You are on page 1of 13

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos


Marcelle Abro de Carvalho marcelleac@hotmail.com Master em Arquitetura Instituto de Ps Graduao IPOG Belo Horizonte, MG, 18 de junho de 2012 Resumo O artigo apresenta os resultados obtidos a partir do estudo referente influncia da vitrine e do visual merchandising para o consumidor. Foram analisadas algumas lojas no Brasil e na Europa, no perodo de 2010 a 2011, onde foram feitos registros fotogrficos. Em 2012, atravs da pesquisa realizada anteriormente, foram feitas anlises tcnicas explicando como determinados materiais foram expostos e como foram utilizados os espaos de cada vitrine. Os resultados encontrados indicam que a sociedade atual extremamente consumista e busca constantemente a inovao, para isso, uma estratgia de marketing comea no interior de uma empresa, contando com a qualidade da exposio da sua vitrine a fim de criar um instrumento para tentar atrair a ateno do consumidor. Concluiu-se que a vitrine e o visual merchandising so muito importantes para as lojas porque atraem e criam uma identidade, fazendo assim um clima agradvel e comercial. Palavras-chave: Vitrine. Visual Merchandising. Consumismo. 1. Introduo A sociedade atual extremamente consumista e busca constantemente a inovao, para isso, uma estratgia de marketing comea no interior de uma empresa, contando com a qualidade da exposio da sua vitrine a fim de criar um instrumento para tentar atrair a ateno do consumidor. O consumo deixa de ser escolha pessoal e no entender de Baudrillard:

As necessidades visam mais os valores que os objetos e a sua satisfao possui em primeiro lugar o sentido de uma adeso a tais valores. A escolha fundamental, inconsciente e automtica do consumidor aceitar o estilo de vida de determinada sociedade particular (portanto deixa de ser escolha!) acabando igualmente por ser desmentida a teoria da autonomia e da soberania do consumidor (BAUDRILLARD, 1995, p 70).

A vitrine e o visual merchandising so muito importantes porque atraem e criam uma identidade, fazendo assim um clima agradvel e comercial. De acordo com Demetresco (2000), a vitrine uma manifestao discursiva que no se restringe apenas comunicao; abrange tambm uma construo textual de um mundo no qual o produto passa a existir por se colocar em relao com os que o percebem. Constri-se, pois, uma encenao geradora de

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

significao em que a vitrine um espao que significa e que se faz por esse seu peculiar modo de existncia. As vitrines so muito utilizadas como estratgias de venda e de acordo com Gusmo:
As vitrines tm um potencial to grande e uma participao to importante nas vendas do comrcio varejista que estudos estimam que mais de cinquenta por cento das vendas realizadas tem como efetivador a vitrine. Portanto, essas tcnicas de marketing so muito utilizadas em pontos de venda de vrias empresas brasileiras (GUSMO, 2009).

Exposto num espao comercial, rodeado de um cenrio inusitado, o produto entra na vida dos consumidores que investem nele determinados valores. Por traz dos espetculos que as vitrines constroem, no s para o olho, mas tambm para o imaginrio, est um amplo estudo da percepo desse olhar. Muitas vezes a inteno exibir a marca, como uma espcie de etiqueta social. O visual merchandising uma atividade responsvel pela atrao, envolvimento e motivao do cliente para fazer uma determinada compra. O consumo de mercadorias cada vez mais estimulado e exacerbado na sociedade, uma vez que no se realiza somente pela compra de mercadorias, mas tambm por meio da aquisio de valores simblicos que acompanham o produto adquirido. O consumismo deixa de ser uma escolha pessoal e passa a ser uma escolha de um grupo. Os consumidores no tm o poder de escolha que se imagina que tenham, pois, como querem estar relacionados a grupos sociais, devem consumir certos produtos apontados pelas campanhas publicitrias, que possibilitaro ao indivduo a conquista de determinados valores, nos grupos sociais aos quais pertenam ou pretendam pertencer. As necessidades visam mais os valores que os objetos e a sua satisfao possui em primeiro lugar o sentido de uma adeso a tais valores. Assim, idealizou-se uma pesquisa referente influncia da vitrine e do visual merchandising para o consumidor. Para a execuo desta pesquisa, foram registradas pessoalmente no anos de 2010 e 2011, a rea interna e externa de algumas lojas . Estes foram analisados atravs dos registros de como determinados materiais foram expostos e como foram utilizados o espaos de cada vitrine.

2. A vitrine A vitrine corresponde a uma das etapas de um departamento de marketing de uma empresa e tem como objetivo atrair o cliente para o interior da loja. O produto, na vitrine, atribudo num

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

universo que passa a ser a sua nova moradia, apresenta-se aproximando dos olhos dos consumidores. Exposto num espao comercial, o produto entra no mundo dos consumidores, que, enquanto observadores, investem nele determinados valores. Atravs de uma vitrine bem planejada, o consumidor pode identificar a imagem da loja e se identificar ou no com a mesma. Ressalta-se que o varejista deve se preocupar com alguns aspectos relacionados s vitrines, como, quantidade, tamanho, formato, cores, temas, produtos expostos e a frequncia de vezes em que elas so renovadas e no entender de Parente:
As vitrines procuram no s apresentar uma amostra representativa do tipo de produtos que a loja oferece, mas tambm estimular que os consumidores entrem na loja (PARENTE, 2000, p 53).

A vitrine uma mdia de informao, pois apresenta um produto para a venda por meio de um dilogo entre o tridimensional, o visual e o sensvel articulador de vrias relaes entre a empresa e o comprador. A leitura de uma vitrine sugere um modo de vida, um uso diferenciado de um produto ou uma nova possibilidade de ver um artigo usual. Para captar o olhar de um consumidor, o produto em exposio precisa ser atraente e manipular o olhar desse espectador. A vitrine envolve o produto apresentado e destaca as suas qualidades criando um determinado cenrio responsvel em atrair e seduzir o olhar na sua apresentao. Toda mercadoria merece estar bem exposta e qualquer espao fsico comercial pode servir para uma montagem. Sendo assim, as vitrines so imagens comerciais que se espalham pelas feiras mundiais, pelas ruas e pelas galerias, provocando sensaes, criando laos, atraindo pessoas com um nico motivo: vender o que o homem precisa ou levado a precisar em seu viver social. As vitrines propem ou impem um modo de vida tendo com base referencial os valores culturais de determinada sociedade. A vitrine uma maneira de manipular o observador e lev-lo compra. Ao v-la, ele sonha em possuir os objetos expostos em sua estruturao e ao ter seus produtos adquiridos pelo consumidor ela lhe proporciona um efeito de bem-estar e de satisfao. De acordo com Moles:
Criar uma atmosfera de festa, a festa da aquisio, e simulando oferecer generosamente, como brinde, iluminao, cores, claridade, sorrisos em suma, um acesso total ao objeto que o homem da rua ou ainda mais a mulher pode manipular vontade (MOLES, 1998, p 34).

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

3. O visual merchandising O visual merchandising responsvel pelo layout interno no espao fsico da loja, dando uma cara mais moderna e sofisticada. O produto todo coordenado ditando proposta de looks nos armrios e mesas comerciais bem potentes para venda. Todo armrio oferece proposta do que vestir numa determinada ocasio, e coordenado de acordo com cores e tendncias. Segundo o POPAI (Point-Of-Purchase Advertising Institute), 71% das decises de compra dos consumidores, so feitas no ponto de venda, nmero que mostra claramente o quanto o visual merchandising pode ser importante no momento da visita do cliente a um espao comercial. Uma vez dentro de um negcio, a ideia que o consumidor permanea no espao o maior tempo possvel, para que conhea as mercadorias e produtos gerando compra e renda para o negcio. Expor os produtos de maneira adequada, harmnica e de fcil acesso no s induz a compra como cria toda a ambientao de carter esttico ao negcio. O visual merchandising atua no ponto de venda, no exato momento em que o cliente fica frente a frente com o produto. uma prtica que envolve variadas aes dentro do espao comercial e que inclui no s a produo da vitrine, mas a do mobilirio e de toda a comunicao visual da loja, tais como o atendimento, os objetos e a iluminao. O visual merchandising fundamental para qualquer estabelecimento comercial, pois fortalece a imagem de marca da loja e capaz de aumentar consideravelmente as vendas. Seja por meio de vitrines impactantes que atraem o pblico, incentivando-o a entrarem na loja, ou atravs de um layout especial com determinados recursos, que orientam a circulao do consumidor pelo interior do estabelecimento, estimulando-o a passar mais tempo, o visual merchandising pode tornar a experincia de compra inesquecvel. Os lojistas perceberam a necessidade de oferecer aos clientes a mesma experincia no interior de seus estabelecimentos, de acordo com Morgan:
O design de loja se tornou fundamental para alcanar o sucesso. Atualmente, muitas marcas dedicam tanto tempo e investimento nos projetos de suas lojas quanto em suas colees. O design de lojas rene todos os aspectos do visual merchandising: vitrines e interiores, instalaes, mobilirio, acessrios e iluminao. Visual merchandisers, arquitetos e design de interiores sempre trabalharam lado a lado na criao de ambientes comerciais inspiradores e capazes de motivar as vendas. Afinal, de nada adianta um arquiteto projetar um interior de uma loja sem antes compreender as necessidades do visual merchandiser. Um bom projeto deve exibir os produtos da melhor maneira possvel. As circulaes, a iluminao e a sinalizao so os principais elementos que precisam ser avaliados antes da definio de expositores e acessrios (MORGAN, 2011, p 24).

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

4. Anlises de vitrines As tcnicas visuais devem ser pensadas em opes somatrias, uma construo fazendo com que os resultados sejam uma possibilidade de compreenso e expresso. As sutilezas e a distribuio dos elementos devem compreender uma clareza e num reforo de informao, ou seja, em um processo de interpretao de comunicao visual cada fator muito importante. A seguir ser mostrada a anlise de algumas vitrines escolhidas em locais registrados pessoalmente em viagens realizadas em 2010 e 2011, onde foi possvel fazer um estudo de cada uma delas, exemplificando os diversos tipos e maneiras de organizar uma vitrine para melhor exposio de seus produtos. Iniciando a anlise das vitrines, nada menos que citar algumas das diversas vitrines que podemos encontrar nas ruas venezianas. O Carnaval de Veneza, na Itlia, surgiu a partir da tradio do sculo XVII, onde a nobreza se disfarava para sair e misturar-se com o povo. Desde ento as mscaras so o elemento mais importante deste carnaval. A festa carnavalesca de Veneza tem durao de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em sales e so usados trajes caractersticos do sculo XVIII. Representando tais trajes carnavalescos

tradicionais na cultura de Veneza, a loja Maschera Nobile, trabalha com mscaras no estilo veneziano de diversos tipos tais como: mscaras nobres, caretas brancas com roupa de seda negra, chapu de trs pontas, entre outras.

Figura 1 Maschera Nobile, Veneza, Itlia Fonte: Arquivo Pessoal (2010)

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

A empresa expe na vitrine grandes quantidades de produtos, sem distingui-los em cor, forma ou modelos. O cliente no momento em que se depara com esse tipo de vitrine, pelo motivo de receber uma gama de modelos em sua frente, resulta em um desconforto fazendo com que o mesmo perca o foco principal no produto, que acabar no contemplando os objetivos da empresa, ou seja, vender a partir da amostra do produto. A falta de conhecimento por parte dos empresrios ou funcionrios acaba procedendo a uma dificuldade comunicacional entre emissor e receptor, causando uma grande poluio e confuso aos olhos de quem v. As lojas deveriam ter certo cuidado em uma melhor distribuio em seus produtos, para que possam remeter uma curiosidade e aconchego maior aos clientes, fazendo com que ele entre na loja e compre o produto. Em seguida, foram analisadas duas vitrines de conceituadas lojas em Zurique, na Sua. A primeira vitrine analisada foi vitrine da loja Louis Vuitton, que uma empresa especializada na produo de bolsas e malas de viagens, feitas em couro e lona, bem como na sua comercializao. A empresa produz e vende tambm vesturio, sapatos, relgios, joias, acessrios, culos de sol e livros. A segunda vitrine analisada foi vitrine da loja de Giorgio Armani pertencente a um dos mais conceituados estilistas italianos e que atualmente, considerado o designer de moda independente mais bem sucedido do mundo. O estilista estabeleceu um novo padro na moda feminina. Inspirou sua linha feminina em trajes comumente masculinos, no entanto, desenvolvendo acabamentos, tecidos e corte que privilegiavam as formas femininas. As duas lojas concorrem com empresas como: Versace, Gucci, Chanel, Prada, Dolce & Gabbana, Christian Dior, Calvin Klein, Yves Saint Laurent e outras marcas de luxo.

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

Figuras 2 e 3 Louis Vuitton e Giorgio Armani, Zurique, Sua Fonte: Arquivo Pessoal (2010)

Em ambas as lojas foram encontradas semelhanas na organizao das vitrines que utilizam de uma boa distribuio e escolhas de produtos a serem expostos. Com poucos produtos, e estes representativos e sugestivos; e com alguns simples elementos, estes sabendo deixar as vitrines atrativas e elegantes, assim conseguiram chamar a ateno dos clientes convidando-os para visitar as lojas. Atravs da distribuio dos elementos, as vitrines conseguiram ser ousadas e souberam explorar bem a escolha dos produtos, aproveitando bem suas qualidades e tendncias. Na sequncia das anlises, est a vitrine da confeitaria parisiense Ladure. A Ladure uma luxuosa doceria e ptisserie localizada em Paris, na Frana. A histria da Ladure iniciou, em 1862, quando Louis-Ernest Ladure abriu uma padaria na Rue Royale, em Paris. Em 1871, seu negcio foi queimado e no lugar, monsieur Ladure resolveu montar uma ptisserie com teto pintado por Jules Chret, com querubins vestidos de doceiros, que se tornou uma das marcas da esttica Ladure. Alguns anos mais tarde, com os cafs virando moda na Cidadeluz, e para no perder os clientes de seu negcio, a esposa de Louis-Ernest, Jeanne Souchard, teve a ideia de unir os conceitos de caf com o de ptisserie, criando assim uma casa de ch, onde as mulheres tambm poderiam circular livremente, o que era proibido nos cafs.

Figuras 4 e 5 Ladure, Paris, Frana Fonte: Arquivo Pessoal (2011)

A partir da a casa ganhou fama, passando a ser uma referncia em Paris. A Ladure se tornou

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

ainda mais famosa na dcada de 1930, ao modificar a receita original do famoso doce conhecido como macaron, criada no sculo 16. O que o chef ptissier da famlia fez foi inserir um cremoso e delicioso ganache no interior do docinho. Atualmente, o macaron da Ladure com seu exterior crocante e recheio que derrete na boca, apresenta mais de 30 sabores, alguns dos quais preparados de acordo com a fruta da estao. As vitrines de suas lojas so estruturadas para dar visibilidade aos doces em especial. A imagem formada pelos figurantes est relacionada com os efeitos obtidos pela atmosfera de compra desenvolvida pela Ladure, obtida atravs de um ponto de venda luxuoso que permite a visualizao do produto pela vitrine, incentivando a entrada do cliente para dentro do estabelecimento com a proposta de consumir o produto. Continuando as anlises executadas, esto as vitrines das lojas Swarovski e Guerlain, localizadas em Paris, na Frana. A primeira vitrine, que pertence loja Swarovski, representa o nome dado aos cristais mais conhecidos no mundo da moda por sua delicadeza, preciso e aparncia luminescente. Tais cristais so produzidos pela companhia Swarovski AG que a detentora da marca. A instituio Swarovski tem uma variedade de itens exclusivos com design lapidado. So objetos de decorao e joias de cristais que fazem sucesso pela sua elegncia e glamour. A segunda vitrine, pertence loja Guerlain, que a empresa do perfume francs mais antigo do mundo. Possui uma fiel e tradicional clientela que no abre mo da marca no ramo de perfumes. A empresa se destaca pelo compromisso com a qualidade e a certeza de possuir bons produtos. A Guerlain tambm se destaca pelo compromisso de oferecer produtos personalizados individualmente para cada cliente.

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

Figuras 6 e 7 Swarovski e Guerlain, Paris, Frana Fonte: Arquivo Pessoal (2011)

Em ambas as lojas foram encontradas semelhanas na organizao das vitrines atravs da elevao dos produtos expostos por meio de suportes, sendo estes, entendidos como qualquer elemento que existe para sustentar algo, o que engloba um amplo campo de elementos relacionados com a promoo visual. De acordo com Blessa (2005), colocar os produtos diretamente no piso da vitrine transmite uma sutil sensao de falta de cuidado e desmerecimento quanto qualidade do produto. Para isso, basta pensar, por exemplo, no aspecto de uma vitrine quando uma pea colocada no cho. Assim, toda vitrine deve ter suportes adequados para seus produtos. Estes suportes devem ser substitudos com alguma frequncia, pois os mesmos causam monotonia exposio quando utilizados por grandes perodos.

4. Anlises de visual merchandising A seguir ser mostrada a anlise de alguns interiores de lojas exemplificando o visual merchandising de cada uma. Em alguns exemplos, foram escolhidos locais registrados pessoalmente em viagens realizadas em 2010 e 2011, onde foi possvel fazer um estudo de cada uma delas, exemplificando os diversos tipos e maneiras de organizar uma loja para melhor exposio de seus produtos. Em outro caso especfico, foi realizada a visita, porm no foram efetuados registros fotogrficos, portanto os mesmos foram anexados conforme pesquisa efetuada em arquivos eletrnicos. Iniciando a anlise de alguns visuais merchandisings encontrados em interiores de espaos comerciais, segue uma das lojas da empresa Havaianas. O Espao Havaianas uma loja caracterizada como concept store ou lojas conceito, que so exclusivas de uma marca. Elas funcionam como uma espcie de showroom, onde o usurio tem a chance de conhecer os benefcios dos produtos expostos. Por isso, a interatividade o seu principal chamariz. H ainda aquelas que vo alm e proporcionam personalizao, permitindo que o consumidor saia com um produto com a sua cara, procurando vender um estilo de vida.

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

Figuras 8 e 9 Espao Havainas, So Paulo, SP Fonte: Arquivo Eletrnico (2012)

No exemplo acima, est loja da empresa Havaianas, localizada na Rua Oscar Freire, em So Paulo, SP. Inaugurada em janeiro de 2009, a loja possui 300 metros quadrados e apresenta momentos histricos da marca. No site oficial da empresa, Carla Schmitzberger, diretora da unidade de negcios de sandlias da Alpargatas relata que:
O projeto tem como objetivo proporcionar s pessoas uma experincia nica e gostosa com a marca Havaianas. A ideia de um ambiente que represente bem a sensao que se tem ao usar um par de Havaianas: liberdade, alto astral, colorido, simplicidade e conforto. O design de loja se tornou fundamental para alcanar o sucesso (SCHMITZBERGER, 2009).

O espao o nico lugar no mundo onde possvel encontrar todos os produtos da marca. So mais de 350 sandlias diferentes, alm da coleo de bolsas e tambm toalhas, chaveiros, pins e meias. Uma barraca de feira foi montada para fazer uma homenagem origem simples da marca. Alm disso, o cliente pode escolher solas, tiras e pins e montar um par de sandlias personalizado, que passa a integrar um catlogo virtual da loja. Em seguida, foi analisado o visual merchandising da doceria Ladure, que j fora citada no exemplo do item anterior, que uma luxuosa ptisserie localizada em Paris, na Frana. Muitos designers famosos so chamados para criar embalagens exclusivas e artes das caixinhas para guardar o to precioso doce, chamado macaron. O design externo e interno do ambiente obtido atravs de muito requinte, sofisticao, organizao, qualidade e um visual merchandising exemplar. O dcor das lojas inspirado nas tradicionais casas de ch do sculo XIX, com lustres de cristais e espelhos. A decorao homenageia a sofisticao francesa e a vitrine exibe orgulhosamente as deliciosas delicadezas que a tornam um verdadeiro clssico.

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

Figuras 10 e 11 Ladure, Paris, Frana Fonte: Arquivo Pessoal (2011)

A loja conseguiu harmonizar a Frana do sculo XVI com a modernidade dos dias atuais. um lugar nico e que te faz sentir parte de algo maior. Os detalhes dos espelhos, as cadeiras trabalhadas e o ar polido dos funcionrios fazem parte do cenrio ideal. A organizao e beleza dos doces os tornam objetos de desejo para o consumo. As diversas cores e exatos locais de instalaes dos famosos macarons chamam a ateno de todo e qualquer consumidor que adentre a loja. Finalizando as anlises, foi verificado o visual merchandising de algumas lojas existentes no interior da Disneyland, localizada em Marne-la-Valle, a 32 km de Paris, na Frana. A Disneyland Resort Paris ou Eurodisney um monumento e complexo turstico da The Walt Disney Company. O resort consiste em dois parques temticos e foram inaugurados em 1992. A marca Disney o sinnimo da realizao de um sonho que encanta no s as crianas, mas sim, qualquer pessoa de todas as idades. O resort composto por vrias lojas onde possvel encontrar pelcias, brinquedos, doces, roupas, fantasias, acessrios, entre outros.

Figuras 12 e 13 Disney, Paris, Frana Fonte: Arquivo Pessoal (2011)

As lojas da Disney utilizam o layout conhecido como fluxo livre. Seus variados tipos de produtos esto dispostos de forma que permitam um fluxo dos clientes no interior das lojas, deixando-os a vontade para escolher as infinitas mercadorias existentes, mantendo sempre

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

uma impecvel organizao, onde tudo est sempre separado por temas, cores, idades e tamanhos, estimulando o passeio pela loja e as compras por impulso.

5. Concluso Concluiu-se que a vitrine e o visual merchandising so muito importantes porque atraem e criam uma identidade para a loja, fazendo com que a mesma possua um clima agradvel e comercial. A vitrine de uma empresa pode estimular o consumidor atravs dos sentidos e principalmente atravs da viso, podendo lev-lo a aceitar a oferta atravs da emoo e efetivar uma compra por impulso. A vitrine permite mostrar os produtos de formas diferentes e os faz interagir com os clientes que podero ser potenciais compradores, expondo conceitos que vo alm do produto. J o visual merchandising pode ser usado como uma oportunidade de criar uma diferenciao e destaque com relao aos concorrentes. Bom gosto, requinte, sofisticao, simplicidade, criatividade e o uso de elementos estticos so caractersticas que compe o conceito da comunicao visual tanto de uma vitrine, quanto de um visual merchandising. Toda empresa deve adotar estratgias de varejo para se comunicar com o seu pblico, pois diante da concorrncia entre as lojas, os empresrios devem estar atentos com a criao de medidas de comunicao com o cliente alvo. Assim, necessrio possuir um amplo conhecimento das tendncias de consumo e utilizar os elementos visuais, os conceitos e as linguagens certas que possam contribuir na deciso da compra.

Referncias BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edies 70, 1995. BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. So Paulo: Atlas, 2005. DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina Construo de Encenaes. So Paulo: SENAC, 2000. GUSMO, Liz. Vitrinismo - saiba o que vitrinismo - tcnicas de venda. Disponvel em: <http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/vitrinismo-saiba-o-que-e vitrinismo-tecnicas-de-vendas-1094352.html/> Acesso em: 18 Abril 2012. MOLES, Abraham. O Kitsch. So Paulo: Perspectiva, 1998.

A Vitrine como Estratgia de Comunicao Visual e Marketing de Produtos

janeiro/2013

MORGAN, Tony. Visual Merchandising Vitrines e Interiores Comerciais. So Paulo: Gustavo Gili, 2011. PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: gesto e estratgia. So Paulo: Atlas, 2000. SCHMITZBERGER, Carla. Valor Econmico. So Paulo: Carreiras, 2009. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Veneza/> Acesso em: 24 Abril 2012. <http://www.carnevale.venezia.it//> Acesso em: 24 Abril 2012. <http://br.havaianas.com/pt-BR/> Acesso em: 05 Maio 2012. <http://www.laduree.fr/> Acesso em: 05 Maio 2012. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Swarovski/> Acesso em: 09 Maio 2012. <http://www.disneylandparis.com/i/> Acesso em: 10 Maio 2012.

You might also like