You are on page 1of 12

SISTEMAS GEODSICOS DE REFERNCIA Introduo _ O posicionamento de pontos da superfcie fsica da Terra envolve necessariamente um modelo terrestre.

_ Uma preocupao dos geodesistas a determinao dos parmetros geomtricos e fsicos do modelo adequado ao posicionamento e representao do campo de gravidade terico. _ Adequado o termo que est associado com as necessidades de uma poca. No sculo XIX, por exemplo, adequado significava a preciso de 1 parte em 104 nos parmetros geomtricos. Atualmente, adequado significa a preciso de 1 parte em 106 nos mesmos parmetros. _ Um dos objetivos da Geodsia o apoio bsico nos trabalhos de mapeamento. um modelo internacionalmente aceito e usado promove a cooperao entre pases e constitui a base na qual podem ser apoiados os grandes projetos. Isto significa que a permanncia ou, pelo menos a perenidade, to importante quanto a preciso para um modelo terrestre. _ Para evitar a proliferao e o uso indiscriminado de modelos em trabalhos cientficos, eles so determinados pelos grupos de trabalho formados por especialistas indicados e aprovados pela IAG (International Association of Geodesy). _ Os canais de comunicao so formalizados e garantidos atravs da ICSU (Iinternational Council of Scientific Union) da UNESCO (United Nations of Education, Scientific and Cultural Organization). _ A organizao internacional responsvel pela aprovao e recomendao dos Sistemas Geodsicos de Referncia a IUGG (International Union of Geodesy and Geophysics) atravs da IAG. _ Cabe ao organismo competente de cada pas a adoo, a recomendao e o apoio aos usurios nacionais. No Brasil, o rgo responsvel por essas tividades o IBGE (Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) Sistema de coordenadas planas _ As coordenadas podem ser representadas no plano atravs nas componentes Norte (N) e Leste (E) regularmente utilizadas em mapas e cartas, referidas a um determinado sistema de referncia geodsico. _ Para representar a superfcie terrestre ou parte dela em um mapa utilizam-se tcnicas que correlacionam pontos da superfcie com sua representao plana. _ Essa correlao feita com os sistemas de projeo cartogrficas. _ Os principais sistemas de projeo cartogrfica utilizam uma correspondncia matemtica entre as coordenadas esfricas ou elipsoidais e as coordenadas planoretangulares das cartas. _ Diferentes projees podero ser utilizadas na confeco de mapas, no Brasil a projeo mais utilizada a Universal Transversa de Mercator (UTM). O ELIPSIDE DE REFERNCIA O modelo terrestre um elipside de revoluo (biaxial), definido atravs dos seguintes parmetros, geomtricos _ semi eixo maior (a); _ o semi eixo menor (b) ou achatamento().

fsicos: _ a massa terrestre (M); _ a velocidade angular (W); e tal que: a superfcie limitante seja equipotencial. Nestas condies, o modelo elipsoidal ou terra normal proporciona univocamente a definio de pontos e a representao do campo de gravidade a ele associado. O ELIPSIDE DE REFERNCIA _ A preciso do modelo obviamente depende dos valores numricos adotados para os parmetros. _ Na realidade, eles so recalculados quando as observaes possibilitam uma melhoria significativa . _ O valor numrico de a relativamente bem determinado a partir de arcos de meridiano obtidos pela triangulao. _ O valor de W depende integralmente de medidas astronmicas. _ Porm, as determinaes de M e so mais difceis porque o nmero de observaes disponveis relativamente pequeno. _ Para evitar o inconveniente da limitao de medidas M e a atualmente so substitudos pela constante gravitacional geocntrica (GM) e pela constante dinmica de forma (J2), respectivamente. _ Enquanto as tcnicas convencionais, que usam Gravimetria, proporcionam M com preciso de 1 parte em 103, as tcnicas modernas que usam o rastreio de satlites artificiais proporcionam GM com preciso de 1 parte em 107. _ Para a determinao de a j foram usados vrios mtodos tradicionais envolvendo os aspectos geomtricos e fsicos. _ at o advento da era espacial, a sua preciso era de 1 parte em 102. _ Os dados globais, obtidos com o rastreio de satlites artificiais a partir de 1957, permitem o clculo de J2 com preciso de 1 parte em 103. _ Como a constante J2 diretamente relacionada com a, ela passou a integrar os parmetros dos atuais modelos terrestres. Com essas alteraes, o elipside de referncia passou a ser definido atravs das constantes fundamentais (a, J2, GM, W), de constantes geomtricas e de constantes fsicas, essas derivadas das fundamentais. ELIPSIDE INTERNACIONAL 1930 _ Os fundamentos tericos de um modelo terrestre elipsoidal foram desenvolvidos por Helmert (1880) no final do sculo XIX. _ Mas, as especificaes de um modelo unificado para aplicaes geomtricas e fsicas s foram formuladas no comeo do sculo XX. _ A partir dessa poca, foram intensificados os trabalhos para a determinao dos parmetros geomtricos, que fossem adequados ao uso em grandes tringulos, e do modelo atemtico para a representao da gravidade normal no clculo de anomalias gravimtricas. Nessa poca, os trabalhos de Helmert praticamente dominaram a pesquisa da definio dos parmetros geomtricos do modelo terrestre. _ Em 1901, ele determinou o achatamento terrestre (a=1/298,3) a partir de medidas gravimtricas. _ Cinco anos depois, obteve o semi-eixo maior (a= 6 .378.140 m) atravs de arco de meridiano medido na Europa.

A surpreendente semelhana dos valores nmeros desses parmetros com os atuais (GRS80) tanto no achatamento (a=1/298,245) como semi-eixo maior (6.378.137) mera questo de sorte, como mostra o trabalho subsequente do prprio Helmert, no qual aumentou consideravelmente o nmero de dados e recalculou o semi-eixo maior (a= 6.378.200 m). _ A metodologia usada por Helmert consiste em minimizar (no sentido dos mnimos quadrados) os resduos da Terra real em relao ao modelo elipsoidal. _ No mesmo ano em que Helmert divulgou esses resultados (1906), surgiram tambm os trabalhos de Hayford cujos resultados preliminares foram apresentados na Conferncia Geral da International Geodetic Association (me da International Association of Geodesy). _ A verso revisada do achatamento ( a= 1/297) e do semi-eixo maior (a= 6.378.388 m) foi apresentada na conferncia seguinte, realizada em 1909. _ Na Assemblia Geral da IUGG, realizada em Madri, em 1924, foi adotado oficialmente o elipside de revoluo como modelo terrestre e foram recomendados os parmetros geomtricos determinados por Hayford em 1909. _ Na assemblia realizada em Praga, em 1927, foi debatida, mas sem que houvesse consenso, a adoo de uma frmula para a representao da gravidade (terica) sobre o modelo terrestre. _ Na Assemblia Geral da IUGG, realizada em Estocolmo, em (1930) foi adotada oficialmente a frmula proposta por Cassini (1930), baseada nos trabalhos de Pizetti & Somigliana (Heiskanen & Moritz, 1967). _ Onde e g0 a gravidade terica na equador, b0 e 1 so coeficientes que dependem das dimenses do elipside de referncia e da velocidade angular. _ Os parmetros (g0, b0, 1), adotados oficialmente em 1930, foram determinados por Heiskanen (1928) a partir das medidas gravimtricas disponveis naquela poca, dos parmetros geomtricos (a,) e dos parmetros fsicos (M,W) do elipsoide adotado em 1924. Os valores encontrados foram portanto, o Geodtic Reference System 1930 (GRS30) ficou definidoatravs das constantes geomtricas adotadas em 1924 e da frmulada gravidade terica adotada naquele ano. SISTEMA GEODSICO DE REFERRNCIA 1967 _ As alteraes mais importantes dos Sistemas Geodsicos de Referncia que sucederam o de 1930 esto relacionados com o uso de dados globais, obtidos com o rastreio de satlites artificiais. _ O advento da era espacial alterou a filosofia de definio dos modelos terrestres. _ A partir da dcada de 60, os modelos passaram a ser definidos atravs de um conjunto de parmetros fundamentais e dois conjuntos de parmetros derivados: os geomtricos e os fsicos. Em 1964, na Assemblia Geral, realizada em Hamburgo, a International Astronomical Union (IAU) adotou as: Em 1967, na Assemblia Geral, realizada em Lucerne, a IUGG adotou oficialmente o Geodetic Reference System em 1967 (GRS67) representado por (IAG,1971) SISTEMA GEODSICO DE REFERNCIA 1980

_ Em 1970, Assemblia Geral realizada em Camberra, a IUGG, reconhecendo que para alguns fins o GRS67 era inadequado, adotou oficialmente o Geodetic Reference System 1980 (GRS80), consistente com o System of Astronomical Constants 1976 (SAC76), adotado pela IAU. _ No GRS80 foi removida a deformao permanente de mar da constante dinmica de forma (J2) e fixados os erros padres das constantes fundamentais. Sistemas de coordenadas _ Os sistemas de referncia terrestres ou geodsicos, esto associados a uma superfcie que se aproxime do formato da Terra, ou seja, um elipside. _ Sobre esta figura matemtica so calculadas as coordenadas, que podem ser apresentadas em diversas formas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica): em uma superfcie esfrica recebem o nome de coordenadas geodsicas e em uma superfcie plana recebem a denominao da projeo s quais esto associadas, como por exemplo, as coordenadas planas UTM. _ As coordenadas referidas aos sistemas de referncia so normalmente apresentadas em trs formas: Cartesianas; Geodsicas ou Elipsoidais; Planas. _ Os sistemas de referncia so classificados em dois tipos: Clssico; Moderno. Sistemas de coordenadas cartesianas _ Este um sistema coordenado cartesiano caracterizado por um conjunto de trs retas (eixos X, Y e Z), mutuamente perpendiculares. O eixo X coincide com o plano equatorial e orientado positivamente do centro de massa da Terra e a interseco deste plano com o meridiano de Greenwich (longitude 0). _ O eixo Y coincide com o plano equatorial e orientado positivamente do massa terrestre e a interseco com a longitude 90. _ O eixo Z paralelo ao eixo de rotao da Terra e orientado positivamente na direo Norte Sistemas de coordenadas geodsicas e geogrficas _ As coordenadas de um ponto na superfcie terrestre so definidas por coordenadas geodsicas (latitude, longitude e altitude geomtrica ou elipsoidal) considerando-se um elipsoide de revoluo; ou por suas oordenadas geogrficas (latitude, longitude e altitude ortomtrica), considerando-se o geide. as coordenadas astronmicas so referenciadas ao geide, devido ao prprio conceito de vertical do ponto P (reta tangente linha de fora nesse ponto). As coordenadas curvilneas podem ser representadas em um sistema cartesiano, atravs de formulaes que fazem associaes entre estes dois sistemas (Cartesiano e Geodsico).

_ Tais formulaes podem ser encontradas na Resoluo da Presidncia da Repblica n 23 de 21/02/89. (IBGE 2003) _ Define-se como coordenadas geodsicas de um ponto P qualquer na superfcie do elipside como: _ Latitude geodsica (jG) o ngulo formado entre a normal (linha perpendicular ao elipside) no ponto considerado e o plano equatorial do elipside. positivo no hemisfrio norte e negativo no hemisfrio sul, pode-se tambm ser indicada pela letra N quando no hemisfrio norte ou S no hemisfrio sul. _ Longitude geodsica (lG) o ngulo formado entre o meridiano de origem (Greenwich) e o meridiano do ponto considerado, contado sobre o plano equatorial. positiva a leste de Greenwich e negativa a oeste. Podendo ser indicada pelas letras E e W para leste ou oeste respectivamente. _ Altitude geomtrica ou elipsoidal (h) corresponde a distncia entre o ponto considerado superfcie do elipside medida sobre a sua normal. Esta coordenada nula sobre o elipside. Sistemas de coordenadas geogrficas ou astronmicas _ Define-se como coordenadas geogrfica de um ponto P qualquer na superfcie do geide como: _ Latitude geodsica (jA) o ngulo formado entre a vertical (linha perpendicular ao geide) no ponto considerado e o plano equatorial do elipside. positivo no hemisfrio norte e negativo no hemisfrio sul, pode-se tambm ser indicada pela letra N quando no hemisfrio norte ou S no hemisfrio sul. _ Longitude geogrfica (lA) o ngulo formado entre o meridiano de origem (Greenwich) e o meridiano do ponto considerado, contado sobre o plano equatorial. positiva a leste de Greenwich e negativa a oeste. Podendo ser indicada pelas letras E e W para leste ou oeste respectivamente. _ Altitude ortomtrica (H) corresponde a distncia entre o ponto considerado superfcie do geide medida sobre a sua vertical. Esta coordenada nula sobre o geide. Sistema de coordenadas planas componentes Norte (N) e Leste (E) regularmente utilizadas em mapas e cartas, referidas a um determinado sistema de referncia geodsico. terrestre ou parte dela em um mapa utilizamse tcnicas que correlacionam pontos da superfcie com sua representao plana.

correspondncia matemtica entre as coordenadas esfricas ou elipsoidais e as coordenadas planoretangulares das cartas. Brasil a projeo mais utilizada a Universal Transversa de Mercator (UTM).

-retangular adotado corresponde aos eixos E e N, que correspondem as transformadas do equador e do meridiano central do fuso. ntral de cada fuso. -se o valor de 500.000 ao meridiano central, aumentado positivamente para leste e negativamente par oeste. rio norte atribui-se 0 (zero) origem, crescendo no sentido do plo. O sistema UTM surgiu em 1947, com a finalidade de determinar as coordenadas retangulares nas cartas militares em todo o mundo. de cada (numerados de 1 a 60), iniciando no anti-meridiano de Greenwich (180o), seguindo de oeste para leste. em faixas paralelas de 4 de latitude. entificada por letras. Tanto os fusos como as zonas determinam o sistema de referncia da Carta Internacional do Mundo e, consequentemente, a cartografia produzida no Brasil. Sistemas geodsico clssicos e modernos s eram obtidos atravs das seguintes etapas: Escolha de um slido geomtrico e seus parmetros definidores. Definio de um ponto de origem, um azimute inicial, determinao da separao entre elipside-geide e desvio da vertical. Com estas informaes assegura-se a boa adaptao entre a superfcie do elipside e geide na regio onde este referencial ser desenvolvido. Sendo assim, o centro do elipside no est localizado no geocentro. (IBGE 2003) s de ngulos e distncias de origem terrestre, materializando o referencial. geodsicas, as quais vm a representar a superfcie fsica da terra na forma pontual. de um ponto estabelecido por mtodos e procedimentos da geodsia clssica (Triangulao, poligonao e trilaterao) incompleta, na medida em que as redes verticais e horizontais caminham separadamente. aes no possuem altitudes, ou as altitudes so determinadas por procedimentos menos precisos. Um exemplo de DGH (DATUM GEODSICO HORIZONTAL) em uso no Brasil o SAD69. referncia corresponde antiga tcnica de posicionamento astronmico, na qual arbitra-se que a normal ao elipside e a vertical no ponto de origem so coincidentes, bem como as superfcies geide e elipside, induzindo assim, a coincidncia das

coordenadas geodsicas e astronmicas. O mesmo pode ser dito para os azimutes geodsicos e astronmicos referencia terrestres passam a ter caractersticas diferentes em relao aos sistemas clssicos, mas a essncia a mesma no sentido de possuir uma parte definidora e atrelada a ela, uma materializao (IBGE 2003). Geodsico mudou e no se estabelece mais uma origem. osicionamento por satlites artificiais, implanta-se uma Rede de Referncia. Neste sentido, tm-se os seguintes tipos de redes: rede mundial ou global (ex: IGS), Redes continentais (ex: SIRGAS), rede nacionais (ex: RBMC), redes estaduais (ex: Rede GPS do Estado de So Paulo) e at mesmo as redes regionais E MUNICIPAIS -se um conjunto de pontos materializados cujas coordenadas so determinadas atravs de tcnicas espaciais. rrestres so: Adoo de uma plataforma de referncia que represente a forma e as dimenses da Terra em carter global (sistemas geodsicos de referncia SGR), sendo portanto geocntricos. Esta plataforma derivada de extensas observaes do campo gravitacional terrestre e a partir de observaes a satlites. A materializao do sistema terrestre geocntrico dada atravs de redes geodsicas, entretanto, os mtodos e procedimentos para sua obteno utilizam-se das tcnicas espaciais de posicionamento, como por exemplo, o VLBI (Very Long Baseline Interferometry), SLR (Satellite Laser Range) e o GPS (Global positioning System). Estas tcnicas possuem duas vantagens sobre as outras. ) de uma estao geodsica e

Materializao de um sistema de referencia ajustamentos das redes geodsicas, relacionando os pontos fsicos com um determinado referencial. coordenadas para as estaes que constituem a materializao do SGR (Sistema Geodsico de Referncia). denominao para definio e materializao de um sistema (ex. SAD-69). DATUM Conceito Tradicional coordenadas geodsicas, tem-se o que denominado Datum Geodsico Horizontal (D.G.H.). orientar o elipside no espao.

fixao executada a partir da definio de um ponto de origem e a G G para este ponto e tambm a definio da ondulao geoidal (N). orientao definida por um azimute de uma direo inicial. Sistema Geodsico Definido. pontos sobre a superfcie terrestre devem ser amarradas ao DGH (ponto do origem). DATUM Conceito Tradicional a) Datum Planimtrico Datum planimtrico o ponto inicial de um sistema de referncia geodsico, que representa a base dos levantamentos horizontais. A localizao ideal desse ponto onde haja coincidncia entre as superfcies do Geide e do Elipside. (h = 0) b) Datum Altimtrico Datum Altimtrico a superfcie formada pelo nvel mdio do mar, definida atravs do margrafo estvel, a partir de longos perodos de observao para estabelecer a altitude zero. As altitudes so calculadas partindo-se do Datum Altimtrico. 1958 representa a altitude origem em relao ao nvel mdio do mar local. DATUM no Brasil mudanas de sistema de referncia, a saber: Crrego Alegre, Astro Chu, SAD69 e SIRGAS 2000. cos e o ltimo como moderno. DATUM Crrego Alegre Ponto Datum: Coordenadas: -19 50 14,91 -48 57 41,98 AG = 128 21 48,96 h = 683,81m Superfcie de referncia: Elipside internacional de Hayford 1924. a = semi-eixo maior = 6.378.388m f = achatamento = 1:297 Ondulao Geoidal: N = 0 DATUM Astro Chu -69 e foram adotados os seguintes parmetros na definio deste sistema: Ponto Datum: Vrtice Chu Superfcie de referncia:

Elipside internacional de Hayford 1924. a = semi-eixo maior = 6.378.388m f = achatamento = 1:297 Ondulao Geoidal: N = ignorada DATUM SAD69 -69 um sistema regional de concepo clssica e com sua utilizao recomendada em 1969 na XI Reunio pan-americana de Consulta sobre Cartografia, recomendao que no foi seguida pela totalidade dos pases do continente. para trabalhos geodsicos e cartogrficos em territrio brasileiro.(IBGE 2003) 1 Estabelecimento de um sistema geodsico tal que o respectivo elipside apresentasse boa adaptao regional ao geide. 2 Ajustamento de uma rede planimtrica de mbito continental referenciada ao sistema definido. DATUM SAD69 coordenadas geodsicas do ponto de origem e do azimute geodsico da direo inicial CHU- UBERABA. Ponto Datum: Vrtice Chu Coordenadas: -19 45 41,6527 -48 06 04,0639 AG = 271o 30 04,05 (direo Chu Uberaba) Altitude ortomtrica : 763,28m Azimute geodsico: 271 30 04,05 (Chu-Uberaba) Superfcie de referncia: Elipside internacional de 1967 (UGGI-67) a = semi-eixo maior = 6.378.160m f = achatamento = 1:298,25 Componentes do desvio da vertical (i): Componente meridiana: x = 0,31 (Plano de direo norte-sul) Componente 1a vertical: h = -3,59 (Plano de direo leste-oeste) Ondulao Geoidal: N=0 processadas em blocos separados, em funo das limitaes impostas pelos meios computacionais. SIRGAS 2000 Sul) foi implantado em 25/02/2005 pela R.PR.1/2005 dades necessrias adoo no continente de sistema de referncia de preciso

compatvel com as tcnicas atuais de posicionamento, notadamente as associadas ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). es novos levantamentos a uma estrutura geodsica existente implantada basicamente pela utilizao dos mtodos clssicos (triangulao, poligonao, trilaterao, etc.) e cuja preciso pelo menos dez vezes pior que a fornecida facilmente com o GPS - implica, no mnimo, em desperdcios de recursos. pelos pases sul-americanos, dificulta em muito a soluo de problemas tecnicamente simples, tais como a definio de fronteiras internacionais. System) como sistema de referncia, alm de garantir a homogeneizao de resultados internamente ao continente, permitir uma integrao consistente com as redes dos demais continentes, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de uma geodsia "global". Caracterizao do SIRGAS 2000 Sistema Geodsico de Referncia: Sistema de Referncia Terrestre Internacional - ITRS (International Terrestrial Reference System) Figura geomtrica para a Terra: Elipside do Sistema Geodsico de Referncia de 1980 (Geodetic Reference System 1980 GRS80). Semi-eixo maior a = 6.378.137 m Achatamento f = 1/298,257222101 Origem: Centro de massa da Terra Orientao: Plos e meridiano de referncia consistentes em 0,005 com as direes definidas pelo BIH (Bureau International de lHeure), em 1984,0. Estaes de Referncia: As 21 estaes da rede continental SIRGAS2000, estabelecidas no Brasil, e identificadas nas Tabelas 1 e 2 da R.PR 1/2005, constituem a estrutura de referncia a partir da qual o sistema SIRGAS2000 materializado em territrio nacional. Est includa nestas tabelas a estao SMAR, pertencente Rede Brasileira de Monitoramento Contnuo do Sistema GPS (RBMC), cujas coordenadas foram determinadas pelo IBGE posteriormente campanha GPS SIRGAS2000. poca de Referncia das coordenadas: 2000,4 Materializao: Estabelecida por intermdio de todas as estaes que compem a Rede Geodsica Brasileira, implantadas a partir das estaes de referncia. Caracterizao do SIRGAS 2000 _ O DATUM SIRGAS 2000, deveria coincidir com o DATUM WGS 84, utilizado no sistema GPS. Entretanto, as coordenadas do centro de massa da terra e o achatamento do elipsoide de revoluo, utilizados nos dois sistemas, so diferentes.

_ Ainda que as diferenas possam parecer insignificantes, elas provocam diferenas nas coordenadas finais, quando tratamos os parmetros de cada DATUM individualmente. Referencial Geodsico do GPS _ O Sistema de Posicionamento Global (GPS) adota como referencial o sistema de referencia geodsico denominado WGS- 84 (Word Geodesic System 1984), ou seja, quando se executa um levantamento com GPS, as coordenadas dos pontos envolvidos sero obtidas neste sistema de referncia. Este sistema tem origem no centro de massa da Terra, com eixos cartesianos X, Y e Z. _ O elipside de referencia o GRS 80, um elipside de revoluo geocntrico. _ Com o refinamento do WGS 84, alguns parmetros relacionados a esse sistema sofreram algumas alteraes, como por exemplo, o GM (Constante Gravitacional da Terra), melhorando com isto, a qualidade das coordenadas cartesianas tridimensionais dos satlites. Elipside Topocntrico e Elipside Geocntrico _ O elipside do sistema WGS84 denominado geocntrico ou global, pelo fato de estar considerando o centro de massa da Terra como origem, enquanto que, o elipside adotado pelo DATUM SAD69 denominado topocntrico ou local. MUDANA DE SISTEMA DE REFERNCIA _ A mudana de sistema de referncia necessria devido a alguns fatores, entre eles: a) O Brasil adotou, at a dcada de 70, o Datum Crrego Alegre, e at recentemente o sistema SAD-69. Atualmente utiliza o sistema SIRGAS 2000. Com isto, cartas mais antigas, produzidas, por exemplo, pelo IBGE, tm como referncia o Datum Crrego Alegre e as mais atuais o SAD-69. Desta forma, necessrio que ocorra uma operao de mudana de sistema de referncia, ou seja, Crrego Alegre SIRGAS 2000 ou SAD-69 SIRGAS 2000. Esta operao tambm necessria quando utilizamos antigos vrtices da rede geodsica brasileira. b) A mudana de sistema de referncia tambm necessria quando da utilizao de sistemas de satlites artificiais para posicionamento (Transit, GPS, Glonnas, etc). Estes sistemas de posicionamento utilizam referenciais prprios, como por exemplo, o GPS utiliza o utiliza o sistema de referencia WGS-84. Como o Brasil adotou ate recentemente, o sistema SAD-69, existe ento a necessidade da mudana de referencial, ou seja, WGS-84 SAD-69. Coordenadas Cartesianas de um Ponto _ Para facilitar os clculos matemticos utilizados em geodsia, como por exemplo, em mudana de Data, devemos transformar as coordenadas geodsicas de um ponto (latitude, longitude, altitude), em coordenadas cartesianas tridimensionais (X, Y, Z). o eixo X definido pela interseco do plano meridiano de Greenwich com o plano do equador, sendo orientado positivamente no sentido do centro para o exterior.

o eixo Y definido pela interseco do plano meridiano de longitude 90 Leste com o plano equatorial. o eixo Z paralelo ao eixo de rotao da Terra e orientado positivamente na direo do Plo Norte. Coordenadas Cartesianas de um Ponto _ As coordenadas tridimensionais podem ser definidas em funo de trs posies para um ponto no espao, ou seja: sobre a superfcie fsica, considerando a altitude ortomtrica (H), sobre a superfcie fsica considerando a altitude geomtrica (h), e por ltimo, considerando o ponto sobre a superfcie do elipside (situao hipottica). FORMULAO MATEMTICAPARA O CLCULO DE COORDENADAS GEODSICAS Pode-se executar a mudana entre Sistemas de Referencia utilizando-se as Frmulas Simplificas de Molodenski ou as Frmulas em Funo das Coordenadas Cartesianas do Ponto. Fluxograma de transformao entre sistemas _ Para efetuarmos a transformao entre sistemas, a partir das coordenadas geodsicas de um ponto qualquer, procede-se da seguinte forma: 1. Transformar coordenadas geodsicas (j, l) em coordenadas cartesianas (X,Y e Z); 2. Transladar as coordenadas cartesianas para o sistema desejado; 3. Transformar coordenadas cartesianas obtidas em 2 em coordenadas geodsicas.

You might also like