You are on page 1of 27

Centro de Cincias Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de Especializao em Gesto Ambiental Urbana Disciplina: Gesto dos

Resduos Slidos e Limpeza Urbana

3. CLASSIFICAO E CARACTERSTICAS DOS ORESDUOS SLIDOS URBANOS

Professor: Srgio Bezerra Pinheiro

CLASSIFICAO DE RESDUOS SLIDOS


1) De acordo com a origem: LIXO URBANO
Resduos Domiciliar: resduos gerados nas atividades residenciais. constitudo por elevado percentual de matria orgnica (restos de alimentos) e as embalagens plsticas, vidros, latas material de varredura, folhagens, etc

Resduos Comercial: Aquele originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de servios, tais como, supermercados, estabelecimentos bancrios, lojas, bares, restaurantes, hotis, etc.
Resduos Pblicos: Aqueles originados dos servios: de limpeza pblica urbana, incluindo todos os resduos de varrio das vias pblicas, limpeza de praias, de galerias, de crregos e de terrenos, restos de podas de rvores etc.;

de limpeza de reas de feiras livres, constitudos por restos vegetais diversos, embalagens etc.

LIXO ESPECIAL
Resduo Industrial: originrio das diferentes atividades industriais. Sua composio depende do tipo de indstria e do seu processamento. Algumas indstrias inseridas no meio urbano, tipo padarias e confeces, tem seu lixo classificado como domiciliar ou comercial; Resduo de Servios de Sade: constituem os resduos provenientes de hospitais, postos de sade, farmcias, drogarias, laboratrios, clnicas mdicas e odontolgicas. Podem ser:

Resduos de Servios de Sade podem ser:

Infectantes ou sptico: contm ou potencialmente podem


conter germes patognicos. Ex. agulhas, seringas, gazes, algodes, rgos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartveis, etc. resduos comuns: resduos de atividades administrativas dos servios de varrio e limpeza, restos de alimentos que no tiveram contato com pacientes, etc. rejeitos radioativos: materiais radioativos ou contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrios de anlises clnicas, servios de medicina nuclear e radioterapia.

Resduos Radioativo: Quanto destinao dos rejeitos radioativos provenientes dos servios de sade e das atividades industriais, a matria regida por normas especiais sob a responsabilidade da Comisso nacional de Energia Nuclear CNEN. Resduos de Portos, Aeroportos, Terminais rodovirios e Ferrovirios: Os cuidados especiais dispensados a esses resduos, justificam-se principalmente como medidas preventivas e de controle da introduo de agentes causadores de doenas ou epidemias.

2) De acordo com o grau de biodegrabilidade:


a)Facilmente degradveis: matria orgnica b)Moderadamente degradveis: papel, papelo, e outros produtos celulsicos. c)Dificilmente degradveis: trapo, couro, borracha, madeira. d)No-degradveis: vidro, metal, plstico, pedra, terra, outros.

3) De acordo com a NBR 10.004: Para efeitos da classificao segundo a NBR 10.004/1987 define-se:

a) Resduos slidos: resduos nos estados slidos ou semislidos, que resultam da atividade de origem: industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos de sistemas de ETAs, gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede de pblica e esgotos ou corpos dgua ou exijam para isso solues tcnicas e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel

Para o efeito da Norma os resduos se classificam em: a) resduos Classe I - perigosos: so aqueles que apresentam periculosidade, conforme definido ou que apresentem uma das caractersticas seguintes: Inflamabilidade;

Corrosividade;
Reatividade; Toxicidade; Patogenicidade (excludos os RS domiciliares e os de ETEs)

Inflamabilidade
O resduo lquido e possui ponto de fulgor inferior a 60C; O resduo no lquido 25 C e 1 atm, produz fogo por

frico, absoro de umidade ou alteraes qumicas


espontneas e quando inflama queima vigorosa e persistentemente dificultando a extino da chama;

O resduo um oxidante podendo liberar oxignio e


estimular a combusto.

Corrosividade
O resduo aquoso e apresenta pH inferior ou igual a 2, ou superior a 12,5; O resduo lquido e ataca o ao a uma razo maior que 6,35 mm ao ano a uma temperatura de 55 C.

Reatividade
normalmente instvel e reage de forma violenta e imediata, sem detonar; Reage violentamente com gua; Produz reao explosiva ou detonante sob ao de forte estmulo, ao cataltica ou temperatura em ambientes confinado; explosivo.

Toxidade
Toxidade Aguda A toxidade aguda a que deriva de uma bateria de testes de curta durao, em geral de 14 dias, realizada para caracterizar os efeitos potenciais agudos de uma substncia sobre um organismo.

Os ndices utilizados para sua caracterizao so a Dose (DL50) ou Concentrao Letal (CL50): dose ou concentrao em que 50% dos organismos submetidos ao teste morrem. A maioria dos efeitos txicos provocados por produtos qumicos so reversveis, porm a recuperao total pode demorar longos perodos. No entanto, existem substncias que podem provocar danos irreversveis nos seres vivos. Uma boa ilustrao para esse caso so os danos decorrentes de exposio a altas doses de fontes radioativas que podem acarretar srios e irreversveis danos sade. No entanto, exposies eventuais e controladas a fontes radioativas selecionadas podem se constituir em tratamento mdico.

Principais efeitos deletrios 1. Alteraes cardiovasculares e respiratrias; 2. Alteraes do sistema nervoso;

3. Leses orgnicas: ototoxicidade, hepatotoxicidade, nefrotoxicidade, etc;


4. Leses carcinognicas / tumorignicas; 5. Leses teratognicas (malformaes do feto); 6. Alteraes genticas aneuploidizao - ganho ou perda de um cromossomo inteiro. clastognese - aberraes cromossmicas com adies, falhas, re-arranjos de partes de cromossomos.

mutagnese - alteraes hereditrias produzidas na informao gentica armazenada no DNA (ex. radiaes ionizantes).

7. Infertilidade - masculina, feminina ou mista.


teratognese - provocada por agentes infecciosos ou drogas. aborto - precoce ou tardio 8. Alteraes da capacidade reprodutora 9- Alguns exemplos: Vitamina A - Atraso mental; crebro e corao. Talidomida - Corao e membros. Fenobarbital - Palato; corao; atraso mental. lcool - Defeitos faciais; atraso mental. Cloranfenicol - Aplasia medular

Toxicidade e resduos
Apresenta DL50 oral para ratos menor que 50 mg/ kg, ou CL50 inalao para ratos menor que 2 mg/l ou DL50 drmica para coelhos menor que 200 mg/kg; O lixiviado do resduo analisado apresenta qualquer um dos contaminantes em concentraes superiores aos valores constantes na Listagem 7 da NBR 10.004; Possuir uma ou mais substncias constantes na Listagem 4 da NBR 10.004.

constitudo por restos de embalagens contaminadas por substncias da Listagem 5 da NBR 10.004; constitudo de resduos de derramamento ou produtos fora de especificao de qualquer substncia, constante nas Listagens 5 e 6 da NBR 10.004.

Patogenicidade
Contm microorganismos capazes de produzir doenas.

b) resduos Classe II no-inertes: so aqueles que nem se enquadram na classe I e na classe III. Podem apresentar propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em gua. Ex. papis, papelo, matria vegetal e outros.

c) resduos Classe III- inertes: quaisquer resduos que, quando amostrados de forma representativa, segundo a NBR 10.0007, e submetidos a um contato esttico ou dinmico com a gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente, conforme teste de solubilizao segundo a norma NBR 10.006, no tiverem nenhum constituinte solubilizado a concentrao superior aos padres de potabilidade da gua, ou seja, superior aos valores constantes na listagem 8, excetuando-se os padres de cor, turbidez e sabor. Ex. rochas, tijolos, vidros e certos plsticos e borrachas que no so decompostos facilmente. Se as concentraes forem superiores, os resduos so considerados classe II (no-inertes).

CLASSE

TIPO DE RESDUO

Classe I Resduo Perigoso

Indstria Qumica Indstria Farmacutica Explosivo Combustvel Radioativo Hospitalar Patognico Domiciliar Industrial Degradvel Industrial Orgnico Entulhos Resduos de Demolio Areia Pedras

Classe II Resduo no Inerte

Classe III Resduo Inerte

Caractersticas do lixo: devem ser determinadas atravs de amostragem seguindo procedimento da NBR 10.007/87. As caractersticas devem ser determinadas pois a partir das mesmas possvel se determinar a melhor tecnologia para acondicionamento, tratamento e ou reaproveitamento e destinao final do resduo. Caractersticas Fsicas dos RS Urbanos

a) Composio gravimtrica
b) Peso especfico Mdia p/ RSU ~ 250 (kg/m3) c) Teor de umidade d) Compressibilidade ou grau de compactao e) Gerao per capita - 0,5 a 0,9 Kg/hab.dia mdia para o Brasil.

COMPOSIO MDIA DOS RESDUOS DOMICILIARES GERADOS EM NATAL - 2001

PAPEL 7% PAPELO 4% PLSTICO 6% METAL 2% VIDRO 1% MATERIA ORGNICA 48% CCO 10%

OUTROS (BORRACHA, MADEIRA, COURO E TEXTIL) 5%

REJEITO 17%

Componentes Papel e papelo Plsticos Vidros Metais ferrosos Metais no-ferrosos Trapos Borracha Couro Madeira Matria putrescvel Outros Total orgnica

BRASIL (1) % em peso 24,5 2,9 1,6 1,4 0,9 0,2 0,3 0,1 0,1 52,5 15,5 100,0

Caractersticas Qumicas dos RS Urbanos


a) Poder calorfico b) pH

c) Relao C/N
d) Teor de matria Orgnica e) Teor de cinzas, fsforo, clcio, potssio, resduos minerais totais e solvel, e gorduras

Caractersticas Biolgicas dos RS Urbanos


a) Macrovetores (ratos, baratas, moscas) b) Microvetores (bactrias, fungos, vrus)

Enfermidade
Meningite Linfocitria Gastrenterite Riquetiose vesicular Leptospirose Tifo murino Brucelose Triquinose

Agente Etiolgico
Vrus linfcito Coriomeningite Salmonella SP Rickettsia Akar

Forma de Transmisso Urina e secreo nasal


Fezes Mordedura

Leptospira Icterohemorragiae
Rickettsia Typhi Brucella Melintensis Trichinella Spirallis

Urina
Pulga(sugamento) Urina Rato-suno-homem

Tularemia
Febre Haverhill Febre Skodo

Pasteurella Tularensis Streptobacilus Moniliformis Spirillum Minus

Mordedura
Mordedura Mordedura

2.2.4 Resduos de servios de sade NBR 12.808: a)

Classe A: Resduos Infectantes


A1 Biolgico (cultura, inculo, vacina vencida, etc.) A2 Sangue e hemoderivados

A3 Cirrgico, anatomopatolgicos e exsudado: (tecido, rgo ou sangue) A4 Perfurante e cortante (agulha, ampola pipetas) A5 Animal contaminado

A6 Assistncia ao paciente (secrees, excrees, restos de refeies e resduos contaminados)

b) Classe B Resduos Especiais


B1 Resduo radioativo B2 Resduo farmacutico

B3 - Resduo qumico perigoso

c) Classe C Resduos Comum Atividades administrativas, restos de alimentos sem contato com pacientes

You might also like