You are on page 1of 15

Esquistossomose

Naielly Rodrigues da Silva

Schistosoma mansoni
Agente da esquistossomose intestinal. No Brasil conhecida como xistose, barriga dgua, ou mal-do-caramujo. A morfologia do S.mansoni deve ser estudada nas vrias fases do seu ciclo biolgico: adulto (macho e fmea), ovo, miracdio, esporocisto, e cerccia.

Macho
Mede cerca de 1cm. Tem cor esbranquiada, com tegumento coberto de minsculas projees. Apresenta o corpo dividido em 2 pores: anterior na qual encontramos a ventosa oral e a ventose ventral e a posterior que se inicia logo aps a ventosa ventral.

Aps a ventosa ventral encontramos o canal ginecforo, que nada mais do que dobras nas laterais do corpo no sentido longitudinal para albergar a fmea e fecund-la.

Fmea
Mede 1,5cm. Tem cor mais escura devido ao ceco com sangue semidigerido, com tegumento liso. Podemos encontrar na metade anterior a ventosa oral e o acetbulo, logo depois a vulva e o tero, e na metade posterior encontramos as glndulas vitelognicas e o ceco.

Ovo
Tem formato oval e na parte mais larga apresenta um espculo voltado pra trs. O que representa um ovo maduro a presena de um miracdio formado, visvel pela transparncia da casca. a forma usualmente encontrada nas fezes.

Miracdio
Apresenta forma cilndrica, com clulas epidrmicas onde se implantam os clios que permitem movimentao no meio aqutico.

Cercria
Possui cauda bifurcada, duas ventosas, a ventosa oral apresenta glndulas de penetrao.

Ciclo Biolgico
O S.mansoni ao atingir a fase adulta do seu ciclo biolgico no sistema vascular do homem e de outros mamferos, alcana as veias mesentricas migrando contra a corrente circulatria. As fmeas fazem a postura de ovos a nvel da submucosa onde a maior parte ganha o meio externo. Da submucosa chegam a luz intestinal por meio de: Reao inflamatria Presso dos ovos que so postos

Enzimas proteolticas produzidas pelo miracdio lesando os tecidos. Adelgaamento do vaso por causa da presena do casal em sua luz. Perfurao da parede venular, auxiliada pela descamao epitelial causada pela passagem do bolo fecal. Os ovos que conseguirem chegar a luz intestinal vo para o exterior junto com o bolo fecal. Alcanando a gua, os ovos liberam o miracdio, estimulado pelos seguintes fatores: temperaturas mais altas, luz intensa, e oxigenao da gua.

O miracdio em contato com o molusco, o contedo da glndula de penetrao descarregado e as enzimas proteolticas iniciam sua digesto dos tecidos. O epitlio ultrapassado e a larva se estabelece no tecido subcutneo. Em 48 horas o miracdio transforma-se em um saco com paredes cuticulares, contendo a gerao de clulas germinativas ou reprodutivas que recebe o nome de esporocisto. As clulas germinativas do esporocisto se multiplicam. Inicia-se uma migrao do esporocisto no molusco e a localizao final na glndula digestiva.

Aps atingido o seu destino final os esporocistos se transformam em cercrias ou ento em outros esporocistos para dar origem a outras geraes. A migrao das cercrias faz-se pelos espaos intracelulares e tambm pelo sistema venoso do caramujo. A passagem para o meio exterior processa-se pela formao de vesculas no epitlio do manto e pseudobrnquia. Com a cercria livre na gua, so atradas pelo hospedeiro e penetram na pele ativamente, e perdem a cauda. Esse processo dura de 5 a 15 minutos. Ao penetrarem em um vaso so levadas pelo sistema venoso at os pulmes.

Via sanguinea: levaria os esquistossmulos para o fgado atravs da pequena circulao e posteriormente grande circulao. Pulmes Via transtissular: Os esquistossmulos perfurariam o parnquima pulmonar atravessando a pleura e chegando a cavidade peritoneal perfurariam a cpsula e o parnquima heptico.

No parnquima porta-heptico os esquistossmulos se alimentos e transformam-se em machos e fmeas. Da migram acasalados at a veia mesentrica inferior onde faro a ovoposio.

You might also like