You are on page 1of 2

Lar Esprita Maria Mximo Sesso Pblica do dia 21/02/08

(Extrado do Cap. I de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec)

No vim destruir a lei

O reino dos cus semelhante a um pai de famlia que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. - Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um dinheiro a cada um por dia, mandou-os para a vinha. -Saiu de novo terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praa sem fazer coisa alguma, disse-lhes: Ide tambm vs outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razovel. Eles foram. - Saiu novamente hora sexta e hora nona do dia e fez o mesmo. - Saindo mais uma vez hora undcima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis a o dia inteiro sem trabalhar? - , disseram eles, que ningum nos assalariou. Ele ento lhes disse: Ide vs tambm para a minha vinha. Ao cair da tarde disse o dono da vinha quele que cuidava dos seus negcios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, comeando pelos ltimos e indo at aos primeiros. - Aproximando-se ento os que s undcima hora haviam chegado, receberam um dinheiro cada um. - Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porm, receberam apenas um dinheiro cada um. -Recebendo-o, queixaram-se ao pai de famlia, - dizendo: Estes ltimos trabalharam apenas uma hora e lhes ds tanto quanto a ns que suportamos o peso do dia e do calor.. Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, no te causo dano algum; no convencionaste comigo receber um dinheiro pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este ltimo tanto quanto a ti. - No me ento lcito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom? Assim, os ltimos sero os primeiros e os primeiros sero os ltimos, porque muitos so os chamados e poucos os escolhidos. (MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16) Os ltimos Sero os Primeiros O obreiro da ltima hora tem direito ao salrio, mas preciso que a sua boavontade o haja conservado disposio daquele que o tinha de empregar e que o seu retardamento no seja fruto da preguia ou da m-vontade. Tem ele direito ao salrio, porque desde a alvorada esperava com impacincia aquele que por fim o chamaria para o trabalho. Laborioso, apenas lhe faltava o labor (Constantino). (Entendendo a Parbola: O pai de famlia - Deus A vinha - o Universo Os trabalhadores - os seres humanos O trabalho na vinha - o trabalho no bem O salrio - a felicidade)

Trabalhadores do Senhor Jesus gostava da simplicidade dos smbolos e, na sua linguagem vigorosa, os obreiros que chegaram na primeira hora so os profetas, Moiss e todos os iniciadores que marcaram as etapas do progresso, as quais continuaram a ser assinaladas atravs dos sculos pelos apstolos, pelos mrtires, pelos Pais da Igreja, pelos sbios, pelos filsofos e, finalmente, pelos espritas. Estes, que por ltimo vieram, foram anunciados e preditos desde a aurora do advento do Messias e recebero a mesma recompensa (Henri Eine). Misso dos Espritas Oh, verdadeiros adeptos do Espiritismo! Sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. chegada a hora em que deveis sacrificar os vossos hbitos, os vossos trabalhos e as vossas ocupaes fteis. Ide e pregai. Convosco esto os Espritos elevados. Certamente falareis a criaturas que no querero escutar a voz de Deus, porque essa voz as exorta incessantemente ao sacrifcio (Erasto). Pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinncia aos corruptos, a mansido aos tiranos domsticos, como aos dspotas! Palavras perdidas, eu o sei; mas no importa. necessrio regar com o vosso suor, o terreno onde tendes de semear, porquanto ele no frutificar e no produzir seno sob os reiterados golpes da enxada e da charrua evanglicas. Ide e pregai! Felizes os que houverem dito a seus irmos: "Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforos, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra", porquanto o Senhor lhes dir: "Vinde a mim, vs que sois bons servidores, vs que soubestes impor silncio aos vossos cimes e s vossas discrdias, a fim de que da no viesse dano para a obra . Deus procede, neste momento, a enumerao dos seus servidores fiis e j marcou com o dedo aqueles cujo devotamento apenas aparente, a fim de que no usurpem o salrio dos servidores corajosos, pois aos que no recuarem diante de suas tarefas que ele vai confiar os postos mais difceis na grande obra da regenerao pelo Espiritismo. Cumprir-se-o estas palavras: "Os primeiros sero os ltimos e os ltimos sero os primeiros no reino dos cus." (O Esprito da Verdade).

Prece de Encerramento (Cap. XXVIII 30. Resignao)

Meu Deus, s soberanamente justo; todo sofrimento, neste mundo, h, pois, de ter a sua causa e a sua utilidade. Aceito a aflio que acabo de experimentar, como expiao de minhas faltas passadas e como prova para o futuro. Bons Espritos que me protegeis, dem-me foras para suport-la sem lamentos. Fazei que ela me seja um aviso salutar; que me acresa a experincia; que abata em mim o orgulho, a ambio, a tola vaidade e o egosmo, e que contribua assim para o meu adiantamento

You might also like