You are on page 1of 7

Colorir cabelos antes de tudo uma arte e todo profissional que possua o dom

de saber brincar com as cores um verdadeiro artista.Portanto este trabalho dedicado a todos ns artistas annimos que fazemos do nosso trabalho dirio uma verdadeira obra de arte, pois cor a musica dos olhos

Giselle Gomes
A sabedoria muitas vezes til aos outros do que aqueles que a possuem. O que sabemos uma gota, o que ignoramos um oceano. Isaac Newton

I - Apresentao
Ol eu sou Giselle Gomes,especialista em qumica capilar,e pretendo 3 atravs desta apostila falar um pouco mais profundamente sobre colorimetria Mas antes de iniciarmos gostaria que vocs respondessem o questionrio abaixo: 1) O que cabelo? 2) O que cor? 3) Quais os tipos de pigmentao encontrada em um fio de cabelo? 4) Qual a altura de tom dos cabelos naturais 5,7 e 9? 5) Qual a diferena entre cores frias e cores quentes? 6) Onde podemos encontrar estas cores? 7) Qual a funo da amnia em uma colorao? 8) Qual a funo do oxidante? 9) Quais os itens de um diagnostico de colorao? 10) o que escala de pH? 11) Por onde iniciamos o clareamento de um cabelo longo? Se voc conseguiu responder a todas estas perguntas parabns,mas seno,no se preocupe,pois at o final da leitura desta apostila voc ser capaz de responder a estas e muitas mais. Antes de entrarmos na parte especfica de colorimetria,precisamos recordar de alguns pontos bsicos da estrutura capilar. Cabelo um apndice da pele em forma de haste que tem origem no folculo piloso e este dividido em 03 partes: CUTICULA - a parte externa do fio,que composta por vrias camadas de escamas sobrepostas umas sobre as outras. incolor,ou seja transparente e possue a funo de proteger o interior da fibra. CORTEX - Representa 90% do fio de cabelo (peso) e nele que encontramos as melaninas que do origem a cor natural do fio. MEDULA - a parte mais interna do fio e no possui funo definida. 4 Agora que j recordamos alguns pontos bsicos podemos entrar na colorimetria.

II - COLORIMETRIA
Colorimetria a cincia que estuda a determinao das caractersticas da cor.Mas o que cor? Cor a luz refletida na matria,ou seja,sem a presena da luz no existe cor.Os nossos olhos conseguem ver apenas uma pequena parcela das radiaes que so liberadas pelo sol.Esta luz do sol que chega at ns branca.Qualquer corpo que recebe uma incidncia de luz acaba funcionando como um espelho,refletindo ou absorvendo a luz.

A cor preta significa absoro total da luz e a cor branca significa refrao total da luz. So as matrias coloridas que constituem a base essencial de todo o trabalho tcnico em colorao para cabelos.So a partir de 03 cores chamadas primarias ou fundamentais que foram formuladas as leis da colorimetria.

Cores primrias

Amarelo Azul Vermelho


Cores secundrias
As cores secundrias ou complementares se formam pela mistura de duas cores primrias em propores iguais. 5

Amarelo + Azul = Verde Amarelo + Vermelho = Laranja Azul + Vermelho = Roxo


Cores Tercirias
Cor terciria composta pela mistura de uma cor primria com uma secundria EX: Verde +Amarelo - Oliva

Cores Complementares
Uma cor primria ser sempre a cor complementar de uma cor secundria. 6 Toda cor complementar de uma cor fundamental a mistura de duas outras fundamentais.

III-PIGMENTAO
Para se colorir um cabelo, muito importante se ter uma idia clara dos princpios da pigmentao natural.Desta forma estabeleceu-se a numerao internacional das cartelas de cores,que identificam os 10 tons de cores existentes na atualidade. A cor do cabelo determinada por fatores genticos.No bulbo capilar encontram-se os melancitos,que produzem as partculas de pigmento durante o estgio de formao do cabelo,transferindo estes pigmentos para o crtex. Os pigmentos da melanina podem ser classificados em dois grupos: - Pigmentos Granulosos ou Eumelanina: Varia do preto ao vermelho escuro e esta presente em grande concentrao no fio. So os primeiro pigmentos a sarem do fio, mas em compensao so os que mais demoram a serem removidos. -Pigmentos Difusos ou Feomelanina:varia do vermelho ao amarelo claro,esto presentes em pouca quantidade,so os ltimos a sarem do fio,porm so os mais fceis de serem removidos. Os tipos de melanina combinados em diferentes quantidades determinam as cores naturais dos cabelos. Quanto mais escuro for o cabelo natural maior ser a concentrao de eumelanina e quanto mais claro maior a predominncia da feomelanina. H fatores que podem alterar a cor natural dos cabelos, como idade, por exemplo, gradualmente vo aparecendo os cabelos brancos (canicie)

IV-ALTURA DE TOM
7

Precisamos nos lembrar que cor natural s existe em cabelos naturais, a cor de nascimento do fio. Agora quando o cabelo colorido, falamos em altura de tom. A altura de tom independe da cor fantasia, aqui vale lembrar que colorao no clareia colorao, portanto precisamos ficar atentos para no aplicarmos uma colorao com altura tom mais clara que a da cor atual do cabelo.

V - LEIS DA COLORIMETRIA
1) Todo o complemento de uma cor fundamental igual mistura de duas outras cores. Esta lei nos diz que sempre que ocorre a mistura de 02 cores primrias em proporo igual, elas daro origem a uma nova cor que recebe o nome de cor secundria ou complementar. EX: Verde complementar do vermelho Laranja complementar do azul Roxo complementar do Amarelo 2) As cores complementares e as fundamentais correspondentes se opem e se neutralizam. Esta lei nos diz que sempre que tivermos uma cor oposta outra, ou se os fundos de clareamento apresentar um tom indesejado podem neutraliz-lo nos utilizando dela. EX: O roxo se ope ao amarelo e o neutraliza. 3) Entende-se por cor natural como sendo a cor de nascimento do fio, e altura de tom a posio de uma nuance cromtica dentro da escala de melanina. 8 Esta lei deixa bem exposta a necessidade de saber diferenciar cor natural de altura de tom, pois isto influenciar muito no resultado final da colorao. 4) Devemos entender o que cor fantasia, reflexo ou nuance, pois possuem um menor pode de cobertura de fios brancos. Esta lei nos mostra a importncia de quando trabalharmos com fios brancos(dependendo da concentrao) utilizarmos uma cor natural,pois as cores fantasias so menos profundas e quando em contato com a luz mostram um fundo transparente. 5) Entender a leitura das cores na tabela de cores Regras desta lei: 1) O primeiro nmero antes da barra, ponto ou vrgula indica a altura de tom, 2) O primeiro nmero depois da barra, ponto ou vrgula indica o reflexo principal, 3) O segundo numero logo aps o a barra, ponto ou vrgula indica o reflexo secundrio. EX: 8 / 3 4 * (louro Claro dourado acobreado) Alt.de tom : 8 ( louro claro) Reflexo principal: 3 (dourado) Reflexo secundrio: 4 ( acobreado) Na juno de duas cores frias ou duas cores quentes uma tende a anular o reflexo da outra: Nmeros repetidos aps a barra, vrgula ou ponto intensifica o reflexo. 9 Nmero zero logo aps a barra ameniza o reflexo Numero zero aps o 1 numero depois da barra acentua o reflexo. 6) Conhecer a colorao, ou seja, como ela composta, como age e tipos de colorao.

Toda colorao composta por: Base ou Suporte: serve para conter e veicular os outros componentes, ela pode ser em gel, creme ou liquida. Subst. Colorantes: So componentes que somente aparecem aps o processo de oxidao e so classificadas como: Primrias: Determinam altura de tom Secundrias: So as que determinam os tons de reflexo. Hidrxido de Amnio: o agente alcalizante, possui dupla funo, abrir as escamas e facilitar o trabalho do oxignio, atravs da diminuio do grau de acidez do fio. - Ativos de Tratamento: So estes ativos que proporcionam ao fio maleabilidade,brilho,sedosidade,maciez e resistncia.Entre outros...

Tipos de Colorao
Permanente - Tem por objetivo alterar totalmente a cor natural do cabelo. Deve cobrir de forma total os fios brancos e necessitam de agentes alcalinizantes e ou oxidativos. Semi Permanente - So coloraes que no levam amnia e nem oxidante, portanto possuem uma menor cobertura e durabilidade. Tom sobre Tom - O objetivo no alterar a cor natural, mas apenas 10 acentuar os reflexos naturais. 7)Saber selecionar corretamente a volumagem e aplicar a quantidade exata de Perxido de Hidrognio indicado pelo fabricante. Esta etapa pode ser considerada uma das mais importantes de todo o processo de colorao, pois a volumagem do Perxido que ir clarear a cor natural at atingir a altura de tom desejada por voc profissional. Lembre-se em bases escuras de 1 a 4,os pigmentos granulosos esto presentes numa maior concentrao,portanto o clareamento ser um tom mais baixo. Veja a tabela abaixo: % VOLUMAGEM AO 3 10 TOM S/TOM OU ESCURECE 6 20 CLAREIA DE 1 A 2 TONS 9 30 CLAREIA DE 2 A 3 TONS 12 40 CLAREIA DE 3 A 4 TONS Uso correto do Perxido de Hidrognio (gua oxigenada)

Correta Diluio
Resulta perfeita cobertura dos brancos, tons naturais e reflexos luminosos.

Diluio com muito oxidante


Resultado indesejado, menor cobertura, tons mais claros e com menor TABELA DE AO DO OXIDANTE 11 durabilidade.

Diluio com pouco oxidante


Tons menos intensos, menor naturalidade, menor luminosidade e reflexos opacos. 8) Conhecer e entender o fundo de clareamento, ou seja, o quanto descolore uma cor natural e qual a altura de tom que ser atingida. Este conhecimento fundamental na formao do colorista, pois somente atravs dele que voc profissional conseguir atingir as cores que as suas clientes desejam. Ver escala de melanina.

ESCALAS DE MELANINA

1- Preto 100% azul 3- Castanho escuro 70 % azul / 30 % violeta 4- Castanho 70% violeta /30 % vermelho 5- Castanho claro 100% vermelho 6- Louro escuro 70% vermelho/ 30% laranja 7- Louro 100% laranja 8- Louro claro 70% laranja /30 amarelo 9- Louro muito claro 100% amarelo 10- Louro clarssimo 70% amarelo e 30% branco
9) Saber utilizar a frmula da colorao perfeita. FRMULA 12 Fundo de Clareamento + Cor aplicada Cor desejada ou Cor final EX: 10) Colorao no clareia colorao Esta lei nos deixa bem claro que toda vez que formos clarear um cabelo cosmtico, nem que seja em apenas um tom, deve-se fazer uma decapagem ou utilizar shampoo americano. VI - COBERTURA DE CABELOS BRANCOS Cabelo branco um cabelo sem pigmento (vazio) as melaninas j no existem. Este fenmeno recebe o nome de canicie. Quando o assunto cobertura de fios brancos, precisamos nos lembrar sempre que os fios brancos so mais fortes, grosso e resistentes a processos qumicos,portanto mais difceis de colorir,para se obter uma total cobertura dos fios brancos necessrio que se siga algumas regras: 1) at 30% de brancos iremos considerar como se no houvesse brancos, ou seja, podemos trabalhar com qualquer cor da tabela que haver uma total cobertura. 2) de 30% a 50% devemos introduzir um tom natural junto ao tom de reflexo. Ex: 3/4 de tom de reflexo com 1/4 de tom natural. 3) de 50% a 70% deve-se trabalhar com 1/2 de tom natural e 1/2 de tom de reflexo. 4) acima de 70% de brancos consideraremos como sendo um cabelo totalmente branco. Se quisermos obter uma cobertura total dos fios deveremos trabalhar da seguinte maneira: * Faa primeiro uma pr-pigmentao utilizando sempre uma colorao /4 com oxidante de 10 volumes ( 5/4,6/4 etc..) * Deixe agira por 15 minutos e enxge: 13 * Com os cabelos midos aplique o tom desejado no se esquecendo que neste caso a mistura deve ser na seguinte proporo: 3/4 de cor natural e 1/4 de cor de reflexo prefiram trabalhar com oxidante de no mnimo 30 volumes, isto far com que voc tenha uma melhor revelao e fixao dos pigmentos. 5) Inicie a aplicao por onde houver maior concentrao de brancos 6) O tempo de ao pode ser aumentado em at 10 minutos 7) A colorao deve ser depositada e no retirada, quanto mais massa houver depositada melhor ser a cobertura dos fios brancos. VII - CABELOS RELAXADOS Os cabelos relaxados so cabelos mais sensibilizados, porosos e delicados. Portanto precisam de maiores cuidados na hora de colorir.

Se o cabelo de sua cliente tiver sido relaxado base de Hidrxido (Guanidina, sdio) utilize sempre oxidantes de no mximo 20 volumes, mas caso tenha sido utilizado o Tioglicolato de Amnia voc poder usar gua oxigenada de 20,30 ou at 40 volumes dependendo do estado do cabelo. No se esquea nunca, de antes fazer um teste de mecha para saber o grau de resistncia do fio. Caso queira fazer mechas utilize sempre oxidante de 10 volumes, sempre fazendo o teste de mecha antes. VIII - QUESTIONRIO Vamos colocar em pratica tudo o que aprendemos at aqui, ento responda o questionrio abaixo: 14 1) Quais so as cores primrias? 2) Qual a altura de um louro mdio? 3) Um louro mdio acinzentado ? 4) Colorao de oxidao colore as escamas do cabelo? 5) Qual a altura de tom e os reflexos de um 7/45 e de um 8/31? 6) Qual a cor mais fria: 8/1, 7/2 ou 6,46? 7) Se numa base natural 4 eu aplicar um oxidante de 40 volumes,qual a altura de tom obtida? 8) Se numa base natural 4 eu aplicar um oxidante de 40 volumes,qual a cor obtida? 9) Se numa base natural 6 eu utilizar um oxidante 20 volumes,qual a cor obtida? 10) Numa base natural 6,para que eu obtenha uma cor 8/0,qual dever ser o oxidante utilizado e a cor aplicada? OBS: Confira as respostas na prxima pagina. RESPOSTAS Questionrio pg 2 1) Cabelo um apndice de pele em forma de haste que tem origem no folculo piloso e que passou por um processo de queratinizao. 15 2) Cor a luz refletida na matria; 3) A eumelanina(pig.granulosos) e a feomelanina( pig.difusos). 4) Cabelos naturais no possuem altura de tom e sim cor natural. 5) Cores frias so cores sombrias que nos lembram inverno,cores quentes so cores vibrantes que lembram calor. 6) Cores frias: Azul,verde e violeta.Cores quentes: Vermelho,laranja e amarelo. 7) Abertura da cutcula,agente condutor e ajuda na fixao dos pigmentos. 8) Clarear os tons naturais,revelar os pigmentos artificiais e fixar a cor. 9) Alem dos itens de um diagnostico de uma qumica acrescentamos: Cor Natural, Altura de tom,cor de reflexo,% de brancos,cor desejada, volumagem de ox, cor aplicada,tempo de pausa e tcnica de aplicao. 10) Escala de pH o ndice que determina o grau de acidez ou alcalinidade de um produto ou substancia. 11) Iniciamos pelas pontas,depois meio e por ultimo a raiz. Respostas - Questionrio pagina 13 1) vermelho,amarelo e azul 2) 7 3)7/1 4)No,pois durante o processo de colorao eu tenho a abertura dessas escamas e a colorao age no crtex.

5)7/45: Altura de tom 7( louro mdio) reflexos cobre e acaju. 8/31 : altura de tom 8(louro claro) reflexos dourados e cinzas 6) 8/1 7) 7 8) 7/4. 9)8/43. 10) 8/12 ,9/20 ou 8/1

You might also like