You are on page 1of 38

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido.

Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

1 Q310085 Quanto vigncia e ao conflito de lei, julgue o item abaixo. Uma das hipteses em que a lei posterior revoga a anterior quando seja com ela incompatvel, sendo que a lei revogada, salvo disposio em contrrio, se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. Certo 2 Q308296 Em questes sobre a qualificao e regulao das relaes concernentes a bens, prevalece a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio. Certo 3 Q308297 Tratando-se de brasileiros, so competentes as autoridades consulares brasileiras para lhes celebrar o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, exceto o registro de nascimento e de bito dos filhos de brasileiro ou brasileira nascidos no pas da sede do Consulado. Certo 4 Q308298 As emendas ou correes lei que j tenha entrado em vigor no sero consideradas lei nova. Certo 5 Q308299 A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro rege-se pela Lei que nele vigorar, quanto ao nus e aos meios de produzir-se, no admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconhea. Certo 6 Q305288 Errado Errado Errado Errado Errado

A respeito da lei acima transcrita, assinale a opo correta com fundamento na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro. a) Caso o artigo 2. no existisse, a lei em pauta entraria em vigor apenas sessenta dias aps a sua publicao, perodo em que se teria a vacncia da lei. b) Conforme o princpio da obrigatoriedade, todos te ro que comemorar a data do dia 25 de agosto como sendo o Dia Nacional da Educao Infantil, j que, por essa norma, foi decretado feriado nacional. c) Hoje, para se corrigir essa lei, alterando-se a data do Dia Nacional da Educao Infantil para o dia 26 de agosto, seria necessria uma lei nova. d) Pelo princpio da continuidade, o fim da vigncia da lei em questo ocorrer quando outra a modificar ou a revogar expressamente. e) De acordo com as informaes contidas no referido documento legal, correto afirmar que a data da promulgao corresponde data da publicao da norma. 7 Q302454 Segundo o artigo 3 da Lei de Introduo s normas de Direito Brasileiro LINDB, ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece. Diante do exposto, verifica-se que a) se Paulo casa com Ana, sem saber que Ana sua irm, o erro em questo de fato, assim Paulo tem motivos para pleitear a nulidade do contrato de casamento. b) no ordenamento jurdico brasileiro cabvel escusa de cumprimento da lei, alegando no conhec-la, em casos de erro de fato (error facti). c) o Princpio da Obrigatoriedade, artigo 3 da LINDB, perde seu carter absoluto, admitindo temperamentos, em hipteses nas quais a lei, expressamente, possibilite o erro de direito ou erro de contedo legal (error iuris). d) o erro substancial existe no ordenamento jurdico ptrio como causa de invalidade ou nulidade de um negcio jurdico, sendo ele qualquer, pois refere-se ao contedo de norma jurdica. 8 Q302455 Supondo-se que a Lei W, de vigncia considerada temporria pelo ordenamento jurdico, revoga, de forma expressa, a Lei X e que, devido a mudanas de comportamentos socioeconmicos, a lei revogadora vem a perder sua vigncia, tem-se que:

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

a) a lei revogada fica impossibilitada de ser restaurada por ter a lei revogadora perdido a vigncia, pois ao ordenamento jurdico ptrio incabvel o princpio da caducidade. b) as correes promovidas no texto da Lei W, ainda em vigor, consideram-se lei nova. c) de acordo com o estudo da Lei de Introduo s Normas de Direito Brasileiro, a Lei revogada X imediatamente restaurada, como uma resposta aos anseios socioeconmicos da evoluo e porque no se pode ficar sem lei. d) de acordo com a Lei de Introduo s Normas de Direito Brasileiro, a Lei destinada vigncia temporria possuir vigor at que outra a revogue. 9 Q300417 Dispondo o artigo 2.043 do Cdigo Civil que continuam em vigor as disposies de natureza processual cujos preceitos de natureza civil hajam sido incorporados ao Cdigo Civil, at que por outra forma se disciplinem, autoriza afirmar que a) no mais se considera ttulo executivo qualquer documento particular subscrito por duas testemunhas, firmado aps a vigncia do Cdigo Civil de 2002. b) embora tendo a transao sido qualificada como contrato, pelo Cdigo Civil, ainda no se admite a transao extrajudicial, porque sempre deve ser celebrada depois de o processo acharse em curso e homologada pelo juiz. c) o juiz pode, de ofcio, reconhecer a decadncia legal e a decadncia convencional. d) ainda no possvel o juiz conhecer de ofcio da prescrio. e) ainda prevalece legalmente a exigncia do artigo 585, II, do Cdigo de Processo Civil, segundo a qual para configurar ttulo executivo extrajudicial o documento particular assinado pelo devedor tem de ser tambm assinado por duas testemunhas. 10 Q300418 No caso de publicao para corrigir texto de lei publicado com incorreo, a) dever, necessariamente, ser estabelecido um prazo para sua nova entrada em vigor, alm de disciplinar as relaes jurdicas estabelecidas antes da nova publicao. b) deve o conflito entre os textos ser resolvido pelo juiz por equidade, porque a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro no regula os efeitos da nova publicao de texto de lei.

c) no haver novo prazo de vacatio legis depois da nova publicao, se ocorrer antes de a lei ter entrado em vigor. d) tratando-se de lei j em vigor, as correes consideram-se lei nova. e) no se consideraro lei nova as correes, tenha ou no j entrado em vigor o texto incorreto. 11 Q209777 Marque a alternativa INCORRETA: a) Uma norma pode no ser vlida e nem vigente, mas ter fora vinculante, podendo-se falar em sua ultratividade. b) O Cdigo Civil de 2002 derrogou o Cdigo Comercial, exclusive a parte que trata do Comrcio Martimo. c) Considera-se adquirido um direito que seja consequncia de um fato idneo a produzi-lo, em virtude da lei vigente ao tempo em que se efetuou, embora a ocasio de o fazer valer no se tenha apresentado antes da atuao da lei nova, e que, sob o imprio da lei ento vigente, integrou-se imediatamente no patrimnio do particular. d) A obrigao resultante do contrato reputa-se constituda no lugar em que residir o proponente. e) O regime de bens, legal ou convencional, obedece lei em que tiverem os nubentes domiclios e, se este for diverso, ao do cnjuge varo. 12 Q209058 Assinale a alternativa CORRETA: a) a decadncia pode ser convencionada e a parte a quem aproveita poder alega-la em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao; b) as reprodues fotogrficas, cinematogrficas, os registros fonogrficos e, em geral, quaisquer outras reprodues mecnicas ou eletrnicas de fartos ou de coisas fazem prova plena destes; c) o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito, aplicando a lei atendendo os fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum; d) a parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, no lhe cabendo, nesse caso, indenizao por perdas e danos. 13 Q298658 Assinale a alternativa correta.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

a) A lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias aps a sua sano. b) No se consideram lei nova as correes a texto de lei j em vigor. c) Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a equidade, a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. d) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. e) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia noventa dias depois de oficialmente publicada. 14 Q296707 Assinale a alternativa correta. A lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia, salvo disposio em contrrio (LICC). Havendo disposio em contrrio, ocorre: a) revogao; b) derrogao; c) ab-rogao; d) repristinao; e) anulao. 15 Q292987 Ryan, ingls, em uma de suas viagens a lazer pelo Brasil e pelo Estado do Esprito Santo, conheceu Perla, brasileira nata, e ambos iniciaram relacionamento amoroso e casaramse na cidade de Vitria, onde residiram por cerca de dez anos e adquiriram um imvel residencial de alto padro e dois conjuntos comerciais. Do relacionamento entre Ryan e Perla nasceram Pedro e Mariana, tambm na cidade de Vitria. No ms de Janeiro de 2012 Ryan e Perla mudaram-se definitivamente para a Inglaterra e, no ms de Julho, Ryan faleceu em decorrncia de um infarto fulminante. Neste caso, em regra, a sucesso de bens amealhados pelo casal e que esto no Brasil, ser regulada pela lei: a) brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, independentemente de eventual contedo favorvel aos herdeiros da lei inglesa. b) inglesa, tendo em vista a nacionalidade de Ryan. c) brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. d) inglesa, tendo em vista o local do falecimento de Ryan.

e) brasileira ou inglesa, cabendo aos herdeiros exercer a opo no momento da abertura da sucesso. 16 Q290547 Em decorrncia do ato jurdico perfeito, do direito adquirido e da coisa julgada, aplica-se o princpio da irretroatividade das leis, sejam elas penais ou civis. Certo 17 Q290548 O estatuto pessoal a situao jurdica em que o estrangeiro ser regido pelas leis de seu pas de origem. Certo 18 Q290549 A Lei de Introduo s Normas Brasileiras revogou a Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Certo 19 Q290550 A vigncia da norma comea com sua promulgao. Certo 20 Q290551 A interpretao extensiva uma das formas utilizadas pelo mecanismo de integrao normativa por analogia. Certo 21 Q261804 Assinale a alternativa correta: a) Denomina-se lei temporria aquela que surge para regular, de modo contrrio ao estabelecido na lei geral, fatos ou relaes jurdicas que, por sua natureza, estariam nela compreendidos: b) As Ordenaes portuguesas,adaptadas do direito romano clssico, tiveram mais vigncia no Brasil do que em Portugal. pois mantiveramse em vigor at o advento do Cdigo Civil de 1916; c) Equity do direito ingls corresponde a mesma definio da equidade do direito brasileiro, sendo certo afirmar que, como fonte do direito ingls moderno, aplicada da mesma maneira; Errado Errado Errado Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

d) A seguradora se exime do dever de indenizar quando houver transferncia do veiculo a terceiros sem a sua prvia comunicao. 22 Q261916 Assinale a alternativa CORRETA: a) As disposies da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (LINDB) regem a vigncia da lei no tempo e no espao; disciplinam a aplicao dos princpios gerais do direito, dos costumes, analogia e equidade para colmatar lacunas legais em determinadas situaes; do operatividade garantia constitucional do respeito coisa julgada, direito adquirido e ato jurdico perfeito. No sistema constitucional brasileiro, a eficcia retroativa da lei que sempre excepcional, que jamais se presume e que deve necessariamente emanar de disposio legal expressa, no pode gerar leso ao ato jurdico perfeito, ao direito adquirido e coisa julgada. b) Salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o pas 65 dias depois de oficialmente publicada. c) O instituto da revogao tcita no previsto no ordenamento jurdico ptrio. d) O princpio da irretroatividade da lei no aplicado no Direito do Trabalho, por fora de disposio expressa de dispositivo consolidado. e) A clusula da irretroatividade da lei convive com outro preceito do direito intertemporal que o da eficcia imediata e geral da lei nova, assim que entre em vigor, alcanando a todos indistintamente, atingindo os efeitos que j foram produzidos quando estava em vigor a lei revogada. 23 Q270146 Nos termos da Lei de Introduo s normas do direito brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA: a) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. b) Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. c) Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de vacatio legis comear a correr da nova publicao. d) A lei nova, que estabelea disposies especiais a par das j existentes, revoga ou modifica a lei anterior. 24 Q274411

Dispe o Decreto-lei n. 4.657/42 (Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro) que: a) salvo disposio em contrrio, a vacatio legis de cento e oitenta dias, a contar da publicao oficial. b) a repristinao regra no direito brasileiro. c) a sentena proferida no estrangeiro depende de homologao pelo Superior Tribunal de Justia. d) se no assim o declarar, a lei posterior incompatvel com a anterior no a revoga. e) o ato jurdico perfeito a deciso judicial de que j no caiba recurso. 25 Q274412 Considerando o Cdigo Civil de 1916 (CC/1916) e o Cdigo Civil de 2002 (CC/2002), assinale a alternativa correta acerca da contagem de prazos. a) Prevalecem os prazos do CC/2002, na medida em que este revogou o CC/1916. b) Prevalecem os prazos do CC/1916, em respeito ao ato jurdico perfeito. c) Se reduzido o prazo pelo CC/2002 e transcorrido, na data de sua entrada em vigor, mais da metade do tempo estabelecido no CC/1916, prevalece o prazo da nova lei. d) Se reduzido o prazo pelo CC/2002 e transcorrido, na data de sua entrada em vigor, mais da metade do tempo estabelecido no CC/1916, prevalece o prazo da lei anterior. e) Se houve alterao de prazo pelo CC/2002, dever-se- considerar a mdia dos prazos, a contar da vigncia do novo cdigo. 26 Q276517 Na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, o elemento de conexo lex rei sitae previsto no artigo a) 8o e determina que a qualificao dos bens e a regulao das relaes a ele concernentes se daro pela lei do pas em que os mesmos estiverem situados. b) 8o e determina que a qualificao dos bens e a regulao das relaes a ele concernentes se daro pela lei do domiclio do titular de sua propriedade. c) 9o e determina que a lei que reger o ato jurdico ser a do local de sua realizao. d) 9o e determina que a lei que reger as consequncias do ato ilcito ser a do local de seu cometimento. e) 10o e determina que a lei que reger a sucesso ser a do local de domiclio do defunto.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

27 Q276518 Em contrato de explorao e produo de petrleo e gs, firmado no Rio de Janeiro, entre uma sociedade domiciliada na Sucia e outra sociedade domiciliada no Brasil, determinou-se, em exerccio livre e pleno da autonomia da vontade das partes, que a lei que reger a relao jurdica constituda e as obrigaes dela resultantes seria a lei da Inglaterra, tendo em vista as vantagens evidentes para ambas as partes contratuais. Nesse contexto, a clusula de eleio de lei : a) admitida pelo ordenamento jurdico brasileiro, de acordo com o artigo 9o, pargrafo 2o, da LICC. b) plenamente vlida, pois resultado de exerccio de autonomia privada, sem vcios. c) vlida, pois existe elemento de conexo entre os ordenamentos jurdicos das partes e a legislao eleita. d) ineficaz, pois viola o princpio da ordem pblica, j que o artigo 9o, da LICC, um obstculo aplicao da autonomia da vontade nos contratos internacionais firmados no Brasil. e) nula, pois viola o princpio da obrigatoriedade da lei. 28 Q278021 Sobre a aplicao da lei no tempo e no espao, bem como acerca da interpretao das normas jurdicas, assinale a alternativa CORRETA: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta dias depois de oficialmente publicada. II. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. III. A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. IV. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. V. As correes a texto de lei j em vigor no se consideram lei nova, pois somente complementam legislao anterior. a) Apenas as assertivas I, II, III e IV so verdadeiras. b) Apenas as assertivas IV e V so verdadeiras. c) Apenas as assertivas III e V so verdadeiras. d) Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras.

e) Apenas as assertivas I, III e V so verdadeiras. 29 Q289758 A vigncia da norma jurdica um dos temas mais importantes do direito civil, que se relaciona com diversos outros campos do conhecimento jurdico. Dentre as alternativas abaixo, selecione a que no corresponde ao pensamento de Hans Kelsen sobre a norma jurdica (especialmente em "Teoria pura do direito"): a) "Vigncia" (estar a norma valendo) e "validade" (ser a norma vigente) so expresses sinnimas, b) A vigncia da norma jurdica no condicionada por um mnimo de eficcia (isto , o fato real de ela ser efetivamente aplicada e observada). c) Uma norma jurdica que nunca e em parte alguma aplicada e respeitada no ser considerada como norma vlida. d) A referncia da norma ao espao e ao tempo o domnio da vigncia espacial e temporal da norma. e) A norma pode valer quando o ato de vontade de que ela se constitui j no existe. 30 Q289759 Considerando a teoria do Direito Civil acerca das locues "direito objetivo" e "direito subjetivo", assinale a alternativa incorreta: a) O direito subjetivo associa-se noo de "facultas agendi". b) Visto como um conjunto de normas que a todos se dirige e a todos vincula, temos o "direito subjetivo". c) Direito subjetivo a prerrogativa de invocao da norma jurdica, pelo titular, na defesa do seu interesse. d) Visto sob o ngulo subjetivo, o direito o interesse juridicamente tutelado (Ihering). e) O direito objetivo refere-se a um conjunto de regras que impem conduta humana certa direo ou limite. Ele descreve condutas obrigatrias e comina sanes pelo comportamento diverso dessa descrio 31 Q291010 Considere que determinada lei tenha sido publicada em 25/6/2012 e passado a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois. Nessa situao, se for constatada a existncia de erro material em seu texto aps essa data, a sua correo ser considerada lei nova.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

Certo 32 Q291011

Errado

Se a lei for omissa, o juiz poder usar a equidade para decidir o caso concreto. Certo 33 Q291012 Em se tratando de repristinao, a perda da vigncia da lei revogadora restaura a lei revogada, ainda que no haja manifestao expressa. Certo 34 Q289352 Assinale a opo correta de acordo com a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro Decreto-Lei n. 4.657/1942. a) Direito adquirido o direito material ou imaterial j incorporado ao patrimnio de uma pessoa. b) Ao aplicar a lei, o magistrado poder optar entre atender ou no s exigncias do bem comum. c) A lei do pas em que a pessoa for domiciliada que determina a regra sobre os direitos de famlia; dessa forma, caso um muulmano domiciliado no Iraque venha ao Brasil para se casar com trs mulheres poder ser celebrado o casamento civil entre ele e suas trs esposas. d) vocatio legis o espao de tempo entre a data da promulgao e a entrada em vigor da lei. e) Ab-rogao e derrogao designam, respectivamente, a revogao parcial e a revogao total de uma norma. 35 Q289141 Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. Este enunciado a) verdadeiro e caracteriza derrogao legal. b) verdadeiro e caracteriza o princpio da irretroatividade legal. c) falso e caracteriza a vacncia legal. d) falso e configura a abrogao legal. e) verdadeiro e configura a regra sobre repristinao legal. 36 Q287530 No que tange s normas do Direito Brasileiro: Errado Errado

I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas trinta dias depois de oficialmente publicada. II. As correes a texto de lei j em vigor consideram- se lei nova. III. A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. IV. S autoridade judiciria brasileira compete conhecer das aes relativas a imveis de estrangeiros situados no Brasil. V. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil enquanto no homologadas pelo Superior Tribunal de Justia. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II, III e V. b) II, III e IV. c) III, IV e V. d) I, II, IV e V. e) I, II e III. 37 Q209475 Em razo da soberania estatal, pelo sistema da territorialidade, a norma jurdica brasileira aplica-se no territrio do Estado brasileiro, territrio esse que compreende o espao geogrfico onde se situa e, por extenso, as embaixadas, os consulados e os navios de guerra, onde quer que se encontrem. Certo 38 Q209547 A vigncia, uma qualidade da lei, diz respeito a sua eficcia temporal. Certo 39 Q209548 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, no h hierarquia entre as fontes formais do direito, de maneira que, mesmo havendo lei expressa a respeito da causa sob julgamento, o juiz, em vez de aplicar a lei, poder dar preferncia aplicao da analogia, dos costumes ou dos princpios gerais do direito. Certo 40 Q274282 A personalidade civil comea com o nascimento com vida, mas os direitos do nascituro esto sujeitos a uma condio resolutiva, ou seja, so Errado Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

direitos eventuais; esse conceito refere-se teoria da personalidade condicional. Certo 41 Q274283 A LINDB considerada uma lex legum, ou seja, uma norma de sobredireito. Certo 43 Q274285 A teoria da territorialidade temperada foi adotada pelo direito brasileiro. Certo 44 Q269841 Considerando o que dispe a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro bem como a interpretao de seus dispositivos, assinale a opo correta. a) Denomina-se conflito aparente o conflito normativo passvel de soluo mediante critrios hierrquicos, cronolgicos e embasados na especialidade. b) A lei nova que estabelea disposies gerais ou especiais, a par das j existentes, revoga a lei anterior. c) A possibilidade de repristinao da norma a regra geral no ordenamento jurdico ptrio. d) A ab-rogao corresponde supresso parcial de norma anterior; a derrogao, supresso total da norma. e) A declarao privada da vontade oriunda de outro pas ter eficcia no Brasil, ainda que ofenda a ordem pblica e os bons costumes locais. 45 Q258434 A Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto-lei n. 4657, de 4 de setembro de 1942, dispe, em seu artigo 3, que "Ningum se escusa de cumprir a lei alegando que no a conhece." O princpio da irrelevncia do desconhecimento da lei admite: a) a exceptio ignorantiae juris, impedindo os efeitos da lei em casos em que ficar demonstrada a sua ignorncia no negcio jurdico. b) o erro de direito para o no cumprimento do negcio, eximindo-se o interessado do cumprimento da lei. c) o erro de direito sobre o motivo do negcio, dando causa a sua anulao quando for seu Errado Errado Errado

motivo principal, no afastando o cumprimento da lei. d) a exceptio ignorantiae juris, no afastando os efeitos da lei e do negcio em casos em que ficar demonstrado o erro de direito. e) o erro de lei mas no o erro de direito, razo pela qual o negcio vlido mas a lei no de cumprimento obrigatrio. 46 Q258436 Na soluo dos casos concretos, pode o rgo julgador deparar-se com textos normativos conflitantes. A antinomia situao problemtica que impe tomada de posio que convenha soluo do conflito. A antinomia de direito interno-internacional surge em razo de conflito entre lei: a) nacional e texto normativo internacional e a soluo depende da natureza do rgo julgador. b) interna e texto normativo de pas estrangeiro e a soluo depende da natureza do rgo julgador. c) interna e texto normativo de pas estrangeiro e prevalece a norma nacional, independentemente do rgo julgador. d) nacional e texto normativo externo e a soluo determina-se a partir do rgo julgador interno. e) internacional e texto normativo externo e a soluo determina-se a partir do rgo julgador interno. 47 Q264225 Assinale a opo incorreta. Em relao aos conflitos de leis no espao, a Lei de Introduo ao Cdigo Civil estabelece os seguintes critrios: a) Em questes sobre o comeo e fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia, prevalece a lei do pas de domiclio da pessoa. b) Em questes sobre a qualificao e regulao das relaes concernentes a bens, prevalece a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio. c) Em questes envolvendo obrigaes, prevalece a lei do pas onde foram constitudas, reputando-se constituda no lugar em que residir o proponente. d) Em questes envolvendo sucesso por morte, real ou presumida, prevalece a lei do pas de domiclio do de cujus, ressalvando-se que, quanto capacidade para suceder, aplicase a lei do domiclio do herdeiro ou legatrio.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

e) Em questes envolvendo sucesso sobre bens do estrangeiro situado no Brasil, aplicarse- a lei brasileira em favor do cnjuge brasileiro e dos filhos do casal, sempre que no lhes for mais favorvel a lei do domiclio do de cujus. 48 Q249719 Publicada lei de vigncia imediata que revogou normas anteriores, houve o ajuizamento de ADI, tendo sido a referida lei declarada inconstitucional dois meses depois de sua publicao. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Para preservar a segurana das relaes, deve-se, como regra, manter a exigibilidade do ttulo fundado na lei declarada inconstitucional. b) Em razo do princpio da obrigatoriedade simultnea, a lei teve vigncia, por dois meses, em todo o territrio nacional e em outros pases. c) A declarao de inconstitucionalidade deve afetar os atos praticados durante a vigncia da lei, visto que, na hiptese, se admite, de acordo com o ordenamento nacional, repristinao. d) A declarao de inconstitucionalidade afeta a vigncia da lei assim declarada da mesma forma que opera o esgotamento do prazo nas leis temporrias. e) Dada a declarao de inconstitucionalidade, a deciso afeta os atos praticados no perodo da vacatio legis. 49 Q249778 De acordo com a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, a capacidade para suceder regulada pela lei: a) de nacionalidade do herdeiro ou legatrio. b) de domiclio do herdeiro ou legatrio. c) em que se encontra o herdeiro ou legatrio. d) de nacionalidade do de cujus. e) do ltimo domiclio do de cujus. 50 Q253715 Considerando a importncia das leis para a manuteno da ordem jurdica, assinale a opo correta. a) No que se refere aos bens, a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro estabelece que a regra para aplicao da norma em relao a bens mveis transportados a relativa situao dos bens. b) No ordenamento brasileiro, uma lei revogada pode ser repristinada, caso a lei que a tenha revogado seja declarada inconstitucional.

c) So lacunas do direito: a normativa, a ontolgica, a axiolgica e a antinmica. d) Contrato celebrado em territrio ficto no ser regulado pela norma jurdica brasileira, mas pela lei do pas onde o contrato tenha sido realizado. e) Em caso de conflito de norma especial anterior e norma geral posterior, prevalecer, pelo critrio hierrquico, a primeira norma. 51 Q259252 A partir da revogao originada pelo novo Cdigo Civil, correto afirmar que ocorreu abrogao com relao ao Cdigo Civil de 1916. Certo 52 Q260649 Assinale a opo correta de acordo com a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (LINDB). a) Correes de texto de lei j em vigor no se consideram lei nova. b) De acordo com o princpio da obrigatoriedade, a lei que no se destina a viger apenas temporariamente, vigorar at que outra a modifique ou revogue. c) A LINDB prev expressamente, no caso de a lei ser omissa, o emprego da equidade, da analogia, dos costumes e dos princpios gerais do direito pelo juiz incumbido de decidir a respeito do caso concreto. d) A analogia no pode ser utilizada para se proceder colmatao de lacunas. e) Denomina-se caso julgado a deciso judicial da qual no caiba mais recurso. 53 Q260613 Assinale a opo correta a respeito da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro. a) A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro rege-se pela lei que vigorar nesse pas, devendo ser admitida pelos tribunais brasileiros ainda que seja prova que a lei brasileira desconhea. b) O regime de bens convencional obedece lei do pas em que tiverem os nubentes domiclio, e, se este for diverso, a do primeiro domiclio conjugal. c) A lei brasileira s se aplica nos limites do territrio nacional, pois no h como impor sua obrigatoriedade a outros pases. d) Ainda que tenha vigncia por prazo certo e determinado, a lei vigorar at que outra a modifique ou revogue. Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

e) A lei do pas em que nasceu a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, independentemente de a pessoa fixar domiclio nesse pas. 54 Q255000 A interpretao sistemtica de uma norma implica a adequao da lei ao contexto da sociedade e aos fatos sociais. Certo 55 Q255001 Sentena proferida no estrangeiro gera efeitos no territrio brasileiro to logo seja aprovada pelo Ministrio das Relaes Exteriores. Certo 56 Q255002 A vacatio legis de uma lei, em regra, de um ano, a contar da publicao da norma. Certo 57 Q255003 As obrigaes pertinentes a contrato celebrado em territrio ficto brasileiro regem-se pelas normas brasileiras. Certo 58 Q255103 Com base no que dispe a Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro, julgue os itens que se seguem. Integrao normativa consiste na obrigatoriedade de o juiz furtar-se deciso quando a lei for omissa. Certo 59 Q255104 Com base no que dispe a Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro, julgue os itens que se seguem. Uma lei entrar em vigor no pas quarenta e cinco dias aps sua publicao em dirio oficial, salvo disposio em contrrio. Nos estados estrangeiros, quando admitida, a lei entrar em vigor seis meses aps sua publicao oficial. Certo 60 Q255105 Errado Errado Errado Errado Errado Errado

Com base no que dispe a Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro, julgue os itens que se seguem. O ato jurdico perfeito promove a imutabilidade da situao jurdica que, de boa-f, tenha sido realizada na vigncia de uma lei, ainda que a edio de nova lei a revogue. Certo 61 Q249593 Considerando as regras de introduo s normas do direito brasileiro e os direitos do nascituro, assinale a opo correta. a) Segundo as regras legais brasileiras, permitese ao julgador o non liquet, nos casos de lacunas ou obscuridade da norma. b) O Cdigo Civil no admite a doao feita ao nascituro, apesar de lhe assegurar o status de pessoa humana. c) Como o Cdigo Civil exige o nascimento com vida para a aquisio da personalidade civil, o nascituro no tem direito a indenizao por danos morais pela morte do pai. d) O efeito repristinatrio no automtico. Apenas excepcionalmente a lei revogada voltar a viger quando a lei revogadora for declarada inconstitucional ou quando for concedida a suspenso cautelar da eficcia da norma impugnada. e) De acordo com a lei brasileira, o itinerante tem como domiclio presumido o local de moradia de seus pais ou de seu curador ou tutor. 62 Q249529 Assinale a opo incorreta. a) A qualificao dos bens mveis ou imveis e das relaes jurdicas a eles concernentes regese pelo princpio da territorialidade, ou seja, pela lex rei sitae, sendo que a dos mveis sem localizao permanente e a do penhor regula-se pela lei domiciliar de seu titular, seja ele proprietrio ou possuidor. b) Os incapazes tm por domiclio o de seus representantes legais. c) A validade extrnseca do testamento rege-se pela lex domicilii do de cujus e a intrnseca pela lex loci actus. d) A forma extrnseca dos atos e negcios jurdicos segue a locus regit actum, exceto nos executados no territrio nacional, aos quais se aplica a lex loci solutionis, quanto aos requisitos intrnsecos, exigindo-se o respeito forma essencial requerida pela lei brasileira. Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

e) A sucesso por morte ou ausncia segue a lex domicilii do falecido ou desaparecido, vigente ao tempo de sua morte, pouco importando a sua nacionalidade, a natureza e a situao dos bens e a lei pessoal de seus herdeiros. 63 Q248797 As regras estabelecidas na Constituio Federal e na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, a respeito do direito intertemporal: a) preservam a coisa julgada dos efeitos da lei nova, mas no o direito adquirido, nem o ato jurdico perfeito. b) permitem sempre a prevalncia das normas de ordem pblica, em relao ao direito adquirido. c) estabelecem a coexistncia da regra do efeito imediato da lei com a vedao de ela prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. d) no admitem em qualquer hiptese lei com efeito retroativo. e) impedem o efeito imediato da lei, apenas para no atingir o ato jurdico perfeito. 64 Q243124 A propsito do incio da vigncia da lei, todas as afirmativas abaixo so verdadeiras, exceto. a) A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral. b) Salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o territrio nacional quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. c) As emendas ou correes lei que j tenha entrado em vigor no sero consideradas lei nova. d) Se, durante a vacatio legis, vier a lei a ser corrigida em seu texto, que contm erros materiais ou falhas de ortografia, ensejando nova publicao, os prazos mencionados nos itens anteriores comeam a correr da data da nova publicao. e) Nos estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, inicia-se trs meses depois de oficialmente publicada. 65 Q243125 Assinale a opo incorreta sobre as formas de revogao da lei.

a) A revogao expressa , algumas vezes, singular, taxativa e refere-se especialmente disposio abolida. b) A derrogao ocorre quando a nova lei regula toda a matria, que era regulada pela lei precedente, caso em que a revogao desta sempre total. c) A revogao tcita, que tambm chamada de indireta, pode verificar-se de dois modos diversos, um deles ocorre quando a lei nova encerra disposies incompatveis com as da anterior, podendo a revogao ser parcial. d) A revogao expressa pode tambm ser geral, compreensiva e aplicar-se a todas as disposies contrrias, sem individualizao. e) A sucessiva ab-rogao de uma lei, que abrogou outra anterior, no faz ressurgir a anterior, nem mesmo no caso em que no tenha sido promulgada outra lei nova. 66 Q241325 Dispe a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro que a obrigao resultante do contrato reputa-se constituda no lugar em que residir o proponente (art. 9, 2) e o Cdigo Civil que reputar-se- celebrado o contrato no lugar em que for proposto (art. 435). Neste caso, a) ambas as disposies legais se acham em vigor e no se contradizem. b) o Cdigo Civil foi revogado nessa disposio pela Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro. c) aquela regra estabelecida na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro foi revogada pelo Cdigo Civil. d) ambas as disposies se revogam reciprocamente. e) tendo o juiz dvida sobre qual das normas legais deve aplicar, possui a faculdade de considerar revogada qualquer das duas regras, aplicando a outra. 67 Q239301 I Salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. No cmputo da vacatio legis inclui-se o dia da publicao oficial (dies a quo) e exclui-se o dia em que se vence o prazo (dies ad quem). Contudo, na hiptese do dies ad quem cair em domingo ou feriado nacional, considera-se prorrogado o prazo da vacatio legis at o dia til seguinte. II Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia seis

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

meses depois de oficialmente publicada. Neste contexto, a lei brasileira, independentemente de conter expressa estipulao de prazo superior a seis meses para sua entrada em vigor no Brasil, passar a ter vigncia no estrangeiro logo aps o decurso deste prazo, contado da sua publicao no Dirio Oficial. III A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. Trata-se de disposio contida no Decreto Lei n. 4.657/42 que reflete a insero do princpio domiciliar como elemento de conexo para determinar a lei aplicvel, em especial ao estrangeiro aqui domiciliado. IV Segundo o disposto na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, o estrangeiro casado, que se naturalizar brasileiro, pode, mediante expressa anuncia de seu cnjuge, requerer ao juiz, no ato de entrega do decreto de naturalizao, se apostile ao mesmo a adoo do regime de comunho parcial de bens, respeitados os direitos de terceiros e dada esta adoo ao competente registro. V Segundo o Decreto Lei n. 4.657/42, os Governos estrangeiros, bem como as organizaes de qualquer natureza, que eles tenham constitudo, dirijam ou hajam investido de funes pblicas, no podero adquirir no Brasil bens imveis ou suscetveis de desapropriao. Excepcionalmente, podero adquirir a propriedade dos prdios necessrios sede dos representantes diplomticos ou dos agentes consulares. a) Apenas as assertivas I, II, III e IV esto corretas. b) Apenas as assertivas III, IV e V esto corretas. c) Apenas as assertivas II e V esto corretas. d) Apenas as assertivas III e IV esto corretas. e) Todas as assertivas esto corretas. 68 Q240535 Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia, depois de oficialmente publicada, em: a) trs meses. b) noventa dias. c) um ms. d) trinta dias. e) quarenta e cinco dias. 69 Q236869

Sobre a eficcia da lei, considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: I As correes a texto de lei j em vigor considera-se mera retificao do texto anterior. II A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. III A lei revogada, salvo disposio em contrrio, restaura-se imediatamente quando a lei revogadora perde a sua vigncia. IV A lei do pas onde nasceu a pessoa que determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. V Com o objetivo de evitar conflitos que podem surgir em razo da aplicao da nova lei, o legislador pode inserir, no prprio texto do novo diploma legal, as disposies que tero vigncia temporria. a) apenas a assertiva III est correta; b) apenas a assertiva I est correta; c) apenas as assertivas II e V esto corretas; d) apenas as assertivas I e IV esto corretas; e) apenas as assertivas II e III esto corretas. 70 Q233431 O fato de um juiz, transcendendo a letra da lei, utilizar de raciocnio para fixar o alcance e a extenso da norma a partir de motivaes polticas, histricas e ideolgicas caracteriza o exerccio da interpretao: a) teleolgica. b) sistemtica. c) histrica. d) lgica. e) doutrinria. 71 Q235479 Considerando o que dispe a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro acerca da aplicao da lei no tempo e no espao, julgue o item abaixo. Para qualificar os bens mveis e imveis, bem como para regular as relaes a eles concernentes, aplicvel a lei do pas em que estiver domiciliado o proprietrio. Certo 72 Q231613 Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei de Introduo s normas do Direito brasileiro: Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

I. As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. II. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revoga a lei anterior. III. A lei do domiclio do herdeiro ou legatrio regula a capacidade para suceder. IV. Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. Est correto o que consta APENAS em a) I e III. b) I, III e IV. c) III e IV. d) II e IV. e) I, II e IV. 73 Q221346 NO se destinando a vigncia temporria, a lei a) ter vigor at que outra a modifique ou revogue. b) vigorar enquanto no cair em desuso. c) s poder ser revogada pela supervenincia de nova ordem constitucional. d) somente vigorar, at que outra lei expressamente a revogue. e) no poder ser revogada. 74 Q221617 Assinale a alternativa correta, aps a anlise das afirmativas a seguir: I A Lei de Introduo ao Cdigo Civil - LICC estabelece que a lei posterior revoga a anterior, quando incompatvel, ou quando expressamente assim o declarar, ou quando regular integralmente a matria. II O fato de o nascituro ter proteo legal no deve levar a imaginar que ele tenha personalidade, tal como a concebe o ordenamento jurdico. O fato de ele ter capacidade para alguns atos no significa que o ordenamento jurdico lhe tenha atribudo personalidade. III - So absolutamente incapazes os menores de dezesseis anos, sendo eles detentores apenas de capacidade de direito, sem capacidade de fato. Esses menores no podem praticar, por si mesmos, os atos da vida civil, seno quando representados legalmente por me, pai, ou tutor, conforme o caso. Os atos praticados pelos menores de dezesseis anos sozinhos so nulos. Os deficientes mentais que no tm o necessrio discernimento para a prtica de atos tambm podem ser considerados absolutamente incapazes, ou

relativamente (no caso de terem o discernimento reduzido); em ambos os casos, as pessoas com deficincia devem ser sujeitas a processo de interdio. IV - No que tange aos toxicmanos, aquele cujo discernimento reduzido, ou tolhido por abuso de bebidas ou entorpecentes, o direito no aceita os chamados lcidos intervalos e, aps a interdio, estaro sujeitos incapacidade absoluta. V - A senilidade pode ser motivo, por si s, de incapacidade. a) Somente as afirmativas I e II esto corretas. b) Somente as afirmativas II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 75 Q204997

Considerando as ideias do texto acima e os dispositivos da LICC, assinale a opo correta. a) Em caso de lacunas, a LICC estabelece mecanismos de integrao de normas, tais como a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. b) Na interpretao sociolgica da norma, o aplicador examina cada termo do texto normativo, isolada ou sintaticamente, atendendo pontuao, colocao de vocbulos e origem etimolgica das palavras. c) Na aplicao da norma, observa-se a existncia do critrio de subsuno quando, ao aplicar a norma ao caso, o juiz no encontra norma que lhe seja aplicvel. d) A ab-rogao torna sem efeito uma parte da lei. 76 Q205106 A cincia da interpretao normativa tem por objetivo descobrir o sentido e o alcance das normas jurdicas. Nesse contexto, a interpretao autntica da lei realizada: a) pela doutrina. b) pela prolao de uma deciso judicial. c) pelo legislador. d) pela jurisprudncia. 77 Q205107

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

Acerca do que dispe a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, assinale a opo correta. a) O direito adquirido aquele que foi definitivamente incorporado ao patrimnio de seu titular, seja por se ter realizado o termo preestabelecido, seja por se ter implementado a condio necessria. b) A lei nova que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes revoga a lei anterior, ainda que no o declare expressamente. c) A analogia e a interpretao extensiva so institutos jurdicos idnticos. d) Em qualquer situao, possvel a utilizao dos costumes contra legem como instrumento de integrao do ordenamento jurdico. 78 Q214128 Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso com o emprego da: a) analogia, dos costumes e dos princpios gerais do direito. b) equidade em quaisquer casos, dos costumes e dos princpios gerais do direito. c) analogia, da equidade e dos costumes, apenas. d) interpretao, dos costumes, da equidade e dos princpios gerais do direito. e) interpretao, da analogia e dos princpios gerais do direito. 79 Q212220 So fontes do Direito: a) a tica, a moral, a religio, a lei e a analogia. b) a lei, a jurisprudncia, a sano, a coao e a coero. c) a poltica, os costumes, os fatos, os atos normativos e administrativos. d) a lei, os costumes, a analogia, a doutrina e a jurisprudncia. 81 Q202540 Dadas as assertivas abaixo, I. A lei geral posterior somente revoga a lei especial quando expressamente o declarar. II. Respristinao quando uma lei, que fora revogada, volta a viger por determinao expressa de uma nova lei. III. Se a Lei n 20.000 for oficialmente publicada em 24/10/2011, ela comear a vigorar em todo pas em 24/12/2011, salvo disposio em contrrio. IV. A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da

personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. esto corretas a) II e IV. b) I e III. c) II e III. d) I e II. e) III e IV. 82 Q204017 Desempenhando diferentes funes, classificase o costume, conforme seu contedo, do seguinte modo: I. praeter legem. II. secundum legem. III. contra legem. Sobre eles, correto afirmar que o primeiro a) exerce funo supletiva; o segundo interpretativo; e o terceiro no admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrnicas ou injustas. b) no admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrnicas ou injustas; o segundo interpretativo; e o terceiro exerce funo supletiva. c) interpretativo; o segundo exerce funo supletiva; e o terceiro no admitido pelo sistema, todavia pode induzir o legislador a modificar leis anacrnicas ou injustas. d) no admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrnicas ou injustas; o segundo exerce funo supletiva; e o terceiro interpretativo. e) interpretativo; o segundo no admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrnicas ou injustas; e o terceiro exerce funo supletiva. 83 Q202441 correto afirmar que, a) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada. b) nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada. c) se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de incio de sua vigncia comear a correr da data da primeira publicao. d) no se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

e) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, sempre revoga a anterior. 84 Q100152 A lei nova que estabelecer disposies gerais ou especiais a par das j existentes revogar as leis especiais anteriores sobre a mesma matria s quais expressamente se referiu. Certo 85 Q100153 A analogia uma das tcnicas empregadas para a interpretao das leis, segundo a qual o juiz, ao aplicar a lei no caso concreto, declarar o exato sentido da lei. Por isso, decidir por analogia significa dizer que a deciso da causa foi idntica quela aplicada a outros litgios iguais. Certo 86 Q201170 Suponha que tenha sido publicada no Dirio Oficial da Unio, do dia 26 de abril de 2011 (tera-feira), uma lei federal, com o seguinte teor: Lei GTI, de 25 de abril de 2011. Define o alcance dos direitos da personalidade previstos no Cdigo Civil. O Presidente da Repblica Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1: Os direitos da personalidade previstos no Cdigo Civil aplicveis aos nascituros so estendidos aos embries laboratoriais (in vitro), ainda no implantados no corpo humano. Art. 2: Esta lei entra em vigor no prazo de 45 dias. Braslia, 25 de abril 2011, 190 da Independncia da Repblica e 123 da Repblica. Ante a situao hipottica descrita e considerando as regras sobre a forma de contagem do perodo de vacncia e a data em que a lei entrar em vigor, correto afirmar que a contagem do prazo para entrada em vigor de lei que contenha perodo de vacncia se d: a) pela excluso da data de publicao da lei e a incluso do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral, que na situao descrita ser o dia 13/06/2011. Errado Errado

b) pela incluso da data de publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral, passando a vigorar no dia 10/06/2011. c) pela incluso da data de publicao e excluso do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia 09/06/2011. d) pela excluso da data de publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia 11/06/2011. 87 Q202025 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro (Decreto-Lei no 4.657, de 04/09/1942 e modificaes posteriores): a) o penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa em cuja posse se encontre a coisa apenhada. b) o conhecimento da lei estrangeira dever do magistrado sendo defeso ao juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia. c) reputa-se ato jurdico perfeito o ato que estiver de acordo com as regras, costumes e princpios gerais de direito vigentes em uma comunidade. d) chama-se coisa julgada a pretenso constante de ao judicial j julgada por sentena passvel de recurso. e) a lei do pas em que a pessoa tiver nascido determina as regras sobre os direitos de famlia. 88 Q198458 Constitui, dentre outros, requisito para execuo no Brasil de sentena proferida no estrangeiro: a) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessrias para a execuo de acordo com a lei brasileira, ainda que assim no esteja no lugar em que foi proferida. b) terem sido as partes citadas e no ter ocorrido revelia. c) ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal, aps parecer favorvel do ProcuradorGeral da Repblica. d) haver sido proferida por juiz competente. e) estar traduzida por intrprete do pas de origem ou pelo advogado que representar o requerente. 89 Q200951 Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I A Lei de Introduo ao Cdigo Civil no adotou o princpio da vigncia sincrnica, segundo o qual a lei entrar em vigor a um s tempo em todo o pas.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

II No se aplicar o critrio lei especial revoga a geral, caso se constate a coexistncia pacfica e compatibilidade entre ambas as norm as. III Sendo o caso de aplicao de lei aliengena, dever ser averiguada, para tanto, se no incidir em ofensa soberania nacional, ordem pblica ou aos bons costumes. a) Apenas os itens I e II esto corretos. b) Apenas os itens II e III esto corretos. c) Apenas os itens I e III esto incorretos. d) Todos os itens esto corretos. 90 Q197547 Na lacuna da lei, o juiz a) decidir com base na analogia, nos costumes e nos princpios gerais de direito. b) decidir com base na equidade e na jurisprudncia. c) decidir o caso apenas se houver precedentes judiciais vinculantes dos tribunais superiores. d) arbitrar a soluo que lhe parecer mais justa, de forma motivada. e) poder escusar-se de proferir deciso. 91 Q126679 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, correto afirmar que a) a sucesso por morte obedece lei do pas em que estiverem situados os bens deixados pelo falecido. b) reger os casos de invalidade do matrimnio, tendo os nubentes domiclios diversos, a lei do domiclio do marido. c) chama-se coisa julgada o ato j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. d) a lei comea a vigorar em todo o pas, salvo disposio contrria, na data de sua publicao. e) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a anterior. 92 Q161399 O servidor X contava treze (13) anos de servio pblico estadual, quando entrou em vigor nova lei, que aboliu adicionais sobre os vencimentos a cada cinco (05) anos de servio. Neste caso, X a) manter sem seu patrimnio o equivalente aos dois (02) adicionais pelos dez (10) anos completos e mais 30% (trinta por cento) do

adicional pelo perodo seguinte de cinco (05) anos que estava em curso. b) a partir da nova lei, perder os adicionais que havia conquistado, pois s tem direito adquirido queles vencidos, que, eventualmente, estivessem pendentes de pagamento. c) continuar adquirindo o direito aos adicionais a cada cinco (05) anos de servio, que se completarem. d) adquirir apenas mais um adicional, quando se completar o terceiro perodo de cinco (05) anos. e) manter em seu patrimnio dois (02) adicionais, mas no obter o terceiro. 93 Q147743 No dia 2 de janeiro, foi publicada, no Dirio Oficial da Unio, a Lei A, determinando que ser considerada entidade familiar a unio estvel entre pessoas do mesmo sexo, desde que reconhecida e declarada judicialmente pelo juiz competente. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Se no houver estipulao quanto data de vigncia da Lei A, ela entrar em vigor na data de publicao nos locais em que houver Dirio Oficial e quarenta e cinco dias aps nas demais localidades. b) Eventual unio estvel mantida entre brasileiros do mesmo sexo residentes nos Estados Unidos da Amrica ser alcanada pela Lei A somente aps 3 meses de sua publicao oficial no Brasil. c) Caso no haja pedido judicial algum de reconhecimento de unio estvel de pessoas do mesmo sexo, durante longo perodo de tempo, ocorrer o fenmeno da caducidade da lei. d) Se, aps cinco anos de vigncia, a Lei A for expressamente revogada pela Lei B, haver desconstituio de todos os atos que reconheceram a unio estvel entre pessoas do mesmo sexo. e) Se for publicada Lei B, estipulando normas especiais a par das j existentes, no haver revogao da Lei A, mas apenas a sua modificao. 94 Q177288 A lei brasileira comea a vigorar em todo o pas no prazo nela descrito e, no seu silncio, em quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. A esse respeito, assinale as afirmativas a seguir:

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

I. A lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue, no se admitindo, portanto, leis destinadas vigncia temporria. II. A lei revogada por outra que com ela se tornou incompatvel dever ser restaurada, caso a lei revogadora perca vigncia. III. A lei brasileira entrar em vigor nos Estados estrangeiros que a admitam em trs meses depois de oficialmente publicada. Assinale a) se somente a afirmativa III estiver correta. b) se nenhuma afirmativa estiver correta. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se somente a afirmativa II estiver correta. 95 Q95041 A respeito da Lei X, publicada no dia 1. de junho de 2009, assinale a opo correta. a) Caso falte o texto para algum dispositivo da Lei X, o juiz poder corrigi-la por processo interpretativo. b) Se houver omisso na Lei X, o juiz dever decidir de acordo com os fins sociais a que ela se dirige. c) Eventual correo de texto da Lei X ser considerada lei nova, se aquela j estiver em vigor. d) Se a Lei X estabelecer disposies a par das j estabelecidas pela Lei Y, haver a revogao desta. e) Caso a Lei X derrogue a Lei Z, esta perder a sua vigncia. 96 Q95684 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, as organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes, obedecem lei do Estado em que se constiturem. Certo 97 Q144299 Sobre a eficcia espacial e temporal da lei, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. o que se convencionou chamar de vacatio legis. Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo comear a correr da nova publicao, Errado

mas as correes a texto de lei j em vigor consideram-se meras retificaes, sem necessidade de vacatio legis. II. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior, mas a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. III. Quando a lei revogadora perde a sua vigncia, a lei revogada , em regra, restaurada. IV. A lei do pas em que a pessoa houver nascido determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. V. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. a) Somente uma afirmativa est correta. b) Somente duas afirmativas esto corretas. c) Somente trs afirmativas esto corretas. d) Somente quatro afirmativas esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 98 Q164691 Marque a alternativa FALSA: a) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. b) A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. c) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revoga e modifica a lei anterior. d) Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. 99 Q156908 A respeito da vigncia, aplicao, eficcia e interpretao da lei, assinale a opo correta. a) A derrogao torna sem efeito uma parte de determinada norma, no perdendo esta a sua vigncia. b) A interpretao da norma presta-se a preencher as lacunas existentes no sistema normativo. c) O regime de bens obedece lei do pas em que for celebrado o casamento.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

d) Em regra, caso a lei revogadora venha a perder a vigncia, restaura-se a lei revogada. 100 Q142762 luz das disposies legais e da jurisprudncia acerca da vigncia e da eficcia da lei, assinale a opo correta. a) A norma declarada inconstitucional nula ab origine e, em regra, no se revela apta produo de efeito algum, sequer o de revogar a norma anterior, que volta a viger plenamente nesse caso. b) As regras de direito intertemporal, segundo as quais as obrigaes devem ser regidas pela lei vigente ao tempo em que se constituram, no so aplicveis quando a obrigao tiver base extracontratual. c) O fato de, antes da entrada em vigor de determinada lei, haver nova publicao de seu texto para simples correo no capaz, por si s, de alterar o prazo inicial de vigncia dessa lei. d) Como, em regra, a lei vigora at que outra a modifique ou revogue, lei nova que estabelea disposies especiais a par das j existentes revoga ou modifica a lei anterior. e) A repristinao ocorre com a revogao da lei revogadora e, salvo disposio em contrrio, amplamente admitida no sistema normativo ptrio. 101 Q142768 Com relao aos institutos da interpretao e da integrao da lei, assinale a opo correta. a) Segundo a doutrina, os princpios gerais do direito expressam-se nas mximas jurdicas, nos adgios ou brocardos, sendo todas essas expresses frmulas concisas que representam experincia secular, com valor jurdico prprio. b) A interpretao histrica tem por objetivo adaptar o sentido ou a finalidade da norma s novas exigncias sociais, em ateno s demandas do bem comum. c) Implcito no sistema jurdico civil, o princpio segundo o qual ningum pode transferir mais direitos do que tem compreendido como princpio geral de direito, podendo ser utilizado como meio de integrao das normas jurdicas. d) No direito civil, no h doutrina que admita a hierarquia na utilizao dos mecanismos de integrao das normas jurdicas constantes no Cdigo Civil. e) No h distino entre analogia legis e analogia juris, uma vez que ambas se fundamentam em um conjunto de normas para

a obteno de elementos que permitam sua aplicao em casos concretos. 103 Q99128

Considerando a notcia acima e a legislao civil brasileira, julgue os itens a seguir. Se o cientista em questo fosse de nacionalidade brasileira, porm domiciliado na Alemanha, as regras relativas ao princpio e trmino de sua personalidade jurdica seriam as contidas no direito alemo. Certo 104 Q99131 Errado

Considere-se que, desconhecendo essa inusitada lei, um cidado brasileiro tenha ido pescar com amigos no mencionado estado americano e acabou por embebedar algumas trutas. Descoberto o fato pelas autoridades locais, ele foi condenado ao pagamento de multa de dez mil dlares. O processo correu revelia, pois, a essa altura, o ru j havia retornado ao Brasil. Considerando a situao hipottica descrita, julgue os prximos itens. A sentena mencionada poder ser executada no Brasil desde que atenda a certos requisitos, entre eles, haver sido homologada pelo STF e estar traduzida por especialista devidamente autorizado. Certo 105 Q107408 Com base no que dispe a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, julgue os itens que se seguem. O magistrado, deparando-se com a ausncia de norma aplicvel ao caso concreto que esteja julgando, deve suspender o julgamento e solicitar ao Poder Legislativo a edio de lei sobre a matria. Certo 106 Q107409 Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

Com base no que dispe a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, julgue os itens que se seguem. Em regra, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. Certo 107 Q120514 correto afirmar que afirmar que as leis a) que os Governos Estaduais elaborem por autorizao do Governo Federal, dependem da aprovao deste e comeam a vigorar no prazo que a legislao estadual fixar. b) de vigncia temporria permanecero em vigor at que outras as modifiquem ou revoguem. c) revogadas se restauram por ter a lei revogadora perdido a vigncia, salvo disposio em contrrio. d) que estabeleam disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revogam ou modificam as leis anteriores. e) quando admitidas nos Estados estrangeiros, sero obrigatrias trs meses depois de oficialmente publicadas. 108 Q118783 Assinale a alternativa correta: a) Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso somente de acordo com a analogia. b) Segundo a Lei de Introduo s Normas de Direito Brasileiro, a lei comea a vigorar em todo o pas 60 (sessenta) dias depois de oficialmente publicada. c) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. d) O casamento de estrangeiro no poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes. 109 Q119634 Assinale a alternativa correta: a) O processo de criao da lei passa por duas fases: da elaborao e da publicao. b) No conhecendo a lei estrangeira, no poder o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia. c) So consideradas fontes formais do direito somente a lei e a analogia. d) A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Errado

110 Q122364 Um casal de srios, no momento residentes no Brasil, casa-se na Sria, silenciando quanto ao regime de casamento a ser adotado. Durante a constncia da unio houve aquisio de patrimnio imobilirio, sendo que aps alguns anos houve sua ruptura, com o consequente divrcio e partilha de bens. Alega o marido que, por serem srios aplica-se a lei sria, em que a mulher teria direito a 1/6. Analisando a questo, apenas com os elementos dados, responda o posicionamento correto. a) Apesar de o casamento ter sido realizado por estrangeiros, no caso concreto, o domiclio do casal est estabelecido no Brasil, devendo aplicar-se a legislao brasileira quanto ao regime legal de bens. b) O regime de bens estabelecido na lei sria somente ter vigncia se comprovado o registro do casamento perante a autoridade diplomtica ou consular sria, provando-se o regime de bens ento adotado. c) Em se tratando de cnjuges estrangeiros, mesmo que seja celebrado no Brasil, vigorar o regime de casamento srio, se um dos cnjuges tiver residncia estabelecida naquele pas. d) A lei brasileira no faz distino entre a nacionalidade dos nubentes quanto s condies para a realizao de um casamento realizado no Brasil ou no exterior, devendo obedecer aos mesmos requisitos. e) Se o casamento tivesse sido celebrado no Brasil, seria aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes, s formalidades da celebrao e ao regime de bens, independentemente do domiclio. 111 Q121279 Assinale a alternativa incorreta. a) O casamento de franceses, no Brasil, poder ser realizado no Consulado da Frana. b) Alemo residente no Brasil poder casar-se com noiva brasileira perante a Autoridade Consular Alem estabelecida no Brasil, regendo-se o casamento pelas leis brasileiras. c) Casal de brasileiros, residindo no exterior, poder casar-se perante a Autoridade Consular brasileira. d) A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre comeo e o fim da personalidade, nome, capacidade e os direitos de famlia. 112 Q117037

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

Sobre a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, que, na verdade, uma metanorma, j que perpassa e instrui todo o sistema jurdico, correto afirmar: a) A sucesso de bens de estrangeiros situados no Brasil ser regulada pela lei brasileira, vedada em qualquer hiptese a aplicao da lei pessoal do de cujus. b) No direito brasileiro, amplamente reconhecida a repristinao, independentemente de previso expressa. c) Caso ocorra nova publicao do texto da lei (visando a sua correo), antes que tenha entrado em vigor, o prazo comear a correr da nova publicao. d) A vacatio legis, salvo expressa previso em contrrio, de 90 (noventa) dias. 113 Q98734 Considerando as aluses equidade pelo ordenamento jurdico brasileiro, revela-se importante identificar a posio dessa figura em face do quadro das fontes do direito. A respeito dessa relao, correto afirmar que a equidade: a) no se revela como fonte do direito, pois a autorizao de seu emprego apenas permite ao juiz criar normas para o caso concreto com base em preceitos de justia. b) no se revela como fonte do direito, pois a autorizao de seu emprego apenas permite ao juiz aplicar ao caso concreto normas gerais de justia previamente positivadas no ordenamento. c) no se revela como fonte do direito, pois a autorizao de seu emprego apenas permite ao juiz buscar uma melhor compreenso hermenutica das normas particulares que se aplicam ao caso concreto. d) se revela como fonte do direito, pois ela se compe de um conjunto de valores e normas preexistentes ao ordenamento positivo, os quais incidiro sempre que autorizadas por este. e) se revela como fonte do direito, pois ela prescreve parmetros para a deciso judicial que no se apoiam nas normas positivadas no ordenamento. 114 Q98735 Podem-se encontrar diversos argumentos para justificar a aplicao da analogia no direito, entre os quais a busca pela vontade do legislador ou a imperiosa aplicao da igualdade jurdica, demandando-se solues semelhantes para casos semelhantes. Com referncia a essa aplicao, correto afirmar que:

a) a analogia tem como principal funo descobrir o sentido e o alcance das normas jurdicas. b) a analogia legis se caracteriza por recorrer sntese de um complexo de princpios jurdicos. c) a analogia juris ocorre quando se formula regra nova, semelhante a outra j existente. d) a analogia pressupe que casos anlogos sejam estabelecidos em face de normas anlogas, mas no dspares. e) a analogia afasta a criao de regra nova, mas exige interpretao extensiva de regras j existentes. 115 Q111302 Joo ajuizou ao de cobrana contra Jos, com base em lei vigente na poca do negcio jurdico que gerou a correspondente obrigao, e obteve ganho de causa. A sentena transitou em julgado no dia 18 de maio de 2008. No dia 18 de abril de 2010, foi publicada outra lei, que expressamente revogou a lei vigente na poca do negcio jurdico que gerou a obrigao. Nesse caso, a) a lei nova no ser aplicada relao jurdica entre Joo e Jos, porque violaria o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. b) a lei nova ser aplicada relao jurdica entre Joo e Jos, porque no ocorreu a coisa julgada, nem o ato jurdico perfeito. c) a lei nova no ser aplicada relao jurdica entre Joo e Jos, porque, embora no caracterizado o ato jurdico perfeito, ocorreu a coisa julgada. d) a lei nova no ser aplicada relao jurdica entre Joo e Jos, porque, embora no tenha ocorrido a coisa julgada, ficou caracterizado o ato jurdico perfeito. e) a lei nova ser aplicada relao jurdica entre Joo e Jos, porque a lei nova foi publicada antes do prazo de dois anos da data do trnsito em julgado da sentena que decidiu a relao jurdica. 116 Q100817 A Lei A, de vigncia temporria, revoga expressamente a Lei B. Tendo a lei revogadora perdido a vigncia, certo que: a) a lei revogada automaticamente restaurada, j que a lei revogadora temporria, e, os seus efeitos estavam apenas suspensos. b) a lei revogada automaticamente restaurada, j que no se pode ficar sem lei. c) a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia, porque no admitido o princpio da comorincia.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

d) a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia, salvo disposio expressa neste sentido. e) como no existe lei de vigncia temporria, a revogao da anterior nunca teria acontecido. 117 Q101722 Um estrangeiro, sem domiclio no Brasil, casado com duas mulheres, prtica admitida no pas onde domiciliado. Em 2004, ele passou frias com sua famlia no Brasil, ocasio em que uma de suas esposas teve um filho, que nasceu no Rio de Janeiro, em 18/2/2004. No perodo em que esteve no Brasil, ele comprou dois terrenos, um em Angra dos Reis RJ e outro em Porto Seguro BA. Antes de retornar ao pas de origem, no dia 2 de maro, vendeu o terreno em Porto Seguro. Em outubro de 2004, o referido estrangeiro faleceu. Com relao ao caso hipottico acima e observando o que determina a Lei de Introduo ao Cdigo Civil quanto aplicao da lei no espao, julgue os itens que se seguem. O casamento do estrangeiro mencionado com as duas mulheres no reconhecido no Brasil, pois as regras sobre direito de famlia so determinadas pela lei brasileira em relao s pessoas que se encontrem no Brasil, ainda que estas no tenham domiclio no Brasil. Certo 118 Q101723 Um estrangeiro, sem domiclio no Brasil, casado com duas mulheres, prtica admitida no pas onde domiciliado. Em 2004, ele passou frias com sua famlia no Brasil, ocasio em que uma de suas esposas teve um filho, que nasceu no Rio de Janeiro, em 18/2/2004. No perodo em que esteve no Brasil, ele comprou dois terrenos, um em Angra dos Reis RJ e outro em Porto Seguro BA. Antes de retornar ao pas de origem, no dia 2 de maro, vendeu o terreno em Porto Seguro. Em outubro de 2004, o referido estrangeiro faleceu. Com relao ao caso hipottico acima e observando o que determina a Lei de Introduo ao Cdigo Civil quanto aplicao da lei no espao, julgue os itens que se seguem. A sucesso do terreno de Angra dos Reis regulamentada pela lei do pas de domiclio do estrangeiro morto. Porm, como este tem um filho que nasceu no Brasil, caso a lei brasileira seja mais benfica ao herdeiro brasileiro, esta Errado

dever ser aplicada em benefcio do herdeiro brasileiro. Certo 119 Q101277 Acerca da vigncia, aplicao e interpretao da lei, assinale a opo incorreta. a) Repristinar uma lei dar-lhe nova vigncia, ou seja, uma lei que fora revogada volta a viger por determinao expressa de uma nova lei. b) O intervalo entre a data da publicao da lei e a de sua entrada em vigor chama-se vacatio legis. c) A lei posterior revoga a anterior quando com ela incompatvel ou quando disciplina inteiramente a matria por ela tratada. d) Para que uma lei seja interpretada de maneira sistemtica h que se examinar a sua relao com as demais leis que integram o ordenamento jurdico. e) A irretroatividade da lei um princpio constitucional absoluto. A lei nova no pode retroagir e a sua aplicao e seus efeitos abrangem fatos futuros, no sendo aplicvel ao passado. 120 Q105085 Quanto s leis correto afirmar: a) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada. b) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada. c) Se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de incio de sua vigncia comear a correr da data da primeira publicao. d) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue, ou venha a cair em desuso devidamente reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em ao especfica. e) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a anterior. 121 Q88120 De acordo com a LICC, a lei entra em vigor na data de sua publicao. Portanto, durante o prazo de vacatio legis (vacncia), a lei estar plenamente em vigor. Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

Certo 122 Q97392

Errado

pessoas jurdicas, desde que constitudas na modalidade de associaes. Certo 127 Q93220 A partir de uma interpretao teleolgica do artigo 50 do Cdigo Civil de 2002, a jurisprudncia tem entendido ser possvel a desconsiderao inversa da personalidade jurdica, de modo a atingir bens da sociedade em razo de dvidas contradas pelo seu scio controlador. Certo 128 Q93820 Considere que Marcos, italiano, domiciliado na Itlia, pai de dois filhos brasileiros, tenha falecido e deixado dois apartamentos no Brasil. Nessa situao hipottica, os bens podem ser partilhados conforme a lei brasileira. Certo 129 Q93821 O juiz que aplica a um caso concreto norma jurdica prevista para situao semelhante, considerando a identidade de finalidade, utiliza a interpretao extensiva. Certo 130 Q93920 Assinale a alternativa incorreta: a) no possvel executar provisoriamente sentena estrangeira. b) a execuo da sentena estrangeira pressupe homologao pelo Superior Tribunal de Justia. c) as sentenas estrangeiras meramente declaratrias do estado de pessoas dependem de homologao. d) o exequatur da carta rogatria somente ser concedido se no contrariar a ordem pblica, a soberania nacional e os bons costumes. e) ser permitido o novo casamento no Brasil, desde que os nubentes faam juntar na habilitao matrimonial a sentena do divrcio proferida no estrangeiro h mais de um ano, devidamente traduzida, em lngua portuguesa, por intrprete autorizado ou juramentado. 131 Q87504 A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, Errado Errado Errado Errado

A Lei no XX/09 foi revogada pela Lei no YY/10. Posteriormente, a Lei no ZZ/10 revogou a Lei no YY/10. Nesse caso, salvo disposio em contrrio, a Lei no XX/09: a) no se restaura por ter a Lei revogadora perdido a vigncia. b) s se restaura se a Lei no YY/10 tiver sido expressamente revogada pela Lei no ZZ/10. c) restaura-se integralmente, independentemente, de novo diploma legal. d) s se restaura se a revogao da Lei n o YY/10 for decorrente de incompatibilidade com a Lei no ZZ/10. e) s se restaura se a Lei n o ZZ/10 tiver regulamentado inteiramente a matria de que tratava a Lei no YY/10. 123 Q96235 Assinalar a alternativa INCORRETA. Ser executada no Brasil a sentena proferida no estrangeiro desde que: a) No tenha havido revelia. b) Haja sido proferida por juiz competente. c) Tenha passado em julgado. d) Tenha sido traduzida por intrprete autorizado. e) Tenha sido homologada pelo Superior Tribunal de Justia. 124 Q93217 Quando determinada lei, antes mesmo de entrar em vigor, tem seu texto corrigido, por meio de nova publicao oficial, considera-se que o prazo de vacatio legis comear a correr a partir da primeira publicao. Certo 125 Q93218 Diante de uma omisso legislativa, o juiz deve decidir o caso de acordo com a analogia, a equidade e os princpios gerais de direito, no entanto, ante a lacuna de lei, dada ao magistrado a faculdade de se eximir do julgamento da lide. Certo 126 Q93219 Nos termos do Cdigo Civil de 2002, a proteo dos direitos da personalidade aplica-se, indistintamente, s pessoas naturais e s Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

a) modifica a lei anterior, apenas. b) revoga a lei anterior, apenas. c) no revoga nem modifica a lei anterior. d) derroga a lei anterior. e) revoga ou modifica a lei anterior. 132 Q87574 A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. No caso de casamento, tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do a) primeiro domiclio conjugal. b) ltimo domiclio conjugal. c) qualquer domiclio conjugal estabelecido por mais de um ano. d) domiclio da mulher anterior ao casamento. e) qualquer domiclio conjugal estabelecido por mais de trs anos. 133 Q92382 Contrato celebrado na Espanha, ainda que executado no Brasil, se sujeitar s normas vigentes naquele pas. Certo 134 Q92381 Considere que, no dia 1. de julho, venha a ser publicada a Lei X no Dirio Oficial da Unio. Caso nada disponha em contrrio, essa lei entrar em vigor no dia 15 de agosto seguinte. Certo 135 Q89205 Acerca da aplicao da lei, julgue o item abaixo. Se duas pessoas celebrarem um contrato na Alemanha, sem estipular o direito a ser aplicado, e esse contrato for executado no Brasil, local de domiclio da parte interessada, sero aplicadas as leis brasileiras. Certo 136 Q88273 Assinale a alternativa correta. a) Se durante a vacatio legis ocorrer nova publicao de texto de lei, destinada a correo, o prazo da obrigatoriedade, com relao parte corrigida, comear a correr da nova publicao. Errado Errado Errado

b) Os direitos adquiridos na vigncia de lei publicada com incorrees so atingidos pela publicao do texto corrigido. c) As correes a texto de lei em vigor consideram-se lei nova, tornando-se obrigatrias de imediato. d) A lei nova que estabelece disposies gerais a par das j existentes revoga a lei anterior. e) A lei nova que estabelece disposies especiais a par das j existentes revoga a lei anterior. 137 Q87777 No Direito brasileiro vigora a seguinte regra sobre a repristinao da lei: a) no se destinando a vigncia temporria, a lei vigorar at que outra a modifique ou revogue. b) se, antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicao da lei, destinada a correo, o prazo para entrar em vigor comear a correr da nova publicao. c) as correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. d) salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. e) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 138 Q85256 Assinale a alternativa correta: a) A irretroatividade da lei uma garantia em favor do Estado, razo pela qual o ente estatal que editou o ato legislativo no poder aleg-la, exceto quando se tratar de norma jurdica de ordem pblica que poder retroagir para alcanar os contratos havidos antes do incio da sua vigncia. b) Via de regra, a lei comea a vigorar em todo o pas na data da sua publicao, havendo vacatio legis de quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada a lei brasileira que for admitida como obrigatria nos Estados estrangeiros. c) A lex domicilii no se constitui em critrio fundamental do estatuto pessoal vez que no h previso na LICC para a introduo do princpio domiciliar como elemento de conexo para determinao da lei aplicvel. d) D-se a "antinomia de normas" quando h incompatibilidade entre o contedo delas, devendo o intrprete solucionar o impasse mediante o afastamento de uma, salvo se no houver incompatibilidade absoluta das normas, quando se proceder a harmonizao dos

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

dispositivos. A "hierarquia", a "cronologia" e a "especialidade" so os principais critrios normativos utilizados para solucionar a questo. e) O instituto da "repristinao", ou seja, a possibilidade de restaurao da lei revogada por ter a lei revogadora perdido a sua vigncia est previsto na LICC de forma tcita e como regra geral de aplicao automtica. 139 Q83888 Analise as proposies e assinale a nica alternativa correta. I - No sistema brasileiro de irretroatividade das leis, que adota as teorias objetiva (ato jurdico perfeito) e subjetiva (direito adquirido), a chamada faculdade legal, que consiste em um poder concedido pela lei ao indivduo, ainda que ele no tenha feito uso dela, no pode ser modificada por lei nova. II - Aquele que atingiu dezesseis anos (que a idade mnima exigida para que o homem ou a mulher, com autorizao dos pais, casem), se no casar e surgir lei elevando, de imediato, para 18 anos a idade nbil, no necessita completar 18 anos para, de acordo com a lei nova, poder casar. III - Nas leis de cunho social, como forma de atingir o alcance buscado pelo legislador, o juiz poder decidir por equidade, ainda que no previsto na lei. a) apenas uma das proposies falsa. b) apenas uma das proposies verdadeira. c) todas as proposies so verdadeiras. d) todas as proposies so falsas. 140 Q83700 Havendo lacuna no sistema normativo, o juiz no poder abster-se de julgar. Nesse caso, para preenchimento dessa lacuna, o juiz deve valer-se, em primeiro lugar, da analogia; persistindo a lacuna, sero aplicados os costumes e, por fim, os princpios gerais do direito. Certo 141 Q82799 Assinale a opo correta com referncia Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC). a) A equidade, uma das formas de colmatao de lacunas, est expressa na LICC. b) Os fatos sociais so disciplinados pela LICC, haja vista que se referem ao direito internacional privado. Errado

c) A LICC prev o procedimento de integrao do direito como recurso tcnico para a interpretao das normas jurdicas. d) Segundo a LICC, a autointegrao do direito, como espcie de integrao, ocorre quando se utilizam recursos do prprio sistema. e) A LICC foi criada originariamente mediante lei ordinria. 142 Q82503 Assinale a alternativa verdadeira: a) A lei nasce com a promulgao e passa a vigorar a partir da sua publicao oficial, salvo se de outra forma ela determinar. b) A lei posterior no revoga a anterior apenas por ser com ela incompatvel, sendo necessria a declarao expressa da revogao, salvo se a nova lei regular inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. c) A lei revogadora perdendo a vigncia, a anterior que havia sido por ela revogada se restaura, salvo disposio em contrrio. d) O ordenamento jurdico brasileiro no admite lei de vigncia temporria, permanecendo o vigor at que outra a modifique ou revogue. e) A obrigatoriedade da lei brasileira nos Estados estrangeiros, quando admitida, inicia-se apenas trs meses depois de oficialmente publicada. 143 Q81893 Sobre a repristinao a regra vigente no direito brasileiro: a) Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. b) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. c) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. d) A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare. e) A lei posterior revoga a anterior quando seja com ela incompatvel. 144 Q78056 No tocante ao conflito de leis no espao e no tempo, regulado pela Lei de Introduo ao Cdigo Civil, CORRETO dizer que: a) O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas do cnjuge varo.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

b) O divrcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos os cnjuges forem brasileiros, s ser reconhecido no Brasil depois de 1 (um) ano da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao produzir efeito imediato, obedecidas as condies estabelecidas para a eficcia das sentenas estrangeiras no pas. c) Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que o negcio foi realizado. d) As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, podem ter eficcia no Brasil, ainda que ofenda a soberania nacional. e) Os Governos estrangeiros no podem adquirir a propriedade dos prdios necessrios sede dos representantes diplomticos ou dos agentes consulares. 146 Q77436 Salvo disposio em contrrio, a lei ordinria entrar em vigor a) na data da publicao, tanto no Brasil quanto no exterior, pois para a legislao ordinria no h vacatio legis (vacncia da lei). b) 45 dias aps a publicao, no Brasil, e, no exterior, trs meses aps a publicao. c) 60 dias aps a publicao, tanto no Brasil quanto no exterior. d) 30 dias aps a publicao, no Brasil, e, no exterior, trs meses aps a publicao. e) 45 dias aps a publicao, tanto no Brasil quanto no exterior. 147 Q77434 De acordo com as disposies contidas na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, assinale a alternativa correta. a) A lei do pas de domiclio da pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade, os direitos de famlia e os direitos sobre imveis de sua propriedade. b) A sentena estrangeira de divrcio litigioso proferida por juiz competente em processo que tenha tramitado regularmente, com a devida citao das partes, e que disponha sobre bem imvel situado no Brasil poder produzir efeitos no territrio nacional desde que homologada pelo Superior Tribunal de Justia. c) Como regra geral, o ordenamento jurdico brasileiro no admite repristinao de lei. d) O princpio lex loci regit actum (lei do local do ato) estabelece que a lei aplicvel a do pas

em que o agente praticou o ato, desde que essa norma estrangeira no ofenda a ordem pblica e a soberania nacional. e) Assim como a parte no pode se escusar de cumprir a lei, alegando que no a conhece, o juiz no pode deixar de aplicar a norma por ele desconhecida, ainda que se trate de lei estrangeira. 148 Q77328 Em relao aplicao da lei no tempo, correto afirmar: a) Salvo disposio em contrrio, a vigncia da lei inicia- se a partir de sua publicao oficial. b) Salvo disposio em contrrio, a vigncia da lei inicia- se no pas quarenta e cinco dias depois de publicada oficialmente. c) Exceto disposio contrria, a lei revogada restaura- se ao ter a lei revogadora perdido a vigncia. d) A vigncia da lei comea a partir da sano presidencial, ou da promulgao da Medida Provisria. e) Lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, poder eventualmente revogar ou alterar a lei anterior. 149 Q76250 No mbito do direito intertemporal (direito conflitual de leis no tempo), deve-se pressupor, como regra geral e princpio absoluto, a) a retroatividade da lei nova. b) a irretroatividade da lei nova, preservado o princpio da segurana jurdica. c) a retroatividade justa, resguardados sempre o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. d) o efeito imediato e geral da nova lei, respeitados to- -somente o ato jurdico perfeito e o direito adquirido. e) a sobrevivncia da lei antiga, resguardada a ultratividade da norma. 150 Q75397 Conforme disposto na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, assinale a alternativa correta. a) Em regra, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. b) Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princpios gerais de direito. c) Reputa-se direito adquirido o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. d) Ningum se escusa de cumprir a lei, salvo alegando que no a conhece.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

e) As correes de texto de lei j em vigor no se consideram lei nova. 151 Q72684 O legislador, ao revogar lei revogadora de outra lei anterior, restabelece os efeitos desta, independentemente de disposio expressa. Certo 152 Q72683 No ordenamento brasileiro, a situao jurdica do estrangeiro aqui domiciliado, concernente aos direitos da personalidade, capacidade e direito de famlia, rege-se pela lei de seu pas de origem, aplicando-se o princpio do estatuto pessoal. Certo 153 Q72682 A norma legal, depois de oficialmente publicada, tem vigncia imediata obrigatria, permanecendo na ordem jurdica enquanto no for alterada ou revogada por outra. Certo 154 Q72681 Na hiptese de lacuna jurdica, a Lei de Introduo ao Cdigo Civil prescreve o fenmeno de integrao normativa, mediante aplicao de analogia, costumes e princpios gerais de direto. Certo 155 Q68760 Assinale a alternativa incorreta. a) Chama-se coisa julgada a deciso de que j no caiba recurso. b) A Unio pessoa jurdica de direito pblico interno. c) As sociedades so pessoas jurdicas de direito privado. d) A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, somente nos casos em que a lei autoriza a abertura da sucesso definitiva. e) A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitado o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 156 Q68759 Assinale a alternativa incorreta. Errado Errado Errado Errado

a) A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial. b) Cessar para os menores a incapacidade pelo casamento. c) A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. d) A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida, mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. e) A lei do pas em que nascer a pessoa determina as regras sobre o comeo, e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. 157 Q68758 Assinale a alternativa incorreta. a) Ningum se escusa de cumprir a lei alegando que no a conhece. b) A vacatio legis estipulada como regra de 90 (noventa) dias, quando no houver disposio em contrrio. c) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. d) Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com as analogias, os costumes e os princpios gerais do direto. e) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 158 Q64106 A respeito de vigncia, eficcia, conflito, hermenutica e aplicao da lei, da analogia, dos princpios gerais do direito e da equidade, assinale a alternativa correta. a) Leis formais so as que definem direitos e deveres, estabelecem as condies existenciais de uns e de outros, os requisitos de constituio e gozo das situaes jurdicas, bem como os elementos dos status pessoais. b) A derrogao a revogao total da lei. c) Quanto origem, a interpretao da lei pode ser gramatical, lgica ou sistemtica. d) Segundo os postulados da escola exegtica, ao entendimento da norma, devem contribuir todos os fatores extrnsecos, deve-se cogitar das necessidades econmicas ou sociais, assim como podem penetrar ideias renovadoras, a inspirao da equidade e o conceito abstrato de boa-f. e) Segundo as teorias objetivistas, no silncio da lei a respeito de sua aplicao s situaes geradas sob o imprio da lei antiga, cujos efeitos se prolongarem na constncia da lei

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

nova, que se deve fazer apelo aos princpios diretores da soluo dos conflitos de leis no tempo. 159 Q64048 Analise as seguintes proposies: I. Considera-se domiclio qualquer das diversas residncias da pessoa natural onde ela viver alternadamente. II. Considera-se adquirido o direito que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer. III. Considera-se adquirido o direito cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio pr-estabelecida inaltervel, a arbtrio de seu titular. IV. A repristinao tcita admitida pelo ordenamento jurdico brasileiro. V. A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. a) somente as proposies I, III e IV so corretas b) somente as proposies II, IV e V so corretas c) somente as proposies I, II, e V so corretas d) somente as proposies I, II e III so corretas e) todas as proposies so corretas 160 Q64045 Considere as seguintes proposies: I. Com exceo das normas constitucionais federais, que prevalecem sobre todas as categorias de normas complementares ou ordinrias vigentes no Brasil, no existe hierarquia absoluta entre leis federais, estaduais e municipais, j que esse escalonamento objetivo s prevalece quando houver competncia normativa concorrente entre os entes da federao. II. Por analogia estende-se a um caso no previsto aquilo que o legislador previu para um caso semelhante, em igualdade de razes, preenchendo uma lacuna na lei, enquanto na interpretao extensiva supe-se que a norma existe, sendo passvel de aplicao ao caso concreto, desde que sua abrangncia seja estendida alm do que usualmente se faz. Quando se afirma a existncia de uma lacuna legal e se nega a aplicao de norma por analogia ao caso concreto, o operador jurdico ainda pode utilizar os princpios gerais de direito para a soluo do conflito. III. A equidade um elemento de integrao da lei e pode ser utilizada para abrandamento do

texto legal, amoldando a justia especificidade de uma situao real. IV. Os princpios gerais de direito so enunciaes normativas de valor genrico, que condicionam e orientam a compreenso do ordenamento jurdico, quer para a sua aplicao e integrao, quer para a elaborao de novas normas, abrangendo tanto o campo da pesquisa pura do Direito quanto o de sua atualizao prtica. V. Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. a) todas as proposies esto corretas. b) somente as proposies I, II, III e IV corretas. c) somente as proposies II, III, IV e V corretas. d) somente as proposies I, III, IV e V corretas. e) somente as proposies I, II, IV e V corretas. 161 Q60618 A respeito de hierarquia, interpretao e integrao de lei, assinale a opo correta. a) A interpretao teleolgica pode ser utilizada pelo juiz para superar antinomia. b) No h hierarquia entre lei complementar e decreto autnomo, quando este for validamente editado. c) O costume, para que possa suprir lacuna legal, deve consistir em conduta reiterada de determinada prtica. d) No correto falar em hierarquia entre lei editada pela Unio e lei editada por estado. e) A interpretao do tipo analgica quando pressupe que a autoridade expressou na norma exatamente o que pretendia. 162 Q60394 O denominado efeito repristinatrio da lei a) segundo entendimento majoritrio, foi adotado como regra geral no direito brasileiro e implica restaurao da lei revogada, se extinta a causa determinante da revogao. b) segundo entendimento majoritrio, no foi adotado como regra geral no direito brasileiro e implica restaurao da lei revogada, se extinta a causa determinante da revogao. c) foi adotado como regra geral no direito brasileiro, no comporta exceo e implica esto esto esto esto

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

restaurao da lei revogada, se extinta a causa determinante da revogao. d) foi adotado no direito brasileiro como regra geral e implica incidncia imediata da lei revogadora. 163 Q60295 O magistrado se encontra em situao de deciso da lide, mas as normas de direito positivo que lhe parecem aplicveis matria se mostram obscuras. Por outro lado, as regras seguidas pelo povo aparentariam contrariedade ao sistema positivo. Assinale a alternativa correta: a) O juiz de direito deve aplicar, no julgamento da causa, as regras seguidas pelo povo, no caso. b) O juiz de direito deve extinguir o processo, sem deciso sobre o mrito, ante obscuridade manifesta da lei. c) A sentena, na dvida, dever se mostrar contrria pretenso deduzida pelo autor em juzo, de modo a no se verem feridas as regras seguidas pelo povo. d) A sentena deve ser dada mediante extenso da interpretao, buscando-se nela alguma norma aplicvel a uma situao jurdica semelhante, ainda que diferente, ou princpio jurdico no positivado. 164 Q60070 Acerca da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, no que se refere a analogia, costumes, jurisprudncia, interpretao das normas jurdicas e princpios gerais de direito, assinale a opo correta: a) No absoluto o princpio que postula que ningum deve escusar-se cumprir a lei alegando que no a conhece, pois h casos em que a lei admite a existncia do erro de direito como causa determinante da invalidade de um negcio jurdico. b) A funo social da posse, prevista no Cdigo Civil brasileiro - Lei n. 10.406/2002 -, tipifica o princpio da eticidade, o qual proclama a compatibilizao dos valores tcnicos com os valores ticos, como mecanismo no s de imposio de limites, mas tambm de estabelecimento de deveres implcitos nas relaes jurdicas patrimoniais. c) Na interpretao de normas jurdicas, ao se tomar como parmetro a sua finalidade objetivamente declarada, de modo a adapt-la continuamente s novas exigncias sociais, aplica-se exclusivamente o mtodo lgico.

d) A integrao extensiva da norma pressupe a ausncia de lei disciplinadora da matria, de modo que o juiz dever aplicar ao caso concreto a norma jurdica prevista para situao semelhante, dada a identidade de razes ou de finalidade. e) A derrogao a revogao total da lei em vigor. 165 Q59880 Uma lei que seja publicada no Dirio Oficial da Unio sem clusula de vigncia entrar em vigor 45 dias aps sua publicao. Certo 166 Q58239 Considerando que, no dia 31 de maio de 2010, determinada lei tenha sido publicada no Dirio Oficial, julgue o item abaixo. Se a referida lei nada estabelecer a respeito do incio da sua vigncia, ela passar a vigorar, em todo o pas, um dia depois de oficialmente publicada. Certo 167 Q57830 Segundo a Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro (Decreto-Lei n 4.657/42): a) quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princpios gerais de direito. b) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente promulgada. c) nos Estados, a obrigatoriedade da lei federal iniciasse trs meses depois de oficialmente publicada, salvo disposio contrria. d) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. e) salvo disposio em contrrio, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. 168 Q56805 Considere o disposto no artigo 5, XXXVI, da Constituio Federal e o artigo 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, abaixo transcritos e assinale a alternativa correta. Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; Art. 6 A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (Redao dada pela Lei n 3.238, de 1.8.1957) a) O efeito imediato da lei nova significa que os negcios jurdicos praticados com base na lei antiga devem ser ratificados, sob pena de no valer face do artigo 5, XXXVI, da Constituio Federal. b) A Constituio Federal de 1988 no recepcionou a primeira parte do artigo 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, que prescreve o efeito imediato da lei. c) O efeito imediato da lei nova significa que ela atinge as partes posteriores dos fatos pendentes e no incompatvel com a regra constitucional que preserva o direito adquirido dos efeitos da lei nova. d) O artigo 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil contraditrio e por isto se autorrevogou. e) O artigo 5, XXXVI, da Constituio Federal revogou tacitamente a primeira parte do artigo 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, no mais se admitindo o efeito imediato da lei nova. 169 Q56804 No direito brasileiro, a repristinao da lei se regula pela seguinte regra: a) a lei nova que estabelecer disposio geral revoga a lei especial j existente. b) a vigncia das leis, que os governos estaduais elaboram por autorizao do Governo Federal, depende da aprovao deste e comear no prazo que a legislao fixar. c) a lei posterior s revoga a anterior se expressamente o declarar ou se com esta for incompatvel. d) a lei revogada s se restaura se o seu texto for nova e integralmente publicado. e) salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. 170 Q56676 Segundo a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro: a) salvo disposio em contrrio, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia.

b) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em to do o pas trs meses depois de oficialmente publicada. c) nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei federal inicia-se trs meses depois de oficialmente promulgada, salvo disposio contrria. d) a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. e) quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes, a equidade e os princpios gerais de direito. 171 Q56205 De acordo com a lei civil, analise as seguintes assertivas e marque a resposta correta: I - Considera-se domiclio qualquer das diversas residncias da pessoa natural onde ela viver alternadamente; II - Considera-se adquirido o direito que o seu titular, ou algum por ele, possa efetivamente exercer; III - Considera-se adquirido o direito cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixado, ou condio pr-estabelecida inaltervel, a arbtrio de seu titular; IV - A repristinao tcita admitida pelo ordenamento jurdico brasileiro; V - A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. a) apenas as assertivas I, III e IV esto corretas; b) apenas as assertivas II, IV e V esto corretas; c) apenas as assertivas I, II, e V esto corretas; d) apenas as assertivas I, II e III esto corretas; e) todas as assertivas esto corretas. 172 Q55917 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, o divrcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos os cnjuges forem brasileiros, s ser reconhecido no Brasil, obedecidas as condies estabelecidas para a eficcia das sentenas estrangeiras no pas, a) depois de um ano da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao produzir efeito imediato. b) com a prolao da sentena, momento em que seus efeitos ocorrero de imediato, independentemente de anterior separao judicial.

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

c) depois de um ano da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por no mnimo seis meses, caso em que a homologao produzir efeito imediato. d) depois de dois anos da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial pelo prazo de um ano, caso em que a homologao produzir efeito imediato. e) depois de seis meses da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao produzir efeito imediato. 173 Q54804 O Congresso Nacional elaborou a Lei 15.000/2010 - Cdigo de Processos Coletivos -, que foi posteriormente sancionada e promulgada pelo Presidente da Repblica, e publicada no dia 15 de maio de 2010, sendo omissa quanto ao perodo de vacatio legis. Tendo a situao hipottica em mente, assinale a afirmativa verdadeira. a) Ocorrendo nova publicao em 27 de junho de 2010 em que haja modificao de quatro dos setenta e cinco artigos da lei, um novo perodo de vacatio se abre para a integralidade da lei, em decorrncia do princpio da segurana jurdica. b) A contagem do prazo exclui o dia da publicao, mas inclui o do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral, prevalecendo a velha parmia romana dies a quo non computatur in termino. c) A Lei de Introduo ao Cdigo Civil adotou o princpio da vigncia sincrnica quando a lei for omissa quanto ao perodo de vacatio legis. Esse princpio admite excees, como, por exemplo, a lei oramentria anual, que vigora a partir do 1 dia do ano, ainda que nenhum de seus artigos faa estipulaes a respeito, pouco importando a data de sua publicao oficial. d) O ordenamento jurdico brasileiro repugna o instituto da repristinao, inadmitindo-o ainda que a lei nova revogadora da lei anterior expressamente restaure a lei original. e) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 6 (seis) meses depois de oficialmente publicada. 174 Q51859 Otto, cidado alemo casado com uma brasileira com quem tinha filhos brasileiros, faleceu em um acidente de carro. Nessa situao, de acordo com a CF, a sucesso dos

bens de Otto situados no Brasil ser obrigatoriamente regulada pela lei brasileira. Certo 175 Q48736 Antnio, residente e domiciliado na cidade de Madri, na Espanha, faleceu, deixando como herana o apartamento onde residia para Joana, sua nica filha, residente e domiciliada no Brasil. Nessa situao, a sucesso obedecer lei do pas em que era domiciliado Antnio; no entanto, ser a lei brasileira que regular a capacidade de Joana para suceder. Certo 177 Q47786 A respeito da vigncia, da aplicao, da integrao e da interpretao da lei, assinale a opo correta. a) A interpretao da lei realizada pelo aplicador do direito constitui exemplo de interpretao autntica. b) Na interpretao extensiva, rompe-se com os limites do que est previsto na norma, operando-se a sua integrao. c) A lei nova que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes no revoga a lei anterior. d) A incapacidade relativa de uma das partes pode ser arguida pela outra como exceo pessoal. e) A capacidade e a obrigao de prestar fatos constituem exemplos de atributos da personalidade. 178 Q47552 A respeito da vigncia da lei, em Direito Civil, pode-se afirmar que: a) a lei nova que estabelea disposies especiais a par das j existentes no revoga nem modifica a lei anterior. b) nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. c) no se consideram lei nova as correes a texto de lei j em vigor. d) a lei revogada, salvo disposio em contrrio, se restaura se a lei nova tiver perdido a vigncia. e) a lei comea a vigorar em todo o pas, na data em que foi oficialmente publicada. 179 Q47047 Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

Assinale a opo correta com relao a classificao, eficcia, conflito e interpretao da lei. a) Leis materiais destinam-se a regular os meios de realizao dos direitos predefinidos ou de efetivao dos deveres impostos. b) A ab-rogao a revogao parcial da lei. c) Segundo as teorias objetivistas, os contratos nascidos sob imprio da lei antiga permanecem a ela submetidos, mesmo quando seus efeitos se desenvolvam sob domnio da lei nova. d) Quanto aos elementos, a interpretao da lei pode ser autntica, judicial e doutrinria. e) Segundo os postulados da escola exegtica, a hermenutica legislativa no deve consistir apenas na explicao da lei escrita, subordinando toda a tcnica interpretativa regra de que pode haver direito fora da lei, j que esta no fonte exclusiva do direito, razo pela qual devem contribuir outros fatores extrnsecos. 180 Q46005 No caso em que a lei X revogue a lei Y por serem incompatveis e, posteriormente, a lei Z revogue a lei X e guarde compatibilidade com a lei Y, que volta a vigorar, se aplica o princpio da: a) Revogao. b) Repristinao. c) Revalidao temporal. d) Legalidade. e) Equidade. 181 Q45054 A respeito da aplicabilidade da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, julgue os prximos itens. I O sistema da obrigatoriedade simultnea regula a obrigatoriedade da lei no pas, a qual entra em vigor, em todo o territrio nacional, quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada, se no haver disposio em contrrio. II O juiz no pode deixar de decidir quando a lei for omissa, devendo atentar para os fins sociais a que ela se dirige e julgar o caso de acordo com esses fins, a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. III Publicada uma lei, caso o juiz constate que houve erro na definio de determinado objeto, poder corrigi-lo mediante interpretao analgica. IV Publicada lei nova, os atos praticados durante a vacatio legis de conformidade com a

lei antiga tero validade, ainda que destinados a evitar os efeitos da lei nova. Esto certos apenas os itens a) I e III b) I e IV c) II e III d) I, II e IV e) II, III e IV. 182 Q41117 Considere que a Lei A, de vigncia temporria, revogue expressamente a Lei B. Nesse caso, quando a lei A perder a vigncia, a) a lei B ser automaticamente restaurada, j que a lei A temporria e os seus efeitos, apenas suspensivos. b) a lei B ser automaticamente restaurada, j que no pode haver vcuo normativo. c) a lei B no ser restaurada, j que no se admite antinomia real. d) a lei B no ser restaurada, salvo disposio expressa nesse sentido. e) a revogao ser tida como ineficaz, porque no pode ser determinada por lei de vigncia temporria. 183 Q39482 A empresa Lambda foi regularmente constituda como uma sociedade, com sede na capital de determinado estado da Federao, local onde funcionava sua administrao, no tendo sido eleito domiclio especial no seu ato constitutivo. Em agosto de 2003, foi decretada, com fundamento na Lei n. 8.866/1994, a priso de Teodoro, scio-gerente da Lambda, em razo de a empresa no haver recolhido ao tesouro estadual nem depositado os valores do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS) recebido de terceiros. Em decorrncia de maus-tratos sofridos durante o tempo em que esteve na priso, Teodoro teve de ser interditado, mediante processo judicial, por enfermidade ou deficincia mental que lhe subtraram totalmente o necessrio discernimento para a prtica de atos da vida civil. Posteriormente, o policial acusado de haver praticado os maus-tratos contra Teodoro foi absolvido, no processo criminal, da acusao de leso corporal, ante a ausncia de prova de que a incapacidade civil de Teodoro se dera em

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

consequncia de leses praticadas pelo policial. A sentena absolutria transitou em julgado. Em face da situao hipottica descrita, bem como da legislao, da jurisprudncia e da doutrina pertinentes, julgue os itens seguintes. De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, uma lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior; desse modo, o advento do novo Cdigo Civil brasileiro no derrogou nem ab-rogou as disposies da Lei n. 8.866/1994. Certo 184 Q37393 A respeito da vigncia e aplicao da lei, assinale a opo correta: a) A lei posterior revoga a anterior se for com ela incompatvel, ou se estabelecer disposies gerais a par das j existentes. b) Em que pese lei em vigor ter efeito imediato e geral, dever ser respeitado o direito adquirido, que se traduz naquele que j foi consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. c) Como no pode deixar de decidir, quando a lei for omissa, o juiz dever atentar para os fins sociais a que ela se dirige e decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. d) Considerando que ningum pode se escusar de cumprir a lei, esta comea a vigorar a partir da sua publicao, salvo disposio em contrrio, tanto no Brasil como nos Estados estrangeiros. e) A derrogao torna sem efeito parte de uma norma, de forma que a norma no perder sua vigncia, pois apenas os dispositivos alcanados que no tero mais obrigatoriedade. 185 Q33517 Considere as seguintes afirmaes: I. A lei posterior somente revogar a lei anterior quando expressamente o declare. II. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. III. Para qualificar e reger as obrigaes, aplicase a lei do pas em que devem ser cumpridas. IV. A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade. V. A capacidade e os direitos de famlia se Errado

regulam pela lei correspondente nacionalidade das pessoas. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) III e V. e) IV e V. 186 Q32929 Suponha que, no dia 20 de janeiro, tenha sido publicada lei estabelecendo, no art. 2., que os proprietrios de veculos populares pagariam, na ocasio do abastecimento, 20% a menos do preo fixado na bomba de combustvel. Suponha, ainda, que, no art. 5., a referida lei tenha definido veculo popular como aquele com motorizao at 1.6. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir. Caso o juiz constate erro na definio de veculo popular pela referida lei, ele poder, em processo sob seu exame, corrigi-lo sob a fundamentao de que toda lei necessita ser interpretada teleologicamente e de que, na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. Certo 187 Q32928 Suponha que, no dia 20 de janeiro, tenha sido publicada lei estabelecendo, no art. 2., que os proprietrios de veculos populares pagariam, na ocasio do abastecimento, 20% a menos do preo fixado na bomba de combustvel. Suponha, ainda, que, no art. 5., a referida lei tenha definido veculo popular como aquele com motorizao at 1.6. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir. Se no constar do texto da referida lei a data de vigncia, ela passar a vigorar a partir da data oficial de sua promulgao. Certo 188 Q32255 Assinale a alternativa CORRETA: a) no direito brasileiro admitida, por exceo, a repristinao tcita de lei, como tambm a Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

revogao da lei pela consumao de seu objeto; b) em regra, os direitos da personalidade so intransmissveis ou irrenunciveis, de sorte que o cnjuge sobrevivente no tem legitimidade para requerer medida judicial com vistas a reclamar perdas e danos em caso de ofensa a direito da personalidade do cnjuge morto; c) a forma e a prova dos atos jurdicos so regidos pela lei do tempo de sua realizao, devendo por ela ser apreciada a validade; d) a interrupo da prescrio poder ocorrer mais de uma vez e retroagir data da propositura da ao; e) no respondida. 189 Q31538 D-se a ultra-atividade da lei quando a lei revogada sobrevive, continuando a ser aplicada s situaes ocorridas ao tempo de sua vigncia. Certo 190 Q31419 A respeito do direito adquirido, da coisa julgada e do ato jurdico perfeito e acabado, incorreto dizer que: a) a lei ter vigor imediato e geral, respeitados o direito adquirido, a coisa julgada e o ato jurdico perfeito e acabado. b) reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. c) consideram-se adquiridos os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo prfixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. d) direito adquirido, coisa julgada e ato jurdico perfeito podem ser afastados quando, por fora de norma de ordem pblica, tenham sido reconhecidos em prejuzo dos fins sociais. e) chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso de que j no caiba mais recurso. 191 Q29849 Sobre o efeito repristinatrio, podemos afirmar que: a) a regra geral do vacatio legis, com os critrios progressivo e nico, decorre do efeito repristinatrio. b) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revogar a lei anterior quando regular inteiramente a matria tratada na anterior. Errado

c) o legislador, derrogando ou ab-rogando lei que revogou a anterior, restabelece a lei abolida anteriormente, independentemente de declarao expressa. d) a vigncia temporria da lei decorre do efeito repristinatrio que fixa o tempo de sua durao. e) a lei revogadora de outra lei revogadora somente restabelece a velha lei, anteriormente abolida, quando expressamente declarado. 192 Q27731 Considerando a Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) Decreto-Lei n. 4.657/1942 - e a vigncia das leis no tempo e no espao, julgue os itens a seguir. A lei anterior, expressamente revogada pela edio de nova lei, tem sua vigncia automaticamente restaurada em caso de revogao da lei que a revogou. Certo 193 Q27730 Considerando a Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) Decreto-Lei n. 4.657/1942 - e a vigncia das leis no tempo e no espao, julgue os itens a seguir. A noo de coisa julgada prevista na LICC refere-se imutabilidade da deciso judicial somente quando ultrapassado o prazo decadencial para a propositura da ao rescisria. Certo 194 Q27729 Considerando a Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) Decreto-Lei n. 4.657/1942 - e a vigncia das leis no tempo e no espao, julgue os itens a seguir. A LICC foi revogada pelo Cdigo Civil de 2002. Certo 195 Q27656 Acerca da capacidade, do domiclio, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, dos direitos da personalidade e dos bens, julgue os itens que se seguem. Uma lei revogada no se restaurar por ter a lei revogadora perdido a vigncia, salvo disposio em contrrio. Certo Errado Errado Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

196 Q27529 Em decorrncia da aplicao da parmia latina in claris cessat interpretatio legislao brasileira, apenas as normas ambguas so passveis de interpretao por parte dos aplicadores de tais normas. Certo 197 Q27528 A norma refere-se a uma situao abstrata e genrica. Quando o aplicador do direito enquadra o comando abstrato da norma ao caso concreto, realiza a repristinao da norma. Certo 198 Q27435 A respeito da Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, considere: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas na data da sua publicao. II. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 45 dias depois de oficialmente publicada. III. As correes de texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. IV. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III e IV. c) I e IV. d) II e III. e) I, III e IV. 199 Q25912 A sucesso do ausente obedece a lei do pas a) onde foi visto pela ltima vez. b) em que se situam seus bens imveis. c) onde ocorreu o desaparecimento. d) em que era domiciliado o desaparecido. e) onde residirem seus filhos. 201 Q22521 Assinale a opo falsa. a) Se, durante a vacatio legis, vier a norma a ser corrigida em seu texto, que contm erros substanciais, suscetveis de modificar parcial ou totalmente o seu sentido, ensejando nova publicao, o prazo nela mencionado para sua Errado Errado

entrada em vigor ou, no o havendo, os prazos de 45 dias e 3 meses comeam a correr da nova publicao. b) O estatuto pessoal, no Brasil, baseia-se na lei do domiclio, que o elemento de conexo indicativo da lei competente para reger conflitos de lei no espao concernentes aos direitos de famlia. c) O costume praeter legem, previsto no art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, por revestir-se de carter supletivo, supre a lei nos casos omissos. d) Revogar tornar sem efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade no todo, caso em que se tem a derrogao, ou em parte, hiptese em que se configura a ab-rogao. e) Para a integrao jurdica, em caso de lacuna, o juiz poder fazer uso da analogia, do costume e dos princpios gerais de direito. 202 Q21302 Uma norma jurdica tem trs momentos, que dizem respeito determinao do incio de sua vigncia, continuidade de sua vigncia e cessao de sua vigncia. Alm disso, a norma contm em si uma carga de generalidade, referindo-se a casos indefinidos, o que implica seu afastamento da realidade, fazendo surgir uma oposio entre normas jurdicas e fatos. Maria Helena Diniz. Curso de direito civil brasileiro, vol. I, 24. ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 58 (com adaptaes). Tendo as ideias do texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos analogia, interpretao e aplicao da lei no tempo e no espao. A analogia, que um dos instrumentos de integrao da norma jurdica, consiste na prtica uniforme, constante, pblica e geral de determinado ato com a convico de sua necessidade jurdica. Certo 203 Q21301 Uma norma jurdica tem trs momentos, que dizem respeito determinao do incio de sua vigncia, continuidade de sua vigncia e cessao de sua vigncia. Alm disso, a norma contm em si uma carga de generalidade, referindo-se a casos indefinidos, o que implica seu afastamento da realidade, fazendo surgir uma oposio entre normas jurdicas e fatos. Maria Helena Diniz. Curso de direito civil Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

brasileiro, vol. I, 24. ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 58 (com adaptaes). Tendo as ideias do texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos analogia, interpretao e aplicao da lei no tempo e no espao. Derrogao a supresso total da norma jurdica anterior. Certo 204 Q21300 Uma norma jurdica tem trs momentos, que dizem respeito determinao do incio de sua vigncia, continuidade de sua vigncia e cessao de sua vigncia. Alm disso, a norma contm em si uma carga de generalidade, referindo-se a casos indefinidos, o que implica seu afastamento da realidade, fazendo surgir uma oposio entre normas jurdicas e fatos. Maria Helena Diniz. Curso de direito civil brasileiro, vol. I, 24. ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 58 (com adaptaes). Tendo as ideias do texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos analogia, interpretao e aplicao da lei no tempo e no espao. No que concerne obrigatoriedade da norma brasileira no exterior, faltando estipulao legal do prazo de entrada em vigor, tal prazo de trs meses depois de a norma ser oficialmente publicada. Certo 205 Q21298 Uma norma jurdica tem trs momentos, que dizem respeito determinao do incio de sua vigncia, continuidade de sua vigncia e cessao de sua vigncia. Alm disso, a norma contm em si uma carga de generalidade, referindo-se a casos indefinidos, o que implica seu afastamento da realidade, fazendo surgir uma oposio entre normas jurdicas e fatos. Maria Helena Diniz. Curso de direito civil brasileiro, vol. I, 24. ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 58 (com adaptaes). Tendo as ideias do texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos analogia, interpretao e aplicao da lei no tempo e no espao. As leis, em sentido amplo, nascem com a promulgao. Errado Errado

Certo 206 Q21299

Errado

Uma norma jurdica tem trs momentos, que dizem respeito determinao do incio de sua vigncia, continuidade de sua vigncia e cessao de sua vigncia. Alm disso, a norma contm em si uma carga de generalidade, referindo-se a casos indefinidos, o que implica seu afastamento da realidade, fazendo surgir uma oposio entre normas jurdicas e fatos. Maria Helena Diniz. Curso de direito civil brasileiro, vol. I, 24.a ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 58 (com adaptaes). Tendo as ideias do texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos analogia, interpretao e aplicao da lei no tempo e no espao. A obrigatoriedade imposta por uma norma jurdica sempre se inicia na data da sua publicao. Certo 207 Q19497 As emendas ou correes aditadas lei que j tenha entrado em vigor so consideradas lei nova. Certo 208 Q19496 Na aplicao da norma jurdica, a existncia de uma antinomia jurdica aparente ser resolvida pelos critrios normativos, ou seja, o hierrquico, cronolgico e o da especialidade Certo 209 Q19427 A ab-rogao a revogao parcial da lei. Certo 210 Q19426 O eventual antagonismo entre uma lei brasileira e uma lei pertencente ao ordenamento jurdico de Portugal constitui hiptese de antinomia real. Certo 211 Q18057 Na aplicao da norma jurdica, a existncia de uma antinomia jurdica real ser resolvida pelos Errado Errado Errado Errado Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

critrios normativos, ou seja, o hierrquico, o cronolgico e o da especialidade. Certo 212 Q18056 Se, durante o perodo da vacatio legis, a norma que vier a ser corrigida em seu texto por conter erros materiais, ensejando nova publicao, ser considerada lei nova. Certo 213 Q17937 Caso o juiz no encontre nenhuma norma aplicvel a determinado caso concreto, dever proceder integrao normativa. Certo 214 Q17936 Com a publicao, ocorre a executoriedade da lei. Certo 215 Q17588 Determinado municpio editou uma lei que autoriza a explorao de determinada rea pblica, sem definir a data de incio de sua vigncia. Vinte dias aps a publicao, verificouse a necessidade de republicao do texto legal. A nova publicao deu-se 10 dias aps terem decorridos aqueles 20 dias, e tambm sem definio da data do incio da vigncia. A respeito dessa situao hipottica, julgue o prximo item. A lei ter vigncia 45 dias aps a nova publicao do texto corrigido. Certo 216 Q17216 O direito brasileiro no aceita o efeito repristinatrio da lei revogada. Certo 217 Q17215 A lei nova que dispe sobre regras especiais revoga as regras gerais sobre a mesma matria. Certo 218 Q17214 Errado Errado Errado Errado Errado Errado Errado

Consideram-se leis novas as correes de texto de lei j em vigor. Certo 219 Q16247 Peter era ingls e residia em Londres, tendo falecido quando estava em viagem de turismo em Lisboa, Portugal. Seus bens imveis situamse em Paris, Frana, e sua empresa tinha sede em Madri, Espanha. Seus filhos so domiciliados no Brasil, na cidade de Santos. De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, a sucesso pela morte de Peter obedecer lei a) da Inglaterra. b) do Brasil. c) de Portugal. d) da Frana. e) da Espanha. 220 Q15137 Denomina-se vacatio legis a) o perodo de tramitao da lei no Congresso Nacional. b) o instituto de direito no regulamentado por lei. c) o perodo de vigncia da lei temporria. d) o intervalo entre a data da publicao da lei e a da sua entrada em vigor. e) a situao jurdica dos fatos regulamentados por lei revogada. 221 Q12983 A elaborao de texto legal deve observar regras tcnicas estabelecidas na Lei Complementar n 95, de 26/02/1998, entre as quais a indicao de sua vigncia, "de forma expressa e de modo a contemplar prazo razovel para que dela se tenha amplo conhecimento, reservada a clusula 'entra em vigor na data de sua publicao' para as leis de pequena repercusso", a) contudo, nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia sempre 90 (noventa) dias depois de oficialmente publicada. b) por isto no mais vigoram as disposies da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, a respeito da vacatio legis. c) entretanto, salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada. Errado

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

d) logo, ao Juiz caber estabelecer o momento em que a lei entrar em vigor, caso no estabelecido prazo razovel de vacatio legis. e) por este motivo, so inconstitucionais as leis ordinrias que no estabelecem prazo de vacatio ou no determinem a entrada em vigor na data de sua publicao. 222 Q11941 A respeito da eficcia da lei no tempo e no espao, correto afirmar: a) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas na data de sua publicao. b) O regime de bens convencional, sendo os nubentes domiciliados em pases diversos, obedece lei do pas do primeiro domiclio conjugal, independentemente do lugar da celebrao. c) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 45 dias depois de oficialmente publicada. d) As correes a texto de lei j publicada e em vigor no se consideram lei nova. e) Se a lei revogadora perder a vigncia, a lei revogada se restaura, independentemente de disposio nesse sentido. 223 Q11521 Considere: I. A lei do pas onde for domiciliada a pessoa determina a regra sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. II. Realizando-se o casamento no Brasil, ser aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e s formalidades da celebrao. III. Tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do local da celebrao. IV. O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes. correto o que consta APENAS em a) I e III. b) I, II e IV. c) II e IV. d) II, III e IV. e) III e IV. 224 Q11164 Complete com a opo CORRETA. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia

____________ publicada. a) 2 meses; b) 3 meses; c) 4 meses; d) 5 meses; e) no respondida. 225 Q8489

depois

de

oficialmente

A respeito da Lei de Introduo do Cdigo Civil e das pessoas, assinale a opo correta. a) A lei nova que estabelece disposies gerais revoga as leis especiais anteriores que dispem sobre a mesma matria, pois no pode ocorrer conflito de leis, ou seja, aquele em que diversas leis regem a mesma matria. b) Nas aes envolvendo a sucesso por morte real ou presumida, deve ser aplicada a lei do pas do domiclio do autor da herana, quaisquer que sejam a natureza e a situao dos bens. Quanto capacidade para suceder, aplica-se a lei do domiclio do herdeiro ou legatrio. c) As leis, por serem preceitos de ordem pblica, ou seja, de observncia obrigatria, sejam cogentes ou dispositivas, tm fora coercitiva e no podem ser derrogadas por conveno entre as partes. d) A finalidade da interpretao da lei revelar sua significao e tambm dar-lhe uma interpretao atual que atenda s necessidades do momento histrico em que est sendo aplicada. Quanto origem, a interpretao autntica realizada pelos tribunais e juzes nas decises proferidas nos casos concretos que lhes so submetidos a julgamento. 226 Q6264 O Cdigo Civil de 2002 estabelece no artigo 2.035: "A validade dos negcios e demais atos jurdicos, constitudos antes da entrada em vigor deste Cdigo, obedece ao disposto nas leis anteriores, referidas no art. 2.045, mas os seus efeitos, produzidos aps a vigncia deste Cdigo, aos preceitos dele se subordinam, salvo se houver sido prevista pelas partes determinada forma de execuo". Essa disposio a) revogou totalmente o artigo 6o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, porque estabelece nova regra de direito intertemporal. b) compatvel com a do artigo 6o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil que estabelece: "A Lei em vigor ter efeito imediato e geral,

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada". c) revogou parcialmente o artigo 6o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, porque aboliu o efeito imediato da lei. d) no tem qualquer relao com o direito intertemporal, porque se trata de norma transitria. e) inconstitucional porque manda aplicar os preceitos do novo Cdigo Civil aos efeitos de negcio jurdico celebrado na vigncia do Cdigo Civil anterior. 227 Q5192 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, correto afirmar que a) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revoga ou modifica a lei anterior. b) a lei comea a vigorar em todo o Pas, salvo disposio em contrrio, na data da sua publicao. c) nos estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. d) a lei revogada sempre se restaura quando a lei revogadora tiver perdido a vigncia. e) as correes a texto de lei j em vigor no so consideradas lei nova. 228 Q5153 Paulo equatoriano, domiciliado no Peru e casou-se, no Uruguai, com Maria, Argentina, domiciliada no Uruguai. Logo aps a celebrao do matrimnio, fixaram domiclio no Brasil. De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, o regime de bens entre os cnjuges obedecer a lei a) equatoriana. b) brasileira. c) peruana. d) argentina. e) uruguaia. 229 Q4954 Maurice, francs, casou-se com Jeanne, espanhola. Morou algum tempo no Brasil, onde adquiriu bens imveis. Dessa unio nasceu um filho brasileiro, Jos. Posteriormente, Maurice faleceu na Frana, onde era domiciliado. Nesse caso, de acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro, a sucesso dos bens que Maurice adquiriu em vida no Brasil ser regulada pela lei

a) brasileira, se a lei francesa no for mais favorvel a Jos. b) brasileira, seja ou no mais favorvel a Jos. c) francesa, seja ou no mais favorvel a Jos. d) espanhola, se for mais favorvel a Jos. e) espanhola, seja ou no mais favorvel a Jos. 230 Q4877 De acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, com relao vigncia das leis, correto afirmar: a) As correes a texto de lei j em vigor no so considerados lei nova, por expressa disposio legal. b) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas sessenta dias depois de oficialmente publicada. c) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia seis meses depois de oficialmente publicada. d) Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. e) A lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue, inclusive se destinar-se vigncia temporria. 231 Q4601 No que concerne vigncia e aplicao das leis, de acordo com a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, correto afirmar que a) salvo disposio em contrrio, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. b) no se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. c) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes modifica a lei anterior. d) a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida nos Estados estrangeiros se inicia dois meses depois de oficialmente publicada. e) as correes a texto de lei j em vigor no consideram-se lei nova. 232 Q2709 Assinale a opo errnea. a) A hermenutica a teoria cientfica da arte de interpretar. b) A tcnica interpretativa lgica pretende desvendar o sentido e o alcance da norma, mediante seu estudo, por meio de raciocnios lgicos, analisando os perodos da lei e

MPT DIREITO CIVIL Pontos 1 e 2: Aplicao da lei no tempo e no espao. Princpio da irretroatividade. Revogao, derrogao e abrogao. Direito adquirido. Hierarquia, integrao e interpretao das leis. Hermenutica jurdica. Analogia, princpios gerais do Direito e equidade. Mtodos de interpretao.

combinando-os entre si, com o escopo de atingir perfeita compatibilidade. c)Para integrar a lacuna o juiz recorre, preliminarmente, analogia, que consiste em aplicar a um caso no previsto de modo direto ou especfico por uma norma jurdica uma norma que prev hiptese distinta, mas semelhante ao caso no contemplado. d) A derrogao a supresso total da norma anterior e a ab-rogao torna sem efeito uma parte da norma. e) O juiz s decidir por equidade nos casos previstos em lei. 233 Q2224 Aponte a opo correta. a) O costume contra legem o que se forma em sentido contrrio ao da lei, mas no seria o caso de consuetudo abrogatoria, implicitamente revogatria das disposies legais, nem da desuetudo, que produz a noaplicao da lei, uma vez que a norma legal passa a ser letra morta. b) A analogia juris estriba-se num conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso concreto no previsto, mas similar. c) Os princpios gerais de direito no so normas de valor genrico, nem orientam a compreenso do direito, em sua aplicao e integrao. d) So condies para a vigncia do costume sua continuidade, diuturnidade e noobrigatoriedade. e) No h possibilidade de existirem, no ordenamento jurdico, princpios e normas latentes capazes de solucionar situaes no previstas, expressamente, pelo legislador. 234 Q1585 Considere as seguintes assertivas sobre a Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 60 dias depois de oficialmente publicada. II. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. III. Havendo incompatibilidade entre lei posterior e lei anterior haver revogao desta ltima. IV. A correo a texto de lei em vigor no considerada lei nova. coreto o que se afirma APENAS em: a) I, II e III. b) I, II e IV.

c) I e III. d) II e III. e) II, III e IV. 235 Q422 Considere as assertivas abaixo sobre vigncia e aplicao das leis. I. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. II. Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. III. S haver revogao da lei anterior pela posterior quando esta expressamente o declare. IV. Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. correto o que se afirma APENAS em: a) I e II. b) I, II e IV. c) II e III. d) II, III e IV. e) III e IV.

You might also like