You are on page 1of 6

COLABORAO

INTERNACIONAL

A CAMINHO DE UMA NOVA TICA DAS RELAES NAS ORGANIZAES*


Jean-Franois Chanlat
Professor na Ecole des Hautes Etudes Commerciales, Montral, Qubec, Canad.

Traduo de Maria Irene Stocco Betiol, Professora do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurdicos da Administrao da EAESP/FGV. Reviso tcnica de Claude Machline, Maria Cecilia C. Arruda, Nilza V. Manso do Prado. RESUMO: O tema da tica vem sendo resgatado da filosofia pela freqncia com que jovens executivos manifestam atitudes egostas, em detrimento do interesse pelos outros. Com esta atitude egocntrica, acaba por desaparecer o interesse pela prpria instituio. Por sua vez, as organizaes tambm tm falhado em atender o interesse dos indivduos. O autor expressa sua inquietao face a um mundo orientado por valores econmicos e prope uma renovao da tica das relaes nas organizaes, fundamentada sobre o desenvolvimento do que ele denomina tica individual articuladamente com a tica coletiva. PALAVRAS-CHAVE: tica nas organizaes, tica individual, tica coletiva.

ABSTRACT: The subject matter on ethics has been recovered from philosophy due to the frequency that young executives show egotistic attitudes in detriment to concern towards others. This egocentric attitude leads to the vanishment of interest for the institution itself. On the other hand, the organizations have also failed in responding to the interests of the individuais. The author expresses his uneasiness towards a world oriented to economic values and proposes a renewal of ethics in relations inside the organizations, based upon the development of what he calls individual ethics articulated to collective ethics.

* KEY WORDS: Ethics in organizations,


collective ethics.

individual ethics,

* Texto publicado originalmente sob o ttulo "Vers une nouvelle thique des relations dans les organisations", no livro L'individu dans l'organisation: les dimensions oublies, sob a coordenao de Jean-Franois Chanlat. Que'bec e Otawa, Canad, Les presses de l'Universit Laval/ Editions ESKA, 1990. (Algumas frases que faziam meno a outros captulos do livro foram excludas, pois ficavam fora de contexto.)
So Paulo, 32(3): 68-73 Ju1./Ago.1992

68

Revista de Administrao de Empresas

A CAMINHO DE UMA NOVA TICA...

Na tica a Nicmaco, Aristteles escreve: "No domtnio da prtica, o fim no consiste no estudo e no conhecimento puramente tericos das diferentes aes mas, antes de mais nada, na sua execuo. Em principio, no que concerne igualmente virtude, no suficiente apenas saber-se o que ela ,mas deve-se esforar igualmente por possuf-la e coloc-la em prtica ou, ento, se houver outro meio, por este tentar tornar-se homem de bem ''. 1 Atravs desta proposio, o clebre filsofo grego colocava, h mais de 2000 anos antes de ns, no somente o problema das relaes que a poltica - cuja finalidade a ao - mantm com a moral, mas tambm as relaes que o bem individual mantm com o bem coletivo. Esta investida de consideraes de ordem tica no que constitui a essncia mesma da humanidade, a ao, um fenmeno que se encontra em todas as pocas. Como o relembra Eric Weil,2 "Todo empreendimento humano, por mais desinteressado que seja, est de fato submetido questo de saber se justificado ou no, necessrio, admissfvel ou repreensfvel, de acordo com os valores reconhecidos ou em contradio com eles, quer dizer, se ele ajuda a realizao do que considerado como desejvel, preveno ou eliminao daquilo que julgado mau". Esta interrogao define o universo da moral. Cincia ou doutrina que determina as regras de ao, esta ltima indissocivel de toda atividade humana. Todas as sociedades e todos os indivduos vo se habituando, em diferentes graus, a lidar com a tica. A nossa, no faz, com certeza, excesso regra. No mundo das organizaes e da gesto, notadamente norte-americano, assiste-se, alis de uns anos para c, a um retomo s interrogaes morais. Este crescimento da tica, em um universo que at aqui no se preocupava nem um pouco com ela, atribuda a diferentes fatores: inicialmente, aos inmeros escndalos financeiros que marcaram Wall Street, e vida dos negcios em geral; em segundo lugar, ao crescimento de atitudes cada vez mais egostas nos jovens diplomandos, recm sados dos programas de gesto; em terceiro lugar, s conseqncias scio-econmicas de certas decises especulativas; em quarto lugar, s perturbaes geradas pela tcnica; e, enfim,

uma baixa generalizada da conscincia profissional em diversos nveis da empresa. Esta irrupo de uma disciplina, reservada at ento filosofia, em um mundo amplamente orientado por valores econmicos, mostra-nos que, tanto no plano coletivo quanto no plano individual, no podemos fazer economia de tais interrogaes. sobre esta dimenso amplamente esquecida, a saber, a dimenso tica que envolve as relaes humanas, que eu gostaria de discorrer agora.

A celebridade repentina e freqentemente efmera escande a vida daqueles que querem ser bem-sucedidos. As realizaes de qualquer um se tornam menos importantes que sua reputao ou a publicidade que se faz dela. No tempo da sociedade do espetculo, onde o indivduo deve vender uma imagem, algumas pessoas parece terem tendncia a se mobilizar cada vez mais por ela.


A vida nas organizaes e mais comumente as relaes sociais que a se tecem repousam sobre valores. Estes valores, implcitos ou explcitos vo definir as regras de ao que inspiraro os julgamentos e as condutas. Nenhuma interao humana escapa, de uma forma ou de outra, ao domnio dessas regras, pois elas definem os imperativos normativos de ao. At o presente momento, as regras que tiveram curso nas relaes, no seio das organizaes, foram amplamente inspiradas em valores econmicos. Esta" economizao" das relaes humanas sob o imprio de uma tica utilitria no fez, jamais, justia complexidade do comportamento humano. As relaes humanas pem em jogo regras que no so todas da ordem do econmico. Todavia, sob a presso do econmico, vemos, infelizmente, surgirem atitudes, maneiras de ser e de fazer que inquietam numerosos observadores. Ns partilhamos dessa inquietude. a razo

1. ARISTOTE, L'thique Nicomaque. Paris, Urin, 1972, pp.522-23. 2. WEIL, E. "Morale". In: Encyclopaedia Universalis, 15.1989, pp.743-50.

Copyright 1992, Revista de Administrao de Empresas / EAESP / FGV, So Paulo, Brasil.

69

pela qual fazemos um chamamento a uma renovao, nos pases ocidentais, e notadamente na Amrica do Norte, da tica das relaes nas organizaes. Este novo ethos deve fundamentar-se, ao mesmo tempo, na individuao e na solidariedade e inspirar as estruturas morais e nossos atos individuais e coletivos. A TICA INDIVIDUAL: UM TRPLICE INTERESSE No plano individual, toda ao em um conjunto organizado deveria se assentar, para tomar emprestada uma expresso de Paul Ricoeur, num triplo interesse: o interesse por si prprio, o interesse pelos outros, o interesse pela instituio.

o INTERESSE POR SI PRPRIO


A civilizao ocidental, a que pertencemos, foi marcada a partir da Antigidade por um desenvolvimento da sua prpria cultura. Esta cultura, que alguns qualificaram de individualista' ou de dionisaca,' est centrada no princpio do interesse por si mesmo. A exemplo do filsofo grego Epteto, que declarava "que jamais muito cedo ou muito tarde para se ocupar da prpria alma", "cuidar de si mesmo" passou a ser um imperativo nas nossas sociedades. Esta prescrio de ordem moral desembocou em regras e prticas sociais. Fez emergir um modo de conhecimento e de erudies de que o clebre aforismo de Scrates "Conhece-te a ti mesmo" permanece, talvez, ainda a ilustrao mais perfeita." Esta cultura antiga de si mesmo, estabelecendo o valor supremo no indivduo, fez, em razo disso, emergir aquilo que Louis Dumont chamou "o indivduo no mundo" e a ideologia que o fundamenta: o individualismo." Embora este individualismo ocidental tenha conhecido transformaes a partir dos primeiros pensadores da Grcia antiga", ele permenece, no obstante s mudanas, mais do que nunca no corao da problemtica de nossas sociedades contemporneas," Hoje, a preocupao consigo mesmo no se apia mais, como escreveu Foucault, sobre "um trabalho de si mesmo para consigo prprio". Ao contrrio, sob a influncia da imagem, v-se surgir um indivduo narcisista, para quem o mundo se toma um espelho e no um lugar de afirmao de sua

singularidade. Em um universo onde, como salienta C. Lasch, lia auto-satisfao depende da aceitao e da aprovao pblicas", normal que "os homens no busquem a aprovao de suas aes, mas de seus atributos pessoaie"," A celebridade repentina e freqentemente efmera escande a vida destes e daqueles que querem ser bem-sucedidos. As realizaes de qualquer um se tomam menos importantes que sua reputao ou a publicidade que se faz dela. No tempo da sociedade do espetculo, onde o indivduo deve vender uma imagem, algumas pessoas parece terem tendncia a se mobilizar cada vez mais por ela. Um desvio narcisista como este se afasta da preocupao antiga consigo prprio. Ao invs de ser uma pessoa que tenta se colocar como sujeito, quer dizer, um eu que se define antes de mais nada por suas aes, nosso Narciso moderno se curva e se fecha sobre si mesmo e sua imagem pblica.

Preocupados com sua imagem e bem-estar pessoal, um grande nmero de nossos contemporneos esqueceu que uma relao , inicialmente e antes de mais nada, baseada na reciprocidade. O que significa que, obviamente, temos direitos, mas que tambm temos obrigaes e deveres.

3. DUMONT,

L. Essais sur /'Individualisme: une perspec/ive an/hropologique sur /'ideologie humaine. Paris, Editions du Seuil, 1983. 4. BENEDICT, R. Echan/illons de civilisaffons. Paris, Gallimard, 1950. 5. FOUCAULT, M. His/oire de la sexualit. Vol. 4: Le souci de soi. Paris, Gallimard, 1984. 6. DUMONT, L. Op. cil. 7. Ver principalmente os trabalhos


Nas organizaes, reencontramos esta espcie de atitude junto a um certo nmero de pessoas, principalmente entre o pessoal administrativo e a direo. O mundo se transforma em um reflexo deles mesmos. As relaes que eles desenvolvem com os outros so impregnadas de frieza, desligamento e instrumentalidade. Tais atitudes tm muito em comum com as caractersticas dos universos tecnoburocrticos onde a impessoalidade, o funcional e o clculo reinam como mestres. No se pode, ento, ficar espantado com o sucesso que podem fazer certos indivduos muito narcisistas em um tal ambiente. Eles esto "em casa". Mas um tal comportamento tem um custo social: o interesse por si prprio,

de:LAURENT,A.De/'individualisme: enqu/e sur Ie re/our de /'individu.


Paris, P.U.F.,1985; LAURENT, A. L'individu e/ ses ennemis. Paris, Hachette, 1987; VERNANT, J. P.

L'individu,lamort,/'amour:soimme e/ /'autre en Grilce ancienne. Paris,


Gallimard, 1989. 8. Ver o excelente nmero que Ma gazine Lillraire consagrou a este assunto (Edwald et alii, 1989). 9. LASCH, C. Le complexe de

Narcisse: la nouve/le sensibili/ amricaine. Paris, Robert Laflont,


1981, p.90.

70

A CAMINHO DE UMA NOVA TICA

dando lugar ao egocentrismo, elimina o interesse pelos outros.

o INTERESSE

PELOS OUTROS

o ser humano , por definio, um animal social. Como relembrava recentemente A. Etzioni, "o eu tem necessidade do n6s para existir". No obstante, o Me-ism, como alguns o denominam na Amrica do Norte, toma um outro caminho. Os outros no so mais do que instrumentos para a realizao de seus desejos pessoais. A acreditar-se em um certo nmero de observadores, esse tipo de atitude parece particularmente dominante entre os estudantes de administrao, os jovens executivos recm-diplomados e mesmo entre os executivos mais velhos. Em um artigo publicado recentemente, Etzioni'? expressa sua perplexidade quanto ao fato de no ter podido convencer uma classe de estudantes de Mestrado em Administrao de Empresas que a vida mais do que uma questo de dinheiro, de poder, de celebridade e de egocentrismo. Em uma obra, igualmente recente, R. [ackall" assim conclui a pesquisa que fez com executivos de empresas americanas: "O ethos que os habita transforma os princpios em diretivas, a tica em etiqueta, os valores em preferncias gustativas, a responsabilidade pessoal em uma aptido em relaes pblicas, e a verdade em credibilidade." Enveredando por esse caminho, seus engajamentos conduzem-nos a criar e a recriar, acrescenta o autor, "uma sociedade onde a moral se confunde com a busca da sobrevivncia e da vantagem pessoal". Esse crescimento egocentrista que ns assistimos um tanto inquietante, pois ele vai de encontro ao desenvolvimento da humanidade, colocando o interesse pelos outros no ltimo plano das preocupaes. Com efeito, "no desenvolvimento da humanidade, assim como no do indioiduo, lembra Freud, o amor se revelou o principal, seno mesmo o nico fator de civilizao, determinando a passagem do egotemo ao altruismo" .12 Outros exemplos atestam este egocentrismo: o respeito pelas pessoas mais velhas se perde, os rituais de polidez tm a tendncia a desaparecer, os direitos so melhor conhecidos do que os deveres, a solido se difunde. Preocupados com sua imagem e bem-estar pessoal, um grande

nmero de nossos contemporneos esqueceu que uma relao , inicialmente e antes de mais nada, baseada na reciprocidade. O que significa que, obviamente, temos direitos, mas que tambm temos obrigaes e deveres. Sem tal troca no h relao social digna desse nome. desta relao de reciprocidade que surgem, por exemplo, a tica e os cdigos de deontologia profissionais."

As atitudes individuais no so, jamais, dissociveis das atitudes coletivas. Se quisermos, conseqentemente, promover uma tica individual da reciprocidade, preciso que os conjuntos sociais se vinculem, igualmente, aos indivduos.

Se o respeito de si mesmo passa para respeito do outro, para o reconhecimento de sua palavra, de suas competncias e de sua originalidade, o respeito do outro passa, igualmente, para o respeito de si mesmo, quer dizer, de suas obrigaes e de seus deveres em relao aos outros que fazem parte desta tica de si mesmo. Em um meio ambiente organizado, esse duplo interesse, consigo prprio e com os outros, deve igualmente se conjugar com o interesse pela instituio. O INTERESSE PELA INSTITUiO No Japo, "a dimenso institucional (escola ou empresa), escreve Nakane, a base da organizao social" .14 Nas nossas sociedades ocidentais, as instituies no ocupam um lugar to central na vida do indivduo. Se os japoneses se definem, antes de mais nada, por este vnculo que os une s suas instituies, os ocidentais, principalmente os norte-americanos, parecem fazer menos uso deste tipo de identificao. A razo, no nosso entender, dupla. Por um lado, os ocidentais se definem, antes de mais nada, como indivduos, por outro, as instituies nas quais eles trabalham nem sempre procuraram desenvolver o interesse por elas prprias. Como podemos, de fato, desenvolver o interesse pela institui10. ETZIONI, A. "Money, power and fame". Newsweek, 18,Sep. 1O, 1989. 11. JACKALL, R. Moral mazes: lhe world of corporale managers. New York, Oxford University Press, 1988, p.204. 12. FREUD, S. Essais de psychanalyse. 91 d. Paris, Payot (coll. "Prismes'), 1988, p.I29. 13. O termo "deontologia" vem, alis, do grego don, que significa dever. 14. NAKANE, C.. La socil japonaise. Paris, CoIin, 1974, p.12.

71

o se a cultura que nos circunda faz a apologia do sucesso individual, at mesmo do narcisismo? Para que haja um mnimo de conscincia de que se parte efetiva da instituio, preciso que haja um mnimo de vinculao. Pressionados pela ideologia daquilo que os anglo-saxes denominam me, myself, and I, numerosos contemporneos, fechando-se sobre si mesmos, esqueceram que eles trabalhavam em instituies, bvio que esta atitude pode variar de uma organizao outra, Muitos chegam, alis, a fomentar tal participao, tal interesse, Mas esta vinculao cria razes na relao que a prpria instituio, por intermdio de seus dirigentes, desenvolveu com as pessoas que dela fazem parte. O que nos conduz segunda razo.

A TICA COLETIVA: UM DUPLO INTERESSE As atitudes individuais no so, jamais, dissociveis das atitudes coletivas, Se quisermos, conseqentemente, promover uma tica individual da reciprocidade, preciso que os conjuntos sociais se vinculem, igualmente, aos indivduos. O desenvolvimento no ser possvel a no ser que as organizaes, isto , as pessoas que as dirigem", tenham um duplo interesse: com as pessoas e com a coletividade. O INTERESSE PELAS PESSOAS Em nosso universo cultural, fortemente marcado pela preocupao consigo prprio, as organizaes devem, constantemente, desenvolver o interesse pelas pessoas que elas empregam_ O interesse institucional em relao s pessoas deve se fundamentar no reconhecimento dos direitos individuais e num certo nmero de deveres e de obrigaes a serem cumpridos. Nos nossos dias, estamos, de fato, cada vez mais sensveis aos direitos da pessoa_ Esta sensibilidade deve se materializar, ao nvel das organizaes, por um respeito idade, ao sexo, origem tnica, s experincias, formao e vida privada. O interesse institucional ser tanto mais real quanto mais ele vier acompanhado de obrigaes. Estas tero por objetivo mostrar que o discurso sobre o respeito dos direitos de cada um no so palavras falsas. Elas devem girar em tomo de alguns imperativos: de manter a estabilidade do emprego; de assegurar boas condies de trabalho; conferir eqidade; escutar e dialogar; e partilhar o fruto do trabalho e as responsabilidades. Ser apenas atravs da instaurao de tais objetivos que as instituies estaro em condies de, no somente ser um ambiente onde os indivduos podero dar prova de autonomia e imaginao, mas, tambm, desenvolver o senso de participao integral consciente que elas procuram, sem jamais obter os meios de concretiz-lo. O INTERESSE PELA COLETIVIDADE Uma organizao, qualquer que seja seu tipo (empresa, escola, sindicato, coopera-

No momento em que nosso planeta est ameaado, em que o meio ambiente est cada vez mais destrudo por nossa ao devastadora, a preocupao ecolgica aparece como uma necessidade imperiosa.

15. Com esta distino, queremos evitar a reificao que est associada s afirmaes do tipo "a organizao faz isso', "aorganizao pensa que', pois preciso ter sempre em mente que so os homens e as mulheres que assim agem (e no as construes abstratas). Ver ERALY, A. "Des usages sociaux de la rification', Actes du Co/loque, Travail el pratiques /angagieres. Paris, CNRS, 1989, pp.379-86.

o indivduo desenvolver um vnculo tanto mais forte com a organizao na qual ele trabalha, se esta tentou fazer ela prpria a mesma coisa. Dito de outro modo, o interesse pela instituio, que se caracteriza nos indivduos pela lealdade, vinculao, participao, trabalho bem feito, no pode se desenvolver se a instituio, ela mesma, no se interessar pelas pessoas_ Priorizando intensamente a mobilidade, o curto prazo, a juventude, inmeras empresas contribuem para o enfraquecimento dos vnculos que seu pessoal mantm com elas. Como pode um indivduo, realmente, desenvolver um sentimento de participao, de ter a empresa como prpria, quando os valores postos em destaque so, antes de mais nada, econmicos e instrumentais? O giro de mo-de-obra, o absentesmo, o desengajamento, as respostas mecnicas, o desinteresse so, freqentemente, as respostas a esta falta de considerao institucional, o que conduz ao segundo aspecto desta tica das relaes: a dimenso coletiva.

72

A CAMINHO DE UMA NOVA TICA. ..

tiva etc.), est estreitamente ligada a seu meio ambiente. Este meio ambiente pode ser mais ou menos extenso, diversificado ou estranho. A relao que a organizao vai estabelecer com ele determinar, em larga medida, aquela que o meio manter com ela. Por exemplo, uma empresa que no respeite o sistema de vida ou o contexto scio-cultural corre o risco de atrair problemas. Basta lembrar o que a Union Carbide representa para os indianos de Bhopal! A preocupao com a coletividade deve marcar o comportamento das organizaes. Se no o fizerem tero que responder mais cedo ou mais tarde por suas aes diante da sociedade. Quando certas empresas especulam, evitam impostos, vendem filiais por razes estritamente financeiras, poluem, fabricam produtos perigosos para a sociedade, mostram que no tm nenhuma preocupao com o meio no qual se inserem. Em contrapartida, quando fazem tudo para proteger o meio ambiente, investem, pesquisam, criam empregos a longo prazo, apiam a coletividade em seus esforos de solidariedade e de promoo da cultura, mostram que redistribuem, em certa medida, o que a sociedade lhes deu. Esta reciprocidade entre o meio e a organizao no se refere unicamente s empresas. Diz respeito, igualmente, s instituies educativas, artsticas, sindicais, polticas, e outras. O interesse pela coletividade e pelo seu bem-estar deve ser uma preocupao de todas as organizaes que a constituem. Infelizmente sabemos que, aqui como em outros lugares, isto est longe de ser sempre o caso. O corporativismo, a diminuio de responsabilidade, a sindicracia ameaam igualmente a vida social. Eles so, no nvel coletivo, o que o egocentrismo no nvel individual. Tais atitudes contribuem para a desarticulao do tecido social. No momento em que certas anlises tendem a mostrar que nossas sociedades se dividem em muitos segmentos sociais cada vez mais afastados uns dos outros", a preocupao pela coletividade deve se tornar um imperativo para todos os grupos sociais. Por outro lado, uma obrigao desse porte nos conduz de volta s nossas prprias responsabilidades e quilo que Dostoevsky, no sculo passado, havia to

bem resumido em sua clebre frase: "Ns somos responsveis por tudo diante de todos". s diferentes preocupaes que j mencionamos preciso, finalmente, acrescentar uma ltima: a ecologia. No momento em que nosso planeta est ameaado, em que o meio ambiente est cada vez mais destrudo por nossa ao devastadora, a preocupao ecolgica aparece como uma necessidade imperiosa. Aps ter desejado dela se desvencilhar, o ser humano redescobre, com espanto, que ele est indissoluvelmente ligado natureza e que os tratamentos a que ele a submete so a prpria imagem das relaes que ele mantm com seus semelhantes. Sem uma tica apropriada, estamos pois condenados a um desfecho mais ou menos breve. Uma renovao da tica das relaes se nos impe. Se "a preocupao, como escreve Schmid, o princpio do governo da vida do individuo (...), e a atitude geral em relao a si prprio, aos outros e ao mundo, engendra uma esttica ,formas de ateno,uma tica e sistemas de comportamento''", ento uma nova arte de viver que devemos inventar. Fundamentada ao nvel individual neste trplice respeito, por si mesmo, pelos outros e pelas instituies, e ao nvel coletivo num duplo interesse pelas pessoas e pela coletividade, tal arte de viver s possvel pela instituio do dilogo. Este dilogo considerado pelo grande poeta mexicano, Octvio Paz, como uma das formas, talvez a mais nobre, da "simpatia csmica" .18 A despeito das infelicidades, a histria , apesar de tudo, um dilogo, diz igualmente Hlderlin, que permitiu aos seres humanos escutarem uns aos outros. Possa esse dilogo se instaurar, pois ele a nica segurana dessa nova tica da individuao e da solidariedade pela qual clamamos com nossos anceios. Neste momento, surgir nova esttica que permitir ao ser humano fazer de sua vida uma obra de arte, segundo a bela expresso de M. Foucault, e tambm permitir s nossas organizaes deixar desabrochar a poesia, o imaginrio e a criatividade humana, para estarem, daqui para a frente, no centro da dinmica social. Este imperativo de natureza cultural sempre mais necessrio, pois a cultura e no a economia que define a alma humana. Que nossas sociedades e organizaes jamais esqueam isso. O

du travail, qute du sens, critique de la raison conomique. Paris, Galile,

16. GORZ, A. Metamorphoses 1988.

17. SCHMID, W. "Foucault: la forme de I'individu'. Magazine littraire, 264, abro 1989, pp.54-6. 18. PAZ, O. Uneplaneteetquatreou
cinq mondes: rflexions sur /'histoire oontemporaine. Paris, Gallimard (coll.

'Foliolessais'; 20), 1985, p.249.

73

You might also like