You are on page 1of 4

Informaes sobre a DIRF?

Baixe o Pacote da DIRF de 05/02/2010 que est no Portal do Cliente. obrigatria a leitura da legislao da DIRF www.receita.fazenda.gov.br. O cliente responsvel pelas informaes que estaro ou no em sua DIRF. Ateno: O suporte tcnico somente presta informaes/suporte ao funcionamento do sistema e no em relao a situaes especficas de cada cliente, como por exemplo: o que deve ou no ser gerado ou processado pela DIRF

Documentaes disponveis:

DIRF Informaes Tcnicas Complementares (2010) disponvel com o pacote (patch) da DIRF no portal do cliente http://www.totvs.com.br/ link: Suporte link: Microsiga link: Portal do Cliente link: Atualizaes do Produto

Na opo Download, buscar por: palavra: dirf

categoria: Patch de Programa

WORKSHOP DIRF Financeiro http://tdn.totvs.com Buscar por: DIRF Work shop DIRF FINANCEIRO

Reprocessamento da gerao de dados para a DIRF (2007)

Quais os principais campos para gerao da DIRF? Ttulo do tipo TX (ttulo de IRRF) E2_DIRF = 1 E2_CODRET = deve estar preenchido E2_TITPAI = deve estar preenchido com os dados do ttulo pai (prefixo+nmero+parcela+tipo+fornecedor+loja)

Ttulo do tipo NF (ttulo ORIGINAL) E2_DIRF = 2 E2_CODRET = deve estar preenchido E2_TITPAI = deve estar em branco

Cadastro de Fornecedores: A2_CGC tem que estar preenchido com o CNPJ do Fornecedor.

PARMETROS

por meio da natureza que o programa identifica o tipo de imposto

MV_IRF = deve estar preenchido com natureza do ttulo de IR MV_PISNAT = deve estar preenchido com a natureza do ttulo de PIS MV_COFINS = deve estar preenchido com a natureza do ttulo de COFINS MV_CSLL = deve estar preenchido com a natureza do ttulo de CSLL MV_ACMIRPJ = 1 MV_ACMIRPF = 1 MV_VENCIRF = V

Como a DIRF deve ser processada, quando h diversas filiais ? O processamento deve ser filial por filial (centralizando todos na matriz), quando as tabelas do financeiro esto em modo de compartilhamento EXCLUSIVO.

Na incluso de um ttulo que tenha IR, PIS, COFIS, CSLL, INSS (para INSS somente pessoa fsica), por exemplo o que deve ser informado no campo E2_CODRET? Quando h IR no ttulo, o campo E2_CODRET deve ter sempre o cdigo 1708. O restante dos impostos preenchido de forma automtica (ex. 5952 do PCC) Caso tenha somente PCC ou outro imposto, que no IR, deve ser preenchido o cdigo dos outros impostos, como 5952 para o PCC e o cdigo prprio para INSS.

O que o programa considera em relao s retenes? Se houver 1 reteno de IR durante o ano, todas as notas / ttulos so consideradas Se no houve reteno de nenhum imposto, mas se as notas/ttulos totalizarem 6 mil, as mesmas sero consideradas na DIRF, porm somente sero gravados valores na coluna de Rendimento Tributvel e nenhum valor na coluna Valor Retido, do arquivo SRL Apenas o ttulo do tipo INS (INSS) gerado para um fornecedor PESSOA FSICA ser levado para DIRF (tabela SR4) O ttulo de INSS gravado na coluna Contribuio Previdenciria, na tabela SRL.

O que deve ser verificado na integrao do Financeiro com outros mdulos?

Quando incluir um documento de entrada, onde o TES esteja configurado para gerar ttulos no Financeiro, verificar se o parmetro MV_VISDIRF est habilitado. Quando incluir o ttulo atravs do mdulo Plano de Sade (PLS) verificar o parmetro MV_PLSATIV. Vale ressaltar que o rendimento tributvel pode variar atravs da tabela BMR. Caso seja verificado algum ttulo que no foi considerado na DIRF, que foi gerado na integrao com outro mdulo e que esteja com o campo E2_CODRET ou E2_DIRF em branco, dever ser alocado analista TOTVS para manuteno e correo da base de dados.

PROCESSAMENTO DA DIRF

Como funciona o reprocessamento da DIRF ? Se estiver como SIM = Apaga todo o perodo selecionado, e grava E2_DTDIRF = branco, para os ttulos do perodo Se estiver como NO = no apaga e acumula os valores. Considera apenas o que tiver E2_DTDIRF = branco

Se alguns ttulos no foram considerados no processamento da DIRF: Verificar se o campo E2_DTDIRF est em branco. Caso positivo no foi lido pelo FINA401.

Verificar se alterou alguma natureza dos impostos (MV_IRF, PISNAT, COFINS, CSLL) durante o perodo selecionado. O programa somente ir considerar o que est no contedo dos parmetros, se estiver diferente disso, no ser considerado. Verificar se houve alterao no tamanho do nmero do ttulo (de 6 para 9 devido nota fiscal eletrnica). Em migraes de verses da 8 para 10 isso pode ocorrer, caso o cliente no tenha feito a adequao na verso 8. Caso seja esse o problema, verificar o campo E2_TITPAI pois provavelmente seu contedo est incorreto. Verificar no durante a utilizao do no perodo selecionado houve alterao no grupo de campos do campo PARCELA; se houve, verificar se o campo E2_TITPAI est com a chave incorreta. Estando o campo E2_TITPAI com contedo incorreto, sugerimos a alocao de um analista com conhecimento no processo para adequao do contedo do campo.

Importante: O Help Desk no efetua orientaes para adequaes de base.

Executei a rotina Gera dados p/ DIRF e o valor de rendimento tributvel foi gerado incorretamente na tabela SR4. Verificar o campo E2_CODRET do ttulo original NF (pai), dever estar preenchido. Verificar o campo E2_TITPAI do ttulo do tipo TX (IRRF) o qual deve estar preenchido com os dados do ttulo pai (prefixo+nmero+parcela+tipo+fornecedor+loja)

Executei a rotina Gera dados p/ DIRF e o valor de reteno foi gerado incorretamente na tabela SR4.

Verificar o campo E2_DIRF do ttulo do tipo TX (IRRF) o qual deve estar preenchido como 1. Verificar o campo E2_CODRET do ttulo original NF (pai), dever estar preenchido.

Ao gerar a DIRF foi identificado que na tabela SR4 o valor de rendimento tributvel foi gerado subtraindo o valor do INSS da base de clculo do IRPF. Verifique o parmetro MV_INSIRF est como 1 (deduz o valor do INSS da base de clculo do IRPF, 1=SIM ou 2=NO) Notas fiscais que fazem referncia a mercadorias para comercializao devem entrar na DIRF?

As informaes que devem ser lanadas na DIRF so aquelas relacionadas s notas fiscais que sofreram reteno de IR, PIS, COFINS, CSLL. Ou seja, havendo reteno de algum destes tributos, haver obrigatoriedade de informao na DIRF. Exemplo: venda de autopeas, nesta nota fiscal incide ICMS e h reteno de PIS/COFINS/CSLL. Portanto, deve ser informada na DIRF. Assim, no correto considerarmos que apenas servios devem ser informados na DIRF, pois h situaes em que as notas fiscais de produtos tm reteno, devendo ser informadas.

CAMPO E2_TITPAI

Como gravado o campo E2_TITPAI no sistema? No momento da gerao do ttulo de imposto, o sistema grava o campo E2_TITPAI, desde que o campo E2_DIRF esteja como SIM. Se o E2_TITPAI estiver preenchido no ttulo principal ? Agendar analista, pois provavelmente o cliente est com problemas de base. Foi migrada da verso 8 para 10, e agora est tendo problemas na gerao da DIRF Provavelmente h algum problema com o campo E2_TITPAI, devido a alterao do tamanho do nmero do ttulo/nota (nota fiscal eletrnica). O cliente dever alocar um analista para ajuste de sua base

Se houver algum questionamento sobre o programa U_TITPAIIR que est no portal do cliente: O programa apenas um exemplo para correo do campo E2_TITPAI, quando, por exemplo, o cliente tem o campo em branco ou est incorreto. Este RDmake servir de base para que o analista TOTVS alocado no cliente possa ajust-lo conforme a necessidade de adequao do contedo do campo. No se deve executar esse programa sem o devido conhecimento, pois o mesmo s dever ser executado em determinadas condies que devero ser avaliadas por um analista TOTVS, com conhecimentos em programao e processo da DIRF. Reforamos aos analistas alocados que qualquer ajuste de base dever ser executado e validado com o acompanhamento do cliente, inicialmente, em ambiente teste.

You might also like