You are on page 1of 4

Quinta da Marinha Cascais, Portugal, 1994-2000

Em Cascais uma cidade situada no Sul de Lisboa, onde pude experimentar duas linguagens completamente diferentes. Utilizei uma linguagem que j tinha experimentado anteriormente em outras casas, a segunda casa est situada numa paisagem montanhosa com uma topografia complexa. No primeiro piso, um prisma alberga a maior parte das atividades domsticas e abre-se a sul, em direo ao mar, atravs de uma parede grande de vidro que deixa entrar luz natural. No exterior, em frente piscina, organizou-se uma sala ao ar livre e , atravessando uma ruela, situou-se o acesso garagem. A influncia dos mestres do movimento moderno muito clara na minha obra; acredito que as influncias so sempre conscientes. Recordo um desenho de Mies van der Rohe, onde um edifcio linear horizontal se coloca sobre um terreno em pendente. Os pormenores desta casa so bastante complexos. A piscina, rodeada pelo jardim, est rematada por um lancil de mrmore verde e parece mais uma fonte natural que uma piscina propriamente dita. Justifica umas peas de cermica especiais desenhadas para pr em manifesto as esquinas das paredes nas transies entre o interior e o exterior. Nesta casa no existem janelas propriamente ditas; gosto de brincar com os conceitos de negativo e positivo, ou transparente e opaco. O proprietrio explicou-me a primeira coisa que queria ver a cada manh, era o exterior da casa para ter uma ideia do tempo. Em qualquer projeto necessrio abrir uma janela. Ao desenhar uma janela nem sempre encontro as propores justas entre altura e largura. Tenho sempre medo de que ao abrir uma janela numa parede, o muro comece a tremer a perca resistncia. Deste modo introduzi uma espcie de tubo que atravessa de lado a lado o muro que contribui para aumentar a percepo. Noutro projeto, a casa do cinema para o realizador de cinema portugus Manuel de Oliveira, desenhei duas grandes janelas, orientando-se para o mar, e outra orientada para o foz do Douro. A janela transforma-se num ato que me autoriza a recortar e levar ao interior aquela parte da paisagem que mais me interessa. Neste projeto perguntei-me em mais de uma ocasio: mas, como se faz uma janela?.

Casa na Serra da Arrbida Setbal, Portugal, 1994-2002 Nesse projeto tive que superar vrios obstculos antes de poder v-lo finalmente acabado: a complexa relao com o cliente, a obteno da licena de obra (que levou quase quatro anos) e a difcil deciso da localizao da casa no terreno. No era necessrio fazer um corte na montanha para inserir a casa na paisagem. A casa insinua-se na marcada pendente da quinta e articula-se em casa um dos espaos interiores que, como se tratasse de uma abrolhamento,

tomam forma e ganham vida de um modo autnomo. No s se caracterizam por uma certa independncia formal, mas tambm pela sua intimidade e as suas vistas prprias. A casa organiza-se de um modo parecido aos espaos de um mosteiro, com estdio, quarto e casa de banho. Nesta parte disps-se um lugar onde o escritor se retira para escrever, um estdio ao ar livre, e uma rvore no centro do ptio. A piscina preta e mede 3 x 17m. A chamin da lareira, visvel do exterior, assinala a presena da casa da paisagem, como dizendo: Aqui estou!.

Quinta da Anquio Fomelos, Ponte de Lima, Portuga, 2001-2002 Estas duas casas em Ponte de Lima ocupam um terreno com uma pendente de 45% que delimita com um campo de golfe. A ideia era de que duas casas diferissem entre si pela reao que casa uma delas estabelece com a paisagem: a paisagem montanhosa e a outra com a natureza circundante. Ambas plantas so tipicamente portuguesas, cozinham, trs casas de banho e quatro quartos. No inicio pensava utilizar uma estrutura em forma de A que se parecesse asa de um avio. Um engenheiro de estruturas mostrou-me uma porta-garrafa, e explicou-me como funcionava o equilbrio entre a garrafa e o seu suporte. As dependncias principais da casa foram pensadas em funo das vistas, por exemplo, na sala, a paisagem natural pe-se em evidncia graas s cores naturais ou das madeiras escolhidas para o mobilirio. A casa inclinada tem dois muros falsos que fecham um jardinzinho em eixo com o acesso principal.

Estao Casa da Msica do metro do Porto Porto, Portugal, 1997-2005 O projeto baseia-se em duas tipologias, neste projeto se separam muitas dificuldades para poder compatibilizar as rigorosas regras tcnicas de um sistema de transporte.. Tudo que a principio parecia ser um obstculo, transformou-se de repente num grande estmulo para o projeto de transformao e reestruturao da cidade histrica. Importante saber utilizar bons materiais pensando que 30.000 ou 40.000 pessoas utilizaro diariamente recrear sempre uma mesma luz, e saber trabalhar com um oramento mnimo. Outro problema era como colocar uma escada normal pegada a outra mecnica. A relao entre os dois tipos de escada parece fcil, mas, uma das coisas mais complicadas de resolver.

Nos interiores das estaes utilizei azulejos azuis. Para ocultar as instalaes nos tetos falsos criei uma espcie de moldura de azulejos de 14 x 14 cm que funciona como um espelho que impede poder ver as instalaes.

Restaurao do Museu de Gro Vasco Viseu, Portugal, 1993-2004 Esse projeto, levou-me doze anos a concluir pelas contnuas interrupes devidas aos controles por parte da direo de Bens Arquitetnicos. O edifcio um dos mais singulares e emblemticos da cidade de Viseu, uma obra de uma arquiteto espanhol de origem salmantino. Tem uma fachada com uma grande cornija que impede ver a cobertura. Foi restaurado pela primeira vez na dcada de 1940 tendo-lhe sido acrescentadas umas janelas quadradas na fachada. Consultei assim os fundos do Arquivo Histrico de Coimbra e demonstrei que a restaurao efetuada na dcada de 1940 se tinham acrescentado alguns elementos de composio que no tinham nada a ver com o projeto original, tais como as novas janelas na fachada, apresentava diferentes ordens de colunas em cada um dos pisos, colunas que no eram suficientes para sustentar o peso da cobertura. Organizei as divises. Comecei pelo ultimo piso como o fim de poder definir a altura necessria para uma correta exposio das obras. S depois desenhei as escadas e o elevador dimensionando-os adequadamente para o transporte das obras de artes. Quase todas as obras expostas so madeira e precisam de variaes de temperatura para poder respirar Outro tema importante era a correta iluminao das obras: para que as esttuas no produzam sombras. Tambm foi necessrio introduzir luzes no pavimento. Estdio Municipal de Braga Portugal, 1997-2004 Em 1997 recebi a encomenda da Cmara Municipal de Braga para apresentar um projeto para o estdio municipal, obra de um grupo de arquitetos portugueses e de um paisagista. A proposta previa a construo de um estdio bastante convencional, aberto paisagem circundante. Era necessrio entende onde comeava o artefato e onde acabava com a natureza. Assegurei-me de que ambas propostas respeitassem os requerimentos exigidos pela FIFA e a UEFA e apresentei a proposta Cmara Municipal. Estdio era como uma cidade, com capacidade para 2.000 jornalistas, salas para os Vips e os super Vips, vigilantes, futebolistas e craques. Para alm do mais, tudo deveria funcionar no que se referia s necessidades funcionais dos espaos de circulao necessessrio. Fui ver alguns jogo e constatei que um estdio se pode evacuar em apenas sete minutos. Ao projetar o estdio trabalhava em negativo e ao, mesmo tempo, calculava e preparava os pormenores necessrios para o corte correto da pedra.

Os problemas de distribuio e comunicao entre as tribunas, a segurana dos espectadores nas sadas e a privacidade dos personagens famosos. As vezes, ao observar uma maquete de trabalho, dizia-me: Isto no est bem, pequeno. Mas, a que escala est?. A coberturade 220 m de luz foi submetida a provas de resistncia calculadas para uma fora de vento de 200 km/h. Alm disso, reforaram-se com cabos de ao alguns pontos que fixavam a estrutura. Ao projetar o estdio entendi que, durante o Campeonato Europeu de Futebol em Portugal em 2004, os futebolistas so alguns dos atores principais necessrios para uma representao teatral que seria retransmitida por 102 canais de televiso e na qual participavam 204 cmeras, 2.000 jornalistas e molhares de craques.

You might also like