You are on page 1of 2

Fsica

*Trao= a fora aplica sobre um corpo perpendicularmente a sua superfcie de corte num sentido tal que, possivelmente provoque a sua ruptura.

S=Traao(T) F=Fora A=rea aplicada

*Usinas* -usina hidreltrica =utiliza a fora da gua para gerar energia. Geralmente elas so construdas longe do centro de consumidores e aproveitam os desnveis naturais dos rios. A usina que mais produz energia no mundo a de Itaipu, localizada no Rio Paran, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construda por ambos os pases no perodo de 1975 a 1982. Nesse tipo de usina uma barreira segura a agua (a uma determinada altura) e cria um reservatrio, depois a gravidade puxa a agua, que que a leva a uma turbina, que com o movimento da queda dagua que contm Energia cintica gravitacional, (pois um corpo ao cair, ganha velocidade medida que for caindo e com o aumento da velocidade, o corpo vai ganhando energia) ela comea a girar e com esse movimento ela adiciona um gerador que transforma energia cintica em eltrica, produzindo corrente alternada em que transformada em uma correte de alta voltagem que passa para uma torre de transmisso. -usina termoeltrica (utiliza a fora do vapor da queima de leo, gs e carvo)
So uma instalao industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustveis fsseis (como carvo mineral, leo, gs, entre outros) ou por outras fontes de calor (como a fisso nuclear, em usinas nucleares). O processo ocorre com o aquecimento de uma caldeira com gua ou atravs da queima de combustveis fsseis (leo, carvo, gs natural) que transformada em vapor, cuja a fora ir

movimentar as ps de uma turbina que por sua vez movimentar um gerador. Aps o vapor ter movimentado as turbinas ele enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em gua lquida para ser reenviado ao caldeiro novamente, para um novo ciclo. Contras- Para resfriar as turbinas utilizando gua de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecolgicos devido ao aquecimento da gua e consequentemente uma diminuio do oxignio. Outra maneira de resfriar esse vapor utilizando gua armazenada em torres, por sua vez esta gua enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas. E tambm atravs do vapor dos combustveis fosseis que so liberados na atmosfera causando grandes impactos ambientais. -usina nuclear (o calor produzido pela diviso do ncleo atmico do urnio produz energia) um complexo industrial que utilizam o princpio da fisso nuclear para gerar calor. Dentro
do Reator Nuclear, centenas de varetas contendo material radioativo so fissionadas, liberando muito calor. Este calor ir aquecer a gua (totalmente pura) que fica dentro do reator. Essa gua quente ir seguir por tubos, at o vaporizador, depois volta ao reator, completando o circuito primrio.

No vaporizador, uma outra quantidade de gua ser fervida, pelo calor de tubos onde passam a gua extremamente quente do reator. O vapor gerado sair por canos, at onde ficam localizadas as turbinas e o gerador eltrico que abastece a rede de energia. O vapor dgua pode girar as ps das turbinas a uma velocidade de 1800rpm. Depois que o vapor executar sua funo, ele segue para o condensador, onde vai virar gua novamente e retornar ao vaporizador. Este o chamado circuito secundrio. Para que o condensador transforme o vapor do circuito secundrio em gua, necessrio que ele seja abastecido de gua fria. Essa gua fria pode vir de rios e lagos prximos. Ao passar pelo condensador, esta gua fica quente, necessitando ser resfriada nas torres de resfriamento (a maior parte de uma usina nuclear). Este o circuito tercirio(ou sistema de gua de refrigerao). A energia nuclear est na fora que mantm os componentes dos tomos unidos (prtons, eltrons e nutrons). Quando estes componentes so separados, h uma grande quantidade de energia liberada, que pode ser calculada pela equao de Einstein: E = mc , onde E a energia liberada, m a massa total dos tomos participantes da reao, e c a velocidade da luz. Logo nota-se que a energia resultante muito grande. Vantagens O combustvel barato e a poluio gerada quase inexistente. Contras-Contm um custo elevado nas construes razo pela que a tecnologia empregada para a segurana e no contem eficcia de sua segurana total, podendo haver risco do reator vazar ou explodir liberando radioatividade na atmosfera a quilmetros de distncia.

-usina de energia elica (utiliza o vento para girar hlices e produzir energia). Energia elica aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia utilizado pelo homem, principalmente nas embarcaes e moinhos. Atualmente, a energia elica, embora pouco utilizada, considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (no gera poluio e no agride o meio ambiente). Como gerada Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, so colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Atravs de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eltrica. -usina de energia biomassa (utiliza materiais em decomposio, materiais degradveis (alimento, esgoto, lenha, substrato da cana-de-acar) -usina maremotriz (utiliza o movimento do nvel do mar - das mars) -usina de energia solar (utiliza a radiao da luz do sol)

You might also like