You are on page 1of 5

Benefcios do falar em lnguas

Benefcios que transformam nossas vidas

Coisa alguma que Deus nos d sem valor. Nada, absolutamente nada que o Pai tem nos oferecido em vo; tudo tem proveito e utilidade. Em sua grandiosa graa, ele nos concede suas ddivas com a finalidade de extrairmos os benefcios. O falar em lnguas no coisa sem importncia. Ele foi dado para o nosso bem, para a nossa edificao. Nesta prtica h benefcios que transformam nossas vidas. A maioria dos crentes que j foram batizados no Esprito Santo e passaram a falar em lnguas, ainda no compreendeu o que receberam de Deus. Os conceitos so diversos, mas a grande maioria no v um propsito no uso contnuo da linguagem sobrenatural de orao do Esprito Santo. Se quem fala em lnguas j no v um motivo claro para isto, o que esperar daqueles que ainda no falam? Mas quando a Igreja comear a enxergar o sublime propsito desta ddiva de Deus, haver um anseio maior pela manifestao do falar em lnguas. J tempo de compreendermos que mediante o uso das lnguas podemos enriquecer nossa vida espiritual, edificando-nos a ns mesmos. H bnos e vantagens a serem desfrutadas no uso desta prtica. E sei que o apstolo Paulo no pensava de forma diferente, pois chegou a ponto de declarar: Dou graas ao meu Deus, que falo em lnguas mais do que todos vs. (1Co. 14.18.) Caso no houvesse proveito algum nas lnguas, ser que Paulo agradeceria a Deus por isso? Voc acha ainda que ele as usaria tanto, como ele enfatiza ao dizer que o fazia mais do que todos os corntios? E olhe que os corintos falavam mesmo em lnguas! Havia um uso intenso nesta igreja, que chegou at mesmo a transformar-se em abuso, que foi um dos motivos que fez com que o apstolo escrevesse corrigindo-lhes. Note que ele no disse que falava em lnguas mais do que eles no sentido de diversidade, mas a nfase recai no valor da prtica, o que claramente aponta para a quantia de tempo que ele investia nesta atividade. E por que agradecer a Deus por gastar tanto tempo falando em lnguas? Est implcito que Paulo descobrira uma mina de ouro, uma fonte de poder e edificao! Como ele mesmo afirmou: O que fala em lnguas, edifica-se a si mesmo... (1Co. 14.4.) O falar em lnguas um instrumento de edificao. Edificar construir, fazer crescer, levantar algo. Do ponto de vista espiritual edificao significa crescimento; fala de construir algo mais sobre o alicerce da f em Jesus. O falar em lnguas acrescenta em ns, de forma paulatina, tudo o que necessitamos para o nosso andar em Deus.

A obra do Esprito Santo Ao falar da linguagem sobrenatural de orao do Esprito Santo, preciso que fique bem claro que h "uma sociedade" nesta manifestao. O Esprito Santo no fala em lnguas, somos ns que o fazemos; mas por outro lado, no falamos de ns mesmos, somente o que o Esprito do Senhor nos inspira a falar. Se uma das partes desta sociedade faltar, no haver a manifestao. Partindo, portanto, deste princpio, tenhamos em mente o momento em que esta manifestao inicia nas nossas vidas: quando recebemos o batismo no Esprito Santo. exatamente neste momento, quando somos cheios do Esprito e encontramo-nos totalmente rendidos a ele, sob sua plenitude, que passamos a falar em lnguas. Mas por que ao sermos cheios do Esprito falamos numa linguagem diferente? Qual o valor desta manifestao? Qual a dimenso da edificao que se d em nosso ntimo? O falar em lnguas faz parte do propsito de Deus para as nossas vidas. a ferramenta que o Esprito Santo usa para trabalhar em cada um de ns de forma mais profunda. O falar em lnguas vai produzir em nossas vidas a totalidade do ministrio do Esprito Santo. A linguagem sobrenatural de orao uma ferramenta do Esprito de Deus para realizar em ns sua obra. E h um motivo especial porque o Esprito Santo toca justamente em nossa fala a partir do momento que vem sobre ns. A fala um ponto estratgico, e o Esprito Santo no toca exatamente nesta rea em vo. Tiago falou sobre o poder da fala: Pois todos tropeamos em muitas coisas. Se algum no tropea em palavra, esse homem perfeito, e capaz de refrear tambm todo o corpo. Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeam, ento conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede tambm os navios que, embora to grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. Assim tambm a lngua um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quo grande bosque um to pequeno fogo incendeia. A lngua tambm um fogo; sim, a lngua, qual mundo de iniqidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda a espcie tanto de feras, como de aves, tanto de rpteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gnero humano; mas a lngua, nenhum homem a pode domar. um mal irrefrevel; est cheia de peonha mortal. (Tg. 3.2-8.) A cincia tem descoberto em nossos dias o que h dois milnios atrs o Esprito Santo j havia revelado a seu povo: que o sistema nervoso da fala influencia todo o corpo. Mas alm da influncia natural, a Bblia est mostrando que a fala tem tambm uma influncia espiritual; mostrando que quem estar no controle ser sempre Deus ou o diabo.

Qual a causa do Esprito Santo controlar justamente esta rea to estratgica de nossa vida ao encher-nos com seu poder? porque por meio da fala ele poder ampliar seu domnio em ns, e trabalhar com maior eficcia na execuo do seu ministrio! O Esprito Santo trabalha nos homens. Desde o Velho Testamento ele faz isto (Gn. 6.3). Ele convence o mundo do pecado, da justia e do juzo (Joo 16.8). O Esprito Santo est trabalhando neste exato momento, nos quatro cantos da terra, mesmo naqueles que ainda no conhecem a Deus. Entretanto, ele NO MORA DENTRO dessas pessoas, e elas nem sequer o conhecem, como declarou o Mestre bendito: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Esprito da verdade, o qual o mundo no pode receber; porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque ele habita convosco, e estar em vs. (Joo 14.16-17.) Aleluia! Ns o conhecemos e ele habita em ns. Portanto, seu agir nas nossas vidas muito mais profundo do que naqueles que ainda no so cristos. Voc imagina o quanto ele no vai agir em ns? Ele veio habitar em ns para cumprir a parte que lhe toca no propsito divino. Quando Paulo escreve a Timteo, fala do bom depsito em ns (2Tm. 1.14); ou seja, h um investimento de Deus em nossas vidas! O propsito de Deus ao enviar o Esprito Santo para habitar em ns foi para que ele produzisse algo em nossas vidas. E saiba, com certeza, que o Esprito Santo no quer permanecer inativo. Habitar em voc parte do trabalho dele, e medida que voc se rende, o agir dele vai tornando-se cada vez mais intenso. O Esprito de Deus est em voc para realizar a parte dele no propsito eterno de Deus; veio concluir a obra da redeno, pois esta a parte que lhe cabe na ao da Trindade. O papel do Esprito Santo na redeno O arrependimento comea no homem por uma ao divina. Sabemos disto porque Paulo disse aos romanos que a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm. 2.4). E quem est por trs disto? o Esprito Santo; Jesus disse: Quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia, e do juzo. (Joo 16.8.) Aps o arrependimento, quando o homem exerce a f em Jesus e na obra da cruz, o Esprito Santo quem faz com que isto se torne realidade nele. Por isso se diz que ao nascer de novo, o homem nascido do Esprito (Joo 3.6). E na carta a Tito lemos acerca do lavar da regenerao do Esprito Santo (Tt. 3.5), o que mais uma vez aponta para a atuao do Esprito na aplicao da redeno no homem. Mas isto apenas o comeo. O reino de Deus tem trs etapas bsicas pelas quais o homem deve passar: porta, caminho e alvo. A

porta a entrada por meio de Jesus Cristo. O alvo a chegada estatura do varo perfeito e glria celestial. E entre a porta e o alvo, o que restou o caminho. O Esprito Santo no apenas nos faz passar porta, mas quem leva-nos at o alvo, e para isto usa o caminho. O caminho o perodo onde experimentaremos o tratamento de Deus em ns na vida crist; o meio pelo qual se vai ao alvo. E tudo isto responsabilidade do Esprito Santo; ele quem nos transforma de glria em glria na imagem do Senhor (2Co. 3.18), produz em ns seu fruto (Gl. 5.22-23), e leva-nos a andar e viver nele (Gl. 5.25). A Nova Aliana chamada por Paulo de O MINISTRIO DO ESPRITO (2Co. 3.8), mostrando-nos seu papel de produzir em ns a obra de Deus. O Esprito Santo veio concluir a obra da redeno; por isso que ele est em ns. E trouxe consigo uma linguagem de orao, para que por meio desta linguagem possa nos influenciar, uma vez que nossa lngua um meio to estratgico para isto; pois como disse Tiago: se a lngua do homem for controlada, com ela todo o ser da pessoa ser tambm influenciado! necessrio ressaltar que este toque na lngua no mgico, precisamos sujeit-la a cada novo dia. No apenas falar em lnguas ocasionalmente, ou no dia do batismo no Esprito, mas dia-a-dia, de forma constante e perseverante. Mas o benefcio divino desta linguagem est longe de ser apenas este, uma vez que no se trata apenas da lngua estar sob controle, mas sim O QU ela fala quando est sob controle do Esprito Santo. preciso esclarecer que alm do toque estratgico justamente na nossa fala, o Esprito nos leva a falar numa linguagem sobrenatural; e O QUE FALAMOS sobrenaturalmente que produz os benefcios. Alm de sujeitar-se ao Esprito do Senhor, de entrar nos seus domnios por meio da prtica diria da orao em esprito, voc tambm experimentar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Conhecimento por revelao. A edificao da f. Vitria sobre a carne. Cumprimento da vontade de Deus. Sensibilidade espiritual. Perfeito louvor. Intercesso.

So reas pertencentes ao ministrio do Esprito Santo e que sero trabalhadas mais profundamente em nossas vidas por intermdio do uso desta ferramenta. Passemos ento a analisar cada um destes benefcios maravilhosos que Deus nos tem oferecido...
Luciano P. Subir Pastor da Comunidade Evanglica Alcance, em Irati/PR. tambm o responsvel pela Man Edies, entidade sem fins lucrativos que visa promover o ministrio de ensino ao Corpo de Cristo. Casado com Kelly, tem dois filhos: Israel e Lissa luciano.subira@manaedicoes.com.br

You might also like