You are on page 1of 4

Fonte: disponvel em http://ooutroladodalaura.blogspot.com/. Acesso em 28/1/2012.

O uso da variedade lingustica na tirinha foi a) coerente, por combinar com a identidade construda para o personagem. b) correto, por promover a transformao da variedade culta do portugus. c) inadequado, por incentivar o uso indiscriminado das grias pelos jovens. d) importante, por combater os estrangeirismos no portugus no padro. e) indevido, por causar a inverossimilhana na sequncia dos quadrinhos.

A interpretao que a personagem faz do que a outra leu concorre na tirinha para efeitos de humor e criticidade porque a) reconhece a diversidade de biotipos e belezas. b) trata da aparncia fsica como valor essencial. c) sugere algo fora dos padres de beleza atuais. d) expressa uma sinceridade prpria entre amigas. e) contraria discursos impostos beleza feminina. Cano do exlio Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores so mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil ris a dzia. Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabi com certido de idade!
Fonte: MENDES, Murilo. In BASTOS, Alcmeno. Poesia Brasileira e Estilos de poca. 2. ed., Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004, p.125 (fragmento).

Texto 1
Evocao do Recife
(Manuel Bandeira)

A vida no me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na lngua errada do povo Lngua certa do povo Porque ele que fala gostoso o portugus do Brasil Ao passo que ns O que fazemos macaquear A sintaxe lusada
Fonte: BANDEIRA, Manuel. Evocao do Recife. In: Libertinagem & Estrela da Vida Manh. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000 (fragmento).

Texto 2
A censura de que ningum fala como eu escrevo besta. Primeiro: escrita nunca foi igual fala. Tem suasleis especiais. Depois: se trata dum estilo literrio, si fosse igual ao dos outros no estilo literrio, no meu. Isso elogio, mostra que civilizao. Agora quero saber quem que nega o meu estilo ter razes fundas nas expresses do meu povo desde a pseudoculta at a ignara popular?
Fonte: ANDRADE, Mrio de. A Gramatiquinha. So Paulo: Duas Cidades; Secretaria de Estado da Cultura, 1990. p. 325.

Sabi Vou voltar Sei que ainda vou voltar Vou deitar sombra De uma palmeira Que j no h Colher a flor Que j no d E algum amor Talvez possa espantar As noites que eu no queira E anunciar o dia.
Fonte: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86043/. Acesso em 7/2/2012 (fragmento).

Os textos 1 e 2 trazem como opinio comum a) a crtica aos estilos literrios vigentes. b) a defesa de que a escrita imita a fala. c) o repdio aos textos da cultura escrita. d) a valorizao da lngua oral e popular. e) o respeito influncia lusitana na lngua. A indstria dir: artistas no podem sobreviver se no forem pagos. A vantagem da internet a divulgao gratuita do seu trabalho. Em 1999, quando fui publicado pela primeira vez na Rssia (tiragem de 3 mil exemplares),o pas logo enfrentou uma crise de fornecimento de papel. Por acaso, descobri uma edio "pirata" de O Alquimista e postei na minha pgina.Um ano depois, a crise j solucionada, eu vendia10 mil cpias.Chegamos a 2002 com 1 milho de cpias; hoje,tenho mais de 12 milhes de livros naquele pas.
Fonte: COELHO Paulo, Pirateiem meus livros. Disponvel http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2905201107.htm: Acesso 10/2/2012 (excerto). em: em

O poema e a cano retomam e atualizam a Cano do Exlio, de Gonalves Dias, ao a) tematizar a saudade da terra natal e enaltecer os costumes de suas culturas locais. b) louvar os elementos da natureza e as aes de preservao que os mantm acessveis. c) retomar a sensao de estar no exlio e idealizar positivamente elementos da terra distante. d) expressar relaes com elementos da terra distante e a percepo de que esses sofreram mudanas. e) manifestar o desprezo pelos elementos da terra ausente e a satisfao com a vida no exlio.

Fonte: Disponvel em: http://blogs.estadao.com.br/tragico-ecomico/category/urbanoide/ Acesso em 23/1/2012.

O autor do texto procura combater a) a pirataria de seus textos, argumentando com estatsticas sobre as cpias que foram realizadas pela internet. b) o discurso das indstrias, argumentando com exemplos da prpria experincia como autor pirateado. c) os artistas que comercializam seus livros, argumentando com o princpio de que a arte deva ser trabalho gratuito.

d) a posio dos internautas, argumentando com as ms consequncias que a pirataria traz para a indstria do papel. e) o mercado russo, argumentando com nmeros sobre a apropriao indevida de sua obra por meio de sites e blogs. Voc tambm deve ter alguma palavra que aprendeu na infncia, achava que tinha um certo significado e aquilo ficou impregnado na sua cabea para sempre. S anos depois veio a descobrir que a palavra no era bem aquela e nem significava aquilo. Um exemplo clssico a frase (que eu j comentei aqui) HOJE DOMINGO, P DE CACHIMBO. Na verdade no P de Cachimbo, mas sim PEDE (do verbo pedir) cachimbo. Ou seja, pede paz, tranquilidade, moleza, pede uma cervejinha. E a gente sempre a imaginar um p de cachimbo no quintal, todo florido, com cachimbos pendurados, soltando fumaa. E, assim, existem vrias palavras.
Fonte: PRATA, Mrio. O Amor de Tumitinha Era Pouco e se Acabou. Disponvel em http://www.marioprataonline.com.br/obra/cronicas/o_amor_de_tumitinha.htm. Acesso em 30/1/2012 (fragmento).

d) amplia o patrimnio da universidade, que centralizar fisicamente as obras de diversas instituies do pas. e) permite instituio a aquisio de novos recursos tcnicos e tecnolgicos para projetos futuros. A tirinha a seguir serve de base para as questes seguintes. Observe-a com ateno:

O texto permite discutir como a criana participa da identidade lingustica de um pas, ao representar com humor como ela a) tem dificuldade em perceber que os sentidos das palavras permanecem os mesmos, independentemente dos usos. b) inventa palavras sem sentido, em situaes marcadas pelo predomnio do ldico, como nas brincadeiras de roda. c) experimenta sentidos e formas compartilhados em produes que ela herda da tradio cultural, como as parlendas. d) desrespeita as regras bsicas da lngua, organizando e combinando as palavras em inesperadas construes sintticas. e) explora a imaginao para pensar em situaes absurdas, em que as palavras percam a coerncia e o sentido.

Uma Biblioteca Digital na USPA USP guarda um


acervo bibliogrfico e documental sobre assuntos brasileiros mpar no pas e no mundo. A responsabilidade por ampliar o acesso aos seus acervos, aliada ao fato de a universidade reunir os recursos tcnicos e tecnolgicos que permitam fazlo, resultou no carter estratgico do Projeto Brasiliana USP: a formao de uma biblioteca brasiliana digital, a ser construda por uma rede nacionalmente articulada de instituies pblicas e privadas dispostas a dela participarem.
Fonte: disponvel em http://www.brasiliana.usp.br/node/505. Acesso em 30/1/2012.

Comparando a fala do primeiro balo com a do ltimo, correto afirmar que: A) h uma relao intertextual entre elas, embora haja diferenas de estrutura sinttica entre uma e outra. B) sob o ponto de vista conceitual, a expresso lei da selva tem uma extenso mais ampla que lei da gravidade, que tem sentido especializado. C) a forma verbal Lamento sugere a relao respeitosa que as personagens estabelecem entre si na tirinha. D) a conjuno mas poderia ser substituda, somente no primeiro quadrinho, por porm ou no entanto. E) a expresso lei da gravidade no pode ser entendida, devido ao contexto sarcstico, como um termo tcnico da Fsica. A imagem no segundo quadrinho A) comprova que a lei da selva vlida em todas as situaes. B) incompatvel com o que ocorreu no primeiro quadrinho. C) refora o lamento do gato no comeo da tirinha. D) permite ao rato fazer a observao que est no ltimo balo. E) mostra a indignao do rato para com a postura do gato. O fragmento seguinte foi extrado do poema sida, do poeta portugus Al Berto. Seu ttulo a sigla da doena Sndrome de Imuno-Deficincia Adquirida que no Brasil designada pelo correspondente em ingls AIDS. Leia-o e assinale a alternativa correta sobre ele: aqueles que tm nome e nos telefonam um dia emagrecem partem deixam-nos dobrados ao abandono

A iniciativa pode ser considerada positiva para o desenvolvimento do conhecimento, na medida em que a) permite a pesquisadores de diferentes instituiese reas publicarem eletronicamente trabalhos inditos. b) se prope a eliminar meios de informao obsoletos, como livros, jornais, revistas e documentos impressos. c) oportuniza que pessoas de diferentes lugares faam consultas e leituras de fontes de pesquisas a distncia.

no interior duma dor intil muda e voraz A) Os versos usam de humor para falar de um tema delicado. B) O trecho trata da impotncia humana diante da morte. C) O texto faz uma crtica moralista da podrido humana. D) O poema explora basicamente a decepo amorosa. E) A crtica ao sistema de telemarketing mostra o carter moderno do texto
Texto 1 No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos cobertos de flores, Alteiam-se os tetos daltiva nao; So muitos seus filhos, nos nimos fortes, Temveis na guerra, que em densas coortes Assombram das matas a imensa extenso. So rudos1, severos, sedentos de glria, J prlios2 incitam, j cantam vitria, J meigos atendem voz do cantor: So todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome l voa na boca das gentes, Condo3 de prodgios, de glria e terror!
(DIAS, Gonalves. I-Juca-Pirama.)

que foram submetidos os povos indgenas no Brasil ao longo da histria. (so) correta(s) a(s) assero(es): A) Apenas I e IV. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas I, II e IV. D) Nenhuma, exceto a I E) A II, exclusivamente.
O texto a seguir pertence ao livro Infncia (1945), de graciliano Ramos. Leia-o e assinale a alternativa correta sobre ele. O ponto de reunio e fuxicos era a sala de jantar,que, por duas portas, olhava o alpendre(1) e a cozinha.Como falavam muito alto, as pessoas se entendiam facilmente de uma pea para outra. Nos feixes de lenha arrumados junto ao fogo, na prensa de farinha, nos bancos duros que ladeavam a mesa, a gente se sentava e ouvia as emboanas(2) do criado, um caboclo besta e palrador(3). Rosenda lavadeira cachimbava e engomava roupa numa tbua. () Vivamos todos em grande mistura e a sala de visitas era intil, com as cadeiras pretas desocupadas, uma litografia(4) de S. Joo Batista e uma do inferno, o pequeno espelho de cristal que Amncio, afilhado de meu pai,trouxera do Rio ao deixar o exrcito no posto de sargento.
Notas: (1) varanda coberta; (2) conversas sem importncia; (3) falante; (4) espcie de pintura.

Notas: 1) rudes; 2) guerras; 3) poder (entenda-se: o nome Timbiras teria o poder de evocar a fama de prodgios, de glria e terror atribuda a essa nao indgena).
Texto 2 No fundo, que vem a ser o magnfico I-Juca-Pirama? a idealizao das prprias virtudes hericas da nossa raa, no no complexo dos sentimentos que ali se exaltam, a das do ndio ser to rude, to elementar,smbolo da incongruncia moral. Sabemos perfeitamente e j o sabiam os descobridores:ele uma criana que se vende ou vende os seuspor um espelhinho, um berimbau ou um metro de baeta1.Isolado sempre foi assim, e hoje coletivamente o , nas malocas de pobre vencido, descrido2, muitas vezes reduzido a um bicho abjeto3, hidrpico4, por efeito do paludismo5, nas regies ribeirinhas onde o mosquito anda em nuvens.
(VTOR, Nestor. Macunama, o heri sem nenhum carter. O Globo: Rio de Janeiro, 8/10/1928.) Notas: 1) tecido de algodo; 2) desacreditado; 3) desprezvel; 4) portador de molstia que se caracteriza pelo inchao resultante da reteno de lquidos no organismo; 5) malria.

A) No trecho, o narrador estabelece uma relao contrastante entre dois espaos domsticos distintos. B) Ao afirmar que a sala de jantar olhava o alpendre e a cozinha, o narrador cria uma metfora da vigilncia opressiva e autoritria sobre empregados. C) A inutilidade atribuda sala de visitas se explica pela condio de recolhimento em que vive a famlia do narrador, fechada em si mesma. D) O narrador se coloca em uma postura objetiva, estabelecendo um distanciamento em relao ao espao retratado. E) A separao ntida entre espaos de patres e de empregados funciona como evidncia e denncia do elitismo caracterstico da famlia patriarcal nordestina. Leia atentamente a tira do cartunista Laerte, publicada no jornal Folha de S. Paulo de 25/03/2009, e a letra da cano Maracangalha, criada pelo compositor baiano Dorival Caymmi em 1956.

Leia as asseres seguintes: I. Os dois textos apresentam vises bem diferentes a propsito da cultura e da condio dos povos indgenas. II. O Texto 1 um fragmento de poema que idealiza o ndio como heri, de acordo com a viso tpica do Romantismo, embora tal viso se baseie numa caracterstica fundamental da cultura indgena: a de ser uma cultura de povos guerreiros. III. O Texto 2 um fragmento de crtica literria que apresenta a cultura dos povos indgenas e a condio do ndio tal como se configuram de fato na vida real, de acordo com uma viso neutra e, at hoje, cientificamente vlida. IV. O Texto 2 compreende a cultura e a condio dos ndios de modo preconceituoso, embora se fundamente em observaes que podem corresponder, parcialmente, condio degradada a

Maracangalha
Dorival Caymmi

Eu vou pra Maracangalha Eu vou! Eu vou de uniforme branco Eu vou! Eu vou de chapu de palha Eu vou! Eu vou convidar Anlia Eu vou! Se Anlia no quiser ir Eu vou s! Eu vou s! Eu vou s! Se Anlia no quiser ir Eu vou s! Eu vou s! Eu vou s sem Anlia Mas eu vou!... Eu vou s!...

um senhor idoso, terno escuro, fisionomia respeitvel, alterada pela indignao. Quem as recebia era um garoto de camisa esporte; dentes clarinhos emergindo da floresta capilar, no interior de um fusca. Desses casos de toda hora: o fusca bateu no Ford. Discusso. Bate-boca.O velho usava o repertrio de xingamentos de seu tempo e de sua condio: professor, quem sabe? Leitor de Camilo Castelo Branco.Os velhos xingamentos. Pessoas havia que se recusavam a usar o trivial das ruas e botequins, e iam pedir a Rui Barbosa, aos mestres da lngua, expresses que castigassem fortemente o adversrio (). Ladro, simplesmente,no convencia. Adotavam-se formas sofisticadas,como ladravaz, ladroao. Muitos preferiamlarpio ()
(Carlos Drummond de Andrade, As palavras que ningum diz Record: Rio de Janeiro, 1997, p. 23-24.)

Aponte a alternativa incorreta a respeito dos dois textos: A) Embora utilize uma outra linguagem, a tira estabelece uma clara relao intertextual com o contedo da cano, pois toma como reais as aes que o eu lrico da cano imaginara para seu futuro imediato. B) H uma evidente correspondncia entre o stimo verso da cano e o segundo quadrinho da tira. C) H uma evidente correspondncia entre o primeiro verso da cano e o ltimo quadrinho da tira. D) A tira reconstri a situao a que a cano se refere num cenrio mais contemporneo, conferindo um aspecto mais atual a elementos como os mencionados no terceiro e no quinto verso da cano. E) As afirmaes contidas nos cinco versos finais da cano so desmentidas pelo ltimo quadrinho da tira. O terceiro verso da letra da cano de Caymmi aparece em algumas fontes de consulta grafado da seguinte maneira: Eu vou de liforme branco Observe os comentrios a seguir a respeito dos textos: I. A grafia liforme busca imitar uma pronncia popular de uniforme, reforando o efeito de oralidade produzido por meio de formas como pra e pelas frases curtas e repetidas. II. Os traos de coloquialidade presentes na cano colaboram para criar um efeito de verdade, uma impresso de sinceridade do poeta, o que um trao dos textos em que predomina a funo emotiva. III. As manifestaes de euforia do eu lrico na cano cedem lugar, na tirinha, para o pressentimento da personagem masculina, que est prestes a ver frustrada a sua aspirao de viajar com Anlia. Podem ser considerados corretos os comentrios: A) II, apenas. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.
Modos de xingar Biltre! O qu? Biltre! Sacripanta! Traduz isso para portugus. Traduzo coisa nenhuma. Alm do mais, charro! Onagro! Parei para escutar. As palavras estranhas jorravamdo interior de um Ford de bigode. Quem as proferia era

A funo da linguagem predominante no texto a: A) emotiva, j que a crnica exprime a subjetividade do cronista, por meio de adjetivos e da 1 pessoa do singular. B) apelativa, uma vez que o cronista indiretamente pede ao leitor que no use palavras difceis. C) referencial, visto que conta uma histria com objetividade,usando a 3 pessoa e palavras de sentido denotativo. D) metalingstica, porque reflete sobre o prprio cdigo,no caso, os diferentes usos da lngua. E) potica, pois foi escrita pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, preocupado com a construo expressiva da mensagem. O texto a seguir foi reproduzido da orelha do livro Como ser feliz sem dar certo e outras histrias de salvao pela bobagem, do cronista gacho Carlos Moraes (Rio de Janeiro/So Paulo: Record, 2001). Leia-o para responder questo.
Auto-orelha e contra-ajuda Pois l estava esta obra quase esculpida na editora,quando algum se apercebeu: falta a orelha! E agora?, pensei. De silicone moda, mas o rgo, no caso, no comporta. Pedir uma para um colega mais graduado,tudo bem, s que a o livro corre o risco de sair, como tantos outros, com mais orelha que crebro. No fcil uma orelha. No faltou nem um engraadinho sugerindo pedir uma ao nosso escritor mais famoso, sob a torpe alegao de que ele mago mesmo e tem por sobrenome um bicho com orelha de sobra. Das ilaes com Van Gogh, justo o meu pintor do corao, nem bom falar.No fim, sabe a quem vou solicitar uma orelha? A voc, amigo leitor. Mande aos cuidados da editora. Sim, porque este um pas estranho e mesmo um livro de contra-ajuda, e sobre bobagem, corre o risco de,nos adentrados do milnio, chegar a uma segunda edio.Essa, claro, de orelha nova. A sua, amigo leitor.Toda ou em parte, nunca se sabe. Se chegarem muitas, agente pode at montar um banco de orelhas. H tanto escritor carente por a. ()

Assinale a alternativa incorreta: A) O autor do livro cogitou que um escritor de sobrenome Coelho, que alm de tudo mago, poderia escrever a orelha do livro. B) O autor prefere no comentar as comparaes entre seu livro e Van Gogh, seu pintor preferido. C) Na opinio do autor, h livros cujo texto de apresentao mais inteligente do que o contedo. D) Em determinada passagem do texto, o autor compara seu livro a uma escultura. E) A expresso banco de orelhas at poderia ser interpretada como um banco de rgos humanos, dado o carter humorstico do texto.

You might also like