You are on page 1of 4

Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Marcelo de Oliveira

Turma 118

Direito

Disciplina Filosofia

Prof. Marcos Sandrini

Porto Alegre, 13 de maio de 2009.

SCRATES (470 a 399 a.C.) nasceu em Atenas e considerado o fundador da filosofia ocidental. Sua existncia contestada, pois nunca deixou um texto escrito. A nica fonte de sua existncia esta nos dilogos de Plato e Xenofonte, seus discpulos. Scrates ensinava seus discpulos atravs de perguntas, conhecido como mtodo socrtico Conhece-te a ti mesmo. O mtodo socrtico consiste em uma prtica, que utilizando um discurso caracterizado pela maiutica, isso induzir uma pessoa por seu prprio raciocnio, chegar a uma concluso. Scrates acreditava na imortalidade da alma. No concordava com as idias dos sofistas, pois estes aplicavam uma retrica, induziam ao conhecimento, enquanto Scrates fazia as pessoas descobrirem sozinhas atravs da maiutica. E Scrates defendia a idia de que a virtude nascia junto com cada pessoa, e no podia ser aprendida. Scrates acreditava que agir mal no saber, que atos errados eram conseqncia da prpria ignorncia. S sei que nada sei dizia isso porque sabia que sua sabedoria era limitada. A morte de Scrates foi caracterizada pelo estado grego por ele ir contra o estado, contra a religio do estado e por corromper a juventude. Ele poderia ter escapado de sua morte, mas preferiu morrer por sua virtude. SOFISTAS eram grandes educadores do Sc. V a.C, que realizavam discursos,
para atrair estudantes. Os sofistas cobravam para transmitir o conhecimento. Utilizavam da retrica e da oratria em seus discursos, atravs de longas argumentaes. Acreditavam que poderiam transmitir a virtude e assim melhorar os seus discpulos. Protgoras, famoso sofista disse: o homem a medida de todas as coisas, ou seja, eles acreditavam que cada homem era a medida de tudo que acontecia. A principal doutrina dos sofistas, consistia numa viso relativa do mundo, diferente de Scrates, que tinha uma viso universal. Os sofistas so considerados os primeiros advogados, porque cobravam de seus clientes para praticar a defesa devido a sua alta capacidade de argumentao.

PLATO (427 a 347 a.C.) nasceu em Atenas. Plato um importante filsofo discpulo de Scrates, fundador da Academia, importante escola grega. Para Plato existiam dois mundos diferentes, o mundo das idias, onde h bondade e beleza. tambm chamado de cosmos. As almas ficam no mundos das idias, por que elas no tem matria. E o mundo sensvel, onde h maldade, onde a matria existe. Onde o corpo matria, tornando-se mal. Para Plato quando algum nasce uma alma vem do mundo das idias, para o corpo da pessoa. A alma, por estar no mundo das idias, tem o conhecimento de tudo. Mas quando se encontra com o corpo, que mal, ela esquece tudo. Isso explica a teoria do conhecimento de Plato que diz conhecer recordar, ou seja, no andar dos anos, a alma vai vendo e lembrando aquilo tudo que j sabia. Ento para Plato a pessoa s alma. Plato filosofou sobre vrios assuntos, como a arte e poltica. Sobre a arte disse a arte o distanciamento da verdade, onde acredita que uma imagem retratada em quadro, uma cpia de uma pessoa, ou de uma paisagem. Essa cpia distancia-se da verdade, ou do verdadeiro. Sobre poltica, cria uma viso de cada um faz o que nasceu para fazer, assim tambm explica a origem da cidade, que uma questo de sobrevivncia, onde cada um deve ter uma posio.

Para Plato o melhor governante o rei filsofo, porque os intelectos so possuidores de sabedoria, logo melhor podem governar.

ARISTTELES (384 a 322 a.C.) nasceu em Estagira, estudou em Atenas e discpulo de Plato. Foi considerado como O filsofo. Foi o professor de Alexandre, O magno, na sua volta a Atenas cria a escola de Liceu. A revolta do povo ateniense contra Aristteles obrigou ele a fugir afirmando que no deixaria que a cidade cometesse um segundo crime contra a filosofia, sendo o primeiro a morte de Scrates. Aristteles contrario ao pensamento de Plato que existam dois mundos, pois acredita que exista apenas um. Acredita que a pessoa um composto de corpo e alma. Para ele a matria tem a potncia de mudar a sua forma e gerar um novo ato. Uma semente uma arvore em potencia, e uma arvore uma semente em ato. A semente a matria e tem a potencia de mudar a sua forma, gerando uma arvore, em ato. Tambm afirma que exista um Ato puro, que perfeito, no falta nada, no tem potncia de transformar em nada, e que a todos caminham para essa perfeio. Aristteles acredita que conhecer abstrair-se da matria, que conhecemos atravs, primeiramente, dos sentidos e depois do intelecto. Ento, para se conhecer uma arvore primeiramente eu a olho, depois gravo a imagem dela na cabea, j que no posso coloc-la como matria dentro da cabea. Para Aristteles existem quatro causas para a existncia de algo: Material, aquilo que feito coisa; Formal, a coisa em si; Eficiente, aquilo que da origem a coisa; e Final, aquilo para o qual a coisa feita. Aristteles ainda diz A filofosia a palavra segunda, a palavra primeira a realidade. Para Aristteles A virtude o ato de fazer o bem sempre e O vicio o ato de fazer o mal sempre. Para ele a vida em sociedade necessria para desenvolver a razo, assim a vida com amizade e harmonia, nas cidades, a perfeita caracterizao de uma boa cidade. Aristteles acredita que o homem que no participa da poltica, torna-se um ser pela metade, somente racional, que , vive e sente. O homem deve ser um animal poltico que , vive, sente e pensa. considerado humanista por se preocupar com poltica da sociedade. EPCURO (341 a 270 a.C.) nasceu em Samos, considerado o filosofo da
alegria. Epicuro era muito doente, ento sua filosofia visava uma vida tranqila sem dor e sem medo e vivendo cercado de amigos. Acreditava que no devemos ter nenhum medo dos deuses, no devemos ter medo da morte, porque ela o fim. Se acaba tudo no momento da morte, porque ter medo dela? No difcil limitar seus bens e consegui-los. Os males tm breve durao. Tanto o corpo quanto a alma so aglomerados de tomos, quando uma pessoa morre esses tomos so desaglomerados, tornando possvel assim, um segundo nascimento. Para ele uma pessoa virtuosa deve ter caractersticas como a prudncia, o calculismo, saber que uma atitude hoje, pode gerar um sofrimento, mas amanh pode gerar uma alegria e vice e versa.

ESTICOS no acreditavam na imortalidade espiritual.


Acreditavam na imortalidade atravs da honra dos filhos e da cultura. Tambm de nascer na natureza e voltar para ela, quando morrer.

You might also like