinmica social e esttica social, segundo Augusto Comte. Segundo Augusto Comte, ele explica que a dinmica social tem como caracterstica o estudo das leis de desenvolvimento histrico de qualquer sociedade e j esttica social estuda dois tipos de condies presentes da sociedade ou da ordem.

5 - Cite e explique as trs fontes bsicas de pensamento que influenciaram K. Marx. Materialismo, capital e o socialismo utpico. Devido a batalha contra a velharia medievais na Frana, contra o feudalismo o materialismo ganhou fora, pois achavam que era a nica maneira fiel de vencer. Portanto dedicando os seus estudos ao regime econmico, percebeu que o capital era o que fazia o mundo girar e que o valor de qualquer mercadoria determinado pela quantidade de tempo de trabalho socialmente necessrio investido na sua produo, ou seja, a fora de trabalho do homem se torna uma mercadoria, com isso se transformando numa capital e fazendo e economia girar. J o socialismo utpico criticava a sociedade capitalista, condenava-a e sonhava com a sua destruio, fantasiava sobre um regime melhor, queria convencer os ricos da imoralidade da explorao.

6 - Comente sobre a dialtica (tese/anttese/sntese) de Marx Para Marx sociedade deveria ser sem explorao econmica e social (capitalismo), na qual o a sociedade ideal seria a socialista a onde no haveria rico e nem pobre e sim todos iguais e com os mesmos direitos e com isso todos teriam a mesma tese e no existindo a anttese, sendo assim todos formariam a sntese atravs das teses sem precisar da anttese.

7 - Cite e comente sobre os quatro tipos de alienao humana, segundo Marx. Alienao do produto do seu prprio trabalho: no capitalismo o trabalhador trabalha e produz, porm todo aquele trabalho que ele est fazendo nada ir para ele, tudo ir para a mo do capitalismo. Alienao do processo de produo: esse processo creditava aos trabalhadores que em seu modo de ver o mundo, no percebiam que eram explorados. Alienao da sua prpria natureza humana: o homem que vive dentro do mundo capitalista, ele esta alienado dele mesmo, ou seja por mais que ele trabalhe e produza ele sempre estar sujeito a mesma realidade, nunca ir conseguir superar isso, por mais que trabalhe demais estar colaborando apenas com o capitalismo e no com ele. Alienao do homem de sua prpria espcie: O trabalho torna-se algo externo e estranho personalidade do indivduo quando, na realidade, deveria a

atividade centrar-se em termos do processo de objetivao da personalidade do indivduo. Sem a possibilidade dessa objetivao, a personalidade fica restrita, limitada em seu desenvolvimento. Igualmente o indivduo no tem na atividade de trabalho, com raras excees, algo que o impulsione a se apropriar de conhecimentos e valores que o enriqueam como ser humano.

8 - Explique o que o materialismo histrico. O materialismo histrico uma abordagem metodolgica ao estudo da sociedade, da economia e da histria que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels(1818-1883), malgrado eles prprios nunca tenham empregado essa expresso. O materialismo histrico procura as causas de desenvolvimentos e mudanas na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida. As classes sociais e a relao entre elas, alm das estruturas polticas e formas de pensar de uma dada sociedade, seriam fundamentadas em sua atividade econmica.1 O materialismo histrico na qualidade de sistema explanatrio foi expandido e refinado por milhares de estudos acadmicos desde a morte de Marx.

9 - Diferencie Infraestrutura de Superestrutura. Infraestrutura o conjunto de atividades e estruturas da economia de um pas que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades. Por exemplo, para que as empresas de um pas possam exportar so necessrios portos e aeroportos (elementos da Infraestrutura de um pas). Fazem parte da Infraestrutura de um pas: rodovias, usinas hidreltricas, portos, aeroportos, rodovirias, sistemas de telecomunicaes, ferrovias, rede de distribuio de gua e tratamento de esgoto, sistemas de transmisso de energia, etc.

A superestrutura o governo, as lideranas que conduzem tanto a infraestrutura como a estrutura. onde se encontra a vontade conceptora das realizaes de uma sociedade, ento, esta para ser justa, depende de sua formao, desde a concepo do nascituro.

10 Cite e explique as cinco fases da historia da humanidade, segundo Marx. Modo de Produo Primitivo: designa uma formao econmica e social que abrange um perodo muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana.

Modo de produo escravista: O primeiro modo de produo onde havia o pleno desenvolvimento da propriedade privada e a explorao de uma classe por outra foi o escravismo clssico, cujos exemplos tpicos seriam a Grcia e Roma antigas. As duas classes principais eram, de um lado, os donos de escravos, proprietrios da terra e, de outro, os escravos que trabalhavam na produo de bens, como mquinas humanas. Modo de produo Asitico: Determinados elementos comuns de organizao social, econmica, cultural e poltica, reunidos por Marx e Engels no chamado modo de produo asitico, podem ser encontrados em sociedades distintas como as do Antigo Oriente Prximo (Mesopotmia e Egito), assim como nas antigas formaes sociais da China, ndia, frica e at mesmo na Amrica pr-colombiana, de incas e astecas. Modo de produo feudal: A sociedade feudal, predominante na Europa Ocidental medieval, tinha como contradio fundamental a relao entre senhores e servos. Os servos no eram escravos de seus senhores, pois no era propriedade deles. Eles serviam a seus senhores em troca da ocupao de pequena parcela da grande propriedade senhorial, ou seja, em troca de poderem usufruir de casa e comida. Os camponeses trabalhavam para garantir a sua sobrevivncia e a de sua famlia, por meio da agricultura de subsistncia, e estavam sujeitos a uma srie de obrigaes para com o senhor das terras, dentre as quais a mais importante era o trabalho forado em determinados dias da semana diretamente nas terras administradas pelo senhor feudal. Modo de produo capitalista: No capitalismo, o direito da propriedade dos meios de produo pertence minoria capitalista, e o trabalhador obrigado a vender a sua fora de trabalho aos membros desta classe em troca de um salrio. Uma das caractersticas centrais do modo de produo capitalista a relao assalariada de produo (trabalho assalariado). As relaes de produo capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produo pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. Portanto, existem basicamente duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados. 11 Diferencie a tese da alienao da tese da explorao. Tese da alienao: o capitalismo um sistema econmico na qual o conjunto dos indivduos e da sociedade passa a ser determinado pelo poder impessoal do dinheiro (capital) e da prpria esfera econmica que foge do controle social. Tese de explorao: o capitalismo um sistema econmico no qual a riqueza produzida pela explorao de uma classe social sobre a outra. O conceito central que enuncia a tese a categoria mais-valia. 12 Diferencie a mais-valia absoluta da mais-valia relativa Marx chama a ateno para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salrio de mercado pelo uso da fora de trabalho, podem lanar mo de duas

estratgias para ampliar sua taxa de lucro: estender a durao da jornada de trabalho mantendo o salrio constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade fsica do trabalho pela via da mecanizao - o que ele chama de mais-valia relativa. Em fazendo esta distino, Marx rompe com a ideia ricardiana do lucro como "resduo" e percebe a possibilidade de os capitalistas ampliarem autonomamente suas taxas de lucro sem dependerem dos custos de simples reproduo fsica da mo-de-obra. 13 Explique o que so as lutas de classe, segundo Marx. A luta de classes foi a denominao dada pelo filsofo comunista Karl Marx juntamente com Friedrich Engels para designar o confronto entre o que consideravam os opressores, a burguesia, e os oprimidos, o proletariado, consideradas classes antagnicas e existentes no modo de produo capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econmico, ideolgico e poltico. 14 - Comente sobre a crtica de Marx ao Estado. O poder politico do Estado representativo moderno nada mais do que um comit para administrar os negcios comuns de toda a classe burguesa. Essa frase reflete em que o governo manda no povo que burgus no caso, e no temos direitos de opinar, fazemos oque somos impostos e nada mais que isso. 15- Como seria organizada a sociedade com o Comunismo? Explique. Marx acreditava efetivamente no papel decisivo do proletariado na evoluo do socialismo para o comunismo, e definia a sociedade futura como uma sociedade comunista que trunfaria pela organizao voluntria das tarefas, da diviso natural do trabalho. Escreveu Marx em "A ideologia Alem": "Na sociedade comunista, em que cada um no tem um crculo exclusivo de atividades, mas pode aperfeioar-se em no importa que ramo, a sociedade regula a produo geral e d-me assim a possibilidade de fazer hoje isto, amanh aquilo, de caar de manh, pescar de tarde, guardar o gado tardinha, mesmo criticar a alimentao, sem nunca me tornar caador, pescador, pastor, ou crtico, exatamente segundo o meu bel-prazer.". No socialismo as foras de produo ficam na mo do Estado, que, segundo Marx, o Estado outra coisa no seno uma fora organizada pelos proprietrios para a defesa de seus privilgios, portanto necessrio suprimir a propriedade privada e o Estado. Ainda segundo Marx, o carter distintivo do comunismo no a abolio da propriedade em geral, mas a abolio da propriedade burguesa. O comunismo no retira a ningum o poder de se apropriar dos produtos sociais; apenas

elimina o poder de sujeitar, com a ajuda dessa apropriao, o trabalho do prximo.

You might also like