You are on page 1of 25

8

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal


O Brasil trilhou um longo caminho desde os tempos coloniais, em que a educao da populao local no era uma prioridade. Este captulo descreve como o Brasil de hoje estendeu a educao bsica pblica a mais de 95% da populao; estabeleceu sistemas de avaliao utilizando um ndice com base em parmetros internacionais para medir o progresso de cada escola a partir de um determinado ponto; criou formas de distribuio de recursos aos Estados com base nos alunos; instituiu um auxlio condicional em dinheiro para as famlias com o objetivo de tir-las da pobreza por meio da educao; e encorajou os Estados e municpios a empreenderem aes para melhorar a educao em cada uma de suas escolas. O Pas desfruta h 15 anos de estabilidade econmica e poltica, o que lhe permitiu desenvolver indstrias que agora exportam para o mundo todo. O consumo interno est em alta e continua a aquecer a economia brasileira. Os resultados mdios do Brasil no Programme for International Student Assessment (Pisa) melhoraram em todas as reas avaliadas ao longo dos ltimos dez anos. Embora esses resultados ainda estejam muito abaixo da mdia da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e, obviamente, no coloquem o Brasil entre os pases com melhores resultados, o progresso obtido at agora sugere que o Pas adotou polticas federais baseadas em uma viso coerente que parece estar gerando progressos consistentes. O desafio agora como elevar o nvel de educao de seu povo de forma a capacit-lo a levar o comrcio e a indstria a nveis competitivos no mercado internacional.

Publicado no original em ingls pela OCDE, com o ttulo: Chapter 8. Brazil: Encouraging Lessons from a Large Federal System, in: Lessons from PISA for the United States, Strong Performers and Successful Reformers in Education, OECD 2011. Publicao da OCDE, disponvel no original em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264096660-en 2011 INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, para esta verso em portugus. Publicado mediante autorizao da OCDE, Paris. A qualidade da traduo para o portugus e sua coerncia com o texto original so de responsabilidade do INEP.

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

177

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

INTRODUO
No incio dos anos 1990, o Brasil sofria com a hiperinflao e muitos outros problemas econmicos comuns aos pases da Amrica Latina. Ao longo dos ltimos 15 anos, o Pas colocou a casa em ordem e deu passos gigantescos na direo de tornar-se um dos principais atores da cena global. Mas a baixa qualidade da educao est impedindo o Brasil de ir para frente. Somente nos anos 90, o povo dessa nao em desenvolvimento, de 193 milhes de habitantes, comeou a acreditar na importncia de uma educao pblica de qualidade para uma parcela maior da populao. A lgica do desenvolvimento econmico forou a colocar em pauta essa questo. medida que a posio econmica do Brasil progride, no mais possvel depender do trabalho barato. As companhias podem treinar trabalhadores para as funes bsicas, mas sair de uma economia de commodities para outra baseada em agregar valor s matrias-primas requer mais do que uma fora de trabalho bem treinada. Desde 1995, o Brasil tem desenvolvido polticas educacionais que comearam a gerar um progresso real no desempenho dos estudantes. O Pas investiu fortemente em educao, de 4% do seu PIB em 2000 para 5.2% do PIB em 2009 (Figura 8.2), e est distribuindo esses recursos de forma muito mais equitativa do que no passado. O suplemento de verbas federais para Estados mais pobres tem dado s escolas desses Estados recursos mais comparveis aos dos Estados mais ricos. Os resultados mdios do Programme for International Student Assessment (Pisa) para o Brasil melhoraram em Leitura de 396 em 2000 para 412 em 2009; em Matemtica, os resultados subiram de 356 em 2003 para 386 em 2009; e em Cincias melhoraram de 390 em 2006 para 405 em 2009 (Quadro 8.1, OCDE, 2010). Embora esses resultados ainda estejam muito abaixo da mdia da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico OCDE (500) e, obviamente, no coloquem o Brasil entre os pases com melhores resultados, esse progresso sugere que o Pas colocou em prtica polticas federais baseadas em uma viso coerente que parece estar gerando consistentes melhoras na educao.

Quadro 8.1

Resultados Mdios do Brasil em Leitura, Matemtica e Cincias na Escala do Pisa Pisa 2000
Mdia

Pisa 2003
Mdia 403 356

Pisa 2006
Mdia 393 370 390

Pisa 2009
Mdia 412 386 405

Leitura Matemtica Cincias

396

Fonte: OCDE (2010), Pisa 2009 Volume I, O que os estudantes sabem e podem fazer: resultados dos estudantes em Leitura, Matemtica e Cincias, Publicao OCDE.

Este captulo explora alguns dos fatores que contriburam para o progresso do sistema educacional brasileiro. Dentre os Estados que esto fazendo progressos, este relatrio trata de trs Acre, Cear e So Paulo e verifica como eles esto conseguindo melhorar a educao. Primeiramente, porm, vamos voltar no tempo e rever alguns aspectos da histria do Brasil, de forma a poder compreender melhor a escala dos obstculos que esto sendo superados e o verdadeiro alcance desses progressos.

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA BREVE HISTRIA Quatro sculos de escravido e ditadura
Quando os exploradores portugueses chegaram ao Brasil em 1500, havia quatro milhes de nativos. Infelizmente, os portugueses estavam mais interessados em tirar proveito da conquista do que em colonizar o Pas. Os primeiros colonizadores no foram acompanhados de suas famlias, de forma que a sociedade funcionava como um negcio, com pouca preocupao pela vida dos trabalhadores. Os colonizadores recrutavam os indgenas para cortar rvores que forneciam madeira para a Europa e para cuidar de suas plantaes. Cem anos mais tarde, metade dos indgenas estavam mortos e escravos africanos comearam a ser importados da Guin, da Nigria e de Angola para trabalhar na terra e nas minas de ouro. Quando o Brasil declarou sua independncia de Portugal em 1822, apenas algumas poucas liberdades foram concedidas aos escravos e um milho de novos escravos ainda foram trazidos para o Pas no sculo 19. O Brasil s aboliu, finalmente, a escravido em 1888, o ltimo pas das Amricas a faz-lo. Dessa forma, surgiu como um sistema agrcola baseado na mo de obra escrava, que no requeria uma populao educada, alm da elite de 10% que governava o Pas.

178

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Durante o final do sculo 19 e o incio do sculo 20, cinco milhes de europeus provenientes da Alemanha, do Japo, da Itlia, da Polnia, de Portugal e da Espanha emigraram para o Brasil, estabelecendo-se primeiramente ao longo da costa. Alguns receberam terras de graa de grandes latifundirios que queriam aumentar a fora de trabalho na agricultura depois da abolio da escravatura e outros vinham como empregados contratados para trabalhar nas plantaes. Da atual populao de 193 milhes de habitantes, 53% so descendentes de europeus; 39% so mestios de europeus, africanos e indgenas; 6% so descendentes de africanos; 0,5% so descendentes de asiticos; 0,5% so amerndios; e os restantes (1%), de outras descendncias.

Os primrdios de um sistema educacional: dos anos 1930 aos anos 1980


O primeiro Ministrio Federal da Educao e Cultura do Brasil foi criado em 1930. A administrao das escolas foi deixada aos Estados e municpios. Naquela poca, a educao para as crianas de 7 a 10 anos era teoricamente universal e obrigatria (Schwartzman, 2004), no entanto, a maioria no frequentava a escola. A primeira universidade estadual foi fundada em So Paulo em 1934. Faculdades de Direito, Medicina e Engenharia j existiam desde 1822, e, em 1937, vrias dessas faculdades no Rio de Janeiro foram reunidas para formar a primeira universidade federal, centenas de anos mais tarde do que em muitos outros pases. O ministrio estabeleceu um currculo para as escolas de nvel mdio como se elas fossem preparar para a universidade, mas poucos estudantes eram capazes at mesmo de chegar ao nvel mdio. Em uma economia baseada em matrias primas e commodities, poucos achavam que havia necessidade de que a maioria dos estudantes recebesse mais do que uns poucos anos de uma educao prtica muito limitada. Nos anos 1950, 64% da populao ainda vivia em reas rurais e mais de 50% era analfabeta. Ao longo dos 50 anos seguintes, a populao quase quadruplicou, com muitos saindo da rea rural para a urbana, mas a qualidade da educao no melhorou muito. Em 1972, o Brasil estendeu a faixa etria da educao obrigatria para incluir as crianas de 7 a 14 anos.

As bases de um sistema democrtico: dos anos 1980 aos dias atuais


Ao longo do sculo 20, o Brasil alternou ditaduras com perodos democrticos. Uma ditadura militar que durou de 1964 a 1985 reprimiu o dilogo poltico, e muitos intelectuais deixaram o Pas. Ao final da ditadura, trabalhadores e intelectuais juntaram-se aos polticos e empresrios para criar a Constituio de 1988, que restabeleceu a estrutura democrtica com independncia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. O atual Ministro da Educao, Haddad, descreve os objetivos dessa Constituio como o estabelecimento de uma sociedade legtima e justa, a erradicao da pobreza e da marginalidade, a reduo de desigualdades regionais e o bem-estar de todos sem nenhuma forma de discriminao. A nova Constituio garantiu o direito educao gratuita para toda criana dos 7 aos 15 anos de idade, definindo em 8 anos a educao compulsria, e propiciou maior descentralizao de recursos e poder de deciso ao nvel da escola. Alm disso, fixou o mnimo a ser gasto em educao em 25% para os Estados e em 18% para o governo federal. Apesar de tudo isso, as escolas ainda oferecem somente trs ou quatro horas de aula por dia, em dois ou trs turnos, para aproveitar ao mximo os recursos limitados. A economia brasileira ficou fechada e altamente protegida at o incio dos anos 1990, quando o processo de globalizao comeou a ter impacto. As polticas do governo de encorajar o desenvolvimento de novas tecnologias e novas indstrias demandavam trabalhadores com melhor nvel de educao. O modelo de uma pequena elite bem-educada e massas sem escolarizao no funcionava mais, a partir do momento em que o Brasil se abriu para o comrcio mundial e cresceu a competio e a demanda pela mobilidade social por meio da educao. No entanto, Maria Pilar, atual Secretria da Educao Bsica do Ministrio da Educao, assinalou, em entrevistas para este relatrio, que os problemas econmicos no incio dos anos 1990 levaram a um corte anual de 11 bilhes de reais no oramento da educao, de forma que no havia dinheiro para expandir as oportunidades educacionais. Os empregos para as pessoas com menos escolarizao so limitados. Alguns jovens sem emprego e sem estudo emigraram para Japo, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra em busca de melhores oportunidades. Ela observou que, recentemente, muitos desses emigrantes voltaram e comearam a fazer presso por uma educao de melhor qualidade, como a que haviam visto em outros pases. Todavia, eles so muito poucos para ter impacto sobre o sistema. O Presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi eleito em 1994 em parte porque, como Ministro da Fazenda no governo anterior, criou um plano econmico que reduziu a hiperinflao de 2.000% para menos de 20%. Sua primeira ao como presidente foi colocar a economia de volta nos trilhos. FHC privatizou empresas estatais e usou parte desses fundos para implementar reformar sociais desesperadoramente urgentes, especialmente na educao. Por volta de 1995, 90% das crianas brasileiras estavam na escola aos 7 anos de idade, mas apenas metade conseguia completar a 8 srie elas levavam, em mdia, 12 anos para completar essa srie devido aos altos ndices de reteno e evaso. Como resultado disso, no ano 2000, 13,6% da populao adulta ainda era totalmente analfabeta. Quase 75% eram analfabetos funcionais, o que significa que no eram capazes de ler textos
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

179

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

longos, acompanhar legendas, comparar dois textos, fazer inferncias e snteses, resolver problemas matemticos ou compreender mapas e grficos. O Brasil enfrentou enormes desafios aps retornar ao regime democrtico. Seu tamanho e o sistema federativo tornaram difceis as reformas. Os frequentes casos de reteno em todo o Pas resultavam em turmas que, no raro, tinham estudantes com diferenas de idade de at seis anos, o que tornava muito difcil a rotina do professor e muito complexo melhorar os resultados da educao. Embora fosse claro que o desenvolvimento econmico demandasse uma fora de trabalho com melhor educao, o foco na quantidade de oferta da educao sem um foco equivalente na qualidade no iria permitir que o Brasil pudesse competir com os pases desenvolvidos mundo afora.

O contexto da reforma: pobreza, fraca qualidade dos professores e um currculo irrelevante


Dado esse breve histrico, a educao assumiu papel de destaque nas agendas nacional, estaduais e municipais em meados dos anos 1990. Mas, enquanto a prioridade dos lderes do Pas era a educao, a da maioria das famlias era simplesmente sobreviver. O desejo de muitos pais de proporcionar mais educao aos filhos competia com a necessidade de coloc-los para trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da famlia. O trabalho infantil para menores de 16 anos foi proibido pela nova Constituio, mas ainda um problema srio. Em 2005, a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco) relatou que 88% das crianas entre 5 e 15 anos estavam na escola e no trabalhavam; no entanto, 8,4% iam para a escola, mas trabalhavam em mdia 19 horas por semana, e o restante somente trabalhava ou ficava em casa. O Nordeste, o Norte e o Sudeste tm os mais altos percentuais de crianas que trabalham, especialmente na agricultura. Quando foi feita uma pesquisa em 2004 para saber por que as crianas em idade de cursar o ensino mdio estavam fora da escola, um grande nmero respondeu que simplesmente no queria ir para a escola (Neri e Buchmann, 2007). Simon Schwartzman, cientista poltico brasileiro, explica que no se trata da atrao pelo emprego, mas a baixa qualidade do ensino e o currculo irrelevante levam os estudantes para fora da escola. Um dos maiores problemas o alto ndice de repetncia. No incio de cada ano, o grupo na faixa etria de 7 a 14 anos est todo matriculado na escola, mas no segundo semestre os estudantes comeam a abandon-la quando veem que no tm chances de serem promovidos. Maria Helena Guimares de Castro, ex-Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep) e ex-Secretria de Educao de So Paulo, observou que a repetncia era um problema real. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad), principal pesquisa domiciliar urbana e rural do Brasil, revelam que o abandono comea na 6 srie. Quando chegam aos 14 anos e fora da srie adequada, os estudantes comeam a abandonar a escola. Mesmo quando as crianas vo escola, pais que possuem pouca ou nenhuma escolaridade no tm como saber se a qualidade da educao boa ou no. Dessa forma, embora muitos pais tenham comeado a forar a entrada dos filhos na escola, eles fazem poucas demandas por qualidade. Reynaldo Fernandes, ex-Presidente do Inep, afirma que no final dos anos 1990 a maior presso pela melhoria da qualidade da educao veio das elites, embora no tivessem filhos nas escolas pblicas. Isso se deu porque elas compreenderam que o desenvolvimento futuro do Pas dependia de uma fora de trabalho e de cidados com boa educao. Mas Jeffrey Puryear, Diretor da Parceria para a Revitalizao Educacional das Amricas do Dilogo Interamericano, assinala que, sem uma demanda mais ampla por parte da sociedade por melhor qualidade, as decises polticas ficam dominadas por profissionais da educao que vivem do sistema. Eles tendem a resistir a mudanas no status quo ao invs de se empenharem nas reformas necessrias para elevar o desempenho dos alunos.

COMEA A REFORMA
A eleio de FHC para Presidente do Brasil em 1994 criou o ambiente para uma verdadeira mudana nas polticas educacionais. Importantes reformas foram introduzidas pelo seu Ministro da Educao Paulo Renato Souza. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), de 1996, foi elaborada com a participao de profissionais da educao e outros envolvidos com essa rea. Ela expe claramente o papel dos sistemas municipal, estadual e federal na educao. O governo federal tem a responsabilidade de cuidar, de modo geral, de todo o sistema educacional, e os Estados so responsveis pela qualidade da educao. Os municpios so responsveis pelas escolas de 1a a 4a srie (sries iniciais do ensino fundamental) e os Estados pelas de 5a a 8a srie (sries finais do ensino fundamental) e pelo ensino mdio (Figura 8.1). Como os diretores de escolas eram comumente indicados por motivos polticos, sem levar em conta sua qualificao, a LDB instituiu a democratizao da direo das escolas, incluindo o envolvimento da comunidade na eleio dos diretores. A lei tambm deu s escolas mais autonomia, descentralizando os recursos e as decises, tornando o currculo mais flexvel e encorajando a qualificao docente.

180

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Aumentando os recursos para as escolas


Em 1996, a Emenda Constitucional n 14 criou o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (Fundef), que constituiu um grande passo na direo de uma distribuio mais equitativa de recursos para os Estados e municpios. O Fundo substituiu uma frmula baseada na densidade populacional, que deixava a maior parte dos recursos para as grandes cidades, deixando pouca coisa para os pequenos municpios e suas escolas. Com o acrscimo de recursos federais para Estados mais pobres, o Fundef elevou todas as escolas de ensino fundamental para alocaes mnimas por aluno. Muitos polticos receavam que as escolas fossem engordar seus nmeros a fim de receber mais dinheiro, por isso o governo federal criou um sistema de coleta de dados para monitorar os nmeros registrados. Com os fundos adicionais, os Estados mais pobres do Norte e do Nordeste foram capazes de expandir a oferta escolar e caminhar para a universalizao da educao fundamental. Alm disso, o governo federal forneceu 1 bilho de reais para apoiar as escolas de nvel mdio como forma de compensar os Estados mais pobres por sua contribuio ao Fundef. Com a assessoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a administrao de FHC criou o Programa de Melhoria e Expanso do Ensino Mdio (Promed), um fundo de 850 milhes de reais que dava aos Estados apoio financeiro para a educao mdia.
Idade
29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 Universidade Doutorado

Sistema de Educao Brasileiro

Universidade Mestrado Especializao (Opcional) Universidade Bacharelado Graduao Plena Curso de Tecnlogo Vestibular Ensino Mdio Graduao de Curta Durao

Ensino Mdio/ Curso Tcnico

Ensino Fundamental

Pr-escola (Opcional)

Figura 8.1 Organizao do Sistema Educacional Brasileiro


Uma segunda parte das reformas institudas pelo Fundef elevou os salrios de professores do ensino fundamental, devido exigncia de que 60% dos recursos destinados educao fundamental fossem para salrios. Isso aumentou as remuneraes em 13% na mdia, mas no Nordeste o aumento chegou a 60%. O Fundef, portanto, tem o mrito de ter aumentado a quantidade de anos requerida para a formao do professor e o nmero de professores trabalhando, inclusive em reas rurais. Para resolver o problema de pais que preferiam ter seus filhos trabalhando a mand-los para a escola, o governo FHC estabeleceu um programa de transferncia de dinheiro em 2001 (Bolsa Escola), que dava dinheiro aos pais com a condio de que mandassem seus filhos para a escola lhes proporcionava exames mdicos essenciais. O programa se limitava a crianas com idades entre 7 e 14 anos, um fato que muitos criticavam porque a maioria dessas crianas j estava na escola. Com efeito, um estudo de Schwartzman (2005) mostrou que o Bolsa Escola no conseguiu aumentar a matrcula. O verdadeiro impacto dessa lei, que todos consideram muito importante, foi elevar as famlias mais pobres a um nvel acima do mero nvel de subsistncia. Isso lhes dava a esperana de mobilidade social e fazia com que se interessassem mais pela educao de seus filhos. Os professores tambm acharam que foi uma ferramenta til para aumentar a frequncia escolar: eles podiam ameaar os pais de tir-los do programa se os filhos no comparecessem escola. Em 2006, o Fundef foi renovado pelo Congreso Nacional como Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (Fundeb), que expandiu o foco do ensino fundamental para o ensino mdio, a pr-escola e a educao de jovens e adultos. Conseguir a aprovao do
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

181

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Congresso envolveu campanhas pblicas de apoio por grupos comunitrios. A criao do Fundef em 1996 havia aumentado os recursos destinados educao de 35,2 bilhes para 50,7 bilhes de reais por ano. O governo Luiz Incio Lula da Silva (Lula) aumentou as contribuies federais de 314 milhes em 2006 para 4,5 bilhes de reais em 2009, isso elevou os recursos totais destinados educao para 55 bilhes de reais, 5,2% do Produto Interno Bruto PIB (Figura 8.2). De acordo com Reynaldo Fernandes, o apoio financeiro educao to forte que a legislatura que aprovou o aumento do Fundo no levantou para o Ministro da Fazenda o problema de risco de inflao. Em 2004, o governo Lula juntou o programa Bolsa Escola com alguns outros programas de transferncia de dinheiro na rea da sade e da nutrio e criou o programa Bolsa Famlia, aumentando o volume total dos recursos disponveis. Estimou-se que 5,7 milhes de famlias estivessem participando de algum programa desde 2002; hoje, esse nmero cresceu para 11 milhes. Em outras palavras, o programa ajudou a tirar 40 milhes de pessoas do nvel de renda mais baixo, somando-se a salrios mnimos mais altos e melhores remuneraes em geral, devido ao crescimento econmico. O Bolsa Famlia deu mais recursos para as crianas entre 15 e 17 anos, o que encorajou o aumento da matrcula e a frequncia no ensino mdio, que era mais baixa. A combinao do Bolsa Famlia com o Fundeb fez do ensino mdio uma prioridade tanto do ponto de vista da oferta quanto da demanda.

Lidando com o problema da qualificao do magistrio


Um dos problemas principais da educao brasileira a qualidade de seus 1,5 milho de professores. Uma vez que a educao pblica e gratuita para todos os estudantes uma ideia recente no Brasil, a profisso docente no passou pela experincia de uma longa tradio de progresso, como ocorreu nos pases desenvolvidos ao longo dos dois ltimos sculos. Em muitas reas do Pas, os professores tinham e ainda tm apenas a formao de nvel mdio. Reynaldo Fernandes, ex-Presidente do Inep, diz que difcil atrair novos professores das classes mdia e alta devido a baixos salrios e baixo status dessa ocupao. As condies de trabalho incluem dois turnos de aulas por dia, frequentemente em duas escolas diferentes. A ausncia dos professores alta, em parte porque difcil ir de uma escola a outra ou pelas condies do trnsito nas cidades ou das estradas rurais. Todavia, os aumentos nos salrios dos professores com a introduo do Fundef comearam a tornar mais atraente a profisso. Os docentes agora recebem quase 50% a mais que a mdia do trabalhador brasileiro, embora ainda ganhem bem menos do que outros profissionais de nvel mdio ou superior. Os salrios mais altos, no entanto, criaram um problema financeiro dobrado para Estados e municpios: i) o prprio custo mais alto dos salrios e ii) o custo mais alto das aposentadorias, que so generosas e comeam aos 25 anos de servio para as mulheres e 30 anos para os homens. Estimou-se, em 2000, que as aposentadorias dos professores consumiam cerca da metade do oramento de alguns Estados com a educao. As universidades pblicas tinham as licenciaturas como cursos de segunda categoria que ficavam confinados s faculdades menos concorridas. Muito do trabalho do curso era terico com foco ideolgico que convencia os professores de que os problemas sociais, e no a qualidade docente, eram os principais responsveis pelo fracasso dos estudantes. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), de 1996, determinou que todos os professores deveriam ter um diploma universitrio at 2006. Essa lei elevou os requisitos educacionais para se tornar um professor e tornou gratuito tanto o treinamento prvio do docente como o treinamento em servio. Mesmo assim, muito do treinamento em servio oferecido de baixa qualidade e realizado pela televiso ou outras formas de ensino a distncia fornecido s escolas ou por meio de faculdades privadas subsidiadas pelo governo federal. As opes para melhorar a qualificao foram a forma encontrada por professores em servio sem diploma para conseguirem os crditos necessrios, mas no ficou claro se isso acrescentou alguma coisa aos conhecimentos e s competncias dos professores. O nmero de docentes sem ttulo de ensino superior caiu cerca de 40% entre 1995 e 2000. O Secretrio da Educao do Estado de So Paulo, Paulo Renato Souza, diz que hoje (2010) quase metade dos professores de So Paulo so temporrios, porque no possuem todos os requisitos para serem contratados. A qualidade dos professores continua sendo um dos maiores problemas e uma prioridade para o Ministrio da Educao. O Ministro Haddad tenta agora criar padres para uma carreira baseada em credenciais e em um novo exame que cobre contedos e conceitos pedaggicos. Os professores que se candidatarem precisam passar no exame antes de entrar na carreira uma forma de certificar novos docentes. O exame no ser uma exigncia para os professores atuais, mas levar a um corpo docente melhor no futuro. O ministrio tambm colaborou com as universidades federais para criar 100.000 novos cargos de professores universitrios, com foco no ensino de Matemtica e Cincias. O governo federal no pode ditar mudanas no nvel da sala de aula nos cursos de formao de professores, porque as universidades tm uma tradio de liberdade acadmica. Apesar disso, o ex-Presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, espera que o novo exame influencie os programas no sentido de passar do foco filosfico e ideolgico para uma nfase em conhecimentos e habilidades necessrios para o bom desempenho em sala de aula. Maria Helena acredita que os novos cargos deveriam ter sido condicionados a mudanas no currculo das licenciaturas.

182

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Definindo padres curriculares


O governo federal concentrou-se em melhorar o currculo em 1996, recomendando parmetros curriculares para os oito anos do ensino fundamental, para a educao pr-escolar e para a educao de jovens e adultos. A definio daquilo que os estudantes deveriam saber e ser capazes de fazer ao final de cada srie ficou a cargo dos Estados e municpios. O governo federal tambm forneceu novos padres curriculares para 75% do currculo acadmico do nvel mdio, deixando os restantes 25% para serem definidos em cada local, em reas no acadmicas. No ensino mdio, o governo federal formalizou uma tendncia que havia nos Estados de acabar com a separao entre programas de formao acadmica e de formao tcnica, uma vez que os cursos de formao tcnica no estavam preparando os estudantes para o mercado de trabalho e abrigavam alunos no qualificados para os programas acadmicos. Ao invs disso, os Estados deveriam criar escolas de ensino mdio abrangentes, para todos os estudantes, e oferecer a opo de cursos tcnicos de curta durao, durante ou aps o ensino mdio para alunos e adultos. Embora isso tenha sido recomendado pelo governo federal, fica a cargo dos Estados transformarem as atuais escolas de nvel mdio ou construir novas escolas com novo quadro de pessoal, conforme necessrio.

Aumentando o nmero de concluintes do ensino mdio


Embora as reformas educacionais de 1996 tenham pregado a universalizao da educao de nvel mdio, somente em 2006 tornou-se obrigatria a escolaridade de 11 anos (agora 12 anos, porque se aumentou a escola primria em um ano, antes da 1 srie). Infelizmente, apesar de muitos estudantes terem nove anos de escolaridade, eles frequentemente s completam at a 8 srie, em virtude da repetncia. Na legislao de 1996, os Estados foram encorajados a oferecer educao de nvel mdio, mas como leva muito tempo para alguns alunos completarem o ensino fundamental entre 9 e 12 anos , no de se surpreender que muitos j estejam cansados da escola. A matrcula no ensino mdio fica em torno de 70% da populao nessa faixa etria, mesmo levando em conta que o Bolsa Famlia estendeu os estipndios s famlias para estudantes entre 15 e 17 anos. Cerca de 30% dos alunos nunca terminam a educao de nvel fundamental, e metade no completa os trs anos do ensino mdio. Algumas fundaes no Brasil, em especial o Instituto Ayrton Senna e a Fundao Roberto Marinho, tm trabalhado com os Estados para criar programas de acelerao em escolas de nvel mdio. Esses programas trabalham com estudantes acima da idade para garantir que desenvolvam habilidades acadmicas bsicas para o trabalho e a cidadania antes de sarem da escola. Alguns Estados criaram programas similares no 9 ano para propiciar intervenes intensivas, a fim de elevar as habilidades dos estudantes a um nvel necessrio para ser bem-sucedido no ensino mdio.

Com o foco na qualidade


Reynaldo Fernandes, ex-Presidente do Inep, diz que h dois movimentos importantes em educao nos ltimos 20 anos: os esforos aps a Constituio de 1988, concentrados em colocar os alunos na escola e evitar a repetncia, e a batalha pela qualidade, iniciada nos anos 2000. A participao, a partir de 2000, em avaliaes internacionais comparativas do desempenho dos estudantes, na Amrica Latina e no Pisa, revela claramente o baixo nvel de desempenho dos alunos brasileiros. Maria Helena Guimares de Castro, Presidente do Inep na administrao de FHC, descreve como, em 1999, o Presidente FHC estava tentando decidir se participaria do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) ou do Pisa. Ele suspeitava de que o Brasil ficaria em ltimo lugar no Pisa, mas achou que o Pas se beneficiaria da participao em uma avaliao que testava a competncia dos estudantes de aplicar o que aprenderam dentro e fora da escola. Sendo um poltico astuto, tambm compreendeu que ficar em ltimo lugar mobilizaria o Pas em busca de melhor qualidade da educao. Fernando Henrique Cardoso estava certo. O Brasil teve o desempenho mais baixo entre os pases participantes do Pisa 2000, ficando abaixo do Mxico. Mais de 50% dos estudantes tiveram resultados abaixo ou no Nvel 1 de Proficincia e menos de 1% atingiu os nveis mais altos. Por causa do problema da repetncia, os estudantes brasileiros de 15 anos poderiam estar em qualquer grau entre 5 e 11, e o Inep analisou os resultados desses alunos na srie adequada (1 ano do ensino mdio) para ver se o desempenho deles era melhor. Descobriu que, ainda assim, somente 25% dos estudantes brasileiros com 15 anos no final do 1 ano do ensino mdio atingiam o Nvel 3 ou acima na escala de proficincia em Leitura, comparados com 76% da Coreia, 59% da Espanha e 30% do Mxico. Os resultados de Matemtica em 2003 no foram melhores, menos de 30% atingiram o Nvel 2 ou acima na escala de proficincia. Uma grande parte do problema a falta de escolas de tempo integral. Embora o ano escolar tenha 200 dias, o horrio dirio de quatro horas, com muitas escolas fazendo dois ou trs turnos por dia. Isso no deixa tempo suficiente aos professores para ensinar o currculo a grupos de alunos altamente heterogneos, com idades variadas, nem permite dar a ateno individual de que muitos alunos necessitam, especialmente os que j repetiram um ou dois anos. O Fundeb fornece cerca de 25% a mais por aluno em escolas de tempo integral, mas isso no paga os custos de infraestrutura necessrios para dobrar o nmero de escolas e contratar mais professores. Alguns Estados esto tentando passar para o regime de escolas de tempo integral, mas, como diz o Ministro Haddad, escolas de tempo integral no
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

183

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Pas inteiro precisaro ser o foco do plano para os prximos dez anos. Mobilizar recursos humanos e de infraestrutura requer um investimento que no vivel no momento.

Estabelecendo metas e dando responsabilidades


Um dos pontos mais crticos das reformas de 1996 foi a transformao do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais em uma organizao independente de estatsticas, responsvel pela avaliao educacional. Foi criado o programa de controle da qualidade para o Pas e os resultados foram apresentados de forma transparente, nos nveis local, estadual e nacional, para educadores, pais, membros da comunidade e empresrios. Foi reestruturada uma antiga avaliao para se criar o Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb), para a 4 e a 8 srie do ensino fundamental e o ltimo ano do ensino mdio, bem como o Exame Nacional do Ensino Mdio, para o ltimo ano dessa etapa de ensino, com vistas qualificao para estudos superiores ou entrada no mercado de trabalho. O sistema de avaliao do Saeb se alterou ao longo do tempo, de um exame amostral para um exame de carter universal chamado Prova Brasil, que abrange todos os estudantes da 4 e da 8 srie do ensino fundamental das escolas pblicas urbanas. Para o 3 ano do ensino mdio, somente uma amostra avaliada e os resultados agregados de forma a possibilitar a divulgao de resultados dos sistemas municipal, estadual e nacional. O levantamento dos ndices de promoo para cada instituio de ensino faz com que as escolas no retenham os alunos nem encorajem a evaso como forma de evitar que estudantes mais fracos baixem as suas mdias. O Saeb garantiu que as escolas, os municpios e os Estados receberiam dados que permitiriam saber como seus alunos se saem em um exame que avalia os padres curriculares de Lngua Portuguesa e Matemtica definidos pelo governo federal. Em alguns Estados, como o caso de So Paulo, foi oferecido um treinamento aos professores de forma que eles pudessem usar os resultados do teste para analisar turmas individuais, bem como o desempenho geral e por srie da escola com vistas a melhorar as estratgias de ensino e aprendizagem. Em 2005, o Ministro da Educao Fernando Haddad empreendeu uma campanha nacional por meio de conferncias e reunies regionais e nacionais para mobilizar educadores, governos e prefeituras a melhorar a qualidade da educao. O Ministro Haddad descreveu seu Plano de Desenvolvimento da Educao como tendo aumentado os recursos para a educao, criado um salrio-base para os professores, estabelecido orientaes para a direo das escolas e colocado em prtica um sistema de avaliao que fornece informaes de desempenho para cada escola individualmente. Os requisitos de obrigatoriedade da frequncia escolar foram estendidos para incluir o 9 ano, mas, mais importante do que isso, todos os municpios aderiram a um ndice educacional criado e administrado pelo Inep. O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica Ideb (Box 8.1) une os resultados da Prova Brasil para a 4 e a 8 srie nas escolas pblicas, os resultados do Saeb para o 3 ano do ensino mdio das escolas privadas e pblicas e os ndices de promoo escolar de cada escola. Os diretores das escolas conhecem suas metas e discutem estratgias para melhorar com os professores, com a comunidade e com os supervisores municipais. Somente depois de desenvolverem suas estratgias que podem efetivamente usar os recursos adicionais para atingir suas metas.

Box 8.1 O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica: Um grande passo para responsabilizar as escolas pelos seus resultados.
Os educadores brasileiros veem o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), estabelecido em 2005, como um grande passo para aumentar a responsabilizao na educao e para impulsionar a melhoria das escolas em todo o Pas. A partir de um sistema de avaliao amostral, considerado bom do ponto de vista tcnico, criado em 1990 (ver acima), o governo federal lanou o Ideb com uma avaliao universal das escolas, na 4 e na 8 srie, em Portugus e Matemtica. Os dados de resultados da aprendizagem so combinados aos da avaliao do 3 ano do ensino mdio e aos de fluxo dos estudantes (taxas de promoo, reteno e concluso) para cada uma das 200 mil escolas brasileiras. Cada escola recebe um ndice que vai de 1 a 10, com nveis alinhados aos do Pisa. O uso dos dois fatores desempenho e promoo garante que as escolas no sero incentivadas a segurar alguns alunos em sries anteriores s avaliadas ou encorajar que saiam da escola. O objetivo alcanar, em 2021, um ano antes do bicentenrio da independncia do Brasil, a mdia do Pisa. A beleza do Ideb reside no fato de que ele estabelecido individualmente para todas as escolas de ensino fundamental do Pas e que ir criar uma srie histrica a partir de 2005 at que a escola alcance o ideal de atingir a mdia do Pisa em 2021. Para as escolas de ensino mdio, os resultados so agregados somente por Estado, j que a avaliao amostral. Os educadores aceitam esse sistema porque acham justo comparar o desempenho de uma escola com seu prprio desempenho anterior, ao invs de estabelecer um ndice arbitrrio que todas as escolas devessem alcanar a cada ano. Diferentemente de muitos outros pases, o Brasil inclui tanto as escolas pblicas como as privadas nas avaliaes do Saeb e Prova Brasil e nas metas do Ideb. O desempenho nacional subiu de 3,8 para 4,6 nas sries iniciais do ensino fundamental (1 4) entre 2005 e 2009, superando a mdia de 4,2; de 3,5 para 4,0 nas sries finais (5 8), superando a meta de 3,7; e de 3,4 para 3,6 no ensino mdio, superando a mdia de 3,5. Outras informaes sobre os resultados do Ideb esto disponveis no Inep.

184

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

De acordo com Joaquim Jos Soares Neto, Presidente do Inep (2010), o que realmente catalisou a melhoria das escolas foi o estabelecimento das mdias individuais das instituies no Ideb. Usando esse ndice, o governo federal definiu metas para cada escola a cada dois anos, com base na trajetria em como a escola se encontrava em 2005 e aonde ela quer chegar em 2021 e na mdia do Pisa (Box 8.1). As metas so o produto do ndice de promoo e do desempenho mdio de Portugus e Matemtica no Saeb/Prova Brasil e o resultado um nmero de 1 a 10. Cada escola responsvel por trabalhar com o municpio, sob a superviso do Estado, para o desenvolvimento de um plano estratgico de melhoria gradual para enfrentar e superar desafios e atingir as metas estabelecidas. Os resultados do Ideb por escola, por municpio, por Estado e nacionais so amplamente divulgados e permitem aos pais e membros da comunidade conhecer o nvel de suas escolas. A meta e o real desempenho so comparados para ver que instituies de ensino esto superando suas metas, e isso aumentou a presso da populao por resultados melhores. Maria Pilar, Secretria da Educao Bsica do Ministrio da Educao, contou sobre uma visita a uma escola em rea difcil do Rio de Janeiro em que cerca de mil pessoas, pais e membros da comunidade, estavam celebrando o lanamento dos resultados do Ideb. As escolas que alcanam muito progresso recebem mais autonomia, enquanto as que permanecem com baixo desempenho recebem mais ateno e assistncia. Em 2008, o Ministrio da Educao deu prioridade ao trabalho nos 1.827 municpios com desempenhos mais baixos, fornecendo recursos e tecnologia. O uso do Ideb mudou a relao entre o ministrio e os municpios, explicou Jos Henrique Paim, Secretrio Executivo do Ministrio da Educao. Os Estados precisam diagnosticar os problemas das escolas com baixo desempenho e desenvolver um plano de melhorias para mandar ao ministrio. Os planos organizam as necessidades dos municpios e identificam os recursos tcnicos e financeiros que precisam receber desse rgo. Em muitos casos, o foco da assistncia tcnica consiste em melhorar a administrao da escola e qualificar melhor os professores. A pedido do ministrio e como retribuio por recursos adicionais, as universidades federais trabalham em seus municpios com escolas de fraco desempenho para avaliar as necessidades delas e dar formao e treinamento aos professores. O ministrio tambm d assistncia s escolas rurais, fornecendo-lhes equipamentos e materiais, servios de transporte e tecnologia, de forma a assegurar a formao de professores por meio da Universidade Aberta. Embora essa universidade esteja disponvel para qualquer um que tenha dificuldade de acesso ao ensino superior, os professores primrios tm a prioridade. As escolas rurais contam com 15% dos estudantes do Pas. Atualmente, as escolas rurais com uma ou duas turmas que tm menos de 30 alunos somando-se todas as sries no so includas nos programas de avaliao e responsabilizao. Todavia, de acordo com Paim, algumas foram includas na avaliao de 2009 para dar ao governo federal uma noo da qualidade dessas pequenas escolas rurais. Paim acredita que, pela primeira vez, o Ideb permite que o ministrio tenha um mapa nacional do desempenho, a partir do qual pode identificar vulnerabilidades e fornecer assistncia tcnica e financeira. O rgo acompanha o progresso dos Estados para identificar as melhores prticas que podem ser compartilhadas. Como acontece nos Estados Unidos, considera-se que os Estados so laboratrios de inovao em polticas e prticas. Reunies mensais dos Secretrios de Educao com o Ministro da Educao promovem um frum no qual os problemas comuns e as solues inovadoras so discutidos. A responsabilizao tambm se estende aos secretrios, que so chamados para conversar com o governo federal quando os resultados do Ideb, do Saeb e da Prova Brasil nos seus Estados no esto melhorando. A natureza pblica do Ideb fornece um verdadeiro incentivo para os Estados usarem estratgias efetivas para melhorar o desempenho dos estudantes e deixa claro para os pais onde a educao est sendo bem-sucedida ou no. Como no h muita escolha de escolas pblicas no Brasil, os pais tm um incentivo para pressionar as escolas mais fracas a melhorarem. Dados os baixos nveis de qualidade do ensino apontados pelo Ideb e a falta de escolas pblicas, a maioria dos pais da classe mdia alta e das elites opta por colocar os filhos em escolas privadas. De um modo geral, 12% dos estudantes brasileiros frequentam escolas privadas, com os maiores percentuais nas escolas de ensino mdio, que preparam para os exames vestibulares. A proporo de alunos nas escolas privadas de ensino mdio aumenta em reas mais ricas e fica acima de 20% em Braslia, capital federal, onde a renda per capita mais alta. Para atender a demanda, as universidades privadas continuam a crescer e hoje representam 90% das instituies de educao superior e 75% de todas as matrculas brasileiras nessa etapa de ensino. Mesmo com essa expanso, o nmero limitado de vagas s permite que 15% dos estudantes cheguem universidade e somente 10% concluem o curso, devido fraca formao recebida no ensino mdio. Esse mais um motivo pelo qual difcil motivar os jovens a lutar por uma educao de excelncia no ensino mdio.
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

185

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

PERSPECTIVAS DA INDSTRIA SOBRE A EDUCAO NO BRASIL


Na atual economia brasileira, as companhias mais inovadoras e internacionalmente competitivas encontram-se nas reas de aeronutica, petroqumica, gs natural, minerao, ao, papel e pasta, etanol e carnes. Elas tm uma fora de trabalho que possui em mdia nove anos de escolaridade, com treinamento em servio fornecido aos trabalhadores. Nas companhias menos competitivas, que no exportam seus produtos nem inovam, o tempo mdio de escolaridade da fora de trabalho de sete anos. Na indstria farmacutica, de acordo com o Presidente da Cristalia, Ogari Pacheco, os trabalhadores na linha de produo podem exercer suas funes com treinamento fornecido pela companhia; contudo, o desafio encontrar cientistas que possam desenvolver os compostos que a companhia importa atualmente da China e da ndia. A Empresa Brasileira de Aeronutica S.A. (Embraer), fabricante de jatos e a maior exportadora do Brasil entre 1999 e 2001 e a segunda maior em 2002, 2003 e 2004, empregou mais de 16.000 pessoas em 2009, das quais 95% foram no Brasil. Eunice Rios, do Departamento de Recursos Humanos da Embraer, mais otimista sobre os formados que recentemente entraram para a empresa: Os empregados recentemente contratados trazem uma formao mais ampla e mais slida, bem como treinamento tcnico e uma viso de mundo mais abrangente. Esto mais conectados com as tendncias mundiais e demonstram muito empenho com relao a um emprego que faz sentido para eles e para suas carreiras. Eles demonstram alto nvel de ambio, bem como energia e determinao para alcanar seus objetivos (entrevista realizada para este relatrio). A Embraer criou programas internos de treinamento para os empregados de todos os nveis da organizao. Para os engenheiros, ela tem um programa de especializao de 18 meses que os prepara em engenharia aeronutica. Desde 2001, 1.100 engenheiros j completaram esse curso. Quando se pergunta se as universidades esto preparando graduados capazes de liderar esforos de inovao, ela comenta que essa uma rea que precisa melhorar, apesar de, pelo menos, estar na programao das universidades. Finalmente, Eunice Rios observou que a ligao entre educao e desenvolvimento crucial para o futuro do Brasil em um ambiente global competitivo, e o status quo no pode levar o Pas aonde ele quer chegar.

ESTUDOS DE CASO DE REFORMAS ESTADUAIS


Os Estados do Acre, do Cear e de So Paulo obtiveram um significativo crescimento nos resultados do Ideb nos ltimos cinco anos, porque desenvolveram suas prprias reformas a partir das recomendaes do governo federal. Embora os fundos do Fundef, e especialmente do Fundeb, tenham dado aos Estados os recursos necessrios, cada um reconheceu que precisava, para melhorar o desempenho dos estudantes, criar seu prprio sistema de ensino, de treinamento de professores e de responsabilizao com o apoio das escolas. Esses trs Estados tiveram lderes eficientes em posies-chave da secretaria de Estado. Em alguns casos, eles sucederam polticos que se limitaram a manter o status quo. Os trs Estados se beneficiaram de uma liderana e de polticas educacionais consistentes, por vrios anos seguidos: 11 anos no caso do Acre, 16 anos no Cear e 8 anos em So Paulo. Nem todos os Estados profissionalizaram seus sistemas de educao. Muitos ainda selecionam os secretrios de educao com base em decises polticas e deixam as escolas estaduais e municipais com seus prprios mecanismos. Uma vez que os Estados tm a competncia legal de dirigir seu sistema educacional, como acharem melhor, o governo federal no pode interferir. Pode e oferece ajuda a municpios cujos resultados do Ideb estejam entre os mais baixos do Pas, mas no pode criar secretarias estaduais eficientes a partir do nvel federal.

Estado do Acre
O Acre um dos menores Estados brasileiros, localizado no extremo noroeste da floresta amaznica. Mais da metade da sua populao, de 690 mil habitantes, vive em duas cidades Rio Branco e Cruzeiro do Sul e o restante vive em pequenos povoados e reas isoladas. O Acre, inicialmente, fazia parte do territrio boliviano, e sua anexao ao Brasil ocorreu em 1903, como resultado de uma negociao diplomtica. Nos primeiros anos do sculo 20, imigrantes fugindo da seca no nordeste assentaram-se no Acre. O Estado deve seu desenvolvimento inicial descoberta de Goodyear do processo de transformar a borracha em pneus, e essa continua sendo at hoje sua principal rea de comrcio. medida que a competio de outros pases reduziu a demanda pela borracha, o desenvolvimento desacelerou. O Acre finalmente se tornou um Estado brasileiro em 1962. Nos ltimos 48 anos, lutou para estabelecer-se economicamente, com projetos de desenvolvimento sustentvel e valorizao da floresta amaznica, uma de suas principais riquezas. A Secretria de Educao do Acre, Maria Correa da Silva, est na secretaria desde 1999 e diz que a educao tornou-se prioridade quando ela incorporou-se equipe do novo governo como Diretora da Educao Bsica. Em 1999, o Acre ocupava o ltimo lugar no ranking nacional da educao, no havia planos de melhorar as escolas,

186

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

os prdios escolares estavam dilapidados, somente 14 dos seus 22 municpios ofereciam o ensino mdio e apenas 27% dos professores tinham nvel superior. A equipe da educao comeou com a qualidade do magistrio: trabalhando com os professores, eles criaram um plano de carreira e elevaram os salrios para R$ 1.200,00 ao ms (US$ 680), o que representa 26% acima do mnimo nacional para os professores. Eles desenvolveram um programa de formao de professores com a Universidade Federal do Acre e forneceram treinamento primeiramente aos docentes das zonas urbanas e, depois, para os de pequenas cidades e povoados. Os recursos do Fundef foram usados para melhorar o nvel de escolaridade dos professores sem curso superior. Em seguida, o foco foi a infraestrutura. No havia fundos suficientes para reformar ou construir todas as escolas, mas eles definiram padres para os prdios e equipamentos das escolas nas reas urbana, rural e indgena, de forma que foi possvel fazer estimativas e criar um oramento com o qual era possvel trabalhar. Finalmente, garantiram oportunidade para estudantes de todos os municpios de cursar o ensino mdio ou a educao de jovens e adultos. O ndice de analfabetismo no Acre era de aproximadamente 25% em 2000; hoje est abaixo de 14%. Em 2004, a equipe reestruturou a secretaria de forma a responder mais prontamente s escolas, criando trs reas funcionais: ensino e aprendizagem, recursos e gesto. O Estado descentralizou os oramentos com base no nmero de alunos e exigiu das escolas planejamento para a utilizao dos recursos. Alguns municpios, responsveis pelo ensino at a 5a srie, descentralizaram os fundos ao mesmo tempo, mas o Estado s podia fazer exigncias nas escolas sob sua competncia, ou seja, da 6 srie em diante at o final do ensino mdio. Desenvolveu uma parceria com a cidade de Rio Branco para dar nfase formao dos professores, com uma organizao no-governamental fornecendo o treinamento para os professores tanto nas escolas do municpio como nas estaduais. Para isso, foi necessrio o desenvolvimento de esforos por muito tempo, j que metade dos estudantes do Estado est em Rio Branco. Com a formao de professores em curso, o Estado voltou seu foco para a qualidade do ensino em sala de aula. Foram acrescentados ao quadro de pessoal das escolas maiores coordenadores administrativos e pedaggicos, para auxiliar o diretor, de forma a permitir-lhe liderar a equipe de ensino da escola. Trabalhando com os professores, o Estado desenvolveu um currculo, Tempo de Aprender, para as sries iniciais do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento do letramento no 1 e no 2 ano. Um dos objetivos do novo currculo era dar aos alunos uma boa base no incio e reduzir a repetncia. O currculo tornou-se parte do treinamento dos professores, assim como o monitoramento feito para os supervisores estaduais. Uma vez que a secretaria trabalhou, desde o incio, junto com os professores, houve pouca resistncia. Os resultados das avaliaes externas, que mostravam que os alunos estavam aprendendo mais, forneceram os argumentos mais fortes para as mudanas. O Acre trabalhou em parceria com a Fundao Roberto Marinho em dois programas especiais para acelerar a aprendizagem de estudantes das sries finais do ensino fundamental que haviam repetido o ano mais de uma vez. O projeto Poranga forneceu currculo e material didtico focado em habilidades bsicas, habilidades para o trabalho e habilidades para a cidadania. Alm disso, o Estado criou o Livro de Cultura do Acre, que usa textos histricos, poesia e fotos dos moradores do Estado, para ligar os estudantes sua cultura. Para os alunos de reas rurais isoladas, desenvolveu o Asas da Cidadania da Floresta, que fornece materiais didticos relevantes desde a pr-escola at o ensino mdio. O Acre elevou seu Ideb de 3,4 em 2005 para 4,3 em 2009 (na 4 srie); de 3,5 em 2005 para 4,1 em 2009 (na 8 srie); e de 3,2 em 2005 para 3,5 em 2009 (para o ltimo ano do ensino mdio). A secretaria de educao credita esse resultado continuidade das polticas desde 1999, coordenao em estreita parceria com os municpios e ao persistente foco na sala de aula, nos professores e no currculo.

Estado do Cear
O Cear o 8 maior Estado brasileiro em populao (8 milhes), apesar de ser o 17 em superfcie. um Estado pobre localizado no litoral do nordeste. Sua economia foi inicialmente de criao de animais para puxar arado na agricultura e de produo de sal extrado de suas praias. Por volta dos anos 1980, novos investimentos permitiram ao Estado comear a desenvolver suas 350 milhas de costa atlntica com praias e dunas, bem como suas montanhas e vales, em uma das maiores atraes do ecoturismo no Brasil. Hoje, mais de trs quartos de sua populao trabalha nas reas urbanas, sendo a indstria responsvel por mais de 35% dos empregos e os servios, incluindo turismo, por mais de 55% dos empregos. Tambm produz e exporta couros para o mundo todo. Embora seja uma economia em crescimento, o Estado ainda tem poucos recursos para o desenvolvimento. Em termos de educao, o Cear foi um dos Estados com desempenho mais baixo no Pas. Embora tenha progredido nos ltimos 16 anos em busca de uma viso unificada do que preciso fazer, o Estado no conseguia atingir suas metas antes de receber os recursos adicionais do Fundeb em 2005. Ele um dos sete Estados cujas verbas no eram suficientes, antes de 2005, para colocar os recursos por aluno no mesmo patamar do mnimo nacional. O secretrio de educao, no perodo de 1994 a 2002, tornou-se governador em 2003 e indicou sua ex-representante,
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

187

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, como Secretria de Educao do Estado. A Secretria Maria Izolda trouxe conhecimentos em avaliao e responsabilizao, bem como desenvolvimento do currculo e dos profissionais. Ela conta que o Cear foi um dos primeiros Estados a trabalhar com o Ministrio da Educao em 1993 para desenvolver sistemas de avaliao de estudantes; mas sem integr-los nas reformas eles tiveram pouco impacto. Desde 2005, ela usa os resultados das avaliaes nacionais para orientar as reformas, definindo metas de melhoria para as escolas e fornecendo os servios de apoio. A Secretria Maria Izolda estabeleceu cinco eixos para seu trabalho de apoio s escolas. Trabalhando com o centro de avaliao e desenvolvimento educacional da universidade federal, ela formou e certificou 100 profissionais para trabalhar com os professores e os diretores, em seu esforo para melhorar a qualidade da educao. Maria Izolda reconheceu que o problema com a repetncia comeava na 1a srie, de forma que trabalhou com os municpios para estabelecer o Aprendendo na Idade Certa, um programa de ensino para garantir que os estudantes adquirissem as competncias bsicas de letramento em lngua e em matemtica na 1 e na 2 sries. Todos os municpios aderiram e trabalharam com os professores a fim de que usassem o currculo, os planos de aula e as avaliaes estruturadas para um ensino eficiente nessas sries. O Estado contratou uma empresa de avaliao externa para criar um exame de leitura para todos os alunos da 2 srie, comeando com uma avaliao comparativa, em 2007, que se repete todos os anos. Alm disso, os professores da 1 srie receberam treinamento para o uso de avaliaes formativas alinhadas com a avaliao da 2 srie. O Cear tambm estabeleceu um fundo para construir centros de atendimento pr-escolar; para cada Centro de Educao Infantil que um municpio inaugurar, o Estado inaugura outro. Para os municpios mais pobres, a contrapartida necessria mais baixa. A partir dessa experincia, o Estado fez parcerias com os municpios para expandir os esforos voltados ao currculo e ao treinamento. Essas parcerias incluam incentivos para melhorar o salrio dos professores; um processo justo de seleo de diretores escolares baseado em experincia, no em indicao poltica; e apoio para uma organizao escolar mais eficiente, incluindo salas de aula multisseriadas nas pequenas escolas. A secretria enfatizou que essa parceria no invadia a autonomia dos municpios nas sries iniciais do ensino fundamental. A Secretria Maria Izolda disse que o ensino mdio, historicamente, tinha baixos desempenhos no Cear e estava piorando. Os estudantes chegavam ao final do ensino fundamental sem as competncias em Lngua Portuguesa para ler e interpretar textos; assim, o Estado comeou uma iniciativa de capacitar os professores do 9 ano de todas as reas para enfatizar a compreenso leitora e o desenvolvimento do vocabulrio. Enquanto alguns professores acreditam que os alunos nem deveriam chegar ao 9 ano sem essas competncias, todos reconhecem que os estudantes no podem ir adiante sem elas. Para as escolas com baixo desempenho, a secretaria contratou novos diretores e forneceu a eles dados sobre o desempenho anterior. O novo diretor, ento, deveria trabalhar com a equipe de docentes para desenvolver um plano e submet-lo secretaria para aprovao. Superintendentes da secretaria monitoravam o cumprimento dos plano a cada dois meses. Maria Izolda estabeleceu a iniciativa Aprender Primeiro para enfrentar os altos ndices de abandono e repetncia no 1 ano do ensino mdio. A secretaria trabalhou com professores da universidade federal para desenvolver materiais curriculares multidisciplinares, de modo a superar os hiatos de conhecimento dos estudantes e melhorar suas competncias em leitura e matemtica. Esses recursos ajudaram os estudantes a construir competncias bsicas de compreenso leitora, abstrao e soluo de problemas. Todas as escolas de ensino mdio do Cear receberam manuais do professor e questes de diferentes disciplinas, elaborados com financiamento do Ministrio da Educao. Por reconhecer que as condies de trabalho para professores e alunos eram problemticas em muitas escolas de ensino mdio, Maria Izolda tambm usou fundos para lidar com os problemas de infraestrutura, incluindo a construo de laboratrios e reas de esporte onde nada disso estava disponvel. Ela tambm acabou com o treinamento centralizado de professores em servio, oferecendo s prprias escolas meios de faz-lo, de forma a conseguir atender s necessidades individuais destas de maneira mais eficiente. Embora as instituies de ensino mdio ainda trabalhem em dois turnos, a partir de 2008, a secretaria criou 59 escolas profissionalizantes de tempo integral (das 7:30 s 17:00) em todo o Estado. Essas escolas oferecem um currculo integrado, tanto acadmico como tcnico, e os estudantes podem escolher a rea profissional a seguir. Pretende-se construir mais 52 dessas, como forma de motivar e preparar os estudantes do ensino mdio para permanecerem na escola. Os alunos que alcanam as melhores notas recebem computadores como incentivo para continuarem na escola. Maria Izolda Coelho acredita que essa uma forma de diminuir o hiato tecnolgico para os alunos mais pobres e mant-los motivados. Os primeiros participantes desse programa terminam o ensino mdio este ano e vo fazer seis meses de estgio em indstrias estatais, recebendo meio salrio mnimo. Isso d aos empregadores uma boa oportunidade de aumentar seu quadro de pessoal a baixos custos e fornecer treinamento em servio para seus futuros empregados. Ao final do estgio, os estudantes tm a opo de trabalhar em tempo integral ou prosseguir estudos de nvel superior, se assim o desejarem.

188

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Para encorajar a melhora no desempenho, a Secretria Maria Izolda estabeleceu um programa de incentivo para as 150 escolas com melhores desempenhos no Estado, com base nos resultados do Ideb. Essas escolas recebem recursos adicionais que podem ser usados por elas para qualquer finalidade dentro das orientaes da secretaria. As escolas submetem projetos para a utilizao dos recursos e, alm disso, tm que estabelecer parcerias com as escolas de baixo desempenho a fim de ajud-las a melhorar, como condio para receber o ltimo tero dos recursos. A secretaria tambm criou um programa de assistncia s 150 escolas com desempenhos mais baixo, que recebem do Estado recursos adicionais em capacitao e assistncia tcnica e pedaggica. Muitas reformas colocadas em prtica na ltima dcada requeriam aprovao do legislativo, mas com o forte apoio do governador no houve muita resistncia. Maria Izolda diz que o sindicato dos professores no teve muita atuao no nvel estadual e que os sindicatos tambm no foram problema na rea municipal. A qualidade no havia estado no centro da discusso at ento, mas as medidas para melhorar a educao mudaram esse quadro. Ela estendeu as avaliaes para cobrir todos os estudantes de todas as sries em 2008, e os resultados de 2009 registraram melhoras tanto no nvel estadual como no nacional. No entanto, a Secretria Maria Izolda acredita que, com os recursos do Brasil e do Cear, os resultados deveriam ter sido melhores. Os problemas ainda esto em grande parte atrelados ao processo de gesto e responsabilizao. O Estado conseguiu elevar o Ideb de 3,2 em 2005 para 4,4 em 2009 (na 4 srie); de 3,2 em 2005 para 3,9 em 2009 (na 8 srie); e de 3,3 em 2005 para 3,6 em 2009 (para o ltimo ano do ensino mdio). De fato, os resultados nacionais do Cear superaram os de muitos outros Estados, elevando-o do grupo de desempenho mais baixo para a 14 posio entre as 27 unidades da Federao.

Estado de So Paulo
So Paulo o Estado mais populoso do Brasil e um dos mais ricos. Saiu de uma economia baseada no cultivo e na exportao do caf para uma economia industrializada e hoje o centro financeiro da regio. A capital de So Paulo a cidade de So Paulo, com 11 milhes de habitantes e com uma rea metropolitana de 20 milhes, a maior das Amricas. Metade da populao do Estado mora na capital. Na educao, o Estado de So Paulo tem sido beneficiado na ltima dcada com uma continuidade na abordagem. Os trs ltimos secretrios da educao foram ou membros do gabinete do ex-Ministro da Educao, Paulo Renato Souza, ou o prprio Souza, que foi secretrio de 2009 a 2010. Paulo Renato um economista de formao, atuou como secretrio em So Paulo entre 1984 e 1986 e foi convidado pelo Governador Jos Serra a retornar em 2009. Ele diz que, apesar de o escritrio e a moblia serem os mesmos, aumentaram enormemente as oportunidades pela demanda pblica por uma educao de melhor qualidade e pelas aes federais empreendidas no seu mandato frente do Ministrio da Educao. Ele e seus dois predecessores em So Paulo compartilham o mesmo ponto de vista sobre a melhoria da educao conquistada nos oito anos junto ao Ministrio. Ao invs de descartar o que foi feito pelos seus predecessores, cada um construiu sobre as obras dos outros. A primeira ordem, em 2003, era fornecer oportunidades para todos os estudantes se matricularem na escola. Como a frequncia obrigatria at o 9o ano e o Bolsa Famlia acrescentou os estudantes de at 17 anos, houve, repentinamente, uma demanda muito maior pelo ensino mdio, sem o nmero de escolas necessrio para supri-la. Muitos estudantes tiveram que frequentar o ensino mdio noite em uma escola de ensino fundamental, at que novas escolas pudessem ser construdas, constituindo um terceiro turno nas escolas. Nos ltimos 15 anos, So Paulo foi um dos poucos Estados que criaram escolas suficientes para acomodar todos os estudantes interessados em fazer o ensino mdio. A segunda prioridade era levar o conceito do Ideb um pouco mais longe e criar um sistema de avaliao e indicadores em So Paulo que fornecesse metas bianuais para cada escola, com base nos padres internacionais do Pisa. Enquanto a meta nacional alcanar a mdia do Pisa em 2021, as metas de So Paulo so mais rigorosas, na medida em que analisam o desempenho da escola com base no percentual de alunos em cada categoria: abaixo do mnimo, mnimo, adequado e avanado. Esse sistema fornece melhor informao para os pais e para o pblico sobre a qualidade das escolas, ao mesmo tempo que d aos municpios e ao Estado melhor informao sobre onde a escola precisa melhorar. Se a mdia parece alta, mas h um grupo considervel de estudantes abaixo do nvel bsico, o Estado sabe como preparar sua assistncia tcnica para aquela escola. group of student at the below basic level, the state knows how to customise its technical assistance to the school. Em 2007, Maria Helena Guimares de Castro tornou-se Secretria da Educao e comeou uma srie de reformas com base no que j havia sido iniciado. Ela foi Presidente do Inep durante o Governo FHC. O Governador Serra estava muito preocupado com a qualidade da educao, particularmente porque cada escola estava criando seu prprio currculo sem avaliar o seu impacto sobre o desempenho dos alunos. Isso tornava muito difcil definir patamares de melhores resultados
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

189

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

entre as escolas. O plano de ao da Secretria Maria Helena baseava-se em parte nos sistemas de gesto educacional que haviam permitido a outros pases progredir em educao: padres curriculares, materiais de ensino padronizados, treinamento de professores em servio e avaliaes baseadas no currculo para medir o progresso dos alunos. Alm disso, Maria Helena consultou a eficiente pesquisa com escolas realizada nos Estados Unidos, a qual mostrou que a escola deveria ser a unidade para a melhoria e que escolas eficientes tm diretores que so lderes do ensino. A Secretria Maria Helena trabalhou com professores da educao bsica e de universidades para desenvolver um currculo comum claramente definido para todas as sries e para todas as disciplinas, de forma a compor a base das avaliaes de estudantes, e os professores receberam treinamento na implementao eficiente desse currculo. Ela contratou 12 mil assistentes pedaggicos para os diretores, de modo que cada escola tivesse um especialista para treinar os professores e melhorar sua prtica. Ela revisou o Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Estado de So Paulo (Saresp) para que ele refletisse o currculo, a fim de que os professores tivessem conhecimento de que o foco no currculo iria de fato preparar os alunos para os exames. E por meio do sistema de avaliao e indicadores de So Paulo, ela forneceu s escolas dados sobre o desempenho dos estudantes para permitir que elas calibrassem o impacto dos esforos empreendidos e identificassem reas mais fracas que precisavam melhorar. O treinamento na anlise dos dados foi um ponto chave do programa. Maria Helena tambm enfatizou a importncia da gesto da escola. Ela sabia que as escolas precisavam ser bem administradas, o que requeria diretores selecionados por sua competncia e no por filiaes polticas. Alm disso, para manter as famlias e o pblico informados de maneira a participarem da educao de seus filhos, as escolas elaboravam relatrios bimestrais do desempenho dos alunos. Finalmente, por acreditar que os professores precisavam aceitar sua responsabilidade pelos resultados da escola, Maria Helena criou um sistema de amplo incentivo s escolas, que premia todos nas escolas que atingem as metas. Quanto melhor o desempenho da escola, maior a autonomia que ela recebe. As escolas que no alcanam suas metas recebem assistncia tcnica adicional, recursos de infraestrutura e desenvolvimento profissional para os professores. Em 2007, ela identificou as mil escolas com desempenho mais baixo e deu a elas assistncia tcnica, treinamento de professores e recursos adicionais. Um ano depois, 95% dessas escolas conseguiram atingir suas metas e, aps dois anos, 98% haviam atingido as metas. O projeto do currculo no aconteceu sem crticas. O currculo no era apenas um conjunto de orientaes sobre o que devia ser ensinado e aprendido. Cada escola recebia recursos: guias para o professor que detalhavam as unidades do currculo, com estratgias especficas de ensino; cadernos com planos de aula semanais para os professores; e cadernos de atividades para os alunos. Embora os materiais fossem recomendados aos professores, seu uso no era compulsrio. Todavia, os padres curriculares sobre o que os alunos deveriam ter aprendido ao final da 4a e da 8a srie do ensino fundamental e ao final do ensino mdio eram obrigatrios. Eles eram a base das avaliaes do Saresp em Portugus, Geografia, Histria, Matemtica e Cincias. A Secretria Maria Helena disse que o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de So Paulo ops-se a isso, mas a maioria dos professores e funcionrios, bem como a sociedade civil, apoiaram o programa. A Presidente do Sindicato paulista, Maria Izabel Azevedo Noronha, no entanto, contou em entrevista para este relatrio que os planos de aula eram to detalhados em o que ensinar e como ensinar que retiravam toda a autonomia do professor no que se refere a estratgias pedaggicas. Noronha diz que isso desvalorizou os professores do ponto de vista profissional. Esta uma batalha clssica de sistemas em que a administrao acredita ter professores fracos que precisam de ajuda para desempenhar adequadamente suas funes, enquanto o sindicato argumenta que materiais com roteiro fechado, prova de professores, desvalorizam os docentes e tornam o magistrio ainda menos atrativo. Certamente, os professores mais eficientes podem no querer ou precisar de tais materiais, mas 40% dos professores efetivos de So Paulo estavam fora da sala de aula, em licena. A segunda batalha da secretria com o sindicato foi relativa ao absentesmo dos professores. Era uma grande preocupao o fato de que em um dado dia 12 mil ou 230 mil pudessem estar ausentes. Cada professor podia ausentar-se 40 dias por ano de 200 dias letivos, sem permisso prvia ou uma razo de sade. Apesar da oposio do sindicato, Maria Helena conseguiu mudar a legislao para reduzir as ausncias permitidas para seis dias por ano sem licena mdica. Ela intensificou o treinamento dos professores, elevou as qualificaes e os salrios e forneceu incentivos amplos s escolas que alcanassem seus objetivos com melhores desempenhos. Todos podiam dividir os bnus que iam de um a trs meses de salrio. Como no sistema federal, as metas eram definidas para cada instituio, de forma que as escolas competiam com elas mesmas para melhorar seu desempenho anterior, e no competiam entre si. No entanto, o sindicato acredita que as metas punem os professores por circunstncias que fogem ao seu controle. Maria Helena discorda, observando que as escolas com baixos desempenhos recebiam forte ajuda e intervenes que as levavam a melhorar. Tanto a Secretria Maria Helena como o Secretrio Paulo Renato e a Sra. Noronha, presidente do sindicato, concordam que a qualidade dos professores baixa. As diferenas de opinio residem mais na forma de solucionar

190

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

o problema. A Sra. Noronha pontua que 40% dos professores de So Paulo so temporrios e no tm contrato permanente. Esforos recentes para melhorar a qualidade dos novos professores, por meio de um exame baseado em contedos especficos e pedaggicos, produziram 56 mil professores qualificados, mas somente 10 mil vagas foram preenchidas por limitaes oramentrias. Se todas as 100 mil vagas atualmente ocupadas por professores temporrios estivessem disponveis e 56 mil delas fossem ocupadas por esses professores que se saram bem nos exames, a Sra. Noronha acredita que o Estado conseguiria melhorar drasticamente a qualidade do ensino. Paulo Renato continuou a dar nfase qualificao docente. Preocupou-se com o fato de que a diferena entre os salrios iniciais de R$ 1.830 por ms (cerca de US$ 1.000) e os salrios mais altos aps 32 anos de carreira de R$ 3.270 por ms era muito pequena para atrair e manter professores. Assim, trabalhou com o legislativo para aprovar a Lei do Plano de Carreira Docente, que criou uma escala lgica para a carreira. Para subir na carreira, preciso ganhar determinadas notas nas avaliaes dos professores em contedos especficos e pedaggicos, bem como apresentar frequncia acima da mdia e continuidade em uma mesma escola pelo menos trs anos. A escala tem cinco nveis com salrios 25% mais altos em cada faixa, resultando em um aumento de 100% no salrio de professores no topo da carreira. O plano permite ao professor candidatar-se anualmente para promoo faixa seguinte, mas ele s pode ser promovido a cada trs anos. As notas necessrias para a promoo vo de 60% para o nvel dois a 90% no nvel cinco. Espera-se que isso motive os professores a melhorarem seus conhecimentos e habilidades nas reas de contedo especfico, bem como suas estratgias pedaggicas. Quando questionado sobre o papel dos sindicatos, o Secretrio Paulo Renato disse que eles so uma fora poltica em So Paulo. Ele explicou que se rene frequentemente com eles para discutir problemas, mas quando apresentou a proposta do plano de carreira para os professores, o sindicato se recusou a apoi-lo. A Presidente do Sindicato, Sra. Noronha, explica que havia um teto para o nmero de professores que poderiam ser promovidos: no mais que 44 mil por ano (20% do total de professores do Estado). Isso nega acesso aos outros docentes qualificados que merecem promoo. Realisticamente, o Secretrio Paulo Renato no tinha outra escolha seno programar a promoo em estgios at os salrios mais altos. Para concluir, o Estado elevou seu Ideb de 4,7 em 2005 para 5,5 em 2009 (na 4 srie); de 4,2 em 2005 para 4,5 em 2009 (na 8 srie); e de 3,6 em 2005 para 3,9 em 2009 (para o ltimo ano do ensino mdio). Essas significativas melhoras colocaram So Paulo na frente de muitos outros Estados.

LIES DO BRASIL
Comprometimento com a educao e com as crianas O governo federal e alguns governos estaduais comearam sua jornada em busca da qualidade da educao. Uma viso consistente nos mandatos dos dois ltimos presidentes e o aumento de recursos nesse perodo permitiram que os Estados com poucos recursos progredissem a passos largos. No entanto, a baixa qualidade da educao ainda impede o Pas de passar para o nvel seguinte do desenvolvimento econmico. O Ministro Haddad reconhece a ligao entre educao e desenvolvimento e vem trabalhando para alinhar as polticas educacionais e os planos para formar uma fora de trabalho mais bem educada. O Ministro espera que, nos prximos 10 anos, os investimentos em educao possam subir para 7% do PIB e dar nfase educao de tempo integral para todas as escolas. Apoio cultural para que todos atinjam bons desempenhos O Brasil trilhou um longo caminho desde o Pas que imaginou no haver necessidade de educar os nativos e os escravos importados. Os presidentes FHC e Lula enfatizaram a necessidade de educar todos. Mas o baixo nvel de desempenho dos estudantes, tanto nas escolas pblicas como nas privadas, demonstrou que alcanar um rendimento alto problemtico. Est claro que o apoio para a melhoria da qualidade da educao deve vir de cima e tanto FHC como Lula forneceram esse apoio. Todavia, uma nao deve prevenir-se contra dar mensagens confusas populao. O prprio Lula s cursou at a 4a srie ele um exemplo vivo para as classes baixas de que tudo possvel. Por outro lado, ele tambm um exemplo de que a educao nem sempre necessria para ser bem-sucedido. Isso reforado quando ele lembra s elites bem-educadas sua habilidade de tornar-se presidente e governar o Pas sem os altos nveis de educao daquelas. Ainda assim, Lula um campeo da educao para todos e elevou a contribuio federal ao Fundeb durante o seu governo. Sua meta que toda criana consiga um diploma de curso superior ou tcnico de nvel mdio. Ele compreende que a educao em nvel superior ponto chave para o desenvolvimento do Brasil, mas que os desafios so grandes: apenas pouco mais de 30% dos estudantes na faixa etria equivalente conseguem concluir o ensino mdio. Referncia O Brasil demonstra como os Pases com baixo desempenho podem usar referncias nacionais e internacionais para dirigir seus esforos e criar ferramentas para melhorar seus sistemas de educao. Utilizando a Avaliao Norteamericana de Progresso Educacional (Naep) e o Pisa como modelos, o Brasil criou o Ideb, um sistema baseado em
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

191

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

referncias internacionais que estabelece metas para todas as escolas e avalia sua evoluo em direo ao alcance dessas metas. A nfase que o Brasil est colocando na qualidade do professor, na responsabilizao e na gesto escolar consistente com as melhores prticas de pases com alto desempenho e pode ser um modelo para outros pases que estejam iniciando seu caminho rumo melhoria da qualidade. Tanto no Acre como em So Paulo, as secretarias de educao colocaram como prioridade o desenvolvimento de sistemas educacionais plenos, partindo dos padres definidos pelo governo federal e expandindo esses padres em termos de currculo, materiais de ensino, treinamento de professores e avaliaes. Como o atual nvel de desempenho baixo, os padres, o currculo e as avaliaes comeam de onde os alunos se encontram e tentam lev-los a nveis mais altos de desempenho cognitivo. Estados e provncias em outros pases podem usar essas estratgias como modelos para passar de diretrizes curriculares gerais emanadas do governo federal, visando estabelecer aquilo que necessrio para que os professores mudem suas prticas docentes e implementem sistemas de ensino coordenados. Coerncia do sistema e padronizao A coerncia do sistema muito mais difcil de ser alcanada quando se trata do sistema federal, especialmente quando se tem Estados com condies econmicas e sociais to diferentes. No entanto, um sistema federal pode aprender as lies do Brasil: Estabelecer polticas que favoream uma abordagem sistmica da educao e dar financiamento aos Estados para estabelecerem polticas similares. Criar um ndice sinttico como o Ideb para definir padres para cada escola. Publicar resultados que mostrem os nveis de desempenho em cada escola e cada Estado para desencadear uma presso do pblico sobre aqueles que no estejam melhorando. Identificar e divulgar prticas promissoras que os Estados bem-sucedidos esto usando e compartilhar tais prticas com outros lderes estaduais como possveis estratgias para melhorar a qualidade da educao. Fazer reunies com os secretrios de educao dos Estados com baixos desempenhos e solicitar a elaborao de planos voltados para a melhora da qualidade. Qualidade do professor e do diretor A lio mais marcante do Brasil a importncia da qualidade do magistrio quando se pensa em melhorar a educao. Antes das reformas, os padres para entrar nos cursos de licenciatura e tornar-se professor eram muito baixos. Os cursos de licenciatura davam nfase filosofia da educao e no ensinavam conhecimentos e habilidades necessrios para ser um bom professor. A infraestrutura que dava apoio aos estgios de prtica de ensino era muito fraca. Enquanto esses problemas no so colocados em pauta, impossvel para qualquer Pas esperar muitos progressos no rendimento escolar. Os esforos recentes do Ministrio e da Secretaria de Educao de So Paulo so modelos a partir dos quais se pode comear a melhorar a qualidade dos docentes. O Ministrio est propondo um sistema de avaliao de novos professores que pode fixar padres para a entrada na carreira. O Ministro Haddad espera que exames de ingresso na carreira docente sejam uma estratgia para influenciar os cursos de licenciatura. Alm disso, a LDB determina que cada Estado deve propor um plano de carreira para seus professores. Vrios Estados j criaram planos de carreira que ligam salrio a capacidade profissional, e alguns esto desenvolvendo programas de incentivo. O novo plano de carreira do Estado de So Paulo vai incluir exames. Os Estados esto usando diferentes estratgias para resolver o problema da qualidade dos professores. Alguns vm trabalhando com universidades federais e ONGs visando desenvolver treinamento eficiente para os professores estagirios. O Cear e o Estado de So Paulo providenciaram orientadores para trabalhar com os professores em sala de aula usando os materiais de ensino do Estado, a fim de ajud-los a melhorar sua prtica docente. O Acre elevou os salrios para torn-los competitivos com os de outros Estados,e tem conseguido atrair professores. A Secretria acredita que o Acre est no caminho certo para melhorar o desempenho docente. Responsabilizao O Brasil d bons exemplos de como um sistema federal pode estabelecer meios de responsabilizao no prprio sistema. O Pas usou o Ideb para definir as responsabilidades nos nveis escolar, municipal e estadual. O Ministrio usou declaraes pblicas, planejamentos e iniciativas de relaes pblicas para despertar o interesse pblico nos resultados do Ideb como medida de melhoria da qualidade da educao nas escolas locais. O ramo de negcios e a indstria apoiam esses esforos. As comunidades querem que suas escolas apresentem bons desempenhos no ndice. Prtica de ensino As pesquisas sobre prticas de ensino no Brasil indicam que o principal modelo de aula ainda envolve um professor na frente da sala e todos os alunos realizando as mesmas tarefas ao mesmo tempo. Essa uma estratgia comum

192

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

quando se trata de levar todos os alunos a um nvel bsico de letramento, e muitos pases fazem isso. No entanto, dada a heterogeneidade dos alunos tanto em competncias como em idade, em virtude da repetncia, essa pode no ser a forma mais eficiente nem a mais recomendvel. O primeiro desafio em qualquer Pas com baixos desempenhos melhorar o conhecimento dos professores tanto em contedos especficos como em matrias pedaggicas. Iniciativas que ocorreram em alguns Estados brasileiros mostram que melhorar as prticas de ensino pode e est sendo feito: O Acre est dando nfase ao currculo bsico com treinamento dado por supervisores que monitoram a prtica de ensino. O Cear tem um programa estruturado de treinamento para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. So Paulo usa treinadores para orientar os professores na implementao do currculo, planos de aula e materiais de ensino. Padro para os professores Sem padres elevados para a prtica profissional, difcil para qualquer Pas levar seu sistema educacional adiante. O Brasil est tentando mudar alguns aspectos do sistema atual, ao invs de mudar o sistema todo ao mesmo tempo. Vai levar algum tempo para ver se essa abordagem funciona ou se a abordagem chilena de estabelecer padres em primeiro lugar e depois alinhar as ferramentas mais eficiente (A Matriz para o Bom Ensino El Marco para la Buena Enseanza, ver OCDE, 2009a). O Ministro Haddad prope um exame para os professores antes do ingresso em sala de aula como um primeiro passo para um corpo docente mais bem qualificado. Para todos os Estados e municpios fica a iniciativa de desenvolver planos de carreira que relacionem competncia e compensao salarial. Um exame disponvel para todo o Pas ir ajudar os pequenos Estados e municpios que ainda no desenvolveram seus prprios exames de ingresso na carreira docente. O plano de carreira do Secretrio Paulo Renato para o Estado de So Paulo, que envolve avaliaes dos conhecimentos do professor em contedos especficos e em matrias pedaggicas, vai estabelecer padres para aqueles que desejem galgar os degraus da carreira. Alm disso, o uso desse exame para qualificar os professores temporrios vai elevar o padro at que todas as vagas possam ser preenchidas por professores qualificados. Equidade na distribuio de recursos Como demonstrado pelo Brasil, dinheiro no basta para melhorar a educao. O Pas aplica 5,2% do seu PIB e quase 16% do oramento total do governo na educao pblica. Isso quase igual ou bem mais do que se aplica em muitos pases da OCDE, de forma que o problema no falta de recursos. O desafio a eficincia e a efetividade do sistema educacional. Parte do problema o alto custo das aposentadorias de professores, chegando a 30-50% dos gastos com educao em alguns Estados. Isso um reflexo das aposentadorias que o Brasil proporciona aos outros trabalhadores civis, e um problema comum a muitos pases. A desigualdade dos recursos para diferentes nveis de educao outro problema. O Brasil mantm suas universidades pblicas a um custo por aluno muito mais alto do que o da educao bsica. Em 2010, a publicao da OCDE Education at a Glance observa que o gasto por aluno na educao terciria (excluindo pesquisa e extenso) quase seis vezes mais alto do que na educao primria no Brasil, comparado ao percentual de mais ou menos 30% em mdia mais alto nos pases da OCDE (OCDE, 2010b). Isso resulta em universidades pblicas de primeiro nvel nas quais poucos egressos da escola pblica conseguem entrar. Apesar de os gastos com a educao superior serem bem mais altos do que com a educao bsica, o Brasil um bom exemplo de como usar a autoridade do governo federal para fazer com que a distribuio de recursos disponveis para o ensino fundamental e o mdio seja mais equitativa. O Fundeb identificou um conjunto de impostos federais, estaduais e municipais e determinou que uma porcentagem dessa arrecadao deveria ser destinada ao ensino fundamental e ao mdio. Essa medida criou uma slida base para as despesas com educao, complementada com os fundos federais, os quais garantem que cada municpio tenha pelo menos os recursos mnimos para a educao. Para alocar esses fundos, o Fundeb saiu de uma frmula baseada na populao enviesada em relao a cidades grandes para um sistema baseado na alocao mnima por aluno. Isso deu a Estados como o Acre e o Cear os recursos necessrios para melhorar seus sistemas educacionais. Incentivos para aprender At hoje, o Brasil est fazendo experincias com esses incentivos. Foram criados incentivos para a frequncia dos alunos por meio do Bolsa Famlia, que d aos pais um estmulo para manter os alunos nas escolas e receber exames de sade regulares. No entanto, o Bolsa Famlia no fornece incentivos para estudantes que se esforam para alcanar a excelncia. O Acre e So Paulo estabeleceram incentivos para escolas que melhoram os nveis de rendimento, assim como outros Estados e grandes cidades. Nesse caso, a escola a unidade para melhorar a educao. O nico incentivo para alunos que levam os estudos a srio e realmente se esforam a esperana de entrar em uma universidade pblica por alcanarem timos resultados no vestibular. Como muitos estudantes no
Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

193

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

recebem uma educao boa o suficiente para passarem no vestibular, essa esperana est fora do alcance destes. Incentivos moderados podem encorajar os alunos a elevarem seus nveis de rendimento.

ONDE FICA O BRASIL NO CONTINUUM EDUCACIONAL?


A economia diversificada do Brasil ainda fortemente baseada em commodities e, sendo assim, ainda depende de mo de obra no qualificada em muitos setores. Todavia, no futuro, a economia vai cada vez mais depender de quanto sua fora de trabalho possa adicionar valor s matrias-primas que produz. O Brasil sabe que precisa produzir um nmero de trabalhadores qualificados muito maior do que o que est produzindo no momento. esse fato que est conduzindo demanda tanto por uma quantidade maior de trabalhadores escolarizados como por melhorias na qualidade da educao. No que diz respeito quantidade, o desafio aumentar o tempo em sala de aula e a proporo de alunos que complete o ensino mdio. Quanto qualidade, o desafio alcanar mdias nacionais mais altas no Pisa. Essas so metas to ambiciosas quanto apropriadas para um Pas que at recentemente estava bem longe da linha do desenvolvimento econmico. (Figura 1.1, Captulo 1). Nos municpios pelo Brasil afora, podem ser encontrados professores em todas as etapas do continuum, enquanto o Pas trabalha no sentido de profissionalizar e educar sua fora de trabalho docente. A maioria dos professores se encontra no meio do continuum, especialmente se forem includos aqueles que trabalham como temporrios, preenchendo falhas no sistema. Como resultado disso, muitos Estados desenvolveram materiais curriculares que indicam explicitamente estratgias de ensino e, ainda, fornecem materiais para os alunos que lhes permitem estudar e aprender sozinhos. Como normal para um Pas na fase inicial do desenvolvimento industrial moderno, o Brasil ainda est lutando com o letramento bsico para a maioria dos estudantes. A repetncia aumenta a complexidade da sala de aula, com alunos de idades variadas e provindos de diferentes meios socioeconmicos reunidos na mesma sala com professores que podem no ter a competncia de fornecer um ensino eficiente nesse contexto. Nas escolas pblicas em que os estudantes vm de famlias com nvel de escolaridade maior, os alunos e os professores conseguem centrar a aprendizagem em tpicos mais complexos. Os Estados esto enfatizando a questo da gesto escolar como um ponto chave para a reforma. Eles compreendem a importncia de diretores profissionais que possam liderar seu pessoal em esforos colaborativos para a melhoria contnua da educao. A tomada de decises na escola fez parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educao de 1996, mas isso difcil de se alcanar quando se tem em conta que o desgaste e a mobilidade dos professores so grandes e sua capacidade baixa. De fato, esse um campo em que a meta est bem longe de ser alcanada.

OBSERVAES FINAIS
Barbara Bruns, Especialista do Banco Mundial em Educao para a regio da Amrica Latina, observa que o Brasil transformou seu sistema educacional ao longo dos ltimos 15 anos. Usando um modelo de administrao pblica, o Pas levou a educao bsica pblica a mais de 95% da populao; estabeleceu sistemas de avaliao usando um ndice referenciado internacionalmente que identifica o progresso de cada escola; criou frmulas baseadas nos alunos para distribuir recursos aos Estados de forma mais justa; usou transferncias condicionais de renda s famlias como forma de tirar da pobreza as novas geraes por meio da educao; e encorajou os Estados e os municpios a empreender aes para melhorar a educao em suas escolas. O Brasil vem desfrutando de 15 anos de estabilidade econmica e poltica que lhe tem permitido desenvolver indstrias fortes exportadoras para o mundo. O consumo tem subido entre seus cidados e isso continua a alimentar sua economia. O desafio agora elevar o nvel da educao de seus cidados o suficiente para que possam levar o comrcio e a indstria a patamares competitivos no mercado global. Embora todos os educadores no Ministrio e os Secretrios de Estado concordem que os nveis educacionais ainda sejam muito baixos, todos esto trabalhando para usar as melhores ideias das escolas com desempenho mais alto, visando melhorar o sistema. O foco nos sistemas de ensino; melhor formao de professores, com qualificao, treinamento e salrios mais altos; e a definio de metas para identificar boas prticas e dar ajuda aos mais fracos esto comeando a fazer a diferena. Em cada um dos trs Estados entrevistados e no Brasil como um todo, o desempenho tem excedido as metas, e eles acreditam que esto apenas comeando a trilhar o caminho para a excelncia. Encerramos este captulo com as palavras do Ministro Haddad: Estamos mais unidos do que nunca para alcanar os objetivos. O sculo 20 foi perdido para o Brasil, porque o Pas no conseguiu concentrar-se no problema da reforma educacional. Vejo, talvez pela primeira vez, o Pas se mobilizar; as metas foram estabelecidas e todos concordaram com elas. Ningum contesta o plano nacional da educao. Acho que temos um duro trabalho a fazer, mas o Brasil tem uma verdadeira oportunidade de superar as dificuldades nessa rea.

194

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Lngua(s) Populao

Oficial: Portugus 191,9 milhes (2008)1 646, 962 (2005)2 (Acre-Norte) 8,1 milhes (2005)3 (Cear-Nordeste) 10,9 milhes (2006)4(So Paulo-Sudeste) 26,4% 5 (Mdia OCDE 18,7%) 6,6% 6(Mdia OCDE 14,4%) 1,04% (OCDE 0,68%)7 0,04% imigrantes 8 (2010)9 10.466 US$ (2008) (Mdia OCDE 33.732)10 Servios: 65,3%; Indstria (incluindo a de construo): 28%; Agricultura: 6,7% do PIB (2008) 11 7,3% 12 (Mdia OCDE 6,1%)13 18% 14 (Mdia OCDE 13,8%)15 10,7% (2007) (Norte) 10,3% (2007) (Nordeste) 8,7% (2007) (Sudeste) 9,6% (2007) (Total) 16 5,2% do PIB; (Mdia OCDE 5,2%) 4,0% no ensino fundamental, mdio e tcnico profissionalizante 0,8% na educao superior 17 18 (Mdia OCDE 3,5%; 1,2%, respectivamente) 16,1% dos gastos totais do governo (2007) 19 (Mdia OCDE 13,3%) 12,2% no ensino fundamental, mdio e tcnico profissionalizante 2,6 % na educao superior 20 (Mdia OCDE 9%; 3,1%, respectivamente)

Populao jovem Populao idosa Taxa de crescimento Populao de estrangeiros PIB per capita Origem econmica do PIB Desemprego Desemprego jovem NEETs (fora da escola, trabalho ou treinamento), 15-17 anos de idade

Gasto com educao

ndice de matrculas educao infantil ndice de matrculas ensino fundamental ndice de matrculas ensino mdio Matrculas dos estudantes de 15-17 anos25 no ISCED 2 e no ISCED 3

49,7% (2008)21 (Mdia OCDE 71,5%)22 95,6% (2008)23 (Mdia OCDE 98,8%)24 76,4% (2008)26 (Mdia OCDE 81,5%)27 M 39,1% ; F 36,2% (2007) (Norte) M 42,8%; F 34,5% (2007) (Nordeste) M 23,5%; F 58,7% (2007) (Sudeste) M 31,1%; F 47,9% (2007) (Total) 21,1% 28 (Mdia OCDE 24,9%)29 Pblica: 88,4% (Mdia OCDE 89,6%) Privada dependente do governo: sem dados 31 (Mdia OCDE 8,1%) Privada, independente: 11,6% (Mdia OCDE 2,9%) Pblica 90,3% (Mdia OCDE 83,2%) Privada dependente do governo: sem dados 33 (Mdia OCDE 10,9%) Privada, independente: 9,7% (Mdia OCDE 3,5%) Pblica: 86% (Mdia OCDE 82%) Privada dependente do governo: sem dados 35 (Mdia OCDE 13,6%) Privada, independente: 14% (Mdia OCDE 5,5%) Ensino superior tipo B: Pblica: 16,9% Privada dependente do governo: sem dados 37 Privada, independente: 83,1% (Mdia OCDE pblica: 61,8% Privada dependente do governo: 19,2% Privada, independente: 16,6%) Ensino superior tipo A: Pblica: 29,3% Privada dependente do governo: sem dados 38 Privada, independente: 70,7% (Mdia OCDE pblica: 77,1% Privada dependente do governo: 9,6% Privada, independente: 15%)

ndice de matrculas ensino superior Estudantes das sries iniciais do ensino fundamental, por tipo de instituio e modo de matrcula 30 Estudantes das sries finais do ensino fundamental, por tipo de instituio e modo de matrcula 32 Estudantes do ensino mdio, por tipo de instituio e modo de matrcula 34

Estudantes do ensino superior, por tipo de instituio e modo de matrcula 36

Salrios dos professores

Salrio inicial mdio anual dos professores do ensino mdio: sem dados* (Mdia OCDE: US$ 30 750) 39 Razo entre o salrio no ensino mdio aps 15 anos de experincia e PIB per capita: sem dados (Mdia OCDE: 1,22) 63%40 (Mdia OCDE 47%)41

ndice de concluso do ensino mdio

Figura 8.2 Brasil: Dados do Perfil do Pas


*No h dados sobre os salrios dos professores brasileiros na publicao Education at a Glance 2010 (OCDE, 2010). Link: http://dx.doi.org/10.1787/888932366750

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

195

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Entrevistados
Barbara Bruns, Banco Mundial, Washington, DC. Fernando Haddad, Ministro da Educao, Brasil. Jos Henrique Paim, Secretrio Executivo, Ministrio da Educao, Brasil. Maria do Pilar, Secretria da Educao Bsica, Ministrio da Educao, Brasil. Joaquim Jos Soares Neto, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep 2010), Brasil. Sheyla Carvalho Lira, PISA Brasil, Inep, Brasil. Reynaldo Fernandes, ex-Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), Brasil. Maria Helena Guimares de Castro, ex-Secretria de Educao do Estado de So Paulo e ex-Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), Brasil. Paulo Renato Souza, Secretrio de Educao do Estado de So Paulo, Brasil. Maria Izabel Azevedo Noronha, Presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de So Paulo, Brasil. Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, Secretria de Educao do Estado do Cear, Brasil. Maria Corra da Silva, Secretria de Educao do Estado do Acre, Brasil. Ogari Pacheco, Presidente da Cristlia Indstria Qumica Farmacutica, Brasil. Simon Schwartzman, Cientista Poltico, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Rio de Janeiro, Brasil. Eunice Rios, Departamento de Recursos Humanos, Empresa Brasileira de Aeronutica (Embraer) S.A., Brasil.

Referncias
Anderson, L.G., et al. (2006), Competitividade e Educao em Cincias e Matemtica: Comparando Costa Rica, El Salvador e Brasil (Recife) Sucia, Hifab International para IDB, v. 1, jun., Sucia. Arboleda, R. (2006), Desafio Educacional na Amrica Latina, trabalho apresentado em Democracia e Competitividade na Fora de Trabalho da Amrica Latina, Centro para Polticas do Hemisfrio, Universidade de Miami, set./dez. 2006. O Instituto Brasil (2007), Educao Bsica no Brasil: o que est errado e como consertar, Pensando o Brasil, n. 25, fev., Centro Internacional Woodrow Wilson para Acadmicos, Washington, DC. Disponvel em: <http://www.wilsoncenter.org/topics/pubs/ ThinkingBrasil_25.pdf>. Brooke, N. (2008),Responsabilizao Educacional no Brasil, Revista Ibero-americana de Avaliao Educativa, v. 1, n. 1. Crdenas, M. e C. Henao (2010), Recuperao Econmica da Amrica Latina e Caribe, The Brookings Institution, Washington, DC. Castro, C. (2004), Educao Tcnica no Brasil: a Crnica de um Casamento Turbulento, em C. Brock and S. Schwartzman (eds.), Os Desafios da Educao no Brasil, Symposium Books, Oxford. De Castro, M. e S. Tiezzi (2004), A Reforma do Ensino Mdio e a Implantao do ENEM no Brasil, em C. Brock and S. Schwartzman (ed.), Os Desafios da Educao no Brasil, Symposium Books, Oxford. De Castro, M. (2007), Problemas Institucionais do Ensino Pblico Braudel Papers, No. 41, Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, So Paulo, Brasil. De Castro, M. (2010), Estudo de Caso: Mudanas no Ensino Mdio Paulista: Currculo, Avaliao e Gesto por Resultados (Estudo de Caso: Mudanas nas Escolas de So Paulo: Currculo, Avaliao e Gesto por Resultados), Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, DC. Conselho de Competitividade (2007), Cpula de Inovao Brasil-EUA Material de Apoio da Delegao, Conselho de Competitividade, Washington, DC.

196

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

O Economista (2010), Campanha Presidencial no Brasil: nas Pegadas de Lula, O Economista, 1 de julho de 2010. Disponvel em: <http://www.economist.com/node/16486525>. Erlick, J. C. (ed.) (2007), Brasil: a Busca por Equidade, ReVista: Revista Harvard para a Amrica Latina, Centro David Rockefeller para Estudos Latino-americanos, Universidade de Harvard, Cambridge, MA. Evans, L. (2002), Como o Brasil Venceu a Hiperinflao, Centro Latino-americano, UCLA Estudos Internacionais e Programas de Alm-mar, Los Angeles. Disponvel em: <http:// www.econ.pucrio.br/gfranco/How%20Brasil%20Beat%20Hyperinflation.htm>. Gall, N. (2007), A Luta por Melhores Escolas em So Paulo e Nova Iorque, O Estado de S. Paulo, 29 de abril de 2007. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br>. Ganimian, A. (2008), Apesar dos Grandes Obstculos, So Paulo Pensa Alto em Educao, Dilogo Interamericano, Washington, DC. General Atlantic (2010), Brasil: Oportunidades na Maior Economia da Amrica Latina, Thought Leadership, General Atlantic:Investidores do Crescimento Global, So Paulo. Disponvel em: <http://www.generalatlantic.com/en/news/article/1324>. Hanushek, E. e L. Woessmann (2009), Fraco Aprendizado Explica o Quebra-cabea do Crescimento Latino-americano, Vox, 14 de agosto de 2009. Disponvel em: <http://www.voxeu.org/index.php?q=node/3869>. Herrn, C. e A. Rodrguez (2000), Ensino Mdio no Brasil: Tempo de Seguir Adiante, Relatrio do Bacno Interamericano de Desenvolvimento BR-014 e Relatrio do Banco Mundial 19409- BR, Washington, DC. Banco Interamericano de Desenvolvimento (2006), Competitividade e Educao em Cincias e Matemtica: Comparando Costa Rica, El Salvador e Brasil (Recife) Sucia, HiFab International, Sucia. Disponvel em: <http://http://idbdocs.iadb.org/ wsdocs/getdocument.aspx?docnum=1028382>. Banco Interamericano de Desenvolvimento (2010), Perfil do Pas: Brasil, BID website. Disponvel em: <http://www.iadb.org/ research/LatinMacroWatch>. Lavy, V. (2010), As diferenas do tempo de estudo na escola explicam os hiatos de rendimento em Matemtica, Cincias e Leitura entre os pases desenvolvidos e os pases em desenvolvimento, Working Paper, n..16227, Departamento Nacional de Pesquisa Econmica, Cambridge, MA. Martinez-Fritscher, A., A. Musacchio e M. Viarengo (2010), O Grande Salto Adiante: a Poltica Econmica da Educao no Brasil, 1889-1930, Harvard Business School Working Paper n. 10-075, Universidade de Harvard, Cambridge, MA. Mello, G. de (2005), Professores para a Qualidade em Educao em Reimers, et al. (eds.), Envolvimento do Professor na Mudana Educacional, Escritrio Regional da UNESCO para a Amrica Latina e o Caribe, Santiago, p. 25-37. Menezes-Filho, N., R. Fernandes e P. Picchetti (2002), Capital Humano Crescente com Desigualdade Constante: o Efeito da Composio da Educao no Brasil, Revista Brasileira de Economia (RBE), v. 60, n. 4, p. 407-424, Rio de Janeiro. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71402006000400005&script=sci_arttext. Ministrio da Educao (2007), Plano de Desenvolvimento da Educao: Razes, Princpios e Programas, Ministrio da Educao (MEC), Braslia. Murillo, J. (2005), Um Panorama da Carreira Docente na Amrica Latina, in Reimers, et al. (ed.), Envolvimento do Professor na Mudana Educacional, Escritrio Regional da UNESCO para a Amrica Latina e o Caribe, Santiago, p. 52-59. Myers, J.P. (2008), Democratizando a Autonomia da Escola: Percepo dos Professores Brasileiros sobre a Eleio de Diretores, Ensino e Formao de Professores, n. 24, p. 952966, Programa de Pesquisa Educacional Elsevier, Maryland Heights, MO. Neri, M. and G. Buchmann (2007), Brasil: Estudo de Caso de um Pas, Perfil de Pas para o Relatrio de Acompanhamento Global da EFA em 2008, Educao para Todos at 2015: vamos conseguir?, UNESCO, Paris. OCDE (2009a), Avaliando e Premiando a Qualidade dos Professores: Prticas Internacionais, Publicao da OCDE. OCDE (2009b), Pesquisas Econmicas da OCDE: Brasil 2009, Publicao da OCDE.

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

197

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

OCDE (2010a), PISA 2009 Resultados, Volume I, O que os Alunos Sabem e Podem Fazer: Desempenho dos Estudantes em Leitura, Matemtica e Cincias, Publicao da OCDE. OCDE (2010b), Education at a Glance (Panorama da Educao: Indicadores da OCDE), Publicao da OCDE. Oliveira, J. (2004), Expanso e Desigualdade na Educao Brasileira, em C. Brock e S. Schwartzman (eds.), Os Desafios da Educao no Brasil, Symposium Books, Oxford. Palamadessi, M. e M. Legarralde (2006), Sindicatos de Professores, Governos e Reformas Educacionais na Amrica Latina e no Caribe: Condies para Dilogo, Dilogo de Poltica Regional do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, DC. Partlow, J. (2008), As Empresas Brasileiras Adiantam-se para Educar a Futura Fora de Trabalho, The Washington Post, 9 de dezembro de 2008. Disponvel em: <http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2008/12/08/AR2008120803747.html>. Puryear, J. e T.O. Goodspeed (2008), Construindo o Capital Humano: a Educao na Amrica Latina Competitiva? In: J. Haar and J.Price (ed.), A Amrica Latina Pode Competir? Enfrentando os Desafios da Globalizao, Palgrave Macmillan, New York, p. 45-62. ReVista (2007), Brasil: a Busca por Equidade, ReVista, Centro David Rockefeller para Estudos Latino-americanos, Universidade de Harvard, Cambridge, MA. Disponvel em: <http://www.drclas.harvard.edu/files/2007_Spring_-_ReVista_Brasil-The_Search_ for_Equity.pdf>. Rodrigues, P. (2009), O Mercado da Educao no Brasil, Servio de Comrcio Americano, Departamento de Comrcio Americano, Washington, DC. Disponvel em: <http://www.focusbrazil.org.br/Events/Event-US-ExpoBelta2010_Report.pdf>. Rodrguez, A. e C. Herrn (2000), Ensino Mdio no Brasil: Tempo de Seguir Adiante, Relatrio do Bacno Interamericano de Desenvolvimento BR-014 e Relatrio do Banco Mundial 19409- BR, Washington, DC. Reuters (2008), Fantasmas da Educao que Assombram a Recuperao Econmica do Brasil, ABC News online, 26 de agosto de 2008. Disponvel em: <http://www.abc.net/news/stories/2008/08/26>. Schwartzman, S. (2004), Os Desafios da Educao no Brasil In: C. Brock e S. Schwartzman (ed.) Os Desafios da Educao no Brasil, Estudos em Educao Comparada, Oxford, Londres. Schwartzman, S. (2005), Programas Sociais Voltados para a Educao no Brasil: o Impacto do Bolsa Escola. Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Rio de Janeiro. Schwartzman, S. (2010), Comparao Internacional do Ensino Mdio no Brasil, trabalho elaborado para o Seminrio Internacional Melhores Prticas no Ensino Mdio (BID/OCDE/Ministrio da Educao), Braslia, 3-4 de maio de 2010. Soares, F. (2004), Qualidade e Equidade na Educao Bsica no Brasil, em C. Brock e S. Schwartzman (ed.), Os Desafios da Educao no Brasil, Symposium Books, Oxford. Souza, P. e M. de Castro (2000), Educao no Brasil: Reformas, Avanos e Perspectivas, trabalho apresentado no Seminrio Brasil do BID: Brasil 500 Anos: Progresso Social e Desenvolvimento Humano, Washington, DC, abril. Souza, P. (2010), IDESP: ndice de Desenvolvimento da Educao de So Paulo, apresentao feita no Seminrio Internacional de Formao de Professores da Educao Bsica, Fundao Cesgranrio, So Paulo. Stein, E., et al. (2006), A Poltica das Polticas: Progresso Econmico e Social na Amrica Latina, Centro David Rockefeller para Estudos Latino-americanos, Universidade de Harvard, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, DC. UNESCO (2000), Relatrio de Avaliao do Educao para Todos Nacional EFA 2000, UNESCO, Paris. Disponvel em: <http:// www.unesco.org/education/wef/countryreports/brazil/rapport_1.html>. UNESCO (2009), Letramento de Jovens e Adultos no Brasil: Lies da Prtica, Escritrio da UNESCO em Braslia. Disponvel em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640e.pdf>. Uribe, C. (1999), Colmbia: Incentivos para Professores e Escolas, Boletim do Centro David Rockefeller para Estudos Latinoamericanos, Universidade de Harvard, Cambridge, MA.

198

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

Misso Diplomtica dos EUA ao Brasil (2010), ComunicadoConjunto do Ministro Brasileiro Minister Haddad e do Secretrio de Esatado Americano para a Educao Miller sobre a Educao, Embaixada dos Estados Unidos, Brasia, Brasil. Disponvel em: <http://brazil.usembassy.gov/joint_education.html>. Vaillant, D. (2005), Reformas Educacionais e o Papel do Professor, em Reimers, et al. (ed.), O Papel do Professor na Mudana da Educao, Escritrio Regional da UNESCO para a Amrica Latina e o Caribe, Santiago, p. 39-51. Vegas, E. e J. Petrow (2008), Elevando o Nvel de Aprendizagem dos Estudantes na Amrica Latina: Desafio para o Sculo XXI, Banco Mundial, Washington, DC. Vieira, F. H., J. Kovaleski, e A. de Francisco (2006), Nmeros do Letramento Funcional no Brasil Perdas Potenciais para a Indstria, trabalho apresentado na XII Conferncia ICIEOM, Fortaleza, CE, Brasil, 9-11 de outubro de 2006. Disponvel em: <http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/ebook2006/Artigos/38.pdf>. Weinberg, M. (2008), Entrevista: Maria Helena Guimares de Castro: Premiar o Mrito, Veja, 13 de fevereiro de 2008, So Paulo. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/130208/entrevista.shtml>. Centro Internacional Woodrow Wilson para Acadmicos (2007), Educao Bsica no Brasil: o que est errado e como consertar, Pensando o Brasil, Instituto Brasil, Washington, DC. Disponvel em: <http://www.wilsoncenter.org/topics/pubs/ThinkingBrasil_25.pdf>. Banco Mundial (2008), Olhando Adiante: o Desafio de Elevar a Qualidade da Educao no Brasil, Unidade de Gerncia Brasil, Unidade de Desenvolvimento Humano, Regio Amrica Latina e Caribe, Banco Mundial, Washington, DC. Banco Mundial (2010), Edstats: Perfil de Pas: Brasil, Banco Mundial. Disponvel em: <http://web.worldbank.org>. Worldfund (2010), Hiato em Educao: as Realidades da Educao na Amrica Latina, Worldfund, New York.

Notas

1. OCDE (2009), Pesquisa Econmica sobre o Brasil 2009, OCDE Publishing. 2. Do Censo Brasileiro de 2005, Unidade de Inteligncia Econmica, 2008, Perfil de Pas: Brasil. 3. Do Censo Brasileiro de 2005, Unidade de Inteligncia Econmica, 2008, Perfil de Pas: Brasil. 4. Estimativa, Unidade de Inteligncia Econmica, 2008, Perfil de Pas: Brasil. 5. OCDE (2010), OCDE Factbook 2010, Publicao da OCDE. Populao de menos de 15 anos em relao populao total (dados de 2008). 6. OCDE (2010), OCDE Factbook 2010, Publicao da OCDE. Populao de menos de 15 anos em relao populao total (dados de 2008). 7. OCDE (2010), OCDE Factbook 2010, Publicao da OCDE. Porcentagem de Crescimento Anual da Populao, OCDE total (ano de referncia 2007). 8. Do Censo Brasileiro de 2005, Unidade de Inteligncia Econmica, 2008, Perfil de Pas: Brasil. 9. OCDE (2010), OCDE Factbook 2010, Publicao da OCDE. Preos correntes e PPCs (dados de 2008). 10. OCDE (2009), Economic Survey of Brasil 2009, OCDE Publishing. 11. OCDE (2010), OCDE Factbook 2010, Publicao da OCDE. ndice de desemprego total como porcentagem da fora de trabalho total (dados de 2008).

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

199

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

12. OCDE (2010), OCDE Factbook 2010, Publicao da OCDE. ndices de desemprego como porcentagem da fora de trabalho total (dados de 2008). 13. ILO Taxa de Desemprego dos Jovens em areas urbanas selecionadas. Esses dados foram retirados de fontes estatsticas oficiais (pesquisas sobre a fora de trabalho) e so baseados em definies nacionais. http://laborsta.ilo.org 14. OCDE (2010), Employment Outlook, Publicao da OCDE. Desempregados como porcentagem da fora de trabalho na faixa etria de15 e 24 anos. 15. Porcentagem de jovens entre 15 e 17 anos que no esto nem trabalhando nem na escola ou em algum tipo de treinamento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 2007 (PNAD). 16. A OCDE segue convenes internacionais padronizadas ao usar o termo educao terciria para referir-se aos programas ps-secundrios nos nveis de ISCED 5B, 5A e 6, independentemente das instituies em que esses programas so oferecidos. OCDE (2008), Educao Terciria para a Sociedade do Conhecimento: Volume 1, Publicao da OCDE. 17. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. O gasto pblico apresentado nesse quadro inclui subsidies pblicos para famlias para custo de vida (bolsas de estudo e subvenes para os estudantes/as famlias e emprstimos estudantis), que no so gastos nas instituies educacionais (dados de 2006). No caso do Brasil, este dado se refere apenas a instituies pblicas. 18. OCDE (2010), Education at a Glance, Publicao da OCDE. Somente instituies pblicas. 19. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. O gasto pblico apresentado nesse quadro inclui subsidies pblicos para famlias para custo de vida (bolsas de estudo e subvenes para os estudantes/as famlias e emprstimos estudantis), que no so gastos nas instituies educacionais (dados de 2006). 20. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida de matrcula aos 4 anos ou menos como porcentagem da populao de 3 a 4 anos so superestimados. Um nmero significativo de estudantes tm menos de anos de idade. Os ndices entre 3 e 5 giram em torno de 100%. 21. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida mdia de matrcula nos pases da OCDE aos 4 anos ou menos como porcentagem da populao de 3 a 4 anos (ano de referncia 2008). 22. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida de matrculas entre 5 e 14 anos de idade como porcentagem da populao total nessa faixa etria. (dados de 2008). 23. OCDE (2010) Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida mdia de matrculas nos pases da OCDE entre 5 e 14 anos de idade como porcentagem da populao total nessa faixa etria. (ano de referncia 2008). 24. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida de matrculas entre 15 e 19 anos de idade como porcentagem da populao total nessa faixa etria. (dados de 2008). 25. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida mdia de matrculas nos pases da OCDE entre 15 e 19 anos de idade como porcentagem da populao total nessa faixa etria. (ano de referncia 2008). 26. Taxa de matrculas na faixa de 15-17 anos, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 2007 (PNAD). 27. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida de matrculas entre 20 e 29 anos de idade como porcentagem da populao total nessa faixa etria. (dados de 2007). Esse dado inclui todos os jovens de 20 a 29 anos, incluindo os que trabalham, etc. A Taxa Bruta de Matrculas (TBM ), medida como o nmero de estudantes realmente matriculados / nmero de estudantes potencialmente matriculados, geralmente mais alta. A TBM na educao terciria no Brasil em 2008 34%, comparada com a mdia regional de 38% (UIS 2010). 28. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Taxa lquida mdia de matrculas nos pases da OCDE entre 20 e 29 anos de idade como porcentagem da populao total nessa faixa etria. (ano de referncia 2008). 29. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Dados de 2008.

200

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

Brasil: Lies Encorajadoras de um Grande Sistema Federal

30. Dados no se aplicam porque a categoria no se aplica. 31. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Dados de 2008. 32. Dados no se aplicam porque a categoria no se aplica. 33. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Dados de 2008. 34. Dados no se aplicam porque a categoria no se aplica. 35. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Dados de 2008. 36. Dados no se aplicam porque a categoria no se aplica. 37. Dados no se aplicam porque a categoria no se aplica. 38. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Salrio mnimo inicial em dlares ajustado pelo PPC (dados de 2008). 39. Esse nmero s inclui os programas gerais, no inclui programas pr-profissionais ou profissionalizantes. 40. OCDE (2010), Education at a Glance 2010, Publicao da OCDE. Soma dos ndices no ensino mdio programas de formao geral para uma s idade em 2007 (ano de referncia da mdia da OCDE 2008).

Bons Desempenhos e Reformas Bem-sucedidas em Educao: Lies do Pisa para os Estados Unidos

201

You might also like