You are on page 1of 1

TIPOS DE SUJEITO Sujeito simples - aquele que apresenta um nico ncleo, isto , uma nica palavra principal.

l. Uma escurido compacta comprimia seus olhos abertos. Sujeito: Uma escurido Ncleo: escurido Sujeito composto aquele que apresenta mais de um ncleo, ou seja, mais de uma palavra principal. O prisioneiro e o soldado mergulharam numa esquina. Sujeito: O prisioneiro e o soldado Ncleo: prisioneiro, soldado. Sujeito oculto aquele que existe, mas NO aparece na orao. Amanh cedo, continuaremos a viagem. Quem vai continuar a viagem? Resposta: (Ns) sujeito oculto, pois o pronome ns no aparece na orao (est subentendido). Sujeito Indeterminado aquele que ocorre quando a informao contida no predicado se refere a um elemento que no se pode ou no se quer identificar. Veja: ( ? ) Falaram muito mal de voc na reunio.
Sujeito Predicado

i) Espera-se o resultado das provas. j) Falaram muito mal de Luana. 2. As frases a seguir esto em ordem inversa. Sua tarefa consistir em: 1) coloca-las na ordem direta; 2) apontar o sujeito; 3) destacar o ncleo. a. No beco escuro explode a violncia. (Herbert Viana). b. Apareceu no Jardim da casa de Ana Maria um ramalhete de flores. c. Chegou ontem a So Paulo o presidente da FIFA. d. Aconteceram, naquela cidade, muitos fenmenos inexplicveis. __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _______________________________________ 3 - Da relao a seguir, destaque apenas as palavras formadas por derivao prefixal. super-homem; desfazer; reto; desfeito; pr-histria; propor; pressa; repor; regular; desuso. 4 Da relao a seguir, destaque apenas as palavras formadas por derivao sufixal. Felizmente; realidade; contemporneo; sobrepor; altivez; magreza. justapor;

( ?)
Sujeito

Acredita-se na existncia de discos voadores.


Predicado

Existem duas maneiras de indeterminar o sujeito: Com o verbo na terceira pessoa do plural sem fazer referncia a um sujeito expresso no contexto: (?) Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar. Com o verbo na terceira pessoa do singular, seguido do ndice de indeterminao do sujeito se: (?) Precisa-se de digitadoras.
Sujeito Predicado

5 O radical trofia significa desenvolvimento, nutrio. Com ajuda do dicionrio d o significado das palavras a seguir: a. Hipertrofia: _______________________________________ _______________________________________ ____________________________________ b. Atrofia: _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ c. Distrofia: _______________________________________ _______________________________________ _____________________________________ Boa Sorte!!!

1. Classifique os sujeitos das oraes, usando este cdigo: A - sujeito simples B - sujeito oculto C - sujeito composto D - sujeito indeterminado. a) O dia amanheceu nublado. b) Eu e meus amigos viemos auxili-lo. c) Nesta cidade, faz um calor intenso o ano todo. d) Estivemos na fazenda. e) Reformam-se ternos. f) Eles sempre se houveram com dignidade. g) Viam-se, atravs das janelas, o rouxinol e a cotovia. h) Viajavam me, filhos e companheiros pela estrada da vida.

You might also like