You are on page 1of 3

A Borracha no Acre

1o. Ciclo da Borracha no Acre (1877 - 1913) Por Eduardo Carneiro*

ECONOMIA - Por causa da crescente demanda internacional por borracha, a partir da segunda metade do sculo XIX, em 1877, os seringalistas com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belm, fizeram um grande recrutamento de nordestinos para a extrao da borracha nos Vales do Juru e Purus. - De 1877 at 1911, houve um aumento considervel na produo da borracha que, devido s primitivas tcnicas de extrao empregada, estava associado ao aumento do emprego de mo-de-obra. - O Acre chegou a ser o 3 maior contribuinte tributrio da Unio. A borracha chegou a representar 25% da exportao do Brasil. - Como o emprego da mo-de-obra foi direcionado extrao do ltex, houve escassez de gneros agrcolas, que passaram a ser fornecidos pelas Casas Aviadoras. Sistema de Aviamento - Cadeia de fornecimento de mercadorias a crdito, cujo objetivo era a exportao da borracha para a Europa e EUA. No 1 Surto, no sofreu regulamentaes por parte do governo federal. AVIAR= fornecer mercadoria a algum em troca de outro produto. - O Escambo era usual nas relaes de troca - as negociaes eram efetuadas, em sua maioria, sem a intermediao do dinheiro. - Era baseado no endividamento prvio e contnuo do seringueiro com o patro, a comear pelo fornecimento das passagens. - Antes mesmo de produzir a borracha, o patro lhe fornecia todo o material logstico necessrios produo da borracha e sobrevivncia do seringueiro. Portanto, j comeava a trabalhar endividado. Nessas condies, era quase impossvel o seringueiro se libertar do patro. "O sertanejo emigrante realiza ali, uma anomalia, sobre a qual nunca demasiado insistir: o homem que trabalha para escravizar-se". Euclides da Cunha.

SOCIEDADE (Seringalista x Seringueiro) Seringal: unidade produtiva de borracha. Local onde se travavam as relaes sociais de produo.

Barraco: sede administrativa e comercial do seringal. Era onde o seringalista morava. Colocao: era a rea do seringal onde a borracha era produzida. Nesta rea, localizava a casa do seringueiro e as "estradas" de seringa. Um seringal possua vrias colocaes. Varadouro: pequenas estradas que ligam o barraco s colocaes; as colocaes entre si; um seringal a outro e os seringais s sedes municipais. Atravs desses trechos passavam os comboios que deixavam mercadorias para os seringueiros e traziam plas de borracha para o barraco. Gaiola Brabo:: navio que transportava nordestino de Belm ou de Manaus aos seringais acreanos. Novato no seringal que necessitava aprender as tcnicas de corte e se aclimatar vida amaznica. Seringalista (coronel de barranco): dono do seringal, recebia financiamento das Casas Aviadoras. Seringueiro: O produtor direto da borracha, quem extraia o ltex da seringueira e formavam as plas de borracha. Gerente: "brao-direito" do seringalista, inspecionava todas as atividades do seringal. Guarda-livros: responsvel por toda a escriturao no barraco, ou seja, registrava tudo o que entrava e saa. Caixeiro: Coordenava os armazns de viveres e dos depsitos de borracha. Comboieiros: responsveis de levar as mercadorias para os seringueiros e trazer a borracha ao seringalista. Mateiro: identificava as reas da floresta que continha o maior nmero de seringueiras. Toqueiro: Abriam as "estradas". Caadores: abastecia o seringalista com carne de caa. Meeiro: seringueiro que trabalhava para outro seringueiro, no se vinculando ao seringalista. Regato: negociantes fluviais que vendiam mercadorias aos seringueiros a um preo mais baixo que os do barraco Adjunto: Ajuda mtua entre os seringueiros no processo produtivo. - Havia alta taxa de mortalidade no seringal: doenas, picadas de cobra e parca alimentao. - Os seringueiros eram, em sua maioria, analfabetos; - Predominncia esmagadora do sexo masculino. - A agricultura era proibida, o seringueiro no podia dispensar tempo em outra atividade que no fosse o corte da seringa. Era obrigado a comprar do barraco. CRISE (1913)

- Em 1876, sementes de seringa foram colhidas da Amaznia e levadas a Inglaterra por Henry Wichham. - As sementes foram tratadas e plantadas na Malsia, colnia inglesa. - A produo na Malsia foi organizada de forma racional, empregando modernas tcnicas, possibilitando um aumento produtivo com custos baixos. - A borracha inglesa chegava ao mercado internacional a um preo mais baixo do que a produzida no Acre. A empresa gumfera brasileira no resistiu concorrncia Inglesa. - Em 1913, a borracha cultivada no Oriente (48.000 toneladas) superava a produo amaznica (39.560t). Era o fim do monoplio brasileiro da borracha. - Com a crise da borracha amaznica, surgiu no Acre uma economia baseada na produo de vrios produtos agrcolas como mandioca, arroz, feijo e milho. - Castanha, madeira e o leo de copaba passaram a ser os produtos mais exportados da regio. - As normas rgidas do Barraco se tornaram mais flexveis. O seringueiro passou a plantar e a negociar livremente com o regato. - Vrios seringais foram fechados e muitos seringueiros tiveram a chance de voltar para o nordeste. - Houve uma estagnao demogrfica; - Em muitos seringais, houve um regresso a economia de subsistncia.

CONSEQNCIAS - Povoamento da Amaznia. - Genocdio indgena provocado pelas "correrias", ou seja, expedies com o objetivo de expulsar os nativos de suas terras. - Povoamento do Acre pelos nordestinos; - Morte de centenas de nordestinos, vtimas dos males do "inferno verde". - Revoluo Acreana e a conseqente anexao do Acre ao Brasil (1889-1903); Desenvolvimento econmico das cidades de Manaus e Belm; Desenvolvimento dos transportes fluviais na regio amaznica; Eduardo de Arajo Carneiro, licenciado em Histria pela UFAC, concludente do Curso de Economia/UFAC e est se especializando em lingustica e literatura da Amaznia. professor de Histria do Universo Pr-Vestibular no Acre.

You might also like