You are on page 1of 19

TECNOLOGIA DA INFORMAO

MANUAL DO USURIO LANAMENTO DE NOTAS FISCAIS RMA E DEVOLUO COMERCIAL 23/10/2009

Manual elaborado por Wagner Serrano julho/2008 Nelson Antunes Filho abril/2009 Marcos Milar Outubro/2009

ndice
INICIANDO A UTILIZAO............................................................................................03 IDENTIFICAO DE USURIO......................................................................................05 NAVEGANDO NO PROTHEUS.......................................................................................06 IDENTIFICAO DO CLIENTE......................................................................................07 TELA PRINCIPAL DE FUNCIONALIDADES..................................................................08 EFETUANDO LANAMENTOS......................................................................................10 BUSCANDO UM PRODUTO...........................................................................................13 FINALIZANDO SEU LANAMENTO..............................................................................14 TELA DE LEGENDA.......................................................................................................15 IMPRIMINDO SEU LANAMENTO.................................................................................16 ALTERANDO OS DADOS DE SUA NOTA FISCAL.......................................................17 FINALIZANDO CORRETAMENTE O MICROSIGA PROTHEUS....................................18 CONSIDERAES FINAIS E DADOS DE CONTATO...................................................19

Manual elaborado por Wagner Serrano julho/2008 Nelson Antunes Filho abril/2009 Marcos Milar Outubro/2009

Tecnologia da Informao

Iniciando a utilizao.
Para utilizar o sistema, voc deve utilizar o sistema operacional Windows 98 ou superior. Inicie o processo abrindo o seu browser de Internet, o qual deve suportar componentes ActiveX, ou seja, utilize preferencialmente o Internet Explorer 5 ou superior. Digite o endereo www.multilaser.com.br/cliente

Multilaser: Acesso Cliente

Selecione o Acesso Cliente 1 ou Acesso Cliente 2 para acessar a tela inicial do sistema Microsiga Protheus. DICA: Cada acesso significa um servidor diferente, ou seja, pode haver diferenas de velocidade no processamento dependendo do acesso que voc escolher. Clicando em Manual do RMA voc pode obter o manual detalhado do processo de RMA. Aps este procedimento, caso o ActiveX no esteja instalado em seu computador os passos a abaixo devero ser seguidos.

Tecnologia da Informao

Aguarde at que a pgina carregue por completo (o que pode demorar diversos minutos, dependendo da conexo com a internet), ficando da seguinte forma:

Solicitando a instalao do ActiveX Totvs SmartClient

Em seguida clique na barra amarela, abaixo da barra de endereos e em Instalar Controle ActiveX

Instalar Controle ActiveX

Aguarde mais alguns minutos at que aparea a janela de confirmao da instalao.

Janela de confirmao de instalao

Clique em Instalar e aguarde at que a instalao esteja concluda. Se a instalao demorar demais, ou simplesmente no ocorrer, voc pode optar por baixar o instalador, clicando em (Instalar Prog. RMA). Aps baixar o instalador, execute-o. Quando sumir a tela preta com os dizeres Instalando tente acessar novamente o sistema.

Tecnologia da Informao

Na tela que se segue so apresentadas configuraes necessrias para comunicar-se com os servidores da Multilaser. Estas configuraes so padro e no precisam ser alteradas, bastando que se clique em Iniciar.

Configuraes de acesso

Identificao de usurio
Nesta tela voc deve informar o Usurio RMA e Senha RMA. (Ambos com letra maiscula)

Tecnologia da Informao

Navegando no Protheus.
Na tela que se abre, no menu esquerda, clique na opo Atualizaes, logo abaixo clique em Lancto.Devoluo e em seguida voc dever escolher se ir efetuar um RMA (Produtos com defeito) ou uma devoluo comercial (Sem defeito):

Atualizaes > Lancto. Devoluo

Lanar produtos com defeito (RMA) OU Lanar Devoluo Comercial (sem defeito)

Independente da opo selecionada, a tela seguinte ser visualmente idntica, contudo, cada opo efetua um tipo de lanamento.

Tecnologia da Informao

Identificao do cliente
Depois de clicar na opo desejada ser apresentada uma tela solicitando o usurio e senha para identificar os recebimentos de cada cliente.

Observaes: 1-) No primeiro acesso ser necessrio cadastrar uma nova senha, para isso necessrio informar o Usurio e Senha em branco. Nesse momento o sistema ir solicitar o cadastramento da nova senha validando o CPF/CNPJ cadastrado no sistema. Seguir os passos A,B,C e D. A) B)

Tecnologia da Informao

C)

D)

2-) Caso no possua usurio favor solicitar o cadastramento ao seu representante comercial Multilaser. 3-) Caso no saiba ou no lembre a senha, favor informar ao seu representante Multilaser que ir zerar a senha, permitindo o novo cadastramento da mesma mostrado no item 1 das Observaes.

Tela principal de funcionalidades.


Na tela abaixo so listados todos os lanamentos de RMA/Devoluo comercial j feitos em seu cadastro, bem como, esquerda, as funcionalidades do sistema. Talvez seja necessrio utilizar a barra de rolagem inferior para visualizar os campos mais direita.

Os recebimentos J LANADOS

Legenda Representa o estado em que se encontram os recebimentos j lanados. Recebimento Aqui constam os nmeros dos recebimentos.

Dt Recebto Data de lanamento do recebimento.

Tecnologia da Informao

Autorizao Postagem Esta a autorizao que os correios emitem para o recebimento em questo. Nota O numero da nota que foi (ou ser) emitida para o recebimento. (Nota que voc dever emitir). Srie A srie da referida nota. No caso de RMA ela dever ser SEMPRE GR. J para devoluo comercial, ela ser a srie da nota fiscal que voc emitiu. Motivo Recusa Correio Se este campo estiver preenchido (como no EXEMPLO ao lado), voc dever entrar em contato com seu representante para que ele solicite a correo do endereo junto Multilaser, para ento podermos solicitar sua autorizao de postagem. Motivo Devoluo Aqui consta o motivo da devoluo em questo. APENAS em caso de devoluo comercial, QUANDO RECUSADO , o motivo da RECUSA ser adicionado ao fim do motivo de devoluo declarado pelo cliente. Cliente O cdigo do cliente que efetuou o recebimento. Loja Numero da loja do cliente que efetuou o recebimento. Nome Nome da sua loja.

No menu, esquerda, as funcionalidades operacionais

Tecnologia da Informao

Pesquisar Busca um determinado recebimento por nmero de autorizao ou numero de nota. Imprimir - Imprime sua autorizao de recebimento, a qual o documento que ser o modelo para emisso de sua nota fiscal de sada. Altera NF Altera o nmero ou srie de sua nota fiscal. Necessrio se voc utiliza um sistema de processamento de dados e no consegue reservar o nmero da nota fiscal. Gerar Pr - NF Inicia o lanamento da sua autorizao de recebimento. PARA COMEAR VOC DEVE CLICAR NESTE BOTO Legenda Entenda os diferentes estados (cores) que um recebimento pode apresentar atravs da tela de legenda. Configurao Altera o layout da tela. (funo desativada) Sair Retorna ao menu anterior do Protheus.

Efetuando lanamentos.
Na tela principal de funcionalidades, no menu esquerda, CLIQUE EM (Gerar pr-nf). Se for apresentada a mensagem abaixo, significa que voc j tem um recebimento em um perodo de 15 dias, entretanto o lanamento de mais de um recebimento EST LIBERADO , ou seja, voc PODE efetuar quantas postagens precisar, independente de j existir alguma lanada.

LIBERADO mais de um envio por quinzena.

10

Tecnologia da Informao

Em seguida, a tela abaixo surgir:

Gerao da Pr-Nota

Os campos destacados so OBRIGATRIOS, e devem ser preenchidos da seguinte forma:


1. Nota Fiscal o nmero de sua nota fiscal. Se voc utiliza um sistema de

2. 3. 4. 5.

processamento de dados e no tem condies de informar este nmero de imediato, no tem problema, informe o nmero que voc acha que ser efetivo (desde que no seja um nmero repetido), se ele mudar, voc poder alterar pela opo (Altera nf). Srie No caso de uma Devoluo Comercial a srie atrelada numerao da nota fiscal. No caso de um processo de RMA a srie ser GR (Garantia) Emisso Data de emisso de sua nota fiscal, a qual no pode ser maior que a data do lanamento. Volumes Nmero de volumes que sua autorizao atingiu. Motivo devl Descrio rpida (200 caracteres) do motivo da devoluo. MUITO IMPORTANTE QUE ESSA DESCRIO SEJA PREENCHIDA CORRETAMENTE, POIS SE ELA NO ESTIVER CLARA A DEVOLUO PODER SER RECUSADA. (S EXISTE na tela de Devoluo Comercial).

Os campos a seguir (com fundo escuro) so AUTOMTICOS, logo, no precisam ser preenchidos pelo usurio:

Peso Indica o peso total que sua autorizao atingiu. Vale lembrar que at 17 Kg e 1 volume, sua remessa seguir via Sedex com a autorizao de postagem vlida. Para 2 ou mais volumes ou cargas acima de 17,1 Kg a remessa ser enviada por transportadora, a qual a coleta ser solicitada automaticamente pela logstica.

11

Tecnologia da Informao

Valor da Mercadoria Valor dos seus produtos. ICMS Total do ICMS integralizado de todos os itens. IPI - Total do IPI integralizado de todos os itens. Totais Valor total da sua nota fiscal.

Aps preencher todos os campos obrigatrios, clique no boto (Itens) para que o lanamento dos itens a serem devolvidos seja liberado, e em seguida clique na aba (Itens da Nota) logo abaixo do boto abaixo: (Itens) para acessar a tela

Itens da nota incluso de produtos

Nesta tela necessrio preencher apenas 3 campos, os quais so: Produto Cdigo do produto na Multilaser (preenchimento obrigatrio). Quantidade Quantidade total de seu lanamento para o item (preenchimento obrigatrio). Neste campo, o sistema calcula qual o saldo de cada NF de sada e traz automaticamente o nmero, srie, unidade de origem e o preo de sada do item. Data de Validade Data de validade constante no produto, aplicvel a alguns produtos apenas (preenchimento no obrigatrio). Quando concluir a incluso do produto (preenchendo os dados acima), basta apertar a seta para baixo do teclado , para passar linha seguinte.

12

Tecnologia da Informao

Buscando um produto.
Caso no saiba o cdigo completo do produto, basta digitar o comeo do cdigo e clicar no boto (Buscar), que surgir uma tela de busca de produtos j posicionada no primeiro produto encontrado com o cdigo digitado (Exemplo: DVD):

Busca de produtos

Se preferir, pode buscar por cdigo de barras, sendo esta uma maneira mais eficiente que o cdigo Multilaser. Basta apertar o boto (Buscar), e na tela de busca escolher umas das opes:

Tipos de busca: Cdigo, Descrio ou Grupo

Cdigo cdigo do produto Multilaser. Descrio Texto descritivo das caractersticas do produto. Grupo Grupo de produtos que o produto pertence. (Exemplo: Grupo DC = Cmeras Digitais).

13

Tecnologia da Informao

Cdigo de barras Pesquisa pelo cdigo de barras do produto. A maneira mais eficiente de buscar seu produto, pois mais fcil que voc tenha o cdigo de barras cadastrado no seu sistema do que o cdigo Multilaser.

Finalizando seu lanamento.


Aps preencher todos os dados dos itens, retorne aba (Capa da Nota). Se voc quiser conferir os totais de sua autorizao antes de efetiv-la, clique no boto .

Capa da nota: Valores totais

Se voc optar por no totalizar no h problema, pois o sistema efetua este calculo automaticamente antes de gerar sua autorizao. Agora que todos os dados foram lanados, voc pode finalizar sua autorizao, basta clicar no boto (Ok) Aps este procedimento, se a mensagem abaixo surgir, indica que sua carga ultrapassou o limite de peso (17 Kg) e/ou volume (1 VOLUME) dos Correios e dever seguir via transportadora:

Limite de peso dos correios excedido

14

Tecnologia da Informao

E antes de finalizar, o sistema lhe faz a seguinte pergunta:

Frete DE RETORNO por conta do cliente nos produtos que NO DEREM GARANTIA

Ao concordar com a mensagem a autorizao recebe um nmero e efetivada, caso contrrio, o sistema retorna ao menu principal.

Tela de Legenda.
Pelas cores de cada registro, voc pode acompanhar as diferentes etapas do recebimento:

Estados de um recebimento

Aguardando aprovao Voc lanou sua autorizao de recebimento, a qual est sendo analisada pela rea comercial (Esse estado ocorre apenas com os processos de Devoluo Comercial). Aguardando Correios ou Transportadora Sua autorizao de recebimento foi aceita e a notificao do transporte j foi encaminhada aos Correios (1 volume at 17 Kg) ou transportadora (2 ou mais volumes e/ou acima de 17 Kg). O FRETE SER PAGO PELA MULTILASER Recebimento reprovado Sua devoluo no foi autorizada por no atender aos critrios acordados. No caso de dvidas, entre em contato com o seu representante comercial Multilaser. Frete/Entrega por conta do cliente - Sua autorizao de recebimento foi aceita, contudo, VOC DEVER PAGAR O FRETE.

15

Tecnologia da Informao

Registro Recebimento Seu registro j est em nossa base de dados, apenas aguardando o envio de sua carga. Conferncia Cega Recebimento Carga j est na Multilaser e ser objeto de conferncia fsica / contagem. Conferncia Cega Garantia Pendncia NF A conferncia cega foi feita, porm o procedimento fiscal no foi finalizado. NF de Entrada Gerada Procedimento de entrada concludo. O material foi enviado para o estoque (no caso de Devoluo Comercial) ou para o departamento de garantia (no caso de RMA). Para processos de devoluo comercial este o ltimo status. E-mail Crdito Enviado Processo Finalizado Vlido apenas para processos de RMA. Processo finalizado, em caso de laudo de garantia positivo (h defeito) o crdito foi cedido e j pode ser utilizado.

Imprimindo seu lanamento.


Na tela principal de funcionalidades, clique em (Imprimir). Ser apresentado o programa que emite o relatrio. Na opo Via Spool, o sistema vai enviar o arquivo para a impressora selecionada no campo Opes.

Tipo de impresso via spool, vai diretamente para a impressora

Na opo Em disco, o sistema vai gerar um arquivo de texto com o nome AVRECB no servidor, para ser exibido na tela (E impresso posteriormente, se desejado).

16

Tecnologia da Informao

Visualizao do arquivo AVRECEB

Importante: Voc deve enviar uma cpia deste documento grampeado com sua NF que deve estar dentro da caixa, caso contrrio, SEU PROCESSO SER CANCELADO .

Alterando os dados de sua Nota Fiscal.


Na tela principal de funcionalidades, selecione a autorizao que deseja corrigir e clique em (Altera NF). Na tela que surgir, indique os novos valores do nmero da nota fiscal e/ou da data de emisso.

Alterando a NF e data de emisso

17

Tecnologia da Informao

Observe que, o sistema permite que a data de emisso seja deixada em branco, contudo no caso da NF o campo no pode nem ficar em branco, nem receber o mesmo numero da NF atual.

ERRO: NF igual NF atual

ERRO: NF em branco

Importante: Aps concluir o processo e receber a autorizao de postagem NO SISTEMA (em caso de envio pelos correios), voc deve emitir sua nota fiscal, anexar uma cpia da autorizao de recebimento, colocar estes documentos dentro da caixa, e entreg-la em uma agncia dos Correios (no serve franqueada, tem que ser agncia prpria) em at 10 dias teis, aps este prazo, a autorizao de postagem perde a validade e dever ser solicitada novamente. Para saber qual a agncia prpria dos Correios mais prxima de voc, consulte o endereo www.correios.com.br/servicos/agencias. Finalizando corretamente o Microsiga Protheus.
Na tela principal de funcionalidades, clique em principal do protheus clique em Sair. Na tela que surgir, clique em (Finalizar). (Sair), em seguida na tela

Encerrando o sistema corretamente

18

Tecnologia da Informao

Caso este procedimento no seja seguido (e voc finalizar pelo X por exemplo) sua conexo poder ficar presa e voc no poder se conectar novamente at que o desbloqueio seja feito pela rea de TI da Multilaser.

Consideraes finais e dados de contato.


Esperamos que este manual possa lhe proporcionar os conhecimentos necessrios para operar o sistema Protheus, mas caso alguma dvida persista ou voc tenha alguma sugesto a fazer, entre em contato com seu representante comercial Multilaser.

19

You might also like