You are on page 1of 29

USINAS HIDRELTRICAS: IMPACTO SCIO-AMBIENTAL E DESAGREGAO DE COMUNIDADES

87

Mieceslau Kudlavicz Resumo: O presente texto pretende fazer uma abordagem dos impactos scio-ambientais produzidos pelo processo de construo da Hidreltrica Srgio Motta sobre a comunidade ribeirinha no municpio de Brasilndia MS. Objetivamos, a partir dos depoimentos das pessoas impactadas, identificar o conflito com a empresa vivenciado pelas famlias no cotidiano e as lutas de resistncia ao desalojamento forado de seu habitat. Buscar ainda registrar e entender a voz dos homens e mulheres da beira do rio, da floresta, apreendendo suas experincias de vida com o rio e a dolorosa experincia de vida sem-o-rio. Palavras-Chave: impacto (des)construo cotidiano rio barragens

PLANT HIDRELTRICAS: PARTNER-AMBIENT IMPACT AND DISAGGREGATION OF COMMUNITIES

Abstract: The present text intends to make a boarding of the partner-ambient impacts produced by the process of construction of the Hidreltrica Sergio Motta on the marginal community in the city of Brasilndia - MS. We objectify, from the depositions of the impactadas people, to identify the conflict with the company lived deeply for the families in daily and the fights of resistance to the forced dislodgement of its habitat. To search still to register and to understand the voice of the men and women of the side of the river, of the forest, apprehending its experiences of life with the river and the painful experience of life without-the-river. Word-Key: impact - (des)construo - daily - river - barrages INTRODUO Em meio ao desenvolvimento do modo de produo capitalista que vem ocorrendo de forma intensa e acelerada, alterando o meio ambiente, desrespeitando e esmagando os seres humanos na sua individualidade, propomos refletir de que forma se d o processo de desalojamento de comunidades. Neste trabalho, iremos descrever e refletir a prtica e/ou o cotidiano vividos pela comunidade ribeirinha de Porto Joo Andr, municpio de Brasilndia-MS, anteriores construo da Usina Hidreltrica de Porto Primavera (hoje Srgio Motta) e a partir da, buscar identificar como se deu o processo de desconstruo da
Revista Eletrnica da Associao dos Gegrafos Brasileiros Seo Trs Lagoas Trs Lagoas-MS, V 2 n. 2 ano 2, Setembro de 2005

organizao do trabalho, dos laos de solidariedade, do seu convvio com a gua (rio/lagos) e seus costumes durante e a ps a construo da barragem.

88

Tal situao j vem ocorrendo h mais de 20 anos e vem alterando e obrigando os ribeirinhos a sarem do seu habitat, no qual j viviam por mais 40 anos. So famlias de agricultores, pecuaristas, oleiros, pescadores, capturadores de isca e assalariados, que hoje j foram relocados reassentados ou esto em processo de relocao em outra rea. A pesquisa procura analisar o contexto scio-econmico e ambiental dessa comunidade, para entender de que forma e que tipos de atividades eram realizadas no dia-adia pelas famlias ribeirinhas para a obteno da renda e o sustento familiar, e qual a forma de comercializao do excedente. Assim como identificar quais os impactos/mudanas (positivos/negativos) ocorreram na organizao da comunidade em seu novo local de moradia. Para ento, demonstrar qual a relao e a importncia que o meio ambiente ecossistema local exercia para a sobrevivncia e organizao da comunidade ribeirinha. O conceito de impacto utilizado pelas hidreltricas transmite a idia de que as conseqncias so de curta durao, coisa passageira. Neste trabalho procuramos demonstrar que muitas transformaes provocadas ao meio ambiente e ao grupo humano ali residente so definitivas, no tm volta. Essas mudanas, de acordo com o depoimento de Deguinha (2000), como conhecido no Iate Clube: No como um acidente que acontece. um troo que vem te corroendo aos poucos [...]. A gente fica boiando. No sabe o que fazer da vida. Estamos amarrados. A expresso impacto ambiental tem servido essencialmente para esconder as reais transformaes provocadas pelas hidreltricas e ocultar a diversidade de interesse que esto em jogo, principalmente de grupos econmicos envolvidos com a obra. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e relatos de histria de vida dos ribeirinhos a partir do meu trabalho e convivncia como agente da CPT junto aos mesmos.

Situao que possibilitou a descrio e anlise do processo de construo e desconstruo da organizao desta comunidade.

89

A partir da, propomos tambm, redimensionar o trabalho da CPT junto a esta comunidade ribeirinha, discutindo qual a contribuio especfica desta entidade no processo de reorganizao dos ribeirinhos em seu novo local de moradia e trabalho. Ressaltamos que o presente estudo, apesar de ser realizado com a comunidade de Porto Joo Andr, numa extensa de 60 km ao longo do rio, a mesma problemtica se apresenta em toda a regio numa rea de at 300 km ao longo do rio Paran, entre as usinas hidreltricas Engenheiro Souza Dias Jupi e Srgio Motta Porto Primavera.

SITUANDO A COMUNIDADE Porto Joo Andr, na verdade, o nome dado ao Porto da Balsa que faz a travessia de pedestres, automveis e caminhes de carga da margem sul-mato-grossense margem paulista, atravs do rio Paran. No entanto, com o decorrer do tempo famlias foram se instalando, se apossando de pequenos lotes e fixando residncias. Muitas delas abriram um pequeno comrcio, sobretudo de bebidas e de alguns produtos bsicos de cozinha, como sal, acar, leo, temperos, etc, e de limpeza. No local funcionavam alguns rgos do setor pblico (pequenas unidades) tais como: um Posto da Receita Estadual, um Posto de Sade, um Posto Telefnico e uma Escola Municipal de 1 4 srie (hoje todos desativados). Do Porto Joo Andr partia uma rodovia estadual, fazendo a ligao com a sede do municpio, a cidade de Brasilndia, distante 23 quilmetros. uma estrada de terra e de difcil acesso no tempo das chuvas, pois 15 dos 23 quilmetros atravessavam uma plancie muito mida, cheia de lagoas e varjes (brejos). Porto Joo Andr era uma referncia para uma outra estrada que margeava o Rio Paran, 30 quilmetros rio abaixo, chamada da a Estrada do Taquari. E uma outra estrada chamada a Estrada do Rio Verde, que margeava 20

quilmetros Rio Paran acima, at a desembocadura do Rio Verde e a seguir, mais 10

90

quilmetros margeando o Rio Verde acima, at ligar com a rodovia Estadual MS 040 (pavimentada) que faz a ligao da cidade de Brasilndia com Trs Lagoas. Porto Joo Andr era o km 0. Era margeando a estrada do Taquari e a estrada do Rio verde que residiam as famlias ribeirinhas que sero aqui o universo da pesquisa. Consideramos tambm os dados da CESP de 1992/93 que confirmam a existncia desta populao nesta regio, um total de 290 famlias e que seriam desalojadas com a construo da Barragem. Essas famlias desenvolviam variadas atividades produtivas, como a pesca, a agricultura, a pecuria, a olaria, o comrcio, a captura de iscas e ainda, famlias que viviam de algum tipo de assalariamento como empregados do Iate Clube Rio Verde, de olarias, de ranchos, de fazendas, Pousada Shangri-l, diaristas e funcionrios pblicos (neste estudo no vamos nos ocupar dos moradores que exerciam cargos pblicos). Em 1998, foi feito um novo levantamento na rea, agora com a participao da Prefeitura Municipal de Brasilndia, Terrasul (rgo de Terras de Mato Grosso do Sul) e a CESP, e novamente sem a participao de representantes das famlias ribeirinhas. De acordo com o novo levantamento, aumentou o nmero de famlias de 290 para 334. Se a composio familiar se constitui de 5 pessoas, estamos realmente falando de 1670 pessoas, que esto e estaro sofrendo mudanas radicais no seu modo de se organizar para viver. Se considerarmos o contexto brasileiro, essa situao ocorre com mais de 30 mil famlias, segundo afirmao do MAB (Movimento dos Atingidos pos Barragem) no texto publicado em julho de 20001 por ocasio da mobilizao nacional dos trabalhadores rurais.

A OCUPAO DA REGIO
Aqui um lugar maravilhoso de se viver. A estrada era o rio. (Glria, 2000).

Movimento dos Atingidos por Barragens. A prtica energtica do Estado brasileiro. Caderno de Estudo n 2. Mobilizao Nacional dos Trabalhadores Rurais, jul. 2000.p.58-66.

muito importante neste estudo conhecer porque estas famlias se

91

estabeleceram nesta regio e h quantos anos esto residindo nessa rea, objeto de nosso estudo. Para desenvolver este aspecto do estudo, servimo-nos dos depoimentos de algumas famlias mais antigas, que fizeram o relato do que viveram e como viveram durante dcadas, at o presente momento. A maioria das 334 famlias viveu 40 anos ou mais na regio, ou ento, so filhos dos primeiros desbravadores dessa regio. Uma das moradoras mais antigas, Maria Joana dos Santos, uma senhora de 74 anos, nem lembra-se muito bem h quanto tempo vive no local. E diz: No lembro. Que idade tem Paulicia? A idade que Paulicia tem eu de barranca. Paulicia tem 52 anos. (Maria Joana dos Santos, 2000). Segundo essa senhora, seu marido era pescador profissional e moravam inicialmente na Ilha Verde, prximo a atual residncia que fica prxima ao encontro das guas do Rio Verde com as do Rio Paran. Era uma regio ainda muito despovoada e de difcil acesso.
Quando eu entrei aqui, no tinha estrada. A estrada era o rio. S tinha cobra, ona e pernilongo. Eu tive meus filhos todos num rancho de sap. (Maria Joana dos Santos, 2000).

Atravs dos relatos e depoimentos verificamos que no final da dcada de 1940, j existiam dois hotis restaurantes, muito conhecidos, que recebiam turistas que vinham principalmente das cidades do Estado de So Paulo. Um era de propriedade do senhor Romildo Raineri, dono de uma fbrica de macarro na cidade de Marilia, no Estado de So Paulo. Seu hotel restaurante era conhecido como Pastifcio Marilia. O outro hotel restaurante era de propriedade de Raimundo Dias, que tambm era o maior proprietrio de terras na regio. Possua tambm um campo de aviao que era utilizado pelos turistas que vinham principalmente para desfrutar da fartura dos peixes que havia no rio Paran. Maria Joana, durante 10 anos, trabalhou no hotel restaurante Pastifcio Marilia, servindo refeies aos turistas. Depois compraram um stio de sete alqueires e meio o qual possuiu at a alguns

meses atrs. Foi nesse stio que ela teve onze filhos, todos de parto normal, em casa, sem assistncia de mdico ou enfermeira. E fala com orgulho:

92

Foi onde criei meus filhos de barriga cheia. Foi onde vi fartura. E vou embora e no tenho nada que falar do Mato Grosso (do Sul). Quando ele (marido) comprou isto aqui, nunca ele comprou um quilo de arroz, um quilo de feijo, mandioca, abbora. Nunca fiquei sem nenhum frango no terreiro. (Maria Joana, 2000).

Maria de Lourdes Silva Lima, mais conhecida como Petelinka, mais ou menos contempornea de Maria Joana, participou da ocupao destas terras com dezenas de outras famlias no final da dcada de 1940 e inicio da dcada de 1950. Ela mesma relata como tudo isto ocorreu:
A gente entrou faz muitos anos atrs, em 1949. Meus pais entraram como posseiros nessa regio que hoje a fazenda Cizalpina. Ns entramos, como posseiros, e foi entrando mais famlias e por final, quando tivemos que sair daquela regio, ns j estvamos em 150 famlias. A quando ns estvamos pensando que poderia ficar possuindo aquelas terras onde a gente tinha abrido a posse. Era umas terras devolutas, terra do governo. O pessoal tinha interesse de comprar seus pedaos de terra, rea que lhes conviesse. De repente a companhia CAIC vendeu esta rea de 7.000 alqueires para a Companhia Cizalpina, uns italianos que tinham vindo recentemente da Itlia. Eles queriam ficar com aquela rea. Entraram para trazer maquinrio de agricultura. Tratores e tudo mais. E eles queriam a rea desocupada. Ento houve uma situao muito difcil. Quem j estava um pouco estabilizado ficou total desequilibrado. As lavouras foram ficando abandonadas, porque sentia aquela opresso. Eles queriam que o pessoal sasse daquela regio. Mas como a gente j tinha plantios, como lavoura de caf. O meu pai j tinha dois mil ps de caf plantados. O pessoal tinha canavial, tinha as lavouras, achava difcil sair. De repente eles entraram em demanda e houve vrias reunies, muito sofrimento, muita luta e a Companhia CAIC colocou um tenente, que o Tenente Esprito santo e ele colocou soldados para agredir o pessoal. Massacraram muita gente. Fizeram muita malvadeza com o pessoal. Queimaram paiol de milho, chiqueiro de porco, queimaram barracos, bateram em pessoas [...]. Do Porto Joo Andr acima, na barranca mesmo, fizeram muita malvadeza. E na regio que j vinha pro lado da fazenda Bonita, que fica acima do Porto de Panorama, margem do Crrego Bom Jardim eles atacaram muita gente. Fizeram as pessoas se sentir intimidadas. Fizeram massacre mesmo. Judiaram muito das pessoas. Eles

entraram com advogado e o advogado conseguiu que eles requeresse direito

93

de posse. A o pessoal com direito de posse, como a companhia comprou a rea desocupada, era obrigatrio retirar o pessoal. Mas a fizeram um acordo. O pessoal saram, mas saram comprando as terras em outras regies. No mesmo municpio, mas receberam indenizaes daquelas benfeitorias que deixaram na rea. Isso aconteceu em 1954 a mudana de vrias pessoas. O pessoal saram, foram comprando, olhando terras em outros lugares e desocupando destes 7.000 alqueires. (Maria de Lourdes/Petilinka, 2000). esta rea

Aps toda essa tramitao do processo de compra e venda dos direitos da posse da terra entre a CAIC e a Companhia Cizalpina, algumas famlias permaneceram na regio, como a famlia de Deoclides e do Eza dos Santos. Foram principalmente os filhos das famlias que participaram dessa ocupao que ainda permanecem nessa regio. As famlias que permaneceram na regio tiveram que recomear tudo de novo. Havia muitas dificuldades. Atravessavam o rio a remo (1.500 metros de extenso). A balsa tocada a vapor vai fazer sua estria em 1955. A estrada do Rio Verde, a que nos referimos no incio, foi aberta em mutiro de forma braal, pelos primeiros moradores. Contudo, apesar desse sofrimento todo, segundo Maria de Lourdes:
A gente se sentia bem porque tem o rio que uma fonte de vida que nos trazia muita alegria... A gente tinha a felicidade de ter uma vida com dificuldades, mas de fatura. (Maria de Lourdes, 2000).

A ocupao atravs da compra de stios era realizada fundamentalmente por dois grupos de pessoas que tinham finalidades diferentes na aquisio das terras: um grupo era de profissionais liberais ou de vrios scios, cuja finalidade era construir uma casa para passar fins de semana, principalmente pescando, por isso chamados na regio como Ranchos de Pesca ou simplesmente ranchos. Outro grupo de compradores era formado por famlias como Maria Joana, Petelinka e tantos outros, porque precisavam de terra para plantar e garantir a sobrevivncia da famlia. Os relatos indicam que era uma beira de rio muito rica, com destaque para o rio, que era muito rico em peixes.

Mais recentemente, em 1969, foi inaugurado o Iate Clube Rio Verde, tambm

94

para servir ao turismo. Na dcada de 70, que foi o perodo de maior movimento de gente nos finais de semana e feriados, chegou a atender 702 pessoas, somente num final de semana de carnaval. O atendimento menor era de 150 pessoas por fim de semana. Era to procurado que o senhor Luiz, um dos scios do Iate Clube, resolveu fazer um loteamento de aproximadamente 1.000 lotes nas proximidades do Iate. Uma grande enchente ocorrida em 1983 mudaria a rotina da vida das pessoas. O loteamento que j estava todo arborizado e com reas cascalhadas, foi totalmente destrudo. Matou toda a arborizao. Ningum mais quis nem de graa. A rea ficou condenada e o capim tomou conta. Estas informaes so fornecidas por dois antigos funcionrios do Iate Clube Rio verde: Jos Alexandre Dias, mais conhecido como Deguinha (trabalhando desde 1974) e por Francisco Elias dos Santos, balconista do Iate desde 1973 e morando na Barranca h mais de 30 anos. O Clube se tornou uma grande referncia para os moradores da regio por atrair o turismo que tambm contribua com a renda das famlias ribeirinhas e o comrcio local. O Clube, fechado em setembro de 2000, ficava no Km 20 da estrada do Rio Verde. Como na regio existia uma jazida de argila muito grande e prpria para o fabrico de tijolos, foram se instalando dezenas de olarias de produo artesanal do tijolo macio, usado na construo civil. Existiam 35 olarias que utilizavam mo de obra familiar, mas que tambm empregava cada uma delas, uma mdia de 2 a 3 pessoas, fora do grupo familiar. Tanto as olarias como os ranchos absorveram um nmero razovel de mode-obra e que tambm, foram fixando residncia ou nos ranchos onde eram empregados, ou nas olarias onde trabalhavam. Todos sem carteira assinada e recebendo por produo. Todas as famlias ribeirinhas de oleiros, pescadores, agricultores, assalariados, isqueiros (capturadores de isca viva) revelam que tinham uma relao de dependncia e de respeito com o rio. Todos fixaram residncia nessa regio porque tinha fartura. Fartura segundo os moradores, porque a terra era muito frtil. Ningum usava adubo para plantar a

roa de feijo, milho, arroz. Alm da fartura de gua. O Rio Paran com 1.500 metros de

95

largura e 7 metros, em mdia, de profundidade, impunha respeito e transmitia aos seus moradores a sensao de fartura, de paz. E realmente, at alguns anos atrs, a fartura do peixe era muito grande. Todos os moradores tiravam e/ou completavam a renda familiar com o peixe do rio, como eles mesmos proclamavam: Voc tinha mistura. Joo Lira, morava no Km 14 da estrada do taquari, 37 anos de barranca. H 2 anos reassentado como agricultor na Pedra Bonita, municpio de Brasilndia, distante 25 quilmetros do rio. Em seu depoimento, fala do rio na linguagem familiar, de to estreita que era essa relao:
O rio era um pai. Era mesma coisa que voc dizer: vou na casa do pai emprestar dinheiro. Voc tava meio apertado, voc caa no rio, logo voc tava com o dinheiro na mo. Voc queria um dinheiro. Voc tava meio apertado. O paizo tava l. (Joo Lira, 2000)

De acordo com o que foi relatado, o rio tambm era importante para quem plantava verduras. Para quem gostava de cultivar uma horta, assim como Joo Lira e muitos outros:
Porque l eu tinha uma horta. Mandei muita verdura para o hospital. Daqui mesmo eu sempre mando abobrinha, milho verde. Mas de l eu sempre mandava era repolho, era couve, era alface, era pepino, era abobrinha. Tudo da horta. Porque o poo ali era o rio. L a gente praticamente morava numa ilha. De um lado era o rio e as lagoas de outro. Quer dizer que se voc abrisse um poo num lugar mais alto, com 4 ou 5 metros de profundidade voc j tinha um lenol de gua suficiente para ter um poo. (Genivaldo, 2000/Reassentado da Pedra Bonita).

Para Maria de Lourdes (2000): [...] o rio uma fonte de vida que trazia o peixe, trazia muita alegria. Era fonte de alegria, era fonte de vida porque trazia o peixe. Veja, a depoente fala do rio como se fosse uma pessoa: trazia. Assim d para compreender melhor a fala de Maria Joana, referindo-se s enchentes: E quanto ele mais cheio, mais eu adoro. Adoro de ver a natureza. Adoro de ver o rio. Eu no tenho que me queixar nada de enchente. Eu j acostumei com enchente. (Maria Joana, 2000).

Ou ento, a expresso que parece ser contraditria como a de Maria de

96

Lourdes, quando ela desabafa: [...] a gente tinha a felicidade de ter uma vida com dificuldades, mas de fartura (2000). A fartura da gua a que todos os ribeirinhos se referem o rio, mas no s. Essa regio era formada por uma plancie que margeava o rio numa faixa mdia de 10 quilmetros de largura. Plancie muito mida, cheia de lagoas. Nas grandes enchentes como a de 1983 e de 1991, a maior parte dessa plancie ficou submersa. Quando da formao final do lago de Porto Primavera, toda ela ficar submersa para sempre. Por ser plancie mida e o lenol fretico elevado, a agricultura sofria pouco com as secas que ocorriam. A umidade aliada fertilidade da terra garantia que culturas de milho e feijo produzissem bem. Jos Celso Dias, 42 anos, nascido na barra do crrego Taquari, no Km 30 da Estrada do Taquari, hoje reassentado na pedra Bonita, sente a diferena: L as terras da barranca era bem melhores do que essas do reassentamento: seguram mais a umidade. A gente pode plantar fora de poca que colhe (Jos Celso Dias, 2000). medida que descrevemos e analisamos o processo histrico da ocupao da regio onde est a comunidade aqui denominada Porto Joo Andr, fomos procurando identificar tambm quem eram essas famlias. Porque buscaram fixar residncia nesta localidade. Assim, identificamos agricultores, pescadores, oleiros, assalariados e comerciantes. Alm dos turistas, que influenciaram de maneira significativa na complementao da renda das famlias ribeirinhas. Joo Lira, quando perguntado, de onde retirava o seu sustento quando morava s margens da barranca do rio, resume sua resposta numa expresso curta: de todo jeito voc vivia. Isso mostra que a barranca era muito mais que uma barranca. Pois por trs dela, havia uma sria de atividades que eram exercidas pelos ribeirinhos para garantir a sobrevivncia. Ningum era s oleiro, s agricultor, s pescador ou s assalariado. Joo Lira

plantava roa, criava gado, pescava, como ele mesmo se expressa: eu fazia de tudo.

97

Enquanto que Genivaldo, presidente da Associao dos Reassentados da Pedra Bonita responde pergunta com mais detalhes:
Veja bem. Eu era arrendatrio de um lote. Eu plantava minha roa. Eu cuidava de cedo at meio dia. Depois o sol esquentava, a bom voc mexer dentro da gua. Eu ia para a lagoa tirar minha isca. Chegava l para as quatro horas ou cinco horas da tarde, pegava meu barquinho e ia pro meu espinhel. Iscava meu espinhel. A eu tava pescando. Voltava tipo oito ou oito e meia da noite. Vinha chegando da pescaria. Se tivesse pegado peixe eu amarrava ele e guardava para voc ter um volume para entregar. Noutro dia voc tinha o mesmo ritmo. Quer dizer, voc tirava um pouquinho do peixe. No como voc s ter uma atividade. E se de repente minha roa no desse nada? Ou se eu falasse: s vou pescar, e no pegasse nada. (Genivaldo, 2000).

Desse modo, fica claro que naquela regio os moradores plantavam roa de milho, feijo, arroz, mas tambm criavam gado de leite ou de corte. Alm de venderem o leite para o laticnio, vendiam o queijo e o requeijo na feira da cidade de Paulicia, ou diretamente para os turistas. Sempre tinham um frango, ou um porco no terreiro. Serviam para reforar a alimentao, ou na hora do aperto, vender para trazer uns trocados e pagar uma conta. Ficou evidenciado que nos ltimos tempos, a captura da isca viva era uma das principais fontes de renda de todos os ribeirinhos, independentemente de serem assalariados ou no. Esta atividade estava relacionada diretamente ao turismo. Eram os turistas os grandes compradores da isca viva, que eram capturadas nas lagoas e varjes existentes em grande quantidade na regio. Trata-se de pequenos peixes, como a trara, o piau, a espadinha, a enguia ou pirambia, alm do caramujo e do minhocou, todos utilizados pelos turistas como isca para a captura de peixes maiores no rio. Essa atividade era to rentvel, que existiu na comunidade um grupo dos chamados isqueiros (capturadores de isca) que desenvolveram um ritmo prprio de vida. Normalmente, essa atividade era desenvolvida em grupo. Dificilmente algum ia sozinho para a lagoa ou varjo (brejos). De manh, combinavam os grupos e os locais de

captura. tarde, horrio de maior calor, era mais propcio para exercer a atividade dentro da

98

gua. No final da tarde voltavam com a mercadoria (as iscas) e dirigiam-se at o povoado, onde normalmente, j tinham seus compradores (intermedirios) acertados para receber e que posteriormente comercializavam com os turistas. Outras vezes, os isqueiros vendiam diretamente aos turistas, ou tinham viveiros prprios para armazenar e comercializar. Permaneciam no povoado, comentando com outros companheiros(as) os feitos do dia at mais ou menos 8 ou 9 horas da noite. No dia seguinte, retomavam a rotina. Todos os moradores tinham ao redor da moradia plantaes de rvores frutferas. A barranca do rio era um grande pomar de mangas, goiabas, caju, jaca, abacate, jabuticaba, mamo, banana e outros. As frutas serviam tanto para alimentar as pessoas que a moravam ou por ali passavam, como tambm era alimento para os animais domsticos e silvestres da regio. Havia uma interao do meio ambiente com o homem e vice-versa. A coleta da manga, nos ltimos anos, se tornou uma significativa fonte de renda para as famlias ribeirinhas. Glria dos santos, 39 anos na barranca, empregada de rancho, afirma que vendia 600 caixas de manga todo ano a R$ 1,00 a caixa. Ou ento, o filho menor de Getlio e Irm que eram empregados de fazenda, hoje reassentados na Pedra Bonita, que conseguiu em 15 dias comercializar R$ 400,00 na coleta de mangas, sendo que o dinheiro adquirido na comercializao das mangas, ele investiu na compra de duas bezerras. O turismo nessa regio era muito importante, pois alm de fortalecer e dinamizar o comrcio local do Porto Joo Andr, os turistas complementavam a renda familiar dos ribeirinhos comprando seus produtos. Maria de Lourdes que residia a um quilmetro do Iate Clube Rio Verde, explica a importncia do turismo: E ainda por ser uma rea turstica, tudo o que a gente tinha pra vender tinha bom preo. Nada ficava. Tudo o que a gente tinha: o queijo, o requeijo, o frango, os ovos, o leito, saia sem problema nenhum (Maria de Lourdes, 2000). Os turistas preferiam comprar direto dos ribeirinhos porque estes, no usam agrotxicos. A produo era ecologicamente correta, ou seja, tratava-se de produto orgnico.

Com isso, facilitava a sua comercializao, era direto do produtor ao consumidor. Conforme o depoimento:

99

Porque at o prprio turista que vinha ali, ele comprava um saco de feijo e levava. Na poca do milho, tanto faz ele verde como seco. Se viesse na poca do milho verde ele comprava para levar e o milho seco era usado para ceva. (Maria de Lourdes, 2000).

Tambm o turista poderia render uma boa diria, segundo Genivaldo:


Por que o turismo? Porque quando chegava algum no rancho que eu tomava conta, tinha turista que vinha com barco e motor. S que ele no sabia pilotar. Ou ele sabia pilotar, mas ele no conhecia o rio. Ento ele pagava uma diria de 20 ou 30 reais. Tudo isso era um meio de sobrevivncia. (Genivaldo, 2000).

Alm disso, era comercializado o peixe ou a isca, que eram dois produtos que sempre garantiam a sobrevivncia dos ribeirinhos. Existem 35 olarias (em processo de relocao) espalhadas numa extenso de 30 quilmetros s margens do Rio Paran. Entre 5 a 7 pessoas eram necessrias e

distribudas em vrias funes para produzir diariamente uma mdia de 2 mil tijolos. O sistema de produo era todo artesanal e com uma tcnica muito rudimentar. Por volta das 4 ou 5 horas da manh iniciavam os trabalhos. Ali, o labor dirio sempre comeava muito cedo. A produo dos tijolos era comercializada no Estado de So Paulo. Os compradores (intermedirios) utilizavam caminhes e buscavam os tijolos diretamente nas olarias, que eram retirados manualmente direto dos fornos. Cada olaria produzia em mdia 70 milheiros por ms. Para queimar os tijolos dependiam de lenha, que era fornecida por terceiros. Os barreiros (local da retirada da argila), normalmente ficavam localizados a 100, 200 metros da olaria. A maioria eram arrendatrios das olarias. Das 35 olarias existentes, 24 delas eram tocadas por arrendatrios. Todos eles, tanto arrendatrios como proprietrios, possuam outras fontes de renda, por exemplo: plantavam roa, criavam algumas cabeas de gado de leite ou de corte, todos pescavam ou

para vender ou para complementar a alimentao. Alguns ainda capturavam iscas vivas para vender aos turistas.

100

AS ALTERAES AMBIENTAIS: desmontaram o meio do povo viver O processo de construo da Usina Hidreltrica Porto Primavera vai se prolongando h 22 anos. Inicialmente, ningum se preocupou com a barragem porque era inconcebvel para os ribeirinhos que uma barragem sendo construda h quase 300 quilmetros fosse trazer tanto transtorno em suas vidas. Ningum queria acreditar que o seu local de moradia e trabalho um dia fosse inundado pelas guas do lago, fora do contexto das enchentes naturais. Mas a enchente de 1983 no foi normal para eles. Nunca houve uma enchente to grande. Pessoas que viviam j h mais de 30 anos, nunca tinham visto coisa igual. A destruio, os prejuzos foram enormes. Eles comearam a suspeitar das barragens. Jos Alexandre Dias, mais conhecido como Deguinha, h 26 anos trabalhando como eletricista no Iate Clube, perguntado sobre quando comeou a perceber os primeiros problemas provocados pela barragem, no teve dvida em afirmar:
A primeira coisa que voc pode escrever, com certeza, foi a enchente de 1982/83. Ns temos a marcao l na Igreja, que d na cota 260. a altura da gua que vai ficar. Por isso a gente acha que naquela poca da enchente j foi tirado o nvel da altura que ia ficar a barragem. A comeou as mudanas [...]. Com certeza de l para c [...] ningum tem mais paz (Deguinha, 2000).

De l para c comeou a [...] desmontar o meio do povo sobreviver, como disse com veemncia Genivaldo (2000). Neste perodo, funcionrios da CESP fizeram o primeiro levantamento das famlias que moravam na rea. Comearam tambm a exercer a presso psicolgica sobre os moradores, como lembra novamente Deguinha (2000): No construa, no faa cerca, no faa isso, no faa aquilo. Voc vai ter que sair. Voc no vai ser indenizado. Essas ameaas foram feitas a todos os moradores da poca, e continuaram nos anos eu se seguiram. Com isso, realmente muita gente deixou de fazer melhorias na sua

propriedade. As cercas apodreceram. As casas ficaram prestes a cair, [...] As propriedades

101

ficaram desvalorizadas e a populao quebrando a cabea sem saber o que seria do seu futuro. O possvel progresso e/ou desenvolvimento para alguns comeou a se tornar um inferno para a populao ribeirinha. Este o sentimento de Maria Joana e da maioria da populao:
Voc j pensou uma pessoa morar num canto 50 anos e sair assim, sem mais nem menos? Por causa de enchente, por causa de barragem. Eu no sei falar mais nada pra vocs. Eu falo num inferno, porque eu estava no cu, agora estou vivendo num inferno, porque eles querem me tirar. (Maria Joana, 2000).

Segundo os ribeirinhos, foi a partir de 1995 que a situao comeou a agravarse porque comeou a desaparecer uma de suas principais fontes de renda que era o peixe. Com o barramento do rio pela barragem, em 1993, o peixe passou a no subir mais no perodo da piracema, diminuindo em 80% segundo os pescadores e confirmado por todos os moradores da regio. Comeou tambm a diminuir o fluxo do turismo, que antes era motivado pela abundncia do peixe no rio. Francisco Elias dos Santos, funcionrio do Iate Clube h 27 anos e mais de 30 anos de barranca, confirma:
Acabou quase tudo. Eles no fizeram escada para o peixe subir. E a pescaria foi ficando cada dia mais fraca. Antes de ter essa barragem pegava muito peixe. Peixe diminuiu demais. No sobe mais peixe, principalmente os peixes como ja, pintado, acabou quase tudo. (Francisco Elias dos Santos, 2000)

As presses, o clima de incerteza em relao ao futuro, as constantes mudanas no cronograma de enchimento do lago, geraram dvidas nos ribeirinhos em relao ao plantio. Se plantavam, ficavam inseguros em relao colheita. A situao criou at desentendimentos familiares, conforme testemunho de Maria de Lourdes (2000):
[...] deixou uma marca muito grande porque a gente perdeu os amigos. Cada um foi dividido em categorias. Cada um vai para um lado. A gente no tem mais aquela facilidade de vizinhar, porque tudo se tornou difcil. Houve at separaes de casais. Aconteceu muito desentendimento de vizinhos, de famlias, que se sentiu to oprimidos [...].

A construo da barragem criou tamanho transtorno na vida das pessoas

102

chegando a abalar suas estruturas bsicas de famlia, confirmado no depoimento de Ernestina Ravanhani, oleira a 30 anos e 45 anos de barranca:
[...] a gente tinha um futuro pra ns e para os filhos e hoje ns no temos mais futuro. Acabou com o barro que ns trabalhava. Destruiu tudo o que ns construmos [...], sentimos muito tristes das famlias, da separao, da desunio que vai ficar as famlias. Um vai pra um lado, outro vai para outro (Ernestina Ravanhani, 2000).

Ernestina representa o sentimento dos oleiros que tinham seu futuro relacionado com as jazidas de argila, matria-prima das olarias para o fabrico do tijolo e que ficaro submersas com a formao do lago. A separao das famlias de que fala a Ernestina se completa com a diviso em categorias de que falou ante a Maria de Lourdes. As duas esto se referindo ao cadastramento realizado pela CESP, classificando os ribeirinhos de acordo com a informao que forneciam sobre sua principal fonte de renda. Dessa forma, os ribeirinhos foram assim classificados: agricultores e pecuaristas, oleiros, pescadores, mo-de-obra assalariada e comerciantes, que teriam, teoricamente, direito ao reassentamento. Essa classificao fraciona os grupos familiares e de vizinhos construdos durante dcadas e com tanta dificuldade. Outro fator importante a ressaltar nessa classificao que ela vai determinar as mudanas que esto ocorrendo no assentamento Pedra Bonita, em relao sobrevivncia das famlias. A empresa classificou-os at mesmo a revelia por meio de levantamentos e entrevistas com os beneficirios, mesmo que eles resistissem em afirmar qual era sua principal fonte de renda. Muito deles, realmente tinham dificuldades em dizer com certeza qual era sua principal fonte de renda, porque tinha sempre mais que uma como buscamos identificar atravs de depoimentos dos mesmos neste estudo. A partir desta classificao, a empresa projetou programas de

reassentamentos para essas famlias, desconhecendo ou no levando em considerao todas as outras formas de obteno de renda criadas durante dcadas de convivncia com esse ecossistema local. S naquela rea, margeando a barranca ao longo do Rio Paran, essas

famlias foram capazes de sobreviver, sem depender de cesta bsica, nem de

103

financiamentos de banco. For-las a sobreviver s da agricultura, ou s da pecuria, ou ainda, s da olaria conden-las ao empobrecimento ou talvez at morte. Pois aceitar a proposta da empresa CESP, que prope aos assalariados, que viveram 10, 20, 30 anos no mesmo emprego (onde tinham a possibilidade de complementar a renda com a pesca, a agricultura ou criao de animais de pequeno porte, captura de isca viva ou mesmo ganhando uma diria nos fins de semana como piloteiro de turista), 20 salrios mnimos ou 5 hectares de terra como forma de indenizao, conden-los mendicncia ou torn-los favelados rurais. O empobrecimento da populao que ainda permanece na rea grande. As fontes de renda vo se acabando. o caso de Glria dos Santos e de todos os caseiros, assim conhecidos os assalariados de rancho, desde que seus patres, que eram proprietrios dos ranchos de lazer, foram indenizados. Os fatos evidenciam-se no depoimento que segue:
A renda agora muito pouca. Hoje, junto ferro velho, latinha e papelo. Meu marido quando acha um servio trabalha. Meu filho tirei da escola pra poder trabalhar tambm, catando feijo na ilha. As mangas foi prejuzo. Eles cortaram tudo. Hoje acabou tudo. Desmontaram tudo, Clube que tinha. O meio do povo sobreviver (Glria dos Santos, 2000).

At o comeo de dezembro de 2000, toda rea de inundao j estava desmatada. Os proprietrios de terra, ranchos, clube e comrcio j haviam sido indenizados. As cercas dos pastos j foram todas arrancadas. No entanto, com exceo de 3 donos de olarias que foram transferidos para uma rea provisria, para dar continuidade construo do aterro da estrada que vai ligar So Paulo Mato Grosso do Sul; mais de 80 dos 89 agricultores e pecuaristas beneficirios do reassentamento coletivo de Pedra Bonita; e ainda, umas trs dezenas de assalariados que perderam o emprego e foram obrigados a mudarem para outros municpios de So Paulo ou Mato Grosso do Sul. As demais famlias de oleiros, pescadores, assalariados e agricultores pecuaristas continuavam residindo na barranca, aguardando a relocao para seu novo local de moradia.

Estes, no podem mais planta, porque a empresa no permite. E mesmo

104

que permitisse, h muitos animais soltos que destruiriam a lavoura. Uma boa parte dos assalariados est desempregada, com exceo dos que trabalham nas olarias que somam aproximadamente 70 empregados.

MELHORIA DAS CONDIES DE VIDA DO RIBEIRINHO A questo referente a melhoria das condies de vida muito subjetiva. Pois melhoria das condies de vida na compreenso do ribeirinho totalmente diferente do que melhoria das condies de vida para o ribeirinho na concepo da empresa responsvel pela construo da hidreltrica. Diante disso, recorremos a Manfredi & Velsquez (1994, p. 13) que discutem o tema meio ambiente, desenvolvimento sustentvel e qualidade de vida, enfatizando que:
Para compreender o conceito de qualidade de vida necessrio considerar, de um lado, a sensao ou percepo que cada indivduo tem do grau de satisfao que lhe proporciona sua vida, e de outro, a anlise real de um conjunto de fatores que condicionam de forma positiva ou negativa, a sua existncia [...]. Nisto, influi sua cultura, suas crenas, os elementos msticos, seus ideais e em sntese, suas necessidades. As comunidades, por influncia cultural ou por esquemas de desenvolvimento impostos, tornam-se confusos na maioria das vezes sobre as necessidades suprfluas e necessidades reais.

Nesse sentido, entendemos que o capital e a tecnologia em nome do desenvolvimento interferem no meio ambiente, produzindo impactos e modificaes de efeitos positivos, mas com mais freqncia e intensidade os de efeitos negativos. Assim, tambm o homem um receptor de impactos positivos e negativos, os quais condicionam em um ou outro sentido, a sua existncia. Ento, ser que a casa de alvenaria, com energia eltrica, com gua encanada, chuveiro eltrico, banheiro azulejado e ladrilhado, mas ao mesmo tempo deixando de criar o porco e a galinha para a subsistncia e tendo que criar o porco branco para a

agroindstria, significa melhorar as condies de vida do ribeirinho? E a questo de deixar

105

de plantar feijo e milho para plantar caf ou mandioca brava para fecularia incentivando a monocultura? Na concepo do ribeirinho com certeza no se trata de melhoria, pois o preo a pagar alto. So mudanas bruscas na sua estrutura mental e social. A energia eltrica til, mas seu gasto tem um custo ao qual no estava habituado. Priv-lo da criao de porcos e galinhas diminuir sua dieta alimentar. A partir da descrio e anlise dos depoimentos, demonstramos que sua dieta de carne era constituda basicamente pelo peixe, que tinha com fartura e pela caa. A carne bovina era raridade na sua mesa de refeies. Bens de consumo alimentar que eram extrados da natureza (rio, lagoas e matas) ou produzidos no terreiro da casa, comeam a ser substitudos pelos oferecidos no supermercado. O ritmo de vida e trabalho modificado de forma abrupta e imediata. No ditado popular uma mudana do dia pra noite, sem tempo de adaptao. Muitas dimenses da organizao da comunidade de Porto Joo Andr, se assemelha ao que percebeu Mello e Souza (1979, p. 173), entre caipiras paulistas:
A principio, o meio representava para o grupo uma totalidade, cujos limites, coincidiam com os limites da atividade e da mobilidade grupais. Havia entre as atividades do caipira uma correlao estreita, e todas elas representavam, no conjunto, sntese adaptativa da vida econmica social. Assim que o trabalho agrcola, a caa, a pesca e a coleta no eram prticas separadas e de significado diverso, mas complementares, significando cada um per si, e todos no conjunto, os diferentes momentos dum mesmo processo de utilizao de meio imediato. A roa, as guas, os matos e campos encerravam-se numa continuidade geogrfica, delimitando esse complexo de atividades solidrias de tal forma que as atividades do grupo e o meio em que elas se inseriam formavam por sua vez uma continuidade geossocial, um interajuste ecolgico, onde cultura e natureza apareciam, a bem dizer, como dois plos de uma s realidade.

O equilbrio ecolgico e social fundamental para continuidade da vida da comunidade ribeirinha. A interferncia no ritmo natural do rio provocando a diminuio do peixe, comea a desestruturar e o desequilibrio sentido no cotidiano dos moradores. Peixe

que diminui, que escasseia o turismo, que escasseia o comrcio. como se um elo da

106

cadeia produtiva fosse quebrado, rompido. A organizao social da comunidade se dava a partir do rio e do meio ambiente, e era em funo do rio que se criavam (inventavam) atividades econmico-sociais. O rio oferecia gua e peixe em abundncia. O rio trazia o turista que comprava o peixe, o frango, o porco, o milho [...]. Assim como para o caipira paulista, de Mello e Souza (1979) que passava normalmente da enxada e do machado para o anzol ou a espingarda, tambm para Genivaldo da Pedra Bonita, quando morava na beira do rio era normal trabalhar de manh na roa, tarde capturar isca viva e noitinha dar uma pescadinha. Agora na sua nova morada comea a planejar a agricultura para a agroindstria, ali a tcnica e o investimento so essenciais para uma melhor produo. Antes, na hora do aperto tinha o rio. Hoje se a produo por algum motivo no foi positiva no tem como se remediar. Pode ser o inicio da falncia do stio, ou um perodo longo de necessidades e dependncia (cestas bsicas) ou mesmo ficar pendurado no banco.

PRTICA E AES DA EMPRESA Antes de descrever o que ocorre com as famlias no seu novo habitat, vamos tratar do processo desencadeado pela CESP, a empresa responsvel pela hidreltrica, quanto relocao das famlias. A obra da Usina Hidreltrica Porto primavera foi iniciada no final da dcada de 1970, por decreto do regime militar e pelo planejamento inicial deveria estar concluda em 1988. Com a entrada da Hidreltrica Itaipu em funcionamento, o pas ficou com energia sobrando em quantidade similar a que Porto Primavera fora planejada para produzir (1,7 mil megawats). Pela ausncia de recursos financeiros o cronograma sofreu vrias paralizaes, tanto no processo de formao do lago, como para a gerao de energia. Atualmente est funcionando com apenas 1/6 da potncia de produo da energia planejada.

De acordo com os dados do MAB (Movimento dos Atingidos por

107

Barragens), essa mais uma das 2.200 barragens j construdas no Brasil e que j expulsaram mais de um milho de pessoas de suas casas, aumentando o nmero de desempregados e sem terra (MAB, 2000). Para fazer a relocao das centenas de famlias (agricultores, pescadores, oleiros, pecuaristas, assalariados) que viviam h 10, 20, 40 anos e s vezes at mais, nas ilhas e margens do Rio Paran, consideradas reas de inundao pela formao do lago, a empresa se obrigava a cumprir uma srie de requisitos previstos no EIA-RIMA. Deveria propor e debater com a populao atingida uma srie de aes de mitigao e compensao pelos prejuzos sociais, econmicos, culturais e ambientais provocados pela obra, como: Garantir a participao efetiva das famlias na discusso da concepo dos projetos de reassentamento (PCA, 1994, p. 319). A empresa CESP, no observou que:
Um dos requisitos bsicos do processo de negociao o conhecimento que as partes envolvidas possuem sobre o objeto que esto negociando, no caso, o processo de remanejamento. A formao desse conhecimento requer entre outros itens [...] conhecer em profundidade a concepo, contedo, formas de encaminhamentos, regras, etc., das alternativas de remanejamento (PCA, 1994, p. 314-315).

No entanto, a prtica autoritria da empresa no tratamento dado ao processo de relocao das populaes provocou um clima de terror, de incerteza, de intranqilidade, de insegurana e paralisao das atividades econmicas das famlias residentes na regio. A utilizao de informaes contraditrias e a imposio de prazos para a relocao que so adiados freqentemente, tm desestabilizado as famlias impedindo que realizassem suas roas no tempo devido, deixando assim, de colherem produtos importantes para o prprio consumo familiar, limitando as condies de sobrevivncia das famlias. Os relatos revelam que a empresa atravs de seus funcionrios, exerceu presso individualmente sobre os ribeirinhos para que aceitassem o programa que j havia sido determinado por ela, anteriormente. H falta

de critrios claros na avaliao das indenizaes, inclusive, transferindo direitos de benfeitoria de uma famlia para outra sem maiores explicaes.

108

A populao buscou participar por meio de documentos encaminhados empresa, para propor tratamento antecipado no sentido de definir o seu futuro que se apresentava nebuloso, conforme expresso claramente no documento encaminhado empresa em 1983:

Ribeirinhos do municpio de Brasilndia atingidos pela Barragem de Porto Primavera [...] esto espera de uma soluo definitiva para os seus problemas, uma vez que as enchentes continuam, os prejuzos no so ressarcidos e as famlias no podem realizar melhorias nos locais de trabalho e habitao, devido pobreza e a indefinio a respeito dos reassentamento e indenizao (Documento de reivindicao dos trabalhadores pelas barragens da CESP, 1993).

Em 1985 foi solicitada uma audincia com a empresa e os atingidos, via Assemblia Legislativa-MS, e obtm-se como resposta da empresa que todos os programas de mitigao de impacto propostos no estudo devero ser implantados em tempo hbil. Segundo Maria Conceio da Silva Gomes, mais conhecida como Maria Baixinha, a empresa deve ser responsabilizada se alguma desgraa vier a acontecer para sua famlia:
Eu tenho seis netos que ficou rfo dos pais. Esto na minha responsabilidade. E eu estou vendo o dia e a hora de a gente ficar desamparado, debaixo da ponte, sem ter o que comer, passando fome. Porque a CESP uma pessoa que engana mesmo (Maria Conceio, 2000).

Em maio de 1998 a empresa j estava para fechar o lago e a situao de Miguel Manete e de centenas de famlias estava sem nenhuma definio. Vejamos seu depoimento acerca da situao:
[...] faz dezoito anos que comeou essa tal de CESP. Ns vai indenizar [...], ns vai pagar [...]. Mas ta pra fechar a barragem e ningum fala nada [...]. Mas indenizar quando? Depois que a barragem fechar? No senhor. Eu tenho aqui minhas coisas, minha plantao, minhas benfeitorias. (Miguel Manete, 2000).

Alm da falta de transparncia e da no participao dos atingidos no

109

processo de discusso, implantao e execuo dos projetos para relocao da populao, a empresa utilizou de dois mecanismos fundamentais para a diviso das famlias: primeiro, a negociao por municpios separadamente e por categorias (classes) de trabalhadores, que j havia sido definido pela empresa CESP por ocasio do cadastramento das famlias residentes na rea de inundao, e segundo, o critrio de classificao por renda principal. A partir da, a empresa conseguiu definir os seguintes programas para relocao das famlias: a) Pescadores: para estes que moram na rea de inundao, a empresa se comprometeu em comprar uma casa residencial no ncleo urbano mais prximo. As demais aes so para beneficiar todos os pescadores profissionais que exercem a atividade da pesca na rea de inundao, como: Divulgao e discusso das condies de pesca em reservatrios atravs de palestras aos pescadores. Criao de uma Comisso Executiva para definir os pontos de apoio e acesso dos pescadores ao lago (PCA, p. 280-281). b) Agricultores e Pecuaristas: para estes, ofereceu reassentamento em lotes de 25 hectares para agricultores e 35 a 40 hectares para pecuaristas, mais uma casa, gua encanada, energia eltrica e uma cesta bsica at a primeira colheita. Sendo que, essa separao dos pequenos produtores em agricultores e pecuaristas no se justifica uma vez que todos so agricultores e pecuaristas. c) Apoio Mo-De-Obra (AMO): consiste de um programa, cujos beneficirios so os assalariados, diaristas, empregados de ranchos, num lote de 5 hectares de terra nua e crua, negociados pelos prefeitos dos municpios de Mato Grosso do Sul. Como j nos referimos anteriormente, essas famlias no viviam

exclusivamente do salrio. Exerciam outras atividades complementares como a pesca, a lavoura de subsistncia, a isca, e a criao de pequeno porte, alm da moradia. d) Os Oleiros: aqueles que trabalhavam de forma artesanal no fabrico do tijolo macio. Esses foram reassentados em lotes de 5 hectares de terra, com residncia e

transformados em pequenos empresrios modernos. uma mudana do modo de produo artesanal para a produo industrial moderna, toda mecanizada.

110

e) Empregados de Olarias: estes foram transferidos para uma rea urbana, prxima ao complexo industrial oleiro. Receberam uma residncia de 53 m2 e um lote de 10mX20m. De forma sucinta, estes so os programas apresentados pela empresa como alternativas para garantir aos ex-ribeirinhos, segundo ela, a continuidade das atividades desenvolvidas na regio da qual foram deslocados. A seguir vamos descrever e analisar, a partir de depoimentos, o que ocorre com as famlias no seu novo habitat. Nesta anlise nos limitaremos a categorias dos agricultores e pecuaristas reassentados na Pedra Bonita. Isso se deve ao fato de que a maioria das famlias j se encontram no seu novo local de moradia h dois anos e nove meses. Os demais esto h um, dois ou trs meses. Em segundo lugar, porque muitas das conseqncias vivenciadas pelos agricultores e pecuaristas tambm sero dos demais grupos desalojados do seu habitat natural, ou seja, do rio, do peixe, das lagoas, das matas, das sombras dos pomares e seus frutos, enfim da liberdade de viver a vida sem depender de favores de prefeitura ou de cestas bsicas da CESP.

PEDRA BONITA: outra realidade, outro modo de viver No tinha uma rvore. Pedra Bonita a rea de terra comprada pela empresa CESP para reassentar 89 famlias ribeirinhas que, pelos critrios de avaliao adotados pela empresa e, posterior cadastramento, foram considerados como agricultores ou pecuaristas com direito ao chamado reassentamento coletivo. Pedra Bonita era o nome da fazenda. Fica situada margem do lago formado pela Usina Hidreltrica Porto Primavera. Distante 20 quilmetros do rio, por estrada. Em linha reta, a distncia ser um pouco menor. Dependendo da localizao do lote no reassentamento,

ele fica a 15 ou 25 quilmetros da sede do municpio, a cidade de Brasilndia. E de 20 a 30

111

quilmetros da cidade paulista de Panorama, que era a principal cidade para todo tipo de comrcio e/ou tratamento de sade dos ribeirinhos e de sua famlia e tambm, para os alunos que cursavam a segunda etapa do ensino fundamental. A referida rea foi indicada pela maioria das famlias, hoje beneficirias do projeto, porque ficava prxima s suas antigas moradias, facilitando assim a sua adaptao ao seu novo habitat. Como o objetivo de nosso estudo tambm identificar as mudanas ocorridas com os ribeirinhos em, seu novo local de moradia, em relao sua sobrevivncia, entrevistamos quatro das primeiras famlias reassentadas que esto a dois anos. O casal Getlio e Irma Aparecida, eram empregados a 14 anos da Fazenda Sua, como era conhecida pelos ribeirinhos, no Km 8 da Estrada do Taquari. No

assentamento da Pedra Bonita agora so proprietrios de terra, com casa, gua encanada e energia eltrica. Mas l no viviam s do salrio, na Fazenda Sua plantavam roa. Possuam algumas cabeas de gado. Durante a semana vendiam leite para o laticnio e aos domingos vendiam na cidade prxima a Panorama, na outra margem do rio. Alm do leite, comercializavam doces, requeijo e queijo que produziam durante a semana. Eles relatam que, no incio, o patro no concordava muito com as atividades de produo de doces, queijos e requeijes e principalmente as sadas aos domingos da fazenda para comercializar os produtos. Mas depois conseguiram o consentimento do patro, pois no atrapalhava em nada. Inicialmente, estavam cadastrados como assalariados e, portanto, com direito a 5 hectares de terra, como os demais assalariados. Somente tiveram certeza de que seriam reassentados na Pedra Bonita, 3 meses antes da transferncia. Contam que foi uma correria para organizar a mudana. Na viagem perderam (morreram) 30 cabeas de galinha. Ao ser indagada se aconteceu alguma mudana? Irm simplesmente responde dizendo: mudou tudo, completamente (Irma 2000).

Na barranca eram empregados, aqui so proprietrios. Ningum te

112

remunera. Tudo o que voc vai fazer tem um gasto. Depende de dinheiro. Tudo isso [...] esquenta a cabea, [...] deixa meio variado [...], como se expressou o Getlio. Aqui a renda maior, mas o gasto maior. Voc s est investindo. Comparando com a economia do tempo que era empregado, Irma julga que por enquanto est empatado. Tentando controlar de um lado, de outro (idem). bom ressaltar que eles so de certa forma privilegiados em relao aos demais, pois no dia seguinte transferncia, continuaram entregando leite para o laticnio. O problema que todas as primeiras famlias que chegaram na Pedra Bonita s encontraram colonio (espcie de capim). Contam que no tinha nada, alm de uma casa de madeirite de 30 m2. Quando chovia entrava gua por cima e por baixo no dizer de Joo Lira (2000) que tambm perdeu 39 cabeas de galinha na mudana. A falta de rvores que ofeream sombra foi problema at para as galinhas, segundo Joo Lira (2000): as galinhas ficavam entrando debaixo das pernas da gente, caando uma sombra. Ou ento, a dor de cabea constante que Genivaldo sofreu durante oito meses: Essa uma realidade que l eu no tinha uma dor de cabea constante. Por qu? L eu tinha arvoredo. Praticamente no andava no sol, sempre tinha uma sombra (Genivaldo, 2000). Na Pedra Bonita, comeou a mudar inclusive o hbito alimentar. Na barranca quando queria comer uma carne, ter uma mistura para o almoo ou jantar, tinha o peixe no rio ou nas lagoas. No faltava o frango e o porco no terreiro da casa. Com uma ressalva para os peixes com traira e piau, que na barranca serviam apenas de isca para pegar peixe grande. Para comer ningum queria nem de graa. Hoje, no reassentamento se paga R$ 2,50 o quilo do lobo (trara), se quiser comer peixe. Eles lembram que tinha tambm a caa, que era abundante (paca, capivara, tatu). Quase no se comia carne de gado. Segundo os depoimentos, a gua era to abundante na barranca, agora no reassentamento escassa, dificultando o cultivo de uma horta e at para a formao do pomar. L, abria-se um poo com 4 ou 5 metros de profundidade. E em Pedra Bonita no se

faz com menos de 15 metros. A gua que serve o assentamento de poo artesiano e s

113

vezes, insuficiente na hora de tomar banho, se vrias pessoas estiverem utilizando ao mesmo tempo. A maioria revela que no est podendo criar mais porco e galinha, principalmente as famlias cujas casas esto muito prximas uma das outras. Seu Joo explica o problema:
Porco se voc deixar preso no chiqueiro ele no aumenta. Ele no desenvolve. Se soltar vai na roa do vizinho. Ento cria caso. Galinha voc no pode criar muito porque vai na roa do vizinho. O vizinho j reclama (Seu Joo, 2000).

Em relao lavoura, h uma srie de fatores que dificultam a obteno de uma boa safra. Na opinio do Jos Celso o clima, pois diferente da barranca. L na barranca, diz ele:
Estvamos praticamente familiarizados com o clima [...]. Aqui j diferente. J perdemos mesmo plantando na poca. Tem um vento, uma brisa forte que sopre aqui e que prejudica as lavouras (Jos Celso, 2000).

Neste sentido, Genivaldo confirma: Tem um vento mais constante. Mas prejudicial esse vento? . Chove, com dois dias a terra est seca. No tem um quebra vento. No tem o que protege o solo (Genivaldo, 2000). Eles explicam que quando no o clima, so insetos que destroem a lavoura. Genivaldo perdeu 5 hectares de feijo na primeira planta por causa da lagarta. Outros perderam 50% a 60% da safra. Tudo isso prejuzo muito significativo para quem est comeando a organizar sua vida em novo local de moradia. Uma das lavouras mais cultivadas na barranca, que era o milho, na Pedra Bonita no pode mais ser plantada, porque quando est para nascer, a perdiz arranca. O que escapa da perdiz e atinge um porte maior sobra para o tatu-peba. O que sobra, os papagaios tomam conta, destroem mesmo. Segundo os moradores nunca viram coisa igual, parece gafanhotos, pois formam uma nuvem de escurecer o sol. E no podem ser caados, por se tratar de crime ambiental.

A situao desses reassentamentos se agrava ainda mais, pois mesmo que

114

produzam a dificuldade da comercializao grane. O turismo no existe no reassentamento. Por outro lado, a cidade de Brasilndia no tem capacidade de consumir o que produzido pelos ribeirinhos da Pedra Bonita. A feira da cidade de Panorama agora ficou longe demais e o transporte difcil, no compensando por causa do alto custo. As outras fontes de renda, como a isca e o peixe, ficaram na barranca. Hoje sentem a falta do rio, do peixe e da fartura de gua. Se no fosse a cesta bsica fornecida mensalmente, h dois anos, muitas famlias j teriam abandonado tudo. Embora reconheam que obtiveram alguma melhora com a mudana, como a posse da terra para quem no tinha e a casa com gua encanada e energia eltrica, revelam tambm que perderam, a exemplo de Dona Dirce, esposa do Genivaldo e 29 anos de barranca, que aps acompanhar uma entrevista durante duas horas, s ouvindo, ao ser indagada se no tinha nada para falar, respondeu: S tenho a dizer que na barranca era melhor (Dona Dirce, 2000). Genivaldo seu esposo, confirmou e acrescentou:
At eu voltaria. L eu era arrendatrio de terra. A terra no era minha, mas eu sobrevivia em cima dela, melhor do que aqui. Hoje eu tenho 10 alqueires, s que no tenho condies de comprar um chinelo para meu filho. E l a terra no era minha e eu tinha condies de comprar no um chinelo, mas um sapato (Genivaldo, 2000).

Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens:


A experincia demonstra que a resoluo dos problemas sociais no acontece com indenizaes irrisrias, com relocaes foradas para lugares sem infraestrutura como gua, saneamento bsico, educao, transporte, sade; sem condies de plantar, de pescar, de manter a renda, atravs de seus antigos trabalhos como a pesca profissional, as olarias e cermicas, o comrcio [...]. (MAB, 1999).

E para concluir a anlise dos impactos sofridos pelos ribeirinhos no seu novo habitat, todos afirmaram acreditar que 70% dos reassentados quando obtiverem a escritura da

terra na mo, no dia seguinte vendero, indo procurar um outro meio de sobrevivncia, pois esto insatisfeitos com a nova vida no reassentamento.

115

E, por fim, acreditamos que nem todos, mas muitos ex-ribeirinhos, hoje assentados, tm conscincia que devem continuar a luta e qualificar a organizao, porque o futuro dessa comunidade continua muito nebuloso, cheio de incertezas.

BIBLIOGRAFIA COMISSO PASTORAL DA TERRA/MS. Grandes barragens e suas alternativas na Amrica Latina: Barragem de Porto Primavera no Rio Paran. Texto apresentado na Comisso Mundial de Barragens, Ago. 1999. DURHAN, Eunice Ribeiro. Malinowski. So Paulo: tica, 1986. MANFREDI, Hernn Contreras & VELSQUEZ, Amrica G. Cordero. Ambiente, Desarrollo Sustentable y Calidad de Vida. Caracas: Garcia e Hijo, 1994. MELLO E SOUZA, Antonio Cndido. Os parceiros do Rio Bonito. 15 ed. So Paulo: Duas Cidades, 1979. MIRANDA, J. E.; KUDLAVICZ, Mieceslau, JESUS, Sebastiana A. A Luta dos Trabalhadores Rurais em Mato Grosso do Sul (1978-1992): a participao da Comisso Pastora a Terra. 1994 (Mimemogr.). MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS. A Prtica Energtica do Estado Brasileiro. Caderno de Estudo n. 02. Mobilizao Nacional dos Trabalhadores Rurais, Jul. 2000. p. 58-66. PETELINCA, Elenice Silva. Casas Definitivas J. Carta Escrita e Entregue Imprensa Local. Brasilndia, 1998 (mimeogr.). PROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL. ENGEA/THEMAG, 1994.

You might also like