You are on page 1of 8

AUTONOMIA E INSTRUMENTALIDADE: MATURAO E EVOLUO HISTRICA DO PROCESSO CIVIL

Andrei Batista FIORI1 Alexis Aparecido Da SILVA2 Gilberto Notrio LIGERO3

RESUMO: Neste artigo, busca-se apresentar de maneira sucinta a evoluo histrica do processo civil, desde sua fase primitiva, passando por sua ascenso como cincia propriamente dita at a fase instrumental, onde ganha uma conotao no apenas autnoma mas passa a ser visto com olhar crtico e utilitarista, desvinculando-se do formalismo exacerbado que o maculava. Dentro da supracitada evoluo histrica, so apresentados alguns marcos doutrinrios que possibilitaram o engatinhar do processo civil at sua constituio atual. Palavras-chave: Formalismo. Autonomia. Evoluo. Maturao. Instrumentalidade.

1 INTRODUO

Desde os primrdios da convivncia do homem em sociedade, atravs de regras que buscamos objetivar os anseios dos contratantes do pacto que comumente damos o nome de contrato social, inspirados obviamente na genialidade de Jean-Jacques Rosseau, em sua obra Do Contrato Social. Com o passar do tempo, a humanidade foi aprimorando a ideia de convvio social e consequentemente as regras criadas por essas sociedades ou comunidades de indivduos passaram a se constituir de forma escrita e mais complexa tanto para estruturar a organizao dessa coletividade propriamente dita, surgindo a partir da os Estados, quanto para punir e regular as relaes interpessoais.

Discente do 3 Termo do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Toledo de Presidente Prudente. E-mail andreibat_6@hotmail.com. 2 Discente do 3 Termo do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Toledo de Presidente Prudente. E-mail aps_alexis2@hotmail.com 3 Docente do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Presidente Prudente. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Doutorando em Direito das Relaes Sociais pela PUC-SP. Orientador do trabalho.

Eufrsio de Eufrsio de Toledo de Londrina e

Dessarte, coube ao Estado desenvolver maneiras para concretizar sua interveno e fazer cumprir as normas positivadas por ele. Podemos ento entender que essas maneiras das quais o Estado lana mo para a objetivao da tutela jurisdicional tratam-se nada menos de regras processuais. Afinal, o processo o instrumento utilizado para a garantia da jurisdio estatal. Obviamente, os legisladores antigos no tinham conhecimento do que viriam a ser as normas processuais como as conhecemos, haja vista que o processo civil origina-se de tempos remotos como j observamos, fazendo-se mister ponderar que nesse perodo no haviam divises de ramos do direito como na atualidade. O processo como o conhecemos hoje resultado de uma maturao histrico-social extremamente peculiar, motivo pelo qual de extrema importncia que a conheamos para melhor compreendermos o processo como instrumento.

2 Autonomia da ao e o direito processual como cincia

No incio, o direito processual era visto atravs de uma tica necessariamente atreladora, uma vez que a ao estava substancialmente enraizada no direito material; pode-se dizer inclusive que a ao era o prprio direito subjetivo material. Nesse perodo o processo era considerado apenas uma forma de concretizao vinculada, um simples exerccio dos direitos materiais. Com a evoluo das relaes humanas e do direito propriamente dito ao longo da histria do mundo, passou-se a tratar o direito processual de maneira desvinculada, obviamente que no de forma absoluta, do subjetivismo material de outrora. Cabe ressaltar que aquele conceito de materialidade subjetiva da ao perdurou por um longo perodo, mais precisamente at metade do sculo passado. Em grande parte, o movimento iluminista foi responsvel por permitir o desligamento dos conceitos e funes do processo de sua matriz materialista. Isso porque, todo o fomento racionalista do Sculo das Luzes atingiu no apenas a sociedade burguesa como tambm os juristas desse perodo. Inegavelmente as

transformaes ocorridas na Europa mudaram a forma de relao entre Estado e indivduo, de maneira a romper com velhas estruturas. Nesse sentido nos ensina Cndido Rangel Dinamarco: Tinha-se, at ento a remansosa tranquilidade de uma viso plana do ordenamento jurdico, onde a ao era definida como o direito subjetivo lesado(2008, p.18). A partir dessa quebra com antigas dogmticas formais, o direito processual passa a ser visto como uma cincia propriamente dita, ganhando a chamada autonomia dentro da cincia jurdica. Por conseguinte, o direito processual passa a ter seu objeto prprio, assim como sua metodologia e estrutura sistemtica. .

2.1 Das fases do direito processual

Seguindo os ensinamentos de Cndido Rangel Dinamarco, Ada Pellegrini Grinover e Antnio Carlos de Arajo Cintra, podemos dividir o estudo do direito processual ao longo da histria em trs fases metodolgicas, quais sejam, a fase sincretista, a autonomista e a instrumentalista. A priori, mister ressaltar que a primeira fase, chamada de sincretista por muitos e imanentista por outros, traduz-se atravs de um direito processual que na verdade no existia, uma vez que o mesmo, ainda no era conhecido como cincia. Nesse sentido dispe Alexandre Freitas Cmara: nessa fase no se pode falar propriamente em Direito processual, o que se faz por mera comodidade(2003, p.8). Claramente o processo situava-se no direito material de forma essencial. Muitas so as obras que configuram essa fase, porm em sua maioria apresentam-se como de carter histrico-religioso, como a Bblia e o Cdigo de Hammurabi, de carter jurdico-legal. No se observa o aparecimento de normas processuais de forma exposta, inexistindo uma sistematizao de carter processual. Contudo, destaca-se como exceo as noes de atravs de sua tripartio pessoas, coisas, aes. Direito Romano,

O perodo sincretista se estende at a era moderna, quando passou-se a questionar a natureza jurdica da ao e do processo. No interessa a ns discutir nesse diapaso as divergncias doutrinrias quanto ao momento exato do surgimento da segunda fase. O que importa nesse sentido citar os possveis marcos que fundam os questionamentos, quais sejam, a publicao da obra A Teoria das Excees Processuais e os Pressupostos Processuais, de Oskar Von Bulow, em 1868 e a polmica entre os professores tedescos Windischeid e Muther, nos anos de 1856 e 1857. Dessa forma, no perodo autonomista, o processo ganha carter cientfico, vindo o direito processual a ser entendido consequentemente como cincia. Nessa fase, a ao desvincula-se do materialismo assim como j vimos e passa a ter autonomia. A preocupao no perodo autonomista era justamente a afirmao do direito processual como cincia e apenas isso. Advindo novas noes atravs de toda essa sistematizao e abertura do processualismo, surge o entendimento do processo como instrumento eficaz na concretizao dos direitos materiais. Obviamente que essa nova etapa s se torna possvel aps a ruptura com o liberalismo estatal de outrora e a pacificao do direito processual como cincia. Assim sendo, surge nesse momento a terceira fase do processo civil, onde rompe-se a barreira do formalismo e busca-se continuamente a afirmao de seu carter instrumental. Refletindo o momento histrico vivenciado, em face dinamizao das relaes sociais, os processualistas passaram a enxergar a necessidade de mudana na tica processual, buscando um distanciamento em relao ao processo com a finalidade de buscar possveis falhas na tutela jurisdicional e proporcionar uma efetividade cada vez mais real atravs de respostas prticas que resolvam os problemas da sociedade. Surge ento a fase instrumentalista. A instrumentalidade, em sua essncia, nada mais do que uma busca por resultados mais efetivos no processo, atravs de um aprimoramento de suas tcnicas.

A forma encontrada para aprimorar o processo compreende-se atravs do rompimento com todo e qualquer formalismo intil, possibilitando que a aplicao jurisdicional se d de maneira mais rpida e regular. Dessa forma, o juiz passa a ter um relacionamento mais prximo com as partes e com as provas, e por conseguinte, o poder judicirio simplifica sua atuao e a torna mais social e salutar sociedade como um todo e principalmente para as partes. Nesse sentido, cabe destacar grandes nomes que contriburam consideravelmente nessa fase do processo, quais sejam, Mauro Cappelletti, Jos Carlos Barbosa Moreira, Cndido Rangel Dinamarco, Ada Pellegrini Grinover dentre outros. Atualmente, em face de todo esse pensamento relacionado viso do processo como forma de prestao efetiva de jurisdio, h quem diga que j vivemos uma fase utilitarista do processo, onde no apenas se busca uma efetividade analisando simplesmente o processo. O entendimento no sentido de que a prestao jurisdicional deve ser til em seus fins, dessa forma no basta que o processo seja analisado por uma tica instrumentalista. Para efetivar-se a prestao, a legislao deve proporcionar mecanismos que auxiliem na celeridade do processo ao mesmo tempo em que ele deve ser instrumental. Tambm cabe ao magistrado um papel de importncia fundamental, qual seja, utilizar-se de tcnicas adequadas para a satisfao do direito material.

2.1.1 Do formalismo

Interessante e vantajoso para a sociedade e para as partes foi que a maturao sofrida pelo processo ao longo do tempo o desvinculou do chamado formalismo. No obstante cabe ressaltar os benefcios relacionados a prestao jurisdicional e e a utilidade do processo. Quando fala-se em livramento do formalismo, obviamente somos induzidos a raciocinar no sentido de que o formalismo ou as formalidades so totalmente prejudiciais em sua essncia e maculam por completo o processo,

cabendo quando possvel elimina-los por completo do cotidiano jurdico-processual. No entanto, o mesmo no se observa na realidade, pois, sabe-se que para a sobrevida do processo o formalismo tem sua importncia tanto quanto as demais caractersticas que o lapidaram ao longo do tempo. As formalidades das quais o processo livrou-se e que por muito tempo o prejudicaram caracterizam-se por serem totalmente inteis no que diz respeito a tutela real e efetiva. Muitas dessas formalidades maculadoras estavam ligadas diretamente uma herana religiosa da prestao jurisdicional e consequentemente esto arraigadas fenmenos mgicos e valores totalmente ortodoxos. Esse tipo de formalismo obviamente trazia consequncias extremamente prejudiciais ao andamento adequado da jurisdio e da justia em sentido amplo. Um exemplo importante de maculao da prestao jurisdicional causado por formalismo desnecessrio o do direito probatrio, que nos tempos referidos acima no se fundava em provas reais e no direito contestao, mas em poderes mgicos. Contudo, como j vimos o formalismo no se restringe inutilidades. de extrema importncia que o processo respeite um procedimento especfico e siga determinadas etapas, pois assim caminha qualquer cincia. A formalidade desse modo garante o ordenamento do processo e a sua segurana, tanto para as partes quanto para o judicirio. Caso contrrio, no houvesse esse formalismo mnimo, poderamos enxergar claramente uma arbitrariedade judicial e possivelmente uma prestao equivocada de jurisdio, a ponto de desnaturar-se o devido processo legal. Com vista ao que vem sendo tratado, torna-se extremamente vlido o ensinamento de Alvaro de Oliveira:
Se o processo no obedecesse a uma ordem determinada, cada ato devendo ser praticado a seu devido tempo e lugar, fcil entender que o litigio desembocaria numa disputa desordenada, sem limites ou garantias para as partes.

Dessa forma, o formalismo que deve inexistir o exagerado, fundado em valores inteis organizao e garantias do processo, permanecendo a ritualstica no que diz respeito s formalidades essenciais observncia de um processo justo, igualitrio e eficiente.

3 CONCLUSO

Diante do que pde ser exposto no estudo, podemos entender o processo sob uma tica histrica, que justifica em cada momento de sua existncia as suas peculiaridades quanto forma de se apresentar nos ordenamentos jurdicos diversos. Esse entendimento do processo atravs de uma sistematizao histrica configura justamente a sua autonomia como cincia, como vimos anteriormente. O que nos chama ateno que como toda cincia humana, o direito dinmico e histrico, e consequentemente isso se transfere ao estudo do processo civil, tendo sido mudado aps sua apario cientifica constantemente. Isso ocorreu pois a humanidade caminha atravs de desenvolvimento intelectual, possibilitando a otimizao de suas relaes inter-pessoais em sociedade e tanto a processualstica quanto o direito em geral so intensamente responsveis e ao mesmo tempo consequncia desse fenmeno. Levando em considerao a supracitada dinamicidade, assim como os esforos da humanidade para progredir seu convvio social, podemos entender que o desenvolvimento do processo no torna-se esttico aps toda essa trajetria, ele continua intermitente e isso extremamente salutar para o direito e para a sociedade como um todo. A verdadeira cruzada travada pelos processualistas de outrora assim como os modernos e contemporneos continua sendo alimentada. A semente plantada pelos primeiros a conhecer o processo como cincia e posteriormente germinada possibilitando a busca de um processo mais til, sem dvida est viva na atualidade e j gerou frutos seus frutos. Cabe aos processualistas que viro no deixarem todo o trabalho de construo do processo at o presente momento em que vivemos se exaurir ou petrificar-se. Deve-se dar continuidade busca incessante por um processo sempre justo e uma prestao jurisdicional digna e clere.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVARO DE OLIVEIRA, C. A. Do Formalismo no Processo Civil. 2 edio. So Paulo: Saraiva, 2003. BRANCO NETO, N. C. Breves Notas Sobre o Tempo da Demanda. Revista mbito Jurdico, vol. XII 2009. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6402.>. Acessado em: 08/04/2010. CMARA, A. F. Lies de Direito Processual Civil. 9 edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2003. CINTRA, A. C. A.; GRINOVER, A. P.; DINAMARCO, C. R. Teoria Geral do Processo. 18 edio. So Paulo: Malheiros Editores, 2002. DELFIM, M. R. A Evoluo do Direito Processual Civil e A Nova Postura do Magistrado Em Busca da Verdade Real. 85 folhas. Trabalho de Concluso de Curso Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo, Presidente Prudente, 2005. DINAMARCO, C. R. A Instrumentalidade do Processo. 13 edio. So Paulo: Malheiros Editores, 2008. FRANCO, L. D. Processo Civil Origem e Evoluo Histrica. Revista Eletrnica de Direito Dr. Romeu Vianna, vol. II 2005. Disponvel em:<http://www.viannajr.edu.br/revista/dir/doc/art_20002.pdf>. Acessado em: 9/04/2010. MENDRONI, M. B. Sntese da Evoluo Histrico-Cientfica do Processo. Revista Buscalegis, 2009. Disponvel em:<http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/view/29974/2 9430>. Acessado em: 12/04/2010.

You might also like